sábado, 21 de maio de 2011

DC - Coluna de Notícias 4328. (Anexo: Antigo Conselho Chines).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 428 (geral) e 32ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 21 de maio de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 138/365, Semana: 20ª/52 e faltam 227 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro oiando pra Mossoró: "Padre Mota no final da vida, gordão, deitado numa rede, e as beatas ali, constantemente falando das belezas que há no céu, consolando Padre Mota, alimentando a sua crença na vida pós-morte. Depois de ouvir a todas Padre Mota saiu-se com esta: - Mas, acontece que eu gosto tanto de Mossoró. Quero sair daqui não!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Poucas palavras nesta abertura de edição, muito cansado devido a semana também ser muito puxada com mobilização de greves e consequentes reuniões e entrevistas. Já ontem os servidores da JUCERN (Junta Comercia do RN) decretaram greve por tempo determinado. Serão 3 dias, o objetivo é o mesmo do Detran e Emater, pressionar o governo a "cumprir a lei" 432/2010 que garante o pagamento da segunda parcela do PCCR prevista para março próximo passado, que não foi quitada e o governo nem se quer dá previsão. Boa leitura nobre leitor/a.


MARCHA DA MACONHA EM CINCO CIDADESManifestações em favor da descriminalização e regulamentação da maconha ocorrem em São Paulo (SP), neste sábado (21), e em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Jundiaí (SP) e Recife (PE) no domingo (22). Apesar da repressão que atinge o movimento, com a proibição de marchas e prisão de militantes pelo país, a expectativa dos organizadores é de que a Marcha da Maconha continue debatendo com a sociedade novos modelos de produção e comercialização da erva, com pelo menos 20 manifestações até o próximo dia 3 de julho.


A repressão ao movimento, entretanto, já resultou na proibição da marcha em Curitiba. A determinação é do juiz Pedro Sanson Corat, da Vara Central de Inquéritos da cidade, que alegou apologia ao uso de drogas, atendendo ao pedido do deputado estadual, evangélico, Leonardo Paranhos, que requisitou a proibição.


Em São Paulo (SP), dezessete organizadores da marcha tiveram que apelar a um Habeas Corpus preventivo para poder marcharem livremente. O documento assegura que os manifestantes não serão levados presos por apologia ao crime ou incitação ao uso de drogas. Apesar de todas os limites a liberdade de expressão dos manifestantes, as marchas já ocorreram em Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ) e Atibaia (SP). "Convidamos todos a participarem da marcha nesse final de semana, evitando aceitar qualquer provocação por parte da polícia e de transportar qualquer substância ilícita", afirma Delmanto. FONTE: www.brasildefato.com.br/.


ALEXANDRE GUEDES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOO Companheiro Alexandre do Comanda de Greve do DETRAN/RN, na capital, nos passa os motivos da Greve Geral na categoria.


AGORA É GREVE!!!

Essa decisão foi tomada em Assembléia Geral Extraordinária dos trabalhadores nesta manhã dessa segunda-feira (16). A pauta de reivindicações encaminhada desde o dia 03/03/11 ainda não tem definições sobre várias cláusulas de interesse da categoria, dentre elas o que segue:


AUTONOMIA ADMINISTRATIVA DO DETRAN/RN: Essa reivindicação busca retomar, na prática, a condição de autarquia do Departamento Estadual de Trânsito do RN. Hoje, vergonhosamente, a direção geral do Detran não tem autonomia para pagar um quinquênio sequer ao seu servidor. Uma vergonha;


REAJUSTE DE 18,17%: Para cobrir a inflação do período de outubro de 2008 até abril de 2011. Uma perda emergencial para diminuir a perda no poder aquisitivo da categoria. Até o momento nem contraproposta, sequer;


HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO E CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS: O governo do estado, através da direção do DETRAN continua empregando seus afilhados enquanto os aprovados do concurso público realizado na autarquia em 05/10/10 não sabem sequer quando terá a homologação do certame e, muito menos, quando serão chamados. Após 34 anos de espera esse descaso é uma outra vergonhosa política do governo Rosalba;


PAGAMENTO DO PCFR: O plano de cargos, funções e remuneração foi reformulado em 2010. O governo deve um passivo desde abril. Pagou 30% do valor da Lei o ano passado e deve os outros 70% que não tem data para pagamento. É o calote oficial do governo.


PAGAMENTO DOS PROCESSOS PENDENTES: São promoções do plano de cargos, horas extras, quinquênio, entre outros. Processos já tramitados, faltando pagamento. É um assalto do governo contra os trabalhadores. Não dá mais para esperar.


OBS: Outras reivindicações também continuam pendentes. Nesse sentido consideramos que nossa paciência está acima do limite e por isso foi deliberada a GREVE POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DO DIA 23/05/2011!!! E VAMOS À LUTA.


COMISSÃO DE MOBILIZAÇÃO BASE DETRAN-RN e OLT – ORGALIZAÇÃO EM LOCAL DE TRABALHO.


CINECLUBE EXIBE "ALGUÉM PARA DIVIDIR OS SONHOS" logo mais (19h). A entrada é franca, de classificação livre, um drama com duração de 120min, sob a direção de Tim Hunter, lançado em 2003 (EUA) com título original "The Saint of Fort Washington". Após o filme haverá o costumeiro debate. Local: Hotel Villa Oeste, Av. Presidente Dutra, bairro Ilha de Santa Luzia, em Mossoró/RN.


Sinopse: Liberado de um hospital psiquiátrico, o ingênuo e bondoso Mattew (Matt Dillon) é obrigado a passar a noite no abrigo de indigentes chamado Fort Washington, onde conhece Jerry (Danny Glover), um veterano do Vietnã que perdeu emprego e família. Nasce uma grande amizade entre os dois, que tentam ganhar a vida de uma maneira digna, valendo-se do bom humor para conseguir uns trocados limpando pára-brisas nas ruas de Nova York. Assim, vão juntando dinheiro para começarem uma nova vida.


BRONCA DO LEITOR (229) – Meus Caros Amigos (a), Ultimamente tenho sofridos alguns constrangimentos algo chegar em Natal por parte de amigos, familiares natalenses, com relação a atuação do atual governo. Do tipo: Cadê sua governadora (por ela ser de Mossoró) e eu morar nesta grande e acolhedora cidade, e tem mais: "quando ela vai começar a governar o RN?", Alem de "ela pensa que Natal é Mossoró?" Benilson Silva.


FIQUE SABENDO... "Quem Estar Certo ou Quem Estar Errado". Por Benilson Silva – Servidor Público Estadual, em 18/05/2011. (Fontes: e-mail pessoal).

Não é por acaso que assistimos as paralisações (greves),

em quase todos os setores do governo.


Meus caro(a) amigo (a).


Ainda não consegui entender quem estar certo e/ou quem estar errado, nesse novo governo do DEM no RN. Explico: Há 140 dias que a equipe (secretários) e a própria governadora Rosalba Ciarlini tentam convencer a opinião publica potiguar de que seu governo não começou ainda em função de uma grande dívida herdada do governo passado. Sem êxito, na minha modesta opinião, pois façam uma pesquisa e verão.


Uma pergunta que faço a quem poder responder, desde os que fazem o governo ou alguém fora dele: Quando é que o atual governo começa pra valer a governar o RN? Já está ficando enfadonho a forma de atuar desse governo. Um governo que se propunha durante a campanha "fazer acontecer", e que até agora não apresentou nenhuma novidade positiva para os que mais precisam dele.


O que estamos vendo, diariamente no portal da transparência (site do próprio governo), é o crescimento das receitas do estado (saldo em caixa); e como contra-ponto, aqueles que fazem a máquina governamental serem penalizados, com redução de salários, cortes em gratificações, atrasos aos fornecedores em seus mais variados setores de atuação. E o que é pior. A cada dia se agravando mais, com variadas categorias reagindo com greves (o que é um direito de todos os trabalhadores brasileiro) e está na Constituição Federal.


É evidente, que estar se tornando ao meu ver, algo proposital deste governo, esse comportamento, que sem nenhuma justificativa, vem se tornando uma afronta a todos os seguimentos da sociedade norte rio-grandense. Não é por acaso que assistimos as paralisações (greves), em quase todos os setores do governo. Algo nunca visto (presenciado) por mim ao longo de quase três décadas de minha atuação no serviço publico do RN. Como cidadão isso me preocupa.


Pois uma área vital do governo, a segurança que ao longo de sua história vem sofrendo grande precariedade, agora estar bem pior. Isso se repete, nas demais áreas de grande importância para toda nossa sociedade potiguar, como tributaria, educacional, saúde.


E o social nem precisa comentar. Pois com o mesquinho gesto do fechamento (suspensão de uma parceria há mais de três décadas) do Meios – Movimento de Integração e Orientação Social, não é preciso falar mais nada, essa área social, foi ferida de morte, com o abandono de muita gente que era beneficiada por aqueles serviços assistenciais, que variava desde de qualificação profissional, ações educativas, alimentação, saúde etc.


Sem citar os quase dois mil servidores que ficam sem trabalho e consequentemente sem o sustento de suas famílias. E até agora não receberam do governo do estado seus direitos trabalhistas.


A cada dia que se passa mais me convenço da necessidade urgente de ver esse governo começar a funcionar antes que tudo vire um caos. Torso sinceramente que isso aconteça, pois sou servidor publico do estado e tenho a compreensão de que a nossa população não merece esse tratamento que tem recebido do governo DEM.


Agradeço a compreensão de todos os leitores e principalmente aos que compõem o governo atual. Que se mobilizem, façam acontecer de verdade. A população do RN agradece.


CONQUISTE SEU EMPREGO: PE. A Prefeitura de Souto Soares/BA realizará Concurso Público, oferecendo 90 (noventa) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27 de maio/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários R$ 80.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PB: A Prefeitura de Santa Terezinha/PB realizará Concurso Público oferecendo 43 (quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27 de maio/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "ANIVERSÁRIO DE LEITOR/A": Maria do Carmo de Lima (21/05). Muita paz, saúde, fé e perseverança: votos do editor;


 = "Amigo Hermes, primeiro uma correção, no e-mail anterior escrevi "faixada" em vez de "faxada", pára definir a gestão de Rosalba, se bem que não está de todo errada a palavra "faixada", pois segundo o velho Aurélio, tem o significado de uma "superfície colorida ou aspecto diferente" E, de fato as obras realizadas pela governadora quando prefeita, eram bonitas por fora e feias por dentro, como diz o ditado mineiro: "por fora bela viola por dentro pão bolorento". Que a luta dos funcionários públicos em geral, seja vitoriosa. O Estado não funciona sem seus servidores, é preciso que os burocratas e tecnocratas dirigentes da administração governamental deixem de ser arrogantes, e, entendam isso. Se não o fizerem por convencimento, sejam obrigados pela pressão da massa trabalhadora. A greve é uma arma e um direito dos assalariados. Quanto ao Poranduba, caro Hermes, perdi o fôlego para editá-lo impresso. No entanto, projeto fazê-lo eletrônico, se Deus quiser! Abraço fraterno. Rubens Coelho". Amigo Rubens, o poder executivo busca, insistentemente, amparo na LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal para não conceder reajuste aos servidores públicos. A lei maior CF – Constituição Federal de 1988 diz o seguinte lá no Cap II – Direitos Sociais:


 - Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010);


IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;


Quer dizer, para não REAJUSTAR temos a LRF, para "cumprir a lei" constitucional... Cadê a Constituição Federal? Será que está na lixeira!!! Outra, dividamos o atual mínimo de R$ 545 pelos 8 itens, acima, o cidadão terá R$ 68,13 (sessenta e oito reais e treze centavos) dá de vestir (e vestir-se), moradia, alimentação... . Peraí??? Não tem LRF para salários de parlamentares não? Quanto O PORANDUBA na versão virtual manda vê cabra da peste, estamos aguardando viu?


 = Há 99 (21/05/1912) nasceu, em Mossoró, Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia (in memória 1996) foi deputado estadual, federal, senador e Prefeito de Mossoró. Foi o prefeito da tricotomização do Rio Mossoró e perfurador dos primeiros poços profundos da cidade.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 289/2009 (de 06/12), relatamos os seguintes temas: Alerta do JMA sobre Acordo da CEF; Caravana da Anistia – Punição para Torturadores; Bronca do Leitor (120) – Fátima Ferreira. FIQUE SABENDO: O Marginal sabe de cor e salteado;


 - O OUTRO LADO DOS MOVIMENTOS GREVISTAS (Comunicação ativa) - As assessorias de Comunicação das categorias grevistas, vinculadas ao serviço público, estão dando um show de eficiência. Aula de como fazer a coisa certa. O que o Blog tem testemunhado, não é apenas o repasse em tempo ágil de informações oficiais, mas a suplementação com dados técnicos e canais para entrevista direta a lideranças dos movimentos. Até há alguns anos, a imprensa era inundada por informes praticamente unilaterais. Em muitas ocasiões era difícil se estabelecer um equilíbrio mínimo no tratamento do noticiário, por falta de meios.


Isso é ótimo para a democracia. Ótimo para que a opinião pública possa tirar suas próprias impressões sobre esses conflitos que dizem respeito ao seu cotidiano, pois tratam do funcionamento de áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública. FONTE: Carlos Santos – Coluna do Herzog, www.blogdocarlossantos.com.br, 19/05/2011;


 - No dia 28 de maio a Igreja Cristã Evangélica Central de Mossoró comemora 29 anos. A data será celebrada com um grande culto campal, a partir das 19hs. Na ocasião o cantor Felipe Gurgel, mais conhecido como Felipão, ex-Forró Moral, dará um testemunho de vida e falará sobre as mudanças que Deus tem feito na vida dele. Além de Felipão, o grande culto também contará com a presença da Banda Kerigma. A Igreja Cristã Evangélica Central fica localizada na Rua Tiradentes, Centro, ao lado da Bel Peças. FONTE: Quixotecomunicação.com em 17/05/2011;


 - Hoje é Dia da Língua Nacional e Dia do Desenvolvimento Cultural. Amanhã (22) será Dia Internacional das Diversidades Biológicas.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: a professora Amanda Gurgel, pela sua aula de cidadania na Assembléia Legislativa do RN em 10/05/2011.

Quem canta...

 Meu olhar vagabundo / De cachorro vadio / Olhava a pintada / E ela estava no cio / Era um cão vagabundo / E uma onça pintada / Se amando na praça / Comos animais ... . ("Como Dois Animais. De Alceu Valença – Canta A. Valença).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário