sexta-feira, 20 de agosto de 2021

BDC - Coluna de Notícias 991.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 991 (geral) e 57ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 21 de agosto de 2021 - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 34/52, dias: 233/365 e faltam 132 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

PISCA ALERTA. – Filho, faz o favor de sair do carro e ver se o pisca está funcionado..., agora! O filho saiu do carro meio zangado e responde: Agora sim, agora, não agora sim, agora não... . FONTE: https://www.maioresemelhores.com/piadas-horriveis-mais-ridiculas-e-constrangedoras-do-mundo/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www,franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

A GOSTO OU DESGOSTO amargamos o oitavo aumento dos combustíveis nesse agosto, em efeito dominó arrebenta-se o nó. É o “ó” do boro-godó! Boa leitura nobre leitor/a!

ANEEL APONTA QUE TARIFAS DE ENERGIA PODEM SOFRER ALTA DE 16,68% ANO QUE VEM. Brasília - O Ministério de Minas e Energia (MME) admitiu nesta quinta-feira, 19, que busca "soluções" para "amenizar" os reajustes nas contas de luz em 2022, quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode tentar se reeleger. A nota foi publicada após o superintendente de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Davi Antunes Lima, indicar que as tarifas de energia podem subir, em média, 16,68% no próximo ano, principalmente por conta da crise hídrica que o país enfrenta.

A pasta reconheceu que diversos fatores pressionam as tarifas para o próximo ano, entre eles o agravamento da crise hídrica, o aumento no custo para gerar energia, a alta do dólar e o fato de alguns contratos de distribuidoras serem reajustados pelo IGP-M. (...). FONTE: O dia Online – 19/08/2021, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 20/08/2021.

A BANDA "ALFREDO & OS CARAS" FARÁ SHOW-LIVE BENEFICENTE. No próximo dia 27, às 20h, ALFREDO & OS CARAS estará realizando uma LIVE BENEFICENTE no palco do Rota 66 Gastropub em prol do ALBEM – Albergue de Mossoró. Também será transmitido pelo youtube.com/alfredoeoscaras e têm o apoio da Fundação José Augusto, Aky Pneus, Moto Clube Carcarás do Asfalto, Rota 66 Gastropub e do próprio ALBEM.

O ALBEM é uma instituição filantrópica que acolhe acompanhantes de pacientes de outros municípios, que estão internados nos hospitais públicos de Mossoró.

A iniciativa é do Centro Social Francisco Dantas - uma ONG (Órgão Não Governamental) entidade mantenedora do ALBEM e tem capacidade para receber 50 acompanhantes de pacientes hospitalares por dia.

“A cada dia que passa, mais apoiadores estão chegando junto com a causa. Vamos fazer a nossa parte, todos nós!” Seguem os dados para doação ao ALBEM via pix sob a chave: cnpj – 12.703.179/0001-22. “Você poderá ajudar o Albergue de Mossoró mesmo antes da nossa Live Beneficente”, afirmou Assis Neto, líder da banda, para o Sistema BDC.

 

FIQUE SABENDO... “Dia Nacional da Habitação – 21 de agosto”. FONTE: https://blog.vittaresidencial.com.br/dia-nacional-da-habitaccao, 21/08/2021.

193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova Iorque e criaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Dia 21 de agosto, é o Dia Nacional da Habitação, uma data que serve para nos lembrarmos da importância de um dos direitos mais básicos de qualquer cidadão: o direito à habitação.

A habitação, lar, casa, apê ou tantos outros nomes, é o local que não apenas nos abriga, como também nos dá a sensação de pertencimento à uma comunidade ou local. E cada vez mais é buscado o desenvolvimento desses lares em comunidades sustentáveis, como aponta um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável proposto pela ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Entretanto, o caminho para a conquista do primeiro imóvel próprio pode ser mais moroso para algumas famílias. Para que você possa entender o quadro geral da habitação no Brasil e como você pode conquistar o seu imóvel, que tal começar falando sobre o déficit habitacional no país? Vamos lá!

O QUE É DÉFICIT HABITACIONAL - Vamos começar entendendo o termo “déficit habitacional”. Trata-se de uma expressão que se refere a um determinado número de famílias que vivem em condições de moradia precárias ou que não possuem qualquer moradia.

Mas que tipo de moradias são essas? São consideradas moradias inadequadas, aquelas que são construídas com materiais não duráveis ou improvisados, que estão em risco, que contam com um número excessivo de pessoas vivendo no mesmo espaço ou então aquelas que não foram construídas com o objetivo de serem habitadas por uma família.

Déficit em números.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostrou que, em apenas 10 anos, o déficit de moradias cresceu 7%, atingindo cerca de 7,78 milhões de unidades habitacionais em 2017.

Em entrevista ao jornal Estadão, Robson Gonçalves, da FGV, explicou que a maior parte do déficit é formado por famílias que ganham até três salários mínimos por mês. Porém, a demanda por moradias acaba atingindo outros consumidores.

MOTIVOS PARA O DÉFICIT E ALTERNATIVAS PARA O PRIMEIRO IMÓVEL - Os últimos anos de crise no Brasil trouxeram alguns efeitos que dificultaram o acesso à moradia de melhor qualidade ou à moradia própria, que por sua vez, ajudou a aumentar o déficit habitacional brasileiro.

Mas calma! Apesar do cenário habitacional ter algumas barreiras, há alternativas para quem busca o seu imóvel próprio ou uma moradia com melhores condições. Como é o caso do Minha Casa Minha Vida.

O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA - Apesar do Minha casa Minha Vida não ter como principal prioridade diminuir o déficit, e sim melhorar a infraestrutura, o programa trouxe grandes conquistas. Comparando o déficit de 2014 com o de 2010, houve uma redução de 742,1 mil famílias. Uma queda de 2,8% ao ano.

Para quem não conhece o MCMV (Minha Casa Minha Vida), trata-se de um programa de habitação federal que subsidia casas ou imóveis para famílias de renda baixa.

Você pode saber tudo sobre ele, como quem tem direito ao benefício, quais são as taxas de juros e outras informações, baixando o nosso E-book ou conferindo nossos artigos sobre o programa.

AÇÕES SOCIAIS - Também há iniciativas de ONGs que provêm ações para comunidades carentes, e utilizam de trabalhos voluntários para acelerar o processo de construção, reforma e regularização de moradias. Entre as iniciativas há:

- Teto Brasil – Presente em 19 países, a ONG ajuda a construir moradias dignas, promover a educação de crianças e envolver toda a comunidade.

- Arquitetura na Periferia – Criada em 2013, ela tem como missão, além de ajudar na construção de moradias, a inserção da mulher nas decisões sobre a construção da casa, fornecendo um microfinanciamento para essas mulheres possam conduzir a reforma de suas casas.

O SONHO MAIS PRÓXIMO - Outro lado que também existe, é o das pessoas que têm a possibilidade de conquistar o seu imóvel próprio, porém ainda não sabem disso.

O principal facilitador da conquista deste sonho é, como já falamos, o Minha Casa Minha Vida. O programa pode ser utilizado por famílias que contam com uma renda de até R$ 7.000,00, sendo que aquelas que ficam na primeira faixa do programa podem ter até R$ 47.500,00 de subsídio.

Mas esta não é a única forma de você ficar próximo do seu sonho. Há certas mudanças na sua vida financeira que podem te ajudar nessa jornada. Anote aí algumas dicas:

- Organize-se: Faça um levantamento de todas as entradas e saídas no seu orçamento familiar;

- Dívidas: Comece pagando aquelas que tem valores ou juros mais altos;

- Pesquise: Uma das bases para a economia doméstica, pesquisar é fundamental. Sempre que for comprar algo, pesquise se há uma alternativa mais barata;

- Busque outras formas de renda: caso você precise de uma renda extra para alcançar seu objetivo, pense em tornar temporariamente em renda um hobby ou atividade que você é bom;

- Fundo para emergências: também é muito importante que você crie um fundo para emergências. Afinal, sempre há chances de acontecer um imprevisto.

Quer saber mais dicas para se organizar financeiramente e conquistar seu primeiro imóvel? Acesse nosso artigo sobre 7 dicas para iniciar um planejamento financeiro.

A habitação no Brasil ainda tem seus poréns, mas a boa notícia é que assim como ações sociais para ajudar, existem construtoras que conseguiram avançar, mesmo meio à crise, e oferecem a você opções acessíveis e diversificadas de imóveis. E a Vitta Residencial é uma delas!

COMPROMISSO COM O FUTURO - Você sabia que em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membro da ONU se reuniram em Nova Iorque e criaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”? Foi um documento em que todos os países participantes se comprometeram a tomar medidas para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.

Entre os objetivos de desenvolvimento está o de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Confira sobre o que se trata ele:

11.1 - Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas;

11.3 - Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países;

11.4 - Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo;

11.6 - Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros;

11.7 - Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência

11.8 - Apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento.

Para a Vitta Residencial todos objetivos são importantes e fundamentais. Tanto que, alguns deles já são implementados pela empresa. Como o Programa Verde Vitta ou o Complexo Via Norte, que impactou centenas de moradores da região, através de gentilezas urbanas.

DIVERSIDADE PARA A SUA ESCOLHA. - Outro fator importante para que você tenha a oportunidade de conquistar o imóvel mais indicado para o seu bolso e suas necessidades, é ter opções. De diferentes valores e diferenciais. E isso a Vitta sempre teve. Ao acessar o site da sua cidade você se deparara com diferentes empreendimentos e opções de planta para o seu futuro apartamento.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PE: A Prefeitura de Afrânio/PE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 158 (CENTO E CINQUENTA E OITO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 08/09/2021. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL INCOMPLETO / FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 12.000,00;

 

PI: A UESPI – Universidade Estadual do Piauí realizará, PROCESSO SELETIVO, oferecendo 190 (CENTO E NOVENTA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 24/8 a 02/09/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 5.132,76. Maiores informações do/s edital/ais acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 22: João Ítalo – EMATER, Margarete Pereira – FUNDASE, Maria Célia – FUNDASE, Nonato Santos (UERN) e Wilson Cabral – Professor. SEGUIDOS POR: Ninete Dantas – FUNDASE. (23); Amâncio Honorato - UERN (24); Esione Bandeira – C. Cidadão/Mossoró, Jadismar Costa – FUNDASE, João Morais – SINDSAÚDE e Sávio Barbosa – Vara da Família (25); Arnóbio Xavier – INSS, Marilene Rebouças – FUNDASE e Maritza Arruda – Professora (26); Jackson Lima – DETRAN-RN, Manu Duarte – IDEMA, Selandia Lima - Autônoma e Vera Araújo – Adv (27). E DIA 28: Fernanda Silva – Autônoma, Guilherme da Silva – Professor e Laíre Rosado Filho – Médico.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Amigo Hermes, muito bom receber suas notícias e quadros do blog democrático, obrigado amigo. Lima Júnior”.Valeu LJ, paz e bênçãos pra você e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 76 ANOS! Criada a LDM – Liga Desportiva Mossoroense, em 20 de agosto de 1945;

DA EDIÇÃO 916/2020 (em 20/08/2020): Juiz gaúcho garante trabalho remoto a carteira com filho autista; Justiça: SINAI cobra na justiça folha salariais em atraso; Receita libera consulta ao 4º lote de restituição; Dantas Júnior, repórter por uma edição; Fique sabendo... “dia 22 de agosto – dia nacional da criança excepcional”;

DIA: hoje é Dia da Habitação. Amanhã (22) será Dia do Excepcional, Dia do Religioso, Dia do Supervisor Educacional e Dia Nacional do Folclore.

 

PANO RÁPIDO:

UM PAGAMENTO IRRESPONSÁVEL. Quando o tema é a Reforma Agrária nos governos do PT, alguns do chamado campo progressista teimam em virar as costas para os fatos, ignorar os números e evitar o debate racional.

O tema agrário sempre foi e continua sendo muito caro para a esquerda brasileira. Afinal de contas, é a desigualdade indecente da nossa secular estrutura agrária que tem sustentado e multiplicado a desigualdade no nosso país. Trata-se, portanto, de um tema central, contemporâneo, que merece ser tratado com seriedade e responsabilidade.

Infelizmente, o costume de disseminar informações inverídicas ou repetir à exaustão mantras que nada têm a ver com a realidade objetiva não é exclusividade da direita nacional. Quando o tema é a Reforma Agrária nos governos do PT, alguns do chamado campo progressista teimam em virar as costas para os fatos, ignorar os números e evitar o debate racional, tudo para bradar aos quatro ventos que “o PT não fez Reforma Agrária quando estava no governo”. FONTE: brasil247.com/blog/um-apagamento-irresponsavel, em 20/08/2021.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi pianista, compositor, ator, cantor e produtor cultural. Residiu por longa data no Rio de Janeiro e em São Paulo, compondo e divulgando as músicas feitas sozinho ou com seus parceiros tais como: José Capinam, Clodo Ferreira, Belchior, Fausto Nilo, Bigha Maia, Climério, Brandão, Augusto Pontes, entre outros.

Foi parceiro na vida e na música de Bigha Maia. A música "Cebola Cortada" de Petrúcio Maia e Clodo, grande sucesso da dupla, gravada por vários cantores da MPB, foi regravada recentemente por Milton Nascimento e MPB-4. Petrúcio Maia morreu em Fortaleza, Ceará, na data de 05/05/1994. Bigha Maia segue carreira solo, cantando e compondo.

Desde a morte de nosso homenageado, Bigha Maia luta pelos seus Direitos Autorais e Patrimoniais. Tem um processo correndo na justiça na cidade do Rio de Janeiro contra a Editora Orós, de propriedade do cantor e editor Raimundo Fagner.

CD CANTOS DO PLANETA - Foi concebido por Petrúcio Maia no Rio de Janeiro e gravado em Fortaleza, Ceará, no ano de 1994. Petrúcio Maia não chegou a ver o seu trabalho pronto pois faleceu antes. O CD Cantos do Planeta foi lançado como uma homenagem póstuma a Petrúcio Maia.

É um CD autoral de Petrúcio Maia e Bigha Maia, contando com outras parcerias de Petrúcio, entre elas Clodo Ferreira na canção "Atmosfera", Fausto Nilo na canção "Palmeirais de Prata", José Carlos Capinam na canção "Coração Planetário" e Clodo e Climério na canção "Quando Você Me Encontrar".

As músicas "Magia Andaluza", "Brasília Asa Delta" e "Mandala" tem letra e música de Petrúcio Maia. "Pensamento Belo", "Maravilha (Braço d' Água)", "Não Vá Embora", "Olho do Infinito", "Festa da Lua Cheia" e "Saídas" são parcerias de Petrúcio Maia e Bigha Maia.

Em entrevista concedida ao jornalista e amigo Francis Vale, dois anos antes de sua partida, Petrúcio explicou a própria obra: "São cantos de amor e natureza, como a maioria das minhas músicas. São músicas que eu chamaria de "ethno-fusion". Porque eu acredito na fusão natural das culturas, em todos os planos, inclusive na música. As canções que escrevo utilizam ritmos e estruturas melódicas que viajam por lugares e etnias.

E os textos contém símbolos étnicos, que as vezes formam uma estrutura até certo ponto épica. Um outro elemento a destacar é a ocupação com os temas ecológicos, sem necessariamente partir para o protesto explícito, mas simplesmente cantando a natureza. É uma geo-poética política. Como um atlas musical".

No blog "Música do Ceará" O jornalista e radialista Nelson Augusto escreveu sobre o CD Cantos do Planeta: "Petrúcio Maia era grande admirador da voz de sua companheira que ele descrevia assim: “A voz de Bigha tem uma riqueza de timbres muito grande, às vezes encorpado, às vezes mais seco. Vai do forte ao suave, é uma voz que tem um colorido muito especial e se adapta à uma variedade grande de músicas. A presença dela no palco também é muito forte e firme. Alguém que gosta e vive intensamente o momento em que está no palco”.

Cantos do Planeta é o resultado musical do encontro de Petrúcio e Bigha Maia e ao mesmo tempo o que é universal, continua ali, na Praia de Iracema, com todo o colorido e o ritmo da melhor música feita no Ceará por um de seus representantes mais puros e fortes que foi o inesquecível Petrúcio Maia.

Reportamo-nos sobre SALVINO PETRÚCIO MESQUITA MAIA, em memória, conhecido artisticamente por “PETRÚCIO MAIA”, nasceu em Fortaleza/CE no dia 21/08/1947 e faleceu aos 47 anos, em 05/05/1994, vítima de suposta Dengue Hemorrágica na cidade de Fortaleza/CE. Sua discografia constam de 02 LPs gravados: “Melhor Que Mato Verde” (1980) e “Cantos do Planeta” (1996) disco póstumo com Bigha Maia (parceira musical e esposa). Dotes artísticos: cantor, compositor e produtor musical. Gênero: MPB. Instrumento/s: piano. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Petrucio_Maia.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: “Cebola Cortada, “Falsa Correspondência, “Frenesi”, “Melhor Que Mato Verde”, e “Pé de Sonhos.

 

QUEM CANTA ...

A felicidade corre sem parar / Bela é a cidade velha / Na velocidade a tarde leva o teu olhar / Longe descansar na estrela...”. (“Frenesi”. – Compositores: Fausto Nilo, Ferreirinha e Petrúcio Maia – Canta: Petrúcio Maia e Teti).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

 

EDIÇÃO DEDICADA: aos agentes de habitação, aos excepcionais, religiosos, supervisores educacionais e aos folcloristas.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Doce Menininha na Noite” (Poesia para Crianças – 12/07/2021).

 

Doce menininha

Que fazes sentada aqui

A noite já dorme.

 

Por que olhas para o céu

Essa flor na mão

É para te proteger

Eu não sei a hora da tua fome

Do mar trago alimento.

 

Viver vai além da dor

É infinita a existência

Não chores tanto

O coelho voltará.

 

Para dizer as horas de março

No teu ouvido o vento cantará

Em sol maior

Te amo, menininha.

 

MINHAS ANEDOTAS:

Eu dormia com tampões nos ouvidos porque perto da minha casa tinha muito barulho. Certo dia, eu acordei apressada para ir à feira e esqueci de tirar os mesmos. Ao chegar na feira achei estranho uma banca cheia de frutas sem ninguém. Me aproximei enquanto via um monte de gente gesticulando e falando coisas que eu não ouvia. Não lhes dei atenção. Talvez quisessem me incentivar a pegar as frutas sem o dono ver. Quando o feirante chegou descobri que estava alcoolizado querendo matar todo mundo, pois partiu pra cima de mim. Corri e me escondi atrás de um muro onde estavam as outras pessoas que me disseram tentar me avisar, mas eu não lhes dei ouvidos. Mexi nos ouvidos e lá estavam os tampões, por causa deles quase fui morta.

OS TAMPÕES NOS OUVIDOS, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 31/07/2021.

 

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Sabe aquele domingo que você não quer sair da cama pra nada? Aproveite-o! Precisamos aprender a fazer as coisas que gostamos. Viva seus dias de forma intensa para quando chegar a velhice poder olhar para trás e dizer que tudo valeu a pena. Não tenha medo de correr riscos, de aventurar-se, de trocar de roupa dez vezes diante do espelho. Faça tudo o que tiver vontade. Seja intenso em tudo. Doe-se completamente ao outro. Experimente ser feliz a cada instante. Os momentos lindos não são para sempre e precisamos estar preparados para quando eles se acabarem. Não tenha medo de dizer que ama, faça amigos, vá pescar, dance na chuva, coma o que deseja. Seja intenso.

VIVA COM MAIS INTENSIDADE, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 17/06/2021.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário