sábado, 31 de julho de 2010

DC - Coluna de Notícias, edição 355 (Anexos: A Hora Certa e Currículo Dra. Laly)


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 355 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 31 de julho de 2010 (atualizado às 06h).

 

"Causo democrático".

Mané Beradeiro lembra aos homens: " Mulher é igual a Tusinami. Quando vem é aquela onda, OoOnNnDdDaAa!!! Quando vai, vai levando tudo:  leva casa, móveis e dinheiro!!!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados(as) Amigos(as):

 

Não esqueçamos que hoje temos em Mossoró: Sêbado, Rua Antônio Vieira de Sá – 895, a partir das 10h, com o sorteio do Balaio Julhino. Antes Cultura dos Monxorós (Rádio Rural de Mossoró - Am 990Khz ou www.ruraldemossoro.com.br) de 10h às 11 horas. Cantoria com a dupla de poetas Aldaci de França e Antônio Calixto, na Cantina do Parente sito a Rua Marechal Hermes, a partir das 20h. Já em Areia Branca o outro poeta, músico e cantor Genildo Costa lançará o livro "Saga da Poesia Sobrevivente" no Ivipanin Club (às 20h) e vamos dá uma força ao nosso amigo Genildo. Boa leitura nobre leitor/a.

 

O MST JAMAIS DESVIOU DINHEIRO PÚBLICO para realizar ocupações de terra – eis a conclusão da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), integrada por deputados federais e senadores, instaurada para apurar se havia fundamento nas acusações, orquestradas pelos senhores do latifúndio, de que os movimentos comprometidos com a reforma agrária se apoderaram de recursos oficiais.

 

Em oito meses, foram convocadas treze audiências públicas. As contas de dezenas de cooperativas de agricultores e associações de apoio à reforma agrária foram exaustivamente vasculhadas. Nada foi apurado. Segundo o relator, o deputado federal Jilmar Tatto (PT/SP), "foi uma CPMI desnecessária". Não tão desnecessária assim, pois provou, oficialmente, que as denúncias da bancada ruralista no Congresso são infundadas. E constatou-se que entidades e movimentos voltados à reforma fundiária desenvolvem sério trabalho de aperfeiçoamento da agricultura familiar e qualificação técnica dos agricultores. Por Frei Betto – Escritor. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

 

HOMOSSEXUAIS – CASAIS PODERÃO INCLUIR COMPANHEIRO NO IR - A Receita Federal aprovou parecer que dá direito à homossexuais de incluir o companheiro ou companheira como dependente na declaração do Imposto de Renda. O parecer 1.503/2010 da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional foi aprovado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e será publicada até segunda-feira (02/08) no "Diário Oficial da União". Em abril, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que casais formados por homossexuais têm o direito de adotar

filhos. Em junho de 2008, a Advocacia-Geral da União deu parecer favorável ao reconhecimento de união entre casais gays.

 

De acordo com o parecer, é necessário que o casal tenha vida em comum por mais de cinco anos para conseguir a inclusão - a Receita poderá notificar o contribuinte para checar a informação. FONTE: folha online, na base sitio: www.endividado.com.br/.

 

SINAI QUER IMPLANTAÇÃO DE PLANOS - Esta semana o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do RN encaminhou um ofício, ao Governo do Estado do RN, solicitando uma audiência com o Governador Iberê Ferreira de Souza. O objetivo da audiência é definir as datas para implantação dos Planos de Carreira e Remuneração das categorias de sua base: 1) Emater, 2) Idiarn, 3) Idema, Jucern, 4) Adm. Direta, 5) Gabinete Civil e 6) Secretarias, aprovados este ano, pedindo que essa audiência aconteça, preferencialmente, até o próximo dia 25 de agosto.

 

REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso interlocutor de hoje é o amigo Rogério Dias: Hermes veja a mensagem que o Dr. Milton Marques me enviou nesta terça-feira (27): "Dra. Laly será homenageada pela UERN com o titulo máximo de nossa Instituição. Merecidamente. Parabéns a Você pelo seu empenho, é um grande serviço que Voce presta a nossa cidade e a ciência médica. Acredito que aprovaremos sem problema a homenagem a Dra. A reunião do CONSUNI será na próxima sexta feira, pela manhã na Uern. Se Voce quiser comparecer darei acesso na hora da votação sobre o pleito. Um abraço MILTON."

 

BIENAL NACIONAL DO TEATRO POTIGUAR PROSSEGUE ATÉ AMANHÃA I Bienal Nacional do Teatro Potiguar prossegue em Mossoró até o próximo domingo, com diversas atrações na Praça do Portal do Saber, na comunidade da Baixinha (Abolição I). Espetáculos teatrais, atrações musicais e oficinas de teatro compõem a programação que teve início na última quarta-feira. Todas as ações são gratuitas graças ao patrocínio da Oi e Lei Câmara Cascudo.

 

Neste sábado, dois grupos farão espetáculos na Praça do Portal do Saber: às 19h o grupo Alegria, de Natal, encenará o seu espetáculo O Auto do Caldeirão; em seguida, a trupe Arlequim, de João Pessoa, mostrará o Circo Arlequim. No domingo a programação será encerrada com apresentação do poeta Antônio Francisco, e em seguida o espetáculo Quixotinada cruzaventuras sertanholas, da Companhia Linoarte, de Pernambuco.

 

MARIA, TEU OLHAR MATERNO NOS LEVA AO PAIÉ o tema da Festa Nossa Senhora da Conceição, edição 2010, que começa oficialmente no dia 05 e termina no seu dia maior 15/08. De 03 a 04/08 tem a peregrinação da imagem, na programação: novenário, noiteiros, pregadores e convivência fraterna. Lembrando que as novenas serão às 19h30min com barracas todas as noites. Missas: Dia 08 (domingo) 06h e 08h (para crianças) e Dia 10 (terça-feira) às 06h. Dia 15 (domingo) Procissão, 17h30min, e o encerramento com a Banda Religiosa FILHOS DO PAI.

 

BRONCA DO LEITOR (172)LEI DA PALMADA - Esse é o assunto do momento, o ESTADO, com seus especialistas se metendo nas famílias. Certo ou errado não deveria se ocupar com isso no momento, pois, já existem leis contra agressões é só fazer cumprir. Então porque não tomar medidas em prol das crianças que estão abandonadas nas grandes cidades, assaltando, matando, morando em baixo de pontes e viadutos, alem de praças como no caso na Praça 13 DE MAIO no centro do RECIFE – PE e se drogando com cola de sapateiro. O ESTADO é responsável por eles devido a situação. Então porque o ESTADO não manda seus especialistas em educação educar essas crianças, tira-las das ruas, darem escola, alimentação e saúde. Assim quem passa por ali vai se sentir mais seguro e feliz com o ESTADO. Luiz Carlos Dambroski, Olinda/PE.

 

FIQUE SABENDO... "Quem é a Drª. Maria Laly Carneiro Meignan". Por Rogério Dias Xavier – Artista Plástico. (Fonte: e-mail pessoal).

 

Maria Laly Carneiro Meignan é uma "mulher" mossoroense, uma ilustre mulher, médica, cientista, criadora de vários métodos de "reanimação humana", uma especialidade bem dedicada na medicina, dentro da área de anestesiologia. Maria Laly Carneiro Meignan formou-se em medicina na UFRN em Natal-RN, sendo uma estudante ligada aos movimentos contrários à malfadada Revolução de 64. Ela foi presa e colocada no 16RI (Natal-RN) e depois com a ajuda de um Habeas Corpus, conseguiu ser liberada e imediatamente viajou para Paris.

 

As autoridades francesas não aceitavam os diplomas emitidos pela UFRN, então ela teve que cursar novamente a mesma especialidade adquirida em nossa Universidade Federal. Poucos meses depois ela se casou com um conde francês, desse casamento ela teve duas mulheres (uma delas, atriz do cinema francês e um médico cardiologista). Hoje Laly Carneiro é uma médica cientista referenciada em toda a Europa.

 

Desde o ano de 2006 que eu tento com as autoridades mossoroenses, os clubes de serviços, as associações de classe, a UERN e a Faculdade de Medicina, fazer por uma questão de honestidade, o reconhecimento a tão ilustre figura de nossa terra. Agora eu recebi do Magnífico Reitor Milton Marques uma resposta no sentido da UERN prestar uma "justíssima" homenagem a essa insigne mossoroense.

 

Nota do editor: Final da tarde de ontem, soube que o Conselho Universitário da UERN aprovou o nome da Dra. Laly para ser a homenageada pela a instituição nas festividades do 42º Aniversário da universidade em setembro vindouro. Nosso muito obrigado aos amigos que contribuíram e acreditaram nesta justa homenagem à ilustre mossoroense. Para leitores/ras da lista o DC envia, anexo, o Currículo Vitae da Dra. Maria Laly Carneiro Meignan.

 

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de Jardim de Seridó/R está oferecendo 55 (Cinquenta e cinco) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11 de agosto/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.000,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

 

NACIONAL – O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social está oferecendo 520 (quinhentas e vinte) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 08 de agosto/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º grais. Salários até R$ 7.836,15. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 212 - Semana: 31ª – Faltam: 153 dias;

 

 = "Prezado amigo Hermes Oliveira, bom dia. Nesta manhã de quarta-feira, abro meu e-mail e deparo-me com a edição do DC Nº 354, de 28/07/2010, dando uma excelente notícia, que a UERN vai homenagear Dra MARIA LALY CARNEIRO MEIGHAM, cientista médica internacionalmente renomada, feminista e militante política de esquerda, que foi perseguida pela ditadura militar de 64. Acredito piamente que as pessoas de boa índole como o artista Rogério Dias, você, o professor José Ronaldo (UERN), a professora Telma Gurgel, e tantas outras, que lutaram bravamente pela reparação desta injustiça, com certeza, estão recompensadas por seus esforços. Pois, na concepção de Fernando Pessoa, tudo é válido, desde que a nossa alma não seja pequena. Abraços, Luiz Carlos - professor aposentado da UERN/FALA/DLE". – Isso mesmo companheiro Luiz, agora vamos todos, cantarolar: Tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus... . Saúde amigo;

 

 = Há 105 anos (30/07/1905) era criada a Cavalaria de Guardas Nacionais, em Mossoró/RN.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 

 - Memória: Na edição no 215/2009 (de 26/05), relatamos sobre os seguintes temas: Vigília; Manifestação em Defesa da Petrobras; Bronca do Leitor (53) – Irany Germano; Democratizando o Cinema; FIQUE SABENDO: Algo Novo no Movimento Sindical;

 

 - Vale Lucra R$ 6,6 bilhões no segundo trimestre, mais 344% ante igual período de 2009. Receita foi de R$ 18,98 bilhões. FONTE: Globo.com, em 29/07/2010;

 

 - Bovespa tem a 10ª alta seguida, a maior seguencia em quase 7 anos: subiu 0,84% hoje (ontem) e 10,8% em julho. FONTE: Globo.com, em 30/07/2010;

 

 - Hoje é Dia Mundial do Orgasmo. Amanhã (1º) será Dia do Cerealista e Dia do Selo Postal Brasileiro.

 

DEDICO esta edição aos/as gozadores/ras, da boa vida e aos cerealistas.

 

"Quem canta...

"Se você quiser brincar-car / De Papai e Mamãe comigo-go / Estou ao Dispor-por / Sem consequência de perigo-go...". ("Loba". Composição: Raul Seixa, Lena Coutinho e Cláudio Roberto - canta: Seixas).

...os males espanta".

 

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário