sábado, 7 de agosto de 2021

BDC - Coluna de Notícias 988.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 988 (geral) e 54ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 07 de agosto de 2021. - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 32/52, dias: 219/365 e faltam 146 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

ÍNDIO NÃO QUER APITO. Um homem branco é pego em território indígena em situação suspeita. Levado pra aldeia e lá ficou sem comida e água; dia seguinte já com raios de sol clareando o dia chega, vem o cacique e pergunta. – Índio quer saber seu nome? – Bolsomínio ..., por que? – É que aldeia saber o cardápio do dia! FONTE: Autor desconhecido. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsesritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

SOU DEFENSOR DOS SERVIÇOS PÚBLICOS não só porque sou um deles, e sim por conhecer e entender de sua importância para as populações (nacional, estadual e municipal) mais carentes. Onde presencio algum discurso a favor de privatização não fico calado; primeiro escuto seus argumentos para saber onde entrar e não ser atropelado. Assim vi um acalorado “cliente da CAERN” - cliente sim – não usuário, pois, ele paga pelos serviços ali prestados e tem que reclamar mesmo por estar pagando como todos e todas ali a espera de atendimento. Comentávamos a demora e falhas na forma de “agendamento online” que é sistema eletrônico” tão condenado por um presidente que beneficiado foi por várias eleições mas hoje não serve mais; só homens de bom senso sabe o porquê. Bom, voltando ao defensor da privatização da CAERN, me esforcei pra convencê-lo dizendo que, quem mais interessava naquele quadro (empresa sucateada, sem investimentos em equipamentos e funcionários suficientes para atendimento das demandas) são grandes empresários/políticos/agrupados - afins de compra da estatal e usufruir dos lucros daquela matéria prima (água) doada por Deus gratuitamente para os humanos. Um bem que teria que ser cuidado pelo poder público por homens e mulheres de compromissos públicos e tão inteligentes quanto mulheres e homens do setor privado. Boa leitura nobre leitor/a!

 

EMPRESA DEVE INDENIZAR PASSAGEIRO POR ATRASO E LIMPEZA DEFICIENTE EM ÔNIBUS. DF. Juíza titular do 5º Juizado Especial Cível de Brasília condenou empresa de transporte a ressarcir o valor da passagem da viagem de volta - que não foi utilizada devido aos transtornos vivenciados na ida - e a compensar o passageiro, a título de danos morais, por falha na prestação do serviço.

O autor, passageiro da empresa ré, narrou ter comprado passagens de ida e volta para o trecho Brasília - Goiânia, com embarque às 3h50 e chegada prevista para as 7h. Informou que o ônibus apresentou atraso de mais de duas horas, tendo saído somente após às 5h30, e que não estava devidamente higienizado. Acrescentou que o desembarque não foi realizado no local previsto, sendo redirecionado a outro muito distante, resultando em mais atraso e inviabilizando sua participação em compromisso previamente agendado. Em decorrência de tais fatos, solicitou a devolução em dobro dos valores gastos na passagem, além de indenização por danos morais.

A ré, Rápido Federal Viação, alegou que o atraso foi inferior a 3 horas e que não há como as empresas evitarem os contratempos que podem surgir. Em relação às alegações de má higienização, arguiu que os ônibus são dedetizados periodicamente, de modo que não há danos morais indenizáveis. Afirmou que não houve defeito em sua prestação de serviço e negou existência de danos morais.

De acordo com a magistrada, consoante ao art. 6º, inciso VIII, do CDC, o autor deverá ter facilitada a defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, uma vez que suas alegações se mostraram verdadeiras. “Não resta dúvida de que a empresa de transporte interpreta de forma equívoca a legislação de regência e considera aceitável um atraso de até 3 horas, de sorte que um atraso de uma hora e meia torna-se bastante comum; nada mais inaceitável.”, afirmou a juíza.

Ao julgar, a juíza constatou que houve inadimplemento contratual, de forma que o passageiro deverá receber a restituição do valor gasto com a passagem não utilizada e 25% do valor do bilhete de ida. Em razão do atraso, afirmou que do vício na prestação de serviços sobrevieram desdobramentos que afetaram os atributos da personalidade do passageiro, em razão do tratamento indigno e negligente que lhe fora dispensado. Assim, condenou a empresa Rápido Federal Viação a ressarcir o valor devido das passagens, bem como a indenizar o autor em R$ 1.000,00, a título de danos morais. Cabe recurso a sentença - PJe: 0753806-88.2020.8.07.0016. FONTE: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal - 04/08/2021, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 05/08/2021.

 

ALBEM LANÇA CAMPANHA CORRENTE DO BEM. Seja sócio do ALBEM (Albergue de Mossoró) doando, mensalmente, a simbólica quantia de R$ 9,99 (nove reais e noventa e nove centavos) através de pix/CNPJ 12.703.179/0001-22 e confirmar com o comprovante pelo Whats App n. 3062-3155. Essa Campanha de Sócios visa ampliar os serviços prestados 24h por dia e ininterruptos.

PARTICIPE DA CORRENTE DO BEM e concorra a sorteios de brindes como sócio, no mês de aniversário do ALBEM – 08 de dezembro. “O acesso do acompanhante hospitalar ao ALBEM, é somente via serviço social dos hospitais parceiros-sus. Tem sido muito gratificante para toda equipe, incluindo voluntários a desenvolver esse trabalho”, disse Edson Lima – Idealizador-mor do Albergue de Mossoró.

 

A FUNDAÇÃO VINGT-UN ROSADO/COLEÇÃO MOSSOROENSE está situada no terceiro andar na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, localizada na praça Dorian Jorge Freire, 17 - Centro - Mossoró/RN.

Organizado todo o acervo e dispondo para pesquisa, empréstimo, vendas e doação; dependendo da disponibilidade da obra. E continua publicando obras pelo selo da Coleção Mossoroense.

SERVIÇOS: Raniele Alves continua prestando seus serviços com o Eriberto Monteiro - o nosso editor e com quem deve ser contatado na Biblioteca Ney Pontes Duarte no interesse de publicações. Um site das instituições citadas está disponível no www.colecaomossoroense.org.br/.

Estamos aguardando sua visita virtual ou presencial. Como disse tantas vezes Vingt-un Rosado: "A Coleção Mossoroense está viva"! Cordialmente, Dix-sept Rosado Sobrinho – Presidente da Fundação Vingt-un Rosado.

 

TIO COLORAU, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Boa tarde, meus amigos. Meu celular quebrou e perdi a lista de transmissão. Estou refazendo aos poucos, caso alguém não queira fazer parte da lista de transmissão é só me pedir para eu excluir. E quem quiser fazer parte é só me contatar: (84) 9.9648-2588. As edições PEI E BUFO não deixaram de sair, estão lá no tiocolorau.com.br, Ótimo fds, Erasmo Firmino.

 

FIQUE SABENDO... “O que o período Bolsonaro pode nos ensinar?”. Por Roberto Malvezzi (Gogó) – Graduado em Estudos Sociais e Filosofia, Músico e compositor. Artigo sugerido por Arimatéia Morais – P. O. do Alto da Conceição em 11/07/2021.

A elite nunca erra seu voto e sempre promove a luta de sua classe, sempre protege seus interesses, por mais mesquinhos e nefastos que sejam.

Em primeiro, um alerta aos ingênuos e mal-intencionados: quem muito fala de corrupção pode ser tão ou mais corrupto que aqueles que denunciam. Falamos de corrupção no sentido amplo, “cor ruptum”, coração rompido. Prestem atenção em Moro, Dallagnol e Bolsonaro.

Segundo, a pior das democracias sempre é melhor que qualquer ditadura. Se a ilusão com as ditaduras for derrotada nesse momento, será um grande saldo positivo dessa tragédia.

Terceiro, boa parte dos militares que foi ao poder logo mostrou toda sua ganância por propinas e corrupção. Que se acabe de uma vez por todas o mito que militar é sinônimo de incorruptibilidade. Bolsonaro é o ícone maior dessa ilusão.

Quarto, todas as vezes que os militares saíram de sua tarefa constitucional e foram para a política, foi uma tragédia nacional. Dessa vez não foi diferente. No poder político, muitos se mostraram eticamente falhos, politicamente comprometidos com ditaduras, e tecnicamente uma lástima, como é o caso do especialista em logística. Quem sabe dessa vez os militares aprendam que não têm que se meter em política.

Quinto, a elite só é contra a corrupção dos pobres, não contra a própria. Em outras palavras, a corrupção também é propriedade privada das elites. Aqueles que querem mudar esse país também devem aprender essa lição.

Sexto, a destruição do Estado Brasileiro é, na verdade, um ataque aos bens comuns, é a destruição de uma legislação que garante direitos básicos à população e a proteção do ambiente. A elite nunca erra seu voto e sempre promove a luta de sua classe, sempre protege seus interesses, por mais mesquinhos e nefastos que sejam.

Sétimo, dessa vez não conseguiram corromper e cooptar todas as instituições brasileiras de peso. A Lava-Jato mexeu nos brios do Supremo, alguns que pediram ditadura e tortura foram presos, espalhadores de fake News andam bem menos aguerridos. Como já se dizia antes, fascista só é corajoso enquanto está protegido. Depois, todos são covardes.

Oitavo, a religião pode ser manipulada para qualquer lado. Esses pastores, padres, bispos, leigos, defensores da família, dos bons costumes, da pátria, são o exemplo da religião cooptada e servil aos interesses dos poderosos e de seus chefes. A crítica das religiões como ópio do povo deve ser retomada, aprofundada e popularizada. Louvemos todos os setores eclesiais que ajudaram a fazer essa resistência positiva contra o pior governo de nossa história.

Nono, estamos sendo salvos pelas vacinas. Infelizmente, famílias como a minha, mais de 500 mil, perderam seus entes queridos para o Covid19, graças a uma campanha sistemática de descredibilização das vacinas, da ciência e a corrupção na compra das vacinas. Os fundamentalistas, tanto os religiosos como os do mercado, têm que ser combatidos permanentemente.

Décimo, enfim, estamos do lado certo da história. Com todos aqueles que resistiram a essa tragédia, sairemos desse pesadelo mais pobres, mais machucados, mais mortos, porém, com a consciência limpa que não temos as mãos mergulhadas nesse mar de sangue.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PI: A PM-PI – A Polícia Militar do Estado do Piauí reabre CONCURSO PÚBLICO oferecendo 690 (SEISCENTAS E NOVENTA) VAGAS PARA OFICIAIS DA PM E SOLDADOS, inscrições prorrogadas até o dia 26/08/2021. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 6.170,09;

 

RN: A UFRN – Universidade Federal do RN realizará, em dois editais, CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO, oferecendo 10 (DEZ) VAGAS PARA PROFESSOR, inscrições abertas no período de 09 a 31/08/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 10.074,18. Maiores informações do/s edital/ais acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 08: Naísla Fernandes - Autônomo. SEGUIDOS POR: Larissa Ferreira – Autônoma e Rita de Cássia Vidal – UERN (09); Antônia Wilma – Messias Targino, Fco. Carlos – Professor, Marcos Júnior – SÊBadO e Rogério Carlos – Facebook (10); Ceiça Freitas – Facebook, Eliane Balbino – Sobrinha, João Batista Xavier – Professor, Josivan Carlos – Facebook; Reinaldo Araújo – Instrutor e Zélia Ferreira – FUNDASE (11); Delmira Costa – Professroa e Lucas Alves – Autônomo (12); Fátima Gê – DATANORTE, Jânio Fernandes – Prof. e Teófilo Viana – Tio (13). E DIA 14: Gilberto Loia – Músico.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Prezado Hermes, grato pela sua atenção, Walter Gomes”.Grande abraço Mestre Walgom, saúde e paz pra você e demais familiares.

MEMÓRIA:

HÁ 71 ANOS! Café Filho (natalense e 18º presidente o Brasil de agosto/1954 a novembro de 1955) e Ademar de Barros (aviador, médico e influente político do Brasil) faziam comício na Praça Rodolfo Fernandes, em Mossoró. Fonte: Mossoró Nossa Terra - Vol. 1, 2009, por Professor Almir Nogueira;

DA EDIÇÃO 914/2020 (em 08/08/2020): A Cidadania FM / Web já funciona em fase experimental; Fique sabendo... 08 de agosto – Dia Internacional do Pedestre” - por Pietra Alcântara;

DIA: hoje é Dia Estadual da Lei Maria da Penha e Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Amanhã (08) será Dia Nacional de Controle ao Colesterol, Dia Internacional do Pedestre e Dia do Alpinista.

PANO RÁPIDO:

INÉDITO NO MUNDO – PRESIDENTE CHAMAR MINISTRO DE “FILHO DA PUTA” SEM SOFRER PUNIÇÃO. O economista Eduardo Moreira criticou o ataque de Bolsonaro ao ministro Luis Roberto Barroso. Eduardo Moreira repercutiu as agressões de Jair Bolsonaro contra o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (6), quando Bolsonaro chamou o ministro de "filho da puta".

"Um presidente da república xingar um ministro da suprema corte de “filho da puta” publicamente e não sofrer qualquer tipo de punição deve ser algo inédito no mundo", afirmou Moreira.

A nova ofensa de Bolsonaro foi feita durante viagem a Santa Catarina e em meio a uma escalada de tensões entre ele e o Judiciário. O chefe do governo federal desembarcou no estado para participar de uma palestra com empresários, além de marcar presença em uma cerimônia de entrega da Ordem da Machadinha.

A tenção entre Bolsonaro e o Judiciário vem em uma crescente, com diversos ataques por parte do ocupante do Palácio do Planalto, principalmente contra Barroso, que se coloca na oposição à bandeira do voto impresso defendida pelo governo.

Na quinta-feira (5), o presidente do STF, ministro Luiz Fux, leu uma dura nota contra Bolsonaro e cancelou uma reunião que faria com os chefes dos Três Poderes. Bolsonaro, claro, reagiu.  FONTE: https://www.brasil247.com/brasil, em 06/08/2021.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um violinista brasileiro. É considerado um dos maiores músicos brasileiros de sua época e um dos maiores violonistas de todos os tempos. Filho de dona Adelina Gonçalves de Aquino e do violinista, sapateiro e escoteiro Lilo de Aquino, nasceu em Varre-Sai, Rio de Janeiro, se mudando para a cidade do Rio de Janeiro aos três meses de idade.

Seu nome foi uma homenagem ao general britânico criador do escotismo Robert Stepheson Smyth Baden Powell, de quem seu pai era fã. É irmão de Vera Gonçalves de Aquino, primo do violonista João de Aquino e pai do pianista e tecladista Phillipe Baden Powell e do violonista Louis Marciel Powell (ambos nascidos na França).

Começou a tocar violão com sete anos, aprendendo com seu pai alguns acordes básicos. No ano seguinte, começou a ter aulas com Jayme Florence, o Meira, grande violonista integrante do Regional Benedito Lucena. Aos 10, incentivado por seu mestre, se apresentou pela primeira vez no famoso programa de calouros da Rádio Nacional Papel Carbono, tocando "Magoado", de Dilermando Reis. Também por influência de seu professor Meira, conheceu os principais músicos de samba e choro da época, entre eles Donga, Ismael Silva e Pixinguinha. Posteriormente, se formou na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro.

Durante vários anos de sua adolescência, nosso homenageado se apresentou em bailes, casas noturnas e programas de rádio no Rio de Janeiro, tornando-se rapidamente um dos músicos mais requisitados em bandas e rodas de choro pela cidade.

Seu primeiro parceiro importante foi Billy Blanco, com quem compôs, por exemplo, a famosa música "Samba Triste", gravada pela primeira vez pela cantora Rosana Toledo. Mas sua parceria mais famosa foi a que construiu com Vinícius de Moraes. Juntos, eles compuseram dezenas de músicas, entre as quais, os aclamados afro-samba.

Carregava consigo diversas influências musicais sem, no entanto, ficar marcado especialmente por nenhuma delas ao longo de sua carreira. Seu talento foi reconhecido internacionalmente. O violonista gravou parte de seus discos no exterior, em países como França, Alemanha e Japão.

Foi internado, em 22 de agosto de 2000, na Clínica Sorocaba, vítima de uma pneumonia bacteriana grave. Morreu em 26 de setembro de 2000, aos 63 anos, devido a uma infecção generalizada. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal do rio de Janeiro e enterrado no Cemitério de São João Batista.

Reportamo-nos sobre BADEN POWELL DE AQUINO, em memória, conhecido artisticamente por “BADEN POWELL”, nasceu em Varre-SaI/RJ no dia 06 de agosto de 1937 e faleceu em 26/09/2000, de pneumonia bacteriana, no Rio de Janeiro - capital. Sua discografia constam de 62 discos gravados entre 1959/2015, sendo: 44 LPs, 14 CDs e 04 DVDs, incluídos 07 póstumos. Dotes artísticos: cantor e violinista. Gênero/s: Afro-samba, Bossa-nova, Choro, Jazz, MPB e Samba. Instrumento/s: voz e violão. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Baden_Powell_(cantor) e https://dicionariompb.com.br/Baden-Powell.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: “Apelo, “Berimbau, “Tempo de Amor”, “Canto de Ossanha”, e “Samba Triste.

QUEM CANTA ...

É melhor ser alegre que ser triste / Alegria é a melhor coisa que existe / É assim como a luz no meu coração / Mas pra fazer um samba com beleza / É preciso um bocado de tristeza...”. (“Samba da Bênção”. – Compositor: Baden Powell – Canta: B.P.).

... OS MALES ESPANTA!

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Meu Papai” (Poesia para Crianças – 04/08/2021).

 

Meio careca e barrigudo

Gosta de me levar no cangote

Faz para mim uma cabaninha

Ao seu lado eu tenho sorte.

 

Mesmo cansado me ajuda

Na lição de casa facilzinha

Gosta de churrasco

Com cebola e farinha.

 

Vai comigo à igreja

A casa toda pintou

No meio da missa

Dormiu e roncou.

MINHAS ANEDOTAS:

Todo mundo tem vontade de chegar no topo do mundo, não é verdade? Só pra dar inveja em vocês eu chego nele todos os dias por incrível que pareça. Mais precisamente quando o papai termina de almoçar e se deita muito à vontade para descansar. Então, eu vou passeando bem devagarzinho pela sua enorme barriga até chegar no topo. De lá eu vejo tudo pequenino e bem longe. É tão bom estar no topo do mundo! Só tem um problema, quando ele ronca, pois a barriga treme e eu quase caio lá de cima. Mas, aprendi a me equilibrar. Não ria do meu mundo, afinal todos temos o que merecemos.

O TOPO DO MUNDO, em 30/07/2021, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Não tenha vergonha de discutir com alguém que lhe agride verbalmente. As pessoas mais saudáveis são as que não levam desaforos para casa, as que xingam e até mesmo as que chamam palavrões. Quando fazemos essas coisas o nosso cérebro funciona como uma válvula de escape, jogamos tudo de ruim para fora da gente. Não escute agressões verbais em silêncio só para se passar por bonzinho ou educado quando na verdade está morrendo de vontade de dizer muitas coisas também. As pessoas que mais xingam conseguem viver muito mais tempo do que as que não revidam. Evite uma confusão, mas se acontecer saiba se defender. Afinal, você é o seu maior bem.

XINGUE SE FOR O CASO, em 12/07/2021, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário