sábado, 2 de março de 2024

BDC - Coluna de Notícias n. 1.104.

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVI – Edição nº 1.104 (geral) e 9ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, 02 de março de 2024 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 9ª/53; dias: 63/366 e faltam 303 para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

IMPRESSORA FALANDO PRA OUTRA! Esse papel é seu ou impressão minha? FONTE: https://canalteh.com.br/apps/as-50-piadas-mais-engracadas-do-google-assistente/.  Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê.  Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

LALAUZINHO DE LALAU TEM RAZÃO QUANDO VERSOU. “Fugir assim desse jeito, porta aberta? Perfeito!

Mas digo que só não foi perfeito “quanto” ajuda externa..., alguém falhou com os fugitivos no item “evacuá-los rapidamente do território/Estado” para estarem ao menos 500Km de distância até meio-dia de quarta-feira (14/02). No sábado seguinte comentei aqui “Facilitação em Massa” afirmando ajuda interna e externa. A turma do “Sabe Tudo” comenta que os bandidos já estão “presos” e “guardados” para “engorda de diárias!” Sei não... . Um mote e tal, para o Laulauzinho de Lalau!!! Boa leitura nobre leitor/a.

FGTS DIGITAL COMEÇA A FUNCIONAR NESTA SEXTA-FEIRA (1º); ENTENDA A MUDANÇA. O FGTS Diginal, uma nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, começa a funcionar nesta sexta-feira, 1. A plataforma utilizará dados do eSocial para emitir guias digitais de pagamento, trazendo mais praticidade aos trabalhadores.

Como o site da Jovem Pan antecipou, uma das novidades é a escolha do Pix como método de pagamento, o que promete trazer maior agilidade ao processo. Com a nova plataforma, será possível emitir guias de pagamento de forma rápida e personalizada, consultar extratos de pagamentos realizados, individualizar os extratos de pagamento e verificar débitos em aberto.

A iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego visa facilitar o acesso dos trabalhadores às informações relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Além disso, as guias de pagamento do FGTS poderão ser emitidas tanto no portal do FGTS Digital quanto na tela do ambiente web do eSocial. O projeto conta com a colaboração de diversos órgãos, como o Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do FGTS, Serpro e Caixa Econômica Federal. FONTE: Jovem Pan e na base de dados do site: sosconsumidor.com.br em 01/03/2024.

MATANÇA E IMPUNIDADE SOB DIREÇÃO DO GOVERNO TARCÍSIO DE FREITAS. Novamente o governo do estado de São Paulo escancara que sua política em relação à segurança pública é a utilização do extermínio como ferramenta e dessa forma espalha o terror onde as maiores vítimas são os trabalhadores que moram nas periferias e vivem diariamente reféns da violência do Estado através da ação das Polícias e do crime organizado.

Após a morte de mais um policial dessa vez na cidade de Santos, o governo retomou com mais intensidade suas operações que não são de combate ao crime, mas sim de extermínio, em menos de 20 dias já são mais de 30 pessoas mortas e há novamente relatos do terror imposto pela ação da Polícia nas favelas da Baixada Santista, como o foi na cidade do Guarujá no ano de 2023 no início da chamada Operação Escudo.

Matança e impunidade: são muitos os relatos de violência, prática de tortura e do assassinato contra trabalhadores que chegam tanto nas Defensorias Públicas, como na Ouvidoria da Polícia Militar.

Essas ações fizeram com que a Defensoria Pública de São Paulo, em conjunto com a Conectas Direitos Humanos e o Instituto Vladimir Herzog enviasse documento à ONU exigindo o fim dessas operações da Polícia Militar na Baixada Santista. Veja matéria completa acessando o site: https://www.intersindical.org.br/2024/02/29/matanca-e-impunidade-sob-direcao-do-governador-tarcisio-de-freitas-republicanos-policia-militar-amplia-o-terror-na-baixada-santista-sp-com-dezenas-de-mortos/.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

ü  A FUNDAÇÃO DA ESCOLA NORMAL DE MOSSORÓ aconteceu no dia 02/03/1922, oficialmente. Antônio José de Melo e Sousa e o Professor José Fernandes Gurjão estão entre os principais fundadores. Já o Professor Eliseu Viana foi o primeiro diretor. FONTE: Mossoró Nossa Terra – Vol. II, 2012 por Almir Nogueira da Costa;

ü  O PROGRAMA VANGUARDA CULTURAL 15 ANOS acontecendo hoje, edição especial, para comemorar década e meia de muita cultura; seja musical, literária e a geografia humana urbana. Sob a batuta do seu idealizador e apresentador JB de Andrade com importantes colaboradores e assídua apresentação da Lúcia Rocha no quadro “Sala de Leitura. Nessa estrada o programa já passou por várias emissoras e hoje abriga-se na FM Cidadania 98.7, às 08h, dos sábados. Parabéns e sucessos amigos!

ü  A CORRIDA PARA APOSENTADORIA de servidores do estado do RN acontecendo de forma acelerada e desesperada, leio que a demanda subiu 400% e o contingente de servidores do Instituto da Previdência do Estado do RN (IPERN) é insuficiente em Natal e interior (Assu, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros). Tudo por conta de um “entendimento” do TCE que não “se entendeu” com o STF e os próprios servidores previamente em ampla discussão. Há agendamentos para novembro, mesmo que o prazo seja até 25 de abril, o importante é o servidor registrar pedido dentro do prazo. Afirmou Nereu Linhares – Presidente do Instituto.

ü  ENTRONIZAÇÃO DE GEORGE CAPOERISTA acontecendo no dia 14 próximo, às 16h, na Estação das Artes Poeta Eliseu Ventania em comemoramos ao Dia da Poesia na Cadeira de nº 36; cujo patrono e primeiro ocupante foi José Alves de Andrade. “Contamos com sua valiosa presença no auditório Dorian Jorge Freire”, assinala em convite o amigo Qualter Alencar – Presidente da Academia de Literatura de Cordel.

FIQUE SABENDO... “Dia Nacional do Turismo – também comemorado em 02 de março”. OBS. Matéria publicada em 08/05/2017 e adaptada pelo editor do BDC, a mais recente citando 02 de março. FONTE: https://www.turismo.ms.gov.br/dia-nacional-do-turismo-e-comemorado-neste-dia-08-de-maio/2017.

A data também é comemorada dia 02 de março por muita gente, mas há 7 anos foi sancionado pela Presidência da República o 08 de maio como data oficial.

A data oficializada em 2012 pela Lei 12.625/2012 é uma referência ao dia 8 de maio de 1916, quando o Paraná solicitou que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque, dando origem a Parque Nacional do Iguaçu.

No Brasil, o turismo responde por 3,7% do Produto Interno Bruto e é responsável por 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o país é considerado a 10ª economia turística do mundo. No entanto, ainda há muito o que avançar. Pensando nisso, o então ministro do turismo, Marx Beltrão, lançou no início de abril o Brasil + Turismo, pacote de medidas para fortalecer o setor no Brasil.

“O Turismo é um setor importante da economia brasileira, responsável pelo desenvolvimento das regiões, além da geração de emprego e renda. Ele precisa ser cada vez mais valorizado e essa tem sido a missão do Ministério do Turismo”, MT.

Entre as ações anunciadas estão a qualificação profissional, modernização da Lei Geral do Turismo, melhor aproveitamento das áreas da União, modernização do modelo de gestão da Embratur, atualização do Mapa do Turismo e emissão de vistos eletrônicos, até o fim de 2017, para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão.

Todas as medidas têm como finalidade trazer soluções técnicas para gargalos históricos, aumentar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, proporcionar o desenvolvimento regional e gerar emprego e renda. A expectativa é de passar de 60 milhões para 100 milhões de brasileiros viajando pelo país, além de ampliar o número de turistas internacionais de 6,5 milhões para 12 milhões.

PERSPECTIVAS - O mercado está otimista, segundo a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET) do Ministério do Turismo. Quase 90% dos entrevistados informaram que investirão em seus negócios. Destaque para os segmentos de transporte aéreo, locadoras de automóveis e operadoras de turismo onde 100% dos entrevistados afirmaram que realizarão investimentos. A expectativa também é elevada nas áreas de meios de hospedagem (94%), promotora de feiras (82%) e agência de viagens (82%).

Para 81% do mercado pesquisado, a expectativa é de crescimento, amparado pela perspectiva de retomada do crescimento econômico e aumento no número de brasileiros viajando pelo Brasil. A pesquisa ouviu representantes das 80 maiores empresas de turismo do país. O trabalho realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o setor turístico desenha um cenário positivo para o turismo no Brasil.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A CEF – Caixa Econômica Federal realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 4.050 (QUATRO MIL E CINQUENTA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições até o dia 25/03/2024. Escolaridade exigida: MÉDIO e SUPERIOR. Salário: até R$ 14.915,00;

CE: O IPLANFOR – Instituto de Planejamento de Fortaleza, estado do Ceará, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 60 (SESSENTA) VAGAS PARA ANALISTA DE PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO. Inscrições abertas até 11/03/2024. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 10.660,21;

MA: A Prefeitura de Rosário, estado do Maranhão, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 231 (DUZENTAS E TRINTA E UMA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições PRORROGADAS até 11/03/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO e SUPERIOR. Salário: até R$ 8.791,85. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NAS SEMANAS FESTIVAS“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 02: Emerson Lima – EMATER/RN, Hermes Oliveira – Sistema BDC / FM, Iraci Fernandes – FUNDASE, Julimar Monte – Caminhoneiro e Marli Rebouças - FUNDASE. SEGUIDOS POR: Charles Lopes – Sindicalista, Gersonete Melo – DETRAN, Rodrigo dos Santos (exUERN) e Vicente Rodrigues – UERN (03); Graça Marinho – FUNDASE e Neriana Mota – Autônoma (04); Aparecida Bezerra – FUNDASE e Valmir Alves – PT/Mossoró (05); Leonardo Honorato - Professor e Miriam Pinto Tavares – UERN (06); Danielle Geovani – Professora, Getúlio Morais- Autônomo; Ítalo José Rebouças de Oliveira – Professor (07). E DIA 08: Ana Lúcia - Autônoma.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Amigo estou trabalhando em Maceió – Alagoas, digitando uma documentação e ouvindo a nossa Frequência Música. Show, Evandro Cunha. – Grande amigo e músico EC, quanta satisfação e muito lisonjeado me sinto com sua aprovação e audiência. Repasse aí para seus amigos, que igualmente prezam e nunca desprezam as músicas de qualidade boa. Ah!, acessem nossa rádio pelo link: frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, digite Frequência Música Mossoró no campo “buscar rádios” – clic na lupa, espere abrir e clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: hoje é Dia Mundial da Oração e Dia Nacional do Turismo. Amanhã (03) será Dia dos Dirigentes das Sociedades Desportivas, Culturais e Assistenciais, Dia Internacional dos Direitos de Trabalhadores de Sexo (Internacional Sex Workers’ Rights Day) e Dia Nacional do Meteorologista.

MEMÓRIA bdc:

HÁ 123 ANOS! Fundado o Colégio Diocesano Santa Luzia, por Dom Adauto Aurélio Miranda, em 02 de fevereiro de 1901;

NA EDIÇÃO N. 1.060/2023 (04/03/2023): Governo dá 5 dias para denúncia de prática abusiva na venda de gasolina; Sinai busca servidores da FJA – Fundação José Augusto para receber créditos trabalhista; Aconteceu e acontecendo: Programa trabalho e Cidadania; Mossoroense arrecada fundos; Pelas vidas das mulheres; Geraldo Azevedo volta a fazer show em Mossoró; D. Consuêlo XLX); Fique sabendo... “Dia da Integração Cooperativista”; Ação do MST foi caso isolado e governo vai proteger propriedade privada.

PANO RÁPIDO:

BRASIL VOLTA AO GRUPO DAS 10 MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO APÓS ALTA DO PIB ACIMA DO ESPERADO. 247 – Os Estados Unidos continuam liderando o ranking (PIB de US$ 26,9 trilhões), seguido por China (US$ 17,7 trilhões), Alemanha (US$ 4,4 trilhões) e Japão (US$ 4,2 trilhões) e Índia (US$ 3,7 trilhões).

Na sexta posição ficou o Reino Unido (US$ 3,3 trilhões). A França (US$ 3 trilhões) apareceu na sétima colocação, seguida pela Itália (US$ 2,18 trilhões). O Brasil ficou em nono e o Canadá em décimo (US$ 2,17 trilhões).

Além do Brasil, o país latino-americano mais próximo da lista de maiores economias do mundo é o México, na 12ª posição, com um PIB de US$ 1,81 trilhão. “Crescemos mais que o previsto e vamos continuar trabalhando”, diz Lula após a divulgação do PIB 2023. FONTE: brasil247.com.br, em 1º/03/2024.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um cantor, compositor e escritor brasileiro. Entre compactos, LPs e CDs, o artista vendeu cerca de 45 milhões de discos e foi o primeiro latino a vender 1 milhão de discos nos Estados Unidos, e chegou a se apresentar ao lado de grandes nomes da música romântica internacional, como Julio Iglesias e Tony Bennett (1926 – 2023).

Nasceu em um casarão na Rua Coronel Júlio Soares, em Ubá/MG, primogênito dos sete filhos de Nelson de Moura Pinto e Ned d´Ávila Pinto. Como quando criança não se desenvolvia, foi diagnosticado com displasia espôndilo-epifisária, que o levou a ter apenas 90 centímetros de altura na fase adulta. Seus seis irmãos nasceram sem esse distúrbio, mas seus três filhos herdaram o nanismo.

Como seus pais gostavam de música, o jovem menino logo começou a cantar, ganhando um prêmio em uma rádio de Ubá aos 4 anos. Ao fim da década de 1950, sua mãe, dona Ned, havia passado num concurso da Coletoria Estadual de Minas Gerais, e se mudou com a família para a capital Belo Horizonte. Com apenas 12 anos, Nelson começou a trabalhar como secretário do gerente da fábrica da Lacta, e algum tempo depois sua carreira de cantor ganhava espaço em programas da TV Itacolomi, e nas rádios Guarani e Inconfidência.

Nos anos 60, começou a se apresentar e gravar discos. Seu primeiro disco, chamado “Um Show de 90 centímetros”, foi lançado em 1964. Seu segundo disco, “Tudo Passará”, foi lançado somente em 1969 e trouxe dois grandes sucessos: a faixa título, que se tornou a canção mais notável da carreira de Nelson Ned, e "Tamanho Não é Documento". A canção "Tudo Passará" obteve quarenta regravações, inclusive em versão sertaneja com a dupla João Mineiro & Marciano nos anos 80, que no mesmo disco também gravaram de Nelson o hit "Se Eu Pudesse Falar Com Deus".

Neste mesmo ano de 69, ganhou o I Festival de La Canción, realizado em Buenos Aires, Argentina, onde interpretou sua composição "Tudo Passará", iniciando uma bem sucedida carreira internacional. Também fez sucesso noutros países da América Latina, na Europa e na África, onde é extremamente popular. Com repertório voltado para a música romântica, seus shows atraíam multidões em estádios e teatros.

Nelson Ned, como compositor, já teve canções gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros.

Ganhou Discos de Ouro no Brasil e no exterior, tendo vendido mais de 45 milhões de discos e tem em sua carreira um feito histórico, se apresentar no Carnegie Hall, em Nova Iorque, feito que se repetiu por 4 vezes com lotação total.

Lançou em 1996 a biografia "O Pequeno Gigante da Canção", uma referência à sua condição de anão. No livro, ele contou que enfrentou depressão no auge de sua carreira, passou a beber e envolveu-se com drogas.

ÚLTIMOS ANOS E MORTE - Sofreu um Acidente Vascular Cerebral em 2003, o que o levou a perder a visão do olho direito. Desde então, morava em uma residência adaptada para suas necessidades em São Paulo – capital. O cantor ainda sofria de diabetes, hipertensão e estaria desenvolvendo mal de Alzheimer.

No dia 24 de dezembro de 2013, passou a viver em uma clínica de repouso, na Granja Viana, Cotia, próximo a São Paulo. Poucos dias depois, em 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.

Morreu na manhã de 5 de janeiro de 2014 no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo, devido a complicações de um quadro de pneumonia. Nelson Ned foi cremado no Cemitério e Crematório Horto da Paz em São Paulo.

VIDA PESSOAL – Nelson casou-se aos 25 anos com a atriz Marli onde tiveram três filhos, todos herdaram sua condição e dois se dedicaram ao espetáculo.

Ana Verónica Ned (altura: 90 cm), filha mais nova da cantora, faz parte do time do Circo Roda Brasil. Além de cantar como seu pai, sua especialidade é dançar e fazer acrobacias, também faz um número de palhaço no qual ele faz o público do circo participar.

Nelson Ned Jr., "Juninho" (altura de 1,08 m): Apaixonado por jazz e baterista e fã de bodyboard (pranchas).

Monalisa Ned, (altura: 1,20 m) decidiu seguir carreira na medicina, especializando-se como fonoaudióloga.

Após o divórcio devido às suas infidelidades e problemas de dependência de drogas, dos quais acabou se recuperando, Nelson casou-se anos depois novamente com uma mulher de estatura comum, Maria Aparecida.

Reportamo-nos sobre NELSON NED D’ÁVILA PINTO, conhecido artisticamente por NELSON NED, nasceu na cidade de UBÁ/MG em 02/03/1947 e faleceu aos 66 anos num hospital de Cotia/SP, vítima de complicações que a diabetes causa. Dotes artísticos: cantor, compositor e escritor. Gêneros musicais: música romântica, brega, bolero e música cristã. Esteve em atividade entre 1963 e 2014. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Ned.

Sua discografia consta de 52 discos gravados entre 1964/20007 sendo: 29 de estúdio e 03 em espanhol, 14 compactos e 09 coletâneas.

Entre seus sucessos destacam-se “Tudo Passará”, “O Espírito de Deus Está Aqui”, “Ninguém Irá Te Amar Mais Do Que Eu”, “Domingo a Tarde” e “Caprichoso”.

QUEM CANTA ...

Eu hoje estou tão triste / Eu precisava tanto conversar com Deus / Falar dos meus problemas / Também lhe confessar / Tantos segredos meus...”. (“Eu Precisava Tanto Confessar Com Deus”. Compositor: Nelson Ned. – Canta: N. N.).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: aos oradores religiosos, turistas, aos dirigentes das sociedades desportivas, culturais e assistenciais, aos trabalhadores de sexo e aos meteorologistas.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Ou Entra Ou Sai”. (Poesia para Crianças – 12/07/2022).

 

Ou entra ou sai

menininha diz

batendo o pezinho.

Ou entra ou sai

esquisito você

no meio do caminho.

Ou entra ou sai

decida logo

aonde vai.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário