domingo, 28 de fevereiro de 2010

Democratizando a Comunicação nº 307 (Aneso: A sua Amizade).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 307 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / http:/democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, domingo, 28 de fevereiro de 2010 (atualizado às 11h).


Estimados(as) Amigos(as):


O Ítalo Praxedes – idealizador do Jornal O JABÁ (há 6 anos no mercado), radialista esportivo, publicitário e outros afazeres no ramo da comunicação que o quengo não decorou, convida este editor para uma conversa. Topei o encontro com o mesmo e chegando lá o susto, pensei que era para vender o seu jornal e num é que para assinar uma coluna! Agora imagine a responsabilidade, no lugar do Vivi Tecladista, músico (da boa música) que por outros afazeres deixa o jornal. Disse para o Ítalo que a "semelhança" entre eu e o Vivi é que ele toca a música e eu só escuto!!! Conversa exaustiva, propus a calção de um CROSS FUSCA para assinar o espaço aberto no periódico, acho que ele vai esperar ser sorteado no jogo do bicho e atender meu pedido. Boa leitura!


LEGISLAÇÃO NÃO PREVÊ UNIÃO ESTÁVEL HOMOSSEXUAL - A união entre homossexuais juridicamente não existe, nem pelo casamento, nem pela união estável. Não há na legislação brasileira previsão para reconhecimento da aliança entre pessoas do mesmo sexo. Essa união é estável de fato, mas não de direito, pois está desprovida de amparo ou previsão legal. O argumento serviu de base para o julgamento de recurso apreciado pela 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. A turma julgadora reformou sentença de primeira instância, que havia reconhecido a união estável de um casal homossexual. O Tribunal paulista disse que o reconhecimento de uma relação homoafetiva era impossível.


SURPRESA - O caso tratava de Jorge e José que viveram 26 anos juntos, até que a morte do último os separou. Jorge resolveu bater às portas da Justiça para reclamar o reconhecimento da união. Ele juntou todas as provas que conseguiu para demonstrar que a longevidade da relação merecia apoio jurídico. Apesar de reconhecer que remava contra a maré jurisprudencial, quase toda ela no sentido da impossibilidade do pedido, o magistrado de primeira instância aceitou os argumentos da defesa e declarou o reconhecimento da união dos parceiros. O juiz apontou que não havia como negar que Jorge e José mantiveram relacionamento amoroso e constituíram família e isso era o suficiente.


CAIXÃO PARA MORTOS VIVOS, temos caixa para os mortos vivos que convivemos com eles no dia a dia, como os mortos de preguiça, mortos de bêbados, o morto nas calças, morto de feio e muitos outros que nos atrapalham; temos caixão de primeira (pág. 3).– Esta é a chamada de capa do Jornal O Jabá, mês de fevereiro, com linha editorial humorística mas que muita gente séria escrevendo.


EMPREGADOS DA DATANORTE TERÃO ASSEMBLÉIAO SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, através do seu presidente, convoca todos os empregados da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte S/A – DATANORTE, inclusive aqueles redistribuídos de conformidade com a Lei Complementar 228 de 2002, para uma Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 1º de março de 2010 (segunda-feira) às 08h, em primeira convocação com 50% (cinquenta por cento) mais 1 (um) dos sócios e às 08hs30min, em segunda convocação, com qualquer número de sócios presentes, no auditório da EMATER situado no Centro Administrativo do Estado, Br 101 Km 0 - Lagoa Nova, Natal/RN, para discutir e deliberar a seguinte ordem do dia.


PAUTA: 1) Elaborar, discutir e aprovar pauta de reivindicações de benefícios, reposição de perdas salariais e vantagens para os empregados da DATANORTE, inclusive aqueles redistribuídos na forma da Lei Complementar 228 de 2002, a ser encaminhada a direção da Companhia; 2) Delegar poderes à Diretoria do Sindicato, através dos seus advogados, para formular Acordo Coletivo ou Ajuizar Dissídio Coletivo, e 3) Desconto Assistencial.


SINTE PROMOVE ASSEMBLÉIAS dando início a Campanha Educacional e Salarial de 2010, a primeira assembléia acontecerá amanhã (1º) na Escola Estadual Winston Churchill. Em Mossoró/RN, antes marcada para o dia 04, foi antecipada para quarta-feira (03) às 08h no SESI.


NOTA DO EDITOR: A propósito da matéria acima, está mais que na hora dos sindicatos estaduais reativarem o FÓRUM DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO RN, que com brilhante ação conquistaram reajuste linear na Campanha Salarial de 2001. O SINAI sempre demonstrou o desejo dessa união entre as categorias e numa conversa informal com o Secretário Geral da ADUERN, Gautier, este ficou bastante interessado no assunto prontificando-se levar a idéias aos demais diretores daquela entidade. Ia esquecendo que o Rômulo Arnaud, do SINTE, também manifestou-se favorável a idéia recentemente.


BRONCA DO LEITOR (137) - Meu caro, Hermes com toda certeza esse rapaz de Geografia (da bronca 136) está mesmo na contra mão, e andar na contra mão, é muito perigoso, principalmente pessoas que são cegas de "um" olho, é grave. Rogério Dias.


FIQUE SABENDO... "Mais uma lástima para o nosso estado". (Fonte: http://concurseirolegal.blogspot.com, em 23/02/2010).

Dia 22 de fevereiro, foi publicado o Edital do tão esperado concurso da UERN.


Esse momento seria de muita comemoração para a comunidade "concurseira" do RN se não fosse o capricho da INVENTADA avaliação de títulos, principalmente no que tange ao cargo de nível médio.

A universidade, dando uma pontuação a mais para quem já trabalha no serviço público, quer de fato privilegiar os seus funcionários contratados, na maioria das vezes, de forma irregular.


O que poderia ser uma espécie de luz no fim do túnel para quem vem estudando a um bom tempo sem conseguir sucesso em concursos anteriores, pode se transformar em mais uma frustração. Não por falta de competência dos concurseiros que não possuem as costas largas e nem os famigerados "Q.I.", e sim em virtude de os figurões da administração pública estarem agora maculando com seus sujos tentáculos até mesmo os processos de seleção de servidores.


Isso já havia sido feito pela nossa amada prefeitura, não me recordo se no concurso para a educação ou se para o da saúde. Nesse último, também o tempo de serviço (decorrente de uma contratação IRREGULAR), valia pontinhos para os vampiros do executivo municipal.


Do ponto de vista jurídico creio que essa parte do edital que discrimina os os seres humanos normais, sem costas hipertrofiadas, e beneficia os apadrinhados pode ser anulada, dada a gritante violação do Princípio da Impessoalidade (também da moralidade) que deve nortear toda a administração pública, seja federal, seja estadual ou seja municipal.


Falei especificamente de uma parte do edital pelo fato de uma anulação total do concurso ser muito prejudicial à sociedade. Pior até do que a permanência do certame conforme se encontra atualmente.


As práticas administrativas de uma universidade não são complexas ao ponto de ser necessária uma etapa de avaliação de títulos. A UERN não está fazendo um concurso para Professor, nem para Juristas e nem para especialistas. Falo isso pois sou assistente em administração de uma instituição de ensino e assim que entrei em exercício só havia uma pessoa para me ajudar no aprendizado das rotinas administrativas, mesmo assim eu aprendi o necessário em pouquíssimo tempo. Não por eu ser um gênio, estou longe disso, mas por serem tarefas de certa forma fáceis, que não exigem uma formação específica para serem realizadas.


É bom que o Ministério Público abra os olhos. O nepotismo está nesse momento dando pulos de felicidade, pois ele encontrou uma nova forma de se perpetuar. Daqui a pouco tempo veremos mais prefeituras seguindo os exemplos de Fafá e da UERN. E no interiorzão do estado é que a coisa vai ser feia. Não será difícil um concurso p "secretário escolar" ter uma etapa de avaliação de títulos mais arbitrária do que a que vimos no edital do concurso da UERN.


Nesses concursos, não serão raras as questões de "alto nível", tais como:


- Na frase "O governo ignora o povo." quem é o sujeito?

a) Ignora;

b) O povo;

c) O governo;

d) N.D.A.


É isso mesmo, meus caros. Está se desenvolvendo no Brasil mais uma forma de se legitimar o nepotismo. Cabe a nós ficarmos de olho nas nossas "otoridades" e denunciarmos esses absurdos.


CONQUISTE SEU EMPREGORN – A Prefeitura de São Francsco do Oeste, está oferecendo 100 (cem) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06 de março/2010, escolaridade exigida: 1º e 2º graus. Salários até R$ 600,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação está oferecendo 08 (oito) VAGAS para Médicos - Neurologia, inscrições abertas até o dia 08 de março/2010, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 11.635,50. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


REGISTROS:


·         Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias: 59 - Semana: 9ª – Faltam: 306 dias;


·         "Hermes, quero continuar recebendo suas notícias. Feliz 2010. Francisco Martins, Apodi/RN". – Obrigado pela atenção amigo, professor e escritor Martins. Estamos no aguardo de sua visita à Mossoró, e a campanha dos livros? Manda-nos detalhes para divulgação ta? Paz e saúde a você e aos teus familiares;


·         "Amigo Hermes, bom dia! Você que gosta de música boa e antiga, lembra da "banca do distinto?" enviei o arquivo anexado para você. Amigo, perdoe-me, ia esquecendo informar o compositor, este é bem conhecido da galera atual. Eis o nome da fera: Compositor: Billy Blanco. Edson Modesto". – Esta eu não conhecia, busquei e a encontrei na voz do Ary Barroso. Legal mesmo, vai um trecho no Quem Canta..., os males espanta!


·         Há 67 anos (27/02/1943) era organizada a primeira Igreja Batista de Mossoró.


**********PANO RÁPIDO**********


v  Memória: Na edição no 167/2009 (de 06/01), relatamos sobre os seguintes temas: Fórum Social Mundial 2009: Mossoró no FSM; Pela Liberdade de Expressão; Sobre Orçamento e Custos; FIQUE SABENDO: Reis Magos, santos esquecidos dentro das tradições de Natal;


v  CONSERN 116 – Quem precisar de atendimento da COSERN deverá ligar, gratuitamente, para o 116. Apesar do risco de chuvas a empresa garante o serviço, que é pernamente. FONTE: Gazzeta do Oeste/Coluna Linha Gerais – Bruno Barreto, em 14/02/2010;


v  Petrobrás acha duas reservas de petróleo no mesmo poço nas camadas pós e pré-sal no RJ, com 54 milhões de barris. FONTE: Globo.com, 25/02/2010;


v  Ontem (27) foi Dia Nacional do Livro Didático. Amanhã (1º) é Dia do Turismo Ecológico.


"Quem canta...,

A bruxa que é cega esbarra na gente / E a vida estanca / O enfarte lhe pega, doutor / E acaba essa banca / A vaidade é assim, põe o bobo no alto / E retira a escada... . ("Banca do Distinto". Composição: Billy Blanco. Canta: Ary Barroso).

... os males espanta".


DEDICO esta edição aos/as turistas ecológicos.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Quer comprar na Internet com segurança? Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário