domingo, 12 de junho de 2016

DC - Coluna de Notícias 724. (Anexo slide: Talvez).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 724 (geral) e 14ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, domingo, 12 de junho de 2016. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 24ª/53, dias: 164/366 e faltam 202 dias para o final do ano).

"Causo democrático!"
O povo da pequena vila de Cágados, que estava passando a ser cidade, no interior do Rio Grande do Norte, estava com uma grande preocupação, a saber: que nome se daria a naturalidade daqueles que nascessem em Cágados? Não se falava noutra coisa pelas ruas e campos. Homens e mulheres faziam chacotas. Dagmar, grávida de nove meses dizia para o marido: - Eu mesmo não quero parir aqui. Esperei tanto para ter um filho e quando ele nascer e perguntarem qual sua naturalidade? O menino vai responder o quê? - Ca-ga-do, ora que besteira. Falou o esposo. E o assunto foi tomando dimensão maior. Levaram para a capital e na Assembleia Legislativa finalmente chegaram a um consenso. A nova cidade teria o nome de Doutor Severiano. Diz a história que o Deputado "Antônio Soares Filho subiu à tribuna e declarou-se favorável à mudança acrescentando: - ... porque, Sr. Presidente, fico em dificuldades para saber como se denomina uma pessoa nascida em Cágados...". Referência: Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras – nº 13 – Novembro 1977.- Página 148. Nota do autor: Este nome de Vila de Cágados não foi registrado por Marcus César Cavalcanti de Morais, em seu livro "Terras Potiguares". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Aproximamos de metade do mês, nenhuma perspectiva de negociação positiva com o governo do estado. Robinson Faria a exemplo de seus antecessores só mostra as dificuldades escudado na LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal, crise econômica para justificar a falta de recursos. Na visão dos que formam o FSE – Fórum de Servidores Estaduais a crise é de má gestão, vez que há sangria de sonegação de impostos por parte de grandes empresários e que grande parte deles são aliados desse governo. É necessário um sério debate envolvendo a sociedade, imprensa e sindicatos representativos dos servidores. Principalmente o sindicato dos auditores fiscais. Boa leitura nobre leitor/a!

TEMER COMPLETA 30 DIAS COM AVALIAÇÕES NEGATIVAS. O governo do presidente interino Michel Temer completará 30 dias nesse domingo (12). Enquanto gestões eleitas pelo voto direto em processos democráticos normalmente são avaliadas em seu centésimo dia, Temer poderá não chegar a esta marca. Antes disso, com previsão para agosto, o Senado irá decidir se as acusações que levaram à abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff constituem ou não em crime de responsabilidade, o que poderá levar a presidenta eleita de volta a suas atividades normais.
Talvez por isso, Temer tem pressa, e rapidamente desconfigura políticas sociais em andamento, tomando medidas que já garantem a ele um legado que, na avaliação de especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato, é negativo para a população mais pobre, mas também para a classe média e o setor produtivo.
Ao mesmo tempo, a saída para esse período será pelas mobilizações de rua e pela articulação dos movimentos populares e todos que se opõem ao governo interino, afirmam analistas. "Tudo que o Temer fez pode ser desfeito. As coisas não se consolidaram. Eles sabem disso, estão preocupados. E o movimento popular deve apostar nessa possibilidade de reverter o golpe", afirma o cientista político Armando Boito.
Em menos de trinta dias, o presidente interino conseguiu aprovar, em primeiro turno na Câmara, uma emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2023. Por lei, a União, os estados e municípios devem investir um percentual mínimo da sua arrecadação em áreas como saúde e educação; mas com a DRU, eles poderão usar parte desse valor para outros gastos. Na prática, setores que já carecem de investimentos terão menos dinheiro ainda. O texto aprovado amplia de 20% para 30% o percentual que pode ser remanejado, o que chega a R$ 120 bilhões, de acordo com cálculos do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), um dos que votou contra a medida. FONTE: www.brasildefato.com.br.

MANIFESTO CONTRA AUMENTO DE SALÁRIOS DE VEREADORES. Pablo Aires integra o movimento "Vem Pra Câmara / Não vai ter aumento" mobiliza a Galera, pois, os vereadores não querem revogar o aumento dos salários e a criação dos cargos comissionados. Com base nessa realidade, os movimentos se reuniram e decidiram que também não aceitam negociações. A pauta é REVOGAÇÃO. Por isso, quero comunicamos que teremos mobilização na câmara de Mossoró todas as terças e quartas às 9h, que são os dias de sessão, para reforçar nossa luta. Também foi deliberado que se preciso for, a câmara será ocupada pelos estudantes em forma de acampamento permanente. "Não vão nos parar. Não vão nos calar". Disse Pablo, via facebook em 10/06/2016. ‪#‎VemPraCâmara ‪#‎NãoVaiTerAumento.

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. A coordenação do Médio Oeste e associados de todos interior do Estado se fez presente na posse da Coordenação Geral e do Conselho Fiscal do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do RN, Gestão 2016/2019. O Coordenador Santino diz como aconteceu:
Ontem foi a posse da Direção do SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), eleita no último dia 12 de maio, o evento aconteceu na sede da ASSEMA (Associação dos Servidores da EMATER/RN) em Macaíba, com o conjunto da categoria e convidados. Embora no meio de uma crise, a posse foi festiva, oferecido churrasco e música ao vivo. Mas não se deixou de registrar o caos em que se encontra o país e nosso Estrado, levados a esse estágio pela incompetência, despreparo e pela irresponsabilidade dos que administram o Brasil, o RN e a grande maioria dos municípios brasileiros, é importante se fazer tais registros. Grande abraço Santino Arruda – Coordenador Geral do SINAI.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (506) – No Brasil tivesse um povo lutador e guerreiro esse governo chinfrim de Temer já teria caído, o palácio já teria sido invadido junto com o congresso e o senado como também o STF, mas uma minoria tem coragem e disposição para ir a luta. Religião, futebol, carnaval, festas e eleições distam o povo da luta. No meu entender não reconheço este Governo, estou em estado de desobediência civil. O PT errou demais, aliou-se com canalhas e agora paga caro pela sua ingenuidade em não saber se defender do golpe e Dilma vai ser afastada do poder por não ter a capacidade de lutar contra a grande frente de corruptos que assolou as instituições, não soube ter mão de ferro quando foi atacada logo no inicio dando margem para que estes bandidos de togas e paletós atacassem seus pontos fracos, Dilma é péssima em discursos de defesa e não sabe utilizar dos discursos para atacar com veemência esta corja que hoje tramam o golpe. A única arma contra os golpistas é a violência, a luta, o discurso agressivo e inflamador de massas, atos que o PT, Dilma e Lula não tiveram até hoje coragem para realizar. incitar o povo a desobediência civil, o ataque as instituições corruptas, utilizar da força do povo com mais eficiência. Williams Silva – Professor, via facebook, em 05/06/2016.

FIQUE SABENDO... "O beijo é o termômetro da relação". Por Sabrina Passos. FONTE: http://www.vilamulher.com.br/familia/relacionamento/beijo-termometro-da-boa-relacao-13739.html.
"O beijo é o gesto mais íntimo e, sem dúvida, mais íntimo do que o sexo em si. Não é à toa que muitas prostitutas fazem de tudo menos beijar".
Se pudesse traduzir paixão em apenas um gesto, qual seria? A gente já escolheu a representação física desse sentimento e torce pra que todos os casais concordem. O beijo - ele, tão idealizado quando somos meninas e infelizmente banalizado quando crescemos - é sim, a representação máxima da paixão entre duas pessoas.
O problema é que, muitas vezes, ele é deixado de lado e, com o passar do tempo, perde a importância e o espaço dentro da relação. É como se fosse coisa de adolescente, de casal novo, de gente que não tem o que falar então usa a boca apenas pra beijar. Se você pensa assim, ligue todas as luzes de alerta! O beijo é o termômetro da relação. Se continua quente como nos primeiros encontros, parabéns. Se já nem lembra quando deu o último no maridão, bom, é melhor parar pra pensar.
A psicóloga e expert em sexo e relacionamentos Tatiana Presser, é uma dessas entusiastas do beijo enquanto peça fundamental de uma relação. "Ele é o jeito mais íntimo de demonstrar carinho e amor ao parceiro", garante. Além disso, funciona como estímulo aos filhos, que veem no carinho trocado pelos pais um exemplo a ser seguido. "Numa relação familiar é uma forma extremamente saudável demonstrar aos filhos que essa relação é amorosa e carinhosa, diferente do que outras parcerias".
Prestar atenção no beijo pode até salvar a relação. E, por incrível que pareça, o beijo está, infelizmente, cada vez mais disperso. "É difícil ver um casal que se beija com frequência e demonstra carinho de uma forma amorosa", analisa Tatiana. "Essa demonstração é essencial para manterem um contato íntimo e um respeito mútuo".
Deixar o beijo na gaveta, no banco, esquecido na caixa das boas memórias não é necessariamente culpa do casal. O tempo passa, as responsabilidades mudam, o dia fica mais curto e aquele beijo molhado vira um selinho na testa. A paixão inicial se transforma sim em outros sentimentos, mas, nunca é tarde pra voltar aos tempos dos bons beijos de cinema. "Mesmo que haja amor na relação, a correria do dia-a-dia acaba fazendo com que a gente deixe este hábito de lado e, quando finalmente nos damos conta do sumiço, nos sentimos tímidos em inserir a prática novamente no relacionamento", diz Tatiana. E, a maluquice nisso tudo, segundo ela, é que as pessoas passam a ter vergonha de se beijar. "São as contradições da nossa sociedade. Podemos dançar de forma explícita, mas o beijo sempre provoca um desconforto e por isso muitas vezes é deixado de lado".
A boa nova do beijo é que ele tem o poder de dar uma "chacoalhada", sempre! E vale para o bem ou para o mal - seja para demonstrar que está havendo problemas (quando é frio e sem gosto), ou para despertar o desejo adormecido. "Ele é determinante em mostrar para o outro o carinho, o amor e o afeto que se sente. O beijo é uma declaração, uma carta de amor".
E se você está tirando o corpo fora dessa análise só porque ainda transa com o amado como no começo da relação, atenção. "Muitos casais transam durante anos e não se beijam, mas poucos beijam, mas não transam", diz Tatiana. Entendeu? "O beijo é o gesto mais íntimo e, sem dúvida, mais íntimo do que o sexo em si. Não é à toa que muitas prostitutas fazem de tudo menos beijar". Por Sabrina Passos (MBPress).

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O IRBr – Instituto Rio Branco, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 30 (trinta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20/06/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 15.005,26. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
MA: A Prefeitura de Passagem Franca/MA, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 106 (cento e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 17/06/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 11: José Edmilson – FUNDAC; Carlos Oliveira-Adv. e Prof., Inalda Lira – Professora, José Paulo – Facebook e Mário Nobre – Autônomo (12); Adalgisa Maia – Professora, Marcos Antônio – Adv. e Carlos Santos – UERN (13); Iara Linhares – Professora (14) Humberto Mendes – Prof., Icléia Santos – Comerciária e Kleylenda Linhares – Ass. Social (15); Cristiano Rojas – Jornalista e David de Medeiros Leite – Escritor (17). E dia 18: Rosângela Trajano – Poetisa.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Eu concordo com o internauta que todo o servidor por que é um trabalhador deveria ter aumentos pelo menos a inflação ou até um pouco mais, sem dúvida merece, o que não se concorda com alguns grupos de servidores que tem aumentos maiores do que 30% ao ano, valendo-se de sua força corporativa ultrapassarem em muito a inflação, retiram dinheiro das políticas sociais, onde a sociedade a mais necessitada ou carente, perde acesso e vive situações bem angustiantes. Pedro Ernani Kosiba". – SOBRE A BRONCA DO LEITOR 505 NA EDIÇÃO 723, Obrigado amigo Ernani, por acompanhar e aprovar nosso trabalho. O Kosiba faz referência à bronca n. 505 - edição 723, feita pelo blogueiro Erasmo Firmino. Saúde e paz companheiro Kosiba!
= THÁBATA MENDES FALA SOBRE DISCRIMINAÇÃO À NORDESTINOS. Mossoró/RN. A discriminação existe em qualquer lugar do mundo e dificilmente deixará de existe por que antes de qualquer coisa é basicamente um problema da humanidade que muitos se acham melhor do que o outro por vários motivos que não vem ao caso agora, é fato. Onde quero chegar? A cantora mossoroense Thábata Mendes agora, fazendo merecido sucesso no Sudeste do Brasil, falou em alto e bom som em show aberto no Pingo da Mei Dia (04/06), nesta cidade que ouviu da boca de uma famosa apresentadora de TV sulista que procurasse uma fonoaudióloga para melhorar o sotaque nordestino segundo ela as pessoas do Sul do país não aprovam. Então, é costume velho a discriminação de raças de lugares etc. Muitas pessoas acham que moram em lugares "melhores" se sentem superiores ao ponto de discriminar o diferente ou por outra aqueles sujeitos desprovidos de recursos financeiros são discriminados por quem ganha altos salários. "Pois bem, o brasileiro ao chegar em NY/EUA, por exemplo, se sente discriminado só por que é brasileiro independente da região; um "peixe" fora d'água que são discriminados pelos americanos que consideram o Brasil um país de 3º mundo o quintal da América. É isso Gente, "quem faz aqui paga aqui mesmo", imagino!" Finalizou Thábata. Por: Iram de Oliveira, Geógrafo – Blogueiro (iramdeoliveira.blogspot.com.br).
= HÁ 64 ANOS! Fundado o Clube Espártacos com o primeiro presidente negro Rafael Mossoroense da Glória. Os espártacos constituíram a Milícia da Libertadora Mossoroense, em 11/06/1952.
= E HÁ 56 ANOS. O Juca's Bar, tradicional point da cidade, completa hoje (12/06) 56 anos de existência. Não sei de outro em Mossoró com tamanha longevidade. Por Erasmo Firmino, via facebook, em 12/06/2016.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 689/2015 (de 14/06), tratamos dos seguintes temas: Economiários ganham ação do tíquete-alimentação; SINAI promove Seminário Sobre Direito Previdenciário; Walter Silva, repórter por uma edição; Potiguares premiados; Bronca do leitor/internauta (475) por Neto Vale; Fique sabendo... "Dia Universal de Deus – 14 de junho".
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Um dos expoentes da lambada e brega, ritmo latino que se tornou febre no Brasil nos anos 80, junto com José Orlando, Beto Barbosa, Odair José, Reginaldo Rossi, Altemar Dutra, José Augusto, Carlos Alexandre, Nilton César, Paulo Sérgio, Wando, Sidney Magal, Ovelha, Waldick Soriano, Amilton Melo, Agnaldo Temóteo, Moacyr Franco, José Ribeiro, Anísio Silva, Bartô Galeno, Fernando Mendes, Antônio Marcos, Sandro Lúcio, Júlio Nascimento, Lairton e seus Teclados, entre outros. Desde a adolescência, nosso homenageado sonhava em se tornar músico profissional e fazer sucesso, sonho esse que permaneceu até a sua morte. Aos 15 anos, fugiu de casa sem dinheiro e viajou de navio, como passageiro clandestino, para o Rio de Janeiro, em uma viagem de aproximadamente 30 dias. Na viagem, foi descoberto pelo cozinheiro do navio, porém, conseguiu chegar a um acordo com a tripulação ao confessar seu sonho. Acreditava ser melhor produtor musical do que cantor. Vários artistas que gravaram com ele recordam-se das histórias e das técnicas utilizadas por ele durante as gravações. Entre seus principais sucessos, destacam-se "Garota", "Lá Vai Ele", "Onde Andará Você", "Vem Me Amar" e "Pra Mim Você Morreu". Como compositor escreveu grandes sucessos como "Quero Você, "Ei você, Psiu" e "Menina do Interior". Seus grandes parceiros como compositor Marcelle, José Orlando, Chico Roque e Jesus Couto. Durante sua carreira recebeu 12 Discos de Ouro, 8 de Platina, 1 Platina Duplo, 5 Discos de Ouro por Produções, com vendas de Discos, CDs e Fitas totalizando quase 5 milhões de unidades. Faleceu aos 52 anos, vítima de câncer do estômago. Reportamo-nos sobre ALÍPIO MARTINS, nasceu no dia 13/06/1944 e faleceu em 24/03/1977 com 52 anos de vida. Sua discografia consta de 23 discos gravados (LPs e Fitas). Gênero musical: Lambada, Brega e vocal. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alipio_Martins.

- DIA: Hoje é Dia do Correio Aéreo Nacional (1931), Dia dos Namorados e Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Amanhã (13) será Dia do Turista.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais do Correio Aéreo, aos namorados/as, agentes de combate ao trabalho infantil e aos turistas em geral.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
A Florzinha. (Poesia de Rosângela Trajano).
Vive quietinha
Num vaso pequeno
É bem bonitinha
Dorme no sereno.

Suas folhas bailam
À janelinha da sala
Suas pétalas exalam

Cheiro de bala.
Uma florzinha
Me cativou
Mora sozinha
E me dá seu amor.
QUEM canta.
"Numa tarde linda / Eu me lembro ainda / Do velho Cais Dourado / Sambando, eu vi a  moreninha / Batendo as tamanquinhas / E  eu maravilhado... ." . ("Maria, Mariazinha". Composição: Alípio Martins. – Canta: A.M.).
...os males espanta!
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário