quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DC - Coluna de Notícias 542. (Anexo: Corte a corda).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 542 (geral) e 58ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, quarta-feira, 29 de agosto de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 35ª/52, Dias: 242/366 e faltam 124 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Conheci um sujeito tão magro, mas tão magro que não podia desencarnar". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Desde sábado que me encontro entregue ao Departamento Médico, uma infecção intestinal me deixou no estaleiro e muito preocupado em ser numa região onde se instalou um carcinoma (que se foi graças a Deus), mas está ficando tudo bem agora. Os médicos Drª. Patrícia Aramayo e Dr. Lair Solano, primeiros socorros e acompanhamento, respectivamente, estão colocando as coisas no lugar. O senhor Deus no comando de tudo, obrigador Senhor pelo alívio. Estes dias só revendo o lado bom do meu tratamento: repouso, lendo, pesquisando, me alimentando e recebendo o carinho de amigos/as e da companheira, claro! Ninguém é de ferro! Vem aí a Semana da Pátria, "Eu te amo meu Brasil, eu te Amo, ninguém segura à juventude do Brasil...". Boa leitura nobre leitor/a.

MORADORES DE CONJUNTOS SERÃO INDENIZADOS por seguro habitacional – RN. O juiz José Conrado Filho, da 1ª Vara Cível de Natal, condenou a Sul América - Companhia Nacional de Seguros ao pagamento dos valores necessários à reconstrução das unidades residenciais de 21 moradores de cinco conjuntos de Natal, tal como delineado de forma individualizada e pormenorizada no laudo pericial anexado aos autos, aos quais deverão incidir correção monetária e juros.

Ele também condenou a seguradora ao pagamento da multa decendial contratualmente fixada em 2%, para incidência sobre o valor estabelecido em orçamento individual relativo a cada uma das moradias, elaborada pelo Perito, por fração ou decêndio em atraso, conforme a previsão estatuída na cláusula 17ª, subitem 17.3 das Condições Especiais da Apólice Habitacional, a contar de 30 dias após o recebimento dos avisos de sinistro, com estrita observância ao limite previsto no art. 412 do Código Civil Brasileiro, sobre a qual incidirão juros e correção monetária.

Na ação, os autores afirmaram que são residentes nos Conjunto Habitacional Parque das Dunas, Conjunto Habitacional Vila Verde, Conjunto Habitacional Novo Horizonte, Conjunto Habitacional Além Potengi e Conjunto Habitacional Brasil Novo, em Natal/RN, e ingressaram com ação ordinária de responsabilidade obrigacional contra Sul América - Companhia Nacional de Seguros S/A, alegando que suas casas foram construídas e comercializadas dentro dos programas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). FONTE: www.tjrn.jus.br.

QUEREMOS UM ESTADO A SERVIÇO DA NAÇÃO que garanta direitos a todas as populações – Com este tema os movimentos sociais estarão, através da 18ª edição do Grito dos Excluídos, exigindo dos governos a quitação das dívidas sociais e o fim da exclusão social em nosso Brasil. Nesse sentido, a organização do XVIII Grito dos Excluídos conclama toda a sociedade para participar e apoiar este movimento em prol de educação, moradia, saúde, terra e mostrar nossa indignação contra as injustiças sociais e basta de corrupção. Vamos todos participar desta mobilização no dia 07 de Setembro (sexta-feira), a concentração se dará às 07h, ao lado do Ginásio Pedro Ciarlini, participe!

JOSÉ MARIA ALVES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso grande amigo e primeiro incentivador de minha caminhada no mundo virtual finalmente estreia nessa série. O homem foi respirar os ares da pauliceia e volta com todo gás para as Eleições 2012! Vejam o seu recado:

O nosso Sistema JMA Jurídico deve voltar as suas atenções para todos os ângulos desta eleição, mantendo contatos diretos e diários com os principais sites da área, especialmente o Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral - TRE, este último do Rio Grande do Norte. Por decisão de nossa Editorial, deveremos voltar as nossas atenções para o pleito eleitoral nas cidades de Natal e Mossoró - dois grandes contingentes eleitorais - porém sem esquecer os municípios de menor potencial eleitoral, onde as disputas entre os candidatos serão mais acirradas.

A partir deste momento, com o compromisso que temos de honrar o nosso slogan de "Responsabilidade e Seriedade", estamos à disposição dos nossos leitores e internautas e especialmente das autoridades norteriograndenses, para também oferecermos a nossa parcela de colaboração na festa da democracia que acontece no primeiro domingo do mês de outubro. Forneceremos informações detalhadas e diárias através deste blog www.sistemajma.blogspot.com; do facebook (link ao lado direito da tela); orkut, www.youtube.com/jomalves1 e dos canais Santa Luzia Tv e Sistema JMA TV, estes dois últimos com links ao lado direito do nosso blog principal.

Aos candidatos, os nossos desejos de boa campanha, de uma campanha de alto nível, onde os problemas das populações possam ser discutidos da melhor maneira possível. E por último, um conselho: se comportem dignamente e colherão os frutos. Caso contrário, existirão frutos, porém de péssima qualidade ou mesmo podres. Um abraço dos que fazem o "Sistema JMA".

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (340)Essa mensagem ela tem um objetivo; alertar aos que saem para viver, trabalhar, produzir, prestar serviços a população, salvar alguém que está doente, aos que ainda amam a vida e repentinamente podem se tornar mais um ponto nessa escalada de violência que a nossa querida Mossoró está vivendo, sei que existem cidades mais violentas, mas há poucos anos atrás nós não vivíamos com tanta carnificina e matança de seres humanos como agora somos testemunhas. Parafraseando o grande Martin Luther King: "Hoje em Mossoró, o que mais me preocupa é o SILÊNCIO DOS BONS" Nenhuma autoridade se mexe para coibir esse momento triste vergonhoso, aqui somente se fala em Dinheiro e Poder, ao redor, poças de sangue sujam nossas vias públicas e as nossas almas, crianças e adolescentes (pobres) são assassinadas diariamente e o povo continua a sua caminhada cega em direção a indiferença e a irresponsabilidade, não sabem eles que muito bem próximo já estão chegando os matadores e qualquer dia um dos nossos poderão ser a próxima "POÇA DE SANGUE QUE EMPORCALHARÁ UMA DAS NOSSAS VIAS PÚBLICAS" O que mais me preocupa é o silêncio de nós que nos sentimos bons". rOgério Dias.

FIQUE SABENDO... "Por que a violência contra a mulher está aumentando?". Por Vinícius G. A. Guerra.  (FONTE: e-mail pessoal, em 25/08/2012).

Fatores agressivos e destruidores estão na escassez de recursos básicos em termos de educação, de salários dignos, de saúde e tudo o mais que nos é bem familiar.

Amigo Hermes, um ótimo dia para você.

Amigo, estive lendo no seu ótimo jornalzinho um comentário de título: MAPA DA VIOLÊNCIA REVELA QUE NÚMERO DE HOMOCÍDIOS DE MULHERES CONTINUA A CRESCER e eu gostaria, se me permite, tecer um breve comentário a esse respeito. Tenho plena convicção do que irei relatar aqui, não agradará a muita gente, e, pela ciência disso é que digo, já de início, que, com certeza, não terei tempo hábil para as possíveis enxurradas de questionamentos e discordâncias que serão levantadas, mas procurarei mesmo que em brevíssimas linhas, para não me tornar incomodo, tecer um comentário o mais abrangente possível.

Não tenho, de forma nenhuma, a intenção aqui de defender os homens e de me opor às mulheres. Não é nada disso! Apenas irei relatar como o complicadíssimo mecanismo psicológico funciona e converte o simples viver humano em transtornos infindáveis. Simplesmente tentarei mostrar como astuciosamente e sutilmente o mal se instala na sociedade – na mente humana - e se conserva soberano por conta de nossas ignorâncias em relação a ele. Para mim, só a Verdadeira Paz tem importância e não as disputas infantis.

Sou totalmente contra a violência seja em relação ao que for, mas pergunto as autoridades, aos criadores de leis, se eles ainda não perceberam que um dos responsáveis por isso que está acontecendo é o favoritismo exagerado das leis em relação às mulheres? O que podemos esperar, por exemplo, de um deus (o deus justiça social) tirar tudo: lençol, roupas, abrigo, alimento, de um de seus filhos e repassar tudo para um outro que irá se esnobar e dormir bem aconchegado após uma boas gargalhadas de gozações? Evidentemente, quando protegemos muito um de nossos filhos em detrimento da observância e do cuidado de outro, o que podemos esperar como consequência dessa nossa ação discriminatória, além de rebeldias, revoltas e assassinatos? Pode isso? Isso é justiça? Fiz tal comparação um pouco grosseira, mas ela não se diferencia muito do que realmente está acontecendo, pois, a Vida, a Liberdade não aceita e nem aceitará nunca as imposições criadas pelos frios e secos pensar humanos. Por favor, não entendam que aprovo a violência, mas temos que ter sensatez, lucidez, para conduzirmos as nossas ações. Nunca, mas nunca mesmo, a violência será compensada ou corrigida pela própria violência.

Indubitavelmente, esse é mais um dos resultados da lei pensamental de causa e efeito (lei do psiquismo) ou lei do carma como é também conhecida e mal interpretada por alguns religiosos. Não tem jeito, pois, essa lei é infalível, e, pelo que estou vendo, infelizmente, as próprias mulheres estão pagando caro por essas impensadas e insensatas tentativas de aplicação de medidas corretivas. Pois, muitos maridos fichados não podem mais trabalhar e, em consequência, elas passam fome com seus filhos. Muitos dos que são espancados e encarcerados tornam-se marginais e voltam para executarem suas vinganças. Os homens estão evitando as mulheres de todos os jeitos, por temerem o favoritismo das leis, os compromissos descabidos e as punições severas e vãs para, muitas vezes, corrigir atos naturais. Isso não convém ao Livre e Bom viver! Muitos dos homicídios são consequentes da própria lei, pois, os infratores pensam e argumentam para si mesmos que precisam executar pessoas para se livrarem de arquivos vivos que têm o poder de mover a "justiça" social contra eles (movimento de reações de leis). Pessoal, as diferenças opositoras estão cada vez mais sendo salientadas e fortalecidas e, sem sobras de dúvidas, isso tudo vai contribuir para o caos social. Para, possivelmente, uma futura guerra dos sexos ou será que vão conseguir prender um número cada vez maior dos os homens que, por força das imposições desumanas e grosseiras, forçosamente estão se tornando infratores? Pergunto: é isso que é importante? Ou a importância está em se viver em paz?

Em minha forma de ver, a falta social principal que dá sustentabilidade a todos esses fatores agressivos e destruidores estão na escassez de recursos básicos em termos de educação, de salários dignos, de saúde e tudo o mais que nos é bem familiar. Além disso, penso que devemos revisar para minimizar ao máximo o número de leis que sufocam, acorrentam e sobrecarregam de responsabilidades e deveres os brasileiros e outros povos mais. O mal só pode ser vencido se arrancado pela raiz, mas isso não implica em lutas opositoras e sim em Conscientizações do que está errado e em inteligentes medidas preventivas por parte dos esclarecidos.

De forma nenhuma estou com meus relatos desprezando a boa vontade daqueles que pensam e tentam resolver os conflitos humanos; cito, no caso, os criadores de leis e regras, mas pergunto: quanto tempo ainda vai levar? Quanta morte ainda precisa acontecer? Quantos sofrimentos ainda vão transformar cidadãos infratores em verdadeiros marginais, para que se enxergue que o sistema está funcionando de forma errada? É bem evidente que: se a crimilalidade está aumentando em relação ao número de habitantes de um país ou do mundo, é porque as medidas corretivas não estão funcionando como se esperava. Evidentemente, faz-se necessária, mais do que nunca, uma mudança radical no psiquismo humano e não intervenções paliativas que só postergam as reações.

Uns pensamentos:

1 - A causa principal do estresse que gera a violência são as muitas e muitas imposições normativas, ou mais claramente, as excessivas obrigações sociais.

2 – A Vida ou Deus – como queiram chamar - gerou os homens e as mulheres com suas naturais diferenças. Será que ela (a Vida) não sabe conduzi-los e precisa, para esse fim, da ignóbil e orgulhosa intervenção intelectual humana?

Amigo, se for do seu interesse, possuo bastantes textos que abrangem este complicado e polêmico tema. Sei, sinceramente, o quanto é difícil relatar e, principalmente, convencer pessoas sobre a necessidade de modificarem suas visões a respeito de certos assuntos. Mas acredito ser muito pior ainda a acomodação da parte de quem pode ajudar. Tenho alguma coisa no meu blog: www.viniciusgalhardo.com.

Um grande abraço.

Vinícius G A Guerra.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PB – A Prefeitura de Umbuzero/PE, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 49 (quarenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 05 de setembro de 2012, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários até R$ 6.422,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

AL. O Ministério Público de Alagoas realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 28 (vinte e oito) VAGAS PARA PROMOTOR DE JUSTIÇA, inscrições reabertas até 11 de setembro/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 17.581,75. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Daniel Oliveira (29/08), Marcos Araújo (30/08) e Ecilvia Sampaio (31/08);

 = "Obrigado (mensagem "Ninguém se cruza por acaso" - edição 535), amigo. Igualmente a Você. Milton Marques". – Valeu meu irmão Milton, rogo a Deus por muita luz, energias positivas para todos nós;

 = "Caro Hermes, agradeço a Deus pela sua vida. Meu desejo é que você seja sempre abençoado. ABRAÇO. WESLEY SIMÕES". – Legal prezado amigo Wesley, espero que esteja gozando de plena saúde e que Deus te abençoe;

 = Há 12 (28/08/2000) foi fundado o Jornal de Fato. E há 29 anos (28/08/1983) era fundada CUT – Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo – Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 404/2011 (de 24/02), relatamos os seguintes temas: Empresas Têm até 2ª Feira para Entregar DIRF; COREN Móvel em Natal; Aryanne Queiroz – Repórter por uma Edição; De Cinema e Debate Sobre o Bullying; Bronca do Leitor (207) – Mário Ilo; FIQUE SABENDO: SAMU Informa... .;

 - MEIOS. Foi de certo modo muito esclarecedora a entrevista que concedeu ontem (24/08) ao "Observador Político" o Dr. Marcos Lael, interventor que está gerindo o espólio do Meios. Ele revelou que a entidade deve 14 milhões de reais aos seus empregados e 800 mil reais a fornecedores. Estão procurando uma fórmula de desatar esse nó. FONTE: Coluna Emery Costa, www.jornalomossoroense.com.br, em 2508/2012;

 - Prezados(as) Artistas. A Prefeitura Municipal de Mossoró através da Gerência Executiva da Cultura e Conselho Municipal de Cultura abre entre 10.09.2012 a 09.10.2012, período para inscrição de projetos na 3ª edição do Programa Municipal de Financiamento à Cultura – Lei Vingt-un Rosado. Estão destinados R$ 490.000,00 para financiamento a projetos nas diversas áreas culturais. Maiores informações no site: www.prefeiturademossoro.com.br consultando o JOM Nº 148, de 25 de maio de 2012 – Decreto Nº. 3983 e JOM Nº 159, de 10 de agosto de 2012 – Edital de Seleção Pública pra fomento à Cultura. Saudações Culturais, Departamento de Difusão Cultural;

 - Dia: hoje é Dia Nacional de Combate ao Fumo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos voluntários e agentes de combate ao fumo!

Quem CANTA...

"É proibido fumar / Diz o aviso que eu li / É proibido fumar / Pois o fogo pode pegar..." . ("É Proibido Fumar" – Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. - Canta: Skank).

...OS MALES ESPANtA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário