quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DC - Coluna de Notícias 538. (Anexo: Fenomenal).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 538 (geral) e 54ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, quarta-feira, 15 de agosto de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 33ª/52, Dias: 228/366 e faltam 138 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"A preguiça de refletir sobre seu voto irá cair diretamente na educação, saúde e trabalho". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

A situação da Central do Cidadão de Mossoró mesmo com o anúncio de que os serviços inerentes a veículos, oferecidos pelo DETRAN/RN, sendo transferidos para as dependências do Automall Show não será resolvida com um atendimento adequado e digno de cidadania. A CCM continuará fazendo o atendimento para aquisição de novas CNHs – Carteira Nacional de Habilitação, renovações e demais serviços já existentes. Como a mudança se dará em outubro vindouro, as adaptações deverão ser feitas num curto prazo e tudo se desenha mais para uma gambiarra e os problemas continuarão. Só mudará de endereço. Anotem!!! Vem aí semana da pátria e boa leitura nobre leitor/a.

OPERADORA DE CELULAR NÃO PODERÁ COBRAR CHAMADA REFEITA POR TER CAÍDORio. As operadoras de telefonia celular ficarão proibidas de cobrar por nova ligação feita devido à queda da chamada inicial. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vota até amanhã o impedimento das empresas de fazer a cobrança. Pela proposta da agência, o cliente terá dois minutos para refazer a ligação, para não ser cobrado de novo. "É evidente que nós estamos buscando uma melhor qualidade, não queremos que as chamadas caiam. Mas precisamos colocar essas regras", explicou o presidente da Anatel, João Rezende.

A mudança foi sugerida pela área técnica da agência, levando em conta as crescentes reclamações sobre quedas de chamadas. A medida vai à consulta pública por 15 dias e depois a Anatel dará prazo de mais 20 ou 30 dias para as empresas se adaptarem. A alteração no regulamento de Serviço Móvel Pessoal será decidida por deliberação de conselheiros da Anatel.

Relatório constata quedas - Na semana passada, relatório de fiscalização da Anatel constatou que as quedas de chamadas de clientes do plano Infinity da operadora TIM são quatro vezes maiores que as de outros planos. O usuário paga pela ligação e não pelos minutos. O relatório foi encaminhado ao Ministério Público do Paraná, que pediu nova suspensão das vendas da TIM no estado. FONTE: O Dia Online, em 15/08/12, na base de dados do site: www.endividados.com.nbr/.

LISBOA BATISTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso amigo, professor, colunista social, economista e leitor, mesmo do alto este do estado, arranja um tempinho para colaborar com a nossa série.

Prezado Economista, já foi publicado o Edital de Convocação de Eleições do CORECON-RN/Conselho Regional de Economia do RN. O Edital prevê a renovação de um terço dos Conselheiros Efetivos e Suplentes de seu Plenário e, também, do Delegado-Eleitor Efetivo e Suplente. O Edital encontra-se fixado na sede do CORECON-RN, situada à Rua Princesa Isabel, 815, Cidade Alta, Natal/RN, bem como no site: www.corecon-rn.org.br.

O prazo para registro de chapas no CORECON/RN será de 30 (trinta) dias corridos, a partir da data de publicação do Edital, encerrando-se às 17h do dia 30 de agosto de 2012. O registro das chapas será feito de acordo com a Resolução 1.865, de 09 de dezembro de 2011 do COFECON, juntamente com a Resolução do CORECON/RN nº 337, de 23/07/2012, a ser efetuado na sede do Conselho, no horário de 9h às 17h. A eleição ocorrerá no dia 30 de outubro de 2012, das 9 às 17 horas, na sede do CORECON-RN. Maiores informações pelo contatos: Telefax (84) 3201-1005, Site: www.corecon-rn.org.br, E-mail: assessoriacorecon-rn@cofecon.org.br, Twitter: @corecon_rn. Por Isabela Morais - Estagiária de Comunicação. Rua Princesa Isabel, 815, Cidade Alta Natal RN - 59025-400.

Em tempo: amigo LB, buscando notícias acesso o site www.defato.com e sigo as aquelas instruções "já decorada" e vem sempre a seguinte mensagem: Element does not exist in DOM. Enfim, continuo sem ler sua saudável coluna. O jeito mesmo é vois mi cê enviar diretamente ao meu e-mail, viu?????

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (336) – Olá meu caro Hermes! Tens razão quando levantas essa questão de orientação das autoescolas (edição 536). A indisciplina é grande em todos locais. Nos supermercados que têm as faixas determinando os espaços para estacionar, os portões de entrada e saída, locais designados para motos e são desobedecidos. Nas ruas do centro onde há maior fluxo de veículos encontramos além de carros estacionados de forma irregular, muitos param em fila dupla, principalmente nas portas das escolas. Tudo isso provoca um transtorno enorme a quem deseja fluir normalmente. A culpa também se atribui aos organizadores do trânsito, que para não perderem votos, não permitem que se aplique a lei e os donos de estabelecimentos comerciais não agem, para não perderem o cliente e assim vai. O que de fato se atribui as essas pessoas é que elas são indisciplinadas por natureza e acabam forçando a cometermos o mesmo erro. Bom, eu tenho uma opinião de como deveria ser tratada toda essa gente, logo que possa estarei enviando para você. José Barbosa de Assis.

FIQUE SABENDO... "O Que é Solidão?". Por psicólogo Jadir Lessa – Psicoterapêutica Existencial. Autor dos livros "Solidão e Liberdade" e "A Construção do Poder Pessoal" e publicou diversas palestras em CD.  (FONTE: Texto sugerido por Pelicano Rêgo, via e-mail, em 31/07/2011).

A angústia provocada pela solidão é o sentimento que muitas pessoas experimentam.

"O filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) afirma em "Ser e Tempo" que estar só é a condição original de todo ser humano. Que cada um de nós é só no mundo. É como se o nascimento fosse uma espécie de lançamento da pessoa à sua própria sorte. Podemos nos conformar com isso ou não. Mas nos distinguimos uns dos outros pela maneira como lidamos com a solidão e com o sentimento de liberdade ou de abandono que dela decorre, dependendo do modo como interpretamos a origem de nossa existência. A partir daí podemos construir dois estilos de vida diferentes: o autêntico e o inautêntico".

"O homem se torna autêntico quando aceita a solidão como o preço da sua própria liberdade. E se torna inautêntico quando interpreta a solidão como abandono, como uma espécie de desconsideração de Deus ou da vida em relação a ele. Desse modo não assume responsabilidade sobre as suas escolhas. Não aceita correr riscos para atingir seus objetivos, nem se sente responsável por sua existência, passando a buscar amparo e segurança nos outros. Com isso abre mão de sua própria existência, tornando-se um estranho para si mesmo, colocando-se a serviço dos outros e diluindo-se no impessoal. Permanece na vida sendo um coadjuvante em sua própria história. Você já pensou nisso?".

"Sendo autêntico você assume a responsabilidade por todas as suas escolhas existenciais, aceita correr os riscos que forem necessários para atingir os seus objetivos, e passa a encontrar amparo e segurança em si mesmo. Com isso, apropria-se da existência, torna-se indivíduo, torna-se autônomo, torna-se dono da sua própria vida, dono da própria existência, torna-se senhor de si mesmo. Você se percebe sendo o senhor de si mesmo?"

Angústia

"A angústia provocada pela solidão é o sentimento que muitas pessoas experimentam quando se conscientizam de estarem sós no mundo. É o mal-estar que o ser humano experimenta quando descobre a possibilidade da morte em sua vida, tanto a morte física quanto a morte de cada uma das possibilidades da existência, a morte de cada desejo, de cada vontade, de cada projeto."

"Cada vez que você se frustra, que você não se supera, que você não consegue realizar seus próprios objetivos, você sente angústia. É como se você estivesse morrendo um pouco."

"Muitas pessoas sentem dificuldade de estarem a sós consigo mesmas. Não conseguem viver intensamente a sua própria vida. Muitas vezes elas acreditam que o brilho e o encantamento da vida se encontram no outro e não nelas mesmas. Sua vida tem um encantamento, um brilho, algo de especial porque é sua, apenas sua. Independentemente do que você esteja fazendo, sua vida pode ser intensa, prazerosa, simplesmente pelo fato de ser sua e por você ser único. Cada um de nós pode ser uma pessoa especial para si mesmo."

Solidão: a Condição do Ser

"A solidão é a condição do ser humano no mundo. Todo ser humano está só. Esta é a grande questão da existência, mas não significa uma coisa negativa, nem que precise de uma solução definitiva. Ou seja, a solução não é acabar com a solidão, não é deixar de sentir angústia, suprimindo este sentimento. A solução não é encontrar uma pessoa para preencher o vazio existencial, não é encontrar um hobby ou uma atividade. A solução não é se matar de trabalhar e se concentrar nisso para não se sentir sozinho. Também não é encontrar uma estratégia para driblar a solidão. A solução é aceitar que se está só no mundo. Simplesmente isso. E sabendo-se só no mundo, viver a própria vida, respeitar a própria vontade, expressar os próprios sentimentos, buscar a realização dos próprios desejos. Quando se faz isso, a vida se enche de significado, de um brilho especial."

"O objetivo não é fingir que a solidão não existe, não é buscar a companhia dos outros, porque mesmo junto com os outros você está e sempre será solitário.  O outro é muito importante para compartilhar, trocar. O outro é muito importante para a convivência, mas não para preencher a vida, não para dar sentido e significado à uma outra existência. A presença do outro nos ajuda, compartilhando, mostrando a parte dele, dando aquilo que não temos e recebendo aquilo que temos para dar, efetivando a troca. Mas o outro não é o elemento fundamental para saciar a angústia ou para minimizar a condição de solidão".

"Cada um de nós nasceu só, vive só e vai morrer só".

"A experiência de cada um de nós é única. O nascimento é uma experiência única, pois ninguém nasce pelo outro. Da mesma forma que a morte é uma experiência única, pois ninguém morre pelo outro. E a vida inteira, cada momento, cada segundo da existência, é uma experiência única pois ninguém vive pelo outro."

CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL. O Ministério da Fazenda realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 463 (quatrocentas e sessenta e três) VAGAS PARA ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO, inscrições abertas no até o dia 26 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Ensino Médio. Salários: até R$ 4.858,82. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Prof. Tebas - UERN (17);

 = "Caro amigo e irmão Hermes: Fico feliz que a foto foi útil, e quero dizer, também, que sou do Paraná e não do Pará. Abraços. Que DEUS o abençoe, Luiz Carlos Dambroski". – É grande Luiz, tem uma canção que diz "recordar é viver" e sua foto me fez viver os bons tempos de infância entre as ruas Nizia Floresta e Benjamim Constant. São "marcos do que se foi". Convido-o a curtir a coluna do Emery Costa (www.omossoroense.uol.com.br), que aos domingos tem a série "Lá se vão...". Enviei a foto do primeiro poço artesiano de Mossoró para ele e a Lidiane Alencar já reproduziu no facebook dela. Muito obrigado pela colaboração, mesmo que sejas do Paraná veio parar cá entre nós! Saúde e paz irmão, a você e demais familiares.

 = "Valeu meu caro amigo Hermes, abç. Cezôca". – Eu é que agradeço amigo, nos veremos no Rockstage. Outro grande abraço;

 = Há exatos 139 (15/08/1873) nascia, em Mossoró, Alípio Bandeira - militar, homem de letras e poeta.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 400/2011 (de 09/02), relatamos os seguintes temas: Seguro de Carro Mais Barato no Rio; CEDUC Pintimbu Apresenta Pontos Críticos; Blog Momento do Livro: Prestando Contas; FIQUE SABENDO: Extrema Delícia das Coisas Simples;

 - O Farol de Mãe Luiza - A construção do Farol teve início em 05 de março de 1949 e sua inauguração ocorreu em 15 de agosto de 1951. Consiste em uma torre troncônica de alvenaria branca com 37 metros de altura, está a 87 metros do nível do mar (altitude) e com um alcance de 39 milhas náuticas (72,2 Km). O Farol Natal é o principal auxílio aos navegantes que demandam o Porto de Natal, devido à sua posição privilegiada, possibilitando uma segura aproximação à barra do rio Potengi. É identificado por um grupo de cinco lampejos brancos no período de 25 segundos. Está aberto a visitação pública aos domingos, no horário das 14h às 17h. Para o acesso à torre, os visitantes deverão agendar, com antecedência mínima de 24 horas, através do telefone (84) 3201-0477. Fonte: Coluna Turismo, por Liszt Madruga, em 20/08/2011;

 - Dia: hoje é Dia da Informática e Dia dos Solteiros.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais em informática e a solteiros e solteiras do Brasil.

Quem CANTA...

"Solidão é um modo de viver / É o caminho do prazer / Solidão é uma lição / Todos temos que aprender..." . ("Solidão" – Composição: Indisponível. Canta: Pholhas).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário