sábado, 18 de julho de 2020

BDC - Coluna de Notícias 911.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 911 (geral) e 29ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 18 de junho de 2020. - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 30/53, dias: 200/366 e faltam 166 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
Um caipira chega à casa de um amigo que está vendo TV e pergunta: - E aí, firme? O outro responde: - Não, furtebor... . FONTE: https://www.buzzfeed.com.br/rafaelcapanema/as-piadas-ruins-mais-engraçadas-de-todos-os-tempos. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
UMA SEMANA MUITO TRISTE, que hoje termina, com a perca de dois amigos próximos e uma amiga não muito próxima mais querida por suas lutas e referências amigáveis. No domingo (12) não só o dia chorou com a partida do Aguiar – Good Luch, muitos amigos e clientes choraram; na quinta-feira (16) toda Mossoró e Estado ficaram chocados com a surpreendente notícia de morte da Professora Penélope Domitila cujo quadro de saúde evoluía positivamente, mas, Deus a chamou. E ontem (17) mais uma pancada de tristeza com a viagem eterna de Vicente Paulo, esse mais de perto vez que frequentemente estava no SINAI atrás de informações e participar das lutas não só com seu apoio e sua presença – com garra e credo. A partir de hoje fará muita falta. Adeus Aguiar, Adeus Penélope, Adeus “Seu Vicente” – assim tratado por todos os amigos e amigas... . Boa leitura nobre leitor/a.

MAIS DE 6 MIL MILITARES EXERCEM FUNÇÕES CIVIS NO GOVERNO FEDERAL, DIZ TCU. O governo federal conta atualmente com 6.157 militares em funções civis. O número representa um aumento de 108,22% em relação a 2016. A informação é da Secretaria-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas da União e foi levantada a pedido do ministro Bruno Dantas.
O dado enquadra os militares, ativos e na reserva, que compõem os cargos civis do governo, comparando os últimos três governos, abrangendo os anos de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. No levantamento foi utilizado o mês de março de cada ano como parâmetro de comparação. A informação reforça o caráter militar do governo do presidente Jair Bolsonaro. O Ministério da Saúde, que vem sendo alvo de críticas pela política claudicante de combate ao avanço da Covid-19 no país, por exemplo, emprega 1.249 militares. Um aumento de 94,55% em relação a 2016. FONTE: conjur.com.br, em 17/07/2020.

PANDEMIA DA COVID-19 SEGUE EM TENDÊNCIA DE QUEDA NO RN. A pandemia da Covid-19 segue apresentando tendência de queda no Rio Grande do Norte. Os principais indicadores epidemiológicos relacionados à crise sanitária provocada pela doença, como taxa de transmissibilidade, ocupação de leitos e notificações, estão em decréscimo ou em cenário de estabilidade.
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes Covid-19, por exemplo, segue em queda. A média geral de hoje é de 83% de ocupação dos leitos críticos, sendo que esse índice é de 85% no Oeste, 60% no Alto Oeste, 100% no Mato Grande, 53% no Seridó e 89% na região metropolitana de Natal.
“A solicitação por leitos de UTI vem caindo nas últimas semanas, mesmo com a reabertura da economia”, ressaltou em entrevista coletiva o professor Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acrescentando que a lista de espera tem 5 pacientes e há mais de 40 unidades disponíveis. FONTE: https://portaldorn.com/pandemia-da-covid-19-segue-em-queda-no-rn, em 17/07/2020.

FIQUE SABENDO... “Uma rápida análise e reflexão sobre os rumos do PIF – Programa de Integração do Rio São Francisco”. Por José Procópio de Lucena – Engenheiro Agrônomo e Articulador do Seapac/ membro do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu. FONTES; Grupo Tribuna Popular, via Whats App, em 29 de junho de 2020.
Começo afirmando que a água é um direito humano inalienável! E garantir acesso à água potável para o consumo humano deveria ser prioridade de qualquer governante, em particular, no semiárido brasileiro, onde as injustiças e desigualdades sociais e de renda são gigantescas, não por causa direta da seca, mas, em decorrência do modelo de produção e consumo vigente do Brasil.
O fenômeno físico e natural da seca em nosso semiárido, nos últimos 07 anos, tem causado em grande parte das cidades e comunidades rurais o colapso de abastecimento ou processo de intenso racionamento no uso da água. A irregularidade climática provocou, nos agricultores familiares, grandes limitações para a produção de alimentos para o consumo humano e animal e reduziu as possibilidades de trabalho e renda, aumentando ainda mais o fosso social.
Além dos efeitos da seca, a região tem sido afetada, historicamente, pela concentração de riqueza e pela ausência de políticas públicas sociais, econômicas e de recursos hídricos, estruturantes e permanentes. A falta de cuidados com o meio ambiente e a má gestão dos recursos hídricos também são fatores que vêm afetando o semiárido, porém, a escassez é um fato, somada à necessidade dos usos múltiplos da água.
Em qualquer lugar e, especialmente, no semiárido o direito a um meio ambiente saudável e o direito à água estão intrinsecamente ligados e são direitos humanos que devem ser garantidos pelo Estado, por meio de políticas econômicas, sociais, hidroambientais e culturais, tais como ratificados na Constituição Federal de 1988, sendo incompatível tratar esses direitos como favor, negócio ou mercadoria.
É dentro deste quadro, de uma histórica desigualdade ambiental, social, hídrica e econômica, que o PISF deve se colocar com suas estratégias de ação e democratização das águas do eixo norte para atender ao direito humano de acesso à água.
O Programa de Integração do São Francisco(PISF) é uma obra estrutural e física, que contribuirá para aumentar a segurança hídrica dos estados do PE, PB , CE e RN, porém, se faz necessária uma visão de desenvolvimento territorial com integração de políticas públicas e em sinergia com as capacidades, oportunidades e potencialidades da região, capazes de promover ações estruturantes que coloquem em marcha a inclusão social e produtiva, com geração e distribuição de renda, superando a implementação de políticas emergenciais e compensatórias.
Diante de toda polêmica que envolve o PISF, o fato concreto é que essa obra está em fase de conclusão e seu custo total, incluindo os ramais e revitalização da bacia doadora e receptora, será elevadíssimo, em torno de 20 bilhões de reais e terá um custo também elevadíssimo de operação, manutenção e fiscalização para os governos e a sociedade. A principal pendência, além de alguns serviços de obras físicas que ainda faltam, é a gestão, por meio da assinatura de contrato entre a Operadora Federal do projeto, a CODEVASF, e as operadoras estaduais. Com a assinatura do contrato, terá início a prestação do serviço e a correspondente cobrança de tarifas referentes à água disponibilizada e à água consumida. É bom lembrar que esse contrato define obrigações da União e Estados, visando garantir a sustentabilidade financeira e operacional do PISF.
Em resumo, o PISF se propõe a garantir a segurança hídrica de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios de PE, CE, PB, RN e beneficiar 294 comunidades rurais às margens dos canais. Tem dois Eixos (477 Km): Norte com 260 km e Leste com 217 km. São 9 EBs, 27 reservatórios, 4 túneis, 13 aquedutos, 9 subestações de 69 Kv a 230 kV, e 270 km de linhas de transmissão. Está previsto o abastecimento de água de grandes centros como: Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Caruaru (PE) e João Pessoa (PB) e mais de centenas de cidades do Semiárido.
No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos seguintes municípios: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba. Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e a cidade paraibana de Monteiro.
A outorga da ANA para o PISF prevê que podem ser bombeados até 26,4 m3/s, correspondendo à demanda projetada para o ano de 2025, para consumo humano e dessedentação animal, a qualquer tempo, e 127,0 m3/s quando o reservatório de Sobradinho estiver em um estado hidrológico satisfatório.
Como todos sabem, as ideias de integração do velho Chico iniciou em 1847 por meio do Deputado Provincial do Ceará(Crato), Marco Antônio de Macedo. Ele imaginou a primeira transposição das águas do São Francisco para o riacho dos Porcos no Ceará (afluente do Jaguaribe) numa extensão de 200 km, porém, as obras físicas propriamente ditas, do PISF para o nordeste setentrional, só foram iniciadas em 2007 no governo de Lula. Passou pelo governo Dilma, quando esse eixo norte ficou com 94,96% das obras concluídas. Nos governos Temer e Bolsonaro o eixo norte atingiu o percentual de 97% de sua conclusão. Já o eixo Leste ficou com 97,7% das obras concluída, no governo Dilma, sendo finalizado no governo Temer. O trecho do eixo norte, recentemente inaugurado pelo presidente Bolsonaro, permitirá o enchimento do reservatório Jati (no Ceará) e daí possibilitará que as águas sigam para os estados da PB e RN até o final de 2021, isso se os investimentos continuarem, afinal de contas, só faltam 3% para concluir as obras desse trecho.
O PISF eixo Norte, para ser concluído em sua plenitude e cumprir minimamente com seus objetivos de garantir justiça hídrica, social, ambiental e econômica, deverá minimamente cumprir pelo menos as seguintes demandas na bacia hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas –Açu:
A) Revitalização de todos os rios da bacia receptora das águas do PISF, que se encontram gravemente assoreados, com recuperação de suas matas ciliares, dos rios tributários e suas nascentes;
B) Conclusão da obra física e social da barragem de Oiticica até dezembro de 2021 que custará em torno de 700 milhões de reais;
C) Implantação do projeto sistema adutor do Seridó a partir da barragem de Oiticica/PISF, até 2022, para atender 300 milhões de pessoas no Seridó do RN, o qual custará 300 milhões de reais;
D) Implantação, urgente, do consórcio de resíduos sólidos do Seridó e recuperação ambiental do local onde se encontra o lixão de Caicó, entre os rios Sabugi e Seridó, bem como, todos os demais locais onde se encontram os lixões dos outros municípios;
E) Que os municípios da bacia receptora do PISF elaborem seus planos e implementem de imediato a política de saneamento básico, em conformidade com a Lei nº 11.445/07. Essa ausência de saneamento básico é uma agressão e violência contra o meio ambiente e o ser humano;
F) Garantia de recursos financeiro no orçamento da União para a implantação dos ramais do Piancó(PB) e Apodi(RN);
G) Que as águas do projeto de integração do São Francisco eixo norte sejam prioritariamente para o consumo humano e dessedentação animal e, em caso de excedente, que seu uso seja garantido para a produção de alimentos saudáveis, de base agroecológica, nos assentamentos e comunidades da agricultura familiar, ao longo dos rios, perímetros do DNOCS e entorno dos açudes;
Concluindo essa rápida reflexão sobre o PISF, digo, com profunda indignação, adeus à água como Bem Comum. O Congresso Nacional acaba de aprovar, e aguarda a sanção presidencial, o Projeto de Lei 4162, que privatiza os serviços de água e esgotamento sanitário no país. Vai levar ao desmonte das companhias públicas que garantem saneamento à população, aplicando o princípio da solidariedade, o chamado subsídio cruzado: o que arrecada a mais numa região custeia os serviços onde a arrecadação é deficitária. A privatização acaba com a solidariedade e expõe a voracidade do setor privado pelo lucro. O lucro vai estar acima da vida. Equiparar a água a uma mercadoria é transformar a vida em um objeto, pois a água é uma necessidade intrínseca à existência da vida.
Por fim, entendo que quem tem sede, tem pressa e pressa de direito! Que seja concluído imediatamente o eixo norte do PISF! Água não é favor, nem mercadoria, muito menos voto! É direito, um direito humano inalienável!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
AL: A Prefeitura de Delmiro Gouveia/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 200 (DUZENTAS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 31/07/2020. Escolaridade exigida: NÃO INFORMADA. Salário: até R$ 3.880,00;

MA: A Prefeitura de Olinda Nova do Maranhão realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 106 (CENTO E SEIS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 03/08/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 6.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www,pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
PLANALTO TEM 128 CASOS DE CONTAMINAÇÃO PELA COVID: QUASE 3 POR DIA. A campanha de Jair Bolsonaro contra as medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus tem refletido diretamente na vida da população, incluindo dos servidores do Palácio do Planalto. Além Bolsonaro, outros 36 servidores estão afastados por estarem contaminados com Covid-19. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, dados de 10 de julho da Secretaria-Geral da Presidência indicam 128 casos na sede do governo, onde trabalham 3.400 pessoas. No intervalo de uma semana foram confirmados mais 20 casos da doença, média de quase três novos por dia. FONTE: brasil247.com, em 18/07/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 19: Américo Oliveira – DATANORTE, Camila Souza – Natal; Debora Azevedo – A. Social, Eliel Elias – DATANORTE, Elza Xaxá – FUNDASE, Izaíra Thalita – Jornalista, José Aparecido - Vigilante e Prof. Lemuel Rodrigues - Professor. SEGUIDOS POR: Brito Silva – Chargista, Érika Lima, Fernanda Dutra – Assistentes Sociais, Gledson Mário – Facebook e Nadir Reis – FUNDASE (20); Andréia Morais – Facebook, Cesi Nogueira – C.E. Nosso Lar e Ednaldo Calixto – Professor (21); Antônio Antonino – UERN; Bosco Brito – Prof., Eve Maria UERN, Larissa Rosado – PSDB e Luisa Rebouças. (22); Delmiro – INSS, Edgar Alves – Emater/RN, Erasmo Firmino – Blogueiro e Josué Moreira – Professor (23). Edilson Martins – FUNDASE, Jacira Guimarães, Marcos Lopes (Florianópolis/SC) e Shelton Sousa – Natal (24). E DIA 25: Ivanilson Maia –UFERSA.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Com certeza, fazer o bem alegra nosso coração! Obrigada Hermes, pelas informações. Zeza Melo”. – Estimada Companheira ZM, quanta gratificação ter você aprovando nosso trabalho. Não somos He-Man mas temos a força para tantos enfrentamentos..., à luta companheira!

MEMÓRIA:
HÁ 71 ANOS! – Fundação da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer. Uma referência no tratamento do câncer no Estado e no Nordeste, em 17 de julho de 1949 – Natal/RN;
DIA: hoje é Dia Internacional de Nelson Mandela, Dia Mundial dos Veteranos de Guerra, Dia Nacional do Trovador. Amanhã (19) será Dia Nacional da Caridade e Dia Nacional do Futebol.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um dos mais notórios palhaços brasileiros. Nosso homenageado nasceu em uma família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram os trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes (George literalmente nasceu no Circo, pois sua mãe grávida estava fazendo performance de trapézio quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro). Deu início à sua carreira como palhaço aos cinco anos de idade, no circo de sua família, quando este estava em apresentação em Carangola, cidade do interior do estado de Minas Gerais. Aos doze era palhaço oficial do Circo Ocidental, pertencente ao seu padrasto. Em 1938 estreou como cantor na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro, no programa Picolino. Já na televisão brasileira teve como marco o fato de ter sido o primeiro palhaço a ter um programa, o "Circo Bombril" (posteriormente rebatizado "Circo do Carequinha"), programa que comandou por 16 anos na TV Tupi nas décadas de 1950 e 1960. Ainda nos anos 1960, num dia de domingo, ele fez um programa na TV Piratini de Porto Alegre. O produtor do programa o abordou dizendo "os gaúchos conhecem o Carequinha devido ao programa do Rio de Janeiro transmitido em rede. Mas eles querem você ao vivo aqui no Rio Grande do Sul. Queremos fazer seus programas todos os domingos", afirmou. Carequinha, então, entrou em contato com um empresário chamado Nelson e depois do encerramento de cada programa dominical, às 16h, saía para as mais diversas cidades gaúchas, como Caxias do Sul,, São Leopoldo, Uruguaiana e até Rivera, no Uruguai, para apresentar o seu circo até terça- feira, quando retornava para o Rio de Janeiro, a realizar o seu programa na TV Tupi, nas quintas-feiras. Aos sábados, apresentava o seu circo na TV Curitiba. Assim, era comum no final do programa anúncios como "Alô garotada de Uruguaiana, Carequinha e o seu circo estarão aí…". O palhaço e a sua trupe (Fred, Zumbi, Meio Quilo, Zé Linguiça e cia.) costumavam se hospedar em Porto Alegre no antigo Hotel Majestic, hoje a Casa de Cultura Mário Quintana. O vendedor e representante da Copacabana Discos (gravadora do Carequinha) em Porto Alegre, o Jajá (Jairo Juliano), foi convidado por Carequinha a ser o apresentador do seu programa nessa época. Carequinha também apresentou o seu circo na TV Gaúcha, que foi o embrião da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS) e finalmente, na TV Difusora (pioneira na transmissão ao vivo de um evento nacional em cores: A Festa da Uva, 1972) anunciando os desenhos animados da garotada, além de apresentar nas tardes de sábado o programa americano "O Circo". Vale destacar que Carequinha, participante do início da TV Tupi – Rio, também estava no estágio final da citada televisão com o programa local, "O Circo do Carequinha". Em 1976 o cineasta Roberto Machado Junior fez um documentário sobre Carequinha. O filme pode ser visto no YouTube. Nos anos 1980, apresentou um programa infantil chamado Circo Alegre, na extinta TV Manchete. O Circo Alegre tinha a assistência da ajudante Paulinha e das professoras da Escola de Dança Sininho de Ouro, de Niterói (RJ). Na TV Manchete, ele gravava um programa de oito horas por dia para uma semana inteira e a empresária Marlene Mattos era a sua assessora. Após dois anos e meio de "Circo Alegre", com a saída de Carequinha, as características fundamentais do seu programa foram incorporados pelo de Xuxa, O "Clube da Criança". "Eu inventei essas brincadeiras com crianças, tão comuns hoje nos programas infantis. Eu as pegava para dar cambalhota, rodar bambolê, calçar sapatos, vestir paletó primeiro, brincadeiras com maçã e furar bolas", conta o palhaço. Na Globo, participou do programa Escolinha do Professor Raimundo e da novela As Três Marias. Seu último trabalho na televisão foi na Rede Globo, com uma participação na minissérie Hoje é Dia de Maria em 2005. MORTE: Aos noventa anos, em 5 de abril de 2006, Carequinha morreu em sua casa em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Durante a madrugada, ele queixou-se de falta de ar e dores no peito, e morreu antes de receber atendimento médico. Foi sepultado no dia seguinte, no cemitério de São Miguel, na mesma cidade. Seu terno colorido, com o qual sempre se apresentava em seus espetáculos, foi também posto no caixão e assim enterrado juntamente com o corpo do artista. O local tem grande valor simbólico, neste cemitério estão a maior parte das 400 vítimas de um incidente de um circo ocorrido em 1961, na cidade de Niterói - incêndio no Gran Circus Norte Americano. Durante anos, o artista expressou publicamente (em entrevistas para jornais e para a televisão) sua intenção de ser enterrado com a cara pintada - segundo ele, para "alegrar os mortos". Seu desejo não foi atendido pela família, que exigiu que ele fosse enterrado com o rosto limpo. No entanto, permitiram que ele fosse sepultado vestindo uma roupa de palhaço. Reportamo-nos sobre GEORGE SAVALLA GOMES, em memória, conhecido artisticamente por CAREQUINHA nasceu no dia18/07/1915 em Rio Bonito/RJ e faleceu aos 90 anos em São Gonçalo/RJ no dia 05/04/2006. Gravou 07 discos: O Baile do Carequinha, El Fuzz, Cantigas de Roda 1 e 2, Palhaço Carequinha, 90 Anos de Espetáculo e Os Grandes Sucessos. Sua filmografia consta de 10 películas entre Tv e cinema gravados entre 1956 e 2005. FONTE: https://wikipedia.org/wiki/Carequinha_(Palhaço).

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):
(https://rosangelatrajano.com.br).

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Menino do Apelido” (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

O menino tinha um apelido
Que não muito combinava
Com o seu jeitinho meigo
De quem bastante amava.

Colocaram esse apelido
Na rua da praça
Disseram que ele era
Um sujinho sem graça.

O menino ficou tristonho
Ser chamado de Sujinho
Não combinava com ele
Que era bem limpinho.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos mandelistas, veteranos de guerra, trovadores. caridosos e aos profissionais do futebol.
QUEM canta ...
“O bom menino não faz pipi na cama / O bom menino não faz malcriação / O bom menino vai sempre à escola / E na escola aprende sempre a lição...”. (“O Bom Menino”. - Autores: Altamiro Carrilho e Irany de Oliveira – Canta: Carequinha.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x’dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário