quarta-feira, 11 de agosto de 2021

BDC - Coluna de Notícias 989.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 989 (geral) e 55ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, quarta-feira, 11 de agosto de 2021. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 32/52, dias: 223/365 e faltam 142 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

PUTA QUE PARIU. Prostituta, grávida, repentinamente entra em processo de dar à luz em plena via pública. Naquele momento passa uma viatura policial que é chamada para primeiros socorros. A policial pergunta o que tá havendo, e o gaiato não perde sua oportunidade grita: - A puta que pariu! FONTE: Autor desconhecido. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franiscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

SINAI INDEPENDENTE DE QUALQUER GOVERNO OU FORÇAS POLÍTICAS. Fui e sou parte da brilhante história do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, há 32 anos fazendo a luta unificada de todos os trabalhadores de sua base (filiados ou não) sem nenhuma distinção. Somando-se às lutas de outras categorias públicas ou privadas em defesa dos direitos e dignidade humana. Ao longo desses anos duas categorias (extinta FUNDAC e DER) ousaram em formar sindicato próprio e até o momento não se ergueram, pois, a maioria de seus servidores permaneceram no SINAI por acreditar que a união faz a força – veredito popular. Com isso, vejo um grande equívoco da ASTRAN – Associação dos Servidores do DETRAN-RN convocar assembleia geral, sem ampla discussão, à fundar um sindicato que, se conseguir, já nasce dividido e enfraquecido sem forças estrutural e financeira para sua sobrevivência. Caso semelhante temos o SINDATRAN – Sindicato dos Agentes de Trânsitos de Mossoró, hoje somando forças com o guerreiro SINDISERPUM – Sindicato dos Servidores Municipais de Mossoró. Boa leitura nobre leitor/a!

 

DÍVIDAS NO CHEQUE ESPECIA, CARTÃO DE CRÉDITO E CARNÊ FICAM MAIORES após alta da Selic; veja dica dos especialistas. Com o aumento da taxa básica de juros da economia, na semana passada, o Copom do Banco Central (BC) elevou de 4,25% para 5,25% ao ano, os consumidores devem ficar atentos nas dívidas. Isso porque com a alta, os juros do cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e o carnê de varejistas podem encarecer. Diante disso, especialistas explicam o que as pessoas devem fazer para não criar uma bola de neve nos débitos.

De acordo com o economista Gilberto Braga, professor da Fundação Dom Cabral e do Ibmec-RJ, quando há o reajuste da Selic, há um efeito em todas as linhas de crédito. "É uma taxa de partida, como o governo é o por definição tem o melhor crédito da economia, todas as demais dívidas devem ter um custo maior. Assim, quando o governo aumenta a taxa básica, ele provoca uma reação em cadeia, um efeito dominó, fazendo com que todas as demais taxas fiquem mais caras", explica ele.

Segundo o diretor-executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, há um efeito direto no aumento da taxa básica de juros. "Todas as taxas de juros vão subir. O efeito de aumento de 1% significa que os juros ao consumidor vão subir 0,08%. Isso quer dizer que, por exemplo, uma taxa de empréstimo de 5% ao mês vai passar para 5,08%. O impacto é direto", explica ele.

Há ainda o efeito indireto com o aumento da Selic, como os problemas de cascata que podem surgir. "Juros mais altos impactam negativamente na atividade econômica. Ela provoca uma redução no crescimento econômico, pode provocar um aumento do endividamento das famílias e no desemprego. Com isso, pode aumentar a inadimplência", explica Miguel.

Entretanto, o aumento de juros não fica parado nesse 0,08% anunciado na semana passada pelo BC. Como a alta da taxa pode provocar um número maior de pessoas endividadas, os bancos podem querer elevar ainda mais seus juros para conseguir repassar os efeitos gerados por esse cenário de menos dívidas liquidadas.

"As instituições repassam tanto a alta da Selic como os prováveis outros efeitos que a taxa básica de juros pode ter na economia. Com isso, pode acrescentar ainda mais o percentual para os consumidores", afirma Miguel.

Nesse cenário, para quem tem dívida e quer tentar sair do vermelho, o melhor caminho é renegociar essas dívidas e pesquisar para tentar fazer uma portabilidade de crédito. "Os bancos podem estar disponíveis para tentar manter a mesma taxa para negociar os débitos. Há também a possibilidade de portabilidade.

Agora, se eles perceberem que não há previsão de liquidar, eles não vão flexibilizar essa mudança", indica o diretor-executivo da Anefac. Ao mudar de banco, os consumidores devem avaliar todos os custos e não apenas a taxa nominal de juros, como calcular o Custo Efetivo Total (CET) para saber sobre os valores de seguro, tarifas e o IOF. Dessa forma, eles saberão se vale a pena a migração.

Como os consumidores devem pagar mais caro pelas suas dívidas, quem tem dívida no cartão de crédito e cheque especial pode ter problemas ainda maiores, já que são as linhas de crédito mais caras. Nesse cenário, a portabilidade também é uma alternativa e buscar linhas mais vantajosas. FONTE: O Dia Online - 09/08/2021, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 10/08/2021,

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNALTA (717): Boa tarde amigo Hermes! Apesar de ter nojo desse Bolsonaro, e de todos os CORRUPTOS, que só atrasam o desenvolvimento deste país, e de todos países onde corrupto são um câncer, não posso entender como ministros da suprema corte, chamam seus desafetos de moleque, quando os mesmos são na sua maioria BANDIDOS, CORRUPTOS, E CAFAJESTE. Edvar de Jesus – Autônomo.

 

FIQUE SABENDO... “Dia Internacional da Logosofia – 11 de agosto”. FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-logosofia/.

O Dia Internacional da Logosofia (significa “a sabedoria da palavra”, conhecida como a “ciência da razão”) é comemorado anualmente em 11 de agosto.

A logosofia é uma ciência criada pelo pensador e educador humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que tem a finalidade de buscar o autoconhecimento do próprio indivíduo, através da revelação de conhecimentos de natureza transcendente.

O termo logosofia se originou a partir de duas palavras gregas: logos, que significa “palavra”, e o termo sophia, que quer dizer “sabedoria”, formando o significado de “a sabedoria da palavra”, conhecida como a “ciência da razão”.

Entre os principais objetivos da logosofia está o constante desenvolvimento do homem, do conhecimento de si mesmo, das leis universais, o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.

Por isso, esta data comemorativa é importante para nos lembrarmos de nos conscientizar sobre o aperfeiçoamento dos atuais modelos de ensino e aprendizagem.

ORIGEM DO DIA DA LOGOSOFIA: O Dia Internacional da Logosofia é celebrado na data de aniversário de Carlos Pecotche, que nasceu em 11 de agosto de 1901, em Buenos Aires, na Argentina.

Em 1930 foi criada a Fundação Logosófica, na cidade de Córdoba (Argentina). Apenas cinco anos depois, a instituição chegava ao Brasil e hoje conta com escolas e centros de estudo espalhados por todo país.

FRASES SOBRE LOGOSOFIA:

“A Logosofia é, justamente, a especialidade científica e metodológica que se ocupa da reativação consciente do indivíduo”. (Carlos Bernardo González Pecotche);

“O homem jamais se arrependerá de haver proporcionado a seu espírito todo elemento de juízo requerido pelo desenvolvimento pleno de suas aptidões e pelo exercício sem limitações de sua inteligência”. (Carlos Bernardo González Pecotche);

“A Logosofia prefere manter intacto o livre arbítrio, porque é bem sabido que cada qual há de responder sempre com firmeza aos ditados de sua consciência”. (Carlos Bernardo González Pecotche).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

AL: A SEPLAG-AL, Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 2.502 (DUAS MIL, QUINHENTAS E DUAS) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 20/08/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 2.433,95;

 

SE: A UFS – Universidade Federal de Sergipe realizará, CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 13 (TREZE) VAGAS PARA PROFESSOR – MAGISTÉRIO SUPERIOR, inscrições Até o dia 07/09/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 4.500,00. Maiores informações do/s edital/ais acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 08: Naísla Fernandes - Autônomo. SEGUIDOS POR: Larissa Ferreira – Autônoma e Rita de Cássia Vidal – UERN (09); Antônia Wilma – Messias Targino, Fco. Carlos – Professor, Marcos Júnior – SÊBadO e Rogério Carlos – Facebook (10); Ceiça Freitas – Facebook, Eliane Balbino – Sobrinha, João Batista Xavier – Professor, Josivan Carlos – Facebook; Reinaldo Araújo – Instrutor e Zélia Ferreira – FUNDASE (11); Delmira Costa – Professroa e Lucas Alves – Autônomo (12); Fátima Gê – DATANORTE, Jânio Fernandes – Prof. e Teófilo Viana – Tio (13). E DIA 14: Gilberto Loia – Músico.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Bom dia Seu Hermes, obrigado pelas informações viu!? Maxuel Arão”.Valeu Companheiro Max, paz e bênçãos pra você e demais familiares.MEMÓRIA:

HÁ 78 ANOS! Fundada Associação Mossoroense de Pensamento e Cultura, em 11/08/1943. FONTE: Mossoró Nossa Terra - Vol. 1, 2009, por Professor Almir Nogueira;

Prof. Wilson Bezerra de Mora – “Como fonte do saber, a primeira Associação Mossoroense de Pensamento e Cultura foi criada com o intento e verdadeira razão dos imperativos da inteligência do seu povo, implantando, enraizando e expandindo a cultura sob a égide de novos ideais do saber mossoorense”.

Sem dúvida, antes a imprensa foi a baluarte de campanhas em benefício da sociedade, trazendo nova visão de desenvolvimento, como abolição de escravos, defesa de questões sociais, implantação e crescimento do parque industrial e comercial, tudo veio somar a nova visão de crescimento em vários aspectos, intelectual, literário, artístico, econômico e social da cidade que, indiscutivelmente, contribuiu para o desenvolvimento da região. FONTE: Reminiscência, por Wilson Bezerra de Moura, em 25/09/2018, https://www.omossoroense.com.br/reminiscencia-wilson-bezerra-de-moura/.

DIA: hoje é Dia da Consciência Nacional, Dia da Padroeira da Televisão - Santa Clara de Assis, Dia da Pintura, Dia da Televisão, Dia Internacional da Logosofia (evolução do pensamento consciente de si mesmo), Dia do Advogado, Dia do Direito, Dia do Estudante, Dia do Garçom, Dia do Magistrado; Dia do Pendura e Dia dos Trabalhadores em Bares e Restaurantes do RN. Amanhã (12) será Dia Internacional da Juventude e Dia Nacional das Artes.

PANO RÁPIDO:

Bolsonaro derrotado: PEC do voto impresso não obtém 308 votos favoráveis e é rejeitada - Agência Câmara - Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça feira (10), a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. Como não foram obtidos os 308 votos favoráveis necessários, o texto será arquivado.

A proposta determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

Na semana passada, a comissão especial derrotou o texto do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), e também rejeitou o texto original, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF).

A decisão de levar a PEC ao Plenário foi tomada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, com o objetivo de encerrar a disputa política em torno do tema. FONTE: https://www.brasil247.com/brasil, em 10/08/2021.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Com 16 anos aprendeu a tocar violão. Cursou até o segundo ano de Medicina, mas abandonou os estudos para seguir a carreira artística. Ganhou o apelido de Gordurinha dos amigos de rádio por sua magreza. Em 1964 desagradado com o golpe militar, fugiu de casa deixando com os familiares a determinação para que destruíssem tudo o que parecesse comprometedor, especialmente uma foto em que aparecia tocando violão para o presidente João Goulart e o governador Leonel Brizola. Maltrapilho e doente, só reapareceu meses depois. Faleceu em 1969 de infarto provocado por uma overdose.

Começou a carreira artística aos 16 anos, apresentando-se em um programa de calouros na Rádio Sociedade da Bahia, em Salvador. Na época participou do grupo vocal "Caídos do Céu".

Em 1951 começou a produzir e apresentar programas na Rádio Tamandaré do Recife, em Pernambuco.

Em 1952 foi para o Rio de Janeiro para dar continuidade à carreira artística. Pouco depois mudou-se para Recife onde atuou nas Rádios Jornal do Comércio e Tamandaré.

Em 1954 teve sua primeira composição gravada por Jorge Veiga, o baião "Quero Me Casar". No mesmo ano, a dupla Venâncio e Corumba gravou o baião "Cadeia da Vila".

Em 1955 gravou com Leo Villar seu primeiro disco, interpretando a marcha "Soldado da Rainha", dele e João Grimaldi, e "Sonhei com você", de Roberto Martins e Mário Vieira, com vistas ao carnaval do ano seguinte.

Em 1957 apresentou na Rádio Nacional o programa "Varandão da Casa Grande". Apresentou ainda os programas "Café Sem Concerto" na Rádio Tupi e "Boate Ali Babá", na TV Tupi.

Em 1958, Ari Lobo gravou o coco "Quixeramobim". No mesmo ano, gravou um de seus grandes sucessos, o coco, "Vendedor de caranguejo".

Em 1959, o samba "Chiclete com banana", parceria com Almira Castilho, foi gravado com grande sucesso por Jackson do Pandeiro. Este samba, além de peça de teatro, foi tema de uma tira de histórias em quadrinhos, do desenhista Angeli e foi nome de uma banda de música baiana. Ainda no mesmo ano, fez grande sucesso com o baião "Baiano Burro Nasce Morto", que geraria um famoso bordão nas televisões da época. Também no mesmo ano, seu samba "Carta de ABC" foi gravado por Gilberto Alves no LP "Gilberto Alves e o Samba". Ainda em 1959, o samba "Orora analfabeta", com Nascimento Gomes, fez sucesso no carnaval na gravação de Jorge Veiga, pela Copacabana.

Em 1960 gravou mais um grande sucesso, o baião-toada "Súplica Cearense", composto em parceria com Nelinho, composição considerada pela crítica como sua obra-prima e uma das músicas mais pungentes em solidariedade aos miseráveis da seca nordestina. No mesmo ano, o cantor Antônio Martins gravou o tango "Ribalta". Teve diversas composições gravadas pelo cantor Jorge Veiga, entre as quais os sambas "Caixa alta em Paris", "O marido da vedete" e "Quando o divórcio chegar". Ari Lobo gravou os cocos "Paulo Afonso" e "Pedido a padre Cícero".

Em 1962 lançou o LP "A Bossa do Gordurinha", com destaque para "Baiano Não é Palhaço".

Em 1963 lançou pela Copacabana o LP "Gordurinha... um espetáculo", com destaque para "Fornalha" e "Baião Bem". Como produtor musical ajudou a fazer os melhores discos do Trio Nordestino.

Em 1968, Augusto Boal dirigiu no Teatro de Arena de São Paulo o musical "Chiclete com banana", inspirado na música de Gordurinha, criticando as relações desiguais entre a música brasileira e a música estrangeira, particularmente a norte-americana.

Em 1972, Gilberto Gil, em disco lançado após seu retorno do exílio em Londres, regravou "Chiclete Com Banana".

Em 1974, o cantor Macalé gravou "Orora Analfabeta" e "Mambo da Cantareira", no LP "Aprender a Andar".

Em 1997, o Trio Nordestino, em sua nova versão, regravou o "Mambo da Cantareira".

Em 1999 o selo "Sons da Bahia" sob o patrocínio do Governo do Estado e com lançamento comercial pela Warner Music gravou o disco "A Confraria do Gordurinha", com 16 faixas de sua autoria interpretadas por Gilberto Gil, que cantou "Baianada" e mais três músicas, Confraria da Bazófia e ainda Marta Millani.

Em 2000, a Warner Music na série "Enciclopédia Musical Brasileira", lançou o CD "Jackson do Pandeiro e Gordurinha", no qual o cantor e compositor baiano aparece interpretando sete composições de sua autoria, entre as quais, "Oito da Conceição", "Vendedor de Carangueijo" e "Qual é o Pó?".

Em 2007, teve a música de sua autoria, junto com Almir Castilho "Chiclete Com Banana" gravada pelo cantor e compositor Kojak do forró, no álbum ao vivo "O afilhado do rei do ritmo Jackson do Pandeiro". O CD/DVD, de lançamento independente, produzido por Kleber Matos, foi uma homenagem ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro que imortalizou a composição.

Em 2012, recebeu outra homenagem do cantor Kojak do Forró ao ter nove músicas suas gravadas no DVD "50 anos de sucesso", em que Kojak celebrou cinco décadas de carreira. No álbum, gravado ao vivo na Sala Funarte Sidney Miller no Rio de Janeiro, foram gravadas composições suas como "Baiano Burro Nasce Morto", "Tenente Bezerra", "Caranguejo Sá", "Belém de Maria", entre outras, além da clássica "Chiclete Com Banana", parceria sua com Almira Castilho.

Reportamo-nos sobre WALDECK ARTUR MACEDO, em memória, conhecido artisticamente por “GORDURINHA”, nasceu em Salvador/BA no dia 10 de agosto de 1922 e faleceu em 16/01/1969 ao 46 anos, causa infarto, no Rio de Janeiro - capital. Sua discografia constam de 06 discos gravados entre 1962/2003, sendo: 04 (78rpm), 01 LP e 01 CD póstumo “Jackson de Pandeiro e Gordurinha” – Enciclopédia Musical Brasileira pela Warner Music em 2003. Dotes artísticos: cantor, compositor, radialista e humorista. Gênero: MPB. Instrumento/s: voz e violão. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Gordurinha e https://dicionariompb.com.br/gordurinha.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: “Súplica Cearense, “Baiano Burro Nasce Morto, “Baianada”, “Se Chovesse No Nordeste”, e “Festival de Bolachada.

QUEM CANTA ...

Oh! Deus, perdoe esse pobre coitado / Que de joelhos rezou um bocado / Pedindo pra chuva cair sem parar...”. (“Súplica Cearense”. – Compositor: Gordurinha e Nelinho – Canta: Gordurinha).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

EDIÇÃO DEDICADA: a consciência nacional, a Padroeira da Televisão - Santa Clara de Assis, profissionais da pintura e televisão, aos logosofistas, aos advogados, profissionais do direito, aos estudantes, garçons, magistrados; penduradores, aos trabalhadores em bares e restaurantes do RN, a juventude do mundo inteiro e aos profissionais de artes.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Gravatas do Papai” (Poesia para Crianças – 06/08/2021).

 

As gravatas do papai
São bem coloridas
Gosto de puxá-lo por elas
Minhas preferidas.

 

Tem também as de bolinhas
Essas são bem fofinhas
Papai faz cara de sério
Depois cai em risadinhas.

 

Arrumo sua gravata
Quando está torta
Ele vai trabalhar bonito
Abraça-me na porta.

MINHAS ANEDOTAS:

A sacoleira passava todo dia na porta da minha casa oferecendo de tudo um pouco. De longe, quando a via, já me escondia pra não passar vergonha de dizer que não tinha dinheiro. Certo dia, ela chegou silenciosa. Eu mexi pra lá e pra cá nas coisas dela. Me empolguei com as bugigangas. Fui experimentando colares, pulseiras, maquiagem, batom. No final, disse que não tinha dinheiro. Ela ficou brava e com raiva de mim jogou as bugigangas na sacola e disse que se soubesse que eu era tão pobre não tinha perdido tempo. Ainda me perguntou se eu não tinha nada que pudesse fazer negócio. A vizinha fofoqueira lá de fora gritou "tudo o que ela tem sou eu que dou um pouco de comida pra ela todo dia". Passei a maior vergonha diante da sacoleira.

TUDO QUE TENHO, em 31/07/2021, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Precisamos aprender desde cedo que nem sempre vamos conquistar o que desejamos. Muitos soldados morrem nas guerras e nem por isso deixam de ser heróis. Aprenda a receber um não mesmo de quem sempre lhe disse sim. Para tudo há uma primeira vez. Somos feitos de experiências e vivências. São os nãos que recebemos ao longo da jornada da vida que nos ensinarão a buscarmos novos caminhos, a mudarmos nossos gestos, atitudes e opiniões. Quando a vida lhe disser um não nunca desanime, pois as suas maiores lições são as mais dolorosas.

QUANDO A VIDA DISSER NÃO, em 12/07/2021, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário