terça-feira, 27 de julho de 2010

DC - Coluna de Notícias, edição 354 (Anexo: Reclamas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 354 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 28 de julho de 2010 (atualizado às 06h).

"Causo democrático".

Mané Beradeiro conta: " O pai mandou o mocinho, meio abestalhado ir até Caicó, procurar o médico e dizer a ele que seu pai estava doente, sentindo as mesmas dores de sempre. O filho selou a burra e foi para Caicó. Quanto contou a história ao médico, este falou: "-Diga a seu pai que tome um vidro de elixir 1914". O rapaz voltou em cima do mesmo rastro. Ao chegar em casa o pai indagou: "-Que foi que o médico disse?", a resposta: "-Disse que o senhor tem é muito chifre, desde 1914!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados(as) Amigos(as):

Leio no Blog do Tio Colorau nota (com fotos de um carro com logomarca do Detran) citando que servidores "em greve" utilizavam a viatura em pleno sábado, para interesse pessoal. Conhecedor da realidade dos servidores efetivos do Detran em Mossoró, posso afirmar que o veículo, de fato tem a logomarca do Detran mas, não eram servidores que o utilizavam. Aliás, estes nem pegam nos dois SIENAS do Departamento do Trânsito existentes em Mossoró. Um deles está disponibilizado ao Coordenador Geral do Detran/Mossoró e um outro a disposição do serviço de educação do trânsito, e que a sede deste serviço funcionava no Batalhão de Trânsito situado na Avenida Lauro Monte. O carro foi flagrado no dia 17/04 (sábado) e publicado no sítio www.tiocolorau.com.br/. Por falar em Detran, logo mais, às 10h haverá uma Assembléia Geral de avaliação de greve na capital do estado, se for votada a continuidade do movimento os servidores do Detran daqui retornarão ao movimento paredista a partir de amanhã (29). Encerro esta edição com uma ótima notícia: Dra. MARIA LALY CARNEIRO MEIGHAN será homenageada pela UERN, volto sobre este assunto na próxima edição. Boa leitura nobre leitor/a.

SUPEREXPLORAÇÃO DOS TRABALHADORES na maior obra do PAC. Funcionários da usina hidreélitrica Santo Antônio, construída no Rio Madeira, denunciam as condições de trabalho que os levaram à revolta. A suntuosidade das cifras, contudo, contrasta com as péssimas condições de trabalho nos canteiros de obras. Lá, a pausa para o almoço é de apenas uma hora. Pouco para quem leva vinte minutos para se locomover de ônibus até o refeitório e ainda aguarda mais alguns minutos na fila. Nas obras de Santo Antônio, para os que moram nos alojamentos, é obrigatório o pagamento de R$ 26 ao mês para o aluguel da moradia.

O trabalho é árduo. João trabalha faz pouco mais de um mês na área de concretagem e reside na periferia da capital Porto Velho. Segundo ele, é comum a não-adaptação dos trabalhadores dentro daquele "buraco quente". "Os desmaios a gente nem conta. Dentro do buraco é a rocha; e ela esquenta e seca o ar todo. Mandam para o ambulatório e, depois de 15 minutos, a pessoa está na frente do serviço de novo", descreve. João conta que, nas obras, "parece que a nuvem foge do sol". FONTE: www.brasildefato.com/.

CANTORIA POPULAR – Nosso repórter por uma edição de hoje é o amigo e poeta Aldaci de França, com o seguinte:

Amigo Hermes. Estou lhe convidando e os seus leitores que admiram a poesia popular nordestina, para uma Cantoria que farei com o Poeta Antônio Calixto, que virá de Pau dos Ferros. Será no próximo dia 31 (sábado), as 08h da noite, na Cantina do "Parente", em frente à Igreja de Cristo, na Rua Marechal Hermes, centro. Não percam. Um abraço, Aldaci de França.

MOSSORÓ GANHA SEU PRIMEIRO FESTIVAL DE TEATRO PROFISSIONAL – A partir da próxima quarta-feira, as ruas de Mossoró respiram teatro. Trata-se da Mostra de Teatro de Rua, que acontecerá na Praça do Portal do Saber, comunidade da Baixinha (Abolição I), pelo período de cinco dias, com oficinas teatrais, debates e apresentações de vários grupos, de Mossoró, Natal, Paraíba e Pernambuco. Trata-se da I Bienal Nacional Potiguar de Teatro, que acontece em Natal e Mossoró, com o patrocínio da OI, através da Lei Câmara Cascudo. Em Mossoró o evento é produzido pelo Ponto de Cultura Baixinha Berço das Artes, do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, e conta com os apoios do Hotel Thermas e Hotel Villa Oeste.

ESPETÁCULOS – Durante a Mostra de Mossoró serão seis espetáculos teatrais, distribuídos pelos cinco dias de apresentação. A abertura acontecerá na quarta-feira (dia 28), às 20h, com o espetáculo A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró, do grupo anfitrião O Pessoal do Tarará; na quinta-feira (dia 29), A companhia Bagana de Teatro, de Mossoró, apresenta, às 20h, o espetáculo Shakespariano; na sexta-feira, o também mossoroense Arruaça apresentará o espetáculo O Vôo do Cavalo do Cão, às 20h. No sábado, o grupo teatral Alegria, de Natal, apresentará o seu espetáculo O Auto do Caldeirão, às 19h. Na mesma noite, às 21h, A Trupe Arlequim de João Pessoa (PB) fará uma apresentação de seu espetáculo Circo Arlequim; no domingo, a Mostra de Teatro de Mossoró chegará ao fim, com a apresentação do espetáculo Quixotinada Cruzaventuras Sertanholas, da Companhia de Eventos Lionarte, de Pernambuco, às 19h. Todas as apresentações acontecerão na Praça do Portal do Saber.

DEBATES – Após cada apresentação, haverá um debate sobre os espetáculos apresentados, que será intermediado por artistas e intelectuais mossoroenses.

Pela primeira vez, Mossoró terá um festival de teatro profissional, reunindo vários grupos. "Queremos convidar toda a população mossoroense para as atividades deste festival. Um festival não é algo fácil de fazer, não acontece todo dia, e este Pólo de Mossoró está muito bem cuidado pelo grupo O Pessoal do Tarará", afirma o diretor da Bienal, Judilson Dias.

MOMENTOS DIVINOS – Encontro o amigo Francisco Nirton, da era colegial, e há muitos anos não o via. Falou-me de suas atividades depois de aposentado pelo Correios e de sua fé na vida religiosa, Nirton está engajado no grupo de orações Momentos Divinos - Mãe da Divina Providência com extensa agenda diária e atendendo solicitações para o Terço da Divina Providência. Interessante as orações com Moradores de Rua que acontece uma vez por mês com Café da Manhã, objetivando a partilha e valorizar o pão de cada dia. O próximo Café da Manhã com Moradores de Rua será no dia 11/08 (quarta-feira) na Catedral. "Estamos com todas as atividades na Catedral de Santa Luzia, provisoriamente, enquanto o Santuário Sagrado Coração de Jesus passa por serviço estrutural", disse Francisco Nirton. Saúde e paz amigo Nirton, a você e familiares.

BRONCA DO LEITOR (170) - A educação pública no Brasil está em declínio, apesar de não ser mais surpresa mantermos a esperança de um dia quem sabe melhorar. As provas do ENEM confirmam o que já se comentavam em bastidores. À falta de investimentos dos governos como também consecutivos erros de prioridade ex: investir no ensino superior em vez da educação de base. Que realmente no segundo caso, está as favas. A forma de aplicação dos conteúdos é absolutamente "arcaica", assim dificulta o aprendizado do aluno(a) entre outras, afasta os mesmos da sala de aula, é preciso reciclar, começando pelos os educadores, mudar sua postura, forma de agir, de pensar, comportamentos etc. Hoje vivemos na era da informática, estar nos lares das pessoas, lan-house da vida, já nascem com isso no dia-dia. Informática é a questão (informação) mais essa tecnologia ao nosso ver, ainda não chegou na escola. A escola tem que ser o lugar da mudança, da transformação, a escola não pode deixar que essa mudança parta dos marqueteiros oficiais. Das empresas, das novelas da Globo, enfim, do empresariado em geral. Né mesmo? Entendemos o porquê dos governantes priorizarem outras áreas para investir em vez da educação, deve ser porque a educação não renda preciosos votos, é que o sujeito letrado (esclarecido) geralmente tende a votar na oposição. É preciso mudar esse pensamento, pois nenhum país do mundo tornou-se grande potência econômica sem antes fazer sua revolução educacional.

Entenda que não estamos falando de investimentos, prioridades em prédios, escolas, quadras cobertas, isso não. É sim no material humano, no professorado. Precisamos de educadores que estejam comprometidos com o ensino, e o professor precisa acompanhar as mudanças sociais e a evolução do conhecimento, a fim de se manter constantemente atualizado. O educador não pode acreditar na sorte e sim em DESEMPENHO. É certo os professores evoluírem e achar uma nova forma (atualizada) de transmitir os conteúdos para os alunos(as), já que "piscina e quadra coberta não ensina, quem ensina é gente" (Claudia Costin). Obrigado. Iram de Oliveira - Geografia.

FIQUE SABENDO... "O que é Acidente de Trabalho?". (Fonte: www.ibge.gov.br).

Acidente do trabalho é aquele que ocorre durante o serviço, ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional e pode resultar em morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho. Seja em caráter permanente ou temporário, o acidente de trabalho inclui também as doenças ocupacionais.

As causas de um acidente podem ser naturais ou por falta de medidas de proteção.

Neste último caso, o empregador pode ser punido com três meses a um ano de detenção, segundo o artigo 132 do Código Penal Brasileiro. Mas o grau de responsabilidade do empregador é relativo; portanto, a punição depende da situação e do tipo de acidente.

Para avaliar a responsabilidade do empregador são considerados alguns fatores. Verifica-se se existe e como é administrado o treinamento de funcionários, o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos, o acompanhamento dos serviços realizados, a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), entre outros.

Cada empresa deve elaborar seu próprio PPRA, através de um serviço especializado que pode ser terceirizado ou não.

Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.

Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.

Hoje, não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

CONQUISTE SEU EMPREGOBA, A Prefeitura Municipal de Central/BA está oferecendo 199 (cento e novena e nove) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06 de agosto/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 7.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

CE – I UFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia está oferecendo 06 (seis) VAGAS para PROFESSOR SUBSTITUTO, inscrições abertas até o dia 30 de julho/2010, escolaridade exigida: Superior . Salários até R$ 3.678,74. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 209 - Semana: 30ª – Faltam: 156 dias;

 = "Olá amigo Hermes tudo bem! Imagino que sim, pois há pouco estive na posse da coordenadoria do SINAI e você estava esbanjando saúde, graças a Deus. Não podemos nunca esquecer-mos de Deus pois nos faz abrir portas, e vencer obstáculos. Itamiram Alves". – Valeu amigo, obrigado por tudo;

 = Há 91 anos (28/07/1919) Epitácio da Silva Pessoa, foi o primeiro nordestino a dirigir o país pelo voto direto, tomava posse como Presidente do Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 214/2009 (de 23/05), relatamos sobre os seguintes temas: SINAI 20 ANOS; O Restaurante da ADUERN; Democratizando o Cinema; Bronca do Leitor (52) – Santino Arruda; FIQUE SABENDO: Anotações para a História de Mossoró;

 - Após gravar cenas do filme "Os Mercenários" no Brasil, Sylvester Stallone fez declarações nada agradáveis sobre o país. De acordo com a "Variety", durante a divulgação do filem no Comic-Com 2010, em San Diego, nos Estados Unidos, o ator foi sarcástico em relação à receptividade dos cariocas. "Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles diziam obrigado. Diziam "obrigado, obrigado e leve um macaco". Pudemos explodir vários prédios e todos ficaram felizes e ainda trouxeram cachorros-quentes para aproveitar o fogo", disse Stallone.

 - O juiz de Direito Herval Júnior continuará apresentando o programa "Conheça os seus direitos" todas às quartas, pela TV Mossoró, a partir das 20h. Direção da empresa e ele chegaram a bom termo, depois de algumas escaramuças. Ótimo. Fazer TV é uma tarefa hercúlea e ofertar tamanha prestação de serviço, também. FONTE: Blog do Carlos Santos, www.blogdocarlossantos.com.br, em 27/07/2010;

 - Hoje é Dia do Agricultor.

DEDICO esta edição aos agricultores do mundo.

"Quem canta...

"Debulhar o trigo / Recolher cada bago do trigo / Forjar no trigo o milagre do pão / E se fartar de pão...". ("Cio da Terra". Composição: Milton Nascimento e Chico Buarque, cantam: M. Nascimento & C. Buarque).

...os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário