quinta-feira, 16 de julho de 2020

BDC - Coluna de Notícias 910.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 910 (geral) e 28ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, quinta-feira, 16 de julho de 2020. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 30/53, dias: 198/366 e faltam 168 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
COMEMORAÇÃO. Dia do homem de um ano qualquer – Dia Internacional das mulheres, vinha saindo do Geo com meu filho Artur e este me perguntou: - Pai, por que só tem o Dia das Mulheres?  Respondi: - Porque as mulheres só tem esse dia, meu filho, o resto é todo dos homens! Mesmo com toda a sua ingenuidade ele sorriu... . FONTE: Causos do Pirata 2, por Alcides Andrade de Oliveira Júnior, Fundação Vint-un Rosado – Julho/2016. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
SEGUE A CARRUAGEM DA PANDEMIA. Que estar por trás das dificuldades de Jair Bolsonaro em nomear e/ou acertar um nome certo para ser Ministro da Saúde? Será que os convidados não aceitam o desafio dada a sua arrogância e autoritarismo? Só nomeá-los em condição de ser ministro testa de ferro ou ministro de recado? E pior é ver as autoridades e entidades médicas ver a carruagem da pandemia não só passar, mas, seguindo contaminando e vitimando muitas vidas humanas. Lamentável mesmo! Boa leitura nobre leitor/a.


RECONTRATAÇÃO DE DEMITIDOS COM SALÁRIOS MAIS BAIXOS. O governo Jair Bolsonaro autorizou nesta terça-feira (14) que empresas recontratem imediatamente funcionários demitidos durante a pandemia sem que se configure fraude trabalhista. Com autorização sindical, a demissão poderá ser seguida de recontratação com salário mais baixo. Se não houver essa previsão para a categoria, os termos do contrato anterior deverão ser mantidos.
Segundo o Ministério da Economia, a norma vai facilitar o retorno de trabalhadores ao mercado e permitir uma recuperação mais rápida do mercado de trabalho durante a pandemia da novo coronavírus. O país registrou aceleração nas demissões após março, quando foram implementadas medidas restritivas nos estados para minimizar a disseminação do coronavírus. Até maio, o total de vagas com carteira assinada fechadas foi de 1,4 milhão.
A regra vigente hoje, presente em uma portaria de 1992, estabelece que é fraudulenta a rescisão acompanhada de recontratação em um período de 90 dias após a data do desligamento. Com a decisão desta terça-feira, a norma não terá efeito durante o período de calamidade pública, que termina em dezembro deste ano. Desse modo, a recontratação de demitidos sem justa causa poderá ser feita a qualquer prazo, sem punições.
A portaria, assinada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e já está valendo. FONTE: Folha Online, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 14/07/2020.

NOTA DE FALECIMENTO E CONDOLÊNCIAS. O Sistema BDC emite com tristeza nota pelo falecimento, nesta manhã, de PENÉLOPE DOMITILA DE MEDEIROS CRISPINANO. Era filha de Crispiniano Neto e Lúcia Medeiros, Penélope sofrera acidente automobilístico no dia 24 de maio último e desde então estava hospitalizada em Fortaleza/CE.
Nossas condolências aos familiares de PENÉLOPE DOMITILA DE MEDEIROS CRISPINIANO.
Hermes Oliveira, editor do BDC.


BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (671). Tou achando que isso é fake, e é da tropa de Bolsonaro pra sabotar a Folha de São Paulo, o Data Folha e o instituto de pesquisa da Folha, e vem fazendo vários tipos de pesquisa por telefone, devido a pandemia. Como essa pessoa sabe que a tal "quadrilha começou a atuar desde ontem"? Avisaram a ela? Eu não respondi a uma pesquisa do Ministério da saúde, fiquei entrevistando o pesquisador, quem era ele e de quem era a pesquisa. Ele disse que pertencia a uma empresa contratada pelo Ministério. Aí eu desliguei o telefone. Zilda Limeira, em 10 de julho de 2020, Grupo Debate Político.

FIQUE SABENDO... 16 de julho – Dia do Comerciante e do Comércio”. FONTES: https//sindilojas-sp-org.br/16-de-julho-dia-do-comerciante/ e https://www.wk3.com.br/blog/dia-do-comerciante/.

Criado pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Comerciante teve como base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, patrono do comércio brasileiro.
O Visconde - José Maria da Silva Lisboa, baiano, de Salvador, foi deputado, senador e secretário da Fazenda Real. Economista por formação acadêmica, foi detentor do título de Patrono do Comércio do Brasil por suas iniciativas em prol do desenvolvimento das relações comerciais do país com outras nações.
O futuro Visconde de Cairú foi o responsável pela obtenção de leis que beneficiaram o iniciante comércio brasileiro, na época totalmente dependente de Portugal. Sua ação ficou reconhecida com a assinatura da histórica Carta Régia, de 28 de janeiro de 1808. Por ela, D. João VI, aconselhado pelo Visconde, abriu os portos brasileiros ao comércio exterior.
Com o livre comércio, a estrutura colonial se rompeu e, desde então, o comércio brasileiro se desenvolveu com mais força. Bons negócios passaram a ser feitos com outros países, gerando lucros para a então nova nação.
O Sindilojas-SP não apenas parabeniza, mas também agradece a todo e cada comerciante do país por sua inegável importância dentro do processo de desenvolvimento econômico da nação. Para que essa importância torne-se cada vez maior, o Sindilojas-SP está com vocês.
DIA DO COMERCIANTE E DO COMÉRCIO.
Entre meados do século XIX e a Primeira Guerra Mundial, a relação comercial entre os países cresceu ainda mais, e se intensificou depois da Segunda Grande Guerra. Para se ter uma ideia, o total de dinheiro arrecadado com o comércio no mundo passou de U$ 61 bilhões, em 1950, para U$ 5,61 trilhões, em 1999, de acordo com a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).
Conforme dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o comércio vem crescendo mais que a produção mundial (PIB). Este crescimento acelerado do comércio tem uma explicação. Ele se deve à diminuição das barreiras alfandegárias e ao desenvolvimento das telecomunicações e dos transportes.
O maior acesso da população às novas tecnologias de comunicação, devido ao seu barateamento, permite a pesquisa de mercado e a realização de novos polos de compra e venda. Já no caso da melhoria dos meios de transporte, a construção e o aperfeiçoamento de rodovias, ferrovias, portos marítimos e aeroportos, naturalmente, facilitam o deslocamento de produtos.
O Dia do Comerciante foi instituído pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. Uma homenagem ao comércio, comemorada no dia em que nasceu o Visconde de Cayru – José da Silva Lisboa.
Figura histórica e político baiano, Visconde de Cayru exerceu grande influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, em 1808.
Dos mascates aos pequenos e médios comerciantes, e destes aos grandes conglomerados econômicos, a história do comércio foi marcada pela criatividade humana, pelo fascínio do consumismo e pelas tentativas em atendê-lo.
Desta maneira, milhares de pessoas, físicas ou jurídicas, veem-se envolvidas, diariamente, direta ou indiretamente, em transações mercantis.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PI: A Câmara Municipal de Teresina/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 09 (NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 06/08/2020. Escolaridade exigida: NÃO INFORMADA. Salário: até R$ 6.008,70;

RN: O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA ASSISTÊNCIA A DOCÊNCIA - BOLSISTA, inscrições abertas no período de 20 a 26/07/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 1.100,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


PANO RÁPIDO:
BOLSONARO SANCIONA PROJETO QUE PRIVATIZA ÁGUA E VETA ARTIGO DEFENDIDO POR GOVERNADORES. Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira, 15, o projeto de lei 4162/19, que prevê a privatização do saneamento básico, e portanto da água e do esgoto, no País, em evento feito por videoconferência. Ele, entretanto, vetou três artigos do texto aprovado pelo Congresso. Um deles, o Artigo 16, previa que as estatais renovassem por mais 30 anos os contratos atuais e vencidos e é uma exigência de alguns governadores e prefeitos, que querem que os contratos atuais ganhem uma maior sobrevida. FONTE: brasil247.com, em 15/07/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 12: Gutemberg Nunes – UERN, Lúcia Moura e Regina Ferreira – Assistentes Sociais. SEGUIDOS POR: Claudionor Santos - Autônomo, Emerson Linhares - Radialista, Fátima Moura – Autônoma, Flávio Roberto – Cons. Tutelar e Warton Batista- Publicitário (13); Conceição Jales – DATANORTE, Iara Carlos – PT e João Adelino – UFERSA (14); (15); Clécio Bezerra – PMM, Isolda Dantas – PT/Mossoró e Pedro Carlos – Economiário (16); Edson Carneiro – Intersindical, Francisco Piolho – Prof., Michel Gomes - Natal, Ribamar Freitas – Oba Show, Sérgio Miranda – Adv e Valdirene Domingos – DATANORTE (17). E DIA 18: Chagas Silva – Prof., Dyego Tavares – DETRAN, Lenilza Morais – FUNDASE, Mizael Gadelha – Adv. e Vinícius G. A. Guerra – Pesquisador.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Querido amigo Hermes, tenho muito orgulho de ter feito parte da equipe do “Programa Trabalho e Cidadania" junto com você e Zé Rodrigues. Você é um amigo muito especial, é um companheiro que representa com garra a luta dos/das trabalhadores/as. Amo ler seu jornal. Abraços fraterno, Socorro Morais”. – Prezada companheira e professora Socorro Morais, foram momentos de muitos aprendizados pra todos nós. Tem uma canção que versa “tudo que é bom dura pouco” que pode muito bem encaixar na meia década de existência do programa fomentado pela CUT/RN – Central Única dos Trabalhadores em nosso Estado. O Programa Trabalho e Cidadania teve estreia em 03 de março de 2001 através da então FM Alternativa (96,7) e encerrou as atividades em outubro de 2006, apresentado em quinteto que tivemos valiosos colaboradores em variadas formações nesse período a lembrar de: *Bené Tavares (na técnica - oficial), Ana Paula, *Hermes Oliveira, Ícaro Dias, Itamar Costa, *José Rodrigues, *Josué Damasceno, Socorro Morais e *Vera Abreu.
*Primeira formação.

MEMÓRIA:
HÁ 143 ANOS! – Concluída a construção do Mercado da Cidade de Mossoró, e entregue a Câmara Municipal de Mossoró durante a administração municipal do Coronel Francisco Gurgel de Oliveira popularmente conhecido por Coronel Gurgel, em 12 de julho de 1877. Obra autorizada pela Lei Provinciana n. 739 de 23/08/1875. FONTE: blogdetelescope.blogspot.com_mercado_publico_municipal;
DIA: hoje é Dia do Comerciante e do Comércio. Ontem foi dia do homem e amanhã (17) será Dia da Proteção às Florestas.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É uma cantora, compositora e empresária brasileira. Sua carreira teve início em 2001, na Bahia, como vocalista da banda Babado Novo, na qual lançou dois álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo e dois DVDs e marcou sucessos como "Amor Perfeito", "Cai Fora", "Eu Fico", "Safado, Cachorro Sem-vergonha", "Doce Desejo", "Bola de Sabão", "A Camisa e O Botão", "Insolação do Coração" e "Pensando em Você". Em 2008 deixou a banda para seguir carreira solo com o lançamento do  single "Extravasa", presente em seu primeiro álbum solo, Ao Vivo em Capacabana, de onde foram retiradas outros singles, "Beijar na Boca", "Pássaros" e "Horizonte". O álbum conquistou disco de ouro e o DVD platina tripla. Em 23 de maio de 2010 lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “As Máscaras”, produzido pelo DJ Deeplick e tendo como compositores Carlinhos Brown, Latino e Mikael Mutti e Mikael Mutti. No álbum a cantora retirou os singles de sucesso como a faixa-título "As Máscaras", "Famo$a", dueto com o estadunidense Travie McCoy, "Don Juan", com participação de Belo, "Trilhos Fortes" e "Água". Em 2011, Claudia apresenta sua primeira canção em inglês no Miss Universo, evento com audiência estimada de mais de dois bilhões de telespectadores; participa do Rock In Rio e lança a música "Samba", dueto com o porto-riquenho Ricky Martin. Em 21 de março de 2012 lançou "Bem Vindo Amor" primeiro single de seu segundo DVD e álbum ao vivo intitulado “Nefalora": Íntimo, que foi lançado em 29 de agosto de 2012. Em 2012, Claudia Leitte participou do Livro CD Mensagens de Natal nas vozes da Rádio Globo, ela interpretou a mensagem "Abrace o Natal" de autoria do escritor Antonio Marcos Pires. Em 16 de janeiro de 2014 lançou seu terceiro DVD e álbum ao vivo Axemusic - Ao Vivo, gravado em Recife, de onde foi tirado os singles "Claudinha Bagunceira", "Tarraxinha", com participação de Luiz Caldas, "Quer Saber?", dueto com Thiaquinho, "Dekolê" e "Largadinho". Ainda em 2014, Claudia se torna uma das vozes da música tema oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, "We Are One (Ole Ola)" se juntando a Pitibull e Jennifer Lopez. Em 18 de maio Claudia Leitte fez história e foi a primeira brasileira a se apresentar no Billboard Music Awards. No dia 12 de agosto de 2014, Claudia Leitte foi anunciada como rainha de bateria da tradicional escola de samba carioca  Mocidade Independente de Padre Miguel. A coroação de Claudia ocorreu no dia 6 de setembro de 2014 na quadra da escola de samba e o desfile ocorreu no domingo, 15 de fevereiro de 2015. BIOGRAFIA - Nascida de uma família humilde em São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Claudia Cristina Leite Inácio muda-se com a família para a cidade natal de sua mãe, Salvador, com cinco dias de vida, onde posteriormente viria a receber da Câmara Municipal de Salvador o título de "cidadã soteropolitana". Em 1983, aos três anos, Claudia subiu no palco de uma churrascaria, aproveitando o intervalo deixado pelo cantor que se apresentava, e começa a cantar "Emília, Emília, Emília", canção de Baby do Brasil. Na adolescência onde morou em Feira de Santana, começou a cantar em bares e festivais até que, com 13 anos, passou a integrar a banda do cantor Nando Borges na qual trabalhou como backing vocal. Em 1998, aos 18 anos, Claudia ingressa nas faculdades de Direito, Comunicação Social, saindo de ambas no início dos cursos, passando a fazer a Faculdade de Música mais tarde, a qual ficou mais tempo. Na mesma época passa a integrar a Banda Violeta, um grupo de forró, onde Claudia deu os primeiros passos nos palcos profissionais, tendo uma agenda com vários espetáculos, largando mais uma vez a faculdade. Em 1999 deixa a banda, procurando um grupo que se adequasse a sua vontade de cantar axé music, passando a integrar por um curto tempo uma banda informal com amigos, chamada Macaco Prego. VIDA PESSOAL - No dia 7 de março de 2007, a cantora casou-se com o empresário Marcio Pedreira, a quem conheceu ainda na adolescência e começou a namorar pouco após se reencontrarem por acaso em um restaurante. A cerimônia aconteceu em Salvador, Bahia, onde os convidados se divertiam com canções dos anos 80. O vestido da cantora foi feito pelo estilista Carlos tufvesson, os cantores Durval Lelys, vocalista da banda Asa de Água e Daniela Mercury. Em 2012 recebeu junto com a presidente do  Brasil Dilma Rousself o título de cidadã-baiana pela prefeitura e Câmara Municipal de Salvador – MATERNIDADE - Em 9 de julho de 2008, declarou estar grávida durante cerimônia na Câmara Municipal de Salvador, quando recebia o título de cidadã da capital baiana, uma vez que nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião a cantora declarou: "Se eu tive de esperar quase exatos 28 anos para dizer sou baiana, meu filho ou minha filha só vai precisar esperar mais uns seis meses e pouco para ter essa honra". Em 15 de outubro, anunciou que seu bebê era um menino e que se chamaria Davi, uma homenagem ao personagem bíblico Rei Davi. Em 19 de outubro disse em entrevista ao site EGO que a gravidez foi inesperada, uma vez que planejava ter filhos apenas anos depois, quando se estabilizasse em carreira solo, porém pretendia conciliar ambos. Em 20 de janeiro de 2009, deu à luz Davi, no Hospital Aliança, em Salvador. Durante o Carnaval daquele ano gerou polêmica ao participar do circuito dos trios apenas 30 dias após dar à luz. Durante o primeiro mês pós-parto, a cantora emagreceu 11kg, na ocasião o primogênito de Claudia contraiu meniginte, cinco dias depois de estar internado, Davi recebeu alta. Em 27 de janeiro de 2012, anuncia sua segunda gravidez, fato que vinha escondendo há algumas semanas segundo a própria. No dia 15 de agosto de 2012, Claudia Leitte deu à luz seu segundo filho, Rafael, que nasceu com 3,305kg e medindo 49cm. A cantora havia anunciado que gostaria de ter o filho com parto normal, mas após conversar com os médicos concluíram que seria melhor a cirurgia cesariana para evitar riscos. Em 20 de agosto de 2019 nasce sua primeira menina, Bela, o parto realizado foi a cesariana, em Miami, Flórida. FILANTROPIA - Claudia é contra o uso de drogas, e se recusa a participar, por exemplo, de comerciais de cerveja (apesar de, em 2006, ter participado, com os cantores Zeca Pagodinho, Sandra de Sá, Latino e Toni Garrido da campanha publicitária da cerveja Brahma, sobre a torcida pelo pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA de 2006). Em Zeca P2007 a cantora foi madrinha da “Campanha contra Violência Sexual Infanto-Juvenil” do Ministério Público da Bahia. Participou de diversas ações sociais como o “Criança Esperança, da Rede Globo, onde já coleciona seis participações, o Teleton, no SBT, e o Ressoar Mega Show, da Rede Record. Também é madrinha de campanhas de combate às drogas em São Paulo. Claudia faz diversos shows beneficentes a muitos hospitais, como o show em prol ao "Hospital de Câncer de Barretos", realizado em 2011. A cantora também foi a madrinha da campanha "Doe Sangue" no Carnatal de 2012. Em 2012, Claudia posou para a revista Caras onde foi divulgada a primeira foto do seu segundo filho, Rafael. Em sua conta oficial no Instagram a cantora postou uma imagem se referindo a doação feita por ela: “Na Caras, Rafael fez a pose para meus fãs e a alegria de milhares de crianças beneficiadas pela UNICEF. Ele é um anjo de Deus! Este é o outro sobrinho de vocês, meus Bubles! Claudia participa de várias causas sociais, ela é madrinha da oncopediatria do Hospital Aristides Maltez, em Salvador, a musa celebrou o momento doando, R$ 450.000 reais para projetos do UNICEF. A intérprete ao lado do ator Murilo Rosa protagonizaram a campanha “Quem Ama Pega no Pé”, iniciativa da Apae com o objetivo de alertar os pais sobre a importância de se realizar o teste do pezinho após 48 horas do nascimento do bebê. Reportamo-nos sobre CLÁUDIA CRISTINA LEITE INÁCIO PEDREIRA, conhecida artisticamente como CLÁUDIA LEITTE, 40 anos nasceu em 10 de julho de 1980 na Cidade de São Gonçalo/RJ. Sua discografia consta de 12 discos gravados entre 2001 e 2014 sendo: 07 com a Banda Babado Novo (2001/2008) e 05 solos (2008/2019. Dotes artísticos: Compositora, cantora, Mezzo-soprano e empresária – instrumento violão e guitarra. Gênero: Axé e Pop-latino. Atividade: 2000 até o presente. FONTE: https://wikipedia.org/wiki/Claudia_Leitte.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):
(https://rosangelatrajano.com.br).

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Pequeno Habitante” (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

O pequeno habitante
Certo dia apareceu
No meio do nada
Uma queda sofreu.

Veio de longe
De um pequeno lugar
Com nome esquisito
Onde há flores a sonhar.

O pequeno habitante
Que nunca viu o mar
Ficou deslumbrado
Com a rede de pescar.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos comerciantes e profissionais do comércio e agentes de proteção às florestas.
QUEM canta ...
Fecho os olhos pra não ver passar o tempo / Sinto falta de você... / Anjo bom, amor perfeito no meu peito
Sem você não sei viver
...”. (“Amor Perfeito”. - Autores: Robinson Jorge – Canta: Cláudia Leitte.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x’dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário