sábado, 4 de abril de 2015

DC - Colunas de Notícias 682. (Anexo slide: Conectados pela Alma).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 682 (geral) e10ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 04 de abril de 2015. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 14ª/52, dias: 94/365 e faltam 271 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"O Doutor respirou fundo / Tomou tenença da dor / E disse ao varapau / Nunca ouvi tal clamor / Seu caso é muito sério / Envolve o coração / Tem doença somática / Que produz pertubação". Do folheto "O Lamento, dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Os movimentos sociais e sindicais estão com os holofotes voltados para a capital do país. Precisamente a Câmara de Deputados de Brasílio será invadida por militantes sindical de vários estados brasileiros. Tudo para tentar barrar a aprovação do Projeto de Lei n. 4330/04 que regulamento oficialmente a terceirização nos serviços públicos. Veja matéria abaixo. E vamos ao SEBADO por que hoje é sábado! Boa leitura nobre leitor/a!

PLENÁRIO PODE VOTAR PROJETO QUE REGULAMENTA TERCEIRIZAÇÃO. DF – A regulamentação da terceirização é o destaque do Plenário da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira (7). Um dos pontos mais polêmicos do texto em análise é possibilidade de terceirização em relação a qualquer das atividades das empresas privadas, públicas ou de economia mista. Os sindicatos temem a precarização da relação trabalhista.
A medida consta do substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para o Projeto de Lei 4330/04. O substitutivo foi elaborado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA). O texto também não garante a filiação dos terceirizados no sindicato da atividade preponderante da empresa, o que, na visão dos sindicatos, fragilizará a organização dos trabalhadores terceirizados.
Quanto às responsabilidades da empresa contratante do serviço terceirizado, o substitutivo prevê que ela somente responderá solidariamente com a contratada se não fiscalizar os pagamentos devidos aos contratados. FONTE: www.camara2.leg.br/

ANA CADENGUE, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. - Nossa "convocada" volta a série, vez que a pouco meses fez sua estreia aqui nesse espaço. Manda gente fina!

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS-RN) apresentou requerimento nesta terça-feira (31) solicitando ao governo do estado o desassoreamento do rio Pataxó, no Vale do Açu. Gustavo Carvalho disse que desde 2009 nenhum trabalho de limpeza é feito no rio. "O assoreamento, o acúmulo de detritos e lixo no fundo do rio, interfere em sua topografia e faz com que ele comporte cada vez menos água, além de transbordar durante o período das chuvas", explicou o parlamentar. O desassoreamento do rio Pataxó passa pela limpeza da mata ciliar e a retirada de areia da calha do rio por cerca de 21 quilômetros. As obras permitirão que a água deságue no leito e escoe livremente para o rio Piranhas, sem provocar inundações na região. Ana Paula Cadengue – Jornalista. 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (468) - REDUÇÃO DE MAIORIDADE. Dizer SIM apenas desvia o foco para as verdadeiras causas, é tratar o efeito, é imediatismo, é impulsividade! Permitir que nossos jovens aumente o já caótico e falido sistema carcerário brasileiro, só tornaria esses jovens mais perigosos, consequentemente e número de reincidências prejudicando ainda mais a sociedade. Goretti Ribeiro, via facebook, em 03/04/2015.

FIQUE SABENDO... "Exéquias do PT". Por Rinaldo Barros – É professor. FONTE: e-mail pessoal em 30/03/2015.
É óbvio também que tal prática enfraqueceu e imobilizou os movimentos sociais e, ao mesmo tempo, pôs o núcleo governante voltado unicamente ao seu próprio projeto de perpetuação no poder. O poder pelo poder.
O tema da conversa de hoje foi colocado em pauta por Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, frade dominicano, escritor, autor de 53 livros: "por que a esquerda brasileira logrou ser alternativa de governo, mas nunca conseguiu ser alternativa de poder?"
Refrescando a memória, lembro que, ao chegar ao Governo Federal - além de renunciar aos princípios do seu partido no documento "Carta ao povo brasileiro" (22.06.2002) - o governo Lula preencheu considerável parcela das mais de 20 mil funções administrativas com a nomeação de militantes do PT e aliados, líderes de movimentos sociais e sindicais; fenômeno conhecido como "aparelhamento do Estado". O mérito e a competência não foram considerados, o que - em parte - explica a incompetência e a corrupção.
Afastados de suas bases, essas lideranças estão hoje perfeitamente adaptadas às benesses do poder, sem o menor interesse em retomar o "trabalho de base". Instados a se manifestar, são a voz do governo junto às bases, e não o contrário. Ou seja, contrariando os princípios do PT original, o PT governo optou por uma governabilidade baseada numa política clara de beneficiar o capital financeiro e as grandes empresas, (com crédito fácil, juros altos e isenção de impostos) e; na outra ponta, políticas compensatórias para os excluídos, dominados e subalternos, com milhões de famílias endividadas, iludidas pelo crédito fácil e juros altos; sem perspectiva de alforria.
Os lucros astronômicos dos bancos, empreiteiras e grandes montadoras de veículos assim o comprovam. Lula ou Dilma poderiam ter assegurado sua sustentabilidade política em duas pernas: 1) o Congresso Nacional e; 2) os movimentos sociais. Poderiam, mas não o fizeram.
Julgando-se espertos, tornaram-se reféns (voluntários) de forças políticas tradicionais, oligárquicas, reacionárias, conservadoras; que ora integram o grande arco de alianças de apoio ao PT governo; a exemplo do Sarney, Collor, Maluf, Renan e Cunha.
Paralelamente, o PT adotou uma política para os excluídos, sem a mediação dos movimentos sociais, como é o caso do programa "Bolsa Família", que ocupou o lugar do fracassado "Fome Zero", o qual se apoiava em comitês gestores integrados por lideranças da sociedade civil, que controlavam e fiscalizavam a iniciativa.
É óbvio também que tal prática enfraqueceu e imobilizou os movimentos sociais e, ao mesmo tempo, pôs o núcleo governante voltado unicamente ao seu próprio projeto de perpetuação no poder. O poder pelo poder.
Este projeto de poder, em seu desvario, gerou monstros como o mensalão e petrolão; tenebrosas transações que colocaram em risco o próprio Regime Democrático de Direito. O patropi está à beira de uma crise institucional. Ou seja, o fenômeno do lulopetismo se descolou do petismo histórico. A direção nacional do PT, por sua vez, aceitou restringir-se ao jogo do poder. Em outras palavras, o lulopetismo mantém um falso discurso neopopulista de esquerda ou, pior ainda, fazendo-se de vítima das "zelites".
Lamentavelmente, na verdade, não passa de uma espécie de "inocente útil" a favor do Sistema. Tais características apontam para a perda do horizonte ético que sempre norteou a esquerda. Trata-se agora apenas de sobreviver politicamente, a qualquer preço. Literalmente.
O Brasil é hoje um Estado obeso, depredador do meio ambiente, com crescimento zero, com alta carga tributária, juros altos, infraestrutura precária, obras estruturantes paralisadas ou atrasadas, sem planejamento, sem capacidade de poupança, nem de inovação, nem de competitividade. E continua a ser o campeão da concentração de renda e da desigualdade social; com ignorância, analfabetismo, miséria urbana e violência crescente.
Registre-se que questões maiores da pauta histórica da esquerda, como as Reformas agrária, fiscal, urbana, política e universitária foram relegadas a um futuro incerto. Um retrocesso histórico lamentável, sem dúvida.
Dilma, por sua vez, representava a esperança dos petistas históricos, mas não conseguiu corresponder a essa expectativa. Explico: a 'mãe do PAC" até queria, mas não conseguiu ser alternativa de poder. Em nome da governabilidade (com menos habilidade e menos astúcia que o Lula), Dilma está refém de forças políticas e econômicas descompromissadas com o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
Resumindo, o PT está no governo, mas não exerce o poder de fato; apenas o serve como preposto. Daí a obsessão com o controle da imprensa, uma ideia fixa do PT que, envergonhado, diminuído, esmagado, na contramão da história; imagina ser possível disfarçar suas contradições. O PT governo dá mostras visíveis de perda de controle, sem que se saiba ao certo quem manda no país. Decifro assim a charada do lulopetismo: a ilusão do poder matou o PT. Choremos.
Termino citando Frei Betto, em seu artigo "A pasteurização da esquerda", publicado no Le Monde Diplomatique, dez. 2008: "o Projeto civilizatório da Nação brasileira foi descartado em benefício de um projeto de poder de um grupo dominante, fazendo alianças com partidos e forças sociais e econômicas que o PT, o PSB, o PCdoB, e o PDT, ao serem fundados, propunham enfrentar e derrotar". 
P.S – Exéquias são ritos e orações com os quais a comunidade cristã acompanha seus mortos e os encomenda. 

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. CRQ – O Conselho Regional de Química – 12ª Região realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 60 (sessenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 13/04/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.069,59. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Pau dos Ferros/RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 211 (duzentas e onze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 04/01/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Fátima Câmara – DETRAN, Gilberto Diógenes – Prof., Mariza Pinto – Profª. e Michelle Fonsêca – Jornalista (dia 04); Ciro Ney – Jornalista, Elisângela Cordeiro – Sobrinha e Tony Filho – Radialista (05); Valdomiro Morais – Prof. (07); José Carlos Fernandes – DATANORTE, Josiene Nolasco – FUNDAC e Nilson Bezerra – DATANORTE (08); Anekesia Oliveira – PT, Arlene Duarte – UERN, Fátima Soares – FUNDAC, Leila Barbalho – UERN, Marcos Aurélio – Contador, Mário Ilo – PT e Zeza Melo – Professora (09); Eriberto Monteiro – Escritor (10).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Excelente, meu bom amigo. Deus lhe pague, por essas mensagens que faz tanto bem a tantas pessoas, inclusive a mim. Sem falar nos textos. Um grande abraço, Milton Marques Medeiros. - Obrigado amigo Milton, já me sinto recompensado por tudo, Deus é grande e nos oportuniza a produzir o bem. O Milton refere-se ao slide EU APRENDI... , via e-mail e anexo à edição 681.
= HÁ 57 ANOS! Inauguração da Biblioteca Pública Municipal de Mossoró, em 04/04/1948.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 636/2014 (de 29/03), tratamos dos seguintes temas: Meio-irmão só tem direito partilha de bens do próprio pai; Montalvão expõe, hoje, seus quadro no Sêbado; Confraria do Sêbado desfalcada; João Moura, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (424) por Emery Costa; Fique sabendo... "Extintor veicular "BC" ou "ABC"?" - Matéria sugerida por Edson Modesto.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Filho de João Araújo, produtor fonográfico, e de Lucinha Araújo, nosso homenageado recebeu um apelido mesmo antes do nascimento. Agenor, seu verdadeiro nome foi recebido por insistência da avó paterna. Na infância, ele nem sequer sabia seu nome de batismo, por isso não respondia à chamada na escola. Só mais tarde, quando descobre que um dos compositores prediletos, Cartola, também se chamava Agenor (na verdade, Angenor, por um erro do cartório), é que ele meça a aceitar o nome. Sempre teve contato com a música. Influenciado desde pequeno pelos grandes nomes da música brasileira, ele tinha preferência pelas canções dramáticas e melancólicas, como as de Cartola, Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Maysa e Dalva de Oliveira. Era também grande fã da roqueira Rita Lee, para quem chegou a compor a letra da canção "Perto do fogo", que Rita musicou. Cresceu no Bairro do Leblon e estudou no Colégio Santo Inácio até mudar para o Colégio Anglo-Americano, para evitar reprovação. Como os pais às vezes saíam à noite, o filho único ficava na companhia da avó materna, Alice. Por volta de 1965 começou a escrever letras e poemas, que mostrava à avó. Graças ao ambiente profissional do pai, cresceu em volta dos maiores nomes da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, João Gilberto, Novos Baianos, entre outros. Em 1972, tirando férias em Londres, conheceu as canções de Janis Joplin, Led Zeppelin e Rolling Stones, e logo tornou-se um grande fã. Por causa da promessa do pai, que disse que lhe presentearia com um carro caso ele passasse no vestibular, nosso artista foi aprovado em Comunicação em 1976, mas desistiu do curso três semanas depois. Mais tarde começou a frequentar o Leblon, onde levou uma vida boêmia. Assim, João Araújo criou um emprego para ele na gravadora Som Livre, da qual foi fundador e presidente. Na Som Livre, trabalhou no departamento artístico, onde fez triagem de fitas de novos cantores. Logo depois trabalhou na assessoria de imprensa, onde escreveu releases para divulgar os artistas. No final de 1979 fez um curso de fotografia na Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos. Lá, descobriu a literatura da Geração Beat, os chamados poetas malditos, que mais tarde teria grande influência na carreira. Em 1980 retornou ao Rio de Janeiro, onde ingressou no grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone no Circo Voador. Foi nessa época que cantou em público pela primeira vez. O cantor e compositor Léo Jaime, convidado para integrar uma nova banda de rock de garagem que se formava no bairro carioca do Rio Comprido, aceitou, mas, o indicou aos vocais. Daqueles ensaios na casa do tecladista Maurício Barros, nasceu o "Barão Vermelho". Reportamo-nos sobre AGENOR DE MIRANDA ARAÚJO NETO, de nome artístico CAZUZA, nasceu no Rio de Janeiro em 04/04/1958 e faleceu no dia 07/07/1990, foi um cantor, compositor, poeta e escritor brasileiro. Ganhou fama como vocalista e principal letrista da Banda Barão Vermelho. Sua parceria com Roberto Frejat foi criticamente aclamada. Dentre as composições famosas junto ao Barão Vermelho estão "Todo Amor que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonada", "Bete Balanço" e "Bilhetinho Azul". Cazuza é considerado um dos maiores compositores da música brasileira. Dentre seus sucessos musicais em carreira solo, destacam-se "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte do Meu Show", "O Tempo Não Para" e "O Nosso Amor Agente Inventa". Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio, e polêmico, tendo declarado em entrevistas que era bissexual.Em 1989 declarou ser soropositivo (termo usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síncrome da Imunodefeciência Adquirida - AIDS - no sangue) e sucumbiu à doença em 1990, no Rio de Janeiro. Em outubro de 2008, revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Cazuza na 34ª posição. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Cazuza.
- DIA: ontem (03) foi dia do Atuário (servidor de companhia de seguro) e hoje, é Dia do Livreiro Católico, Dia Nacional do Karatê e Dia Nacional do Parkinsoniano.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos servidores de seguros, aos livreiros católicos, aos karatecas e enfermos de Parkinson.
QUEM canta...
"Qualquer dia / Qualquer hora / Agente se encontra / Seja aonde for / Pra falar de amor... ." ("Os Amantes". Composição: Luiz Ayrão – Canta: L.A.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.
-->-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário