quarta-feira, 25 de novembro de 2020

BDC - Coluna de Notícias 927.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”

Ano XIII – Edição nº 927 (geral) e 45ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos:hernesi=oliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br.

Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, quinta-feira, 26 novembro de 2020. – Edição Especial - Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 49/53, dias: 331/366 e faltam 35 dias para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

Senhora: “Por que a velhinha não usa relógio?”  Então – Porque ela é sem hora! FONTE: segredosdomundo.r7.com.br/piadas-curtas-e-engraçadas. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

ELEITOR-TORCEDOR SEM REGRA POLÍTICA é aquele que vota no candidato com bom índice de aceitação nas pesquisas..., tipo “não vou perder meu voto”. Quando vota pensando que o/a candidato/a é atleta de seu time/partido – longe de ser partidário. Um eleitor longe de identificar-se como cidadão e imagine entender como funciona o “Quociente Eleitoral”! Nunca vai entende porque um “Doutor Político-profissional” com 3mil votos não elegeu-se para um representante comunitário com um terço dessa soma. Enfim, o Quociente Eleitoral é pra fortalecer o partido político que dá legenda ao candidato e nunca fortalecer o político. Boa leitura nobre leitor/a.

 

PORTABILIDADE DE CHAVE PIX CHEGA A 4,4 MILHÕES EM MEIO A BRIGA POR CLIENTES. Em meio à briga por cliente no sistema financeiro, os consumidores trocaram 4,4 milhões de chaves Pix (sistema brasileiro de pagamento instantâneo) de uma instituição para outra, segundo balanço divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira (24).

O levantamento da autoridade monetária considera portabilidades feitas desde o início do período de cadastramento das chaves, em 5 de outubro, até domingo (22).

A Folha mostrou que bancos e fintechs - instituições financeiras ligadas à tecnologia e inovação - estão disputando as informações de clientes em cadastros de chaves Pix. Para atrair os usuários, algumas chegam a oferecer brindes e cupons para concorrer a até R$ 1 milhão de reais.

"Vemos esse movimento de portabilidade como muito natural do início de operações do Pix, várias pessoas se cadastraram sem ter certeza de qual instituição gostariam de manter esse cadastro, mas não dá para afirmar categoricamente a que se deve cada portabilidade", afirmou o chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro, Carlos Eduardo Brandt.

A disputa ocorre porque há um limite de cinco chaves, que podem ser cadastradas por pessoa. Empresas podem fazer até 20. Se um cliente inserir o CPF em um banco, a chave se torna exclusiva da instituição, e ele não poderá utilizá-la para receber transferências por outro banco, no caso de ter mais de uma conta. O usuário pode pedir portabilidade a qualquer momento, caso abra conta em outro banco ou decida gerenciar suas chaves entre os bancos com os quais já tem relacionamento.

No cadastro chave, o cliente vincula ao número do celular, CPF ou ao endereço de e-mail, por exemplo, às informações pessoais e bancárias dele. Ele pode escolher também uma chave aleatória, que pode ser uma sequência qualquer de números e letras. (...). FONTE: Folha Online, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 24/05/2010.

 

II ENCONTRO DE SAUDOSISTAS DO VINIL. O Sistema BDC, intencionalmente, conversa com o Aurélio Luz - Idealizador e organizador do "Iº Encontro de Saudosistas do Vinil", realizado em 31 de outubro. Com o sucesso desse encontro foi sugerido, pela confraria do Bar do Paulão (Bairro Doze Anos), sua repetição a cada mês e, pelo que entendi será nos últimos sábados. Confiram e sintam-se convidados pelo Aurélio Luz conforme abaixo.


Sistema BDC: O que acontece no Bar do Paulão sábado (28), é uma “feira” ou Exposição de Vinis, o popular LP (Long Play)?

AL = Na verdade é um encontro saudosista, que objetiva homenagear a velha guarda do bar, através de seus fundadores (Inês e Paulão). O propósito desse encontro, além de divulgar o universo do vinil, é unir várias gerações que frequentaram e frequentam o bar. Num encontro cheio de prosa, de diversão e de harmonia. Num ambiente família.

Sistema BDC: Essa é sua primeira experiência de evento? Sabemos que em Mossoró outros simpatizantes promovem em diversos locais, inclusive na onda "lifes" como a pandemia mundial.

AL = Sim, e será é a segunda edição desse encontro. A primeira foi tão bem recebida, que lá mesmo já definimos a próxima edição que será no próximo sábado (28/11), além da intenção de que o mesmo ocorra ao menos uma vez no mês. De fato o universo do Vinil vem crescendo bastante. Em Mossoró, destaco o "CLUBE DO VINIL MOSSORÓ", que é bastante atuante, e faz um trabalho magnífico de divulgação de eventos, compra, venda e troca de vinis.

Sistema BDC: Por fim, fique à vontade para acrescentar ou comentar.

AL = Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer pelo interesse em conhecer o nosso evento deste sábado, e outros, com início ao meio-dia no Bar do Paulão. Você e leitores do blog estão convidados. Levem seus discos pra ouvir, lembrando que será disponibilizada uma deliciosa feijoada.

Ficaremos muito honrados com quem puder nos fazer uma visita. É um ambiente simples, porém repleto de histórias, de várias gerações que por ali passaram, e dos que ali ainda frequentam. Vamos lá, e ao bom som cantaremos e sorriremos juntos. Um forte abraço; Aurélio Luz.

 

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Pessoal boa noite, o Governo do Estado determinou, por Decreto, o retorno ao trabalho presencial, os servidores que se encontravam em home office, ou seja em teletrabalho, mesmo diante do aumento da Covid-19. Consta que, para permanecer em teletrabalho terá que ter atestado médico, comprovante ser portador de morbidade. Diante de tal situação, imagino que as Entidades que continuam no Fórum, e até mesmo aquelas que se afastaram deveríamos fazer uma reunião para discutir o tema. Abraços, boa noite. FONTE: Fórum de Servidores Estaduais, via Grupo de Whats App, em 25/11/2020.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (683). Reformar ou Demolir a Casa Grande? No mesmo dia (19) em que João Alberto foi assassinado no Carrefour de Porto Alegre, um jovem motoqueiro pobre e branco (cujo nome não foi dito pelas reportagens da grande mídia) foi brutalmente espancado por policiais em plena rua na cidade de São Paulo: as imagens exibidas pelas TVs mostraram o jovem gritando repetidamente a frase "desculpe, tio" (como se estivesse sendo violentado por ter "dito algo errado"), enquanto dois PM's, entre eles um evidentemente negro, o acossavam com chutes, socos, rasteiras, capacetadas, como se estivessem "gritando" com pancadas a famosa frase "você sabe com quem está falando"?

Em uma sociedade de raiz colonizadora e escravagista, o fenômeno da violência multiplica seus frutos letais marcadamente sobre as relações raciais, porém, as raízes antropológicas deste fenômeno estão para aquém e para além destas relações, originando-se na instituição basilar da hierarquia, à qual perpassa sociedades, raças, classes sociais e gêneros diversos.

E querer combater o fenômeno da violência concentrando o foco sobre seus "frutos" asquerosos e deixando intactas suas raízes, é o mesmo que querer apenas reformar a "casa grande", fazendo-a ficar "mais colorida", ao invés de desconstruí-la, trocando completamente os seus alicerces. Vantiê Clínio Carvalho de Oliveira – Doutor em Sociologia pela Universite Sorbonne - Paris Descartes. FONTE: Whats App particular, em 24/11/2020.

 

FIQUE SABENDO... “26 de Novembro – Dia Interamericano do Ministério Público”. FONTE: https://www.amambainoticias.com.br/brasil/26-de-novembro-dia-interamericano-do-ministerio-publico.

Já em 14 de dezembro se comemora o Dia Nacional do Ministério Público. Esta data marca a sanção da Lei Complementar Federal nº 40, de 1981.

Hoje se comemora o Dia Interamericano do Ministério Público. Considerado como o órgão de defesa da ordem jurídica e verdadeiro fiscal da Lei, a instituição carrega uma história longa de conquistas e atuações relevantes. No Brasil, o Ministério Público abrange o Ministério Público da União que, por sua vez, se ramifica em quatro outros ministérios: o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público do Trabalho (MPT); o Ministério Público Militar (MPM), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); e os Ministérios Públicos dos estados (MPE).

A atuação do órgão não se restringe à defesa da ordem jurídica. As atividades desempenhadas pelos Ministérios Públicos destinam, precipuamente, a defender o patrimônio público nacional; o meio ambiente, os direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso. O Parquet é um defensor da população, posto que também guarda os direitos sociais e individuais indisponíveis.

O MP também assegura o controle externo da atividade policial por meio da realização de investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, e dentre outras ações, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas. Os membros do MP têm liberdade de ação tanto para pedir a absolvição do réu quanto para acusá-lo.

O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União e do Ministério Público Federal e também exerce a função de procurador-geral Eleitoral. Ele é nomeado pelo Presidente da República, após a aprovação do Senado Federal. Cabe ao chefe do Ministério Público nomear o Procurador Geral do Trabalho, da Justiça Militar e dar posse ao Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Um pouco de história - As primeiras menções sobre os promotores de justiça se deram no período colonial, nas Ordenações Manuelinas de 1521 e nas Ordenações Filipinas de 1603. Por estes documentos, o promotor de possuí o papel de fiscalizar a lei e promover a acusação criminal. Na época, atuavam também o Promotor dos Feitos da Coroa e o Promotor da Fazenda.

Somente no império, em 1832, inicia-se a sistematização das atividades do Ministério Público. Na República, o Decreto nº 848, de 11 de setembro de 1890 regulamentou a estrutura e as atribuições do órgão na esfera federal.

Com a edição dos demais códigos de lei do país, muitas das atribuições do Ministério Público passaram a ser reconhecidas institucionalmente.

Somente em 1951, a Lei Federal nº 1.341 instituiu o Ministério Público da União, composto dos Ministérios Públicos Federal, Militar, Eleitoral e do Trabalho.

A partir da Carta de 1934, as constituições brasileiras passaram a prever expressamente em seus textos disposições sobre o Ministério Público.

A Constituição vigente prevê o MP como órgão de função essencial à Justiça, destacando sua atuação na tutela dos interesses difusos e coletivos – meio ambiente, consumidor, patrimônio, minorias sociais e outros.

Duas datas - O Dia Interamericano do Ministério Público é comemorado hoje em decorrência de decisão tomada no 1º Congresso Interamericano de Ministérios Públicos realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 21 e 27 de novembro de 1954.

Já em 14 de dezembro se comemora o Dia Nacional do Ministério Público. Esta data marca a sanção da Lei Complementar Federal nº 40, de 1981 – a primeira Lei Orgânica Nacional do órgão.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

MA: A UFMA – Universidade Federal do Maranhão realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 12 (doze) VAGAS PARA PROFESSOR, inscrições prorrogadas até o dia 30/11/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 4.472,64;

 

PB: A Prefeitura de Cacimba de Dentro/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 161 (CENTO E SESSENTA E UMA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 02/12/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / MAGISTÉRIO /TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 12.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 22: Edileusa Andrade – FUNDASE, Cláudia Medeiros – UERN, Maria José Ferreira – Professora, Odeisa Sobral – Enfermeira e Rubens Coelho – Jornalista. SEGUIDOS POR: Almir Nogueira – Professor, Batista Dantas - Comerciário e Francinildo Costa – Professor (23); Ari Pereira – Facebook, João Victor Lemos – Téc. Informática, Sandeje Zuza - Autônomo e Vilaine Franco – FUNDASE (24); Edilson Peres – FUNDASE e Fátima Reis – Facebook (25); Maria Dores “Menininha” – Autônoma e Giovanni Vasconcelos – Facebook (27). E DIA 28: Dirceu Lima - Contabilista, Jaqueline Marques – Comerciária, João Neto – Professor, Juliana Cordeiro – Prima e Pedro Rebouças – UERN;

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Bom dia Hermes, obrigada pelas notícias via BDC. Muito bons esses causos da séria Domingo é Dia de Causos do Manoel Lourenço. Abraço Fátima Morais”.Valeu Companheira Fátima, agradeço aprovação e acompanhamento de nosso trabalho. Saúde a paz pra você e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

DA EDIÇÃO Nº 879 (em 23/11/2019): Projeção do governo para salário mínimo em 2020 está menor; Mário Ilo, repórter por uma edição; Bronca do leitor/a internauta (646) – por Arnaldo Fiuza; Fique sabendo... “23 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”;

HÁ 90 ANOS! Criação do Ministério do Trabalho pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, em 26 de novembro de 1930;

E HÁ 98 ANOS! Visita Mossoró, em 25/11/1922, Candido Maria da Silva Rondon (05/05/1865-19/01/1958) - mais conhecido como Marechal Rondon, inspecionando obras contra as secas;

DIA: hoje é Dia Interamericano do Ministério Público. Amanhã (27) será Dia do Técnico de Segurança do Trabalho e Dia Internacional da Prevenção e Luta Contra o Câncer.

 

**********PANO RÁPIDO**********

LE MONDE: CARREFOUR FICA COM IMAGEM “MANCHADA DE SANGUE” APÓS MORTE DE BETO FREITAS. Da RFI - jornal Le Monde mostra nesta quarta-feira (25) como o grupo francês Carrefour "está contra a parede" no Brasil, sem conseguir evitar os protestos que acusam a empresa de "assassina", após a morte brutall do soldador João Alberto Silveira Freitas. O crime envolvendo o cliente negro aconteceu na última quinta-feira (19) em uma unidade da zona norte de Porto Alegre.

O Le Monde relata que milhares de brasileiros têm saído às ruas, em várias capitais, aos gritos de "Carrefour assassino". Em meio à campanha municipal, além dessas manifestações populares, "o grupo francês também é alvo de críticas de quase toda a classe política, com exceção de Jair Bolsonaro, que se cala sobre o assunto", reporta o jornal francês. FONTE: brasil247.com.br, em 25/11/2020.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um jornalista, compositor e cantor brasileiro. E um dos vocalista do MPB-4, grupo vocal de maior longevidade na música popular brasileira, sendo autor exclusivo da BMG, tendo várias de suas músicas gravadas por diversos artistas, entre eles Ivete Sangalo, Boca Livre, Margareth Menezes, Cheiro de Amor, Roupa Nova e Elba Ramalho, entre outros. Foi jornalista do Jornal do Brasi e O Globo, tendo trabalhado também no CEDOC, arquivo de imagem da TV Globo.

DADOS ARTÍSTICOS - Iniciou sua carreira no Rio de Janeiro onde nasceu, no início da década de 1970, participando de vários grupos vocais e instrumentais. Na década de 1980, fez parte do grupo vocal Céu da Boca, com o qual lançou os LPs “Céu da Boca” (1981) e “Baratotal” (1982), apresentou-se em shows, participou do Projeto Pixinguinha e atuou em gravações de discos de vários artistas, como Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Joyce, César Camargo Mariano, Luiz Eça, Edu Lobo, Ivan Lins e Tom Jobim, entre outros.

Em 1989, mudou-se para Salvador, onde atuou como jornalista e também como compositor e produtor de jingles para diversos estúdios baianos e de outras cidades da região Norte-Nordeste, além do Rio de Janeiro.

Juntamente com Ângela Lopo, sua colega de vocais em diversos discos, idealizou o grupo Dendê Diet, trabalhando a música baiana com uma roupagem jazzística. O conjunto gravou dois discos, um dos quais dedicado à obra do compositor baiano Assis Valente.

Atuou como vocalista em discos de vários artistas baianos, como Netinho, Ricardo Chaves, Edson Gomes, Sarajane, Tonho Matéria, Ivete Sangallo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Cheiro de Amor e Pimenta Nativa, além de fazer direção de voz em estúdio para diversos intérpretes.

Em 2004, sua canção "Musa do verão" (c/ Danilo Caymmi e Sergio Saraceni) foi incluída na novela “Celebridades” (Rede Globo). Nesse mesmo ano, passou a integrar o grupo vocal MPB-4, ao lado de Miltinho, Aquiles e Magro Waghabi. Sua estréia foi no evento "64 + 40: Golpe e Campo(us) de Resistência", quando o grupo fez o show de encerramento, realizado no campus da UFRJ, na Praia Vermelha.

Reportamo-nos sobre DALMO MEDEIROS, 69 anos, conhecido artisticamente por DALMO, nasceu no dia 26/11/1951 no Rio de Janeiro. Sua discografia contam de 02 LPs gravados “Céu da Boca” (1981) e “Baratotal” (1982) pela Plygram. Gênero: MPB. Dotes artísticos: Cantor e compositor. Dentre seus grandes sucessos solo destacamos “Musa de Verão”. FONTES: pt.wikipedia.org/wiki/Dalmo_Medeiros e https://dicionariompb.com.br/dalmo-medeiros.

 

.DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(htps://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

“O Menino que morreu dormindo”. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

 

O menino morreu
Os olhos fechou
Foi dormir tarde
E não mais acordou.

 

Passou o dia brincando
Pulou amarelinha
Correu atrás da bola
Deu milho à galinha.

 

O menino era esperto
Mas morreu dormindo
E nunca mais se viu
Ele sorrindo.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos profissionais do ministério público, aos técnicos de segurança do trabalho e aos agentes de prevenção e luta contra o câncer.

QUEM canta ...

Juro que até pensei / Que o tempo fosse acalmar meu coração / Mesmo longe de você / Minha emoção / Fica à flor da pele ... .”. (“À Flor da Pele”. – Compositor: Dalmo Medeiros e Maurício Gaetani – Canta: Roupa Nova.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário