sábado, 10 de julho de 2010

Democratizando a Comunicação - Edição 349 (Anexo: Curve-se Diante da Natureza).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 349 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 10 julho de 2010 (atualizado às 06h).

"Causo democrático".

"Mané Beradoeiro conta:  A menina chegou para a mãe e falou: " - Mãe, quando a senhora estava viajando, pai dormiu com eu a noite passada". A empregada escutou a conversa e resolveu dá um pitaco: " - Não é com eu, é comigo!" Aí a menina emendou: " –  Não, foi com eu mesmo. Com você foi na noite anterior"". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados(as) Amigos(as):

Final da tarde de ontem, tomei conhecimento de que o MEIOS – Movimentos de

LICENÇA MATERNIDADE É AMPLIADA - O Senado aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que torna obrigatória a ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses. Pela legislação atual, a licença de 180 dias é facultativa às empresas, que têm liberdade para aderir ou não à extensão do benefício.

O Congresso já havia aprovado a licença facultativa de seis meses para as empresas e órgãos públicos. Para que a licença obrigatória entre em vigor, a PEC ainda precisa ser analisada pela Câmara. Se aprovada, segue para a promulgação. Autora da PEC, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que a ampliação da licença maternidade traz benefícios às empresas. "A mulher, quando fica mais com o filho, volta ao trabalho mais produtiva e falta menos", afirmou Ciarlini. Fonte: Folha Online, na base de dados do sítio www.endividado.com.br/.

SÊBADO COMPLETOU CINCO ANOSNa edição anterior registrei que o Dr. Marcos Almeida completou mais um "aniver" no dia 08/07, só que acabei esquecendo que naquele dia também outro bebê estava de idade nova o Sêbado (mistura de sebo com sábado e não sei o que...). Como a data chegou numa quinta-feira e com muita labuta, o Marcos está chamando os/as amigos/gas para uma bebemoração (será que combina com Sêbado?) logo mais a partir das 10h. O amigo Marcos salienta que quem não bebe poderá visitar o Sêbado todos os sábados, não é critério ser apreciador do líquido etílico para visitá-lo. Falar em aniversário ainda é tempo de mandar felicitação para outro amigo e leitor de carteirinha desta coluna o Dr. Milton Marques, de idade nova desde de ontem. Paranbéns e que Deus abençoe todos vocês!!!

BRONCA DO LEITOR (167) - Caro amigo Hermes. O "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias" cada dia melhor. Informações precisas e bem distribuídas. É o que poderíamos denominar de caleidoscópio. Conforme se nota, aprecio o todo. No entanto, estou sempre ligado ao espaço BRONCA DO LEITOR. Este, de nº 166 (edição 347), me chamou a atenção. Parece-me que o participante é Funcionário do Estado - Professor de Geografia, pela sua identificação.

Analisando o seu depoimento, verifica-se que ele falou pela boca de muitos que estão a mercê desses passos de tartaruga por que passa a Saúde Pública. É bom lembrar que, quando um político está enaltecendo esse setor, dizendo que tudo vai bem obrigado, seria bom que as vítimas formassem uma fila e o desmascarassem em via pública. E mostrassem exemplos, tipo esse que o nosso colega mostrou. Ou arranjassem um jeitinho (brasileiro) para ele descer do palanque bastante desmoralizado.

Não dá mais para suportar tantos floreios sobre Saúde, Educação e Segurança Pública. A violência está aí, às escâncaras. Não são apenas os sopapos, tiros e pancadarias, provocando homicídios. Isto que o nosso Iram de Oliveira retrata também é violência porque o Poder Público está negando um direito de que dispomos. E pagamos muito caro para obtê-lo, através de impostos, taxas, contribuições e outros aparatos do gênero tributos. Considero esse desmando e menosprezo da Saúde Pública, um crime comissivo por omissão. Mas, formalizá-lo como? Aí é uma questão de instrumentalidade. Continuamos ao deus dará. Isto me faz lembrar uma "tirada" de uma ex-Senadora nordestina bem atuante: "Um dia a gente acaba aprendendo". Forte Abraço, Amigo. E muita saúde. Aquela oferecida pela mão de Deus. DINIZ.

FIQUE SABENDO... "Síndrome da Pressa". Por Chris Bueno – Especial para Ciência e Saúde. (Fonte: Elizeuda Barbosa, e-mail pessoal, em 06/07/2010).

Você vive de olho no relógio? Está sempre reclamando que não tem tempo pra nada? Quase tem um chilique se tem que esperar 10 minutos pelo almoço? Tem vontade de atropelar alguém que anda em um passo mais lento que o seu? Com certeza, uma maioria esmagadora de pessoas responderia "sim" a todas essas perguntas.

A pressa é uma característica dos dias de hoje e é muito difícil encontrar alguém que não tenha que cumprir prazos e horários, ou não se importe com eles. Mas especialistas afirmam que essa preocupação excessiva pode ser considerada uma síndrome, com consequências importantes para a saúde.

Apesar de não ser reconhecida oficialmente pela psiquiatria, a síndrome da pressa é estudada desde 1980. Segundo estudo realizado pelo International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR), entidade que estuda os efeitos do estresse, o transtorno já atinge cerca de 30% dos brasileiros. Ela não constitui uma doença, mas uma série de comportamentos que altera significativamente a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

As pessoas que sofrem desse transtorno vivem literalmente com pressa, ou seja, não sentem ansiedade apenas em contextos específicos, como antes de uma reunião importante. "A pressa do dia-a-dia é pontual, direcionada para um momento. Já a síndrome acompanha o indivíduo nas 24 horas. Ele acredita que é pouco tempo para dar conta de suas demandas, acumula cada vez mais funções e se sente culpado se não faz mais coisas", explica a piscóloga Katie Almondes.

Hostilidade

O transtorno é caracterizado por um conjunto de sinais como tensão, hostilidade, impaciência, ansiedade, valorização da quantidade e desvalorização da qualidade, sono agitado, inadmissão a atrasos, problemas de memorização e interrupção da fala de terceiros.

Geralmente a pessoa que sofre da síndrome da pressa demonstra sua agitação até mesmo no seu modo de andar, falar e escrever: o passo acelerado, a fala atropelada e a escrita abreviada (muito comum em tempos de internet) são marcas típicas do transtorno. "Outro sintoma é a agressividade, pois a pessoa que está sempre com pressa quer que todos sigam o seu ritmo", aponta a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente do Isma-BR. Quem estiver em outro ritmo pode levar um empurrão ou até ser agredido no trânsito.

A síndrome da pressa apresenta sinais semelhantes ao do estresse em estágio avançado, e é comumente confundida com ele. Porém, os problemas tem origens diferentes. Enquanto o estresse avançado é uma reação física e psicológica a um evento novo, ameaçador ou angustiante, a síndrome da pressa é desencadeada por um padrão de comportamento em que o próprio indivíduo traz o estresse para si – ou seja, na maioria das vezes, ele próprio transforma sua vida nesse corre-corre sem fim, seja para produzir mais e ter mais retorno financeiro, seja para ter mais reconhecimento no trabalho.

Os pesquisadores ainda não sabem se esse transtorno é causado pelo ritmo frenético imposto pela atualidade, ou se é uma característica genética.

Consequências

A pressa constante afeta a qualidade de vida em vários níveis: pessoal, profissional, emocional e físico. Isso porque a pessoa deixa de se dedicar aos relacionamentos e a qualidade do trabalho fica comprometida. Além disso, a ansiedade e a frustração constantes afetam a qualidade do sono e da alimentação, o que pode acarretar uma série de doenças. Depressão, distúrbios gástricos, transtornos alimentares, insônia, dores musculares, fadiga e pressão alta podem ser algumas consequências.

"Tem dias que eu tenho chilique se pego trânsito intenso ou uma fila longa", conta Carolina Bittencourt, estudante universitária e professora de inglês. Ela conta que já teve discussões com pessoas que estavam a "atrasando". Furar fila e passar em sinal vermelho também são deslizes que confessa cometer. "Depende da minha pressa e se estou atrasada ou não", afirma. Ela diz que vive acelerada e se justifica pela quantidade de coisas que têm de fazer. Mas o ritmo desenfreado já está mostrando suas consequências: "Vivo de mau humor, tenho muita dor nas costas e acabei de descobrir que estou com gastrite", conta. Mesmo assim, ainda não pensa em desacelerar.

Movimento "slow"

O jornalista canadense Carl Honoré, um dos mais conhecidos nomes do movimento "Slow" (devagar, em inglês) aponta que essa correria desenfreada prejudica não apenas as pessoas. "Tanta velocidade ameaça até mesmo a economia e o meio ambiente", diz. De acordo com ele, o mercado tem se baseado no crescimento rápido, no lucro e no consumo imediatos, e isso está levando o mundo ao colapso econômico e ambiental.

Honoré concorda que, em algumas profissões, a pressa é indispensável. É o caso de bombeiros, policiais ou médicos, que precisam de velocidade para atender emergências e salvar vidas. Outra área em que a pressa é essencial é no esporte, em que a velocidade está em muitas competições e é responsável por grande parte da emoção. "Ninguém assistiria uma competição de vagareza, nem ficaria torcendo pelo último colocado, aquele que conseguiu chegar mais devagar", aponta.

Os problemas começam quando a pressa não é necessária, mas exigida. Ou seja: para ser bom, é preciso ser veloz. "Mesmo quando queremos desacelerar, uma voz dentro de nós fica repetindo para irmos rápido. Acabamos nos sentindo mal se fazemos poucas coisas, ou se demoramos para fazê-las", ressalta Honoré.

Desta forma, a pressa acaba se tornando um vício difícil de ser vencido. "Eu sou viciada em pressa. Não consigo, e não gosto, de fazer nada devagar. Estou sempre correndo, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, e quero que as pessoas à minha volta sigam meu ritmo, senão parece que o trabalho não flui e a produtividade diminui", confessa Bittencourt. Apesar de se assumir uma apressada, a estudante afirma que gosta da velocidade e acredita que é difícil mudar. "Não consigo diminuir o ritmo. Me sinto mal se ficar parada e me irito quando demoro muito para terminar alguma coisa".

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte/RN está oferecendo 66 (sessenta e seis) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 15 de julho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 8.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL – O CFP – Conselho Federal de Psicologia está oferecendo 150 (cento e cinquenta) VAGAS para VÁRIOS, inscrições abertas até o dia 06 de julho/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 4.413,31. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 191 - Semana: 28ª – Faltam: 174 dias;

 = "Olá tal do Hermes boa noite, obrigado por ter lembrado do meu dia (edição 346), sempre que posso leio sua coluna de noticias, saudações a todos e fica com Deus, abraços do amigo Julimar Monte". – Amigo Julimar, é bom tê-lo como amigo cunhado. Saúde e paz irmão, você um profissional nota dez. Viva ao progresso;

 = Há 49 anos (11/07/1941) era fundado o SECOM – Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 209/2009 (de 25/04), relatamos sobre os seguintes temas: Comerciários já tem Piso Salarial Definido; ASFUC Convoca Associados; Bronca do Leitor (47) – Manoel Soares. FIQUE SABENDO: Acidente Nuclear de Chernobil: 26 de Abril de 1986;

 - MEC derruba liminar e CPF volta a ser obrigatório nas inscrições do Enem 2010, que foram prorrogadas para 16/07. FONTE: Globo.com, 09/07/2010;

- Hoje é Dia da Lei. Amanhã (11) será Dia Nacional dos Trabalhadores em Serviços Telefônicos.

DEDICO esta edição aos trabalhadores em serviços telefônicos.

"Quem canta...

"Meu telefone, que sabia quase tudo / De repente ficou mudo / E mais nada quer dizer...". ("Minhas Coisas". Composição: Odair José, canta: O.José).

...os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Um comentário:

  1. oi amigo hermes,to passando so para te desejar um b dia,te agradecer por esta pagina tao importanta ,e salutar,e dizer que a programaçao da nossa tv,está muito a desejar,especialmente ,a programaçao da rede globo,sempre discriminando os
    que professam a sua fé sm deus,nos que temos deus como nosso salvador,estamos estamos tendo que atu
    rar,uma briga entre eles e a record,tendo que su
    portar,minisserie,com atores da globo,fazendo se
    xo em cima da biblia sagrada,coisa que faria corar,mané boiadeiro.
    caro amigo hermes,o caso bruno,e fruto dessa
    campanha destrutiva,que estao fazendo contra a familia brasileira,criando pessoas que nao tem respeito por seus pais,voce acha que quem nao tem respeito p a familia ,respeitará o seu proximo,voce hoje liga a tv brasileira,e assiste
    estupefato,reportagem de pais de familias,sendo
    questionados,por nao aceitar seus filhos trazerem namorados p dormir em casa,sao considerados jurássicos,pais desumanose desatualizados,com a desculpa que lá fora tá muito violento,vamos aceitar wue eles namorem no quarto e depois durmam ,nao e uma beleza.,cora mané boiadeiro,cora.
    abraços ,do amigo que muito te estima
    itamar de sousa

    ResponderExcluir