domingo, 5 de junho de 2016

DC - Coluna de Notícias 723. (Anexo slide: Quando - Muito Lindo! - para guardar no HD).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 723 (geral) e 23ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, domingo, 05 de junho de 2016. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 23ª/53, dias: 157/366 e faltam 209 dias para o final do ano).

"Causo democrático!"
"Mude o nome dessa peste / Para coisa bem franzina / Tipo "peido de véia", "sarna de mucuin", "Piolho de pulga louca". Duvido que nomes desses / O mosquito ter tesão / De sir mundo afora / Mostrando seu ferrão / Chupando sangue da gente / Na maior animação / Ele vai é se lascar / Psicólogo procurar / Tratar da baixa estima / Inté o país mudar. "Mude o nome" Parte 2/2. Da série Torpedos de Mané Beradeiro. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
A face falsa do facebook (livro de facesvirtual). Hoje venho dá meu parecer sobre esta ferramenta de faces risonhas seriamente falsas e de farsas. É fácil se observar alguém jovem, maduro e até de "melhor idade" se posicionando à frente de um celular para a tal da selff com dentes expostos até os clics fotográficos anunciarem as fotos prontas... . Pronto! Repentinamente as faces (rosto) se fecham como que se engoliu o choro mesmo sem ter chorado. E os comentários sobre as fotos? Você acredita que são sinceros? Eu não! Reconheço que essa ferramenta têm outras faces que são levadas a sério quando vimos textos, documentários e informações que se pode levar a sério. Aí depende da credibilidade de quem posta. Essa mídia com sua falsa realidade, e vice versa, já faz parte do nosso cotidiano e vamos vivenciá-la e utilizá-la para melhorar nossas vidas na comunicação com mais responsabilidade e sinceridade. Boa leitura nobre leitor/a!

ANOTE AÍ NA AGENDA: CUNHA ASSUME A PRESIDÊNCIA DO BRASIL. De 8 a 10 de junho acontece em Nova York a Assembleia Geral da ONU, tradicionalmente inaugurada com discurso do presidente do Brasil. Caso o golpe em curso dê certo, Temer viaja dia 7 e passa a presidência a seu substituto, conforme determina a Constituição - o presidente da Câmara Eduardo Cunha. O ato vai coroar e encher de glória a luta incessante da mídia golpista, dos tucanos e dos brasileiros de verde e amarelo contra a corrupção - Eduardo Cunha presidente do Brasil. Como dizia um antigo locutor esportivo aqui do Rio, Januário de Oliveira: - Taí o que você queria! FONTE: Blog do Mello.

DATANORTE DESCUMPRE SENTENÇA JUDICIAL. A DATANORTE descumpriu a sentença judicial que determinava a incorporação do Dissídio Coletivo 2013/2014, no índice de 5,80%, dos servidores da empresa. O prazo para cumprir a sentença terminou no último dia 31 de maio. Por sua vez, a direção do SINAI-RN vai denunciar o ocorrido ao juiz da 4ª vara do Trabalho de Natal. Para o feito já foi providenciado apresentação de contracheques sem o devido pagamento judicial. FONTE: www.sinairn.com.br/.

DIONÍZIO DO APODI, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Gente Fina o Dionízio do Apodi, que está fazendo falta pelas plagas de Mossoró, mesmo na cidade dos bandeirantes ele sempre colabora com nosso blog. Manda gente fina!
Olá, amigos e amigas! Como vão vocês? No próximo domingo, dentro da mostra de trabalhos em processo d'A Próxima Companhia, farei uma leitura de um conto de Guimarães Rosa que eu gosto muito, que é "A Terceira Margem do Rio", extraído do livro Primeiras Estórias. É o primeiro momento deste trabalho que eu intitulo provisoriamente de RIO A DENTRO. Sem pressa, talvez nem para virar espetáculo mas para ser vivenciado por mim e pelos que ousarem entrar nesta terceira margem, profundamente.
O conto mostra um homem que deixa a vida rasa e cotidiana das duas margens que conhecemos para, dentro de uma canoa, passar o resto de seus dias nesta terceira margem, conhecendo-a profundamente, palmo a palmo, minuto a minuto demoradamente. A vida na terceira margem escandaliza e desperta a curiosidade e julgamento de quem vive nas duas beiras do rio.
Convido quem estiver por São Paulo para assistir. Quem não estiver e tiver amigos que residam aqui pode indicar. Além do meu trabalho outros três serão apresentados no domingo, com uma boa conversa após cada apresentação. É o lugar ideal para preservarmos nossas utopias. Será domingo a partir das 18h no Galpão 101 d'A Próxima Companhia, que fica na Rua Faustolo, 101, Lapa, bem próximo do SESC POMPÉIA. Abraços de Dionízio. (O mossoroense de Apodi em Sampa).

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (505) – Sempre que é anunciado algum aumento salarial para servidor público a sociedade se revolta, chia. Digam-me uma coisa: por que servidor público não pode ter aumento de salário? Ele é um trabalhador como qualquer outro, e também precisa fazer feira, pagar suas contas etc. Além do mais, muitas vezes o propagado "aumento" não cobre nem a inflação do período em que o servidor ficou com os vencimentos estagnados. Atualmente, no Brasil, a inflação gira em torno de 10% ao ano. Assim, todos os trabalhadores, públicos e privados, deveriam ter um aumento anual de – no mínimo – 10%, isso para manter o poder de compra. Na maioria das vezes isso não acontece. Há categorias que não veem "aumento" há anos. Galera, servidor público também é gente. Erasmo Firmino. FONTE: www.tiocolorau.com.br, em 03/06/2016.

FIQUE SABENDO... "Usar cartão de crédito requer consciência". Por Gabriela Zanesi, Bárbara Almino e Juçara Tonet Dini. FONTE: Folha On Line, na base de dados do site: www.endividados.com.br, em 02/06/2016.
É necessário atentar para o fato de que recursos proporcionados pela ferramenta constituem despesas futuras. Limite baixo e pagamento da fatura em dia podem conduzir à disciplina.
Para muitos, o cenário econômico atual trouxe o hábito da economia e das compras reduzidas. Nesse contexto, os cartões de crédito se destacam pelos recursos oferecidos, mas demandam uma utilização consciente para evitar dívidas. Para casos de baixa complexidade financeira, a economista Claudia Lemos, diretora geral da Unicred Integração, indica que se tenha o menor número possível de cartões. A dica também vale para contas correntes, ferramentas que geram gastos. "Devido aos custos de nosso sistema financeiro, nessa área menos pode representar mais, principalmente no quesito economia", afirma.
Claudia considera arriscado utilizar o cartão como montante extra, sendo necessário considerar que haverá uma despesa futura. "O dinheiro gasto no crédito é uma quantia comprometida". Entretanto, com um limite baixo e o pagamento da fatura em dia o instrumento pode conduzir o usuário a uma disciplina. Para ela, os gastos com a fatura não devem superar 20% da renda mensal.
De acordo com a educação financeira dos dependentes, é possível compartilhar cartões com eles. "Com acompanhamento, a iniciativa consiste em uma forma de educar os filhos sobre o mundo financeiro, auxiliando no desenvolvimento de sua maturidade", acredita.
Ao comprar, racionalize e controle impulsos.
A economista lista a emoção entre os principais motivos para o dispêndio. Embora considere o cartão de crédito positivo pela reversão dos gastos em milhas para viagens, ela não aconselha o modelo a todos. A quem não consegue evitar o impulso do gasto emotivo a recomendação é optar pelo dinheiro físico, modelo psicológico que ajuda a sentir as despesas.
Ainda na hora das compras, as promoções são excelentes indicações, e parcelar o que se adquire é indicado desde que não haja negociação à vista e que não se gaste o valor da compra em outro bem. Assim o dinheiro pode render em uma aplicação ou mesmo na poupança. Parcelamentos em cartões de lojas também têm taxas de juros. A diretora lembra que postergar gastos cria a ilusão de que hoje há recursos, mas eles constituem uma dívida futura. "O grande segredo é: se você não tem para adquirir, não compre", aconselha.
Claudia lembra que todos possuem restrições orçamentárias. Valorizar o que se tem evita a baixa estima, que pode colocar as pessoas em patamares de consumo elevado. "Buscar a satisfação pessoal é importante para estabelecer uma relação saudável com o dinheiro e com aquilo que ele proporciona", completa.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora/BA, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 624 (seiscentas e vinte e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17/06/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
CE: A Prefeitura de Morada Nova/CE, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 195 (cento e noventa e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 12/06/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.825,03. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 05: Gleide Tomaz, Ítalo Rebouças – Prof. e Walter Silva – Prof. e músico; Cid Albuquerque – Músico, Dionízio Cosme do Apodi – Ator, Fátima Lira – FUNDAC, Graça Pereira – FUNDAC, José Teixeira – Sindicalista e João Newton Júnior – Autônomo (06); Kalianne Pereira – Adv, José Zenóbio Oliveira – INTERTV e Solenia Henrique – IFRN (07); Carlos Scarlack – Radialista, Cenilda Oliveira – SINAI e Karenine Fernandes – Colunista Social (08); José Maria Alves – Adv., Maria Socorro – Facebook e Paulo Linhares – UERN (09); Fca. Otília Neta – Professora, Fco. Nolasco – Poeta, Raimunda Rodrigues – FUNDAC e Socorro Batista – Professora(10). E dia 11: Lidiane Alencar - UERN.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Abraço, colega Hermes. Walter Gomes". – Outro, grande mestre Walgomes! Como esse mundo virtual tem coisas boas, quando utilizado pelo lado do bem. Muito bom, pois, esse lado nos proporciona amizade e respeito, mesmo que virtualmente. Saúde companheiro!
= REAJUSTE PARA SERVIDORES DO JUDICIÁRIO. Em época de vacas magras, chamou atenção a aprovação de um projeto de lei que concede reajuste salarial de 41%, em média, aos servidores do Judiciário Federal. A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados e fixa correções monetárias em oito parcelas, começando este ano e terminando em julho de 2019. Para vigorar, o texto ainda precisa passar pelo Senado. Em 2015, o Congresso havia aprovado reajuste de até 78,56%, mas o projeto de lei foi vetado pela presidente Dilma Rousseff (PT), sob a justificativa de que a mudança provocaria impacto de R$ 36,2 bilhões nos cofres da União. FONTE: www.conjur.com.br.
= HÁ 49 ANOS! Inaugurado o Estádio Manoel Leonardo Nogueira, em 04/06/1967.
= HÁ 1 ANO! A poetisa Rosângela Trajano assina o quadro "Democratizando a Poesia", com poemas para crianças, especialmente, em 06/06/2015.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 688/2015 (de 06/06), tratamos dos seguintes temas: Blog abre espaço para a poesia; Brasil: número de subalimentados caiu 82% em 12 anos, afirma ONU; Aeroporto de Mossoró; Antônio Carlos, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (474) por Max Medeiros; Fique sabendo... "Porque ser livre é a melhor resposta", por Graicy Cunha (estudou administração pela Universidade Potiguar e é produtora de Tv na empresa TV Cabo Mossoró.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É um cantor, compositor, músico multi - instrumentista e escritor brasileiro, famoso por suas parcerias com o cantor Roberto Carlos. Nasceu no bairro da Tijuca na Zona Norte do Rio de Janeiro, sua mãe saiu da Bahia grávida de um homem que não quis assumir a paternidade. Nosso homenageado só veio a conhecer seu pai aos 23 anos de idade. Conhecia Sebastião Rodrigues Maia (que mais tarde seria conhecido como Tim Maia) desde a infância, entretanto a amizade só viria na adolescência por conta da febre do Rock and Roll. Em 1957 Tim Maia montou a banda The Sputniks, sendo os membros da banda Tim, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos. Após uma briga entre Tim e Roberto, o grupo foi desfeito, Wellington desistiu da carreira musical, o único remanescente era Arlênio que no ano seguinte resolveu chamar Erasmo e outros amigos da Tijuca, Edson Trindade (que tocou violão no grupo Tijucanos do Ritmo, onde Tim Maia tocava bateria) e José Roberto, conhecido como "China" para formarem o grupo vocal "The Boys of Rock". Por sugestão de Carlos Imperial o grupo passou a se chamar The Snakes, o grupo acompanhava tanto Roberto quanto Tim Maia em seus respectivos shows. Ele foi apresentado a Roberto por Arlênio Lívio, Roberto precisava da letra da canção Hound Dog, sucesso na voz de Elvis Presley, então Arlênio disse que Erasmo seria a pessoa que possuiria tal letra, pois este era um grande fã de Elvis, Roberto descobriu outras afinidades com Erasmo, além de Elvis, ambos gostavam de Bob Nelson, James Dean, Marlon Brando, Marilyn Monroe, e torciam para o Vasco da Gama. Quando fazia parte do The Snakes, Tim Maia ensinou Erasmo a tocar violão. O The Snakes chegou a acompanhar, o cantor Cauby Peixoto em sua inusitada passagem pelo rock, na gravação de "Rock and Roll em Copacabana" de 1957 e no filme "Minha Sogra é da Polícia" (1958), onde o cantor interpreta a canção "That's Rock" composta por Imperial. Nos tempos da juventude também conheceu, Jorge Ben Jor, na época conhecido como Babulina e Wilson Simonal, que também foi agenciado por Carlos Imperial. Erasmo resolveu adotar o nome Carlos no nome artístico em homenagem ao Roberto Carlos e a Carlos Imperial e com esse nome lançou o compacto que seria de grande sucesso com a música O Terror dos Namorados com a novidade do Orgão Hammond de Lafayette que também era seu amigo e da Turma do Bar Divino na Tijuca. Com a chegada da Bossa nova, Erasmo também se deixou influenciar pelo gênero, Roberto chegou a se tornar crooner cantando Bossa nova, bastante influenciado por João Gilberto. Antes de seguir carreira solo, ele fez parte da banda Renato e Seus Blue Caps. Participou efetivamente junto com Roberto Carlos e com Wanderléa do programa Jovem Guarda onde tinha o apelido de Tremendão, imitando as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Presley. Seus maiores sucessos como cantor nessa fase foram "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba". Em 1966 Erasmo, Eduardo Araújo e Carlos Imperial foram acusados de corrupção de menores, contudo ele e os demais foram inocentados. Com o término do programa, entrou em crise, mas conseguiu se recuperar com a ajuda de seu parceiro Roberto Carlos e de sua esposa, Narinha. Nessa fase de transição fez sucesso cantando "Sentado à Beira do Caminho" e "Coqueiro Verde", Roberto e Erasmo eram criticados por cantar e compor Rock e de serem americanizados, Coqueiro Verde foi o primeiro samba-rock gravado por Erasmo. Chegou a dividir uma apartamento com Jorge Ben Jor, apontado com um dos criadores do estilo, no Bairro do Brooklin em São Paulo. O disco Erasmo Carlos e os Tremendões já é um trabalho transitório na carreira do artista. O LP, de 1969, traz interpretações muito peculiares de canções de compositores da MPB, como "Saudosismo", de Caetano Veloso e "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso (lançada no filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa em que Erasmo atua com Roberto e Wanderléa) e "Teletema" (canção originalmente interpretada por Regininha, sucesso por ter sido tema da novela Véu de Noiva, da Rede Globo), de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, além da primeira gravação de "Sentado à Beira do Caminho". Em março de 2015, o deputado federal Tiririca foi condenado a pagar uma indenização a Erasmo e Roberto Carlos por parodiar a música O Portão nas eleições de 2014. Em junho do mesmo ano, Erasmo lançou o DVD Meus Lados B, só com músicas "lado B" de seu repertório. Reportamo-nos sobre ERASMO ESTEVES 75 anos, nasceu no dia 24/05/1941 e é conhecido artisticamente por ERASMO CARLOS, está em atividades desde 1961. Sua discografia consta de 27 discos gravados (LPs, CDs e vídeos). Gênero musical: Rock and Roll, Rockabilly, Surf Rock, Country Rock, Pop Rock, Soul, MPB, Samba-rock e vocal. Instrumentos: Guitarra, violão e percussão. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Erasmo_Carlos.
- DIA: Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Amanhã (06) será Dia do Acemista (Associação Cristã de Moços).

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos ambientalistas e ecologistas, e aos acemistas.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
O Pato sabido. (Poesia de Rosângela Trajano).
Começou a confusão
O pato teimoso
Quer viajar de avião
Está todo ansioso!

De tudo diz ser dono
Comprou um lago gigante
Quando sente sono
Ordena que a ema cante.

Pato cheio de sabedoria
Se fosse gente era doutor
Só vive na livraria
Da bicharada é professor.
QUEM canta.
"Quero a minha vida inteira afagar seu corpo lindo / Dia útil, dia santo, feriado ou domingo / Me lembrar dos seus gemidos, dos seus risos e cansaços / Pelo céu da minha boca, que eu não saio dos seus braços... ." . ("A Festa do Corpo Lindo". Composição: Erasmo Carlos. – Canta: E.C.).
...os males espanta!
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.
-->-->-->-->-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário