sábado, 6 de abril de 2019

BDC - Coluna de Notícias 849.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano XI – Edição nº 849 (geral) e 13ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 06 de abril de 2019. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 14/52, dias: 96/365 e faltam 269 dias para o final do ano.

"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":

OS CABRAS DE LAMPIÃO: "Lampião formou um grupo / Começou sua carreira / Doze inclusive os irmãos / Era a sua cabroeira / Que passou a comandar / Sendo esta a vez primeira". (D"Almeida filho,2018, pág. 10).  Comentando minha leituras. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

O SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) abriu processo sucessório para a gestão 2019/2022 em suas instâncias cuja inscrições de chapas (para coordenações central e regionais) e nomes (para conselhos fiscal e representantes) foram encerradas no último dia 29. Todas as chapas inscritas foram formadas em consenso, pois, alas opositoras entendem que o momento é de unir forças para o enfrentamento dos ataques externos (governos) contra os trabalhadores, servidores públicos, aposentados, pensionistas e todos os tipos de beneficiários das previdências (federal, estaduais e municipais). As Eleições Gerais ocorrem no próximo dia 09 com urnas fixas (sedes de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros) e itinerantes em bases onde concentram muitos servidores. Para tanto, uma ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA está CONVOCANDO TODOS OS FILIADOS para deliberar a seguinte pauta: 1) Eleger Comissão Eleitoral, 2) Aprovação de recursos financeiros para: a) Processo Eleitoral, B) Divulgação das chapas e, 3) Outros assuntos de interesse das categorias (16 bases sindicais). A referida assembleia se dará na próxima quarta-feira (10), as 09h30, na Sede Central do sindicato, sito à Rua Leonardo Drummond, 1661 – Natal/RN. O/a interessado/a residente no interior do estado, entre em contado com as regionais mais próxima e se informe dos procedimentos. Boa leitura nobre leitor/a.

 

TRT: TRABALHADOR NÃO PRECISA PAGAR CUSTAS DE AÇÃO EXTINTA PARA AJUIZAR UMA NOVA. Exigir o recolhimento de custas processuais de beneficiário de gratuidade judicial para entrar com nova ação, após a extinção de demanda anterior, esvazia o princípio do amplo acesso à Justiça, garantido pelo Direito Internacional do Trabalho.

Esse foi o entendimento aplicado pela 2ª Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO) ao permitir que um trabalhador ajuizasse nova ação sem precisar pagar as custas de processo anterior, arquivado sem resolução do mérito após ele faltar à audiência inaugural.

O debate envolve os parágrafos 1º e 2º do artigo 844, alterado pela reforma trabalhista (Lei 13.467/2017). O dispositivo diz que, se arquivada a ação porque o autor não compareceu à audiência, ele deverá ser condenado a pagar as custas, ainda que seja beneficiário da Justiça gratuita. Além disso, a norma condiciona a propositura de uma nova ação ao pagamento das custas.

Com base nessa previsão da CLT, o juiz de primeira instância impediu que o homem ajuizasse nova ação sem antes pagar as custas do processo anterior. Porém, o TRT-10 determinou o prosseguimento da novo processo, independentemente do pagamento. Processo 0000633-80.2018.5.10.0000 (PJe), ver mais pelo site: www.conjur.com.br, em 06/06/2019.

 

SE CONSEGUIR TRABALHO, É TRABALHAR ATÉ MORRER. Antes das eleições, Bolsonaro dizia que aumentar a idade para aposentadoria para 65 anos era um ato desumano, agora a máscara caiu, comprometido com os interesses dos ricos, seu governo entrega uma proposta de reforma que ataca os trabalhadores e os mais pobres. Pela proposta do governo Bolsonaro, a idade para aposentadoria sobe para 65 anos para os homens e 62 para mulheres, com no mínimo 20 anos de contribuição.

Todas as regras previstas no que o governo chama de período de transição, aumentam o tempo de serviço, para receber o valor integral da aposentadoria o trabalhador terá que contribuir por 40 anos. E sempre que o índice escolhido pelo governo para medir a expectativa de vida aumentar, automaticamente aumenta o tempo para a aposentadoria.

Para o funcionalismo público a idade tanto para homens, como para mulheres sobe para 60 anos e 30 anos de contribuição. Acaba com aposentadoria especial para os professores, aposentadoria que não tem nada ver com privilégio, mas sim porque a função expõe os trabalhadores a condições de trabalho que provocam mais adoecimento.

Para os trabalhadores nos setores privados expostos a atividades de mais risco que hoje têm direito a se aposentar entre 15 a 25 anos de trabalho, a regra também muda aumentando o tempo para conseguir a aposentadoria.

Para os trabalhadores rurais, a proposta é aumentar a idade tanto para mulheres, como para os homens para 60 anos, com no mínimo 20 anos de contribuição. Para os trabalhadores rurais da economia familiar, a proposta é exigir uma contribuição anual de no mínimo R$ 600,00.

Vão abocanhar também o sustento das/as viúvas/os: a proposta do governo é reduzir praticamente à metade o valor da pensão por morte. A pensão será de apenas 60% do valor integral, subindo 10% por dependente até chegar ao teto. Por exemplo, se quem morreu recebia na época um salário mínimo, a viúva ou viúvo receberá apenas 60% do salário mínimo, só receberá o valor integral se tiver ao menos 4 dependentes. FONTE: www.intersindical.org.br/.

 

WALTER GOMES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Lula da Silva e seus seguidores precisam, e logo, renovar o velho discurso que repetem desde represálias iniciais da Operação Lava-Jato e seguidas punições nas instâncias da Justiça Federal. Embora preso em Curitiba – dependências da Polícia Federal –, o ex-presidente da República orienta seus seguidores a conduzirem o PT nos moldes que lhe interessa, sobretudo no radicalismo. Insistem, ele e seus apaixonados companheiros, na pregação que trata adversário como inimigo e aliado como dependente das reminiscências que não recuperam espaço perdido.

 

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (620). A Câmara Municipal de Mossoró é a casa legislativa que dá título de persona non grata a quem defende trabalhador e concede título de cidadania a empresário que nunca veio a cidade e faz lobby por retirada de nossos direitos. Essa é a qualidade da nossa representação. Bruno Barreto, via facebook, em 04/04/2019.

 

FIQUE SABENDO... "O Dia do Médico Legista é comemorado anualmente em 07 de abril". FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-medico-legista/.

Foi somente no século XIX que a ciência tomou novos ares e autonomia suficiente, a partir daí a evolução de técnicas e métodos de perícia continua até hoje.

Esta data homenageia uma das áreas mais importantes dentro da medicina: a medicina legal, ou seja, a atividade exercida pelos médicos legistas.

Estes profissionais são responsáveis em realizar a necrópsia em corpos humanos, com o objetivo de analisar a estrutura orgânica do corpo, na tentativa de encontrar e explicar o motivo que teria levado aquela pessoa a morrer.

Os médicos legistas atuam quando as circunstâncias da morte não são naturais, ou seja, um assassinato, acidente ou suicídio. Para estar apto a ser um médico legista, os interessados deverão concluir o curso de ensino superior em Medicina, sendo também possuir conhecimentos básicos de direito, biologia, química, balística.

Origem:

O Dia do Médico Legista surgiu no ano de 1886, com a aprovação da Lei nº 18, que oficializa a perícia médico-legal no Brasil, sob assinatura de conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo.

Homenagem*:

A data foi escolhida para homenagear estes profissionais porque em 1886 o conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo, assinou a lei número 18 que oficializou a perícia médico-legal no Brasil.

O médico legista é responsável por fazer o exame de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas, relacionando-se com os mais diversos campos do direito e elaborando laudos que permitam a análise de fatos ocorridos durante o crime, de armas utilizadas, da causa da morte, entre outros aspectos.

Esse laudo auxilia na investigação de cada caso, podendo até fornecer características do criminoso, como também de ser imprescindível na resolução de casos judiciais. As consequências dos ferimentos também são levadas em conta no laudo e no resultado da ação criminal.

História:

Durante a Idade Média, diversos exames eram referidos na legislação, desde aqueles que determinavam os ferimentos em batalha, até que os julgamentos submetiam-se ao crivo médico – prática que foi suprimida com a adoção do direito germânico.

Na Renascença, ocorre a intervenção do Direito Canônico, e a prova médica retoma paulatinamente sua importância. É na Alemanha que encontra seu verdadeiro berço, com a Constituição do Império Germânico, que tornava obrigatória a perícia em casos como ferimentos, homicídios, aborto.

Caso exemplar foi a necropsia feita no Papa Leão X, suspeito de haver sido envenenado, em 1521.

Foi somente no século XIX que a ciência tomou novos ares e autonomia suficiente, a partir daí a evolução de técnicas e métodos de perícia continua até hoje.

O médico legista nunca teve tanta visibilidade, conquistada pelo interesse que o trabalho desperta na população. Tanto que os grandes roteiristas do show businnes captaram essa curiosidade e transformaram esses profissionais em tema de diversos seriados da TV norte-americana.

Demografia médica:

Segundo estudo publicado em março de 2018 pelo CFM, a medicina legal e perícia médica é uma das especialidades com menos profissionais. Apenas 0,2% dos médicos que tenham feito algum curso de especialização, são especialistas nesta área, com a segunda maior média de idade, 59 anos. *FONTE: JusBrasil e CFM, na base de dados do site: http://portalfmb.org.br/2018/04/07-de-abril-dia-do-medico-legista/.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PI: A Prefeitura de Cocal/PI, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 100 (CEM) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/04/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00.

 

RN: A Prefeitura de Jardim de Piranhas/RN, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 62 (SESSENTA E DUAS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16/04/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

HORA LUTERANA NO BRASIL. - J A Sociedade Missionária "Hora Luterana" é uma organização auxiliar da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB – www.ielb.org.br). Atua no Brasil desde 06/04/1947 e sua Missão é: Utilizar todos os meios de comunicação para apresentar a mensagem da salvação em Cristo às pessoas que ainda não creem nele como o seu Salvador, e estimular essas pessoas a conhecer e participar das atividades de uma igreja luterana ou cristã. Para tanto, as principais estratégias: Proclamar às pessoas que Jesus Cristo morreu para nos salvar da morte eterna. Equipar e treinar voluntários nas igrejas para o trabalho de evangelismo e acolhimento. Engajar e incentivar os cristãos para que orem, ofertem, visitem e acolham os visitantes com amor, a fim de conectá-los à Igreja. Divulga a Palavra de Deus através de programas de rádio, literatura cristã de aconselhamento, e-mail e mídias sociais, treinamentos evangelísticos, estudos bíblicos on-line, motivação para o evangelismo pessoal, aplicativo de celular "Mensagens de Esperança" e envios de mensagens pelo aplicativo WhatsApp. É mantido por donativos de cristãos de todas as partes e pela "Lutheran Hour Ministries". FONTE: https://www.horaluterana.org.br/a-hora-luterana/.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 06: Leandro Neto - Músico (São Paulo/SP). SEGUIDOS POR: José Fernandes – Ag. Penitenciário e Valdomiro Morais – Professor (07); Fabiana Lo Tierzo – Médica Veterinária, José Carlos Fernandes – DATANORTE, Josiene Nolasco - FUNDASE e Nilson Bezerra – DATANORTE (08); Anekesia Oliveira - PT, Arlene Duarte – UERN, Fátima Soares – FUNDASE, José Gomes – DATANORTE, Leila Barbalho – UERN, Marcos Aurélio – Contador, Mário Ilo – PT e Zeza Melo – Profª (09) Eriberto Monteiro – Biblioteca Municipal, Marcos Batista – Músico e Prof., Shekson Ribeiro – Médico e Selene Medeiros – Comerciária (10); Glisiany Plúvia – CF, Herbert Mota – Adv. e Thiago Melo – Autônomo (11); Barbosa Assis - PT, Genilson Henrique – FUNDASE, Raimunda Oliveira – FUNDASE e Verônica Fernandes – Autõnoma (12). E DIA 13: Grayce Karen - TCM (13), José Mota – DATANORTE e Souza Júnior – Adv.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "BILHETE. Saudações, prezado Hermes. Walter Gomes".Caro Walgom, gratifico sou por sempre nos incentivar, este metido, no mundo prazeroso da comunicação. Que Deus continue o abençoando igualmente aos seus familiares. Saúde e paz!

 

MEMÓRIA:

NA EDIÇÃO Nº 814/2018 (de 31/03): Brasileiros não se dedicam ás próprias finanças; Bronca do leitor/internauta (587); Fique sabendo... "A origem e evolução do dinheiro" (parte 3/4).

HÁ 91 ANOS! A Professora Celina Guimarães Viana (*Natal/RN, 15/11/1890, +Belo Horizonte/MG, 11/07/1971) - primeira eleitora do Brasil, exercia seu primeiro voto em 05 de abril de 1928 na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte. No prédio da então Escola União Caixeiral onde hoje funciona a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. FONTE: https://pt.wikipedia.org;

DIA: amanhã (07) será Dia da Rádiopatrulha, Dia do Corretor, Dia do Jornalista, Dia do Médico Legista, Dia Mundial da Hipertensão e Dia Mundial da Saúde.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, filha de carioca com árabe e neta de pernambucanos, ela é formada em música e canto no Berklee College of Music, em Boston. Depois da temporada nos EUA, a artista participou do programa Fama, da Rede Globo, e logo emplacou a música "Você", de Roberto e Erasmo Carlos, como tema de Deborah Secco e Murilo Ben´picio na novela "América", na qual fez uma participação especial no último capítulo. Além de novelas, filmes, minisséries e especiais, a cantora já participou de vários programas televisivos. Em 2012, nossa homenageada participou da minissérie da Rede Globo "O Brado Retumbante". Em 2013, foi jurada do quadro "Mulheres que Brilham" Programa Raul Gil". No cinema, sua voz marcou temas dos filmes "Se Fosse Você", "A Fronteira", "Didi, o Cupido Trapalhão e " e "Segurança Nacional", onde também fez uma participação especial interpretando o Hino Nacional. Entre os sucessos se destacam "Eu Vou Seguir", tema de Míriam, personagem de Gabriela Duarte na Novela Sete Pecados e "One Last Cry", tema de Nanda, interpretada por Fernanda Vasconcelos na novela Páginas da Vida – uma das músicas mais executadas em todo o país em 2006/ 2007. Lançou um CD/DVD intitulado "Marina Elali Duetos – Homenagem a Luiz Gonzaga e Zé Dantas". O trabalho foi gravado no Recife (PE) em homenagem a dois pernambucanos ilustres: Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", e Zé Dantas, compositor, principal parceiro de Luiz Gonzaga, e avô materno de Marina. Um momento carregado de emoção no DVD acontece durante a música "Acauã", que conta com um vídeo com imagens do homenageado Luiz Gonzaga cantando a faixa. Em "A Letra I" Marina canta ao lado do avô Zé Dantas - que não teve a oportunidade de conhecer -, em dueto proporcionado por imagens no telão. PARCERIAS: Em 2009, Marina Elali deu início a uma parceria com o cantor e compositor cubano, radicado nos Estados Unidos, Jon Secada. Tudo começou com o convite para a participação no CD/DVD dele, ao vivo, "Stage Rio", onde juntos gravaram as músicas "Só te ver sorrindo…" (com participação do Monobloco) e "Lost Inside Your Heart", escolhida para ser tema da novela "Viver a Vida". A dupla realizou uma turnê por vários estados brasileiros e gravou um clipe em estúdio do sucesso "Lost Inside Your Heart", que faz parte do DVD "Longe ou Perto" - o primeiro DVD de Marina Elali -, que também contou com a participação do saudoso  Dominguinhos. A parceria mais recente da cantora aconteceu durante a Copa do Munsdo de 2014, com Carlinhos Brown, quando ela gravou a música "Show Gol Soul" (Marina Elali / Carlinhos Brown / JC Salvatierra). Elali e Brown gravaram um clipe em homenagem à copa que foi lançado nacionalmente no programa "Fantástico", da Rede Globo e fez parte da grade do canal Multishow. Marina também participou da programação oficial dos eventos da FIFA, cantando na abertura da copa no FIFA FAN FEST Natal. Em menos de dez anos de carreira, Marina Elali, acumula 18 grandes duetos nacionais e internacionais. Além disso, a artista pode ser vista e ouvida em sete DVDs. Reportamo-nos sobre MARINA DE SOUSA DANTAS ELALI, 37 anos, nasceu Natal/RN no dia 05 de abril de 1982. Sua discografia consta com mais de 41 discos gravados entre 2004 e 2014, sendo: 02 em estúdios, 02 ao vivo, 07 DVDs e mais de 30 CDs (coletâneas nacionais e internacionais). Dotes artísticos: cantora e compositora. Gêneros: MPB, Pop e R&B. Atividade: desde 2004. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marila_Elali.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

"Menino da bola". (Rosângela Trajano).

 

O menino da bola
Com ela abraçado
Parecia feliz
No chão sentado.

 

O menino da bola
Naquele dia
Correu um bocado
Cheio de alegria.

 

O menino da bola
A roupa molhou
Com a correria
O corpo suou.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos operadores de radiopatrulhas, aos corretores, jornalistas, médico legista, aos hipertensos e agentes da saúde no mundo inteiro.

QUEM canta ...

"Amar você é fácil porque você é lindo / Fazer amor com você é tudo que eu quero fazer / Amar você é mais que um sonho realizado / E tudo que eu faço, é pelo amor que sinto por você / La la la la la, la la la la la...". ("Loving You – Amar Você" - De Minnie Riperton. Canta Marina Elali.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colabora com o mensal jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário