sábado, 9 de março de 2024

BDC - Coluna de Notícias n. 1.105.

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVI – Edição nº 1.105 (geral) e 10ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, 09 de março de 2024 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 10º/53; dias: 69/366 e faltam 297 para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

CLARO! O que a lâmpada falou quando clicaram o interruptor? – Tô ligada. FONTE: https://canaltech.com.br/apps/as-50-piadas-mais-engracadas-do-google-assistente/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê.  Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

“ENCONTRAMOS UM COOKIE DE RASTREAMENTO NO SEU PC”. É mais uma mensagem de picaretagem virtual a nos atormentar diuturnamente..., basta os ataques pessoais de falsos mecânicos/técnicos/assistentes a convencer de que o “pino-da-grampola da sua moto tá quebrada”, a “roda empenada com um falso chumbo” e que “o quinteto da hipotenusa” que você deixou seu carro mal estacionado causou o acidente do filho imprudente que estava sem o óculos e não viu o carro de cor fusco! Boa leitura nobre leitor/a.

CARTÕES DE CRÉDITOS: JUROS DO ROTATIVO RECUAM 26,8 PONTOS EM JANEIRO. Os juros médios totais cobrados no rotativo do cartão de crédito registrou uma queda de 26,8 pontos percentuais de dezembro para janeiro, segundo o Banco Central. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8). A taxa passou de 442,1% para 415,3% ao ano.

No caso do parcelado, os juros cobrados passaram de 196,9% para 187,8% ao ano entre dezembro e janeiro. Considerando o juro total do cartão de crédito, que engloba operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 89,8% para 84,1%. 

Novas regras: As novas regras começam a valer em janeiro. A mudança determina que os juros aplicados aos clientes que atrasam faturas a partir deste mês de janeiro não podem ultrapassar o dobro do valor original.

Em dezembro, o Conselho Monetário Nacional (CNN) anunciou a decisão de limitar os juros do rotativo, com base no texto aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A princípio, a proposta previa um prazo de 90 dias a partir da publicação da lei para que as empresas que emitem cartões apresentarem uma proposta de teto para os juros, mas não foi possível chegar a um acordo. Diante disso, o governo decidiu estipular como limite o dobro do valor original da dívida.

POEMA, LOM E CCP: POEMA – Poetas e Prosadores de Mossoró, em parceria com a Liga Operária de Mossoró e a Cooperativa de Cultura Potiguar (CCP) estão à frente da organização dos festejos alusivos ao Dia Nacional da Poesia 2024, celebrado no dia 14 de março.

As celebrações, com dois eventos previstos abrirão, ainda, as homenagens ao centenário do poeta Elizeu Ventania (1924 – 1998), o Rei da Canção e patrono da Estação das Artes de Mossoró. Outros eventos estão programados para acontecerem durante o ano. O aniversário do poeta acontece em 20 de julho.

Além de recitais, as instituições estarão distribuindo gratuitamente um já tradicional encarte poético, editado pela Gráfica Manimbú, da Fundação José Augusto (FJA) com poemas de poetas de várias regiões e também em homenagem a Elizeu.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 14 (quinta-feira) – a partir das 18h: COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA POESIA – Lançamento e distribuição do Encarte Poético 2024; Recital livre; Abertura das homenagens ao centenário do poeta Elizeu Ventania. Local: Açaí da Praça Café e Cultura. Rua Chico Pedro, 22 – INOCOOP – Alto de São Manoel. Por trás da UPA.

DIA 16 (sábado) – 9h30min - MANHÃ POÉTICA: Comemorações alusivas ao Dia Nacional da Poesia (14 de março); – Distribuição do Encarte Poético 2024; – Recital livre; – Homenagens ao centenário do poeta Elizeu Ventania. Local: RustCafé. R. Francisco Isódio, 123 – Centro.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

ü  A PARTIDA DO PRIMEIRO INVASOR DE TERRAS NO BRASIL aconteceu há exatos 524 anos! No dia 09/03/1500 a Esquadra de Cabral saíra, ao meio-dia, de Lisboa - Portugal para a “descoberta do Brasil”. No dia anterior (08), a despedida pública de Pedro Álvares Cabral com missa e comemorações na presença do rei da corte. Por acaso ou intencional? Questionamento levantado pelo Imperador Pedro II em 1854 na última sessão do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Alvares_Cabral;

ü  ALFREDOS & OS CARAS acontecendo logo mais, 16h, no Palco Balú Restaurante situado no Shopping Boulevard – Rua Frei Miguelinho centro de Mossoró. “Vamos lá pessoal! Estamos com novo repertório especial para vocês”. Assinala e convida o líder da banda Assis para os leitores do BDC – Blog Democratizando a Comunicação. Recomendo e agradeço, oportunamente chegaremos por aí, sucessos!

ü  MACHISMO NA CONTRA-MÃO aconteceu na noite de ontem (08) na Estação Cordel (Natal) após intensa movimentação louvando e encerrando o Dia Internacional das Mulheres. Atrações centrais estiveram as duplas “Tonha Mota e João Aranha” e “Gabi Azevedo e Moakson. Nossos Parabéns a todos sob a organização do amigo-camarada Nando Poeta.

ü  TEJE PRESO - TEJE SOUTO acontece muita gozação sobre a caça de fugitivos Tatu (que voa) e Martelo (que não zoa), no último dia 14, da prisão “até então de segurança máxima” em nosso País de Mossoró. “Quem está preso” os possíveis ajudantes (e não os facilitadores) e “quem está solto” os fugitivos – claro!

FIQUE SABENDO... “Dia Internacional das Mulheres - 08 de março”. https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm#Hist%C3%B3ria+do+Dia+Internacional+da+Mulher.

“O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero".

"O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência".

“História do Dia Internacional da Mulher”.

O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.

Uma primeira história que ficou muito conhecida como fundadora desse dia narra que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, esse incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, por isso teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo nelas. Essa história, contudo, é falsa e, por isso, o 8 de março não está ligado a ela.

Existe, no entanto, outra história que remonta a um incêndio que de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas da época, incluindo o da Triangle, trancavam seus funcionários na fábrica durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas".

“Influência do movimento operário”. O acontecimento em Nova York é significativo, pois evidenciou a precariedade do trabalho no contexto da Revolução Industrial. Isso, no entanto, não pode apagar a influência da luta operária e dos movimentos políticos organizados pelas mulheres. “Sendo assim, é importante afirmar que o Dia Internacional da Mulher não foi criado por influência de uma tragédia, mas sim por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa”.

“Influência do movimento operário”. Em 1910, na cidade de Copenhague, ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, que foi apoiado pela Internacional Comunista. Nesse evento, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem, entretanto, estipular uma data específica.

Essa proposta era fruto tanto do feminismo, que ascendia naquela época, quanto das correntes revolucionárias de esquerda, como o comunismo e o anarquismo. Clara Zetkin era engajada com campanhas que defendiam o direito das mulheres no âmbito trabalhista. Sua proposta visava a possibilitar que o movimento operário pudesse dar maior atenção à causa das mulheres trabalhadoras.

O incêndio de 1911 viria a ser sugerido, nos EUA, como dia simbólico das mulheres (tal como sugerido por Clara Zetkin). “A maioria dos movimentos reivindicavam melhorias nas condições de trabalho nas fábricas e, por conseguinte, a concessão de direitos trabalhistas e eleitorais (entre outros) para as mulheres”.

“Vários protestos e greves já ocorriam na Europa e nos Estados Unidos desde a segunda metade do século XIX”. O movimento feminista e as demais associações de mulheres capitalizaram essas manifestações, de modo a enquadrá-las, por vezes, à agenda revolucionária. Foi o que aconteceu em 08 de março de 1917, na Rússia.

O ano de 1917, na Rússia, foi fortemente marcado pelo ciclo revolucionário que derrubou a monarquia czarista. Nesse clima de agitação revolucionária, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve, no dia 8 de março, e reivindicaram a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Essa data entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias e também como prenúncio da Revolução Bolchevique.

Dia Internacional da Mulher. Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março tornou-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres (em virtude da greve das russas). Também foi associado ao mês de março, a partir de então, o evento do incêndio em Nova York, ocorrido no dia 25, como narrado anteriormente.

A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher."

“A Importância do Dia da Mulher”. O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.

Inúmeros estudos comprovam que ainda hoje as mulheres sofrem com a desigualdade no mercado de trabalho em relação aos homens. A presença das mulheres no mercado de trabalho ainda é menor do que a dos homens, uma vez que dados de 2018 apontam que, no mundo, apenas 48% das mulheres maiores de 15 anos estão empregadas – para os homens, esse número é de 75%.

Atualmente, menos de 70% dos homens concordam com o fato de que muitas mulheres preferem trabalhar a ficar em casa cuidando de serviços domésticos. As mulheres ainda sofrem prejuízos no mercado de trabalho por engravidarem, uma vez que o número de mulheres que abandonam o seu trabalho por conta de seus filhos chega a 30%, enquanto que somente 7% dos homens abandonam seus empregos pelo mesmo motivo.

Todas essas estatísticas demonstram como o preconceito de gênero prejudica as mulheres no mercado de trabalho. As mulheres, no entanto, não têm a sua vida prejudicada somente no mercado de trabalho, uma vez que a violência de gênero, o abandono que muitas sofrem de seu parceiro durante a gravidez e os assédios são realidades que muitas mulheres sofrem.

Veja mais sobre "8 de março: Dia Internacional da Mulher" em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm/. “Para agravar essa situação, metade das mulheres que engravidam perdem seus empregos quando retornam da licença-maternidade” e ainda, em pleno século XXI, existem aqueles que defendem que mulheres devem ganhar menos, simplesmente por poderem engravidar. Isso, inclusive, é uma realidade no Brasil, pois as mulheres recebem, em média, 20% menos que os homens.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A NAV Brasil – Serviços de Navegação Aérea realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 68 (SESSENTA E OITO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições até o dia 18/03/2024. Escolaridade exigida: MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salário: até R$ 10.302,00;

PB: A Prefeitura de São João do Tigre, Estado da Paraíba, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 51 (CINQUENTA E UMA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até 31/03/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO e SUPERIOR. Salário: até R$ 2.637,31;

PE: A Prefeitura de Araripina, Estado de Pernambuco, realizará TRÊS CONCURSOS PÚBLICOS oferecendo 111 (CENTO E ONZE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições até 26/03/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO e SUPERIOR. Salário: até R$ 4.420,00. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NAS SEMANAS FESTIVAS“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 09: Maria das Graças – FUNDASE e Lenaldo Castro. SEGUIDOS POR: Carmen Sousa – UERN, Francisco Antônio - Facebook, Maricélio Almeida – Jornalista e Paulo de Medeiros Fernandes – Advogado (10); Arimatéia Fernandes – DATANORTE, Júlio César Soares – Motorista, Leilton Lima – L4, Lúcia Rebouças – FUNDASE, Maxuel Arão – Segurança do Trabalho e Nilson Silva – DATANORTE (11); Amab - Cantor, Ariel Cunha – Estudante, Maria de Lourdes Oliveira e Wewerton Maia – Comerciário (12); Francisca Pereira – FUNDASE e Nogueira Martins - Professor (13); Lázaro Emerson – UERN (14). E DIA 15: Arianny: Queiroz – UERN, Ivonete Targino – Professora, Lúcia Aquino – A. Social, Marina Indiara – Afilhada e Salenira Martins - Professora.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Amigo Hermes, que surpresa boa de você aqui conosco, tinha você como morto a muitos anos. Tô ouvindo a rádio e gostando, têm umas músicas que não entendo mais ouvi a música de Roberto Carlos que você tocava “Debaixo dos Caracóis”. Valeu, Fransquim de Areia Branca. – Meu literalmente “Amigo Velho, Meu Amigo” de Seu Mané da Carroça e contemporâneo do Bairro Doze Anos dantes Boa Vista. Vamos nos encontrar, sim, pra tirar a limpo “minha Morte”. Ah!, acessem nossa rádio pelo link: frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, digite Frequência Música Mossoró no campo “buscar rádios” – clic na lupa, espere abrir e clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: ontem (08) foi Dia Internacional da Cor, Dia Internacional da Mulher e Dia Fundação/Criação da Casa da Moeda Amanhã (10) será Dia das Sociedades Amigos de Bairro, Dia do Conservador, Dia do Guitarrista e Dia do Sogro.

MEMÓRIA bdc:

HÁ 167 ANOS! O Dia Internacional da Mulher tem origem no 8 de Março do ano de 1857, quando 130 mulheres morreram queimadas em fábrica têxtil da Cotton em Nova Iorque (EUA), depois de anunciarem greve pela redução da jornada de trabalho de 16 horas para 10 horas/dia. A partir daí, instituiu-se o Dia Internacional da Mulher;

NA EDIÇÃO N. 1.061/2023 (11/03/2023): Banco Central diz que “dinheiro esquecido” permanecerá à disposição pelo tempo que for necessário; Idiarn – Campanha Salarial 2013; Aconteceu e Acontec/endo: 1º Encontro mossoroense de cultura popular; Três anos de pandemia; Grupo Balsa Itinerante Cultural; O primeiro Potiba fora de Mossoró. D. Consuêlo XLXI; Mr. Benson, repórter por uma edição!; Fique sabendo... “Uma mulher que transita entre o mundo material e espiritual” - por Herbênia Carmen – Psicóloga, graduada pela Unp – Mossoró e Letras – habilitação inglês pela Fala/Uern – Mossoró; Militares ajudaram terroristas bolsonaristas a fugir do Planalto, diz servidor da PF em depoimento.

PANO RÁPIDO:

MORO JOGA A TOALHA: A “CONJA” TRANSFERIU O TÍTULO ELEITORAL PARA CURITIBA. 247 – O senador Sérgio Moro (União-PR), prevendo sua cassação, pediu para sua mulher, a deputada Rosângela Moro (União-SP), conhecida como “Conja”, transferir o domicílio eleitoral para Curitiba. Na prática, Moro jogou a toalha e estaria articulando a Conja para concorrer ao Senado em eleição suplementar.

O União Brasil, seção Paraná, disse ao Blog do Esmael que foi surpreendido com a transferência do título de Rosângela Moro para a capital paranaense, seu antigo domicílio eleitoral. No entanto, juristas avaliam que essa mudança de domicílio poderá custar o mandato da parlamentar “paulista”.

Em 2022, a Conja e o Conjo causaram furor com a transferência do título eleitoral para São Paulo. Ele foi barrado e voltou para Curitiba, onde disputou e venceu para o Senado. Ela prosperou em SP, onde se elegeu à Câmara.

No início de abril, o TRE-PR julgará Sergio Moro por abuso de poder econômico e caixa dois. FONTE: brasil247.com.br, em 08/03/2024.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi uma cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão. Ganhou o título de doutora Honoris Causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e atuou também em espetáculos, álbuns, cinema, teatro e produziu espetáculos musicais de renome nacional e internacional. Adotou o sobrenome Barroso ao se casar, em 1947, aos 22 anos, com o advogado cearense Adolfo Cabral Barroso, com quem teve uma filha, Marta.

Nascida numa família abastada de origens espanhola e indígena apaixonada pela cultura e principalmente pela música brasileira, nossa homenageada começou a cantar e tocar violão e viola com sete anos de idade. Estudou piano no conservatório. Foi aluna da primeira turma da graduação em Biblioteconomia da Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em 1947, antes de se tornar cantora profissional.

Em 1950, ingressou na Rádio Bandeirante e apresentava-se em recitais no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), Cultura Artística e Colombo. No mesmo ano gravou a célebre interpretação da música “Moda da Pinga” de Ochelsis Laureano e Raul Torres.

Na década de 1950 se dedicou também a carreira de atriz, atuando nos filmes Ângela (1950), O Craque (1953), Destino em Apuros (1953), É Proibido Beijar (1954) e Carnaval em Lá Maior (1955). Recebeu o prêmio Saci de melhor atriz por sua atuação em Mulher de Verdade (1953).

Em 1954 gravou os sambas Ronda, de Paulo Vanzolini e Estatutos da Gafieira, de Billy Blanco. Foi premiada com o Troféu Roquette-Pinto de melhor cantora de música popular brasileira e o prêmio Guarani, como melhor cantora em disco.

Ultrapassou a marca de cinquenta anos de carreira e de oitenta discos gravados, entre 78rpm, Vinil e CDs. Apresentou por 35 anos, de 1980 até a sua morte em 2015, o programa Viola, Minha Vida, dedicado à música caipira e transmitido pela TV Cultura. Apresentou também, no SBT, um programa musical que levava seu nome e era exibido aos domingos pela manhã.

Além da carreira artística, desde a década de 1980, dedicou-se também a dar aulas de folclore. Lecionava nas faculdades Unifai e Unicapital, onde recebeu o título de doutora Honoris Causa em Folclore Brasileiro.

Ao contrário do que o público costuma esperar da artista, Inezita Barroso trabalhou em interpretações de autores mais atuais da MPB, de outras vertentes que não apenas a caipira/sertaneja.

Em 2003 foi condecorada pelo governo do estado de São Paulo com a medalha de mérito "Ordem do Ipiranga", recebendo o título de "comendadora da música folclórica brasileira".

No programa Roda Viva, da TV Cultura, que contou com a presença da cantora como principal entrevistada, em 2004, ela afirmou ser favorável à propagação e troca eletrônica de canções. Afirmava que o uso de canções em formatos digitais em computadores e dispositivos portáteis podia facilitar o acesso dos jovens à cultura e fazia dura crítica à indústria fonográfica, afirmando que a pirataria sempre existiu.

Em novembro de 2014 foi eleita para a Academia Paulista de Letras, ocupando o lugar da folclorista Ruth Guimarães, falecida em maio daquele ano.

LEGADO - Em 2017 foi tema da 36ª edição da série Ocupação, realizada pelo Itaú Cultural, em São Paulo. A exposição Ocupação Inezita Barroso permaneceu em cartaz de 27 de setembro à 05 de novembro. Também em 2017, a Assembleia Legislativa de São Paulo criou o Prêmio Inezita Barroso para homenagear personalidades e a música sertaneja raiz, também conhecida como música caipira. Esse prêmio é entregue anualmente, pela Assembleia Legislativa de São Paulo, no mês de março, lembrando a data de nascimento da artista.

Em fevereiro de 2019 foi lançado o documentário Inezita, que falou sobre o pioneirismo de Inezita na música sertaneja, com depoimentos de José Hamilton Ribeiro, Irmãs Galvão, Eva Wilma, entre outros, e que foi exibido pela primeira vez em TV aberta no dia 4 de março de 2020, às 22h45.

MORTE - Em 19 de fevereiro de 2015, Inezita foi internada no Hospital Sírio Libanês, em decorrência de uma insuficiência respiratória. Faleceu na noite de 8 de março, quatro dias após completar 90 anos. O velório foi realizado no Palácio 9 de Julho em São Paulo. Seu corpo foi enterrado no Cemitério Gethsermani.

Reportamo-nos sobre IGNEZ MADALENA ARANHA DE LIMA, conhecida artisticamente por INEZITA BARROSO, nasceu na cidade de São Paulo - capital em 04/03/1925 e faleceu aos 90 anos no hospital Sírio Libanês – São Paulo, vítima de insuficiência respiratória.

Dotes artísticos: cantora, atriz, instrumentista e folclorista. Outras ocupações: atriz, bibliotecária, professora e apresentadora de rádio e televisão. Gênero musical: sertanejo-caipira. Esteve em atividade entre 1951 e 2015. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Inezita_Barroso.

Sua discografia consta de 76 discos gravados entre 1951/2013 sendo: 29 rpm, 27 LPs, 02 compactos simples, 15 CDs, 01 DVD e 02 ao vivo.

Entre seus sucessos destacam-se “Moda da Pinga”, “Meu Limão Meu Limoeiro”, “Seresta da Saudade”, “Boi Bumbá” e “De Papo Pro Ar”.

QUEM CANTA ...

Com a marvada da pinga, é que me atrapaio / Eu entro na venda, e já dou me taio / Pego no copo, e dali num saio / Ali mesmo eu bebo, ali mesmo eu caio...”. (“A Moda da Pinga”. Compositores: Ocheisis Laureano e Raul Torres. Canta Inezita Barroso.).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: aos profissionais da cor, as mulheres, profissionais da casa da moeda, às sociedades amigos de bairro, aos conservadores, guitarristas e aos sogros.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Chorou A Menininha”. (Poesia para Crianças – 12/07/2022).

 

Chorou a menininha

no nascer da flor

em vaso de barro.

Ao mundo mais amor

olhinhos curiosos

acharam uma minhoca.

Nada tinha além de si mesma

isso era muito, no entanto

ouviu das horas um louvor.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário