domingo, 29 de maio de 2016

DC - Coluna de Notícias 722. (Anexo slide: Boa existência).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 722 (geral) e 22ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, domingo, 29 de maio de 2016. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 22ª/53, dias: 150/366 e faltam 216 dias para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Eu já sei qual a razão / Da dengue não acabar / De crescer a chicungunha / E a Zica sem parar / É que o danado do vetor / O mosquito transmissor / Tem o nome muito bonito / Aedes Aegypti – nome de imperador / Coisa herdada lá de Roma / Em latim sim senhor. "Mude o nome" Parte I. Da série Torpedos de Mané Beradeiro. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
De amanhã até quarta-feira (1º), nós dirigente do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta, estaremos empenhados para mobilizar toda a base para adesão à PARADA GERAL para o DIA 02 DE JUNHO puxada pelo FES – Fórum Estadual de Servidores. Motivos é que não faltam para reclamar, tanto para o pessoal da ativa quanto os aposentados estão recebendo os salários atrasados. Com exceção dos servidores do judiciário que já tiveram seus proventos de maio devidamente depositados em contas bancárias na quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Boa leitura nobre leitor/a!

NOME SUJO: PRAZO COMEÇA A CONTAR APÓS VENCIMENTO DA DÍVIDA. O prazo de cinco anos para manter nome de consumidores em cadastro de proteção ao crédito começa a contar partir do dia seguinte da data de vencimento do débito não pago, independentemente da efetivação da inscrição pelo credor. O entendimento, por maioria, é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.
Segundo o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, considerar a data de registro coo termo inicial significa manter indefinidamente permanência de devedor, pois bastaria repassar as informações a um novo banco de dados para que a contagem recomeçasse.
"Parece-me que a interpretação que mais se coaduna com o espírito do Código (de Defesa do Consumidor) e, sobretudo, com os fundamentos para a tutela temporal do devedor, aí incluído o direito ao esquecimento, é aquela que considera como termo a quo do quinquênio a data do fato gerador da informação arquivada", afirmou o ministro. Vencido no julgamento, o relator do recurso, ministro João Otávio de Noronha, votou para que o termo inicial da contagem do prazo fosse a data do registro. FONTE: Assessoria de Imprensa do STJ, Conjur, na base de dados do site: www.endividados.com.br, em 27/05/2016.

CAP. STYVENSON ATACA POLÍCIA CIVIL "GANHA MUITO BEM PRA NÃO FAZER NADA". Um áudio que circula pelas redes sociais, atribuído ao comandante da Lei Seca no Rio Grande do Norte, capitão Styvenson Valentim, acabou gerando polêmica e a reação da Polícia Civil do Estado. As declarações constam num desabafo supostamente feito por Styvenson em contato com uma vítima de acidente de trânsito que teria tido contato com o comandante após ter encontrado dificuldade em registrar um acidente junto à delegacia da Polícia Civil do bairro da Candelária, em Natal.
No áudio são efetuadas críticas a Polícia Civil, que segundo o capitão, é bem remunerada e não atende as expectativas da sociedade. "Vou esclarecer uma coisinha pra senhora. Policial Civil ganha muito bem pra não fazer nada. Delegado ganha R$ 23 mil pra fazer nada. Delegado acha que tem poder sobrenatural, pra não fazer nada. Ontem mesmo denunciei as delegacias que não querem trabalhar. Preguiça, preguiça", destaca.
Styvenson se coloca à disposição para que a vítima o procure na segunda-feira (30) com o objetivo de tomar providências para o que foi tratado como uma suposta omissão. Mais no site: http://www.omossoroense.com.br/em-audio-polemico-capitao-styvenson-ataca-policia-civil-ganha-muito-bem-pra-nao-fazer-nada/.

LUIZ DAMBROSKI, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Nosso leitor e colaborador LD sempre atento às notícias no mundo do rock, descobre que os dinossauros da Banda Aerosmith faz turnê no Brasil e destaca em manchete: "Um dos maiores ícones do Rock n' Roll com Único Show no Norte/Nordeste"! Uma das bandas de rock mais conhecidas mundialmente se apresenta em Recife ainda neste ano. O grupo Aerosmith irá passar por Porto Alegre, São Paulo e Recife em outubro de 2016 com a turnê "Rock n' Roll Rumble Aerosmith Style''. Na capital pernambucana, a apresentação será realizada no dia 21 de outubro no Classic Hall. Vários fãs e admiradores da banda já estão ansiosos e aguardando o grande dia.
Com grandes sucessos como Mama Kin, What It Takes, Last Child, Back in the Saddle, I ont Want to Miss a Thing, anies ot a un, Sweet Emotion, Walk This Way e Dream On, a banda que foi criada em 1970 conquistou milhares de pessoas por todo o mundo e já fez muita gente cantar e pular em diversas apresentações. Esta será a sexta vez que a banda pisa em terras brasileiras, e as últimas apresentações do Aerosmith no Brasil foram em 2013 em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e no festival Monsters of Rock. FONTE: http://www.peixeurbano.com.br/recife/classic-hall/aerosmith?utm_source=facebookorg.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (504) - Outrora o Brasil escutava, atônico, a gloriosa Ordem dos Advogados do Brasil, e todo o seu sistema, apoiar o golpe, travestido de impeachment, contra uma Presidenta eleita. Pela envergadura da OAB, essa posição "viria de uma análise técnica" sobre os fatos que "julgavam" crime de responsabilidade. Denunciei, quase que simultaneamente, que esse era um grave equívoco da instituição, que se movimentava, na oportunidade, a revelia do Direito. Os principais juristas do país e do mundo auxiliavam-me nessa conclusão, pois era o que havia de mais óbvio para a Ciência do Direito. Desnudado o golpe, vejo a instituição que presidi por dois mandatos e que sentei em sua assembleia de cúpula por mais um, perder seu prestígio académica e socialmente, num movimento de apequenamento institucional tão acentuado que hoje seria difícil compreender que Seabra Fagundes, Caio Mario da Silva Pereira e Raymundo Faoro um dia foram bâtonnier da advocacia nacional. Humberto Fernandes – Adv. e Professor da Faculdade de Direito/UERN. FONTE: facebook pessoal em 28/05/2016.

FIQUE SABENDO... "A imunização cognitiva – Vale a pena ler". FONTE: Texto sugerido por Herbert Mota – Blog/Adv., via e-mail, em 23/05/2016.
O ano é 1995. Um vídeo escandaloso mostrado no Jornal Nacional apresenta o bispo Edir Macedo ensinando sua equipe como tirar o máximo de dinheiro dos fiéis. Se você não lembra, está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=W7wqqJFtaYc.
Quando assisti àquelas imagens, pensei: o bispo acabou… Passados 20 anos, o bispo e sua igreja nunca estiveram tão fortes, tão ricos, tão poderosos. O escândalo veiculado no Jornal Nacional não destruiu nem o bispo nem seu projeto, sua base de fiéis cresceu assustadoramente, transformando a Igreja Universal num negócio bilionário, mesmo diante da evidência dos fatos.
Coisas assim acontecem ao longo de toda história da humanidade: grupos de pessoas que, mesmo diante das mais claras evidências de perigo, de más intenções, de risco, permanecem seguindo líderes visionários, malucos ou simplesmente desonestos. Como é possível que tanta gente se recuse a ver a verdade?
Os estudiosos explicam com a imunização cognitiva.
Cognitiva vem de cognição, que é o processo de aquisição do conhecimento, incluindo o pensar, a reflexão, a imaginação, a atenção, raciocínio, memória, juízo, o discurso, a percepção visual e auditiva, a aprendizagem, a consciência, as emoções. Envolve os processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo.
A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e credos, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade. A pessoa cognitivamente imunizada está no terreno da fé, que dispensa o raciocínio lógico. Para ela, argumentos lógicos não têm relevância.
E então assistimos gente com estudo, inteligente, articulada, que sabemos que não está tirando nenhum proveito material, defendendo em público o indefensável. Como é que essas pessoas chegam a esse ponto?
Bem, existem ao menos cinco fases no processo de imunização cognitiva.
Primeira fase: isolamento de quem tem opiniões contrárias, protegendo suas ideias. A pessoa vai eliminando de seu convívio ou mesmo de sua atenção, quem pensa diferente.
Segunda fase: redução da exposição às ideias contrárias. Passa a ler e ouvir apenas as opiniões em linha com seus credos. Nos estados totalitários, é quando a liberdade de expressão passa a ser ameaçada, quando a imprensa perde a liberdade, quando vozes dissidentes são caladas. É quando os processos educacionais adotam opiniões selecionadas, com autores e textos cuidadosamente escolhidos para seguir apenas uma visão de mundo.
Terceira fase: conexão dos credos à emoções poderosas. Se você não seguir aquelas ideias, algo de ruim vai acontecer. Lembra do "se você pecar, vai para o inferno"? Se você não votar naquele candidato, sua vida, suas economias, seus benefícios estarão em perigo…
Quarta fase: associação a grupos que trabalham para combater as ideias dos grupos contrários. Isso acontece não só em política, mas até mesmo na ciência, quando métodos de investigação científica focam nas fraquezas das teorias adversárias, ignorando os pontos fortes.
Quinta fase: a repetição. Repetição, repetição, repetição. Cria-se um tema, um slogan que materializa um determinado credo ou visão, que passa a ser repetido como um mantra, numa técnica de aprendizado. O grito "não vai ter golpe", por exemplo, não é uma criação espontânea, obra do acaso. É pensado, calculado. Sua repetição imuniza cognitivamente as pessoas contra os argumentos a favor do impeachment.
Os especialistas em psicologia das massas sabem que nossas mentes evoluíram muito mais para proteger nossos credos que para avaliar o que é verdade e o que é mentira. E os especialistas em comunicação constroem retóricas fantásticas, com intenção de desviar o tema principal e, especialmente, imunizar cognitivamente os soldados da causa.
E aí, meu caro, minha cara, não adianta mostrar o vídeo, o recibo, o cheque, o testemunho do caseiro, a ordem da transportadora, o grampo telefônico… O imunizado cognitivo está vacinado contra fatos objetivos.
Tá explicado então? Se você está se sentindo entorpecido das ideias, incapaz de descer do muro, provavelmente alguém está lhe ministrando umas doses de imunizante cognitivo.
E você nem percebeu que tá dando a grana pro bispo.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
AL: IFAL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Estado de Alagoas, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 185 (cento e oitenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 12/06/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.666,54. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: A Prefeitura de Ceará Mirim/RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 319 (trezentas e dezenve) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 06/06 a 05/07/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 28: Marta Regina – Lar da Criança Pobre e Robson Carvalho – Repórter Fotográfico; Fátima Dambroski – Olinda/PE e Nelson Oliveira – EMATER (29); Moisés Rodrigues/Lourdinha e Vinícius Magnus – SINDATRAN (31); Airton Cilon - Poeta, Conceição Bezerra – TNS/Fundac, Graça Lima – Facebook e Tica Soares – Jornalista (02); Jarda Jacinta – Nutricionista, Lúcia Monte – UERN e Dia 04: Aldo Gondim – Prof. e Socorro Rodrigues – Assistente Social.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Amigo Hermes, sua Coluna de Notícias está de prima. Porreta! Avante, menino. Liszt Madruga". – Obrigado, obrigado e obrigado, meu amigo Jornalista LM. Muito gratificante ter sua companhia e aprovação. Saúde e paz, amigo!
= PRIMEIRO JUIZ QUE SE ASSUME GAY CHEGA A CÚPULA DO JUDICIÁRO. Inglaterra. O governo do Reino Unido anunciou nessa quarta-feira (26/05) o nome do novo chefe da Justiça Civil na Inglaterra: Sir Terence Etherton, conhecido como o primeiro juiz a se assumir gay publicamente. Etherton se torna agora o terceiro na hierarquia do Judiciário britânico. O magistrado, que tem 64 anos, vai ganhar um salário de cerca de 220 mil libras (R$ 1,1 milhão) por ano, segundo divulgado pelo jornal The Guardian. Ele vivia em união estável com outro homem desde 2006. Em 2014, quando o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo foi aprovado na Inglaterra, os dois se casaram em um cerimônia tradicional judia". FONTE: www.conjur.com.br.
= HÁ 61 ANOS! Inauguração do Cine Caiçara em Mossoró. 28/05/1955. Hoje edifício comercial de mesmo nome. (Fonte: "Mossoró, Nossa Terra").

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 687/2015 (de 28/05), tratamos dos seguintes temas: Intersindical convoca 'trabalhadores à greve geral dia 29; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (473) por Santino Arruda; Fique sabendo... "O ateu e a bíblia". Texto sugerido por Valadares Filho - advogado.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Nasceu no hospital St. Mary de Duluth, em Minnesota (Estados Unidos), e cresceu em Hibbing, Minnesota, no Mesabi Iron Range a oeste do Lago Superior. Os estudos realizados por vários de seus biógrafos mostraram que seus avós paternos, Zigman e Anna Zimmerman, emigraram de Odessa (atual Ucrânia) para os Estados Unidos por causa de um pogrom antissemita ocorrido em 1905. Seus avós maternos, Benjamin e Lybba Edelstein, eram judeus lituanos que chegaram à América em 1902. Em sua autobiografia, Crônicas, Vol. 1, nosso homenageado escreveu que o apelido de sua avó materna era Kyrgyz e que sua família era procedente de Istambul. Seus pais, Abram Zimmerman e Beatrice "Beatty" Stone, faziam parte de uma pequena mas muito unida comunidade judaica. Robert Zimmerman viveu em Duluth até seus seis anos, quando seu pai contraiu poliomielite e sua família voltou à cidade natal de sua mãe, Hibbing, Minnesota, onde passou o resto de sua infância. Robert passou boa parte de sua juventude escutando rádio: em um primeiro momento, escutando emissoras de Shreveport, em Louisiana, country, e posteriormente, rock and roll. Durante sua estadia na escola, formou várias bandas, como "The Shadow Blasters", de curta duração, e "The Golden Chords", com a qual chegaria a tocar no programa de busca de talentos Rock and Roll Is Here to Stay. No anuário escolar de 1959, Robert Zimmerman assinalou sua principal ambição "unir-se a Little Richard". No mesmo ano, usando o pseudônimo de Elston Gunn, tocou em duas apresentações com Bobby Vee, acompanhando ao piano e improvisando com palmas. Em setembro de 1959, Zimmerman se mudou para Minneapolis, para estudar na universidade de Minnesota. Durante a época, seu interesse inicial no rock and roll deu lugar a uma aproximação ao folk. Em 1985, explicou sua atração pelo folk: "A coisa sobre o rock'n'roll é que para mim de qualquer jeito ele não era suficiente... Havia bons bordões e ritmo pulsante... mas as canções não eram sérias ou não refletiam a vida de um modo realista. Eu sabia que quando eu entrei na música folk, era um tipo de coisa mais sério. As canções eram enchidas com mais desespero, mais tristeza, mais triunfo, mais fé no sobrenatural, sentimentos mais profundos". Logo começou a tocar no 10 O'Clock Scholar, uma cafeteria a poucas quadras do campus universitário, e se viu envolvido no circuito folk de Dinkytown. Durante seus dias em Dinkytown, Zimmerman passou a se chamar de "Bob Dylan". Em uma entrevista concedida em 2004, Dylan disse: "Você nasce, sabe, com nomes errados, pais errados. Digo, isso acontece. Você se chama do que quiser se chamar. Este é o país da liberdade". Em sua autobiografia, Crónicas, Vol. 1, Dylan escreveu sobre a mudança de nome: "Eu havia visto alguns poemas de Dylan Thomas. A pronúncia de Dylann e Allyn era parecida. Robert Dylan. A letra D tinha mais força. Entretanto, o nome Roberto Dylan não era tão atraente como Roberto Allyn. As pessoas sempre haviam me chamado de Robert ou Bobby, mas Bobby Dylan me parecia vulgar, e além disso já haviam Bobby Darin, Bobby Vee, Bobby Rydell, Bobby Neely e muitos outros Bobbies. A primeira vez que me perguntaram meu nome em Saint Paul, instintiva e automaticamente soltei: "Bob Dylan". Escritor - Dylan escreveu o livro Tarântula em 1966, mas só foi publicado em 1971. No Brasil, o livro foi publicado em 1986 pela Editora Brasiliense (Coleção Circo de Letras) com tradução de Paulo Henriques Britto. Foi publicado em Portugal em 2007. No Brasil também foi, em 2005, lançada sua autobiografia "Crônicas Vol. I", com a tradução de Lúcia Brito. Dylan também é amigo de Caetano Veloso, amizade nascida após a leitura do livro Verdade Tropical. Reportamo-nos sobre ROBERT ALLEN ZIMMERMAN (nome hebraico: Zushe ben Avraham), 75 anos, nasceu no dia 24/05/1941 e é conhecido artisticamente por Bob Dylan, está em atividades desde 1959. Sua discografia consta de 37 discos gravados (LPs, CDs e vídeos). Gênero musical: Rock, folk, Country e vocal. Instrumentos: violão, baixo, guitarra, gaita e piano. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Dylan.
- DIA: Hoje é Dia do Estatístico, Dia do Geógrafo, Dia do Sociólogo e Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas. Amanhã (30) será Dia da Recordação, Dia do Decorador e Dia do Geólogo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos estatísticos, aos geógrafos, sociólogos, soldados de paz, aos decoradores e geólogos.
**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
O Pintinho de Botas. (Poesia de Rosângela Trajano).
O pintinho está aqui e acolá
Faz festa no galinheiro
Está sempre a piar
Tenta subir no poleiro.

Quer cantar como o galo
Mandar nas galinhas
Nos pés não tem calo
Só anda de botinhas.

Lá vem o pintinho
Seu piado barulhento
Acorda o resto do ninho
Mais parece um sargento.
QUEM canta.
"Hei! Senhor tocador de pandeiro, toque uma canção para mim / Não estou dormindo, e não há lugar onde eu possa ir / Hei! Senhor tocador de pandeiro, toque uma canção para mim / No treme-treme da manhã eu procurarei você... ." . ("Mr. Tambourine Man". Composição: Bob Dylan. – Canta: B.D.).
...os males espanta!
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário