sexta-feira, 15 de março de 2024

BDC -Coluna de Notícias n. 1.106.

 

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVI – Edição nº 1.106 (geral) e 11ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, 16 de março de 2024 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 11º/53; dias: 76/366 e faltam 290 para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

DE PONTA! O que o lápis disse para o apontador? Estou desapontado! FONTE: https://canaltech.com.br/apps/as-50-piadas-mais-engragadas-do-google-assistente/. Abraços de Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê.  Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.coblogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

O BDC ESTÁ COM NOVO NÚMERO DE CELULAR e no meio dessa semana tomamos a iniciativa reorganizar nossos contatos de celulares e disponibilizar um número para assuntos pessoal e particular e, outro para assuntos sindical e comunicação. Assim sendo, enviamos comunicados a cada pessoa e grupos do Sistema BDC / FM – Frequência Música Rádio (Web) para “salvar” (linguagem de mídia, pois só Cristo Salva - Creio) o novo número que agora torno público: (84) 9.9921-5275 da operadora TIM. Boa leitura nobre leitor/a.

INDENIZAÇÃO POR CORPO ESTRANHO EM ALIMENTO NÃO EXIGE INGESTÃO DO PRODUTO. Para haver dano moral, é irrelevante que o consumidor tenha ingerido o produto com vício ou corpo estranho, pois, de qualquer forma, a aquisição da mercadoria contaminada traz uma “potencialidade lesiva”.

Com esse entendimento, a 4ª Turma Recursal Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou uma empresa alimentícia a indenizar e ressarcir dois consumidores que compraram duas embalagens de macarrão e, ao cozinharem o produto, perceberam a presença de diversos insetos. Cada um dos autores deverá receber dois salários mínimos pelo dano moral. O colegiado também estipulou a restituição do valor pago pelos produtos.

A ação foi ajuizada em causa própria pelos advogados Miguel Carvalho Batista e Stafnie Caleffo Lopes. Os pedidos de indenização já haviam sido aceitos pela 2ª Vara do Juizado Especial de Santos (SP).

SEM PROVA DO LOCAL - A fabricante do macarrão recorreu e alegou que não poderia haver dano moral sem consumo do produto. A ré também argumentou que não havia provas do local em que a contaminação ocorreu.

No entanto, o juiz Alexandre Bucci, relator do caso, lembrou que o fabricante do produto responde de forma objetiva pelos danos causados aos consumidores, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.

Além de reconhecer a responsabilidade civil pela venda de produto impróprio ao consumo, o magistrado ressaltou que a ingestão não é exigida “para reclamar reparação de danos, em especial, danos morais”. Isso já foi decidido pelo STJ – Supremo Tribunal de Jistiça. FONTE: https://sosconsumidor.com.br/noticias-indenizacao-por-corpo-estranho-em-alimento-nao-exige-ingestao-do-produto, em 15/03/2024.

GOVERNO PROPÕE REAJUSTE PARA ABRIL 2025, FÓRUM DE SERVIDORES REAGE E APONTA GREVE GERAL: Natal - Alegando falta de recursos, a equipe econômica do Governo do Estado propôs, em reunião com o Fórum dos Servidores realizada nesta quarta-feira (13), repor as perdas salariais das categorias a somente a partir de abril de 2025, por meio de um projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa ainda neste ano. A proposta frustrou e indignou os dirigentes de sindicatos presentes, inclusive os do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), que reagiram e apontaram para uma possível greve geral no funcionalismo do RN.

Para Zilta Nunes, Coordenadora Geral do SINAI, a proposta do governo, de reposição inferior a 5%, é indecente, e as negociações precisam continuar. Zilta ressalta que as perdas salariais dos servidores vêm se acumulando ao longo dos anos e chama atenção para uma política de segregação que existe no governo Fátima, privilegiando determinadas categorias em detrimento de outras.

Já Alexandre Guedes, que é Coordenador de Comunicação do Sindicato, destaca que o direito de reposição salarial do servidor, que está assegurado na constituição, vem sendo desrespeitado sob a justificativa de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal. Somado a isso, o sindicalista questiona a razão do aumento das receitas do Estado não beneficiar o funcionalismo. Por fim, assegura que a proposta será levada aos trabalhadores da base do SINAI e que as categorias vão se levantar para lutar. FONTE: sinairn.com.br em 14/03/2024.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

A PASSAGEM DO LZ 127 GRAFF ZEPPELIN SOB CÉUS DE MOSSORÓ aconteceu em 16/03/1937, fato registrado pelo saudoso fotógrafo Manuelito ocasião em que a nave cruzava a então Estação Ferroviária (hoje Estação das Artes Elizeu Ventania) sentido Alto de São Manoel à Fortaleza capital do Ceará;

O SÊBADO ESTÁ COM ÓTIMAS NOVIDADES e lá acontece especial promoção para Colecionadores de Vinis. “Um bom entendimento prevalece a oferta do cliente”, disse Marcos Pereira, idealizador do sebo, que funciona no térreo do Shopping Oásis – Centro de Mossoró, cruzamento entre a Rua Frei Miguelinho e Av. Alberto Maranhão.

O PLANO DESESPERO I (leia-se Collor I) aconteceu no dia 16 de março de 1990 encabeçado pela então ministra Zélia Cardoso, dez meses após ela lança o Plano Collor II pondo o então Presidente Collor de Mello em mais dificuldades e é substituída em no início de maio 1991. Ano seguinte, 1992, Collor recebe Impeachment.

FIQUE SABENDO... “Dia Nacional do Mel - 17 de março”. FONTE: https://conafer.org.br/dia-do-mel-apicultores-da-conafer-produzem-o-doce-sabor-da-sustentabilidade-que-alimenta-milhes-de-brasileiros, em 17/03/2023.

A data de 17 de março foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Mel, esta substância viscosa, aromática e açucarada produzida pelas abelhas a partir dos recursos florais encontrados na natureza.

O doce sabor do mel que vai à mesa de milhões de brasileiros, faz parte do cotidiano de milhares de apicultores de todo o país. Por isso, o Dia Nacional do Mel tem muito que ser comemorado pelos nossos produtores agrofamiliares. Não resta dúvida de que o mel é o alimento mais sustentável da natureza. E as abelhas são consideradas os animais mais importantes do planeta.

Um exemplo deste trabalho vem do Sul da Bahia, da Aldeia Meio da Mata, no Território Barra Velha, em Porto Seguro. Geremias Pataxó, apicultor da CONAFER, levou a sua equipe de apicultores pataxó até o Amazonas, em Barcelos, no Alto Rio Negro, em uma ação da Secretaria da Amazônia Legal da CONAFER, a Secal, comandada pelo secretário Silas Vaz, durou 15 dias, quando foram produzidas 25 caixas e 250 quadros do Curso Básico de Apicultura da Oficina de Caixas para os parentes da etnia baré.

A data de 17 de março foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Mel, esta substância viscosa, aromática e açucarada produzida pelas abelhas a partir dos recursos florais encontrados na natureza. Seu aroma, paladar, coloração e propriedades medicinais estão diretamente relacionados à fonte de néctar que o originam, ou seja, às flores que as abelhas visitam e também à espécie de abelha que o produziu.

O mel silvestre é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Dados de 2020 fornecidos pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) indicam que o Brasil produziu 51.577 toneladas de mel, a maior quantidade dos últimos 5 anos. Desse total, 88,7% foram destinados à exportação, sendo os EUA os maiores importadores (75%). Naquele ano, o Brasil foi o sexto país que mais exportou mel, representando US$ 98.595,00 de receita. O estado de São Paulo destaca-se como o maior produtor da região sudeste (8,7% da produção brasileira), porém é o quinto estado que mais produz mel no país (4.489 toneladas), segundo dados de 2020 (ABEMEL).

VARIEDADES - O mel silvestre, um dos mais populares e consumidos no Brasil, é originado a partir da extração do néctar de uma variedade imensa de flores pelas abelhas do gênero Apis. Ele é nomeado desta forma por não ter uma flor específica que predomina em sua composição, como nos demais casos.

Quando as abelhas Apis são transportadas para áreas específicas durante floradas intensas de uma espécie de planta, visitam praticamente um único tipo de flor, dando origem a um mel com sabor e coloração bem característicos. Os mais comuns são mel de laranjeira, mel de eucalipto, mel de assapeixe e mel de cipó-uva. Com o aumento da polinização dirigida para novas culturas, o mel de café, mel de abacate e mel de soja começam a surgir como novidade no mercado.

MEL DE ABELHA SEM FERRÃO: as abelhas nativas brasileiras possuem o ferrão atrofiado e, por isso, são conhecidas como ASF (abelhas sem ferrão). Existem aproximadamente 300 espécies de ASF no Brasil e cada variedade processa os açúcares com enzimas próprias e com ajuda da fermentação por microrganismos benéficos, produzindo, portanto, méis com sabores distintos. Os méis de ASF mais comuns são das espécies Jataí, Borá, Uruçu-amarela, Mandaçaia, Tiúba, Jandaíra e Mandaguari.

BENEFÍCIOS PARA SAÚDE - O baixo pH e a pouca quantidade de água no mel proporcionam um ambiente que inibe o crescimento de bactérias, por isso a “fama” de ser bom na prevenção de dor de garganta e problemas respiratórios. Sua composição também ajuda a melhorar a saúde gastrointestinal por nutrir as bactérias boas que vivem no intestino. Além disso, estimula a produção de serotonina, ajudando na sensação de prazer e bem-estar.

Por ser rico em antioxidantes, o alimento contribui para a diminuição dos radicais livres e prevenção do envelhecimento precoce. Pesquisas sugerem que, ao ser passado na pele, também poder ter uma ação cicatrizante de feridas em casos de úlceras, queimaduras e abcessos.

O mel é um alimento natural e é altamente recomendável sua utilização como adoçante em substituição ao açúcar refinado. Além disso, ao consumir mel, estamos contribuindo para preservação do meio ambiente, visto que a criação de abelhas melíferas requer a conservação de matas e recursos hídricos, de modo a ser uma das poucas atividades de uso de recursos naturais consideradas sustentáveis.

Com informações da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

SP: A Prefeitura de Praia Grande, Estado de São Paulo, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 43 (QUARENTA E TRÊS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições PRORROGADAS até o dia 11/04/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salário: até R$ 19.800,00;

PI: A Prefeitura de Teresina, Estado do Piauí, realizará 02 (dois) CONCURSOS PÚBLICOS oferecendo 1.421 (MIL, QUATROCENTAS E VINTE E UMA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até 22/03/2024. Escolaridade exigida: MÉDIO e SUPERIOR. Salário: até R$ 8.507,29;

RN: Os municípios da AMCVALE – VALE DO AÇU, Estado do Rio Grande do Norte, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 489 (QUATROCENTAS E OITENTA E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições até 20/03/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO e SUPERIOR. Salário: até R$ 7.000,00. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NAS SEMANAS FESTIVAS“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 16: Elineudo Melo – UERN, Irenice de Fátima – A. Social, José Ribamar – Poeta e Socorro Rebouças - Professora. SEGUIDOS POR: Conceição Costa – FUNDASE, João Bosco – Comerciante, José Lucas – Prof., Lúcia Regina – FUNDASE, Nataly Moura - Correios e Tânia Fernandes – FUNDASE e Tibério Fernandes – Comerciário (17); Antônio Pinheiro – EMATER, Ângela Fernandes – Professora, Fátima Cordeiro – FUNDASE, Ivanaldo Gaudêncio – Professor, Luana Rodrigues e Rejane Pinto – A. Social (18); Anselmo Carvalho – Professor, Balbino – Elimaq. José Lucas – Professor, Lázaro Amorim – TRT, Lúcia Regina – FUNDASE, Maria Lúcia – Ilha da Santa Luzia, Maria José de Medeiros Alves – Centro de Agricultura, Nataly Moura - ECT (19); Fernando Fontes – Autônomo, Juliana Mayara – Representante e Sérgio Coelho – Adv. (20); Antônio Cordeiro – UERN e Lourdes Freitas – FUNDASE (21). E DIA 22: Arlindo Vieira – Prefeitura de Mossoró, Geraldo Lamartine – FUNDASE, Marcelino Neto – DATANORTE, Paulo Giovanni - TJRN e Valdilene Lobo – Professora.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Grande amigo boa noite que Deus te abençoe sempre e sempre DEUS É POR TODOS NÓS. Abraços, CARLOS ANDRÉ o JUVENTUDE ACUMULADA. – Amigo confrade C.A, assim o tratando me relembra a então loja C.A. Discos, que fui à inauguração na “juventude” de meus 20 anos. Tempos depois nos encontramos no saudoso SÊBbaO – Confraria, pois, o SÊBO está em “vento em popa” no nosso bom nordestinês. Ah!, acessem nossa rádio pelo link: frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, digite Frequência Música Mossoró no campo “buscar rádios” – clic na lupa, espere abrir e clic “ouvir”. E pelo link: frequenciamusica.com.br você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: amanhã (18) será Dia Internacional do Contador de Histórias, Dia Internacional do Marítimo e Dia Nacional do Mel (também comemorado em 21 de junho).

MEMÓRIA bdc:

HÁ 172 ANOS! Assinatura do Decreto Provincial nº 246, pelo D. José Joaquim da Cunha – Presidente da Província do RN, que elevou o povoado de Santa Luzia à categoria de Villa e criou a comarca de Mossoró, 15 de março de 1852.

CATEGORIA DE VILA - Em 1842, dez anos antes, o pequeno povoado tornou-se uma freguesia, cuja população se restringia a um quadro em frente à capela de Santa Luzia. Em 15 de março de 1852, a lei n° 246 concedeu autonomia ao povoado de Mossoró, que foi elevado à categoria de vila, desmembrando-se de Assu (na época "Princesa") e tornando-se um novo município do Rio Grande do Norte. Dez anos depois, a capela de Santa Luzia foi reconstruída e tornou-se uma matriz. Mais tarde, em 9 de novembro de 1870, a vila de Mossoró foi elevada à categoria de cidade.

FONTE: https://www.familysearch.org/wiki/pt/Mossoró,_Rio_Grande_do_Norte_-_Genealogia;

NA EDIÇÃO N. 1.062/2023 (18/03/2023): Loja e banco devem indenizar por cartão não solicitado e negativação; Sinai contestará portaria que visa acabar com jornada de 6h; Aconteceu e acontece/nco: Retorno do Jornal “O Jabá – Humor levado a sério”; Ação solidária em favor de Marcos César; Nando Poeta no Distrito Federal; Baraúnas Bi Campeão de 62; D. Consuêlo XLXII; Herbert Mota, Repórter por uma edição!; Fique sabendo... “Dia do Carpinteiro e do Marceneiro – 19 de março; Petroleiros cobram do governo Lula a retomada do controle da Petrobrás.

PANO RÁPIDO:

“PODEM ENCERRAR AS INVESTIGAÇÕES. JÁ HÁ PROVAS CONTRA BOLSONARO, DIZ LÊNIO STRECK. 247 – Após o Supremo Tribunal Federal decidir levantar o sigilo sobre os depoimentos dos investigados pela tentativa de golpe de Estado, o jurista Lênio Streck afirmou que não restam dúvidas sobre o envolvimento de Jair Bolsonaro na trama golpista. 

Segundo Streck, as investigações já podem ser encerradas, tendo alcançado claramente Bolsonaro. Nesta sexta-feira (15), ele citou trechos do depoimento do tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, ex-comandante da Aeronáutica, que complicou Bolsonaro.

Ele citava um trecho do depoimento de Baptista Junior em que o ex-comandante diz que o golpe de Estado planejado pelo entorno de Jair Bolsonaro para mantê-lo na Presidência apesar da vitória incontestável de Lula poderia ter sido consumado caso o general Marco Antônio Freire Gomes, então comandante do Exército, tivesse aderido ao plano. FONTE: brasil247.com.br, em 15/03/2024.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora e compositora paraguaia. Nascida e criada em Caacupé, Cordillera, no Paraguai, mudou-se sozinha para o Brasil aos vinte anos de idade, em busca de oportunidades em sua carreira musical. Consagrou-se como cantora de rádio e TV na década de 70, com o sucesso Fernando versão em português de uma música do grupo ABBA, dessa mesma década. Ao longo de sua carreira profissional, vendeu mais de 15 milhões de álbuns, ganhou 11 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo, entre outras premiações.

Oriunda de uma família humilde de músicos paraguaios, fazia parte do grupo "Las Maravillas del Paraguay" com o pai e os cinco irmãos, onde se apresentavam em diversos eventos pelo país. No início de 70, em busca de crescimento em sua carreira, deixou o grupo e veio para o Brasi, se mudando para o Rio de Janeiro, onde, com os anos consagrou-se como uma premiada cantora de rádio e televisão. Devido a seu primeiro casamento, mudou-se do Rio e viveu durante alguns anos na cidade paulista em Santos, posteriormente mudando-se para São Paulo.

Em 2018, vivendo há mais de vinte anos na cidade de Cotia, revelou em entrevistas passar muitas dificuldades financeiras, pois seu terceiro e último marido roubou parte de sua fortuna. A cantora está solteira e vive sozinha em meio a natureza, revelando ser este ambiente que a inspira musicalmente, vivendo em uma chácara, na Granja Viana.

Apesar de diversos tratamentos, a artista não conseguiu ter filhos biológicos, optando pela adoção, tendo uma filha a quem batizou de Perla, em homenagem a seu nome artístico. A cantora possui um bisneto, Andrew Alexander. A artista revelou ser muito católica, possuindo uma gruta para abrigar a imagem de Nossa Senhora, e um altar para seus santos de devoção.

CARREIRA: Chegando o Rio, na década de 1970, começou a se apresentar em casas noturnas, como "O Bigode do Meu Tio" em Vila Isabel. Seu repertório consiste basicamente em versões. Começou a fazer sucesso em meados da década de 1970, conquistando grande aceitação entre o público popular. Seu repertório é composto de tendências que vão das guarânias e boleros a versões de músicas pertencentes ao mundo pop, ficando conhecida como cantora romântica. Gravou várias versões de músicas do conjunto sueco ABBA. Nessa fase, o seu maior sucesso foi a versão que ela fez para "Fernando", em 1976, incluída no LP "Palavras de amor".

Em 1979, lançou um LP no qual as músicas apresentavam arranjos da disco-music, em voga na época, destacando-se uma versão para "Love's in the Air". Fez também versões para canções italianas e norte-americanas. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, manteve-se ativa, apresentando-se em shows e programas, além de gravar alguns discos independentes financiados pelo seu fã-clube. Desse período, destaca-se o sucesso "Pequenina", versão de Chiquitita).

Lançou em 1999 o CD "Especialmente para você".

Em maio de 2002, lançou o disco "Perla canta ABBA e outros hits", elaborado a partir de uma compilação de sucessos da cantora, feita pelo pesquisador Rodrigo Faour.

LIVRO E ATUALMENTE: Em 2018, Perla lançou uma autobiografia, intitulada Perla A Eterna Pequenina, de autoria do escritor e poeta joinvilense Marinaldo de Silva e Silva. O livro conta toda a trajetória da cantora, desde suas origens humildes até a chegada ao estrelato. Também apresenta os momentos mais difíceis vividos por ela, seja em sua vida pessoal ou profissional.

Durante os anos seguintes, Perla continuou a se apresentar em diversos locais no Brasil e no Paraguai, além de continuar gravando discos e participações especiais em programas de televisão.

Em dezembro de 2021, após um show realizado em Cascavel, no Paraná, Perla conheceu os empresários José Eduardo Sampaio e Roberto Kaefer, que decidiram investir fortemente na retomada da carreira da cantora. Atualmente, Perla Paraguaia está promovendo uma nova série de apresentações pelo Brasil. Além disso, Perla lançou um novo site oficial e está, desde 2022, com um novo álbum e um DVD preparado para oportunamente lançar.

Reportamo-nos sobre ERMELINDA PEDROSO RODRIQUEZ D’ALMEIDA, conhecida artisticamente por PERLA, nascida na cidade Caacupé - Cordillera em 17/03/1951 no Paraguai. Dotes artísticos: cantora e compositora. Gênero musicais: bolero e guarânia. Instrumento de trabalho: vocal. Sua discografia consta de 28 discos gravados entre 1970/2010 sendo 03 em espanhol. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Perla.

Entre seus sucessos destacam-se “Estrada do Sol”, “Índia”, “Rios da Babilônia”, “Pequenina” e “Fernando”.

QUEM CANTA ...

Outra vez estou amando, como um sol que traz a auroa / O teu amor me trouxe luz / Sou feliz estou te amando, e me entrego aos teus momentos / Teu caminho me conduz...”. (“Fernando”. Compositores: Benny Anderson, Bjorn Ulvaeus, Versão Perla & Wally. Canta Perla).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: aos contadores de histórias, aos marítimos do mundo e aos profissionais do mel.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Enquanto Não Cair”. (Poesia para Crianças – 12/07/2022).

 

Enquanto não cair

lágrimas do céu

menininha dormirá.

Em cima do chapéu

esquecido do mendigo

dedinho no umbigo.

Não esqueceu pois

de limpar o nariz

na folhinha seca mais feliz.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário