sábado, 7 de novembro de 2020

BDC - Coluna de Notícias 924.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”

Ano XIII – Edição nº 924 (geral) e 42ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 07 novembro de 2020. - Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 46/53, dias: 312/366 e faltam 54 dias para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

REI: Logo..., você sabe quem é o rei dos queijos? É o “reiquejão”! FONTE: segredosdomundo.r7.com.br/piadas-curtas-e-engracadas. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

CAMPANHA ELEITORAL SEM GRAÇA em tempos de pandemia, rápida e sem empolgação para os candidatos e eleitores. De positivo alguns debates, sabatinas promovidos pelas mídias e entidades segmentadas. Candidatos e nomes hilários também muito tímidos, quase despercebidos. É o meu sentimento. Boa leitura nobre leitor/a.

 

NÚMERO DE FAMÍLIAS ENDIVIDADAS CEN EM OUTUBRO. O percentual de famílias endividadas no país caiu de 67,2% em setembro para 66,5% em outubro deste ano, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar disso, a parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, continua acima do observado em outubro do ano passado (64,7%). O percentual de inadimplentes, isto é, de pessoas com dívidas ou contas em atraso, em outubro deste ano (26,1%) ficou abaixo do observado em setembro (26,5%), mas acima do registrado em outubro de 2019 (24,9%).

O mesmo ocorreu com as famílias que não terão condições de pagar suas contas (11,9% em outubro deste ano), que ficou abaixo dos 12% de setembro, mas acima dos 10,1% de outubro do ano passado. Em outubro deste ano, entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos, o percentual de endividamento chega a 68%, a inadimplência atinge 29,4% das famílias. Nessa faixa de renda, a parcela de pessoas que não terão condições de pagar suas dívidas chegou a 13,7%.

Já na renda acima de dez salários mínimos, os percentuais são: endividados (59,4%), inadimplentes (11,8%) e sem condições de pagar as contas (4,7%). A maior parte das dívidas das famílias brasileiras é relacionada ao cartão de crédito (78,9%), seguida pelos carnês (15,5%) e financiamento de carro (9,5%). Em média, as famílias brasileiras comprometem 30% de sua renda com dívidas. FONTE: Folha Online, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 96/11/2020.

 

UNIDADE DO DETRAN NO NATAL SHOPPING É FECHADA. A unidade do DETRAN/RN localizada no Natal Shopping, Zona Sul da capital, foi fechada na sexta-feira (30). O fechamento ocorreu após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) investigar possíveis irregularidades na licitação para locar o espaço. A investigação ocorreu em setembro a pedido do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), conforme deliberou a categoria durante assembleia virtual.

A representação feita pelo SINAI ao MP questionava o aluguel do espaço, considerado um gasto alto e desnecessário. Isso porque há uma outra unidade do Departamento na Central do Cidadão do shopping Via Direta, que fica há poucos metros de distância. Porém, a investigação do Ministério não encontrou nenhuma irregularidade.

Após o desfecho deste caso, a direção do Sindicato afirma que vai manter a mesma postura de fiscalizar onde o Governo do Estado aplica os recursos da Autarquia. Aponta ainda que vai denunciar qualquer gasto desnecessário, como por exemplo os caros aluguéis pagos ao setor privado ao locar espaços, que são alvo de reclamações de usuários e trabalhadores do DETRAN pela má qualidade. Além disso, vai seguir cobrando a melhoria das condições de trabalho e atendimento. FONTE: sinairn.com.br, em 06/11/2020.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (680). De cada 10 palavras ditas por cbozo, 11 são mentiras. Porque quando ela fala já deixa engatilhada a próxima mentira. Portanto, não existe a possibilidade de que ele reserve uma palavra sequer para afirmar uma verdade. Tudo que ele diz é mentira e o que deixa de dizer também é mentira! Manú Duarte, Via Grupo Debate Político - WA, em 06/11/2020.

 

FIQUE SABENDO... “07 de Novembro – Dia da Ação Católica”. FONTE: pejoteirosantos.wordpress;com/2011/11/07/hoje-e-dia-da-acao-catolica/.

O dia 7 de novembro é considerado “Dia da Ação Católica”. Então abaixo tem um texto do Pe. José Artulio Besen veiculado no “Missão Jovem” sobre a história da ação pastoral da Igreja no Brasil.

A Igreja se Renova. No dia 15 de novembro de 1889, Deodoro da Fonseca proclamou a República. Foi um ato dos militares positivistas, com ligação quase nula com o povo, que não contestava o regime monárquico e amava o velho Imperador. No ano seguinte, em 7 de janeiro, foi extinto o Padroado e, em 1891, decretou-se a separação entre a Igreja e o Estado, com a liberdade de culto, a secularização dos cemitérios, a laicização do ensino nas escolas públicas, a negação dos direitos políticos aos religiosos e a introdução do casamento civil.

Foi um susto para os bispos que não estavam prevenidos para assumir o governo da Igreja. A separação obrigou o episcopado a refazer as estruturas eclesiásticas, desafio assumido positivamente. Pena que a República não aproveitou o momento oportuno para fazer também a reforma no sistema latifundiário brasileiro, cujos senhores eram monarquistas. Em vez disso, preocupou-se com a estéril discussão racista de que a causa do atraso brasileiro era ter uma população índia, negra e mestiça, e que só a importação de brancos deslancharia o progresso. Essa mentalidade racista persiste ainda no inconsciente coletivo brasileiro.

Os bispos mais unidos com o Papa. Adquirindo as Igrejas mais liberdade para agir, o Papa Leão XIII convocou, em 1899, em Roma, um encontro do episcopado latino-americano. Era a primeira vez que isso acontecia. Com 400 anos de atraso, o que se queria era introduzir o Concílio de Trento (1545-1563) na vida eclesiástica americana. Antes, o direito do Padroado o impedira.

Os bispos retornaram para suas dioceses com uma nova legislação canônica, de espírito fortemente romano e apologético. Eles deviam enfrentar com coragem o socialismo, o espiritismo, o protestantismo e a “ignorância religiosa”, palavra para designar a religiosidade popular: Uma Igreja na trincheira, fortalecendo-se na luta contra o “inimigo”. Traçaram-se normas concretas para a formação sacerdotal e exigiu-se que cada diocese tivesse seu seminário. Fomentou-se uma Igreja voltada para a ação religiosa, eliminando-se a ação política.

A renovação da vida católica. A proteção do Estado oprimira o episcopado, tirando dele a responsabilidade direta pela vida da Igreja. A separação foi positiva, e a estrutura eclesiástica reorganizada: em 1939 o Brasil contava com 17 arquidioceses e 56 dioceses (de 1500 a 1889, apenas 11 e uma arquidiocese).

Multiplicaram-se os encontros episcopais, os sínodos e concílios regionais. A preocupação jurídica prejudicou uma visão pastoral da realidade brasileira: muitas prescrições eram elaboradas na Europa. Multiplicaram-se os seminários, onde cuidou-se com a formação intelectual e religiosa dos seminaristas. Infelizmente estes foram preparados mais para preservar a fé pelos sacramentos do que para a evangelização e a catequese. Surgiu assim um clero piedoso e avesso à política.

As escolas paroquiais e a catequese semanal ajudaram a formar uma nova geração católica. A reforma litúrgica do Papa Pio X, recomendando a Comunhão para as crianças, foi muito importante para a atividade catequética.

A participação dos leigos. De pouco adiantaria a ação episcopal, se não oferecesse aos leigos os meios de participação na vida eclesial. Novos movimentos e espiritualidades tornaram possível o surgimento de um laicato adulto. Inicialmente, o impulso dado às Congregações Marianas e ao Apostolado da Oração fez despertar o culto eucarístico e mariano.

A partir da década de 30, chegou a Ação Católica: os leigos, sob orientação dos bispos, levam a influência cristã para seus locais de vida e trabalho. Frutos da Ação Católica foram a Juventude Universitária Católica (JUC), Operária (JOC), Agrária (JAC) e Estudantil (JEC). Através do método Ver-Julgar-Agir, buscaram caminhos para a transformação cristã da sociedade brasileira.

A Ação Católica levou até as últimas consequências seu compromisso cristão e engajou-se no movimento político, levando diversos de seus militantes à ação revolucionária. Com isso tornou-se independente da hierarquia que discordava desta postura, e ingressaram na luta armada contra o regime militar de 1964. Ao mesmo tempo, promoveu-se um grande trabalho de renovação litúrgica, bíblica e catequética. É a pastoral buscando se atualizar e responder aos desafios apresentados pelo mundo.

Após o Concílio Vaticano II, a ação católica deu espaço aos movimentos e pastorais, como a Pastoral da Juventude, que se mantém firme na evangelização até hoje. Está disponível na Internet um estudo da USP muito interessante sobre como a juventude atuava junto à Ação Católica pelas causas sociais.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A PGE – Procuradoria Geral do Estado da Bahia realizará PROCESSO SELTIVO oferecendo 32 (TRINTA E DUAS) VAGAS PARA ANALISTA DE PROCURADORIA, inscrições reabertas no período de 09 a 13/11/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 4.201,15;

 

CE: A Prefeitura de Frecheirinha/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 133 (CENTO E TRINTA E TRÊS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 09/11 a 05/12/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 10.388,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 08: Aristósteles Oliveira – Autônomo, César Henrique – Advogado e Lourdes Melo – FUNDASE. SEGUIDOS POR: Fca. Glaudionora da Silveira -  Professora e Lucinha Ibiapino – A. Social (09); Simara Rêgo – DATANORTE (10); Aluízio Dutra – Prof., Crizelda Rocha, Marta Regina - UERN, Neto Rapadura – Mecânico e Sânzia Alves – Autônoma (11); Carlos Antônio – Sindicalista e Lindalva Melo – FUNDASE (12); Antônio Capistrano e Bino Oliveira - Professores, Ivanilda Xavier – FUNDASE e José Nélio – EMATER/RN e do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará (13). E DIA 14: Luiz Carlos Barroso e Tony Silva – FUNDASE;

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: O Democratizando está muito legal. Romildo Pompeo”.Obrigado Grande Companheiro RP. Saúde, paz e bênçãos pra você e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

DA EDIÇÃO Nº 875 (em 31/10/2019): Laboratório terá que indenizar paciente que perdeu parte de visão, após uso de medicamento; SINAI pressiona governo sobre redistribuídos da FUNDASE; Pedro Chê, repórter por uma edição; Vronca do leitor/a internauta (642) – por Rubens Coelho; Fique sabendo... “Carta aberta a Abraham Weintrauber, ministro da educação” - por Felipe Rosa, em 24/09/2019;

DA EDIÇÃO Nº 876 (em 06/11/2019): Condomínio é condenado a indenizar morador proibido de utilizar churrasqueira por inadimplência; SINAI promove plantão jurídico em Caicó; Servidores públicos têm direito a ação corretiva do PASEP; Alfredo, repórter por uma edição; Bronca do leitor/a internauta (643) – por Santino Arruda; Fique sabendo... “Macauense teve artigo publicado no ENAMPAD - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração;

HÁ 67 ANOS! Exatamente um sábado de 07/11/1953, quando aconteceu a inauguração da Capela do Bom Jesus, às 19h. Mas este monumento religioso foi construído para servir também como espaço para eventos sociais e sala de aula. Na parede em cima da capela colocaram com letras de alto relevo, o título: “Capela-Escola do Bom Jesus”. E no dia que aconteceu a inauguração da Capela, houve uma solene missa celebrada pelo Padre Luiz Ferreira Cunha da Mota, com a realização da Primeira Eucaristia de alguns jovens que residiam naquela Comunidade. FONTE: Relembrando Mossoró, por Lindomarcos Faustino, em 07/11/2017;

DIA: hoje é Dia da Ação Católica, *Dia do Radialista (também comemorado em 21 de setembro) e Dia Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (17/01?). Amanhã (08) será Dia do Radiologista e Dia Mundial do Urbanismo.

 

**********PANO RÁPIDO**********

COVID DISPARA EM SANTA CATARINA. Até a última quinta-feira(5), Santa Catarina registrava 2.007 novos casos diários de Covid-19. “Estamos atentos ao aumento de casos, mas, se a tendência é de piora ou estabilidade, veremos nas próximas semanas”, afirma Maria Cristina Willemann, epidemiologista do Centro de Operações do estado. A região de Florianópolis está sob risco potencial gravíssimo, com a cor vermelha no mapa estadual de monitoramento. A maioria das regiões está sob alerta de potencial grave (laranja), mas uma matriz de risco usada internamente pela Secretaria da Saúde indica que outras regiões podem se agravar na próxima semana. A capital é a segunda com mais casos. Joinville é a primeira e Blumenau, a terceira, informa a jornalista Paula Sperb na Folha de S. Paulo. A capital catarinense vive a segunda onda da Covid-19, segundo Oscar Bruno Romero, professor de doenças infecciosas e vacinas do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). FONTE: brasil247.com.br, em 07/11/2020.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Filho do engenheiro João Nobre e Anita Nobre. Aos seis anos de idade, começou a estudar piano clássico, e aos nove ganhou o instrumento que se tornaria inseparável, o cavaquinho. Foi casado com a modelo e repórter Adriana Bombom e tem duas filhas com ela. É ainda irmão da porta-bandeira lucinha Nobre, primo do cantor e ator Seu Jorge e afilhado sambista Zeca Pagodinho.

Seus pais, sambistas, fizeram com que convivesse desde pequeno com nomes expressivos do samba: Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Nelson Cavaquinho, Nei Lopes, entre outros, que frequentavam os pagodes que os pais organizavam (em parceria com Bira Presidente - Do grupo Fundo de Quintal) na Vila da Penha, em meados da década de 1970.

Estudou teoria musical com o professor Joaquim Nagler (falecido, contemporâneo e parceiro de Noel Rosa). Estudou cavaquinho com Henrique Cazes e participou de suas oficinas de chorinho. Cursou a Faculdade de Direito até o quinto período, deixando os estudos para dedicar-se à carreira musical. Ainda pequeno, participou de escolas de samba mirins, começando na Alegria da Passarela, pela qual sagrou-se campeão com um samba em parceria com Beto Sem Braço. Passou ainda pelas escolas Império do Futuro, Aprendizes do Salgueiro, Herdeiros da Vila e Estrelinha da Mocidade, como compositor e puxador mirim. Trabalhou como cavaquinista nas bandas de Dicró, Pedrinho da Flor e Almir Guineto. Também foi cavaquinista de Zeca Pagodinho durante seis anos, com quem excursionou pelo Brasil e exterior.

Em 1999 lançou-se em carreira solo com o CD “Dudu Nobre”, que incluiu as músicas “No mexe mexe, no bole bole” (Dudu Nobre), “Feliz da vida” (Dudu Nobre e Nei Lopes), “Xodó de mãe” (Martinho da Vila e Tião Motorista), “São José de Madureira” (Zeca Pagodinho e Beto Sem Braço), entre outras.

No ano 2000, ao lado de outros artistas como Luiz Melodia, Beth Carvalho e Armandinho, participou do show em homenagem a Darci do Jongo, no Ballroom, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, a convite de Rildo Hora, participou do disco "Casa de samba 4", no qual interpretou juntamente com João Bosco "Kid Cavaquinho" (João Bosco e Aldir Blanc).

No ano de 2001, lançou pela gravadora BMG o disco "Moleque Dudu". No CD, produzido por Rildo Hora, interpretou sua primeira parceria com Aldir Blanc, "Blitz funk", e ainda "Bom pra nós dois" (c/ Zeca Pagodinho), "Quero um cafuné" (c/ Nei Lopes), "O meu amor quer sambar" (c/ Arlindo Cruz), "O pagode pegou fogo" (c/ Moisés Santiago) e "Juremeiro" e "Encantado", ambas em parceria com Roque Ferreira. Ainda neste disco, regravou "Pro amor render", "Orai por nós" e um tema musical de seriado da década de 1970 "A grande família", de Tom e Dito. Nos festejos do reveillon de 2001, atuou no principal palco montado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, quando seu show individual foi aclamado por uma multidão de mais de 20 mil pessoas, tornando-se o maior sucesso na festa do ano novo.

POLÊMICA - Em 2001, o compositor Rubens Mathias, processou Waguinho e o nosso homenageado por plágio, segundo o compositor a canção "Nega no Lixo" seria um plágio de "Essa Nega Vai Ter que Sofrer", composta por Rubens e o irmão Valdir Mathias, ele afirmou que Waguinho lhe mostrou a composição dizendo ter recebido de uma mãe de santo.

Em 2002 lançou o disco "Chegue mais", produzido por Rildo Hora, no qual interpretou várias composições de sua autoria, entre elas "Amor pra me aquecer", "A chave do seu coração", "Xô, fofoca" e ainda, de autoria de Silas de Oliveira e J. Ilarindo "Meu drama", que contou com a participação da Velha-Guarda do Império Serrano. Ainda neste disco, regravou "Papagaio" de Almir Guineto, Beto Sem Braço e Luverci Ernesto, gravada em 1986, com grande sucesso, por Carlos Sapato.

Também foram incluídas "O samba me chama", "Velho ditado" (c/ Luizinho SP) e "Amor pra me aquecer", com a participação especial de Ubirany e Bira Presidente, ambos do grupo Fundo de Quintal. Nesse mesmo ano participou, ao lado de outros artistas, do disco "Os melhores do ano III", no qual, em dueto com Zeca Pagodinho interpretou "Faixa amarela" de autoria de Zeca Pagodinho, Jessé Pai, Luiz Carlos e Beto Gago.

Em 2004 lançou o primeiro CD e DVD ao vivo, gravado em show no Canecão, no qual recebeu diversos convidados, entre eles Velha-Guarda do Império Serrano em "Aquarela brasileira", Lenine, MV Bill, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Péricles, Revelação, Fundo de Quintal em "Papagaio" e Gabriel, O Pensador e "Posso até me apaixonar" e muitos outros.

Em 2017 lançou o EP instrumental “Cavaco de Natal”, em que tocou seu cavaquinho solo nas faixas “A paz” (João Donato e Gilberto Gil), “Ave Maria” (Charles Gounod), “Boas festas” (Assis Valente), “Jingle bells” (James Pierpont), “Noite feliz” (Franz Gruber e Joseph Mohr), “O velhinho” (Otávio Babo Filho) e “Pra não ser triste”.

Em 2020 foi um dos compositores do samba enredo “Onde Moram os Sonhos”, da escola de samba Unidos da Tijuca.

Reportamo-nos sobre JOÃO EDUARDO DE SALLES NOBRE, 47 anos, conhecido artisticamente por DUDU NOBRE, nasceu no dia 06/11/1937 na cidade de Rio de Janeiro - capital. Sua discografia constam de 25 discos gravados entre 1999/2017, sendo: 18 CDs e 07. Dotes artísticos: cantor e voz. Gênero: Samba. Instrumentos: banjo e cavaquinho. Dentre suas canções mais conhecidas estão "A Grande Família", "Liberdade, liberdade! Abre as Asas Sobre Nós", "Vou Botar Teu Nome Na Macunba", "Papagaio", "No Samba de Roda" e "Feliz da Vida". FONTES:pt.wkipedia.org/wiki/Dudu_Nobre e dicionariompb/aniversariantes.

 

.DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

“O Menino que Morreu Dormindo”. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

 

O menino morreu
Os olhos fechou
Foi dormir tarde
E não mais acordou.

 

Passou o dia brincando
Pulou amarelinha
Correu atrás da bola
Deu milho à galinha.

 

O menino era esperto
Mas morreu dormindo
E nunca mais se viu
Ele sorrindo.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: agentes de ação católica, aos radialistas, profissionais de tribunais de contas brasileiros, radiologistas e urbanistas.

QUEM canta ...

“Esta família é muito unida / E também muito ouriçada / Brigam por qualquer razão / Mas acabam pedindo perdão ... .”. (“A Grande Família”. - Compositor: Dudu Nobre – Canta: D.N.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário