quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 548. (Anexo: Algo errado).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 548 (geral) e 64ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 19 de setembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 38ª/52, Dias: 263/366 e faltam 103 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Política, desde que mundo é mundo é um empurrando os outros. Dizia Dinarte Mariz". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Enquanto a mídia foca seus holofotes para a reta final das eleições municipais, que esquentou e está ao ponto de pagar fogo, os problemas de sucateamento dos serviços públicos cozinha no caldeirão do esquecimento. Por falar em pegar fogo, é bom que a governadora do RN tome conhecimento, digo melhor, é bom a governadora tomar as providencias e esfriar o clima de relacionamento entre servidores da EMATER local e seu gestor. Uns acham que já é caso de polícia. Como se diz um trocadilho: "misturando alhos com bugalhos", por lá existe outro trocadilho assim sonorizado "misturando sistemas operacionais por cisternas eleitorais" pode??? Não pode! Que tal uma operação "Cangueiros Administrativos" nos serviços públicos? Sugeriu uma testemunha da conversa. Vem aí o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil. Boa leitura nobre leitor/a.

COMO CONTORNAR A GREVE NOS BANCOS Com a paralisação dos bancários a partir de terça-feira (18), o Procon-SP orienta os clientes dos bancos que têm contas pendentes a procurar formas alternativas de pagamento, já que a greve não isenta o devedor da cobrança se outros meios forem disponibilizados.

O cliente pode optar por fazer o pagamento na internet, em caixas eletrônicos, na sede da empresa, em correspondentes bancários (como casas lotéricas e supermercados) e outras formas disponíveis. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, caso não consiga fazer o pagamento pelos meios que tiver à disposição, ele deve entrar em contato com a empresa credora e solicitar outra forma de pagamento.

Se o credor se recusar a receber por meios alternativos, o cliente deve documentar que fez o pedido para poder reclamar futuramente.

SERVIÇOS - Com a paralisação do atendimento nos bancos, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta os clientes a procurar um canal alternativo para realizar os serviços durante o período de greve. Segundo a entidade, o consumidor deve ver se há a disponibilidade de fazer as operações através de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (banco no celular), telefone e correspondentes bancários casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

DIA MUNDIAL SEM CARRO: pegue carona nessa ideia No próximo sábado (22) deixe seu carro em casa. Saia de bicicleta, a pé, de ônibus, skate, carona, metrô, trem, patins, patinete, balão ou qualquer outro meio de transporte que não agrida o meio ambiente e faça parte do dia mundial sem carro. Experimente formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

O dia mundial sem carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20. Desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos. Um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais se destaca a bicicleta.
Nesa quinta-feira, dia 20, começa a semana da mobilidade, se estendendo até o dia 24. Pegue carona nessa ideia, tente desenvolver um dia-a-dia sustentável em defesa do meio ambiente e do ar que respiramos. "Ir de bike é legal" e o meio ambiente agradece.

DAE/UERN OFERECE BOLSAS PARA O NEELO Departamento de Assuntos Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAE/UERN) divulga edital do processo seletivo de bolsistas para o Núcleo de Ensino e Estudo de Línguas (NEEL).

Serão ofertadas no segundo semestre letivo de 2012, dez vagas de bolsa integral para qualquer curso oferecido pelo NEEL–UERN, que serão divididas entre: Alunos da UERN; - Residentes universitários; - Filhos de funcionários da UERN; - Comunidade Externa.

A inscrição deve ser realizada entre os dias 17 a 21, e 24 a 28 de setembro de 2012, nos horários de 7h às 12h e 13h às 21h. No edital estão discriminados os documentos necessários para efetuar a inscrição. Os candidatos pertencentes aos grupos "Filhos de funcionários da UERN" e "Comunidade Externa" realizarão uma entrevista junto à comissão multidisciplinar no dia 04 de outubro de 2012, às 8h.

O resultado final do processo seletivo para preenchimento de vagas no NEEL será divulgado pelo DAE, no dia 5 de outubro de 2012, por meio de edital DAE/PRORHAE. Dúvidas e informações sobre o processo seletivo: Telefone (84) 3315-2185 ou pelo e-mail dae@uern.br. Fonte: http://www.uern.br/administracao/agecom.asp?menu=noticia&notid=4410.

DIONÍZIO DO APODI, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso assíduo leitor e um dos primeiros incentivadores deste editor, finalmente estreia na série! Ele já foi do ramo:

Amigos e amigas, até a próxima sexta-feira (21), o Grupo de Teatro O Pessoaldo Tarará ministra oficia em Sousa, na Paraíba, numa parceria com o Centro Cultural Bando do Nordeste, dentro do Programa Arte Retirante. De segunda-feira (17) até sexta-feira (21) a sede do Grupo Oficina recebe este intensivo onde O Pessoal do Tarará trabalha uma série de técnicas utilizadas em processos de montagens dos espetáculos do grupo.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (346) – País das Maravilhas. Assim parece o Rio Grande do Norte na propaganda do governo no rádio e televisão. Os problemas da saúde e da segurança, por exemplo, estão resolvidos. A realidade, porém, é bem diferente e não há propaganda que mude, é só precisar de atendimento hospitalar ou então acompanhar o noticiário policial, para se ter uma ideia do caos existente, mais de 90 assassinatos em Mossoró somente este ano. Também não é para menos, o orçamento do governo para publicidade superou e muito, o destinado à saúde e o da segurança pública.

NOTA DO EDITOR. Bronca colhida da Coluna Rubens Coelho, www.jornalgazetadooeste.com.br, em 14/09/2012.

FIQUE SABENDO... "O ProUni Fortaleceu as Faculdade de Fachada". Por Ricardo Antunes, 59, Prof. Titular de sociologia na Unicamp e autor de "O Continente do Labor" (Boitempo). Texto sugerido por Lisboa Batista, Prof. do CAMEAM/UERN. FONTE: Folha de São Paulo, em 06/08/2012.

Já as federais, agora produtivistas, não em nem prédios. Mas vozes privatistas, "de mercado", criticam a greve.

A expansão do ensino superior durante os governos Lula e Dilma foi quantitativamente ampla, tanto para as universidades públicas quanto para as privadas.

O primeiro grupo vivenciou uma expansão dos campi muito significativa, através da profusão de cursos muitos dos quais, entretanto, pautados pela razão instrumental, de qualidade duvidosa e em sintonia com a era da flexibilidade.

O segundo grupo viu o governo do PT mostrar também um lado generoso em relação aos mercados.

Faculdades em sua grande maioria de fachada, autodefinidas como "instituições do ensino superior", carentes de rigor científico mínimo em sua docência e pesquisa (esta, salvo raras exceções, inexiste neste ramo empresarial), tiveram seus cofres inflados com o ProUni.

Já que os pobres são tolhidos em larga escala das universidades públicas uma vez que frequentam o ensino fundamental em escolas públicas, que se encontram destroçadas-, o governo Lula encontrou uma saída bárbara: reuniu-os nos espaços privados do ProUni.

De outra parte, deu-se positivamente a ampliação das universidades públicas, através da expansão dos cursos nas instituições federais e da contratação significativa de docentes. Mas o governo o fez deslanchando o Reuni, programa de expansão das universidades federais.
Constrangidos pelo produtivismo (anti)acadêmico e calibrados pela competição, há precarização de condições de trabalho. Os salários são baixos. A carreira, mal estruturada.

Mas o governo não contava que essa ampliação quantitativa tivesse fortes consequências qualitativas: a nova geração de jovens professores, doutores em sua grande maioria, parece não aceitar sem questionamentos esse lado perverso do Reuni, que quer assemelhar universidades públicas àquelas onde viceja o ProUni.

Dando aulas muitas vezes em galpões, sem salas de professores (quando há, sem condições de pesquisar), os docentes, cujos adoecimentos e padecimentos, para não falar de mortes, não param de se ampliar, decretaram uma ampla e massiva greve nas federais.

Querem melhores salários, condições de trabalho dignas e carreira efetivamente estruturada.

Os conservadores dizem, tentando mascarar o desejo pela completa privatização, que a greve dos docentes públicos é uma forma de "receber sem trabalhar". "Esquecem" algo elementar: qual docente, no juízo razoável de suas faculdades, quer arrebentar seu calendário e repor aulas quando deveria estar em férias?

Só mesmo as vozes conservadoras podem identificar uma greve, com suas atividades, assembleias, debates, desgastes, riscos e tensões, como "descanso remunerado", argumento histórico das direitas derrotado pela Constituição de 1988.

Para muitas dessas vozes, a pesquisa e a reflexão livres incomodam. Elas gostariam de privatizar as federais, convertendo-as ou em universidades profissionalizantes ou, ao menos parte delas, em "universidades corporativas", uma flagrante contradição, pois universalidade não rima com corporação.

Há um segundo ponto importante: muitos alegam que é preciso investir no ensino básico, o que os leva a recusar o apoio à universidade pública. Mas alguém seriamente acredita que aqueles que querem destroçar a universidade pública querem, de fato, um ensino básico público, laico e de qualidade?

CONQUISTE SEU EMPREGO: PI. A Prefeitura de Pedro II realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 147 (cento e quarenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até 21 de setembro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio /Superior. Salários: 5.050,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. A PRF – Polícia Rodoviária Federal realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 71 (setenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 20/09 a 10 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 3.875,72. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Marcondes Paula (21/09);

 = "Amigo, fique bom. Uma sugestão: aumente o tipo da letra, está muito pequena. Uma boa quarta, quinta, sexta... Abraço, Lúcia”. – Brava jornalista e leitora Lúcia Rocha estou bem de saúde, recuperadíssimo, quanto a ficar “bom” vou seguindo a suas opiniões e sugestões e quando estiver “no ponto” avisa-me pra não estragar! Quanto a questão do tipo de letra optei por aumentar o tamanho, creio que ficou legal. Saúde e paz pra você, D. Inalda e demais familiares;
 = "Hoje está fazendo um ano de nossa posse e do trabalho frente a gestão do CERES/UFRN. Obrigada aos colegas pelo trabalho incansável junto a e com a direção, sem vocês a coisa não funciona! Agora a missa em Ação de Graças e durante parte do mês de setembro uma programação de avaliação e revisão das proposições. Ana Ayres. "As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável". Madre Teresa de Calcutá". – Comadre Drª. Ana Ayres, devia-lhe esse registro desde o início do mês, precisamente 1º de setembro – Dia "D" do aniversário de um ano de posse e gestão. Parabéns querida, força e paz;

 = Há 11 anos (17/09/2001) foi realizado o I Seminário Novas Liberdades, na cidade de Mossoró/RN;

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 410/2011 (de 16/03), relatamos os seguintes temas: Recall de Veículos Passam a ser Gravados no Renavan; Juizados Especiais do RN Julgam 22 Mil Processos; Interatividade: SINTEST Volta com o Mural de Recados; Ato Fora Micarla; Prof. Milton Sampaio "Repórter por uma Edição"; UERN: Artigo é Aceito em Colóquio Internacional; Bronca do Leitor (213) – José Santos Diniz; FIQUE SABENDO: O Custo do Empregado no Brasio e no Mundo;

 - EMATERHoje os nossos homens da zona rural falam com desânimo do sucateamento em que foi jogada a Emater. Há escritórios da Emater onde só existe um empregado e transporte não existe mais, a internet e o telefone foram cortados. Noutros, esses serviços de internet e telefones ainda estão funcionando graças a convênio firmado com as prefeituras. FONTE: Coluna Emery Costa, www.omosssoroense.com.br, em 18/09/2012;

 - TRANSITOO Hospital Regional Tarcísio Maia registrou, em agosto, grande quantidade de vítimas de acidades de trânsito, superando a casa dos 600 atendimentos. Números que vêm preocupando a direção e servidores do hospital. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooesecom.br, em 14/09/2012;
 - DIA: hoje é Dia da Escola Bíblica, Dia do Comprador e Dia do Teatro. Amanhã (20) será Dia do Funcionário Público Municipal, Dia do Gaúcho, Dia do Policial Civil, Dia do Pombo da Paz e Dia Mundial da Limpeza de Praias.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos compradores, profissionais do teatro, funcionários públicos municipais, gaúchos, policiais civis, agentes de paz e cuidadores de praias.
Quem CANTA...
"Pegue a esteira e seu chapéu / Vamos para a praia que o sol já vem..." . ("Maria Izabel" – Composição: Indisponível. Canta: Os Carbono).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário