sábado, 30 de setembro de 2017

DC - Coluna de Notícias 789. (Anexo slide: Reclamas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 789 (geral) e 40ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 30 de setembro de 2017. - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 39/52, dias: 273/365 e faltam 92 dias para o final do ano.

"Causos e poesias democráticos!"

"Se você quiser ver seu candidato trabalhando, não vote nele!". Eleições I, em 23/08/2016. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Aproxima-se do final de triênio do mandato (não cabe aqui e em lugar nenhum dizer que é governo) do Sr. Robinson Faria e o Estado não melhorou em nada, muito pelo contrário. Sua mensagem ápice foi dizer que "seria reconhecido como o governo da segurança" e os níveis da insegurança crescem nos quatro cantos e centro do RN. Para o funcionalismo, outra agressão promovida por ele fechando a folha de pagamento de agosto com 45 dias de atraso. Cadê a fiscalização dos deputados estaduais que não vimos nem ouvimos o bater dos tambores chamando a população, as sociedades organizadas e entidades sociais para dizerem o que se passa nas contas do estado. Como pode um estado está em crise e o próprio governo fecha os postos de fiscalizações nas barreiras? Qual o milagre de fiscalização eficácia sem seres humanos fiscalizando? Quais medidas serão tomadas para acabar com a crise, pois, as que acabam com os serviços públicos e servidores penalizados já conhecemos e estamos pagando por ela. Boa leitura nobre leitor/a.

 

DICAMBA – O SUPER VENENO.A Monsanto lançou um super veneno que se espalha pelo ar e mata as plantações dos terrenos vizinhos em seu caminho, exceto aquelas que usam as sementes transgênicas deles!

Os fazendeiros estão desesperados e não é à toa. O dicamba, como é chamado o veneno, se espalha com o vento levando destruição por onde passa, matando suas plantações, árvores, solo e água. E agora os produtores estão enfrentando uma escolha terrível: migrar para as sementes transgênicas da Monsanto ou assistir a morte de suas plantações. Esse é um esquema ganancioso e perigoso no qual a Monsanto vai embolsar bilhões de dólares, e que pode destruir o ciclo mundial de produção alimentar.

Mas podemos impedi-los. 17 estados americanos abriram investigações contra o dicamba e as autoridades de um deles, o Arkansas, recomendaram sua proibição. A decisão será votada em breve e autoridades da UE e da América Latina estão de olho nela. Se um milhão de nós enfrentarmos a Monsanto no Arkansas e vencermos essa proibição, podemos frear esse veneno mortal.

Enfrente a Monsanto - Há anos, a comunidade da Avaaz luta como Davi vs Golias para impedir esquemas corruptos e perigosos de controlarem a produção de alimentos. Estamos vencendo: ano passado, ajudamos a impedir que a Monsanto abrisse uma mega-fábrica de sementes transgênicas na Argentina e que UE renovasse a licença do pesticida glifosato. Agora, podemos ajudar o Arkansas vencer essa nova batalha.

Com esperança e determinação, Dalia, Nick, Danny, Allison, Diego, Camille e toda equipe da Avaaz. Mais informações: (Agricultores reclamam de estragos causados por pesticida nos EUA (UOL) https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2017/08/02/agricultores-reclamam-de-estragos-causados-por-pesticida-nos-eua.htm. FONTE: www.avaaz.org/po/contact.

 

"HOME CARE" – CONTA ÚNICA DO ESTADO SOFRE BLOQUEIO PARA REGULARIZAR SERVIÇOS. – Uma decisão da desembargadora Judite Nunes determinou, ao Banco do Brasil S/A (agência Setor Público), que efetue um novo bloqueio na conta única do Estado do Rio Grande do Norte, no valor referente a débitos (em aberto) efetivamente comprovados e requeridos nos autos e relacionado à prestação dos serviços de assistência médica domiciliar, definido como "Home Care" e prestado pela empresa "Vida em Casa LTDA". O montante atinge mais de R$ 68 mil, que deve ser transferido para conta judicial remunerada, atendendo aos termos do Ofício nº 2542/DDJ/2015 (fl. 897), com o intuito de permitir sua correta liberação e a continuidade dos serviços de forma ininterrupta.

Segundo os autos, o serviço de home care continua sendo regularmente prestado, sendo que o último pagamento garantido à empresa, por meio de alvará expedido em 1º de setembro de 2017. Se referiu ao período compreendido entre os dias 1º de março a 30 de junho de 2017. O recurso foi movido, de acordo com os advogados, diante da inércia estatal no que se relaciona à adoção de medidas "voluntárias" de cumprimento.

"Sendo pertinente a cobrança dos meses subsequentes. Importa observar, também, que naquela oportunidade foram liberados todos os valores até então bloqueados, não existindo bloqueio pendente de liberação", comenta a relatora da Execução de Sentença Em Mandado de Segurança Com Liminar N° 2010.002348-7/0002.00.

Dessa forma, de acordo com o julgamento, a decisão visa, além de garantir a continuidade dos serviços, com o pagamento devido de sua respectiva contraprestação, impede a lesão contra a empresa prestadora e enriquecimento sem causa do ente estatal titular da obrigação com os pagamentos. FONTE: www.ujrn.jus.br/.

 

GILBERTO DE SOUSA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Os jornalistas Gilberto de Sousa e Erinaldo Silva estreiam, no sábado 07 de outubro, às 11hs, o programa "RN360" na Rádio Rural de Mossoró AM 990KHZ. Segundo os jornalistas, o objetivo é oferecer no rádio mais um espaço democrático para debates sobre os mais diversos assuntos do dia-a-dia do Rio Grande do Norte e do Brasil, especialmente sobre os acontecimentos do mundo político. O programa, que passará a ir ao ar semanalmente aos sábados, das 11h ao meio dia, surge de uma parceria da emissora com o portal REDE NEWS 360 que tem à frente o empresário Gomes Sobrinho.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (566)Camarada Hermes, Bom dia! Lendo sua ótima coluna (Democratizando a Comunicação – edição 788) me deparei com o seu comentário sobre a FM 105,1. Sou fã de boa música de qualidade mais infelizmente a 105,1 está fugindo da sua grade musical. Músicas como Anita, Michel Teló, e outras mazelas que os locutores(as) estão insistindo em tocar. Ou seja, como você mesmo comentou, fugindo totalmente ao seu antigo padrão. Concordo também, como você falou, vamos recorrer a outras emissoras. O programa de Caby, Edmundo Torres e a 98 FM estão salvando a pátria de quem gosta de uma boa música. Vamos esperar que a FM 105 volte ao seu estilo de música das antigas, vamos esperar que isto volte logo. Um abraço do camarada. E viva a nossa e gostosa MPB, Rock nacional, samba de qualidade e outras coisitas mais. Carlos Santos (Técnico-administrativo da UERN), em 26/09/2017.

NOTA DO EDITOR. Faltou o amigo citar o fantástico Diassis Linhares com o Musibol. Excelência na musicalidade e qualificação histórica da letra, exaltando o compositor e cantor. E no futebol é a enciclopédia em pessoa. Ressalvando que o tema aqui é rádios de Frequência Modulada (FM), já as AMs (Modulação Amplitude) de Mossoró tem alguns programas de musicalidade excelente. Hermes Oliveira – Editor da Blog Democratizando a Comunicação.

 

FIQUE SABENDO... "1º de outubro – Dia Nacional do Vereador". Por Tâmara Monteiro (est.). Edição Luiz Carlos Santana de Freitas, em 28/09/2010. FONTE: http://www.interlegis.leg.br/institucional/noticias/2010/09/1o-de-outubro-dia-nacional-do-vereador.

A palavra "vereador" está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município).

Desde a primeira eleição para a vereança municipal, no primeiro município do Brasil, a Vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, em 1532, o vereador vem aumentando cada vez mais a sua importância como uma das principais bases da democracia brasileira.

O Dia Nacional do Vereador foi instituído pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984.

O papel do vereador:

O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos. É o representante legítimo do cidadão. Faz o papel de ponte entre a população e o prefeito, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes.

A origem da palavra "vereador" está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.

No Brasil, as câmaras de vereadores são mais antigas até mesmo do que o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas. A primeira delas foi instalada em 1532, por Martin Afonso de Souza, na capitania hereditária onde foi fundada a primeira vila brasileira – atual cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo. Por causa disto, ficou conhecida como "Câmara Vicentina".

Nessa época, os municípios brasileiros, por meio de suas câmaras, buscavam autonomia e independência administrativa em relação à metrópole. Tiveram participação ativa no movimento de Independência.

O número de vereadores que compõem a câmara municipal é proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição Federal estabelece que em cidades de até 1 milhão de habitantes haja, no mínimo, nove e no máximo 21 vereadores. Em cidades com população entre 1 e 5 milhões, devem haver no mínimo 33 e no máximo 40 vereadores. Já nas cidades com mais de 5 milhões de habitantes, o número de vereadores mínimo é 42 e máximo, 55.

A quantidade de vereadores de cada cidade é estabelecida pela Lei Orgânica. Nela, a Câmara Municipal estipula o número de vereadores que terá a cidade, sempre, é claro, respeitando os limites constitucionais.

Quem pode ser vereador:

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registram que, em 2008, foram eleitos 59.514 vereadores em todo o país.

Segundo o art. 14 da Constituição Federal, pode se candidatar a vereador, quem: for alfabetizado; tiver nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estiver listado eleitoralmente; tiver domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; for filiado há mais de um ano a um partido político e tiver no mínimo 18 anos (no dia da eleição).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 300 (trezentas) VAGAS PARA AUDITOR FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO – MÉDICO VETERINÁRIO, inscrições abertas no período de 02/ a 16/10/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 14.584,71. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PB: A Prefeitura de Prata/PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05/10/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

ADUERN CONVOCA CONSELHO. A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, CONVOCA todos os membros do Conselho de Representantes da ADUERN para participarem de uma reunião extraordinária que será realizada no dia 04 de outubro de 2017, quarta-feira, às 10h30m, na sede da entidade em Mossoró, oportunidade em que serão apreciados os seguintes pontos de pauta: 1) Programação da Semana em Defesa da UERN e 2) Audiência na Assembleia Legislativa.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 1º: Josefa Santos – FUNDAC e Zaqueu Gomes – Autônomo. Anadja Gomes – Profª., Ismar Nogueira – CEF e Leonardo Dambroki – Olinda/PE (20); Assis Batista – UERN, Lúcia Paula – FUNDAC e Márcia Bezerra – CEJA (04); Michaell de Oliveira – UERN (05); Adorgildo Alves e Selma Medeiros – Profª. (06). E dia 07: Adriano Cavalcante – PT e Lucila Moura – Profª.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Este espaço é muito interessante - será que as pessoas da metrópole Mossoró conhecem esta coluna de notícias. Parabéns. Ronaldo Fixina Barreto".Amigo Fixina, saudações democráticas! De antemão agradeço as colaborações enviados para o BDC e aprovação do nosso trabalho. Esse blog completará dez anos no próximo mês, as edições são distribuídas para vários grupos de e-mails (de sindicatos, associações, amigos) e entre eles o da Imprensa com 291 profissionais (jornalistas, colunistas e blogueiros) da cidade e outros estados que somados resulta em 2.105 endereços eletrônicos. Nosso espaço está sempre aberto a sua pessoa, ao sindicato dos anestesistas e amigos que você desejar, para publicarmos artigos, release com informações de interesse coletivo principalmente. Saúde e paz companheiro!

 

MEMÓRIA:

A BANDEIRA DE MOSSORÓ foi criada pelas professoras Raimunda Almeida e Maria José Frota, no Colégio Diocesano Santa Luzia, sendo oficializada somente no dia 22 de dezembro de 1976, por ocasião da visita à nossa cidade do Ex. Sr. Pte. Ernesto Beckmann Geisel. FONTE: "Mossoró, Nossa Terra", 2009, Por. Almir Nogueira da Costa - Professor.

HÁ 58 ANOS! – A farmácia mais antiga de Mossoró em funcionamento, é a Farmácia São João, situada a rua Felipe Camarão com a Avenida Rio Branco, bairro 12 Anos, e teve como fundador Luiz Ludjero da Costa (in memorian) que abriu suas portas no dia 29 de setembro de 1959. FONTE: Relembrando Mossoró, por Lindomarcos Faustino Vieira, via facebook, em 07/07/2016.

NA EDIÇÃO Nº 732/2016 (de 17/09), tratamos do seguinte tema: Facebook e Twitter se juntam a rede para combater notícias falsas; Há 66 anos chegava no Brasil a primeira transmissão televisiva; Cláudio Palheta, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (514) por Carlinhos – SECOM; Fique Sabendo... "Reforma trabalhista é necessária, mas não pode levar só aspecto econômico em conta". Por Raimundo Simão de Melo – é consultor jurídico, advogado e Procurador Regional do Trabalho.

DIA: hoje é Dia da Abolição dos Escravos (Mossoró/RN), Dia da Navegação, Dia da Secretária, Dia do Diário Oficial, Dia do Jornaleiro, Dia do Tuberculoso e Dia Mundial do Tradutor. Amanhã (1ª) será Dia da Esquadra, Dia da Música, Dia do Representante Comercial, Dia Mundial Panamericano, Dia Mundial do Vendedor e Dia Nacional do Vereador.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora e compositora brasileira. Consagrada pelo povo com o título de Rainha Sertaneja, é a primeira cantora da MPB a vender mais de um milhão e meio de discos no lançamento do "primeiro disco". É um recorde até hoje inigualável no Brasil. É a quarta cantora brasileira que mais vendeu discos, com 20 milhões de cópias, ficando atrás apenas de Rita Lee, Xuxa e Maria Bethânia. Entre seus maiores sucessos estão "A Majestade O Sabiá", "Pimenta Malagueta", "Vá Com Deus" e "Sol da Minha Vida". Esta última, do disco homônimo lançado no início da década de 1990, foi um sucesso radiofônico e de vendagem, cerca de 1.700.000 cópias. Em 9 de fevereiro de 2014, participou com a cantora Paula Fernandes, do programa Sai do Chão! Da Rede Globo. Na ocasião, cantaram "A Majestade O Sabiá" regravada por Paula em seu DVD Multishow ao vivo: Um Ser Amor com a participação de dela. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantora de Canção Popular. Reportamo-nos sobre MARIA ALBUQUERQUE MIRANDA, 61 anos, nasceu em 28/09/1956, na cidade de João Pessoa/PB. DISCOGRAFIA: Gravou 25 CDs de 1986 a 2017 e seus dotes artísticos são: Cantora, compositora, vocal e violão. Gênero: Sertanejo. Atividade: 1985 até hoje. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberta_Miranda.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

"O menino que pensava (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O menino que pensava
Chegou a uma conclusão
De que pensar é existir
Fora da ilusão.

 

O menino que pensava
Teve uma grande ideia
Se pensa, logo existe
A razão sendo plateia.

 

O menino que pensava
Descartes se chamava
Nasceu na França
Seu método explicava.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais em navegação, as secretárias, profissionais em diários oficial, jornaleiros, aos tradutores, aos músicos, representantes comercial, aos pan-americanos e aos vereadores/ras de brasileiros/ras.

QUEM canta...

"Ah! Tô indo agora / Pra um lugar todinho meu / Quero uma rede preguiçosa pra deitar / Em minha volta sinfonia de pardais / Cantando para a majestade, o sabiá...". ("A Majestade O Sabiá" – Composição: Roberta Miranda. Canta: R.M.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário