segunda-feira, 11 de setembro de 2017

DC - Coluna de Notícias 786. (Anexo slide: A Cada Manhã).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 786 (geral) e 38ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, segunda-feira, 11 de setembro de 2017. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 37/52, dias: 254/365 e faltam 111 dias para o final do ano.

"Causos e poesias democráticos!"

"Amar nunca foi fácil. Casar e descasar em comparação, é facílimo". Affonso Romano de Sant'Anna. NA SÉRIE ASSIM DISSERAM ELES, em 08/09/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Nesta data, 11/09/2012, a então governadora Rosalba Ciarlini assinava contrato para o início da reforma do Teatro Estadual Lauro Monte Filho e a ordem de serviço foi para o dia seguinte. Poupas, claques e cobertura da mídia oficial e paga. Um grande prédio arquitetônico de importância histórica para a cultura de Mossoró, aquele cine teatro foi inaugurado em 22 de julho de 1964. Lamentável que nesses cinco anos dois (des)governos não consegue concluir uma simples reforma? A culpa está só no governo!? Toda a sociedade, entidades classistas e culturais, principalmente, devem voltar a cobrar a reativação do teatro. Aquele prédio está em abandono e às vistas de todos, não é obra de saneamento que ninguém ver. Em discurso na instalação da obra, Rosalba bradou que "os serviços seriam concluídos em 300 (trezentos) dias. Aquela reforma foi orçada inicialmente em R$ 2.621.102,50 (dois milhões, seiscentos e vinte e um mil, cento e dois reais e cinquenta centavos). Venho contabilizando esse prazo a firmo que a obra paralisada completa nesse dia 1.421 (mil, quatrocentos e vinte e um) dias de total abandono. Boa leitura nobre leitor/a.

 

TEMER: COLOCA 90% DE TRANSPORTADORA DE GÁS À VENDA – A Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária que opera e administra gasodutos da Petrobras, entrou em processo de privatização. Pedro Parente, presidente da estatal brasileira de petróleo, anunciou que irá colocar no mercado 90% da participação que a empresa tem na gestão da transportadora.

A TAG possui mais de 4,5 mil quilômetros de gasodutos, instalados nas regiões Norte e Nordeste e que transportam cerca de 75 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A empresa, criada em 2006, encerrou o ano passado com receita líquida de R$ 4,7 bilhões. Em texto divulgado em seu site, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), afirmou que, como a empresa é superavitária, "não há justificativas para a sua privatização".

Ainda segundo a FUP, a venda da TAG vai "desarticular a logística de transporte da Petrobras e deixará nas mãos de grupos estrangeiros o controle sobre os gasodutos do país". Sem o comando do transporte de gás, a Petrobras ficará refém dos preços e condições impostos pelas multinacionais, de acordo com a Federação dos Petroleiros.

Os resultados da privatização podem implicar em aumento das contas dos consumidores, aponta a entidade. Os petroleiros lembram também que esse processo de altas das tarifas já vem acontecendo com o gás de cozinha, a gasolina e o diesel, e que "a política de preços da Petrobras privilegia as distribuidoras e importadoras de combustíveis". FONTE: www.brasildefato.com.br - Edição: Simone Freire.

 

POSSE NA ADUERN. – Recebemos convite do Companheiro Lemuel Rodrigues – Presidente da Associação dos Docentes da UERN, para solenidade de transmissão de cargos na ADUERN, O Professor passará o destino daquela entidade classista para a Professora Rivânia Moura - presidenta eleita, ela terá mandato no biênio 2017/2019. Desejos de sucessos para Rivânia e demais diretores. A solenidade correrá nessa segunda-feira, ás, 19h, na sede da entidade, Rua Antônio Campos, s/n, Bairro Costa e Silva – Mossoró/RN.

 

COM A PERNA NO MUNDO. – Encontro salutar com o poeta fotográfico Renato Gomes que, entre muito papo e troca de informações, o Renato nos convida para o lançamento do livro de sua autoria sob o título "Com a Perna no Mundo". O evento acontecerá hoje no Partage Shopping Mossoró, às 18 horas. O Renato conta com a presença de amigos, amigas e admiradores da arte fotográfica. Vamos lá pessoal, prestigiar o autor e sua obra. Bacana mesmo!

 

WALTER SILVA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO.Alô galera! Dia 16 de setembro, comemorando meus 18 anos de estrada artística, com os amigos e amigas faremos o show "Contracultura"... Um show da mais pura música brasileira, uma "Aula" de Brasil!

Venham cantar e se emocionar, chamem os amigos e amigas, leve a família... Ingressos a partir do dia 01 de setembro (Sexta) na loja Chica Fulô no Boulevard Central em horário comercial. Conto com sua presença! Walter Silva.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (563)FOI UM TRAQUE - O ansiosamente aguardado programa Fantástico de ontem na Globo, que se esperava denúncias bombásticas contra proeminentes políticos potiguares, não passou de um traquizinho sem explosão e um pouco de fumaça. A maior parte do programa foi de relato de questões que já se sabia, como - a extravagância irresponsável e megalomaníaca presentes na construção da tal Arena das Dunas-movediças, a inviabilidade do estádio como empreendimento esportivo e econômico e por fim o superfaturamento da obra, nesse item, a novidade é que o elefante branco de Natal, ganhou em valores de seus congêneres de Brasília, Manaus e Recife, ou seja, aqui a propina foi mais elevada, 100 milhões de reais. Rubens Coelho, via facebook, em 11/09/2017.

 

FIQUE SABENDO... "9 de Setembro – Dia do Médico Veterinário". Por *Luciano Melo de Souza. FONTE: universidadebrasil.edu.br, em 03/08.2026.

"A arte de ensinar fundamenta-se no saber profundo e na história do caminho pelo qual se escolheu dar seus passos".

Para ensinar é preciso de uma tríade: amor, saber e memória.

Amor porque dele vem a persistência, a paixão, a paciência a ética e a fé…

Saber porque dele vem o conhecimento, a segurança, as ferramentas para modificar e construir um mundo melhor…

Memória porque dela vem a energia vital, a força da evolução e a comprovação de que ensinar e evoluir sempre valem a pena.

Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas promulgou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão, apesar de as escolas de Medicina Veterinária já existirem no Brasil desde 1910. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário.

É chamada de Medicina Veterinária "Ars Veterinaria" a arte de entender a vida pela natureza animal, a visão preventivista, a busca do diagnóstico, das soluções e do tratamento de doenças dos animais domésticos e por conseqüência dos seres humanos.

Médicos Veterinários dedicam-se a produzir alimentos de qualidade, a tratar de animais e da prevenção de doenças zoonóticas desde os tempos antigos.

A prática da Veterinária foi estabelecida desde 2000 a.C. na Babilônia e no Egito, porém, segundo registros encontrados, remonta a 4000 a.C.. O Código de Hammurabi, o mais completo e perfeito conjunto de leis sobrevivente, que se encontra hoje no Museu do Louvre, em Paris, desenvolvido durante o reinado de Hammurabi (que viveu entre 1792 e 1750 a.C.) na primeira dinastia da Babilônia, já continha normas sobre atribuições e remuneração dos chamados médicos de animais.

O marco do estabelecimento da Medicina Veterinária moderna e organizada, segundo critérios científicos é atribuído ao hipólogo francês Claude Bougerlat, na França de Luís XV, com a criação da Escola de Medicina Veterinária de Lyon, em 1761. O imperador Pedro II visitou em 1875 a escola parisiense de Medicina Veterinária de Alfort e com a boa impressão que teve, decidiu criar condições para a criação de instituição semelhante no Brasil. Porém as duas primeiras escolas só apareceram no governo republicano: a escola de Veterinária do Exército, em 1914, e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1913, ambas no Rio de Janeiro.

Para o exercício profissional passou a ser exigido o registro do diploma a partir de 1940, na Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão fiscalizador da profissão. A partir de 1968, com a lei de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, foi transferida aos conselhos a função de fiscalizar o exercício dessa profissão e é também onde se faz o registro profissional.

A formação em Medicina Veterinária demanda tempo mínimo de cinco anos, 4.000 horas aula/relógio (60min), contemplando disciplinas fundamentais como anatomia, microbiologia e imunologia, ecologia e biosistemas, influencia social do médico veterinário, genética e melhoramento, bioestatística, semiotécnicas veterinárias, mercadologia veterinária. Num próximo passo promove-se o aprofundamento no vasto e apaixonante mundo do trabalho da Medicina Veterinária.

Cada vez mais demandado, o profissional da Medicina Veterinária está presente desde os bastidores dos aeroportos, exército, supermercados, frigoríficos, cargos públicos de comando, administração de grandes empresas, até as gôndolas de produtos de beleza e nutrição de pet shops e clínicas veterinárias.

Além da exclusiva atuação na clínica e cirurgia animal, os Médicos Veterinários são responsáveis diretos pelo desenvolvimento de medicamentos, produtos alimentícios, tecnologias de produção de carnes, leite, ovos, couro, e outros. É o ator principal na defesa sanitária animal, fiscalização, prevenindo e controlando doenças como febre aftosa, gripe aviária, doença da vaca louca, leishmaniose, leptospirose, raiva entre outras.

É ferramenta constante e primordial na construção de um país forte e saudável, do bem-estar animal e bem-estar humano, atuando sobremaneira no desenvolvimento sustentável da produção de alimentos que hoje colocam o Brasil entre os maiores exportadores de alimentos de qualidade no Mundo.

A todos os apaixonados pela Ars Veterinaria parabéns pelos caminhos trilhados.

Que os nossos pés estejam sempre firmes no saber, na ética e que nossos olhos sempre estejam voltados para o horizonte da grandeza que podemos construir, levando nos corações paixão e sabedoria, e no exercício de nossa profissão a ética e o respeito pelo próximo e pela natureza que somos.

Forte abraço a todos os que de uma forma ou outra colaboram para a formação dos nossos médicos(as) veterinários(as).


*Luciano Melo de Souza é médico veterinário e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unicastelo campus Descalvado.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O TRF – Tribunal Regional Federal (1ª Região), realizará CONCURSO PÚBLICO EM 13 ESTADOS oferecendo 20 (vinte) VAGAS PARA ANALISTA E TÉCNICO JUDICIÁRIO, inscrições abertas no período de 13/09 a 03/10/2017. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.7858,35. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

BA: A Prefeitura der Maçari/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 67 (SESSENTA E SETE) VAGAS PARA MÉDICOS, inscrições abertas até o dia 13/09/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 7.858,35. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

COM A PERNA NO MUNDO. – Encontro salutar com o poeta fotográfico Renato Gomes que, entre muito papo e troca de informações, recebo convite do Renato para o lançamento do livro de sua autoria sob o título "COM A PERNA NO MUNDO". O evento será no Partage Shopping Mossoró, às 18 horas desta segunda-feira (11). O Renato conta com a presença de amigos, amigas e admiradores da arte fotográfica. Vamos lá pessoal, prestigiar o autor e sua obra. Bacana mesmo!

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 03: Francisca Vasconcelos – DATANORTE. Graça Balbino – São Paulo, Graça Rego – FUNDAC, Hugo Manso – PT/Natal, Rita Lima – São Paulo e Selma Fernandes - Professora (04); Adailzo Silva – IPERN, Carmem Azevêdo e Rômulo Arnaud – Professores. (05); Goretti Ribeiro - FUNDAC, Herbênia Carmen - Professora, Luiz Nogueira -  Face; Marcos Paulo – Prof., Valdete Soares – Facebook e Vera Oliveira – UERN (06); Luiz Carlos – Prof., Maria Alves – Advogada e Sônia Godeiro – Médica (07); Ceição Costa – FUNDAC, José G. Diniz – Facebook, Josias Batista – PT, Luiz Carlos Martins – Prof., Márcio Dias – Petrobrás e Maria José Rocha – Autônoma08; Ana Maria Fernandes – Enfermeira (09); Carlos Henrique Happer Cox – Adv. (10) Eliete Vieira – Sindicalista e Fátima Melo – Detran/RN (11); Suzi Oliveira / Sobrinha (12); Felipe Caetano de Oliveira – Prof., Laércio Eugênio – Artista Plástico e Maurílio Carneiro – Visão Missionária (13); Neuma Maria – F UNDAC, Rosilene Soares – RF e Valdenice Firmino – FUNDAC (14); Fátima Pessoa – Administradora e Paulo Martins – Sindicalista (15). E dia 16: Herval Júnior - Juiz, Jocelito Góis – UERN e Sayonara Souza.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Cumprimentos, prezado Hermes, Walter Gomes". - Amigos Walgomes, muito obrigado pelos bilhetes. Sempre bem recebidos e envio-lhes votos de saúde e paz.

 

MEMÓRIA:

HÁ 43 ANOS! – Inauguração do Plano de Telecomunicações de Mossoró, em 10/09/1974. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

ADUERN, 37 ANOS! – A ADUERN (Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) foi fundada em 11 de setembro de 1980, quando os professores da então Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN) se reuniram em assembleia e deliberaram pela criação de uma entidade que defenda os seus direitos e lutar por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. Parabéns ao docentes daquela IES.

DIA: ontem foi Dia dos Gordinhos e dia Nacional da Seresta. Amanhã (12) será Dia do Operador de Rastreador de Dia Nacional da Recreação.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

A sua carreira teve início em 1967 quando lançou o seu primeiro disco com canções dos Beatles, incluindo a sua primeira composição "Venha Sorrindo". O sucesso nacional chegou na década de 1970, com a canção "Impossível Acreditar Que Perdi Você", parceria com o seu irmão Cobel. O disco vendeu mais de 500 mil cópias, sendo considerado à época como um fenômeno de vendas, tendo ficado nas paradas durante seis meses consecutivos. A canção foi regravada por mais de 60 artistas de diferentes estilos de interpretação, entre eles Fábio Júnior, Rita Ribeiro, Verônica Sabino, Wilson Simonal, Rosana, e Toni Platão. É o autor de sucessos como "O Infinito", "O Mais Importante é o Verdadeiro Amor", "Aparências", "O Travesseiro", "Reencontro" e outros. Lançou um disco em espanhol para toda a América Latina e foi reconhecido também em Portugal. Foi um dos artistas que mais atuou em programas de TV, tendo inclusive apresentado o seu próprio programa (O mundo é dos jovens) na extinta TV Tupi de São Paulo, além de participar de festivais internacionais e ganhar prêmios importantes como a Gaviota de Plata em Viña del Mar no Chile, em 1983. Como compositor também tem canções gravadas por Roberto Carlos, como "Tentativa" e "Vivendo Por Viver". Esta última foi também gravada por Zezé di Camargo e Luciano, e ainda por Sérgio Reis. Relacionamento: Namorou com a cantora Adriana (1967-1968); e com Maria da Conceição Miguel (1968-1973). Casado duas vezes com Maria da Conceição Miguel (1973-1978), quando nasceu o primeiro filho do casal: o cantor Rafael Greyck; e (1981-1984), quando nasceu o segundo filho: o ator e cantor Bruno Miguel. Atualmente reside em Belo Horizonte de onde se desloca para atender a inúmeros convites para shows em todo o Brasil. Trabalha também em parceria com o seu filho mais novo, Bruno Miguel que também prepara um CD com músicas inéditas a ser lançado em breve, depois de fazer sucesso com a canção "Faz Assim" incluída na trilha de Malhação da TV Globo em 2002, e recentemente como a mais executada em programas de rádio em todo o país na voz do grupo jovem Sorriso Maroto. Recentemente autorizou a inclusão de sua mais famosa canção nas trilhas sonoras dos filmes 1972 de José Emílio Rondeau em 2006, e também em Árido Movie cujo personagem leva o seu nome, além do filme "O homem que desafiou o diabo" com Marcos Palmeira, em que seu outro filho, o Rafael Greyck participa cantando "Impossível acreditar que perdi você". Em 2013 teve uma participação no filme Cine Holliúdy, uma comédia brasileira, dirigido por Halder Gomes, fazendo o papel de um comprador de carros. Reportamo-nos sobre MÁRCIO GREYCK, 70 anos, nasceu em 30/08/1947, na cidade de Belo Horizonte/MG. Dotes artísticos: Cantor, compositor e violão. Gênero: Romântico Popular. Atividade: 1967 até hoje. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcio_Greyck.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

"Doando amor" (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O menino saiu de casa
Com roupas na mochila
E comidas numa sacola
Seguiu caminho para a vila.

 

Era uma hora avançada
Muita gente já dormia
Pelas calçadas das ruas
Não se via uma alegria.

 

O menino doou roupas
Agasalhos e cobertores
Deu pão a quem tinha fome
E amor aos que sentiam dores.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos gordinhos, seresteiros, rastreadores e profissionais em recreação.

QUEM canta...

"Nós dois andando pelo céu, tudo é tão lindo / O mundo fica diferente, fica bem distante /  É tudo como se tivesse que morrer agora / A minha vida está em tuas mãos, senhora...". ("Infinito" – Composição: Márcio Greyck. Canta: M.G.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário