terça-feira, 17 de maio de 2016

DC - Coluna de Notícias 720. (Anexo slide: O Alpinista).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VIII – Edição nº 720 (geral) e 20ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, terça-feira, 17 de maio de 2016. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 20ª/53, dias: 138/366 e faltam 228 dias para o final do ano).


"Causo democrático!"

"Quem espera por sapatos de defunto toda a vida anda descalço. Diz o dito popular, e a palavra de Deus ensina: "em todo trabalho á proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza" . Provérbios 14:23. Da série Torpedos de Mané Beradeiro 018/2016... . Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

É maio e nada se define para que os trabalhadores e servidores públicos do estado termine o mês sabendo como ficam os novos salários dentro da data-base (maio), e o Fórum Estadual de Servidores (composto por diretores sindicais) levados à banho-maria pelo governo que ganha precioso tempo. Reforço o que disse em edição anterior: "para os servidores só lhe cabe fortalecer a luta e bem organizada para enfrentar o debate", A ADUERN – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte programa ações começando por Convocar Assembleia Geral com indicativo de Greve na pauta para deliberação na próxima sexta-feira(20) seguida de atividades para a próxima semana, para tanto, reúne-se com o SINTAUERN (sindicato dos técnicos-administrativo) e DCE (Diretório Central de Estudantes) para efetiva programação. Boa leitura nobre leitor/a!

 


DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA NAS RESIDÊNCIAS. - Pouca gente sabe, mas quando o aparelho está no modo stand by continua consumindo energia. O Especialista Técnico Eletrônico Sérgio Almeida explica que aparelhos eletrônicos conectados na tomada, mesmo que desligados no controle remoto ou no botão off, estão consumindo energia. "Normalmente as pessoas deixam aquele modo led, que a gente chama de stand by, é o modo que está ali em sleep que o aparelho está adormecido que as pessoas acham que o aparelho está desligado, mas ele não está desligado continua consumindo energia", explica.

Sérgio ressalta que vários aparelhos ligados em uma mesma tomada e em disjuntores com voltagens diferentes requer cuidados. "Eu tenho visto também na casa de clientes de cinco a seis aparelhos ligados numa só tomada, então isso também gera um problema porque sua carga de operar dobra", afirma.

O ideal é criar o hábito de desconectar o aparelho eletrônico da tomada para reduzir os gastos de energia. FONTE: Portal do Consumidor, 16/06/2016, na base de dados do site: www.endividados.com.br/.


CARAÚBAS/RN – SOBRE POLÍTICA. O nome de Fabrício Tavares de Oliveira (PROS) pode ser opção diferente à Prefeitura de Caraúbas, ex-secretário de Saúde e farmacêutico bioquímico está articulado com um grupo que não quer aliar-se aos tradicionais grupos dos que já estão lançados à sucessão.

Nas últimas 24 horas, um fato novo na preparação da sucessão do atual prefeito Ademar Ferreira da Silva (PMDB). Fabrício está sendo motivado a ser na verdade uma nova e diferente opção para disputar a vaga de prefeito para o Palácio "Jonas Gurgel", sede da Prefeitura Municipal de Caraúbas.

As costuras para que isto aconteça e que a reportagem do Jornal do RN "vazou", está sendo feita pelo seu tio, empresário Genebaldo (Baldo) Oliveira e demais familiares da tradicional família que tem militância na política caraubense. Por Chico Costa - Jornalista.


CLÁUDIO PALHETA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Entidades classistas contrárias ao Imposto Sindical, criado junto com o Ministério do Trabalho (1930), lutam pelo fim deste famigerado desconto por décadas. Como é uma luta infindável, alguns já devolvem mesmo que parcial ou total. O SINAI também está devolvendo 100% do valor descontado de seus sócios. Obrigado grande Palheta, pela contribuição, e vamos ao seu recado!

A ADUERN começou a realizar a devolução da contribuição sindical referente ao ano de 2016. O valor restituído é referente a 60% de um dia de trabalho, portanto varia de acordo com o salário do associado.

COMO RECEBER. Preencher uma ficha cadastral de solicitação via e-mail (aduern@gamil.com) para a devolução. Esta ficha deve preenchida, assinada, scaneada e enviada pelo mesmo e-mail da secretaria da ADUERN ou pode ser preenchida presencialmente na sede do sindicato (Av. Prof. Antônio Campos, 06 - Costa e Silva, Mossoró). As fichas enviadas/respondidas diretamente para o e-mail da comunicação (comunicaçãoaduern@gmail.com) serão DESCONSIDERADAS. É importante ressaltar que a devolução da contribuição sindical será realizada somente aos/as professores/as na ativa associados à ADUERN.

O que é a contribuição sindical?

A contribuição sindical é um tipo de contribuição social devida obrigatoriamente por todos que participarem de determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de ser ou não associado a um sindicato. Tal contribuição deve ser distribuída, na forma da lei, aos sindicatos, federações, confederações e à "Conta Especial Emprego e Salário", administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo da cobrança é o custeio das atividades sindicais e os valores destinados à "Conta Especial Emprego e Salário" integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador. A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 610 da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. Essa contribuição é a única que o trabalhador não sindicalizado é obrigado a pagar. Jornalista Cláudio Palheta Jr. - Telefones Pessoais: (84) 9.9614-7935; (84) 9.8870-3982 (preferencial). Telefones da ADUERN: (84) 3312-2324 ou (84) 9.8870-3983.


BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (502) Realmente o grande líder anti-racista Martin Luther King Jr, tinha deveras razão quando pronunciou essa verdadeira e inteligente frsse: "O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos sem caráter, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos BONS". Cada dia eu acredito mais na indiferença do povo, quanto mais se assassinam em Mossoró, mais o povo se cala. Quanto mais os políticos roubam, corrompem, compram eleições, mais os BONS silenciam e passam por defensores desse povo alienado e idiotalizados por uma imprensa manipulada pelas correntes partidárias mais dominadoras. O exemplo está na cara. Eu envio cerca de 100 mensagem da maior relevância e muito raramente recebo 1 ou 2 manifestações de solidariedade concordando com meu ponto de vista. Por isso eu sempre direi: o seu silêncio, o silêncio de um BOM, muito me preocupa. rOgerio Dias.


FIQUE SABENDO... "Trabalhadores da Cultura tentam reverter extinção de ministério". Por Gisele Brito – Redação e Camila Rodrigues da Silva - Edição. FONTE: www.brasildeato.com.br, 16/05/2016.

No início da tarde desta segunda (16), trabalhadores do setor de cultura e pessoas contrárias à extinção do Ministério da Cultura (MinC) ocuparam o Palácio de Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), onde estão sediados o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Nacional das Artes (Funart).

A extinção do MinC foi uma das primeiras ações tomadas pelo vice-presidente Michel Temer ao ser empossado presidente da República interino, na quinta-feira passada, logo após a abertura do processo de impeachment que levou ao afastamento de Dilma Rousseff.

Um ato para tentar reverter a medida foi convocado para a próxima quinta-feira (19), às 17h, em São Paulo (SP).

Cultura em segundo plano - Com o fim do MinC, as atribuições da pasta foram repassadas para o Ministério da Educação (MEC). Na sexta (13), durante a posse do ministro interino Mendonça Filho, os funcionários do antigo ministério o vaiaram. A mudança, para aqueles que se opõem, tornará as políticas culturais secundárias e diminuirá ainda mais a capacidade da agenda cultural de aportar verbas. Para esse ano, o MinC tinha o menor orçamento disponível dos últimos nove anos e estava entre os ministérios de Dilma com menos recursos.

O jornalista João Brant, que ocupava o cargo de secretário executivo na pasta extinta, argumenta que a tendência agora é que a pasta fique focada no tema da educação. Um indício disso é a escolha de Maria Helena Guimarães de Castro, responsável pela criação e implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para a secretaria executiva.

Além disso, ele ressalta que as responsabilidades legais do MEC já são bastante grandes e complexas, e a tendência é diminuir a estrutura dedicada à agenda cultural, o que reduz a capacidade do Estado de executar políticas como o Cultura Viva e a Lei Rouanet, que demandam grandes equipes e recursos.

"Ao extinguir o Minc e passar suas atribuições para um MEC reforçado, já fica claro o que será priorizado", ressalta Brant. "Os temas internos de cada ministério disputam espaço. É natural que seja assim, porque não há tempo para encaminhar tudo. Se a disputa é só dentro da cultura, é uma coisa. Agora, se a disputa é com a educação, há uma tendência de se subjugar a cultura", pontua o jornalista.

Ele ressalta que o MinC contava com sete secretarias vinculadas. Agora, as atividades da Cultura disputarão recursos e esforços com a gestão de centenas de universidades e institutos de ensino superior. "O Iphan, as políticas de patrimônios e os museus podem sofrer muito nesse contexto", aposta. "A boa tensão entre cultura e educação, sendo a educação um espaço mais formal e cartesiano, e a cultura como espaço de maior criação artística e de vivência, parecia-me um ecossistema mais rico do que uma dentro da outra", analisa Brant.

Educação - A mudança, no entanto, não afeta apenas a Cultura. Para o coordenador de Políticas Educacionais da Ação Educativa, Roberto Catteli, tornar o antigo MEC ainda mais complexo do que já era tende a enfraquecer a gestão das políticas da área.

"O Ministério da Educação já tinha falta de pessoal e salários mais baixos comparativamente. Quando você torna o ministério mais complexo, com mais temas, sendo que ele não dava conta nem dos seus próprios temas, isso tende a piorar", exemplifica Catteli.

Ele lembra que Temer já sinalizou a disposição de diminuir os recursos destinados à educação. Esse corte, combinado com o aumento de atribuições, tende a agravar os problemas. "Parece ainda mais contraditório: você trazer a cultura para dentro da educação e cortar recursos de uma pasta que já precisa de mais. É impossível olhar isso sob uma perspectiva positiva. Tudo indica que o sistema vai ser ainda mais precarizado", afirma.

Para além dos problemas de gestão que a fusão dos dois ministérios poderão causar, há ainda as consequências na construção das políticas públicas das duas áreas. Ainda que existam intersecções óbvias entre educação e cultura, as duas pastas têm dinâmicas bem diferentes.

"O processo de construção, financiamento, como você cria políticas públicas, são completamente diferentes. Quando se fala em educação, estamos falando de processos escolares, de redes de ensino de nível inicial e superior, de fomentar a política de leitura, ou seja, de um conjunto de ações muito próprias da educação. Já na área de cultura há necessidades completamente diferentes", explica Catteli.


CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A Eletrosul – Centrais Elétricas S/A, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 42 (quarenta e duas) VAGAS PARA CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/05/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 6.019,41. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PE: A UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 47 (quarenta e sete) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRAIVOS, inscrições abertas até o dia 22/05/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.666,54. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********PANO RÁPIDO**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dalvirene Silva – Profª., Marcos Fábio – Emater, Raimundo Nonato Vieira – UERN e Saul Dias – EMATER; Edmilson Lima – FUNDAC e Raimundo Leontino – Prof.; (09); Luciana Azevedo – FUNDAC (10); Caby da Costa Lima – Radialista e Fco. LIndomário – Ag. Saúde (11); Ana Aires – Profª., Ana Cadengue – Jornalista, Ismael Melo - UERN e Valéria Carvalho – A. Social; Meirilúcia Santos e Wilson Bezerra de Moura – Prof. (13); Kelly Janaína - Enfermeira; Leoniza Oliveira e Luciano Lellys – Repórter (14); Arianny Carvalho, Gileno Fernandes – FUNDAC e Josué Damasceno – Prof. e Marina – UFERSA (15); Elisângela Moura - Repórter e Osvaldo Nonato – Mov. Sociais (16); Ceição Barros (Leiora do BDC); Alvanilson Carlos e Queiroz Alcântara – UERN (18); Senadora Fátima Bezerra – PT (19); Bartô Galeno – Cantor e Compositor, Chico Neco (+ 08/05/2013) e Soraya Vieira – Colunista Social (20) e Dia 21: Maria do Carmo de Lima – Professora.

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Meu caríssimo amigo. Deixo aqui meu agradecimento pela sua solidariedade, sua sensibilidade e seu caráter de "sentir e fazer sentir as pessoas". Um grande abraço, Milton Marques Medeiros". – E que Deus nos permita essa missão entre nós, mortais, por muitos e muitos anos. Saúde e paz para o senhor e demais familiares. Amém!

= FRANQUIA NA INTERNET. Brasília. A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública nesta quarta-feira (18) para discutir a franquia no uso da internet fixa. Recentemente, foi divulgado que as empresas operadoras de banda larga fixa pretendem acabar com os planos ilimitados e estabelecer limites de uso mensal, criando um sistema de franquia à semelhança do que já ocorre no serviço de internet móvel 3G e 4G. Até o momento, o serviço de banda larga fixa nas residências e empresas é cobrado de acordo com a velocidade de navegação contratada, sem teto de uso da internet. A mudança será possível devido à nova regulamentação do setor, e já gerou manifestações contrárias de consumidores em todo o País. Em seu requerimento para a realização da audiência, os deputados Celso Russomanno (PRB-SP) e Alan Rick (PRB-AC) afirmam que "tal medida ocorre em flagrante prejuízo à sociedade brasileira. Em um momento em que se deveria fomentar a expansão do acesso a conteúdos online, a iniciativa das prestadoras vai em sentido contrário, limitando o acesso do público a esses conteúdos". FONTE: www.camra.leg.br/.

= HÁ 104 ANOS! Nascimento de Raimundo Sacristão - Ele era uma figura lendária de Mossoró. Foi registrado em cartório como Raimundo Nunes Rodrigues Filho, mas se popularizou como Raimundo Sacristão. Segundo o registro de Lindomarcos Faustino, ele teria feito aniversário ontem. Nasceu no dia 15 de maio de 1912 e morreu em 1978, aos 66 anos de idade. Re-registrado por Emery Costa (então colunista de O Mossoroense), em 15/05/2014.


**********REGISTROS**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 685/2015 (de 26/04), tratamos dos seguintes temas: Qual a diferença entre contabilista (25/04) e contador (22/09); TRT/RN: CLT 70 discute mudanças na terceirização; Carlos Antônio, repórter por uma edição; Ana Cadengue; Fique Sabendo... "Um macaco teria criado um império nas condições dadas a Roberto Marinho pela ditadura em troca de apoio político", por Paulo Nogueira.

- DO MUNDO ARTÍSTICO. Nosso homenageado nessa edição nasceu em Dallas no Estado do Texas, na Ashland Street, bairro Little Mexico. Aos 12 anos ganhou uma guitarra de seu pai, e já aos quinze tocava em uma boate chamada Cipango. Fez sucesso com diversos hits, tais como La Bamba, América, Perfídia, If I Had A Hammer, Lemon Tree, Corazón de Melón, entre outros. Seu arranjo característico era transformar todas musicas em ritmos 2x2 dançantes. Por exemplo, Perfídia, que originalmente é um bolero, em seu estilo virou um 2x2. 2x2 é um ritmo que lembra o baião brasileiro. Participou também de filmes, como "Os Doze Condenados" (The Dirty Dozen) em companhia de, entre outros, Lee Marvin e Telly Savallas. Ganhou diversos prêmios dentre eles o "Lenda Viva" do ano de 2007. Até hoje canta e recentemente lançou um novo álbum, chamado Ramblin Man, provando que o tempo só fez melhorar sua qualidade e seu encanto com a música. É um cantor, guitarrista e ator americano de ascendência mexicana com destaque nos filmes: The Dirty Dozen e Marriage on the Rocks. Com indicação Grammy Award: Artista Revelação. Grammy Award: Artista Revelação, seus sucessos musical são: If I Had a Hammer, La Bamba, Lemon Tree, Guantanamera e Cuando Calienta El Sol. Reportamo-nos sobre TRINI LOPEZ, 78 anos, nasceu no dia 15/05/1937. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trini_Lopez.

- DIA: Hoje é Dia do Trabalhador Rural Volante (Lei n. 10.454/2007 – SP, 13/09/2007); Dia Internacional de Telecomunicações (ONU); Dia Mundial da Internet e Dia Mundial das Comunicações. Amanhã (18) será Dia das Raças Indígenas das Américas; Dia do Petroquímico, Dia dos Vidreiros, Dia Internacional dos Museus (Dia Nacional do Museu e Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos trabalhadores rurais-volantes, aos profissionais em telecomunicações, indígenas das américas, aos petroquímicos, vidreiros, trabalhadores em museus e agentes de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

Abelhinha Vermelha. (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Uma abelhinha a voar

Vestida de vermelho

Sobre as rosas do meu lar

A espantar o meu coelho.

 

É uma abelhinha

Bem engraçadinha

Usa uma casaquinha

Com botão de rosinha.

 

Amo a abelhinha

Que vem me visitar

Toda vermelhinha

Que aprende a cantar.

QUEM canta.

"No beco escuro explode a violência / No meio da madrugada / Com amor, com ódio, urgência / Ou como se não fosse nada... ." . ("O Beco". Composição: Herbert Vianna. – Canta: Paralamas do Sucesso).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário