sábado, 25 de agosto de 2012

DC - Coluna de Notícias 541. (Anexo: Notícia Urgente).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 541 (geral) e 57ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 25 de agosto de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 34ª/52, Dias: 238/366 e faltam 128 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Durante os jogos do Fluminense pelo Torneio de Paris, em 1976, os jogadores foram visitar os pontos turísticos da capital francesa. No Arco do Triunfo, diante do "Túmulo do Soldado Desconhecido", Marinho Chagas teria perguntado: - Mas por que, com tanta gente famosa, eles foram enterrar aqui logo esse cara que ninguém sabe quem é?". Por Celso Unzelte - Colunista Esportivo, em maio/2011. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Mossoró de volta ao passado não muito distante! O nosso chamado "País de Mossoró" não pode aceitar que as faixas-anúncios voltem a ser postas em qualquer lugar...,  quer seja no centro e muito menos nos bairros. São anúncios de todos os tipos e sem padrão de tamanho/designe e atrapalham o trânsito, seja o chão (canteiros centrais) ou em postes, anuncia-se até consertos de celulares a pintor de paredes. Qualquer pedaço de pano vira anúncio! Será que os locais autorizados estão todos ocupados devido às campanhas eleitorais? Creio que não, pois, o marketing eleitoral é mais chamativo nos automóveis que em outdoors, pelo menos é que candidatos mais afortunados estão apostando. Vem aí a Semana da Pátria, "Eu te amo meu Brasil, eu te Amo, ninguém segura à juventude do Brasil...". Boa leitura nobre leitor/a.
HOTEL DEVE INDENIZAR UNIÃO por explorar água mineralO Hotel Anila Thermas, de Francisco Beltrão (PR), foi condenado a indenizar a União por ter extraído água mineral sem a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A decisão foi tomada, nesta semana, pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O estabelecimento tem piscinas de águas minerais termais para banho aos hóspedes, com a retirada mineral de um aquífero subterrâneo.
A Constituição Federal reserva à União o domínio sobre jazidas, minas e demais recursos minerais, nos quais se incluem as águas minerais. "Configurado está o ilícito, que inclusive constitui o crime de usurpação de mineral", diz a decisão. De acordo com a defesa do hotel, o proprietário não tinha conhecimento da necessidade de autorização por parte da União e alegou que achava ser suficiente a licença obtida junto ao Instituto das Águas do Paraná (Suderhsa). FONTE: www.conjur.com.br/.
IDIARN E IDEMA TERÃO MANDATO DE SEGURANÇA julgados no dia 29Nesta quarta-feira (29/08) serão julgados os mandados segurança de mais duas categorias da base do SINAI. Agora é a vez do IDIARN e do IDEMA. A ação impetrada pelo Sindicato cobra o pagamento dos 70% restantes do Plano de Carreira das duas categorias para ativos e inativos, além dos 100% para as(os) pensionistas. O SINAI convida todos os servidores beneficiados a comparecerem as galerias do Tribunal de Justiça do RN para acompanhar a sessão. FONTE: www.sinairn.com.br/.
JUCERN - Os desembargadores do Tribunal de Justiça do RN julgaram procedente o mandado de segurança dos trabalhadores da Junta Comercial do Estado do RN - JUCERN, contra o Estado. A ação cobra a implantação imediata dos 70% que restam do Plano de Carreira da categoria para ativos e inativos, além dos 100% para as(os) pensionistas. O processo foi julgado na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Tribunal. Todos os servidores beneficiados estiveram presentes nas galerias do Forum. "Essa é mais uma das lutas impetradas pelo SINAI, que não esmorece na cobrança dos direitos de sua base", declarou o diretor de assuntos jurídicos do Sindicato, José Nilson Bezerra.
UERN: TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS ESCOLHERÃO REPRESENTANTES – Através de Assembleia Geral convocada pelo SINTAUERN – Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade do Estado do RN, serão eleitos dois representantes (titular e suplente) da categoria junto ao CONSUNI – Conselho Universitário. Pelo edital ficam convocados os associados do sindicato, estando em pleno gozo de seus direitos sindicais, para se reunirem em 28/08 (terça feira), no auditório da Faculdade de Serviço Social - FASSO/UERN, no Campus Central. Conforme estatuto e edital, a citada assembleia se instalará em primeira convocação às 08h30min ou em segunda às 09 (nove) horas;
AUTA: 1) Leitura da ata anterior; 2) Escolha de dois representantes para o CONSUNI e 3) Informes Gerais.
CAMINHADA DOS BANCÁRIOS - A Campanha Salarial dos Bancários 2012/2013 já foi iniciada e os bancários promoveram, nesta manhã, uma caminhada intitulada "Dia de Mobilização dos Bancários e Comunidade" com início às 07h30min, em frente ao SINDBANCÁRIOS situado na Av. Abel Coelho, sn, no Abolição III. "Exigimos dignidade, respeito, valorização e segurança – se não melhorar os bancários vão parar"! É lema da campanha salarial. Na chegada foi servido Café da Manhã para os participantes.
TELMA GURGEL, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – A brava companheira de luta e professora uerniana é a estreante da série:
Caro Hermes e demais leitores! Apresentamos, abaixo, a programação do seminário que vamos fazer em Mossoró, promovido pela FCPS – Frente Contra a Privatização da Saúde, no dia 14/09/2012 (sábado). O tema escolhido em encontro anterior foi: "Saúde pública em risco: desmonte e privatização da saúde no Rio Grande do Norte". O seminário acontecerá no Auditório da Biblioteca Municipal "Ney Ponte Duarte"– Centro da Cidade;
07h30min. - Abertura do seminário pelas frentes de Natal e Mossoró;
07h40min. - Debate: "Neoliberalismo e saúde pública no Brasil: a trajetória do desmonte do SUS". Palestrante: Francisco Batista Junior (CNS – Conselho Nacional de Saúde); Coordenação da mesa: Frente Mossoró;
08h40min. – Debate;
10h. às 10h15min. – Lanche;
10h20min. – "Mesa Redonda: O desmonte do SUS no RN: a realidade revelada". Representantes do CES – Conselho Estadual de Saúde, CMS – Conselho Municipal de Saúde/Natal; CMS de Mossoró, SINDSAÚDE e CRESS-RN – Conselho Regional de Serviço Social.
11h20: - Debate;
12h20: - Almoço;
14h30: - Trabalho em grupo para construção da agenda de luta;
15h30: – Lanche;
15h45: - Agenda de Lutas e encerramento;
17h: - Ato público. Saindo da Praça da Biblioteca Municipal em destino a Praça Rodolfo Fernandes.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (339)Apesar de muitos reclamarem da falta de trabalho, algumas vagas de emprego são extremamente difíceis de preencher. Em Mossoró, por exemplo, encontrar um gráfico que esteja disponível para trabalhar é difícil!!! Caio César Muniz.
Nota do editor: Bronca colhida no facebook do bronqueiro.
FIQUE SABENDO... "A reclusão dos militares é uma afronta ao povo brasileiro". Por Flavio Rezende – Escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN.  (FONTE: e-mail pessoal, escritorflaviorezende@gmail.com, em 22/08;2012).
Os bandidos estão ai, soltos no meio do mundo, não seguem leis, ideologias, dogmas, religiões, a ordem deles é roubar, sacanear, estuprar, enganar, trucidar, matar.
O título desta reflexão que compartilho com meus leitores contém a palavra reclusão. Alguns podem contestar sua inclusão no texto, pelo fato da palavra ter várias interpretações. Neste caso, tem o sentido de afastamento do convívio social; solidão.
É assim que boa parte da população brasileira analisa o afastamento e a solidão dos militares das forças armadas. Enquanto nós, pobres e expostos mortais, enfrentamos bandidos com os PMs e policiais civis e federais da vida, os militares vivem em suas vilas bem guarnecidas, frequentando hospitais quase sempre vazios, escolas próprias, só saindo dos quartéis para nos salvar, se forem convocados, sempre depois de muitos apelos e debates.
Se a atual legislação os beneficia com essa clausura despropositada e absurda, apelo aqui e agora para os políticos, governantes e até a eles mesmos, para que possamos mudar urgentemente essas leis, autorizando os militares destas forças a atuarem no policiamento das ruas com seus tanques, fuzis, balas de grosso calibre, aviões, colocando a disposição da população em geral, seus hospitais, prisões e instalações que, claro, pertencem a toda nação brasileira.
Qualquer mortal sabe que é muito difícil ter uma guerra por aqui e, se tiver, com certeza esses militares estando nas ruas combatendo a criminalidade e o tráfico de drogas, vão estar mais bem treinados que em simulações e treinamentos irreais e antiquados, aos quais são submetidos nos quartéis.
Sempre que o assunto vem à tona, falam que eles não estão treinados para essas missões, ai pergunto, e os demais policiais estão? Garanto que eles vão intimidar muito mais os bandidos que os demais, já bastante manjados e, infelizmente, muitos mancomunados com a criminalidade. Quanto ao treinamento, que seja feito, caso precise.
A situação não demanda muita filosofia e conversa fiada, os bandidos estão ai, soltos no meio do mundo, não seguem leis, ideologias, dogmas, religiões, a ordem deles é roubar, sacanear, estuprar, enganar, trucidar, matar. A situação exige providências imediatas. Imagina quantos milhares de policiais das três forças existem no Brasil, quantos quartéis, hospitais, espaços para prisões, quantas armas, automóveis, tudo isso servindo a quem gente?
Não tenho força para criar um movimento nacional, mas, daqui, faço um apelo a todos os atores que podem trabalhar na mudança dessa situação, por favor, modifiquem as leis, levem esse imenso contingente militar para as ruas, acredito que em todas as cidades daria para ter um soldado em cada esquina, com suas roupas de guerra, seus carros potentes, seria uma grande decisão em prol das pessoas de bem.
É burrice, estupidez, pura maldade deixar essa gente enclausurada, reclusa, enquanto nós estamos entregues a barbárie.
Não seria preciso concurso para mais policiais, a abertura dos hospitais resolveria vários problemas, muitas instalações podiam virar cadeias, nas unidades militares tem psicólogos, dentistas, médicos, gente preparada, gente boa e todos, todos, bem que podiam servir ao Brasil como um todo e, não apenas a uma vaga perspectiva de guerra, que entra ano, sai ano e, nunca está no além-mar, mas ano vai e ano vem e, sempre está aqui, bem no meio de todos nós.
CONQUISTE SEU EMPREGO: PE – A Prefeitura de Macaparana, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 326 (trezentos e vinte e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 13 de setembro de 2012, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários até R$ 6.900,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL: Brasília. A Câmara de Deputados realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 138 (cento e trinta e oito) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA LEGISLATIVO, inscrições abertas reabertas até 28 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Técnico /Superior. Salários: até R$ 14.825,69. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Amâncio Honorato – Jornalista (24/08) e Jadismar Costa – Fundac (25/08);
 = "Há dias que sinto falta das mensagens do amigo Wesley Simões (www.evangelismoemslides.com.br) e quero registrar publicamente neste espaço. Perguntam-me como consigo tantas belas mensagens. Digo-lhes que são de colaboradores e pesquisas que busco em sites benignos, não perco tempo em sites violentos, sanguinários e brutais. Programas do gênero em TVs e rádios jamais!". – Hermes Oliveira – Editor do DC – Coluna de notícias;
 = "Obrigado por ser repórter (edição 538) mais uma vez, oxalá quisera ser sempre, bom domingo amigo. Grande abraço no coração e muitas felicidades e mais saúde e paz. Lisboa Batista". – Valeu amigo Lisboa, mantenha-me munido de informações que o convocaremos no momento certo, certo? Saúde e paz a você e familiares;
 = Há 19 (24/08/1993) foi criada a Fundação Municipal de Cultura, pelo Prefeito Dix-huit Rosado, através da Lei Municipal 008/93.
**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 403/2011 (de 19/02), relatamos os seguintes temas: Futuro da Lei Ficha Limpa é Incógnita; Fundac – Governo não Negocia e Servidores Mantêm Greve; Professor da UERN Paulo Davi é Homenageado pelo ANDES; Bronca do Leitor (206) – Prof. William Pereira; FIQUE SABENDO: Estou Doente... .;
 - Um problemão para o Tesouro Nacional. Até 2016, 40% dos funcionários púbicos federais terão tempo de serviço para se aposentar. FONTE: Coluna Walter Gomes, Revista Eletrônica Brasília em Dia, em 17/08/2012;
 - Previ-Mossoró. Na próxima quarta-feira (29), às 10h, o presidente da Previ-Mossoró, advogado Paulo Afonso Linhares, dará posse ao Conselho do citado órgão previdenciário, formado por representantes da Câmara Municipal, da prefeitura municipal e do sindicato dos servidores públicos. FONTE: Blog do Tio Colorau, www.tiocolorau.com.br, em 24/08/2012;
 - Dia: hoje é Dia do Catequista, Dia do Exército Brasileiro, Dia do Feirante e Dia do Soldado. Amanhã (26) será Dia Internacional da Igualdade Feminina.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos catequistas, ao exército brasileiro, feirantes e as feministas pelas conquistas e luta por mais igualdade. E aos soldados pelos seus dias!
Quem CANTA...
"Não vê amigos, nem mais garotas, só gente morta caída ao chão / Ao seu país não voltará, pois está morto no Vietnã. / Stop! Com Rolling Stones, stop! com Beatles songs / No peito um coração não há, mas duas medalhas sim..." . ("Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e Rolling Stones" – Composição: Indisponível Canta: Os Incríveis).
...OS MALES ESPANtA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário