sábado, 4 de julho de 2020

BDC - Coluna de Notícias 909.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 909 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 04 de julho de 2020. - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 28/53, dias: 186/366 e faltam 180 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
TROCA-TROCA DE SENADOR. Acompanhado da Vereadora Cláudia Regina, de Mossoró, o Senador José Agripino chega a um restaurante da cidade, na Campanha Eleitoral de 2010. Em plena cessão de cumprimentos aos circunstantes, é abordado abruptamente por um jovem entusiasmado: - Meu voto é seu Garibaldi! Eu voto em você! Para não contrariar o animado eleitor do concorrente Garibaldi Filho, ele não desfaz o engano. Mantém a pose: - Obrigado, obrigado... . FONTE: Só Rindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores, por Carlos Santos – Editoras Herzog e Sarau das Letras, Mossoró/2011. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www;franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Já não se aposenta como antigamente - digo aninhos atrás..., trabalhadores e trabalhadoras que pagaram 99% num regime de aposentadoria e agora vão amargar as reformas que tanto combatemos como defensores do patrimônio público, direitos trabalhistas e seus agentes/servidores. Milhões de trabalhadores já amargam as reformas de Temmer e Bolsonaro, nessa edição indicamos como simular sua aposentadoria. Boa leitura nobre leitor/a.

PARA QUEM ESTAR PRESTE A APOSENTAR-SE, PELO INSS, FAÇA SIMULAÇÕES. Simulação é a possibilidade que o INSS oferece ao cidadão de saber quanto tempo falta para se aposentar e o valor do seu benefício, caso já tenha direito.
Simulação automática - Também conhecida como “Calculadora do INSS”, a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. Para que o sistema faça essa busca automática é necessário fazer login no Meu INSS. Caso algum vínculo porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação. Para tanto, acesse: inss.gov.br/serviços-do-inss/simulação e click - CALCULAR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.
Outras informações:
Simulação de valor: para simular o valor do seu benefício, é necessário calcular primeiro o seu tempo de contribuição. Além disso, você precisa informar todas as suas contribuições de julho de 1994 em diante. Caso não possua estas informações, acesse o Extrato Previdenciário no Meu INSS;
Validade da simulação: a simulação não possui efeito legal nem garante o direito ao benefício, se as condições informadas ao realizar o cálculo não forem comprovadas quando você solicitar o benefício ao INSS.
Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). FONTE: inss.gov.br/serviços-do-inss/simulação/.

166 TRABALHADORES DA FUNDASE DEVEM SER CONTEMPLADOS ATÉ FINAL DE JULHO. A Assessoria Jurídica do SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) teve acesso a lista da Justiça do Trabalho com os nomes de 166 (cento e sessenta e seis) contemplados no pagamento da terceira parcela da ação que cobra a diferença relativa ao FGTS paga a menor de trabalhadores da FUNDASE – antiga FUNDAC. A previsão é de que o pagamento seja depositado até 31 desse mês. Para acessar a lista e ver os nomes dos contemplados é só acessar: sinairn.com.br e clicar espaço específico em meio a essa matéria.
A ação trabalhista de número 867/1996-03 foi movida pelo SINAI e corre na 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Natal. Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria Jurídica do Sindicato, por meio dos números (84) 9.9919-9683 (Nilson Bezerra) ou (84) 9.9962-0684 (Eliel Elias). FONTE: sinairn.com.br, em 02 de julho de 2020.

ADUERN: ENCAMPA CAMPANHA “SOU CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA ESTADUAL”. Não aceitamos que o Governo do Estado do RN vote a Reforma da Previdência às escondidas. O Governo do RN quer votar a reforma da previdência em meio à pandemia, sem ouvir as demandas de servidores e servidoras do estado.
Para o Fórum dos Servidores do RN, a reforma da Previdência apresentada por Fátima trará gravíssimas consequências para o funcionalismo público estadual, uma vez que aumenta significativamente a alíquota previdenciária dos Servidores e inclui servidores inativos no cálculo de forma bem mais severa.
Não aceitaremos o ataque a nenhum dos direitos historicamente conquistados. A vida, agora mais do que nunca, precisa estar acima do lucro! #soucontraareformadaprevidênciaestadual - #reformadaprevidênciaestadualnão. FONTE: e-mail da ADUERN, por Cláudio Palheta Jr., jornalista e assessor de comunicação (84) 9.8899-2745 - Telefones da ADUERN: (84) 3312-2324 e (84) 9.8870-3983.

IVANALDO XAVIER, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Pessoal, a UNIMED Natal entrou definitivamente na concorrência e em duas semanas deverão apresentar uma proposta com preços e estratégias de atendimento em todas as cidades onde existem os Campi da UERN.
Eles querem conquistar esse contrato pois já conhecem a situação pré-falimentar da federação e acreditam que eles não vão conseguir cumprir esse próximo contrato.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (670). Parabéns para a ADUERN pelo bom trabalho de exposição da posição da categoria no Áudio divulgado e, ao SINSP pelo material apresentado. Precisamos atacar, um: o Governo pela infeliz e destroçada iniciativa da votação da Reforma agora; dois: a Assembleia, para não se submeter, neste período, a está nefasta imposição do Gabinete governamental, e três: a todos os parlamentares que se posicionam em seu favor. Agora, o que precisa que o Deputado Sandro Pimentel esclareça, que eu não consigo alcançar é, caso não seja votada agora, se o Governo não estaria obrigado a cumprir a regra federal Até que fizesse a sua própria Reforma. Isto, me parece haver um vácuo de informação. Salvo engano. Bom dia pessoal, Santino Arruda – Secretário do Geral do SINAI, em 03 de julho de 2020.

FIQUE SABENDO... “Ministério da Justiça e Segurança Pública (Brasil) 198 anos”. Por Wikipédia, a enciclopédia livre. FONTE: FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ministério_da_Justiça_e_Segurança-Pública_(Brasil)#História., em 15/05/2020.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, antigo Ministério da Justiça (MJ), e, também, Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), é um órgão do Poder Executivo Federal e não possui vinculação com o Poder Judiciário do Brasil.
Os `Poderes Executivo e Judiciário são autônomos e independentes.
O Ministério da Justiça, respeitando o princípio da Independência dos Poderes, não pode interferir no Poder Judiciário; portanto, não tem competência para:
- prestar informações sobre processos judiciais;
- atuar em processos judiciais de terceiros;
- apurar denúncia contra servidores do poder judiciário; etc.
HISTÓRIA:
O Brasil possui Ministério da Justiça próprio desde o Decreto de 3 de julho de 1822, do Príncipe-Regente D. Pedro de Bragança, criando a Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça. A Lei n. 23, de 30 de outubro de 1891, mudou a denominação para Ministério da Justiça e Negócios Interiores. Pelo Decreto-Lei n. 200, de 25 de fevereiro de 1967, passou a denominar-se simplesmente Ministério da Justiça, desmembrando-se o Ministério do Interior.
No governo de Michel Temer, após o impeachment de Dilma Rousseff, foi criado um novo Ministério. A então Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP do Ministério da Justiça, passou a integrar esta nova Pasta, denominada: Ministério da Segurança Pública, desmembrando então, atribuições da pasta da Justiça.
Já no começo do Governo de Jair Messias Bolsonaro, houve uma redução do número de ministérios, uma das primeiras medidas de seu governo e promessa de campanha, foi nesse sentido.
Em edição extra do Diário Oficial da União 1 de janeiro de 2019 foi publicado o decreto que trata da vinculação das entidades da administração pública federal indireta. Dentre a diminuição, foram também, feitas fusões ministeriais, por exemplo: Ministério da Economia — fusão entre Fazenda, Planejamento, Trabalho e Indústria e Comércio.
Nessa esteira, em que pese a criação, pela medida Provisória 821, convertida na Lei 13.690, houve a fusão do Ministério da Justiça e do Ministério da Segurança Pública, que voltou a ser chamado de Ministério da Justiça e Segurança Pública.
ESTRUTURA:
Integram a estrutura do Ministério da Justiça, como órgãos específicos:
- Arquivo Nacional do Brasil;
- Secretaria de Assuntos Legislativos;
- Secretaria de Direito Econômico;
- Secretaria Nacional de Justiça;
- Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas;
- Secretaria Nacional do Consumidor;
- Secretaria Nacional de Segurança Pública;
Como órgãos colegiados:
- Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual;
- Conselho Nacional para Refugiados - CONARE;
- Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos;
- Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas - CONAD;
- Conselho Nacional de Arquivos - CONSAQ;
- Conselho Nacional de Política Indigenista – CNPI.
Vinculam-se, ainda, ao Ministério da Justiça, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE):
- Departamento de Recuperação de Ativos de Cooperação Jurídica Internacional.
- O Departamento de Recuperação de Ativos de Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) criado por meio do Decreto n.º 4.991, de 18 de fevereiro de 2004, e é subordinado à Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça.
- O DRCI tem como principais funções identificar ameaças e desenvolver cultura de combate à lavagem de dinheiro. Essas funções têm como objetivo a recuperação de ativos enviados ao exterior de forma ilícita e de produtos de atividades criminosas, tais como as oriundas do tráfico de entorpecentes, do tráfico de armas, da corrupção e do desvio de verbas públicas.
É responsável pelos acordos internacionais de cooperação jurídica internacional, tanto em matéria penal quanto em matéria civil, figurando como autoridade central no intercâmbio de informações e de pedidos judiciais por parte do Brasil.
Em março de 2016, a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI), da Procuradoria Geral da República, e o DRCI, celebraram termo de compromisso para estabelecer rotina de troca de informações em meio eletrônico, com intuito de ampliar a celeridade. O acordo entrou em vigor em 28 de março, e foi assinado no dia anterior pelo secretário de Cooperação Internacional, Vladimir Aras, e pelo diretor do DRCI, Ricardo Saadi.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 226 (DUZENTAS E VINTE E SEIS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 18/07/2020. Escolaridade exigida: NÃO INFORMADA. Salário: até R$ 2.090,00;

PE: A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 59 (CINQUENTA E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/07/2020. Escolaridade exigida: MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 9.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concuros.

PANO RÁPIDO:
MAMATA NO IFRN – DENUNCIA REDE DE GRÊMIOS. Enquanto cerca de 10.000 estudantes do IFRN não têm nem internet em casa, o interventor acaba de autorizar a compra de 20 Macbooks, ao custo unitário de R$ 12.700,00, para a "equipe gestora" da Reitoria ter condições de trabalhar remotamente. O valor total da aquisição é de R$ 254.000,00.
Esse absurdo é mais uma prova da arbitrariedade e da falta de comprometimento desta gestão interventora com as demandas dos estudantes do IFRN.
É secunda, 254 mil reais estão sendo gastos para futilidades de um reitor não reitor não eleito. Está claro que a mamata não acabou! #foraInterventor; #PosseDoReitorEleito. FONTE: https://www.instagram.com/p/CCKMF6nMtkz/?igshid=83h5o25dmzen/, em 02/07/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 05: Antônia Silveira – Netinha, José Mário Dias – Professor, Luiz Artur – Ag. Educacional e Victor Emanoel - Comerciário. SEGUIDOS POR: Elviranísia Soares -Alemanha e Francisco Martins – Escritor - Poeta Cordelista e Raimundo Alves – Professor (06); Patrícia Mônica – São Paulo/SP e Zeiza Sales – Facebook (07); Marcos Pereira – Odontólogo (e do Sêbado também 2004) e Nara Rúbia – Professora (08); Claudemir Lopes – M. Sociais, Fco. de Assis da Costa – UERN, Leila Núncia – FUNDASE, Tikinho Costa – Professor e Zilmar Nolasco –FUNDASE (09); Eriberto Monteiro – Escritor, Ribamar Freitas – Ôba Show e Udenilma Souza – exFUNDAC (10). E DIA 11: Iuska Freire – Jornalista.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Dois aspectos me são importantíssimos: O caminhoneiro uma classe de alta significação, veja o poder que tem como mostrado naquela greve. O recurso impetrado em favor de nossos salários, outra importante ação. Por tudo muito grato. Wilson.”. – Obrigado grande mestre Wilson Bezerra de Moura, impar das reminiscências potiguar para que jamais seja esquecidas e modificada. Gratidão pelo acompanhamento e apoio ao nosso trabalho, saúde e paz mestre, pra você e demais familiares.

MEMÓRIA:
HÁ 82 ANOS! – Inaugurada em Mossoró a Amplificadora Mossoroense que era denominada "A Voz da Cidade", em 04/07/1938. Ela foi a autêntica precursora das nossas emissoras de rádio. Depois dela veio a Rádio Difusora, em 1950. Registros de Lindomarcos Faustino. FONTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 06/07/2014;
E HÁ 88 ANOS. Fundação do Sindicato dos Pedreiros de Mossoró. Hoje nominado Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – SINTRACON, em 05/07/1932;
DIA: hoje é Dia da Independência dos EUA, Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão, Dia Internacional do Cooperativismo e Dia do Operador de Telemarketing. Amanhã (05) será Dia da Fundação do Exército da Salvação, Dia da Independência da Argélia e Dia do levante armado em São Paulo, sob o comando do Gen. Isidoro Dias Lopes (1924).

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um cantor, compositor, maestro e produtor musical norte-americano. Compositor de inúmeros sucessos em estilo sou e disco e de baladas românticas, e um intérprete com voz profunda e grave. Criou-se no gueto negro da cidade de Los Angeles. Como outros cantores norte-americanos de sucesso, também cantou em coral de igreja na juventude. Foi um adolescente inconsequente, que acabou preso aos dezessete anos de idade por roubar pneus. Na prisão, decidiu mudar de vida e de amigos. Obteve grande êxito como intérprete de baladas românticas nos anos 80. Em 1972 criou o trio feminino Love Unlimited. Posteriormente aproveitou este nome para batizar seu grupo de acompanhamento, a Love Unlimited Orchestra. Foi considerado um dos precursores da "disco music" com o lançamento, em 1974, dos sucessos “Can't Get Enough of Your Love, Babe”, “You´re the first”, “The Last, my everything” e o tema instrumental (da Love Unlimited Orchestra) Love´s Theme. Em 1975, veio “What I´m gonna do with you”. Em 1976, “Let the music play”. Em 1979, a sua Love Unlimited Orchestra lança o hit “I´m só glad that I´m a woman”. No início dos anos 80, esteve no Brasil, e, antes da turnê, lançou Rio de Janeiro. Em meados de 90, em conjunto com a cantora Lisa Stansfield, gravou um de seus grandes sucessos: All Around The World. A sua simplicidade e simpatia aliadas a sua grande versatilidade em interpretar temas românticos, tornou essa parceria inesquecível. Em fins dos anos 90, apareceu várias vezes na série de TV Ally mcBeel, o que contribuiu para revitalizar sua carreira. Lançou em 1999 uma autobiografia. No ano de 2003, a música “Love's Theme” foi tema de uma novela na extinta TV Tupi em 1973, chamada “As Divinas e Maravilhosas” e posteriormente, relançada na novela de Gilberto Braga para a Rede Globo. No mesmo ano, a música ficou famosa por representar celebridades nacionais e internacionais. No ano 2000 ganhou dois prêmios Grammy nos quesitos de melhor música tradicional e R&B por Staying Power. MORTE - Morreu em 04/07/2003, no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles aos 58 anos, vítima de falência renal. Sofria de pressão arterial alta e estava à espera de um transplante renal. O seu corpo foi cremado e as suas cinzas foram atiradas ao Oceano Pacífico, na costa californiana. Reportamo-nos sobre BARRENCE EUGENE CARTER, conhecido artisticamente como BARRY WHITE, em memória, nasceu em Galveston, Texas – Estados Unidos em 12 de setembro de 1944 e faleceu em 04 de julho de 2003 aos 58 anos na Cidade de Los Angeles Califórnia, Califórnia – Estados Unidos. Sua discografia consta de 19 discos gravados entre 1973 e 1999. Dotes artísticos: Compositor, cantor, produtor, maestro e arranjador – instrumento: piano, teclado e vocal. Gênero: Soul, Funk e Disco. FONTE: https://pt.wiki/org/wiki/Barry_White.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):
(https://rosangelatrajano.com.br).

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Menina da Lagartixa” (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

A menina era amiga
Da lagartixa exibida
Que subia nas paredes
De saia comprida.

Um dia mataram
A lagartixa da menina
Que muito chorou
Até ficar com a voz fina.

A menina pensou
Como ficaria
Sem a lagartixa
E a sua alegria.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA:  aos  cooperativistas, operadores de telemarketing, aos fundadores do exército da salvação, a independência da Argélia.
QUEM canta ...
Eu fui para o Rio de Janeiro / Eu amo o divertimento no sol e as pessoas / No Rio de Janeiro, tudo é tão empolgante / Não importa onde você vá...”. (“Rio de Janeiro”. - Autores: Barry White – Canta: BW.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x’dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário