sábado, 29 de setembro de 2012

DC - Coluna de Noticias 551. (Anexo: Poesia Mistica Sufi).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 551 (geral) e 67ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 29 de setembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 39ª/52, Dias: 273/366 e faltam 93 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Gina era tão abestalha que misturou os prevérbios e a coisa ficou assim: mais vale uma pomba dura na mão, que duas moles batendo numa pedra até que fure". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Concluo esta edição muito inquieto, acordei as 06h com dor de cabeça, dei uma parada forçada por causa de uma atividade politica. Uma poluição sonora infernal no centro da cidade, iniciada ás 08h e terminando por volta das 13h. Carros de som, buzinações de carros e motos, acelerações, pipocos (automotor) e as horríveis músicas que em sua maioria não agradam. Por falar em música e agrado, nesta campanha detectei duas paródias (não lembro quais candidatos) muito boas. Se o critério para votar fosse a boa música estes candidatos poderiam até ter meu voto. Uma das musica era do saudoso Luiz Gonzaga e a outra não lembro, ótima música exige uma boa letra e vice-versa. Vem aí o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil. Boa leitura nobre leitor/a.

VÍTIMAS DO CÉSIO 137 VOLTAM A RECEBER REMÉDIOS e pedem assistência médica para todos - Em falta há quase dois anos, os remédios para as 60 vítimas diretas do césio 137 contaminadas há 25 anos em Goiânia, voltam a ser distribuídos este mês. Mas a associação das vítimas quer atendimento médico para todos os mil cadastrados no Centro de Assistência aos Radioacidentados (Cara), que pertence à Secretaria da Saúde do Estado de Goiás.

O fato, que ficou conhecido como o acidente do césio 137, ocorreu no dia 13 de setembro de 1987, quando uma cápsula contendo um pó que emitia luz azul brilhante foi aberta, de modo desavisado, por catadores de material reciclável em Goiânia. O brilho azulado encantou trabalhadores e familiares. Logo se espalhou também pela vizinhança. Em pouco tempo, as pessoas começaram a se sentir mal. Consultada a Vigilância Sanitária, foi constatado que a substância era o elemento químico césio 137, altamente radioativo.

Ainda hoje, o episódio se faz presente na vida dos acidentados e na memória da cidade. Vinte e cinco anos depois, as vítimas reivindicam assistência médica adequada, ressarcimento financeiro e pesquisa científica sobre as consequências da radiação a longo prazo. É o que pede Odesson Alves Ferreira, presidente da Associação das Vítimas do Césio 137 (AVCésio).

II ENCONTRO DE AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS Mais de 200 trabalhadores participaram do 2º encontro de agentes de saúde e de endemias de Mossoró, realizado nesta quinta-feira (27), no auditório do SESI. Organizado pelo Sindsaúde/RN – Regional de Mossoró, o evento debateu a atual luta dos agentes pela aprovação do Piso Nacional da categoria, no valor de dois salários mínimos, e aprovou uma paralisação estadual para o dia 6 de dezembro, com um ato público na Governadoria, em Natal.

O encontro contou com a participação de Damião Braz, diretor da Confederação Nacional dos Agentes (Conacs), e de Priscila Costa, diretora do Sindicato dos Servidores de Itabira (MG). Os dois convidados falaram sobre a história da luta dos agentes em busca do Piso Nacional e esclareceram o andamento das negociações junto ao governo federal para aprovação do projeto de lei. "Temos 60% de caminho andado", disse Damião Braz. FONTE: www.sindsaudemossoro.blogspot.com.br/.

IRENICE DE FÁTIMA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – A amiga leitora e gentil secretária do Conselho Municipal de Assistência Social estreia na série. Manda ver querida:

A diretoria do CMAS convoca seus Senhores Conselheiros, Titulares e Suplentes, e CONVIDA a sociedade mossoroense a se fazer presentes na 9ª Reunião Ordinária que ocorrerá na Associação Atlética do Sítio Florânia, às 14h, no dia 02/10/2012 (terlça-feira). Para os conselheiros será disponibilizado um transporte da GEDS, que sairá às 13h30min, para que não haja atraso no início da reunião. Aguardamos a presença de todos, a Diretoria do CMAS.

SERVIÇO: DATA: 02 de outubro de 2012. HORA: 14h. LOCAL: ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DO SÍTIO FLORÂNIA (Prolongamento do Abolição) – Estrada de Alagoinhas, nº 10, bem próximo a entrada do Conjunto Alfredo Simonete – Conjunto novo, logo que termina o calçamento 400m depois – Fones: Marcos 9972 2596/ 8881 4182 – Conhecido TOCA DO LEÃO).

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (348) – Eu ainda consigo enxergar uma pequena Formiga há cinco metros de distância, mesmo assim um Dr. Médico do Detran me reprovou três vezes. Tive que consultar com dois oftamologistas e comprar sem está podendo, um novo par de óculos e AINDA assim rodei feito barata tonta no Detran para receber a minha habilitação (LEGAL, VERDADEIRA). Já dirijo há 50 anos, e minha ficha sempre foi e sempre será limpa, mas só fui aprovado porque no último exame havia um médico que reconheceu a minha capacidade de pegar um carro e sair dirigindo sem causar danos a ninguém. Ai hoje eu começo a refletir o porque de todo esse trabalho e despesas que tive para obtenção de minha nova (légítima e legal CNH)... . ....HUUUUMMMMMMMMM, esse país ainda tem JEITO???? rOgéri Dias.

FIQUE SABENDO... "Dia da Secretária: 30 de setembro". FONTE: www.ibge.gob.br.

A moderna secretária é praticamente assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha.

Espírito prático, atenção minuciosa, pensamento rápido e visão antecipadora das fases que envolvem o trabalho em uma empresa ou escritório são algumas das habilidades necessárias ao exercício da profissão de secretária.

Cabe a ela assessorar e auxiliar diretores e gerentes no planejamento, na organização e no andamento da rotina diária do local onde atua. Assim sendo, cabe à secretária estar à frente da agenda dos executivos e dos cerimoniais.

Sua função inclui preparação e registro de reuniões, administração das informações que chegam por fax ou pela internet e o arquivamento de documentos importantes.

Outra habilidade exigida é conhecer bem a língua portuguesa. Quanto a idiomas estrangeiros, ter fluência em pelo menos uma outra língua faz a diferença. O importante, no entanto, é gostar do que faz e fazê-lo bem. Feliz Dia da Secretária!

PARA OS INTERESSADOS
Mais de um terço do tempo dedicado ao estudo para os que escolhem se formar em secretariado é voltado para o inglês, o espanhol, o português, o inglês técnico e a redação comercial em português. Outras matérias vistas são sociologia, filosofia, matemática e estatística.

No primeiro ano, o enfoque é para técnicas de secretariado, cerimonial, ética e relações públicas. Depois, a ênfase vai para as disciplinas ligadas à gerência de serviços, como administração em RH, psicologia aplicada, planejamento, administração financeira e marketing.

O aluno ainda aprende a trabalhar com softwares específicos para edição de textos, agendamentos, contabilidade, documentação e arquivo. A duração média do curso é de três anos (formação superior), sendo obrigatório estágio de seis meses e a apresentação de um trabalho de conclusão.

Os cursos técnicos (com duração de 1 ano) também fornecem uma boa base e viabilizam que o aluno obtenha o registro para exercer a profissão.

NOVAS PORTAS
Empresas de assessoria em secretariado é um ramo de negócios que vem crescendo muito. Trata-se de uma atividade promissora, principalmente em bancos estrangeiros, que sentem falta de pessoas com sólida formação nessa área.

Outro setor que vai bem é o de tradução e interpretação: profissionais que têm fluência em várias línguas são cada vez mais solicitados pelas empresas e conseguem muitas oportunidades de trabalho como free lancers.

O mercado se mostra bastante amplo. Um técnico em secretariado pode desenvolver projetos nas áreas comercial, industrial e de serviços, trabalhando em quase todos os setores da economia, desde pequenas a grandes corporações.

O ANTES E O AGORA
O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia sendo deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.

Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão de secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.

A moderna secretária é praticamente assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.

Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.

ONDE ESTUDAR
Se você quiser saber quais as faculdades no Brasil que dispõem do curso de formação em Secretariado Executivo, visite o site do guia do estudante na Internet (www.guiadoestudante.com.br).

CONQUISTE SEU EMPREGO: PE. A Prefeitura de Afranio/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 280 (duzentas e oitenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até dia 03 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 10.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

RN. A Prefeitura de Viçosa/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 37 (trinta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até no período de 08/10 a 08 de novembro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 8.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "OBRIGADO meu caro Hermes Oliveira, pelo envio do "Democratizando a Comunicação" - Edição de nº 548. São atitudes como esta que nos fazem acreditar na força da comunicação séria, competente, sem arrodeio, que o amigo vem realizando há alguns anos. Continue assim, pois é de pessoas como você que precisamos muito, precisam os humildes, os sem voz e vez e os que permanecem à margem da sociedade. Um forte abraço. José Maria Alves - Advogado e jornalista". – Mestre JMA, sou grato a você pelo incentivo, começamos no mundo virtual praticamente juntos. O Sistema JMA – Responsabilidade e Seriedade em setembro/2007 (qual o dia?) e o DC – Coluna de Notícias no mês seguinte (DIA 13) onde editamos e publicamos a primeira edição no glorioso Sistema JMA. Como diz o Emery Costa, Lá se vão... 05 anos!!!!;

 = Há 44 anos (28/091968) era criada por Lei Municipal a URRN – Universidade Regional do Rio Grande do Norte, hoje UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 28/09/1968. E a Há 108 anos (30/091904) foi inaugurado o Monumento à Libertação dos Escravos, em nossa cidade, na Praça da Redenção. O orador oficial foi o Dr. Sebastião Fernandes, em 30/09/1904. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 413/2011 (de 26/03), relatamos os seguintes temas: Hora do Planeta; Fim da Prisão Especial; Projacio – Show Beneficente; Como Funciona a Sociedade; Prof. Da Fé , Repórter por Uma Edição; Bronca do Leitor (215); Luiz Carlos Dambroski; FIQUE SABENDO: O Pessoal de Ludmila;

 - A NOVA ATRAÇÃOFaz parte da crônica cívico-sentimental do País. Um ministro da Suprema Corte concentra as atenções favoráveis dos que acompanham o trâmite do processo dos réus do Mensalão. Joaquim Barbosa, duro juiz, é a celebridade do momento. Sorridente, distribui autógrafos; aos jovens, sobretudo. Pós-escrito: fábrica de máscaras localizada em São Gonçalo (RJ) tem recebido encomendas de peças que reproduzem o rosto de Barbosa. Atenta ao carnaval, a gerente de vendas da empresa pretende entregá-las aos revendedores a partir da segunda quinzena de outubro. FONTE: Revista Brasília em Dia, edição 813, Coluna Walter Gomes;

 - O CONSUMO, EM PRINCÍPIO NÃO É BOM NEM MAL  - Todo cidadão tem sus necessidades e o direito aos bens do progresso. Mas, se e quando desacompanhado de uma infraestruura de formação (em nível pessoal) e um horizonte de oportunidades (em nível social), o mesmo consumo pode tornar-se freneticamente febril, impulsivo, doentio. O estímulo às compras pressupõe uma base sólida e de serviços públicos. Para isso servem os impostos cujo motane, no Brasil, nada deixa a desejar. O que deixa a desejar é o uso correto de tamanha carga tributária. O termo carga, neste caso, nada tem de metafórico e exige um retorno por parte dos governos. FONTE: Pe. Alfredo J. Gonçalves, www.adital.com.br, em 28/09/2012;

 - DIA: hoje é Dia do Anunciante e Dia do Petróleo. Amanhã (30) será Dia da Bíblia, Dia da Navegação, Dia da Secretária e Dia do Diário Oficial, Dia do Jornaleiro, Dia Mundial do Tradutor e Dia da Abolição dos Escravos (Mossoró/RN).

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos anunciantes, profissionais em petróleo, bíblicos, navegadores, secretárias, jornaleiros e tradutores.
Quem CANTA...
"A voz do anjo / Sussurrou no meu ouvido / Eu não duvido / Já escuto os teus sinais / Que tu virias / Numa manhã de domingo / Eu te anuncio / Nos sinos das catedrais..." . ("Anunciação" – Composição: "Anunciação". Canta: A. Valença).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário