sábado, 28 de março de 2020

BDC - Coluna de Notícias 888.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 888 (geral) e 6ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 28 de março de 2020. – Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 14/53, dias: 86/366 e faltam 278 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
REFLEXÕES - 2/7: - Viva o hoje, pois o ontem já se foi, e o amanhã talvez não venha! FONTE: Pitadas de Humor – Guia Comercial com entretenimento, Novembro-Dezembro/2019. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O POVO ISOLADO OU NA RUA. Em questão de sobrevivência todos tem razão: seja vida humana ou econômica! Dizem que Coronvavírus/Covid 19 mata menos que sarampo, febre-amarela e outras mazelas seculares..., ora, a epidemia corona chegou à pandemia em menos de 60 dias que - desaquietou-se na China em dezembro último – salva engano - após 50 anos (já que foi descoberta nos anos 60 assim li nesses dias). O “isolamento social” não é “obrigatório” e sim questão de bom senso dada a um possível colapso na capenga e grave crise na saúde pública, tanto que se recomenda “só saiam de casa se necessário” com a finalidade de evitar-se “aglomerações” e aumento acelerado de infectados. Empresas e estabelecimentos precisam funcionar sim, ora de sentar: governos, centrais sindicais, sindicatos e autônomos representados em buscas de soluções afins de suas essencialidades. “Hoje eu tive que sair, sou doceira mas vou ter que parar, já que não tenho a quem vender”, disse uma jovem em entrevista ao jornal televisivo de nossa amada urbe. Boa leitura nobre leitor/a.

BANCOS ELEVAM JUROS E RESTRIGEM NEGOCIAÇÃO COM A CRISE DO VÍRUS. SÃO PAULO – FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), entidade que representa os bancos, anunciou, na dia 16 de março, que as cinco maiores instituições financeiras do país estavam abertas para discutir a prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de empresas. Nem uma quinzena se passou, e o que se ouve nas empresas que buscam negociar com os bancos é exatamente o oposto — não importa o setor, o porte do negócio ou o cargo do interlocutor.
A nota da FEBRABAN destacava que a prioridade dos bancos era apoiar especialmente micro e pequenas empresas, proteger o emprego e a renda, numa eventual crise provocada pela epidemia de coronavírus no Brasil. O texto até destacava que os bancos associados estavam “sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus e vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda”.
Entre executivos de grandes empresas, a percepção é que que os bancos esperam uma posição do BC ou do Tesouro Nacional sobre quem vai assumir o risco de crédito. Também há queixas sobre a inércia do Ministério da Fazenda em relação à questão. O ideal, dizem, é que o governo já tivesse um pacote de apoio financeiro, com taxas subsidiadas, via bancos públicos.
Os mais afetados até agora são os donos de restaurantes e bares, que relatam dificuldades para prorrogar parcelas de financiamentos. Capital de giro, antecipação de recebíveis e até empréstimo de longo prazo, que já estavam em negociação havia tempos e prestes a serem liberados, tiveram as taxas de juros elevadas de uma semana para outra. Há casos em que as taxas dobraram e até triplicaram. Setores mais atingidos tiveram o crédito cancelado. (...) FONTE: sosconsumidor.com.br/.

TRABALHADORES DO DETRAN/RN REÚNEM-SE EM NOVA ASSEMBLEIA VIRTUAL. Os trabalhadores do DETRAN/RN vão se reunir em mais uma Assembleia virtual. O encontro, chamado pela direção do SINAI-RN, acontecerá na terça-feira (31), às 10h, no grupo do Facebook “Servidores do Detran RN”. Para participar é necessário entrar no grupo e pedir para ser adicionado, o servidor deve acessar: https://www.facebook.com/groups/ServidoresDoDetranRN/.
A ASSEMBLEIA OBJETIVA TRATAR DOS SEGUINTES ASSUNTOS:
> Informes;
> Avaliação da quarentena;
> Assuntos de interesse da categoria;
> Encaminhamentos.
Pela segunda vez na história a reunião dos servidores do DETRAN será no formato virtual. A medida atende as recomendações das autoridades sanitárias, como por exemplo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconselha não aglomerar pessoas para diminuir o índice de contágio do Covid-19, o Coronavírus. FONTE: sinairn.com.br/.

NIÉCIO ROLDÃO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. No próximo dia 31 de Março, tenho uma homenagem a fazer aos militares: a Capitão Luiz Carlos Prestes, General Apolônio de Carvalho, Capitão Agildo Ribeiro Barata, Capitão Carlos Lamarca, Tenente Avelino Capitani, Cabo Zequinha, Sargento Prestes de Paula, Tenente Gregório Bezerra, Major Damasceno Dantas, Cabo Giocondo Dias, Coronel Laércio Nunes, Tenente José Adeildo Ramos Ramos e muitos outros militares de verdade, alguns ainda vivos, que lutaram contra a ditadura. Niécio Roldão é advogado.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (653): Vejam bem, não sou jornalista, todavia, gosto de escrever algumas bobagens por aqui (ler quem quer) e podem criticar que não estou nem aí. Mas tem coisas que não posso concordar. Soltar presos, sob o monitoramento de tornozeleira eletrônica, por causa do corona vírus. Acho muito mais eficiente deixá-los sem visitas e arrumar um estádio de futebol, onde haja alojamento, para colocá-los. Gente, posso até não ser um bom operador do direito, mas, pelo menos convivo com eles e sei que a grande maioria é irrecuperável. Ademais, a tornozeleira não é monitorada coisa nenhuma, pois já vi muitos "monitorados" em festas e bares se divertindo. Vamos fazer a coisa pra beneficiar as pessoas de bem e não o contrário. Entendo ainda que existem detentos que cometeram crimes por circunstâncias e não questão de índole. Esses podem ir para casa sem perigo algum para a sociedade. Alcides Andrade, via facebook, em 20/03/2020.

FIQUE SABENDO... “28 de março – Dia do Diagramador e Revisor”. FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-diagramador/.
No Dia do Diagramador também é comemorado o Dia do Revisor, sendo que ambos os trabalhos estão relacionados.
Esta data é destinada à homenagear as funções dos diagramadores e revisores de texto e imagem, ou seja, profissionais que exercem atividades de design gráfico, sendo responsáveis pela distribuição harmoniosa de elementos gráficos dentro de uma página ou folha.
Os diagramadores podem trabalhar em formatos digitais ou para conteúdos impressos, organizando os textos e imagens de um jornal, por exemplo, ajudando a configurar o melhor estilo de página que facilitará a leitura das pessoas.
No Brasil, não existe um curso de ensino superior próprio para formar diagramadores. Normalmente, a diagramação é uma matéria obrigatória nos cursos de Comunicação Social, Comunicação Visual ou Desenho Industrial, por exemplo.
No Dia do Diagramador também é comemorado o Dia do Revisor, sendo que ambos os trabalhos estão relacionados.
Mensagens para o Dia do Diagramador:
"Aquele que trabalha com as mãos é um ARTESÃO. Aquele que trabalha com a mente é um SÁBIO. Aquele que trabalha com a inspiração e criatividade é um ARTISTA. Aquele que trabalha com a técnica é um PROFISSIONAL. Aquele que trabalha com a intuição é um MÍSTICO. Aquele que trabalha com o coração é um ESPIRITUALISTA. Aquele que trabalha com as mãos, mente, inspiração, criatividade, técnica, intuição, coração, gramáticas, dicionários, computador, internet, erudição, mais todos os recursos possíveis e prazos impossíveis é um REVISOR e/ou DIAGRAMADOR."
"Parabéns a eles que organizam os textos, dão vida as páginas e escrevem certo por linhas tortas. Parabéns pelo seu dia!"
"Nossos parabéns aos que escrevem certo por linhas tortas, sinuosas, com foto, sem foto, muito texto, pouco texto, com espaço, sem espaço... Feliz Dia do Diagramador!"

CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: A Prefeitura de Santa Rita de Cássia/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 70 (setenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 30/03 a 01/04/2020. Escolaridade exigida: MÉDOP / SUPERIOR. Salário: até R$ 5.609,94;

CE: A Prefeitura de Jaguararibe/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 231 (duzentas e trinta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05/04/2020. Escolaridade exigida: MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 9.813,42. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # PARTIDO DE BOLSONARO ESTREIA EM 2022 - Aliança pelo Brasil, legenda em criação por ampla dissidência do Partido Social Liberal, não participa do pleito municipal de outubro porque inexiste tempo hábil para o registro no Tribunal Superior Eleitoral. Em cumprimento à exigência de filiação partidária para concorrer a mandato popular, pré-candidatos palacianos a vereador e a prefeito se inscrevem em legendas solidárias ao evangelho bolsonarista. Na verdade, o presidente da República demonstrou pouco interesse – ou quase nenhum – para agremiação que criou fosse testada nas urnas eletrônicas de 4 de outubro deste ano em caminhada curvilínea. Fica para 2022, quando Jair Bolsonaro irá às ruas e redes sociais, mais estas do que aquelas, com a bandeira da Aliança pelo Brasil, em busca da reeleição. No cenário de agora, resultado seria imprevisível.
# SENADOR-PRESIDENTE NA CONTRAMÃO - Ambição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) é apoiada por duas dúzias dos colegas; pouco mais, talvez. O presidente do Senado pretende alterar o regimento interno e a Constituição para renovar, na mesma legislatura, o mandato de dois anos no “trono” do Congresso Nacional. Parlamentar com passagem na Câmara dos Deputados e tentativa de governar o seu estado – terceiro lugar, em 2018 –, é criticado por vários senadores que o apoiaram no embate dele com Renan Calheiros (MDB-AL), inicialmente favorito para retornar ao comando da Casa. Não só pretendentes à cadeira presidencial, no pleito de fevereiro do ano passado, que desistiram para votar em Alcolumbre – e assim impedir que Calheiros voltasse à chefia do Poder Legislativo – estão decepcionados. Amplia-se número de opositores ao colega “que falhou no cargo”. Contrariedade começou quando ele derrubou a CPI da Lava-Toga para investigar integrantes de tribunais superiores do Poder Judiciário. Também não pautou em plenário projeto que modificava o Código de Processo Penal para permitir condenação em segunda instância.
# PAES E FREIXO NO EMBATE CARIOCA - Fosse hoje 4 de outubro, dia da eleição municipal, e as pesquisas identificassem índices precisos da intenção de voto para prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM, ex-PFL), duas vezes governante da cidade, e Marcelo Freixo (PSOL), deputado federal, seriam promovidos ao segundo turno. Paes teria 22% dos votos válidos e Freixo somaria 18 pontos percentuais. O democrata foi do PV, PTB, PSDB e PMDB (hoje, sem o “P”). Freixo, quadro socialista, passou pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e perdeu duas disputas municipais, em 2012 para Eduardo Paes e, em 2016, para Marcelo Crivella (Republicanos, ex-PRB). FONTE: walgom.com.br, entre 08 e 10/03/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 29: Davi Calisto Neto – Poeta, Socorro Martins – Doze Anos e Verônica Carlos – UERN. SEGUIDOS POR: Gilmar Henrique – Professores (30); Cícero Pascoal -UERN, Jorge de Castro – CEF, Manoel Dantas – Professor, Manoel Soares de Freitas Júnior – DATANORTE, Phabio Wenceslau e Sayonara Amorim – Jornalistas (31); Auris Martins – Prof., Elizandra Cordeiro – SP, Giany Pedrosa e Aécio Cândido – Professores, Fco. Iranê – UERN, Givanildo Silva – Radialista, Monielly Susan - Professora e Sérgio Chaves – Colunista Social (1º); Elias Alves – FJA, Marileide Matias - Facebook e Niécio Roldão – Adv (02); Lázaro Fabrício – SESC, Moisés Domingos, Pedro Marcelino, Valéria Bulcão – Jornalista e Yara Cordeiro – FUNDASE (03). E DIA 04: Fátima Câmara – DETRAN, Mariza Pinto – Profª. e Michelle Fonseca – Jornalista.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Meu amigo Hermes, estimo melhoras, já fiz essa cirurgia, realmente muito chata. Se cuida com o corona. De resto você se levantará muito mais forte".Pedro..., onde você vai eu também vou, fica em casa que eu também vou! Parodiando o saudoso maluco beleza com a bela música “Meu Amigo Pedro” ... , vamos sim amigo passar ilesos dessa pandemia de coronavírus – firme e fortes. Te cuida companheiro!

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 839 (em 20/01/2019): Privatização: trabalhadores da caixa repudiam declaração de Paulo Guedes; Bronca do leitor(a)/internauta – por Manoel Galdino; Prof. Castelo, repórter por uma edição; Fique sabendo... “Chico Mendes, 30 anos sem o líder sindical e defensor dos povos da floresta” - escrito por Rosely Rocha, em 20/12/2018;
DA EDIÇÃO Nº 848 (em 30/03/2019): MPF quer que marinha deixe de exigir de mulheres laudo sobre mamas e genitais; Juros do cartão sobem e voltam a nível em que estavam em quando começaram as novas regras do rotativo.
DIA: ontem (27) foi Dia da Inclusão Digital, Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo hoje é Dia do Diagramador e Dia do Revisor.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um cantor e compositor brasileiro. Começou sua carreira em 1958, tendo feito parte do cenário roqueiro brasileiro anterior à Jovem Guarda. Antes de lançar seu primeiro LP, fez sucesso com o compacto Rock do Saci, lançado em 1961. Depois, passou a fazer parte do movimento da Jovem Guarda e explodiu nas paradas de sucesso com O Ritmo da Chuva, versão em português de “Thythm Of Rain” do grupo The Cascades. Tornou-se um dos mais prestigiados ídolos do público jovem e vendeu milhares de cópias e se apresentou nos principais palcos brasileiros. Ganhou prêmios como o Troféu Chico Viola e vários Globos de Ouro e foi presença constante nos principais programas de televisão e revistas da época. Retomou sua carreira após vinte anos longe dos palcos, relembrando seus antigos sucessos, e havia sido, nos últimos anos, dono de uma imobiliária, de uma loja de barcos e até de um quiosque na praia. Morreu no dia 10 de março de 2019 em São Paulo, aos 76 anos, devido a uma parada cardíaca. Reportamo-nos sobre DEMETRIO ZAHRA NETTO, em memória, conhecido artisticamente por DEMÉTRIUS, nasceu em 28/03/1942 no Rio de Janeiro e faleceu no dia 10/03/2019 aos 76 anos de idade. Sua discografia consta de 13 discos gravados entre 1962 e 2001. Dotes artísticos: compositor, cantor e seu instrumento musical é o violão. Gênero: MPB, Música Romântica, Rock and Rool, Rock Kabilly e Jovem Guarda. Atividade: 1935 a 2019. FONTE: https://wikipedia.org/wiki/Demetrius.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Menino Nuvem”. (Rosângela Trajano , 06/11/2018).

Havia um menino
Meio macio
Nuvem talvez
Fino feito fio

Havia um menino
Tantinho de um jeito
Que barriga não tinha
Nem pé direito

Havia um menino
Nuvem viajante
Conhecia os mundos
Cabeça de elefante.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos viventes do mundo digital, aos profissionais d teatro e cinco, diagramadores e revisores.
QUEM canta ...
Olho para a chuva que não quer sessar / Nela vejo o meu amor / Esta chuva ingrata que não vai parar / Pra aliviar a minha dor ...” . (“Ritmo da Chuva”. – Autor: Demetrio Zahra e John Gummoe. Canta: Demétrius.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

quarta-feira, 25 de março de 2020

BDC - Coluna de Notícias 887.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 887 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, quarta-feira, 25 de março de 2020. – Edição Especial - atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 15/53, dias: 85/366 e faltam 281 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
DE MÊDO: - "Nunca uma campanha de vacina contra H1N1 foi tão benquista pela população. Antes diziam que não iam tomar a vacina por "N" motivos. Aí veio o corona e lembrou um velho ditado: Quem tem cu tem medo! Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Como todos os desobedientes de bom senso e contra as loucuras do presidente JB, vou dando continuidade ao meu isolamento iniciado no final de janeiro último; tentando recuperar as edições do BDC hoje faço uma edição especial e logo pedindo desculpas a nossa parceira Rosangela Trajano (poetisa e professora) por repetir sua poesia em nosso quadro "Democratizando a Poesia". É que não consigo abrir seu site a pesquisar suas poesias, entre outras, para crianças. Abraço de saudades e até a próxima edição na Graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a.

ÁLCOOL 70% FABRICADOS POR USINAS NO CENTRO SUL COMEÇA A SER LEVADOS AOS ESTADOS. Produção foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após escassez causada por pandemia de coronavírus. Um milhão de litros serão doados a RJ, ES, SP, SC, PR e RS.
O álcool 70% produzido por usinas associadas da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) para ser doado a seis estados começou a ser distribuído nesta terça-feira (24). O produto vai ser usado na limpeza de hospitais e na fabricação de álcool em gel, item escasso devido à pandemia do novo coronavírus.
A produção teve início na sexta-feira (20) após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O transporte da carga será feito em parceria com a Associação Brasileira de Transporte Logístico de Produtos Perigosos (ABTLP) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). No total, um milhão de litros serão doados.
A mesma iniciativa tem sido adotada por outras usinas de etanol e açúcar não ligadas à Unica, a exemplo das indústrias de Goiás. Nesta terça-feira, o primeiro caminhão deixou uma usina em Sertãozinho (SP), na região de Ribeirão Preto, e seguiu carregado para o Espírito Santo.
No estado de São Paulo, 250 mil litros do produto serão entregues diretamente às secretarias de saúde. "Já sai envazado e sai para 17 regiões administrativas do estado. Os quartéis do Corpo de Bombeiros serão transformados em centros de distribuição e, dali, para os municípios menores", diz o presidente da Unica, Evandro Gussi. Segundo o presidente, já há encomendas para serem entregues em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.
Nas regiões do país onde não há usinas, a Unica vai contar com a ajuda de universidades e laboratórios parceiros para fazer a distribuição. A diferença entre o álcool 70% e o etanol é o tempo de evaporação. O etanol do posto de combustível não resiste tempo suficiente para matar vírus e bactérias, e também não é recomendado porque pode colocar a saúde em risco. (...) FONTE: G1 e na base de dados do site: sosconsumidor.com.br/.

ALÉM DE DESDENHAR A PANDEMIA, BOLSONARO QUER MATAR OS TRABALHADORES DE FOME. No domingo, 22 de março, o governo Bolsonaro editou a Medida Provisória 927 que além de tentar suspender os contratos de trabalho e salários por 4 meses, ataca vários direitos dos trabalhadores. No início da tarde dessa segunda-feira (23/03) o governo revogou o artigo 18 da Medida Provisória, que impunha a suspensão dos contratos e salários, mas já prepara nova medida que vá de encontro ao que os empresários através da CNI (Confederação Nacional da Indústria) querem, ou seja, a redução de jornadas e salários em até 50%.
Se os salários já estão arrochados e já não dão conta de pagar todas as despesas que os trabalhadores têm, como garantir sustento dentro de casa recebendo a metade? Na MP 927, o governo escancara seu ódio contra os trabalhadores e sua subserviência aos patrões: não há nenhuma preocupação com a vida da população e sim com os lucros das empresas. O governo propõe a antecipação dos feriados, a liberação geral do banco de horas como solução para a dispensa dos trabalhadores durante a pandemia, além de suspender fiscalizações na área trabalhista e de segurança, mantendo somente as fiscalizações de registro em carteira, ou em caso de iminente e grave risco à saúde (mas sem especificar quais são essas condições).
Também está na MP uma determinação que diz no artigo 29 que: os casos de contaminação pelo coronavírus (covid-19) não serão considerados ocupacionais, exceto mediante comprovação do nexo causal. Ou seja, além de desobrigar os patrões a pagar vários tributos, reduzir os salários e direitos, não exigir estabilidade no emprego, o governo é conivente com as empresas que ainda mantém os trabalhadores aglomerados e confinados nos locais de trabalho, que se forem contaminados será por conta da negligência das empresas e, atinge de forma mais cruel os trabalhadores da saúde, que atendem diretamente quem está adoecido. (...) FONTE: intersindical.org.br, em 20/03/2020.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (652): QUANTA IGNORÂNCIA MEU DEUS! Observando as postagens dos capachos do Bolsonaro (copiadas e coladas, é claro), fico indignado, assombrado e colérico com tamanha babaquices e ignorância. Olhando a lista dos figurantes, visualizo alguns amigos, o que me deixa literalmente triste e envergonhado. Nunca imaginei que a falta de estudo, formação acadêmica e cultura, pudesse transformar pessoas em gado e provocasse um estraga sem precedente jamais visto em um país. Infelizmente, o único sentimento que nutro por esses elementos é de pena, muita pena. Sou resistência! CAE – Carlos Augusto Escóssia, via facebook, em 20/03/2020.

FIQUE SABENDO... "MP abre brecha para que funcionário infectado no trabalho seja demitido". FONTE: Agência Repórter Brasil, na base de dados do site: brasil247.
"Me sinto um criminoso, de sair na rua, pegar metrô, de ser um vetor. Já pensou se eu transmito o vírus pra minha mãe?". João (nome fictício) é economista e, portanto, poderia trabalhar de casa, mas está sendo obrigado pela empresa a ir ao escritório.
Além do medo de pegar a covid-19 e de ser obrigado a infringir as recomendações de saúde de ficar em casa, ele não sabe que, se contrair o vírus no trabalho, pode ser demitido assim que voltar da licença médica. Foi justamente este um dos precedentes permitidos pela medida provisória (MP) 927/2020, publicada neste domingo pelo governo e que prevê flexibilizações trabalhistas em tempos de pandemia.
O texto gerou fortes críticas não apenas nas redes sociais, mas também do Ministério Público do Trabalho, de associações de juristas e inclusive do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, por permitir, entre outras mudanças, que empresas possam suspender por quatro meses contrato e salário de seus funcionários, deixando os sem rendimentos. Após repercussão negativa, Bolsonaro recuou e postou nas redes sociais que "determinou a revogação" do artigo 18 (o que permitia a suspensão). No entanto, nenhuma alteração oficial ao texto ainda foi feita – e, pela mensagem do presidente, os demais pontos da MP não serão alterados.
Um deles, o artigo 29, afirma que os "casos de contaminação pelo coronavírus (covid-19) não serão considerados ocupacionais", ou seja, não serão considerados acidentes ou doenças de trabalho, exceto quando o trabalhador conseguir comprovar que essa contaminação aconteceu no escritório, comércio ou fábrica.
Segundo especialistas trabalhistas ouvidos pela Repórter Brasil, a relação entre a doença e o ambiente de trabalho é um dos poucos casos hoje em que o trabalhador possui garantia de estabilidade no emprego – após retornar da licença médica, ele não pode ser demitido durante 12 meses. Ou seja, ao dificultar a responsabilização da empresa, o governo abre a porta para a demissão justo em um momento de possível crise econômica generalizada.
"Todas as pessoas que não têm escolha de parar de trabalhar, como um porteiro, terão que comprovar que adquiriram o vírus no trabalho. Mas é complicado comprovar porque é uma doença viral, e o corpo elimina o vírus depois de um tempo", analisa Valdete Souto Severo, presidente da Associação de Juízes para a Democracia.
Além de retirar direitos do trabalhador, a MP incentiva que empresas continuem em funcionamento normal e colocando seus trabalhadores em risco. "Esse artigo mostra para quem a lei foi feita: para a classe patronal. É como se o governo estivesse dando um salvo-conduto para a empresa: "coloca esse trabalhador em exposição", afirma Severo.
O advogado trabalhista Fernando José Hirsch, sócio do escritório LBS Advogados, concorda. "É uma medida para proteger o empresário, para fazer com que as empresas funcionem, o que é o inverso do que seria recomendado do ponto de vista da saúde", afirma. Em caso de contaminação no escritório, o trabalhador poderia alegar que adquiriu o vírus por ser impedido de fazer quarentena, afirma Hirsch, mas vai precisar demonstrar que estava sem máscara, que não tinha álcool em gel e que a contaminação não ocorreu em outro lugar, o que não é tão simples.
Ao tornar subjetiva a responsabilização da empresa em caso de contaminação, a MP também tem grave impacto nos casos de mortos em decorrência do vírus, já que dificulta a obtenção de indenização na Justiça. Isso afeta não apenas as famílias de funcionários contaminados, mas também aquelas em que algum membro do grupo de risco morreu após ser exposto a um trabalhador infectado em ambiente profissional. "A família fica totalmente sem respaldo e isso vai na contramão do que decidiu o Supremo Tribunal Federal recentemente em relação a esta questão da responsabilidade do empregador por dano decorrente por doenças no trabalho ou exposição a riscos. A responsabilidade é objetiva do empregador, segundo o STF", analisa a presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Alessandra Camarano Martins.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A Marinha do Brasil realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 25 (vinte e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31/03/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 9.070,60;

AL: A Prefeitura de Delmiro Gouveia/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 200 (duzentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/03/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.880,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # HADDAD QUE PASSAPORTE PARA PLANALTO - Comentário realista sobre arquivamento da candidatura de Fernando Haddad, para reconquistar a prefeitura de São Paulo, em outubro, é do pragmático Lula da Silva. Tem a palavra o ex-presidente do Brasil e primeira referência na hierarquia do PT: "Quando a pessoa não quer, é bom não insistir. Ora, querendo é difícil a batalha; imagine sem querer". Haddad sofreu o impacto da derrota quando tentou reeleição à governança municipal para o tucano João Doria, hoje chefe do Executivo estadual. O ex-ministro da Educação anotou, na sequência imediata, o segundo insucesso nas urnas que definiriam sucessor do emedebista Michel Temer no Planalto. Perdeu, mas classificou-se ao segundo turno vencido por Jair Bolsonaro. Fernando Haddad pode ser, novamente, o presidenciável do Partido dos Trabalhadores em 2022, confirmada inelegibilidade de Lula duas vezes governante do Brasil.
# CRÍTICA PODE SER VEEMENTE, MAS SEM AGRESSÃO. Elogio não deve se aproximar do endeusamento, mas reconhecer o bom desempenho de personagem da política ou da administração pública é um fato com espaço na lista de divulgações. O brasileiro acompanha, menos do que o necessário, as ações de ministros de Estado. São vários os motivos. Entre eles, a concentração de vigília nos palácios do Planalto e da Alvorada. Pela eficiência no cumprimento da missão, clareza nas explicações e sobriedade no comportamento, dois titulares de pastas importantíssimas se destacam na miscelânea do governo. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM-MS), deputada federal (reeleita), engenheira agrônoma e empresária rural bem posicionada. Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também de Mato Grosso do Sul e filiado ao Democratas, é médico ortopedista e militar reformado como tenente do Exército. FONTE: walgom.com.br, entre 05 e 08/03/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 16: Carlos Augusto – UERN, Elineudo Melo – UERN, Irenice de Fátima – A. Social e José Ribamar – Poeta. SEGUIDOS POR: Conceição Costa – FUNDASE, João Bosco – Comerciante, José Lucas – Prof., Lúcia Regina – FUNDASE, Nataly Moura - Correios e Tânia Maria – FUNDASE e Tibério Fernandes – Comerciário (17); Ângela Fernandes – Profª., Fátima Cordeiro – FUNDASE, Ivanaldo Gaudêncio – Prof., Luana Rodrigues e Rejane Pinto – A. Social (18); Anselmo Carvalho – Prof., Dedé – Sandubar, José Lucas – Prof., Lázaro Amorim – TRT, Lúcia Regina – FUNDASE, Maria José de Medeiros Alves – Centro de Agricultura, Nataly Moura – ECT (19); Fernando Fontes – Autônomo, Juliana Mayara – Representante (20); Antônio Cordeiro – UERN e Lourdes Freitas – FUNDASE (21); Arlindo Vieira – Prefeitura de Mossoró, Geraldo Lamartine – FUNDASE, Marcelino Neto – DATANORTE, Paulo Giovanni - TJRN e Valdilene Lobo – Professora (22); Carlão – Autônomo, Edmundo Torres – Comunicaor, Jaíra Gomes - DATANORTE e Joseph Charles – Coletoria Estadual (23); Arimateia Fernandes – DATANORTE, Francisco Nogueira – Doze Anos, Getúlio Leandro - FUNDASE e Nildo da Pedra Branca – Poeta (24); Jerusa Melo - FUNDASE, José Ernandes - Facebook, José Fernandes e Silva; Mara Santos, Maria Antônia e Odiléia Morais – FUNDASE e, Rosiana Medeiros – IPERN (25); José Garcia - Cabelheireiro, Sadraque Manoel – DATANORTE e Zélia Pedroza – CEBI (26); Abi-Ackell Migidal Eder Bezerra Silva da Fé, Carlos Allan – ex-FUNDASE, Cláudio Moura – FUNDASE, Gilvan Leite - Comerciário e Sueldo Antônio – Comunitário (27). E DIA 28: Fátima Vieira – HRTM, Maria do Céu Rêgo – Advogada e Socorro Martins – Doze Anos.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Estava sentindo falta meu amigo Hermes, do nosso imperdível Democratizando a Comunicação. Abraço, Rubens Coelho".Obrigado, obrigado e muito obrigado meu amigo, mestre, poeta, escritor e articulador RC. Saúde paz a você e demais familiares.

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 838 (em 13/01/2019): Privatização: trabalhadores da caixa repudiam declaração de Paulo Guedes; Bronca do leitor(a)/internauta – por Manoel Galdino; Prof. Castelo, repórter por uma edição; Fique sabendo... "Chico Mendes, 30 anos sem o líder sindical e defensor dos povos da floresta" - escrito por Rosely Rocha, em 20/12/2018;
DA EDIÇÃO Nº 847 (em 23/03/2019): JConselho Municipal do Idoso: prefeituras devem garantir funcionamento; Angelo Júnior, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta - por Jorge de Castro; Fique sabendo... "Entenda os principais pontos da proposta para reforma da previdência dos militares" - por Heloisa Negrão.
DIA: hoje é Dia da Constituição e Dia do Nascituro (aquele que vai nascer, foi gerado e não nasceu ainda). Amanhã (26) será Dia do Cacau (A origem do cacau é contada pelos povos pré-colombianos) e Dia do MERCOSUL.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
FREDSON CERQUEIRA - Cantor que nos anos 80 fez muito sucesso ao lado do radialista Tony Cesar na Rádio Spociedade e, que atualmente é locutor de muito sucesso na Rádio Povo em Feira de Santana, foi homenageado por jornal paulista e aproveitamos a ponga da matéria. Nasceu no dia 25 de março de 1937 na cidade de Nazaré das Farinhas/BA, filho de Arlindo Cerqueira da Silva e de Olímpia de Jesus Cerqueira; é casado com Vera Brito Cerqueira. Tem três filhos: Ricardo Brito Cerqueira, Cátia Cristina Cerqueira e Fredson Brito Cerqueira Junior. Ele mora em Salvador/Bahia. Trabalha na Rádio Povo AM, de Feira de Santana/Bahia, onde se apresenta todos os domingos das 12h às 14h. Começou a carreira como radialista e locutor na Rádio Globo do Rio de Janeiro e trabalhou em vários rádios na Bahia. O cantor e compositor e foi um dos integrantes do Trio Melodia, na década de 1960. Ele se lançou na carreira solo quando gravou seu primeiro disco pela gravadora Caravelle com as músicas: "Aniversário do Meu Bem" e "Oh! Meu Imenso Amor", esta última canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que foi um grande sucesso com o Rei naquele mesmo ano. Em seguida, nosso homegeado lançou outro disco compacto de sucesso, contendo as canções: "Até no Inferno Eu Vou lhe Buscar" e "Por que Me Apaixonei". O seu primeiro LP saiu no de 1970, porém não teve grande repercussão. Somente em 1971, com o LP "Volume 2" é que o sucesso começou a bater na sua porta com a primeira faixa "Dolores Sierra", um clássico já gravado por "Nelson Gonçalves" e outros artistas, voltando ao sucesso com a nova roupagem, feita pelo cantor. No ano de 1973, a exemplo de outros artistas, saiu do elenco da gravadora Caravelle, assinou contrato com a gravadora Beverly e lançou um ótimo álbum, que incluía os sucessos "Que Saudade é Essa", "Viajei com Você" e a canção ufanista "Oh, Meu Brasil, Como te Amo", esta música exaltava o Movimento Brasileiro de Alfabetização, o famoso Mobral a ensinar tanta gente: "Oh! Meu Brasil teu povo é tão feliz"... . Mas a trajetória do cantor foi mesmo no campo da música romântica, no qual fez muito sucesso e emplacou várias músicas nas paradas. Gravou mais de 20 trabalhos com várias composições gravadas e sempre com o seu nome como título dos mesmos. FONTE: raimundorui.blogspot.com, em 16/09/2012.
FREDSON II - Um dos nomes que marcaram época na música popular e no rádio feirense, o cantor está passando por sérias dificuldades financeiras e de saúde. Sem ter mais condições de trabalhar, ele que está com 83 anos, conta apenas com a ajuda de amigos e familiares para continuar sobrevivendo. Natural de Nazaré das Farinhas, ainda criança Fredson foi para o Rio de Janeiro, onde na década de 50 deu seus primeiros passos na comunicação, sendo locutor da Rádio Globo. Já no começo da década de 60, junto com os amigos Welton e Noel formaram o Trio Melodia que acompanhava as tendências musicais da época, principalmente do Rock'n'roll, estilo que se tornara uma "febre" no país por conta da influência do The Beatles. – TRIO MELODIA: Com sucessos como "Se seu amor fosse pra mim" e "Todo amor eu lhe darei", dentre outros, o trio seguiu no auge até o começo dos anos 70, quando foi desfeito e Fredson então iniciou uma nova fase na carreira como cantor de músicas românticas. Emplacou sucessos como "Aniversário do Meu Bem" e "Oh! Meu Imenso Amor", esta última canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que foi um grande sucesso com o Rei. Ainda na década de 70 voltou a Bahia, onde consolidou a carreira de radialista paralelo à musical, se apresentando em circos e praças de várias cidades, sempre contando com grande presença de público. "Duvido que você esqueça", "Dolores Sierra", "Na Hora do Amor", foram alguns dos tantos sucessos que nortearam a sua carreira. Por conta de um glaucoma, o artista foi aos poucos perdendo a visão, mas não deixava de atuar em rádio uma das suas paixões. O tempo passou e por conta das dificuldades, até mesmo para se locomover, Fredson foi deixando aos poucos o rádio e hoje, além de estar completamente cego, ele ainda sofre com Mal de Alzheimer. Há poucos dias sofreu um duro golpe: a perda da esposa e grande companheira, Vera Cerqueira, que morreu por conta de complicações de saúde decorrentes de problemas estomacais. Doente e sem poder trabalhar, o cantor precisa da ajuda de amigos e parentes para pagar despesas como aluguel e alimentação, pois recebe um salário mínimo de aposentadoria, que é gasto com remédios. "Os filhos não têm muitas condições para ajudar o pai e por isso a gente conta com o apoio dos amigos, dos empresários, os fãs do Fredson para que o ajudem a sobreviver porque o quadro é triste mesmo. FONTE: m.jornalfolhadoestado/notícias, em 27/07/2015.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menina Negrinha". (Rosângela Trajano).

A menina negrinha
Só quer brincar
De plantar sonhos
Neste lugar.

A menina negrinha
Só quer pentear
Botões de flores
Em seu doce lar.

A menina negrinha
Só quer abraçar
O seu urso de pelúcia
E sementes costurar.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos constituintes, aos nascituro, produtores de cacau e agentes do mercusul.
QUEM canta ...
"Hoje é o aniversário do meu bem / Já comprei um presentinho pra lhe dar / Tanta coisa bonitinha ela tem / Do meu presente, sei que muito vai gostar ..." . ("Aniversário do Meu Bem". – Autor: Fredson Cerqueira. Canta: F.C.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

sábado, 21 de março de 2020

Fwd: BDC - Coluna de Notícias 886.


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 886 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 21 de março de 2020. – Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 12/53, dias: 81/366 e faltam 285 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
REFLEXÕES - 1/7: - Aprenda a dar ausência pra quem pra quem não valoriza sua presença! FONTE: Pitadas de Humor – Guia Comercial com entretenimento, Novembro-Dezembro/2019. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Após um forçado recesso de quase dois meses, ontem me senti disposto a montar essa edição vez que, por vezes, tentava mas não encontrava força física para ficar horas sentado e até deitado numa rede... , não tinha jeito, logo doía as costas, pernas em menos de cinco minutos. Enfim, em janeiro passei por mais uma cirurgia (duplicada) para correção de desvio septo e garganta. A princípio ficaria em repouso para devido restabelecimento em trinta dias, mas, talvez "pela idade vencendo velozmente" sofri uma perda de peso acima do esperado, 12kg, e a carcaça velha não sustentou e fiquei entregue ao Departamento Médico por quase sessenta dias, a cirurgia se deu em 27 de janeiro. Assim espero estar em forma total para a devida regularização das edições do BDC. Abraço de saudades e até a próxima edição na Graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a.

COM CORONAVÍRUS OU NÃO, INSS VAI LIBERAR AUXÍLIO-DOENÇA SEM FAER PERÍCIA. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai liberar o auxílio-doença para os segurados sem que seja feita perícia médica nos postos do instituto. A medida valerá para qualquer doença, incluindo coronavírus.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19), pelo secretário especial de Previdência, Bruno Bianco, com o objetivo de barrar o avanço da Covid-19 no país. Segundo ele, a análise será feita de forma remota, apenas com o atestado médico do trabalhador doente. Os atestados do médico do segurado deverão enviados por meio do aplicativo Meu INSS.
O governo também pretende pagar os primeiros 15 dias de afastamento quando o empregado estiver com coronavírus. Hoje, quem paga o salário neste período de afastamento por doença do profissional que tem carteira assinada é o patrão. Segundo Bianco, a intenção com a perícia não presencial é evitar que os segurados doentes fiquem ainda mais expostos. Além disso, os médicos peritos também ficarão protegidos, sem possibilidade de que o coronavírus se espalhe ainda mais. "Não queremos que essa pessoa [segurado] tenha que ir a uma agência. Não queremos expor a saúde dos profissionais", disse Bianco. FONTE: sosconsumidor.com.br/.

CORONAVÍRUS: SINAI SOLICITA QUE GOVERNO PERMITA O TRABALHO EM CASA E LIBERE SERVIDOR NO GRUPO DE RISCO. Nesta quinta-feira (19) o SINAI-RN pediu que o Governo do Estado permita que os servidores do grupo de risco relativo ao Coronavírus trabalhem em casa por meio da internet ou sejam liberados das suas funções por tempo indeterminado.
O pedido do Sindicato engloba os trabalhadores das fundações, autarquias e empresas que compõem a administração indireta, base do SINAI-RN. A solicitação, feita através de ofício endereçado a secretária Maria Virgínia, se estende aos servidores de todo o conjunto do funcionalismo. A medida tem como objetivo se somar aos esforços coletivos para conter o avanço do Coronavírus (COVID-19) pelo Brasil e atende a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerar pessoas. Veja ofício no site oficial do sindicato.
FRONTEIRAS - O Governo Federal determinou nesta quinta (19) o fechamento das fronteiras terrestres com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. A fronteira com a Venezuela foi fechada nessa quarta (18). Por enquanto, o Uruguai não está na lista, mas o Governo está negociando com o país. A medida inicialmente vai valer por 15 dias. Cargas e agentes humanitários estão liberados para entrar no Brasil. FONTE: sinai.com.br/.

LAURA MORAES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO: A CRISE DO CORONAVÍRUS CHEGOU! Pedimos ao governo que decrete a suspensão de pagamentos de aluguel, água, luz, gás, IPTU, internet e Imposto de Renda, durante a crise do Coronavírus! Muitos brasileiros já estão enfrentando dificuldades de trabalhar e precisamos de ajuda do governo para conseguir ficar em casa e impedir a disseminação do coronavírus. É uma medida necessária contra esse vírus mortal!
Para possibilitar essas medidas também pedimos o cancelamento dos privilégios dos políticos como auxílio-moradia e bolsa-terno e a destinação urgente de todas as emendas parlamentares para a Saúde. Além de outras medidas, isso pode virar verba a ser investida no combate ao coronavírus, com mais tratamentos, remédios, exames, mais leitos de UTI, mais espaço para quarentena, auxílio aos mais necessitados, idosos, desempregados e moradores de rua. Laura Moraes é ativista da Avaaz.
SUSPENDAM AS CONTAS E TIREM OS PRIVILÉGIOS DOS POLÍTICOS - PRECISAMOS NOS UNIR! Acesso o site (avaaz.org.br) e clique conforme segue para assinar a petição e encaminhe para seus amigos e familiares: Suspensão de contas de Aluguel, Água, Luz, Gás, IPTU, Internet e IR durante a crise do Coronavírus.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (651): Bom dia, amigos do oitão. A bovinada sem graça, consciente da pandemia, ainda assim tentam minimizar a pandemia querendo dar conotações de conspirações econômicas. Esses ruminantes deveriam ver e tentar entender o que as duas maiores potências econômicas estão fazendo, inclusive, no campo econômico financeiro de seus países. Imagino, se fosse possível sair da "cabecinha" dessa gente algo que pudesse matar milhares de pessoas para as beneficiarem economicamente, certamente, fariam sem pestanejar. Ô povo de alma podre. Não é hora para pânico, é certo. Mas também não é hora para brincadeiras ou minimizar o que está acontecendo. Brito Silva, via facebook, em 20/03/2020.

FIQUE SABENDO... "21 de março: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial". Por Maria Júlia Nogueira e Rosana de Souza Fernandes, em 21/03/2018. FONTE: cut.org.br.
Presa nos elos de uma só cadeia, A multidão faminta cambaleia, E chora e dança ali! Um de raiva delira, outro enlouquece, Outro, que martírios embrutece, Cantando, geme e ri! (...) Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga. Levantai-vos, heróis do Novo Mundo! - Castro Alves (Navio Negreiro)
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de sharpeville em Joanesburgo, na África do Sul, onde 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação.
Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.
O poema "Navio Negreiro", de Castro mostra a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais. No entanto, sempre houve luta e resistência para que essa chaga fosse eliminada. A escravidão foi abolida do mundo, porém as pessoas ainda não deixaram de ser julgadas pela cor da pele.
Além de lembrar a tragédia, a data criada pela ONU passou a ser um dia em que pessoas em todo o mundo protestam contra o racismo e pelo fim da discriminação racial.
Aqui no Brasil este ano de 2018 completaremos 130 anos de abolição formal da escravidão. São 130 anos de algumas mudanças, mas de várias e vergonhosas permanências. A população brasileira alcança os 200 milhões de habitantes e os negros representam mais de 52% desse total, mas ainda não conquistamos uma cidadania plena no que diz respeito a condições de vida e de cidadania na sociedade. A sociedade brasileira segue com essa dívida histórica para com a população negra.
Negros e negras sofrem com ataques racistas há gerações. Diariamente somos agredidos pelo Estado. Somos maioria no país e, em disparada, a maior população carcerária. Somos vítimas de genocídio, vivemos em favelas e periferias em condições subumanas. O acesso ao serviço público é ruim. A falácia da democracia racial sempre foi um instrumento para que negros e negras não reclamassem seus direitos.
Apesar de todo o nosso arcabouço jurídico para punir casos de racismo, quando alguém é flagrado em um ato de racismo as desculpas estão sempre na ponta da língua, transformando o agressor em vítima e a vítima de racismo em um ser vitimista e impiedoso.
Somente nos últimos dois meses nos deparamos com fatos estarrecedores de racismo que não tiveram punição:
A tentativa de desqualificação da biografia da vereadora Marielle que foi brutalmente executada.
Um fotógrafo não foi contratado por ser negro.
Uma festa de 15 anos com pessoas negras fazendo papel de escravos.
Aluno da FGV envia em grupo de whatsapp uma foto de um aluno negro chamando-o de escravo.
Professor do Instituto Federal declara que odeia pretos e pardos.
Mãe negra impede censura a livro de cultura africana no Sesi.
Vemos que em tempos de redes sociais o racismo se exacerba e as pessoas perdem a compostura. Elas se escondem atrás de uma tela e atacam publicamente outras pessoas pela cor da sua pele. O racismo é uma chaga revestida de ódio, intolerância e preconceito.
Precisamos desconstruir os discursos racistas e realmente criar condições para uma reparação total e verdadeira aos negros e negras. Além disso, é importante romper com a lógica que determina o lugar dos seres humanos na sociedade pela cor da pele. 
Convidamos a todos para que nesse dia 21 de março possamos refletir sobre todas as atitudes preconceituosas e racistas que presenciamos e que precisamos combater.
Nós da CUT continuamos lutando contra toda forma de violência e discriminação racial, por uma sociedade mais justa e igualitária, com oportunidades e direitos para todos.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
MA: A Prefeitura de Araçoiaba/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 370 (trezentas e setenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31/03/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 7.500,00;

PI: A Prefeitura de Pio IX/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 79 (setenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11/05/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 5.900,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # GOVERNANTES DE OLHO NO CONGRESSO - Sob o signo da colaboração vigilante, os nove governadores de estados nordestinos definiram estratégia de atuação direta nas bancadas da região no Parlamento Nacional. Querem influenciar nos projetos sobre a reforma tributária e o pacto federativo "com potencial de impacto nas finanças", como explicita Fátima Bezerra (PT-RN). Ela é única mulher entre os chefes dos executivos estaduais eleitos e reconduzidos em 2018. Começou deputada estadual, depois federal e senadora.
# FACHIN NO RASTO DE RENAN E JADER - Agora, é oficial. Edson Fachin, relator dos casos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, ordenou abertura de inquérito para investigar senadores filiados ao MDB suspeitos de fraudes na Transpetro, subsidiária da Petrobras da área de logística e transporte de combustível. Dois estão na lista: Renan Calheiros, de Alagoas, e Jader Barbalho, paraense. Ambos presidiram o Senado e foram ministros de Estado. Barbalho governou o Pará duas vezes. Calheiros tentou chefiar o Executivo alagoano, mas não conquistou o troféu, apesar de elevado favoritismo.
# REGINA NO PALCO DE OUTROS CENÁRIOS - Os adversários de Regina Duarte não esqueçam que a paulista é atriz de longo curso. Pluralíssima como intérprete do drama à comédia, a titular da Secretaria de Cultura, com poderes de ministra de Estado, demonstra-se pronta para enfrentar filisteus. Sobretudo, os do governo; porque os da oposição não escondem o rosto. Está mesmo preparada? Só o tempo com a carga de dissabores vai responder. Na verdade, a artista não fez uma boa permuta, mesmo que cultive a tolerância. FONTE: walgom.com.br, entre 05 e 10/03/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 1º: Alcivan Cardoso – Doze Anos, José Carlos Matos, Maria do Socorro - FUNDASE e Ronaldo Soares – Prof. SEGUIDOS POR: Emerson Lima – EMATER/RN, Hermes Oliveira – UERN, Iraci Fernandes – FUNDASE e Julimar Monte – Caminhoneiro (02); Gersonete Melo – DETRAN, Rodrigo dos Santos (exUERN) e Vicente Rodrigues – UERN (03); Graça Marinho – FUNDASE e Neriana Mota – exUERN (04); Aparecida Bezerra – FUNDASE e Valmir Alves – PT/Mossoró (05); Miriam Pinto Tavares – UERN (06); Danielle Geovani – Professora, Getúlio Morais- Autônomo; Ítalo José Rebouças de Oliveira e Leonardo Honorato – Professores (07); Ana Lúcia (Reinaldo) (08); Maria das Graças – FUNDASE (09); Carmen Lúcia – UERN, Francisco Antônio - Facebook, Maricélio Almeida – Jornalista e Paulo de Medeiros Fernandes – Advogado (10); Júlio César Soares – Motorista, Leilton Lima – L4, Lúcia Rebouças - FUNDASE e Nilson Silva – DATANORTE (11); Ariel Cunha – Estudante e Wewerton Maia – Comerciário (12); Francisca Pereira – FUNDASE e Nogueira Martins – Professor (13); Lázaro Emerson – UERN (14). E DIA 15: Arianny: Queiroz – UERN, Ivonete Targino – Professora, Lúcia Aquino – A. Social, Marina Indiara – Afilhada e Salenira Martins – Professora.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Obrigado Hermes, muito bom receber seu informativo. Agraço, Jorge Torres".Valeu Companheiro JT, grande abraço pra você e demais companheiros da EMPARN.

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 837 (em 05/01/2019): Medida provisória: Guedes planeja cortar R$ 30 bi de pensões e aposentadorias; Plantão jurídico do SINAI suspenso devido recesso no judiciário; Bronca do leitor(a)/interna (609) – por Erasmo Firmino; Erasmo Firmino, repórter por uma edição; Fique sabendo... "Cuidado com as provocações" por Rubens Coelho – Escritor e jornalista;
DA EDIÇÃO Nº 846 (em 16/03/2019): Juiz veta aumento de 70% em plano de saúde; SINAI ganha na justiça ação de ilegalidade proposta contra ato do TCE; Edson Oliveira - repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/interna (617) – por Eloísa Elena Abreu; Fique sabendo... "Os filhos do quarto" por Cassiana Tardivo - Psicopedagoga formada pela UNESP – especialização em psicopedagogia e estudante de psicologia.
DIA: hoje é Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da Infância e Dia Mundial da Poesia. Amanhã (22) será Dia Mundial da Água. Hoje também dá-se o início do Outono.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um cantor, compositor e violeiro brasileiro. Nasceu às margens do Córrego do Jundiá, afluente do Rio Jequitinhonha, na zona rural do município de Itapebi, no extremo sul da Bahia. Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. É descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista. Viveu em Vitória na Bahia, onde aos 9 anos de idade conheceu Elomar que, 10 anos mais velho, tornou-se seu amigo e de quem teve influência musical. Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico. No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, "Acontecimento", com as faixas "Asa Branca", "Forró de Surubim" e "Esta Mata Serenou". Apresenta na Rádio Educadora da Bahia o programa "Brasilerança", através do qual contribui para a divulgação da cultura musical da região nordestina brasileira. Em 1999 foi convidado a participar do álbum de comemoração de 100 anos do Esporte Clube Vitória, time do seu coração. Participou com o cantor Waldick Soriano dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, inclusive na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007. Xangai estreou na TV na telenovela Velho Chico, como o repentista Avelino, a convite de Luiz Fernando Carvalho. Reportamo-nos sobre EUGÊNIO AVELINO, 72 anos, compositor, cantor, violeiro e músico, nasceu em Itapebi/BA (extremo sul do estado) no dia 20/03/1948. Sua discografia consta 16 discos gravados entre 1976 e 2015; sendo 10 álbuns em estúdios, 01 ao vivo (2006) e 05 em parcerias. Dotes musical: voz e violão. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xangai_(músico).

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menina Negrinha". (Rosângela Trajano).

A menina negrinha
Só quer brincar
De plantar sonhos
Neste lugar.

A menina negrinha
Só quer pentear
Botões de flores
Em seu doce lar.

A menina negrinha
Só quer abraçar
O seu urso de pelúcia
E sementes costurar.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos agentes de luta pela Eliminação da Discriminação Racial, portadores da síndrome de Down, agentes das florestas, aos infantis, aos poetas do mundo inteiro.
QUEM canta ...
"Marido se alevanta e vai armá um mundé / Prá pegá uma paca gorda prá nóis fazê um sarapaté / Aroeira é pau pesado num é minha véia / Cai e machuca meu pé e ai d´eu sodade ..." . ("ABC do Preguiçoso". – Autor: Xangai. Canta: Xangai.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.