sábado, 14 de novembro de 2020

BDC - Coluna de Notícias 925.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”

Ano XIII – Edição nº 925 (geral) e 43ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hrmesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br.

Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 14 novembro de 2020. - Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 47/53, dias: 319/366 e faltam 47 dias para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

AMERICANOS: “Então, quando foi que os americanos comeram carne pela primeira vez? Quando chegou Cristóvão Com Lombo (”! FONTE: segredosdomundo.r7.com.br/piadas-curtas-e-engraçadas. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

MAIS UMA FESTA DA DEMOCRACIA para nos fazer presentes no dia de amanhã (15) e viver o dia com muita responsabilidade, refletir bem e escolher o merecedor de cada voto, livre, espontâneo, com muito credo a quem cuidará do destino das vidas – seja a minha, a sua e de nossa cidade. Boa leitura nobre leitor/a.

 

PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA NÃO PODE SER DEMITIDA DURANTE A EPIDEMIA DE COVID-19. Com esse entendimento, a 2ª Vara do Trabalho de São Gonçalo (RJ) ordenou que o Bradesco reintegre uma bancária.

Portadora de deficiência física, a empregada foi demitida sem justa causa, embora a instituição financeira tenha assumido o compromisso público de não fazer dispensas durante a epidemia. Ela então foi à Justiça, com acompanhamento legal do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões, instituição que conta com a assessoria jurídica do escritório Stamato, Saboya & Rocha Advogados Associados.

O juiz Fabiano Fernandes Luzes afirmou que o Bradesco contrariou os limites mínimos da boa-fé, em manifesto abuso de direito, além de violação a regramento legal. Para o julgador, ocorreu desrespeito à Lei 14.020/2020, que cria estabilidade provisória de emprego aos portadores de deficiência durante o estado de calamidade pública, estabelecendo que "a dispensa sem justa causa do empregado pessoa com deficiência será vedada".

O magistrado também afirmou que o próprio banco, com o objetivo de apoiar aqueles que eventualmente têm despesas extras em razão da atual crise, no fim de abril, antecipou integralmente o 13º salário, que normalmente seria pago em duas parcelas. Na visão do juiz, tal atitude exprime a perspectiva da instituição de manutenção dos contratos e evitar a demissão de milhares de pessoas.

Luzes ainda destacou que o Bradesco obteve lucro líquido de bilhões no primeiro semestre deste ano, evidenciando a manutenção de patamar elevado de rentabilização dos seus negócios. Dessa forma, não pode alegar problemas gerados pelos efeitos da epidemia. Processo 0100673-41.2020.5.01.0262. FONTE: conjur.com.br, por Sérgio Rodas, em 13/11/2020.

 

SINAI-RN VAI DEBATER DEMANDAS DE SUA BASE COM O GABINETE CIVIL. Na próxima quarta-feira (18/11), representantes do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) participarão de audiência com o Gabinete Civil. A reunião foi agendada após solicitação do Sindicato e acontecerá de forma presencial, no Centro Administrativo, com início às 14h.

Com esta audiência, o SINAI pretende retomar o diálogo com o Governo sobre o reajuste dos salários do funcionalismo, que estão congelados há 11 anos; a realização de concurso público; e o pagamento das folhas atrasadas, relativas a dezembro e ao décimo terceiro salário de 2018. Além disso, o Sindicato apresentará questões exclusivas dos órgãos que integram sua base, como promoções represadas e vantagens suspensas em decorrência de políticas do Governo Federal. FONTE: sinairn.com.br, em 12/11/2020.

 

GLAUDIONORA SILVEIRA. Com satisfação recebo notícia que a colega uerniana, Professora Glaudioniora Silveira assumirá a Direção Pedagógica do centenário Colégio Diocesano Santa Luzia. Desejo sucesso a companheira Glaudinora e parabéns para o colégio e alunado.

 

SAULO VALE, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. O Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, Presidente da Associação Colégio Diocesano Santa Luzia, nomeou ao cargo de Vice-Diretor da Instituição o Pe. Demétrio de Freitas Júnior.

O novo gestor irá dedicar-se exclusivamente às dimensões administrativas e financeiras da escola centenária. Para auxiliá-lo no desempenho das atribuições conferidas, a senhora Flávia Fernanda Morais Lopes Soares assume a Direção Administrativa.

Pe. Charles Lamartine de Sousa Freitas, em consonância com a professora Glaudionora Silveira (Diretora Pedagógica) e demais coordenadores de segmentos, passará a ser responsável fundamentalmente pela formação humana dos estudantes, considerando que é da sua competência, enquanto diretor, garantir o sucesso nos amplos processos de aprendizagem dos discentes de forma a contribuir, sobretudo, com o crescimento pedagógico, consolidar projetos já existentes e propiciar a constante capacidade de inovação. FONTE: https://saulovale.com.br, em 10/11/2020. Siga-nos no Instagram: instagram.com/blogsaulovale / Emailc: contatosaulovale@gmail.com/.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (681). O Brasil cai de 6a economia para 11a. O papel dos Brics é enfraquecido. O desemprego explode e o Brasil perde os estaleiros de construção de navios petroleiros e de submarinos nucleares. As demais áreas do pré sal seguem sendo entregues aos EUA. Voltamos a ser quintal dos EUA sob o total apoio de bolsonaro e seus ministros. “Contra FATOS não há ARGUMENTOS”. Corre pelas redes, Júlio Ramon, Via Grupo Debate Político - WA, em 14/11/2020.

 

FIQUE SABENDO... “14 de Novembro – Dia do Bandeirante”. FONTE: https://www.preparaenem.com/datas-comemorativas/14-novembro-dia-bandeirante.htm.

O Dia do Bandeirante é comemorado em 14 de novembro porque nesse dia foi criada a cidade de Santana de Paranaíba, em São Paulo, o berço das Bandeiras.

Quando estudamos a história do Brasil, em especial o período colonial, e, mais especificamente ainda, a história da região Sudeste, sempre nos deparamos com a figura do bandeirante. Os bandeirantes destacaram-se nos séculos XVII e XVIII em atividades múltiplas relacionadas com o sertanismo, isto é, a prática de adentrar, desbravar e explorar o que havia de desconhecido no sertão da colônia. As motivações principais dessa prática eram a busca por metais e pedras preciosas e o apresamento de índios, que, durante um tempo, foram utilizados como escravos pelos colonos. Há, no Brasil, um dia especificamente dedicado à memória dos bandeirantes, o dia 14 de novembro.

Os bandeirantes, grosso modo, são figuras históricas que geram bastante controvérsia entre historiadores. Os motivos dessas controvérsias giram em torno de ações como a citada acima, de apresamento de índios, bem como outros procedimentos, como a destruição de quilombos (como foi o caso do quilombo de Palmares, em Pernambuco, arrasado pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho). A despeito da depreciação ou do enaltecimento da figura do bandeirante, o fato é que o seu protagonismo no desbravamento do sertão brasileiro é incontestável.

Mas por que o dia dos bandeirantes é comemorado em 14 de novembro? Essa data está relacionada com a fundação de um vilarejo no interior de São Paulo. Esse vilarejo chama-se Santana de Paranaíba e foi um dos primeiros centros de encontro das caravanas de bandeirantes, que saíam da cidade de São Vicente e da embrionária cidade de São Paulo, no início do século XVII, rumo ao sertão. Santana de Paranaíba foi erguida às margens do rio Tietê, em 1580, na época do governo-geral de Mem de Sá, e leva esse nome por ter como padroeira Santa Ana, para quem foi erguida uma capela em homenagem.

Aos poucos, o vilarejo foi crescendo e tornando-se mais populoso, sobretudo por causa da movimentação dos bandeirantes. Em 14 de novembro de 1625, ela foi elevada à condição de Vila. Esse dia é encarado como a origem oficial da cidade, por isso, seu aniversário é também comemorado em 14 de novembro. Como os bandeirantes estão diretamente associados à história dessa cidade, por tabela, o dia 14 de novembro também passou a ser dedicado a eles.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

MA: A UFMA - Universidade Federal do Maranhão realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 28 (VINTE E OITO) VAGAS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, inscrições até o dia 19/11/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 5.831,21;

 

PE: A Prefeitura de Igarassu/PE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 51 (CINQUENTA E UMA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 01/12/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 2.000,00. Maiores informações do edital acesse o site:  www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 15: Gilberto Oliveira – Prof. e Nívea Barbalho – A. Social. SEGUIDOS POR: Cid Augusto da Escóssia e Josivan Barbosa – Professores, Max Paiva – Autônomo (16); Alcivan Costa - Fotógrafo, Allicus Filgueira, Caio César Muniz – Poeta e Janaina Felinto – Esteticista (17); Fátima Leal - Professora, Isaura Castro e Francisco Santos - Tico (18); Andrezza Katalyny – Adv. (19); Cleonilton Ferreira – Facebook e Maria Lúcia – ITEP (20). E DIA 21: Francisco Linhares – EMATER/RN;

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Hermes, seguem os cumprimentos do velho repórter. Walter Gomes”.Grande mestre Walgom, saudades de seus escritos, do Brasília em Dia, Blog do Walgom – Informação e análise, como também das velhas e boas colunas impressas nos jornais potiguares. Saúde e paz pra você e demais familiares!

 

MEMÓRIA:

DA EDIÇÃO Nº 877 (em 09/11/2019): BB: lucro salta 33,5% e alcança R$ 4,5 bilhões no 3º trimestre; Precatórios: medidas de segurança são maiores mas credores devem evitar cair em golpes; SINAI: correção monetária para trabalhadores da CEASA e EMPARN; Mané Beradeiro, repórter por uma edição; Bronca do leitor/a internauta (644) por Rubens Coelho; Fique sabendo... “A metrópole de Mossoró – foi o José?” -  por Sindicato dos Médicos – SINMED/Delegacia Regional de Mossoró. FONTE: e-mail, em 06 de novembro de 2019;

HÁ 67 ANOS! Em 13/11/1953 visita Mossoró o cantor Vicente Celestino (*12/09/1894, +23/08/1968) que se hospedou no Grande Hotel (de saudosa memória) e foi até a então Praia Tibau. Registro de Hermes Alves de Oliveira. FONTE: Coluna Emery Costa, em 13/11/2014;

DIA: hoje é Dia dos Bandeirantes e Dia Mundial do Diabetes. Amanhã (15) será Dia da Proclamação da República, Dia da Fundação de Umbanda (Orixás), Dia do Esporte Amador e Dia do Joalheiro.

 

**********PANO RÁPIDO**********

EXTENSÃO – BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL RECEBEM R$ 1,4 BI. Cerca de 3,6 milhões de beneficiários do auxílio emergencial, no ciclo 4 de pagamentos, nascidos em agosto recebem hoje (13) R$ 1,4 bilhão em suas contas poupança social digital.

O benefício, criado em abril pelo governo federal, foi estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória nº 1000. O auxílio emergencial extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300 cada e, no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600.

Desse total, 657,5 mil receberão R$ 431,4 milhões referentes às parcelas do auxílio emergencial. Os demais, 2,9 milhões, serão contemplados com a segunda parcela do auxílio emergencial residual, em um montante de R$ 958,9 milhões.

A partir desta data, os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais.

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta sexta-feira serão liberados a partir do dia 28 de novembro. FONTE: brasil247.com.br, em 13/11/2020.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um cantor brasileiro, vocalista e arranjador musical do grupo MPB-4, o qual integrava desde a sua formação.

O fascínio pela música desde criança fez com que Magro tivesse contato com vários instrumentos, como o piano, o violão, o tambor e a clarineta. Participou da Sociedade  Patápio Silva, famoso flautista brasileiro, também natural de Itaocara.

Desde o início da década de 1960, ainda na faculdade, Magro (como era conhecido) e Miltinho participavam de uma banda musical, cujos ritmos eram a bossa nova e o samba. Além disso, reuniam-se com Aquiles e Ruy no Centro Popular de Cultura, em Niterói, Rio de Janeiro. Em 1965, os dois largaram o terceiro ano da faculdade de Engenharia e partiram para a profissionalização como músicos. Da mesma maneira, Ruy largou o emprego e Aquiles, os estudos. Este fato já consolida a formação do MPB-4.

Os lançamentos dos primeiros LPs tiveram a direção musical do maestro Lindolfo Gaya, que lhe repassou vários ensinamentos sobre arranjo musical e vocal. Posteriormente, Magro assume os arranjos das músicas produzidas nos próximos discos. Percebe-se que o grupo desenvolve técnicas vocais sofisticadas, especialmente no posicionamento das vozes em algumas músicas, como "Chão, Pó e Poeira" (Canto dos Homens, 1976), em que os quatro cantam em ordem inversa às posições vocais de cada um.

Em 2012, Magro internou-se, para tratamento de câncer de próstata, no hospital paulistano Santa Catarina, onde acabou morrendo, no dia 8 de agosto

Em 2014 foi lançado o livro “Vozes do Magro”, escrito por Magro pouco antes de sua morte. No livro, Magro comenta os quinze primeiros LPs do MPB4, além de publicar alguns de seus arranjos vocais.

Reportamo-nos sobre ANTÔNIO JOSÉ MAGHABI FILHO, em memória, conhecido artisticamente por MAGRO, nasceu no dia 14/11/1943 na cidade de Itacoara/RJ e faleceu no dia 08 de agosto de 2012 em luta contra Câncer de Prostata onde estava internado em hospital paulistano. FONTES: pt.wikipedia.org/wiki/Magro_(MPB4).

Reportamo-nos sobre MAGRO - ex-integrante do quarteto de vocal e instrumental MPB-4, formado em Niterói/RJ – oficialmente em 1965. A discografia do grupo constam de 43 discos gravados entre 1964/2019. Ganhando 05 (cinco) “Prêmio da Música Brasileira – Melhor Grupo da MPB” entre 1972 e 2017. Gênero: Jazz, Latin Jazz, MPB e Samba. Dentre seus grandes sucessos destacamos "Amigo é pra essas coisas", "Roda Viva", "Conversa de Botequim", "Gago Apaixonado" e "O Verbo Flor". FONTE: pt;wikipedia.org/wiki/MPB4.

 

.DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

“Morador de Rua”. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

 

O morador de rua
Não tinha pão
Sentia fome
Tremia a mão.

O morador de rua
Não tinha cobertor
Sem roupas para vestir
Sentia na alma dor.

O morador de rua
Sozinho conversava
Não tinha amor
A chuva o aguava.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos bandeirantes, agentes e combate ao diabetes, aos umbandistas (Orixás), aos esportistas amadores e aos joalheiros.

QUEM canta ...

“Salve! - Como é que vai? / - Amigo, há quanto tempo! - m ano ou mais... / - Posso sentar um pouco? / - Faça o favor / - A vida é um dilema / - / Nem sempre vale a pena... / Pô... / - O que é que há? / - Rosa acabou comigo / - Meu Deus, por quê? / - Nem Deus sabe o motivo / - Deus é bom ... .”. (“Amigo é Pra Essas Coisas”. – Compositores: Silvio Júnior & Aldir Blanc Mendes – Canta: MPB-4.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário