sábado, 24 de julho de 2010

DC - Coluna de Notícias, edição 353 (Anexo: Abraço - Permita-se).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 353 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 24 de julho de 2010 (atualizado às 06h).

"Causo democrático".

Mané Beradeiro conta: " Chico Martins, em Patu, na sua mercearia estava atendendo duas senhoras, quando uma olha para os pés dele e diz: "-Pia, comadre, como os pés de Seu Chico é grande!". A outra respondeu: "-Pu tamae dele, tá bom comadre". E Chico Martins não deixou de graça: "-Hei, respeite minha mãe, ele é uma mulher séria!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados(as) Amigos(as):

Abro esta coluna em busca de tema para comentar, com cuidado de trazer coisa nova, como? Se o lixo musical tocado é o mesmo, as "atrações culturais" são as mesmas etc e etc e tal. Mas as exceções? Ah!!!, são os poucos e os mesmos que reclamam não é mesmo? Pois bem, daqui a pouquinho, 10h, temos Cultura dos Monxorós na Rádio Rural (Am 990Khz) e para os amantes do Blues, se liguem na Tv Cultura a partir da 23h30min deste sábado. Amanhã temos o Concertão (Fm 103,3Mhz) que está de volta com o grande Prof. Tebas, que preparou um especial com o cantor e compositor cearense Belchior. O programa Concertão começa às 10h e vai até meio dia com muitas atrações de qualidade – renovei minha carteira de ouvinte com o professor. O Mossoró Mix promete mudanças e trará Capital Inicial e Jota Quest na próxima edição. Viva viva viva três vezes. Em Natal, Mané Beradeiro fará apresentação cultural das 18 às 19h de terça-feira (27), na Praça Cívica do Campus Central da UFRN, por ocasião da XVI EMANA de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2010. E boa leitura nobre leitor/a.

FGTS – BATE RECORDE NO 1º SEMESTREO Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve uma arrecadação recorde líquida de R$ 5,862 bilhões no primeiro semestre deste ano. O valor representa um crescimento de 158% em comparação ao mesmo período de 2009. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Caixa Econômica Federal. A arrecadação total do período representa 84% do total de arrecadação líquida de 2009. De acordo com a Caixa, o valor acumulado até junho deste ano é de R$ 11 bilhões.

O principal motivo para saques do FGTS são as demissões sem justa causa (63,8%), seguido pelo uso para a aquisição da casa própria (14%) e pelo beneficio concedido pela aposentadoria (13%). FONTE: www.diariodopara.com.br/.

CERTIDÃO DO SPC DEVE SER GRATUITAPROCON de SC vai notificar CDL da capital. Com o Código de Defesa do Consumidor embaixo do braço, especialistas nas relações de consumo são incisivos em defender o acesso gratuito da população aos cadastros de proteção ao crédito e similares. Diz a lei que, apesar de entidades como CDL e SPC serem representantes de lojistas, ou seja, privadas, os cadastros e bancos de dados de consumidores são de caráter público. E acrescenta que esses dados têm de ser acessíveis ao cidadão assim que ele os solicite. "A cobrança de um valor pelo acesso a informação seria uma forma de impedimento", diz o gerente do Procon de Santa Catarina, Sidinei Parisotto. FONTE: www.endividado.com.br/.

GREVE NO DETRAN CONTINUA – Natal. Em assembléia realizada nessa sexta-feira (23), a categoria avaliou as duas reuniões com representantes do governo (a primeira foi quarta-feira, dia 21, com o Secretário Chefe da Casa Civil, Dr. Leopoldo e a segunda foi na quinta-feira (22), com o Diretor Geral do Detran e seu Procurador Jurídico, Dr. Carlos Theodorico e Drº Marcos Vinícius, respectivamente. A situação continua pendente, hoje (ontem) durante a greve que está no seu décimo segundo dia, a categoria realizou uma assembléia onde o Sindicato e o Comando de Greve repassaram os informes, sendo feita junto à categoria uma avaliação e votados os encaminhamentos.

Diante da falta de uma definição quanto ao cumprimento do acordo a categoria decidiu continuar na greve e continuar buscando a solução do problema junto ao governador. Uma plenária, segunda feira, vai planejar as atividades da categoria para a próxima semana. Foi marcada uma próxima Assembléia de avaliação e encaminhamento para o dia 28, quarta-feira. Ficou encaminhado também a possibilidade de antecipação da assembléia, condicionada a apresentação de proposta encaminhada pelo governo ou pela própria direção do Detran. "Para a categoria a solução do problema passa pela indefinição de data para implantação das alterações do plano em sua plenitude, pendente desde 30/04 último". Cita o Boletim de Greve do Detran/RN.

FAD PROMOVE LANÇAMENTO DE REVISTA E ENCERRAMENTO DE CURSO – A Faculdade de Direito da UERN lançará a primeira "Revista da FAD" que tem a apresentação assinada pelo Conselho Editorial (Prof. Herval Júnior, Prof. Péricles Amorim, Prof. Alvino Filho e o Prof. Armando Lúcio) e é composta de artigos de professores e alunos do Curso de Especialização em Direitos Humanos da UERN. A solenidade será na próxima quarta-feira (28), às 19h, no Auditório da FAFIC - Campus Central (Mossoró) e no final do evento será oferecido coquetel em homenagem a primeira turma da Especialista em DH's/UERN.

XVI GRITO DOS EXCLUÍDOS 2010 – Os preparativos para o 16º Grito dos Excluídos estão acontecendo e na edição deste ano está em pauta o plebiscito popular sobre o "Limite da Propriedade da Terra". No sábado (24) haverá um encontro com os moradores/ras da comunidade Tranquilin com o objetivo de mobilizar e organizar a luta por moradia digna. O encontro será às 15h e contará um momento de lazer com teatro, batucada e dança. Lembramos que as plenárias do Grito dos Excluídos acontecem todas as segundas-feiras, às 15h, no SECOM.

BRONCA DO LEITOR (169) - Grande camarada. Tudo muito bem com a saúde e a família. O Interessante é que os servidores das indiretas não fazem parte da administração do estado. Segue mensagem "Boneca Rosa Branca", é linda. Um grande abraço, Gileno Fernandes.

FIQUE SABENDO... "O MACHISMO EM PAUTA". Por Pe. Alfredo J. Gonçalves. (Fonte: Carlos Antônio – Pastoral Operária, e-mail pessoal).

" São centenas, milhares, milhões de vítimas e de agressores silenciosos,

 protegidos pela privacidade da família".

São bem conhecidas as histórias de Mércia Nakashima e Elisa Samúdio. Com amplo espaço nos telejornais e na imprensa falada e escrita, ambas exibem, e ao mesmo tempo escondem, o machismo dissimulado da sociedade brasileira. É bem verdade que se trata de episódios extremos de violência contra a mulher, mas não deixam de apresentar um retrato do que ocorre à sombra da inviolabilidade do lar e da vida amorosa ou conjugal. "Em briga de marido e mulher não se põe a colher", diz um ditado popular nada apropriado para a consciência crescente da igualdade entre os sexos.

Somados à tragédia de Eloá e Lindenberg, vinculada pela mídia no final de 2008, o destino de Mércia e Elisa são exemplares de uma situação nada exemplar. Revelam a fragilidade e vulnerabilidade da namorada, noiva e esposa frente ao companheiro. Três casos, entre tantos outros, que mostram a mulher refém dos próprios sentimentos ou, pior ainda, dos sentimentos alheios.

Fica claro que a situação de namoro, noivado ou casamento, ou até mesmo uma paquera eventual, põe a nu um relacionamento desigual. Enquanto o homem, a qualquer momento pode romper a relação, deixar a companheira e "partir para outra", a mulher tem de pensar duas vezes antes de fazê-lo. Corre o risco de se tornar vítima do rancor, do ciúme ou da vingança que, em casos extremos, significam a morte. Aliás, como evidenciam inúmeras obras de literatura, amor e ódio moram no mesmo coração e na mesma casa.

Mas há outro aspecto que merece reflexão. A veiculação de semelhantes tragédias pelos meios de comunicação tem dupla face. Num primeiro momento, tende a transformar o caso em questão num grande espetáculo, uma espécie de show midiático. Mais do que uma informação sóbria e séria sobre os acontecimentos, o que se vê é um apelo ao emocionalismo do leitor ou telespectador. A forma sensacionalista de apresentar o desenrolar dos fatos, por um lado, e o processo de investigação policial, por outro, repetida com detalhes macabros e à exaustão, dirige-se mais aos sentimentos do que à razão, mais ao coração do que à cabeça.

A notícia já vem revestida de um juízo de valor apelativo e sedutor, impossibilitando uma visão crítica por parte do cidadão. Prevalece a divulgação imediata da manchete, não a análise de suas causas e conseqüências, e menos ainda a contextualização histórica e social da mesma. Impera a idéia do "furo de reportagem", muitas vezes sem confirmação prévia e adequada das condições em que tudo aconteceu. Em semelhante ambiente, não poucos veículos de comunicação adquirem um matiz fortemente panfletário. Isso sem falar do exibicionismo desnecessário e vexatório, que costuma agredir e desnudar a dignidade tanto das vítimas quanto dos suspeitos.

Num segundo momento, a espetacularização de tragédias desse gênero tende a encobrir um cotidiano de agressividade menos sensacionalista, mas não menos violento. Na medida em que se explora situações extremas, recheadas de imagens e detalhes escabrosos, a tendência é deixar na sombra as relações conflituosas do dia-a-dia. Relações que se prolongam por anos e até décadas no interior da vida conjugal e familiar. São centenas, milhares, milhões de vítimas e de agressores silenciosos, protegidos pela privacidade da família. Vítimas constituídas especialmente de mulheres e crianças, quase sempre obrigadas a esconder das pessoas mais íntimas (e das autoridades policiais) seus hematomas e cicatrizes, para não ter a situação ainda mais agravada.

Além de ocultar a violência cotidiana, a espetacularização midiática de alguns casos pode legitimar um machismo que tem raízes profundas na sociedade patriarcal brasileira, para não falar de outros países. "Que coisa bárbara, esse cara é um monstro, aquilo que é violência!" – tende a dizer o espectador frente ao destino trágico de Eloá, Mércia, Elisa, Isabela Nardoni, entre outras. Cego pelos holofotes e câmaras da mídia espetacular, torna-se incapaz de interpretar como violência o sofrimento silencioso e silenciado, às vezes por anos a fio, da própria esposa, irmã, filha, sogra, avó, da vizinha... Surdo pela estridência sensacionalista com que a notícia é veiculada, torna-se incapaz de ouvir o gemido, o choro, ou até mesmo o grito que vem do interior de sua própria casa... Mudo frente à telinha, por onde seguem desfilando imagens e comentários chocantes, tornar-se incapaz de avaliar o peso de uma jornada dupla ou tripla sobre os ombros da companheira que se encontra a seu lado.

O espetáculo exibido no cenário de um palco profusamente iluminado esconde e silencia o que ocorre nos bastidores e nos porões da sociedade. Sabemos o nome e sobrenome dessas mártires assassinadas de forma brutal, em muitos casos com requintes de crueldade, mas ignoramos a existência daquelas que sofrem um martírio diário e prolongado. Martírio destilado gota a gota na "paz do lar"! Essas permanecerão para sempre no anonimato.

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido está oferecendo 12 (doze) VAGAS para PROFESSOR SUBSTITUTO, inscrições abertas até o dia 09 de agosto/2010, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 3.070,96. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PB – Prefeitura Municipal de Patos está oferecendo 738 (setecentas e trinta e oito) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30 de julho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.200,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 205 - Semana: 30ª – Faltam: 160 dias;

 = "Olá, Hermes! Boa Noite! Tudo de bom para você e sua família! Só agora é que estou com tempo de abrir os vários e-mails recebidos. Estou enviando este, para informar que estou recebendo normalmente. Abraço. Laécia Cardoso". – Obrigadíssimo companheiro Laécia, suas mensagens também são sempre bem vindas;

 = "Oi Hermes tudo bem com você? Desculpa se não respondo os e-mails (falta de tempo). Seguem alguns, espere que goste. Abraços! Lucia Regina". – Gostei sim amiga, estou arquivando e repassando em seus devidos tempos. Paz e saúde a você e família;

 = Há 54 anos (24/07/1956) Câmara Cascudo é funda, em Natal, a Sociedade de Danças Antigas Ararunas. A Araruna é a única sociedade folclórica do Rio Grande do Norte com estatuto registrado em cartório e sede própria, localizada no bairro das Rocas, cidade de Natal.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 213/2009 (de 05/05), relatamos sobre os seguintes temas: Desabafo do Amigo Leitor; Vem aí o 8º Moto Show; Projeto Xadrez nas Escolas Públicas de Mossoró; Plantão de Inverno; AMBEV Patrocinará Mossoró Cidade Junina; Bronca do Leitor (51) – Prof. Geraldo Carneiro; FIQUE SABENDO: Manoel Candido Mariano da Silva Rondon: Dia de Rondon;

 - Banco Central decide aumentar taxa básica de juros da economia de 10,25% para 10,75% ao ano. É a 3ª alta seguida. FONTE: Globo.com, em 21/07/2010;

 - Desemprego em junho é o segundo menor da série histórica do IBGE: 7% só maior que os 6,8% de dezembro de 2009. FONTE: Globo.com, em 22/07/2010;

 - Amanhã (25) será Dia do Escritor, Dia do Motorista, Dia do Viajante e Dia do Colono.

DEDICO esta edição ao guarda rodoviário, escritores e colonos.

"Quem canta...

"Plantei um sítio, no sertão de Piritiba / Dois pés de guataiba, Caju, manga e cajá / Peguei na enxada, Como pega um catingueiro / Fiz acero, botei fogo / Vá ver como é que tá...". ("Capim Guiné". Composição: Wilson Aragão e Raul Seixas, canta: R.Seixas).

...os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário