quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Democratizando a Comunicação nº 301 (Anexo: Hoje Você tem um Grande Deus).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 301 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / http:/democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 (atualizado às 08h).


Estimados(as) Amigos(as):


Temas para se comentar é o que não faltam, o que falta é tranquilidade para desenvolver um raciocínio equilibrado. Exemplifico esta edição, comecei início da tarde de ontem e às 07:30h (de hoje) estou encerrando. Trabalhos profissionais e afazeres particulares provocam pausas na editoração. Ainda bem que o amigão Diniz Santos, advogado e Professor, colabora com sua ótima bronca (abaixo). Boa leitura!


ALUNOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PODEM SER OBRIGADOS A PRESTAR SERVIÇO ou pagar pelo curso. "Obrigatoriedade de retribuição" é como o senador Valter Pereira (PMDB-MS) chama a sua proposta de obrigar universitários recém-formados em cursos gratuitos a prestarem serviços à comunidade ou contribuir financeiramente. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/09) já obteve parecer favorável do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) e está pronta para entrar na pauta de votação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).


A PEC também alcança os formandos de pós-graduação de universidades públicas, que ficariam sujeitos às mesmas

obrigações de prestar serviços à comunidade na área da sua habilitação profissional ou pagar ao ente federado (União, estado ou município) responsável pelo financiamento do curso. Neste último caso, o dinheiro seria utilizado prioritariamente na expansão de vagas na universidade gratuita. Walter Pereira justificou sua proposta assinalando que, diante do "fenômeno universal" da urbanização e da complexidade do trabalho na sociedade, aumentou o número de jovens que se candidatam a cursar universidades. Para o senador, os cidadãos não são tratados igualmente em relação à oportunidade de ingressar no ensino superior. FONTE: http://espacouern.blogspot.com, em 08/01/2010.


JUSTIÇA VOLANTE, EVITA ABORRECIMENTOS NOS ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOSAqueles acidentes de trânsito chatos, as discussões sobre de quem é a culpa, etc & etc.. Há um serviço público chamado Justiça volante. Se você se envolver em acidente de trânsito, ligue 0800-644-2020. São cinco viaturas equipadas com Juizado de Pequenas Causas, e, oficialmente, todo mundo sai de dentro da Van como se tivesse saído de um tribunal.


Parece que o serviço está prestes a acabar simplesmente porque ninguém liga. Ninguém conhece e guarde o número em seu celular. É importante que esta informação chegue ao máximo de pessoas. Este é o tipo de informação que é "direito do povo", mas que ninguém sabe! Fora que esse dinheiro já foi investido em equipamentos e deve ajudar de alguma forma para quem tem veículos e se envolve em algum tipo de acidente com prejuízos materiais! FONTE: http://ivanaldoxavier.blogspot.com/.


JORNAIS RECEBIDOSPara agradecer, todo tempo é tempo. Confirmo recebimento dos Jornais "O Jabá" do jornalista e radialista Ítalo Praxedes que assina a coluna Humor no Futebol, entre outros colunistas estão Vivi – Tecladista e Xavier Araújo – músicos dos bons e que primam pela boa música, com as colunas Extrato de Tomate e Acústico, respectivamente. Outro excelente jornal cultural é o "Poranduba", do mestre Rubens Coelho, que traz uma entrevista com o chargista Expedito de Assis Silva, além de farto material sobre Antônio Conselheiro e o genocídio no sertão da Bahia em Canudos – o genocídio não reconhecido.


BRONCA DO LEITOR (131) - Caro Amigo Hermes. Parabéns! Você voltou com o "DC - Coluna de Notícias" com gosto de gás. Aproveito para dirigir alguns comentários sobre a "bronca do leitor 130" do Luiz Carlos Dambroski. Ele talvez não alcançou a minha geração. Naquele tempo, havia ordem a partir do berço. Filho obedecia aos pais, seguia suas orientações até se tornar emancipado, com as raríssimas exceções. Por outro lado, havia ordens nas ruas. O Poder Público podia, por intermédio dos seus órgãos de segurança, reprimir malfeitores sem aquela de estar ferindo os direitos humanos. Pelo contrário, eles é que estavam desrespeitando os direitos do cidadão contribuinte. Essas ONGs, que se "queixam" ser defensoras dos direitos humanos - sem fins lucrativos mas não deixam de receber a "bolada" dos COFRES PÚBLICOS - nunca defenderam e nem defendem os HUMANOS DIREITOS. Vão às portas de cadeias mas, não batem às portas do casebre onde estão as vítimas (viúva e crianças sem ter o comer) de um crime bárbaro, por motivo torpe, na terminologia do Direito Penal. Portanto, o caro amigo Luiz Carlos, terá muito que gritar nas ruas - do Recife ou de qualquer outra cidade brasileira - PAZ, PAZ, PAZ.


Acrescente-se a esse apelo: JUÍZO, JUÍZO, JUÍZO para quem defende ferrenhamente os bandidos que basta uma pequena folga da prisão, às vezes por simulação ao critério da "boa conduta", voltam a delinquir. Sou favorável à repressão incondicional à desordem. HUMANOS DIREITOS PRECISAM VIVER. Só uma perguntinha: é justo um bandido tirar a vida de um ser humano inocente e no presídio passar a receber um auxílio-reclusão superior ao que ganha, honestamente, um trabalhador com salário-mínimo? Está lá na Portaria Interministerial MPS/MF Nº 48, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2009, Art. 5º e seus parágrafos.


Portanto, em não aceitando a repressão corretiva, nunca mais deixaremos de ver sangue nas ruas, conforme viu o amigo Luiz Carlos. A polícia estava lá. Mas fazer o que? Apanhar e ficar por isso mesmo? Bater em cabra safado, não pode. E aí, reclamar de que ou de quem? Vivemos num mundo de interrogações, até que surjam meios de proteção aos HUMANOS DIREITOS. O País dos coitadinhos, sempre será. Assino em baixo. DINIZ.


FIQUE SABENDO... "PETAB – Pesquisa Especial de Tabagismo". Blog do Gilberto de Sousa. (Fonte: www.cadernomil.blogspot.com, em 27/11/2009).

Cerca de 24,6 milhões de brasileiros de 15 anos ou mais de idade fumavam derivados de tabaco em 2008, o que correspondia a 17,2% da população nessa faixa etária. Os percentuais de fumantes eram maiores entre os homens (21,6%), entre as pessoas de 45 a 64 anos de idade (22,7%), entre os moradores da região Sul do país (19,0%), os que viviam na área rural (20,4%), os menos escolarizados (25,0% entre os sem instrução ou com menos de um ano de estudo) e os de menor rendimento domiciliar per capita (19,9% entre os sem rendimento ou com menos de ¼ de salário mínimo). A maior parte deles começou a fumar com 17 a 19 anos de idade, e, dentre os que fumavam diariamente, o mais comum era consumir por dia de 15 a 24 cigarros, sendo o primeiro fumado entre 6 e 30 minutos após acordar. Um fator que impactava na idade de começar a fumar era a escolaridade.


Por outro lado, a quase totalidade dos fumantes (93,0%) afirmava saber que o cigarro pode causar doenças graves, e um pouco mais da metade deles (52,1%) disse que pensava ou planejava parar de fumar, sendo que 65,0% dos fumantes informaram que as advertências nos rótulos dos cigarros fizeram pensar em parar de fumar.


Esses são alguns destaques da Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), que traça um panorama inédito e detalhado do uso de produtos derivados de tabaco no Brasil, entre as pessoas de 15 anos ou mais de idade, com informações para o país, as grandes regiões e as unidades da federação.


A Petab foi realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, com a atuação técnica do Instituto Nacional de Câncer (Inca), e aplicada a uma subamostra (cerca de 51 mil domicílios) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008. A pesquisa seguiu o modelo da GATS (Global Adult Tobacco Survey), que está sendo realizada também em outros 13 países , pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O projeto internacional envolve também a Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (EUA) e tem financiamento da Bloomberg Philantropies.


CONQUISTE SEU EMPREGORN – A CAERN, Companhia de Águas e Esgotos do RN, está oferecendo VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período 23/02 a 22/03/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.652,12. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – O IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus, está oferecendo 294 (duzentas e noventa e quatro) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até 23 de fevereiro/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.012,82. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


REGISTROS:

·         Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias: 42 - Semana: 6ª – Faltam: 323 dias;


·         "Olá Hermes, como vai você? Feliz Ano novo, com muita Saúde, paz, tranquilidade, harmonia familiar e em todos os aspectos; bem como muito sucesso na vida profissional. Estou te comunicando para informar que recebi os seus cincos novos endereços eletrônicos. Obrigada por está sempre me enviando o seu Democratizando a Comunicação (DC). Aproveitando a oportunidade, por algumas vezes mandei mensagem para você. Recebeu? Abraço e muita energia positiva. Laecia". – Companheira Laécia Cardoso, muita saúde pra você também! Recebi sim, e até repassei alguns, quero que mande umas broncas daí do seu bairro. Fala em bairro, por onde anda a Profa. Zeza Melo?;


·         "Caro Hermes, achei muito interessante seu informativo, sua luta seria bastante interessante aqui em Salvador/BA, pois música sem cultura aqui não falta!! Espero te conhecer em breve forte abraço!! Ahhh falando em musica to mandando uma (Pai Coruja, anexa) pra descontrair, espero que goste!! Rony Dias". – Claro que gostei, dei gargalhadas até. Quanto à luta pela boa música, disponibilizamos este espaço para você e outros bons bahianos fazerem couro defendendo a verdadeira música de qualidade. A praga do lixo cultural infelizmente toma conta da mídia pela força do vil metal, nunca pelo talento e o dom musical. Ganhará um CD do Waldonys - sanfoneiro cearense que toca e canta a boa música nordestina, se disseres o nome dono da frase  "... Que o mel é doce é coisa que me nego afirmar, mas que parece doce..., afirmo p l e n a m e n t e!!!".. Boa Sorte e em breve nos veremos. Ah! Encontrei outra música e me aguarda tá? Saúde e paz;


·         Há 64 anos (11/02/1946) era fundada a ACDP – Associação Cultural Desportiva Potiguar.


**********PANO RÁPIDO**********

v  Memória: Na edição no 161/2008 (de 23/12), relatamos sobre os seguintes temas: Juizado Móvel do Trânsito; STJ Mantém Ação Penal; A Secretaria da ADUERN Mudou Horário; Ivanaldo Xavier; Professores – STF Garante Piso Nacional; FIQUE SABENDO: A Lenda de Papai Noel;


v  Emprego na indústria fecha 2009 com queda recorde de 5,3%, segundo o IBGE. FONTE: Blobo.com, em 09/02/2010;

v  Câmara Federal gastou R$ 44,4 milhões com pagamento de horas extras a servidores em 2009, mais 40% ante 2008. FONTE: Blobo.com, em 07/01/2010;


v  Hoje é Dia do Zelador. Amanha é Dia Estadual do Ministério Público, em São Paulo.


"Quem canta...

Dá uma geral, faz um bom defumador / Enche a casa de flor / Que eu tô voltando / Pega uma praia, aproveita, tá calor / Vai pegando uma cor / Que eu tô voltando... . ("Tô Voltando". Composição: Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós. Canta: Simone).

os males espanta".


DEDICO esta edição aos zeladores e profissionais do ministério público de São Paulo.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com


*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Fique protegido enquanto navega na Internet. Instale o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário