sábado, 18 de abril de 2015

DC - Coluna de Notícias 684. (Anexo slide: Persistência).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 684 (geral) e12ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 18 de abril de 2015. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 16ª/52, dias: 108/365 e faltam 257 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Vou receitar pra você / Palavras que vida dão / Dividem alma e medula / Penetra no coração / Se seguir a prescrição / Ficará aliviado / De todas as mazelas que o deixa atormentado". Do folheto "O Lamento", dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Essa semana registra-se 40 dias que o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN protocolou na Chefia de Gabinete do governo, a pauta de reinvindicações acompanhado de ofício solicitando abertura de negociação e prazo de vinte dias para a primeira audiência. A expectativa era de que até o dia dez (próximo passado) o governador abrisse o diálogo e nada aconteceu. Caso não seja marcada para essa semana, o sindicato irá convocar Assembleia Geral com todas as categorias que formam a base do sindicato, para dá rumo à nova fase da Campanha Salarial 2015. Vale salientar que, o então governador eleito Robinson de Faria esteve reunido com o FES - Fórum Estadual de Servidores em dezembro/2014 e comprometeu-se dele mesmo está à frente do debate e negociando diretamente o fórum. Pelo visto, o governador continua em campanha eleitoral, só promete e continua prometendo. E vamos ao SÊBadO que dá tempo e boa leitura nobre leitor/a!

DESSERVIÇO AO ESTUDANTE ESTAGIÁRIO – A burocracia de uma universidade não pode prestar desserviço à aluna só porque lhe faltaram "créditos" para atingir certo limite que a habilitaria a estagiar. Assim decidiu o desembargador Johonsom Di Salvo, da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ao garantir o direito de uma estudante da Universidade Federal do ABC a participar de estágio supervisionado não obrigatório junto a uma empresa de logística.
O desembargador considerou ilegal uma resolução da instituição de ensino que exige coeficiente de aproveitamento mínimo para participação de alunos em estágios, além daqueles estabelecidos na Lei 11.788/2008. O desembargador manteve a decisão de primeira instância. "Trata-se de estágio voluntário e é um absurdo que a Universidade se oponha a isso, para prejudicar seu aluno, fincada em números frios, olvidando, em favor da tecnocracia docente, realidades maiores da vida", escreveu.
O relator ressaltou ainda que o estágio é meio de aprendizado. "Se a empresa contratante se satisfez com o currículo do acadêmico e com o processo seletivo a que o mesmo se submeteu, não tem o menor sentido que justamente a universidade que lhe presta o ensino formal oponha óbice a que o aluno possa frequentar o estágio como complemento da formação acadêmica", concluiu. Com informações da assessoria de imprensa do TRF-3. Agravo de instrumento 0005960-87.2015.4.03.0000/SP. FONTE: www.conjur.com.br/.

GOVERNO DO ESTADO IGNORA REIVINDICAÇÕES DE SERVIDORES - Nesta sexta-feira (17) completou 38 dias da entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015 pelos membros da direção do SINAI-RN, ao governo do estado. Entretanto, o governo ainda não deu qualquer resposta aos pedidos dos trabalhadores que compõem a base do Sindicato.
De acordo com o Secretário Geral do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta, Santino Arruda, o governo sinalizou que analisaria as demandas e em seguida daria um retorno sobre as reivindicações. "O governo se prontificou de responder a pauta que entregamos no dia 10 de março. No entanto, até agora não houve resposta", afirma o Secretário Geral do sindicato.

BIBLIOTECA MANÉ BERADEIRO ENTREGA DIPLOMA DE SÓCIO HONORÁRIO – A BMB fará ao longo de ano a entrega de diploma de sócio honorário àquelas pessoas que de uma forma significante contribuíram para a sua criação e formação de acervo, ou prestam serviços relevantes à causa da biblioteca.
Abrindo o livro de registro desses diplomas, o primeiro a ser entregue é à professora SANDRA DE OLIVEIRA PIMENTEL MARTINS, minha esposa, que sempre me lembra: "Seus sonhos são os meus sonhos". E uma prova disso foi a sua dedicação em reformar o lugar onde hoje abriga a primeira célula da Biblioteca Mané Beradeiro, um beco da nossa casa. Por tal razão, não podia deixa-la de lançar seu nome no rol de membros sócios honorários, como a primeira a ser agraciada com esse título. "Sou infinitamente grato a Deus por tê-la comigo e feliz em saber que a nossa casa serve de ninho para um projeto que com certeza tornar-se-á gigante e muito bem fará às crianças e adultos", afirmou Francisco Martins Alves Neto – Idealizador do projeto.

ANTÔNIO NILSON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Nosso convocado da série é correspondente do Sistema JMA/TV, do amigo José Maria Alves, cuja informação foi extraída via Whatts App nessa manhã de sábado.
Comunicado importante, na terça-feira (21) haverá uma manifestação no Viaduto IV, entre os conjuntos habitacionais Abolição II e III, a partir das 07h. A BR vai ser interditada nos dois sentidos e presenças da PRF – Polícia Rodoviária Federal, do chefe da empresa responsável pela construção dos viadutos, vereadores, jornalistas e outras autoridades. O responsável pelo movimento é Marcos Locutor – comunitário do Conjunto Santa Delmira.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (470) – O Brasil é um país maravilhoso com algumas aberrações terríveis. A página do facebook do tal de MC Gui tem 8.376.196 curtições..., já Djavan, tem 3.671.968. Culpam somente a corrupção pelo Poder Executivo, em meio a um Poder Legislativo venal e mais corrupto vigiado por outro poder, o Judiciário, arrogante, prepotente e boa vida, em fim, cheio de corruptos! Ai vem um apresentador de programa pastelão da TV (Pânico), discutindo numa rádio com uma jornalista dondoca que mal conhece sua própria região, discutindo "Maior idade penal". Show de imbecilidades surreais de ambas as partes. Oh! País onde pobre adora ver novela, BBB, Gugu e outras porcarias mais da TV, alunos batem em professores, e a culpa é da escola, só pode dá nisso mesmo. Fui... JWS. (FONTE: facebook do Walter Silva, em 18/04/2015).
NOTA DO EDITOR. Grande José Walter Silva, coisa pior ou semelhante tá por vir, a tv platinada (leia-se glogo) poderá lançar novo programa com aquela bandida, que matou os pais, Suzane Von Richthofen apresentando programa infantil. A partir de junho próximo. Arre!

FIQUE SABENDO... "Shell, não queremos ver você no Ártico". Por Thiago Almeida – Greenpeace Brasil. FONTE: Recebido via e-mail, por Thiago Almeida, em 17/04/2015.
A empresa conseguiu na justiça dos EUA proibir o Greenpeace e qualquer pessoa ligada a ele de se aproximar das embarcações da Shell. A Shell não quer somente nos calar, quer calar a todos que a querem fora do Ártico.
Como você pôde acompanhar, os ativistas escalaram a plataforma de 97 metros de altura em alto-mar e lá ficaram por seis dias, denunciando e mostrando ao mundo inteiro a ameaça que a Shell representa para o Ártico. Os ativistas levavam consigo a mensagem de mais de 6,8 milhões de pessoas ao redor do mundo: Shell, não queremos você no Ártico!
A Shell agora conseguiu na justiça dos EUA proibir o Greenpeace e qualquer pessoa ligada a ele – ou seja, você – de se aproximar das suas embarcações. Ela não quer somente nos calar, quer calar a todos que desejam vê-la fora do Ártico.
Neste momento, a plataforma está se aproximando de Seattle, cidade que servirá de base para a exploração no Ártico. Milhares de pessoas como nós já estão lá, aguardando a plataforma da Shell para mostrar que a exploração no Ártico é perigosa e inaceitável.
Gostaríamos de agradecer a todos vocês pelo apoio dado aos ativistas e, principalmente, à causa. Seguimos juntos pela proteção e criação de um santuário no Ártico. Faça parte do Greenpeace. Precisamos de pessoas como você ao nosso lado para manter nossa independência. Junte-se a nós (www.greenpeace.org.br).
Há um mês, seis ativistas a bordo do navio Esperanza, do Greenpeace, iniciaram uma travessia no Oceano Pacífico, na cola do navio Blue Marlin, que transporta a plataforma Polar Pioneer, da Shell, para explorar petróleo no Ártico. Já são mais de 8.000 milhas náuticas navegadas.
Os ativistas interceptaram a plataforma da Shell no meio do Oceano Pacífico, 750 milhas a noroeste do Havaí. Eles escalaram a estrutura de 97 metros de altura e 38.000 toneladas em alto-mar, a fim de denunciar e mostrar ao mundo inteiro a ameaça que a plataforma representa. Os ativistas levavam consigo a mensagem de mais de 6,8 milhões de pessoas ao redor do mundo: Shell, não queremos você no Ártico.
O grupo montou um acampamento na parte inferior do convés principal da plataforma Polar Pioneer e lá ficou por seis dias, durante os quais receberam suprimentos suficientes para permanecer acampados e se comunicar em tempo real com todo o mundo, apesar das centenas de quilômetros de distância da terra-firme.
A ameaça que a Shell representa para o Ártico é um assunto de suma importância e urgência: em março, o governo dos Estados Unidos aprovou a concessão de perfuração para a Shell no Mar de Chukchi, no Alasca Ártico. Isso significa que em menos de 100 dias, a Shell pode começar a explorar petróleo na região.
Como disse Johno Smith, ativista neozelandês: "Estamos aqui para ressaltar que em menos de 100 dias a Shell estará perto do Ártico para explorar petróleo. Esse ambiente antigo e prístino precisa de proteção para as gerações futuras e toda a vida que o chama de casa. Ao invés disso, as ações da Shell estão explorando o derretimento do gelo para aumentar um desastre causado pelo homem. As mudanças climáticas são uma realidade".
A Polar Pioneer, que está sendo transportada pelo Blue Marlin, um navio de 217 metros de comprimento, é uma das duas embarcações da Shell que rumam ao Ártico para explorar petróleo esse ano. A segunda embarcação, Noble Discoverer, é um dos mais antigos navios de perfuração do mundo. Em dezembro de 2014, a Noble Drilling, uma das maiores empresas contratadas pela Shell no Ártico e proprietária do navio, declarou-se culpada de cometer oito crimes relacionados com as tentativas fracassadas da Shell para perfurar no Oceano Ártico em 2012.
A reação da Shell
A Shell sentiu a pressão. Sabendo que milhões de pessoas em todo o mundo são contra suas ambições destrutivas, a empresa conseguiu na justiça dos EUA proibir o Greenpeace e qualquer pessoa ligada a ele de se aproximar das embarcações da Shell. A Shell não quer somente nos calar, quer calar a todos que a querem fora do Ártico.
Agora, mais do que nunca, o movimento contra os planos da Shell cresce e se espalha. Neste momento, a plataforma está se aproximando de Seattle, que servirá de base para a exploração do Ártico. Milhares de pessoas como nós já estão lá, aguardando a chegada da plataforma para mostrar que a exploração no Ártico é perigosa e inaceitável. Não podemos permitir que a Shell ameace todo um ecossistema tão rico e frágil. E não vamos desistir. SALVE O ÁRTICO!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. O DEPEN – Departamento Penitenciário Nacional realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 258 (duzentas e cinquenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 27/04 a 17/05/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.403,95. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
AL: A Prefeitura de Cacimbinhas/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 153 (cento e cinquenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 23/04/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Jobson Barros – Parnamirim (dia 16), Armando Lúcio Ribeiro – Prof., Martins Júnior - FUNDAC e Rejane Cunha – Atriz (17), Ilza Fernandes, Inessa Linhares e Sérgio Alexandre – Professores (18), Beethoven Cavalcante – Ator, Goretti Alves – HRTM, Salvelina Costa – UERN e Valmiro Manoel – EMATER (19), Adriana Morais – Jornalista, Antônia Silva – DATANORTE e Deusimar Dantas – UERN (20), Ricardo Alves – UERN (21), Carol Ribeiro – UnP e Jardson Arnaud – Prof. (22), Rony Dias – Técnico (23), Raimunda Soares – Sindicalista (24).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Li, gostei. Um abraço Milton Marques". – Valeu Professor e Dr. MM. Longa vida e com saúde!
= HÁ 175 ANOS! Nasceu em Martins/RN Almino Álvares Afonso, Bel. em Direito pela UFPE, ele tribuno, poeta, Deputado Federal (Constituinte), Senador e Abolicionista.
= E HÁ 70 ANOS! Presos políticos eram anistiados. Prestes saía da prisão depois de nove anos, 18/04/1945.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 638/2014 (de 16/04), tratamos dos seguintes temas: Acabar com o desmatamento na Indonésia; Programação para o 1º de maio; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (426); Fique sabendo... "Os Sem Votos".  por José Santos Diniz – Professor emérito da UERN.
- ÚNICO MOSSOROENSE NA MARATONA DE SANTIAGO/CHILE – O atleta Alex Polary Brito foi o único mossoroense a participar da Maratona de Santiago, Chele, no último fim de semana. Conseguiu correr os 42km em 3h37m39s, o que acarretou sua inclusão no ranking nacional de maratonistas, categoria entre 35 e 40 anos. O blog e a turma do Copão, da qual ele faz parte, parabeniza-o pelo feito. FONTE: www.tiocolorau.com.br, em 15/04/2015.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Nosso homenageado iniciou a carreira musical onde nasceu, em Fortaleza, Estado do Ceará. No início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais. Teve importantíssimo papel no cenário musical cearense, com grande contribuição para a promoção da cultura, música e artistas do Ceará. Em 1979, em plena Ditadura Militar, foi protagonista do movimento Massafeira, que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assaré, no Teatro José de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo. Dentre seus maiores sucessos constam: Terral, Ingazeiras, Lagoa de Aluá, Longarinas, Artigo 26, Pavão Mysteriozo, Enquanto Engoma a Calça, Flora, A Manga Rosa, Beiramar, Carneiro, etc. Suas músicas têm sido interpretadas por vários cantores da MPB, como Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luz, dentre outros. Reportamo-nos sobre JOSÉ EDNARDO SOARES COSTA SOUSA, mais conhecido como Ednardo que nasceu em 18/04/1945, é cantor e compositor, lançou dez albuns solo entre 1974 a 2000, 12 albuns em colaboração (1973 a 2009) e 08 Trilhas Sonoras (entre 1976 a 1994. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Ednard.
- DIA: hoje, é Dia da Assembleia Nacional dos Índios, Dia de Allan Kardeck, Dia de Monteiro Lobato (escritor brasileiro nascido em 18/04/1882), Dia do Livro Espírita, Dia Mundial do Radioamador e Dia Nacional do Livro Infantil. Amanhã (19) será Dia do Exército Brasileiro e Dia do Índio.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos Allankardecistas, aos espíritas, aos ragioamadores, ao exército brasileiro e aos índios.

QUEM CANTA...
"A minha ama tá armada / E apontada para a cara / Do sossego / Pois paz sem voz / Paz sem vós / Não é paz é medo... .  ("Minha Alma". Composição: Indisponível – Canta: O Rappa).
...OS MALES ESPANTA1!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário