quarta-feira, 11 de maio de 2011

DC - Coluna de Notícias 425. (Anexo: O Presente).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 425 (geral) e 29ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 11 de maio de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 131/365, Semana: 19ª/52 e faltam 234 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro preparando revanche: "Tá contando vantagens? Cuidado! Jacaré. Deixar-te estar, que a lagoa há de secar. Aí eu te pego". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:


A editoração deste informativo é feita quase que diariamente, de pedaços em pedaços, para ficar pronta na quarta-feira e sábado conforme anuncio acima. E vez por outra não cumpro. Acontece que os afazeres nos deixa com certas dificuldades pelo curto tempo e chegando a hora de publicar vem a parte mais difícil, que esta abertura. As demais são mais pesquisas e a parte de pensar no que vai comentar aí vem à tormenta. Queria comentar sobre gente e o movimento na cidade (sobre Mossoró é o que não falta). Ontem pela manhã uma das primeiras ligações que recebi foi a do amigo Marcos Pereira (proprietário do Sêbado) me comunicando de sua decisão em fechar seu/nosso Sebo. Escutei atentamente suas razões, lamúrias e dei todo apoio pelo quadro apresentado naquela hora. Num todo um alento... . O Marcos ficará fiel aos seus clientes na aquisição de livros, discos de vinil, Cds, filmes, DVDs e outros artigos de boa cultura. Ele (Marcos) só irá atender de 10 às 12h do sábado, mas manterá as portas fechadas e o atendimento só se dará mediante chamamento via campainha. O Marcos também vê a possibilidade de transferir o Sebo para centro da cidade, é questão de tempo e teremos o Sêbado de portas escancaradas em outro formato. Sucesso amigo, aproveite um pouco para repouso e conte com este velho-moço e espaço. Boa leitura nobre leitor/a.


SUPERMERCADOS DE SP IRAO BANIR SACOLINHASSupermercados de SP irão banir sacolinha plástica até janeiro. As sacolinhas plásticas estão com os dias contados: elas serão banidas até 25 de janeiro do ano que vem, aniversário da cidade de São Paulo. A informação foi dada hoje pelo presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi, após assinar, com o governador Geraldo Alckmin, o acordo que prevê o fim do uso das sacolinhas.

"Ou o setor se aproxima da sustentabilidade ou vai ser acusado de omissão", disse, na solenidade de abertura do 27º congresso da entidade. Está previsto um cronograma de ações progressivas até cessar a distribuição das sacolas, em janeiro. A primeira etapa começará no dia 5 de junho, com anúncio para todos os supermercados do Estado.

CAMPANHA - No dia 22 de setembro, começará a campanha midiática para o consumidor. Em 22 de novembro, Dia do Supermercadista, começará a intensificação da campanha com o varejo, espécie de "última chamada" no setor, para que todos estejam alinhados para a retirada efetiva das sacolas.

No dia 1º de janeiro/2011, a campanha midiática será massificada, com o apoio do Governo do Estado, para a implementação total em 25 de janeiro. Fonte: Folha Online - 09/05/2011, por NATÁLIA PAIVA.


EMPREGADOS DA DATANORTE TÊM ASSEMBLÉIAO SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, convoca os trabalhadores da DATANORTE – Companhia de Processamento de Dados para fazerem-se presentes a uma Assembléia Geral Extraordinária que se realizará no dia 23/05 (segunda-feira) às 08h30 ou às 09h, primeira e segunda convocação. Na pauta Informes Gerais (Campanha Salarial 2011) e Autorização para a Diretoria do Sindicato contratar profissional contábil, com ônus para os empregados, na elaboração de cálculos das ações de cumprimento nº 08-534/2009 (Dissídios 2006/2007), nº 06-0057/2010 (Dissídio 2008/2009) e 07-1803/2010 (Dissídio 2009/2010).


LOCAL: A Assembleia se realizará no auditório da EMATER, situado no Centro Administrativo do Estado, Br 101 Km 0 - Lagoa Nova, Natal/RN. Natal-RN, 09 de maio de 2011.


PESSOAL DO TARARÁ RETOMA ATIVIDADES, POR PERNAMBUCO – O Pessoal do Tarará retoma agenda em festival de teatro em pernambuco. O grupo retoma suas apresentações nesta semana, dentro do Festival Cena Aberta, de Arcoverde (Pernambuco). O festival, que é produzido pela Tropa do Balacobaco acontecerá de 12 a 21 deste mês, com O Pessoal do Tarará apresentando dois espetáculos: na próxima sexta-feira (13) o grupo apresentará o espetáculo O Pulo do Gato, enquanto no sábado (14), O Pessoal do Tarará fará um ensaio aberto de Casca de Noz, espetáculo com estreia prevista para agosto em São Paulo. "Estamos muito felizes por esta retomada em nossa trajetória. Queremos agradecer todo o apoio e incentivo recebido neste período difícil que passamos, e agora estamos prontos e cheios de vontade de continuar o trabalho que estamos realizando há quase nove anos", explica a atriz Rosi Reis.


NOTA DO EDITOR. Força amigos Dionizio do Apodi, Rosi Reis, Antônio Marcos e Maxson Ariton.


GENILDO COSTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Amigo velho, não esqueçamos, você e seus leitores de que neste dia 14 de maio de 2011 a partir das 14 e 30 os artistas estarão construindo no Boulevard Central mais uma edição do SÁBADO ALTERNATIVO. Lembre-se de que você também é responsável!! Acredito que faremos uma grande página da nossa música potiguar e, sobretudo de Mossoró. Já temos agendados os músicos: ZÉ LUCAS DO BANDOLIN, ZELITO CORINGA, MAZINHO e REGINA CASAFORTE. Esperaremos vocês por lá. Grato, Genildo Costa.


BRONCA DO LEITOR (226) – Importante registrar, companheiro Hermes, que os servidores do IPERN, que encontram-se em estado de greve, farão uma Assembléia nesta quarta, 11/05, as 11h. Em discussão a crise no órgão e, uma saída negociada, se possível. O SINAI comunicou ao Governo sobre a crise no IPERN, que até agora nada falou, embora tenha se comprometido a enviar o Procurador Geral do Estado, Prof. Miguel Josino como interlocutor do Governo na tentativa de uma solução. Se esta não vier, nos parece palpável uma greve por tempo indeterminado, no órgão, por intransigência do Governo que pra lá mandou um cidadão completamente deslocado no tempo, para gerir um setor de muita influencia para os servidores do estado. Abraços, Santino Arruda.


FIQUE SABENDO... "Dia Mundial do Enfermeiro: 12 de maio". (Fontes: www.ibge.gov.br).


"Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna".


O Dia Mundial do Enfermeiro foi instituído pelo Presidente Getúlio Vargas através de decreto-lei em 1938. E é comemorado no dia em que nasceu Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.


Além da data, a profissão também é homenageada na Semana Brasileira de Enfermagem, instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek por decreto-lei. De 12 a 20 de maio, os conselhos regionais de enfermagem promovem encontros, palestras e outras atividades para avaliar e divulgar a profissão.


LUTA POR UM IDEAL

Nascida em Florença, na Itália, Florence Nightingale começou seus estudos em um curso de treinamento na Alemanha somente aos 31 anos, pois sua família era contra.


Em 1844, passa o inverno em Roma, estudando o exercício da profissão nas irmandades católicas. Julgando seus conhecimentos insuficientes, visita o hospital de Dublin, na Irlanda, dirigido pelas irmãs de Misericórdia da Ordem Católica de Enfermeiras, e o trabalho realizado pela Maison de la Providence de Paris, na França.


Atuou como enfermeira na Guerra da Criméia (sul da Rússia), de 1854 a 1856, ao lado de 38 voluntárias. Bastou chegar às enfermarias que o índice de mortalidade entre os hospitalizados baixou de 40% para 2%.


Por sua dedicação aos feridos da guerra, recebeu um prêmio do governo inglês com o qual funda a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, primeira escola de enfermagem do mundo, em 1859.


As escolas que ajudou a fundar seguiam sua filosofia, que pode ser resumida em quatro princípios:

1.    O dinheiro público deveria ser usado no treinamento de enfermeiras;

2.    Deveria existir uma estreita ligação entre hospitais e escolas de treinamento;

3.    O ensino de enfermagem só deveria ser realizado por enfermeiras profissionais;

4.    Durante todo o período de treinamento, as estudantes deveriam ter direito à residência com ambiente confortável e agradável, próximo ao local de trabalho.


Florence trabalhou até os últimos dias de vida, vindo a falecer aos 80 anos, em 13 de agosto de 1910.


O QUE FAZ...

Sua principal tarefa é assistir os doentes, no sentido de promover sua recuperação. Auxiliar direto do médico, cuida dos pacientes internados em hospitais e/ou clínicas, observando seu estado geral.


Também chefia os técnicos em enfermagem e controla o uso do material médico-hospitalar, fazendo com que os medicamentos sejam ministrados conforme a prescrição médica.


O enfermeiro também pode atuar no atendimento domiciliar a pacientes idosos, acidentados ou acometidos por doenças crônicas. Deve cuidar de sua higiene e bem-estar, além de se responsabilizar pela aplicação de remédios, quando necessário.


EXEMPLO NO BRASIL

A brasileira Ana Justina Ferreira, ou Ana Néri, tem um significado especial para os profissionais de enfermagem. Ela é pioneira na profissão no Brasil e, assim como Florence Nightingale, rompe com o preconceito da época que não permitia à mulher trabalhar fora de casa.


Nascida em Cachoeira, na Bahia, em 13 de dezembro de 1814, Ana Neri coloca-se à disposição para cuidar dos feridos nos campos de batalha da Guerra do Paraguai (1864-1870), depois que seus dois filhos são convocados. Ela improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos doentes.


Cinco anos após a guerra, retorna ao Brasil e é acolhida com carinho e homenageada pelo governo imperial.


A primeira escola de enfermagem fundada no Brasil recebeu o nome da enfermeira que veio a falecer em 20 de maio de 1880.


CINECLUBE EXIBE "ESCAFANDRO E A BORBOLETA" no próximo sábado (14). A entra é franca e a sessão será a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste. Após o filem ocorrerá o costumeiro debate com o público superior a 12 anos de idade.


Sinopse: Jean-Dominique Bauby, que em 1995, aos 43 anos de idade, sofreu um derrame que deixou todo o seu corpo paralisado. Menos o seu olho esquerdo. É por meio deste único órgão que Bauby descreve os aspectos de seu mundo interior - desde o tormento psicológico de estar preso num corpo inerte, até as memórias e histórias de lugares que ele só pode visitar com a mente.


CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. O CPSMAR – Consórcio Público de Saúde da Microregião de Aracati/CE realizará Processo Seletivo Público oferecendo 60 (sessenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18 de maio/2011, escolaridade exigida: Técnico / Superior. Salários até R$ 3.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL: Transpetro – Petrobrás Transportes S.A. realizará Concurso oferecendo 206 (duzentas e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 22 de maio/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.056,30. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "ANIVERSÁRIO DE LEITOR/A": Valéria Carvalho (12/05);


 = "Caro Hermes. Parabéns pela coluna de notícias, sempre acompanho, também agradecemos sua divulgação das conferências de saúde, você é parte delas, aliás, sempre foi e continuará sendo, parabéns, abraSUS, Luzia Bessa". Outro abraSUS grande guerrilheira em prol da enfermagem, da igualdade, da justiça e lutadora dos movimentos acreditando sempre que UM OUTRO MUNTO É POSSÍVEL. Disponha sempre amiga;


 = Há 100 (11/05/1911) Mossoró registra a chegada do primeiro automóvel na cidade. Adquirido pela firma Tertuliano Fernandes & Cia. Era um veículo de marca "Westinghause", de fabricação alemã, com capota desmontável, buzina externa e caixa de ferramentas no estribo esquerdo, além de manivela e rodas com aros de madeira. No motor, 40 cavalos; tinha acomodação para 8 passageiros.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 286/2009 (de 27/11), relatamos os seguintes temas: Setor de Bancos Liderou Lucros; CCJC – PEC de Diploma de Jornalistas Deve Ser Votada Dia 02/12; DETRAN/RN – Categoria Mantêm Greve e Sindicato Recorre da Decisão da Juíza; Pau de Sebo, Folclore Nordestino; Ivnildo Vila Nova e Raimundo Caetano; SINAI – Regional de Mossoró Inaugura Sede; Bronca do Leitor (117) – Prof.Diniz. FIQUE SABENDO: Dia Da Ação de Graça;


 - Al-Queda confirma morte de Osama Bin Laden e promete vingança ao Ocidente. Em comunicado, o grupo diz que tal "maldição" perseguirá os EUA. FONTE: Globo.com, em 06/05/2011;


- ENFRAQUECIMENTO DA DIREITA 1 - O enfraquecimento do DEM pode decretar o fim da direita no Brasil. O DEM é filho do PFL, neto do PDS/Arena e bisneto da UDN. Representa uma tendência de pensamento que, embora eu não concorde com suas ideias, é importante para a democracia nacional. Não podemos viver num pensamento único. O confronto de ideias é importante para o amadurecimento democrático. FONTE: Bruno Barreto, Jornal O Mossoroense, em 24/04/2011;


 - Hoje é Dia Nacional das Comunicações Sociais. Amanhã (11) será Dia da Enfermagem e Dia Mundial do Enfermeriro.


DEDICO esta edição aos profissionais em comunicações sociais e em enfermagem.

Quem canta...

Alô, alô marciano / A coisa tá ficando russa / Muita patrulha, muita bagunça / O muro começou a pichar / Tem sempre um aiatolá prá atolá, Aláh ! / Tá cada vez mais down no high society ! ... . ("Alô! Alô Marciano" – Composição: Rita Lee e Roberto de Carvalho. Canta: R. Lee).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário