"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 853 (geral) e 17ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
|
Mossoró/RN, 04 de maio de 2019. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 18/52, dias: 124/365 e faltam 241 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
"Mãe prensando a filhinha diz em tom espantoso: - se você não parar de chupar dedinho vai ficar igual a titia, feito uma bola bem grande! Horas depois a tia grávida de nove meses adentra na casa da sobrinha que, corre ao encontro apontando à barriga e diz: - eu sei o que a senhora andou fazendo..., viu titia!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
Os movimentos sociais têm grandes desafios para barrar os ataques desse governo que, nada estar a surpreender com incessantes medidas. As entidades organizadas avisaram e só quem não acreditou foram os que não gostam de política (governado por quem gosta) e os seguidores do Bolsonaro, achando que ele só atacaria os "petralhas" e militâncias acabando à metralhada. Então ficamos atentos a tudo, pois, o recente corte de verbas na educação federal e outras medidas tomadas ao mesmo tempo, são também para tirar o foco da deforma da previdência – aquela deforma que ele mandou Temer tomar vergonha pela proposta. Boa leitura nobre leitor/a.
ERRO MÉDICO: HOSPITAL INDENIZARÁ PACIENTE QUE TEVE GRAVIDEZ DE RISCO. A 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um hospital a indenizar, por danos morais, mulher que teve gravidez de risco em consequência de erro médico. A reparação foi fixada em R$ 10 mil.
Consta nos autos que paciente que passaria por cirurgia de laqueadura fez os exames preparatórios, mas o procedimento foi adiado já que ela não estava tomando medidas preventivas anticoncepcionais. A mulher retornou ao hospital pouco mais de 30 dias depois e informou ao médico que não havia menstruado naquele mês. Mesmo assim, a operação foi efetuada. Oito dias depois, a autora da ação descobriu que estava grávida. Em decorrência da laqueadura, a gravidez da paciente foi de risco e várias intercorrências acarretaram problemas de saúde na criança, que precisou de cuidados especiais.
De acordo com a relatora do recurso, desembargadora Mônica de Carvalho, "erro médico é a conduta comissiva ou omissiva profissional atípica, contra o paciente, que pode ser enquadrada como imperícia, negligência ou imprudência, não agindo o profissional com animus necandi, ou seja, dolosamente".
"Vislumbro que não é razoável a conduta do profissional ao não exigir um exame de gravidez a uma paciente que relatou não estar menstruando, e que tampouco estava tomando anticoncepcionais no período anterior a laqueadura. De fato, o profissional tem como responsabilidade descartar a hipótese de gestação para realizar o procedimento, através de exames atuais, não valendo o exame realizado com enorme antecedência. Reconhecida a responsabilidade civil do hospital, o dever de indenizar é a medida da qual que se impõe", escreveu a magistrada.
O julgamento teve a participação dos desembargadores Alexandre Coelho e Clara Maria Araújo Xavier. A decisão foi unânime. Processo nº 0126931-30.2009.8.26.003 - FONTE: TJSP - Tribunal de Justiça de São Paulo - 02/05/2019, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br/.
ELEIÇÕES GERAIS NO SINAI. O Jornal do SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), edição de abril, destaca em sua capa as eleições para escolha da nova direção do Sindicato para o triênio 2019/2022. O pleito está marcado para 9 de maio – próxima quinta-feira. Serão escolhidos membros para a coordenação colegiada estadual, o conselho fiscal, o conselho de representantes sindicais e as coordenações regionais.
Urnas serão disponibilizadas nos órgãos, autarquias e fundações que compõe o Sindicato, bem como na sede estadual. Urnas volantes também serão distribuídas. Em breve a comissão eleitoral vai divulgar em sites e redes sociais os locais em que as urnas vão ficar.
Poderão votar os trabalhadores filiados ao SINAI-RN que tenham pelo menos 3 meses de filiação a contar da data da eleição. Ou seja, sócios filiados até o dia 9 de fevereiro.
O jornal traz também alguns capítulos da jornada contra a Reforma da Previdência, a pressão do SINAI-RN sobre o governo para obter respostas sobre a pauta da Campanha Salarial 2019 e a luta do Fórum Estadual de Servidores. FONTE: sinairn.com.br/.
AIRTON CILON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Comunicado - Passando aqui para avisar que a Loja Art Cilon Ateliê mudou de endereço. Saímos da Estação Shopping e nosso novo espaço de arte cultura está na Praça da Convivência, vizinho ao Café Artesanato. Aguardo a visita de todos, os amigos e amigas em nossa loja artesanal!
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (623). É triste ver trabalhador sendo explorado e ainda aplaudir um governo cuja política econômica adotada só trará mais exploração da classe a que pertence, sem ter a mínima noção disto. É a completa alienação. E é nesta linha de raciocínio que Bolsonaro combate a educação pública e quer extinguir o ensino da mãe de todas as ciências, a filosofia, pois quanto mais analfabetizado politicamente estiver a população, mais facilmente manipulável será. Triste vida de gado. Arnaldo Fiuza, via facebook, em 03/05/2019.
FIQUE SABENDO... "Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade". Por: Mônica Raouf El Bayeh - em 28/04/19, 08:30h. FONTE: Sugestão de Airton Ciolon – artista plástico e poeta.
Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade, disse Bolsonaro, o presidente. A princípio pensei ser fake. Não era. Com a alma enojada preciso desabafar.
Sr. Presidente, não sei se é do seu conhecimento, mas ser mulher no Brasil, já era difícil o suficiente sem a sua ajuda.
Somos o quinto país em mortes violentas de mulheres no mundo. A cada duas horas, uma mulher é assassinada. Fora o crescimento da quantidade de casos de estupro.
Um total de onze mil novecentos e cinquenta casos por ano. Pelo menos trinta e dois casos de estupro por dia, fora as mulheres que, por vergonha, não procuram a delegacia.
A gente tem medo. Medo de não voltar. Medo de andar na rua. Medo dos transportes lotados. Medo dos olhares invasivos e das atitudes abusivas dos homens sem noção.
Já somos olhadas como objeto. Como seres inferiores com a única função de servir. Simples objeto de prazer deles. Somos vistas como corpos sem dono. Eles acham que podem falar o que quiserem, apalpar o que decidirem, gozar se tiverem vontade. Sem nosso consentimento.
Agora, como se a realidade já não fosse perigosa o suficiente, para piorar, vem o presidente do país convidando os homens a virem se aproveitar da gente?
- Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade.
Fique à vontade? Que isso? O país foi transformado num imenso puteiro? É um claro incentivo à prostituição. A gente é o que para ser oferecida dessa forma? Sua fala é nojenta. É constrangedora. Apesar desse tipo de declaração sua não me surpreender, sinto vergonha alheia da sua pessoa.
Sou mulher. Sou brasileira. Estudei. Trabalhei e trabalho pelo meu sustento. Eduquei meus filhos para que sejam honestos e sem preconceitos. Não estou à disposição de homem nenhum que queira fazer sexo. A não ser que eu assim decida e escolha.
Meu corpo, meu desejo, meus direitos. Fique à vontade? Fique à vontade uma pinoia. Fique à vontade coisa nenhuma. Não sei com que tipo de mulheres o senhor convive, mas certamente, não faço parte desse cardápio. Como mulher e como ser humano, exijo respeito.
O Brasil não pode ser conhecido como turismo gay? E como país de prostituição pode? Está nos oferecendo em troca de que? Quando foi que meu corpo virou moeda de troca?
Turismo gay, presidente, é dinheiro garantido entrando no país. Gays são criativos, divertidos, animados. Qual é o seu problema?
Não quer turismo gay porque "temos famílias"? Só para esclarecer, rapidinho, todo mundo tem família. Homens, mulheres, gays, trans, ricos e pobres, de toda cor. Ninguém nasceu de chocadeira. Família todo mundo tem.
Falando sobre famílias, olhe bem para a sua antes de julgar a dos outros. Quantas mulheres já teve? Quantos filhos de cada casamento? Brigas, traições, processos, fraquejada. Só porque é sua, serve? Isso é a família tradicional? Seu histórico depõe contra sua pessoa.
Família é ninho. É quem acolhe. Onde se chega quando a asa cansa. Onde se chora e recebe abraço para confortar. Família é isso. Como é formada? Como puder. Como cada um quiser. Duas mães, dois pais, uma mãe solo, uma mãe e uma avó. Sei lá. Não importa e não é da sua conta.
A massa quer uma tendência tradicional, o senhor diz. Grande engano. A massa está se lixando para isso. A massa quer trabalho digno. Quer ser respeitada em seus direitos. Quer comer sem ser envenenada com agrotóxicos.
A massa quer segurança. Quer o direito de pensar, questionar. Quer saúde. A massa quer respeito. Que não metam a mão ao dinheiro dos seus impostos. Que parem de usar laranjas, funcionários fantasmas e empregar amigos e parentes.
A massa está de saco cheio da destruição da educação pública. Dessa corrupção que corre solta e dessa justiça injusta na qual ela já não acredita mais. Das ameaças de acabar com faculdades importantíssimas como filosofia e sociologia. Do descaso com tudo o que é público.
Sem falar no fim do EJA (educação para jovens adultos que trabalham durante o dia e só podem estudar de noite). A massa enxerga essa tentativa de emburrecimento da população. A massa está calejada de só perder direitos.
Fiquem à vontade? Incentivar, de cara limpa, o turismo sexual no país é de uma falta de ética, de moral e de senso sem tamanho.
Não é à toa que as taxas de criminalidade com a mulher aumentaram este ano. Parece haver um certo ar de agora pode tudo. Não pode, não. Não estamos à disposição de quem quiser vir. E merecemos, sim, desculpas.
Porque um presidente tem que ter postura e respeito à TODA a população. Tem que saber o que fala. E as consequências que isso pode causar. "O povo espera desculpas. É o mínimo que pode acontecer".
Mônica é carioca, professora e psicóloga clínica. Especialista em atendimento a crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. Perita judicial.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
PE: A Prefeitura de Petrolina/PE, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 40 (quarenta) VAGAS PARA GUARDA CIVIL, inscrições abertas até o dia 15/05/2019. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 3.241,68.
PI A Prefeitura de Nossa Senhora dos Remédios/PI, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 349 (trezentas e quarenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20/05/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PANO RÁPIDO:
BARRADO NO BAILE: "O ÓDIO NÃO TEM VEZ EM NOVA YORK", DIZ O SENADOR QUE LIDEROU AÇÃO CONTRA BOLSONARO. O senador estadunidense Brad Hoylman celebrou a notícia de que Bolsonaro desistiu de ir a Nova York para homenagem no Marriot Marquis; ele disse, em seu Twitter: "VITÓRIA: Denunciamos o presidente homofóbico do Brasil Jair Bolsonaro e vencemos. De acordo com as notícias brasileiras, ele se retirou do evento no Marriott Marquis e cancelou sua viagem aos EUA. O ódio não tem vez em Nova York. #CancelBolsonaro". FONTE: http://www.brasil247.com.
RAPIDÍSSIMAS: Joice Hasselmann, deputada-líder do governo no Congresso Nacional, anuncia equipe de plantão para explicar questões polêmicas da reforma previdenciária aos parlamentares; / Hamilton Mourão rejeita o uso das redes sociais para disseminar ódios. / O vice-presidente do Brasil tem sido vítima de rancores e ressentimentos. / Senador Sérgio Olímpio renuncia e deputado Eduardo Bolsonaro assume presidência do PSL paulista. / Bolsonaro pretende firmar bandeira conservadora da sigla na campanha municipal de 2020, preliminar para 2020. / "O PSDB como nós o conhecemos já acabou", opina cientista político Cláudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas, unidade paulista. Lembra que a sigla nasceu centro-esquerda e passou por guinada conservadora nos governos do PT. / Couto avança: "(João) Doria radicalizou o discurso à direita na campanha do ano passado e continua a fazer isso no governo". / Presidente Bolsonaro pede ao Ministério da Economia "medidas concretas" para substituição do cenário de estagnação pelo de otimismo. / Crédito para empresas e pessoas físicas é o abre-alas. / "No Brasil de hoje, os políticos são corruptos, a Justiça é uma bagunça, mas o crime é organizado" (Pedro José Savah, fazendeiro gaúcho). FONTE: https://walgom.com.br.
REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA! – "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 03: Barbosa, Autônomo. SEGUIDOS POR: Raclene Tavares – SENAC, Serise Medeiros - CDSL, Sidnéia Martins – FUNDASE, Silvano Tavares Carlos – UERN, Sizimar Freitas – Cantinho Peças e Vaníria Dantas – FVJ (05); Áurea Gomes de Miranda – IDEMA e Nélio Ferrante – SP/SP. (06); Berioska Lóia – UERN, José Carlos Lisbôa – DATANORTE, Maria do Carmo Costa e Sônia Alves – Autônoma (07); Dalvirene Silva – Profª., Marcos Fábio – EMATER, Raimundo Nonato Vieira – UERN e Saul Dias – EMATER (08); Ceição Dantas – PT, Dantealighieri, Guido Morais, Gorete Pessoa Maia - UERN, Luciana Azevedo – FUNDASE, Raimundo Leontino – Prof. e Zulmar Sales – Educação (09); Elias Silva – DETRAN/RN, Eliene Lima – Prafª., Edmilson Lima, Luciana Azevedo e Nadir Lopes – FUNDASE (10). E DIA 11: Antonino Teixeira – Mov. Sociais, Erinalda Nogueira – Autônoma, Fco. Lindomário – Ag. Saúde e Marissa Araújo – Comerciária.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Bilhete – Abraço o colega talentoso. Walter Gomes". – Obrigado nobre Walgom, bilhete com conteúdo duma grande carta. Ecoando, aqui, Notas curtas para leitura rápida com todos os créditos logicamente! Saúde e paz ao amigo e familiares.
MEMÓRIA:
A PALAVRA DE DORIAN JORGE FREIRE: "Minha Mossoró de Sempre - São Paulo, abril de 1971. Eu soube que Mossoró está uma beleza. Terá ponte em futuro próximo e uma indústria de cimento. Soube que atingimos (ou superamos?) a casa dos 100 mil habitantes. E que há uma universidade e um magnífico reitor. Ou uma universidade para um magnífico reitor". FONTE: http://www2.uol.com.br/omossoroense/031206/conteudo/especial.htm/.
HÁ 138 ANOS! Nascimento de Antônio Soares Júnior (04/05/1881 – 1966), primeiro médico nascido em Mossoró e formado na Bahia (1910). Foi: Deputado Estadual, Vice-presidente da Intendência (Intendente 1923/1925), Prefeito de Mossoró (1933/1935) e Professor da Escola Normal.
DIA: ontem foi Dia do Parlamento, Dia do Pau-Brasil, Dia do Sertanejo, Dia do Sol, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (seis datas diferentes) e Dia Nacional do Taquígrafo. Amanhã (05) será Dia de Rondon, Dia do Artista Pintor, Dia do Campo, Dia Nacional das Comunicações e Dia Nacional do Expedicionário.
DO MUNDO ARTÍSTICO:
Iniciou a carreira de cantor aos cinco anos na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, no programa Papel carbono, de Renato Murce, e aos doze anos estreia no cinema, no filme Também Somos Irmãos. Depois de morar algum tempo em Natal, em 1951 voltou em ao Rio de Janeiro e participou do filme Maior Que o Ódio. Foi obrigado a parar de cantar entre 1951 e 1954, por causa de mudanças hormonais próprias da adolescência, que afetaram a voz. A partir do fim dos anos 50 quando a voz potente de adulto se estabiliza, firma-se na carreira levando adiante o estilo impostado e operístico comum aos cantores da geração anterior, como Vicente Celestino e Francisco Alves. Como exemplo dessa peculiar forma de cantar, a magistral interpretação da Ave Maria emocionou noivas de várias gerações, que não hesitavam em pagar o caro cachê para tê-lo cantando em cerimônias de casamento. Em 1956 foi contratado pela Rádio Tupi e dois anos depois gravou o primeiro disco pela gravadora Copacabana. O auge da carreira acontece na década de 60, com programas próprios na Rede Record, entre eles Agnaldo RayoI Show e Corte RayoI Show, ao lado do humorista Renato Corte Real, um sucesso sem precedentes. Foi uma das atrações da edição de estreia do programa Jovem Guarda. No cinema, protagonizou Agnaldo, Perigo à Vista em 1969 e, ainda como ator, esteve no elenco das telenovelas Mãe (1964), O Caminho das Estrelas (1865), A Última Testemunha (1968), As Pupilas do Senhor Reitor (1970) e "Os Imigrantes" (1981). Nos anos 80, comandou por oito anos o grande sucesso Festa Baile, programa musical produzido pela TV Cultura. Em 1981, no Uruguai, ganhou o Festival Internacional da Canção, onde participaram cantores de todo o mundo. Cantou também na Argentina, México, Estados Unidos, Portugal e Itália. Sempre fiel ao repertório romântico, nos anos 90 faz sucesso interpretando canções italianas, língua que domina perfeitamente por ser a mãe nascida na Itália. Duas entraram para o repertório de telenovelas da Rede Globo e estouraram nas paradas: Mia Gioconda na novela O Rei do Gado e Tormento d'Amore, tema de abertura da novela Terra Nostra gravada em Londres em dueto com a soprano Charlotte Church. No dia 30 de abril de 2006, nosso homenageado acabara de vir de um concerto e estava pronto para embarcar no aeroporto de Porto Alegre quando tropeçou e caiu no chão por osteoporose, fraturando o fêmur da perna direita. Levado para o Hospital Mãe de Deus na capital gaúcha, esteve internado por uma semana e comemorou ali o 68º aniversário, numa festa organizada pelas freiras que comandam o serviço de enfermagem do hospital. No dia 11 de janeiro de 2007 cantou durante a missa de canonização de Frei Galvão pelo então Papa Bento XVI na pista de aviação do Aeroporto Camço de Marte, no bairro paulistano de Santana. Em novembro de 2009, participou do Livro/CD Mensagens Positivas nas vozes dos grandes nomes do rádio brasileiro cantando a música Esperança que é a faixa 1 deste CD. Esta obra é de autoria do escritor Antônio Marcos Pires e foi lançado pela Editora Santuário e amplamente divulgado pela Rádio Blogo. Reportamo-nos sobre AGNALDO CONIGLIO RAYOL, 81 anos, cantor e ator, nasceu Rio de Janeiro em 03/05/1938, artisticamente conhecido como AGNALDO RAYOL, sua discografia consta de 56 discos gravados entre 1958/2011 e fez 14 filmes entre 1949/2004. Dotes artísticos: Ator, Barítono e Cantor. Gênero musical: MPB e Música Clássica. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/AgnaldoRayol.
DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):
POESIAS PARA CRIANÇAS.
"Cachorro com frio". (Rosângela Trajano).
O cachorrinho com frio
Gemia baixinho
Na sua casinha
Bem quietinho.
Gemia baixinho
Na sua casinha
Bem quietinho.
O menino vestiu
Uma camisa
No cachorrinho
Que era lisa.
Uma camisa
No cachorrinho
Que era lisa.
O cachorrinho com frio
Ficava quietinho
Nos braços do menino
Que o deixava quentinho.
Ficava quietinho
Nos braços do menino
Que o deixava quentinho.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos trabalhadores/as dos parlamentos, aos sertanejos, taquígrafos, ao artista pintor, à homens e mulheres do campo, comunicadores e expedicionários.
QUEM canta ...
"Branca e radiante vai a noiva, logo a seguir o noivo amado / Quando se unirem os corações, vão destruir mil ilusões / Aos pés do altar está chorando, todos dirão que é de alegria...". ("A Noiva" – Canta Agnaldo Rayol).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colabora com o mensal jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário