domingo, 26 de abril de 2015

DC - Coluna de Notícias 685. (Anexo slide: Persistência - Ligue o Som).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VII – Edição nº 684 (geral) e 13ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, domingo, 26 de abril de 2015. Edição Especial - Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 17ª/52, dias: 116/365 e faltam 249 para o término do ano.

"Causo democrático!"

"Ronaldo e Chagas não me conheciam e se apresentam todos os sábados no Bar do Francisco – Feira Popular de Santa Cruz/RN. Não sabem o que faço e quem sou. Sábado (18) entrei, sentei numa cadeira perto deles, fiz a foto, gravei um pequeno vídeo e fiz algumas anotações. Depois de um certo tempo, o poeta Ronaldo de Santa Cruz resolveu fazer uma saudação à minha pessoa e começou assim: (Ronaldo de Santa Cruz): Cidadão de camisa de listra que sentou à nossa frente / Ajeitou sua filmagem, bateu à foto da gente / Eu quero lhe elogiar na cantiga de repente. - (Chagas Rodrigues): Fotógrafo inteligente, cinegrafista amador, da poesia sagrada um grande admirador / aprecie a poesia do poeta cantador. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Lembrando à velha e boa música do saudoso Raul Seixas, "Eu também vou reclamar"! Mais um protesto foi realizado por comunitários e populações das adjacências dos abolições, na terça-feira (21), apoio esse movimento e fico indignado com a escuridão naquele setor, como também em todos os viadutos (construídos, interditado e em eternas obras). Pelo jeito um dia quando aquele complexo de 17km "estiver 100% concluído" se tornará 100% às escuras para sempre! E boa leitura nobre leitor/a!

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONTABILISTA (25/04) E CONTADOR (22/09)Muitos não sabem diferenciar esses gêneros da profissão contábil, mas na verdade, contabilista é sinônimo de contabilidade, abrangendo o campo de atuação dos contadores e dos técnicos em contabilidade. O contador é um profissional universitário que exerce funções técnicas e acadêmicas da contabilidade, que cursou Ciências Contábeis. Já o Técnico em Contabilidade é o sucessor do antigo guarda-livros, profissional formado pelos cursos profissionalizantes das Escolas Técnicas do Comércio, curso de nível médio, executando a função técnica da contabilidade.

Só que ontem, 25 de abril não foi dia do Contador. O dia do Contador é 22 de Setembro. Hoje é o dia do CONTABILISTA. PARABÉNS, CONTABILISTA! - Pois você contribui de várias maneiras à vida econômica e social do país: - pelo seu admirável empenho em várias frentes de trabalho; - pela sua participação imprescindível na obtenção de recursos para os Conselhos Tutelares da Criança e ao Adolescente, mediante dedução do IR; - pela sua força moral, ao apoiar movimentos contra o aumento de tributos. - pela sua capacidade e inteligência, facilitando o caminho das organizações; - pelo seu trabalho na composição de dados para fundamentar as grandes, decisões dos dirigentes; - pelo seu papel insubstituível na nova fase de transparência da administração pública como pede a Lei de Responsabilidade Fiscal. Parabéns pela sua participação na construção de um mundo melhor! Por Luca Paccioli – FONTE: calupafac.blogspot.com.br/.

TRT/RN: CLT 70 DISCUTE MUDANÇAS NA TERCEIRIZAÇÃO – Natal. "Terceirização: Direito ou Precarização"? O impacto das mudanças aprovadas pela Câmara dos Deputados nas regras da Terceirização no Brasil será o tema da discussão do próximo CLT 70 Minutos que acontece no dia 14 de maio, a partir das 19h, no auditório da livraria Saraiva do Midway Mall. Para falar sobre o tema Terceirização: Direito ou Precarização? foram convidados o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Natal, Décio Teixeira de Carvalho Júnior, e o advogado e contador Milley God Serrano Maia. Durante 70 minutos, os convidados irão debater os aspectos trazidos pelo Projeto de Lei 4.330/04 e, em seguida, vão esclarecer as dúvidas do público sobre o tema.

PALESTRANTES: O Professor da pós-graduação da UnP, FAL e ESMAT/RN, Décio Teixeira de Carvalho Júnior é graduado em Direito e Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, juiz do trabalho titular da 3ª Vara do Trabalho de Natal e já atuou como juiz do trabalho da 6ª Região (TRT-PE). E Milley God Serrano Maia, é advogado e contador pela Universidade Potiguar, com pós-graduação em Auditoria Fiscal e Tributária e em Direito Tributário e Constitucional.

O projeto CLT 70 reúne, mensalmente, especialistas, estudantes, advogados, sindicalistas e interessados para debater temas relacionados à Consolidação das Leis do Trabalho. As palestras são abertas ao público e não há necessidade de fazer inscrição prévia. No entanto, os interessados devem chegar cedo, pois o espaço tem vagas limitadas.

SERVIÇO: Projeto CLT 70 Minutos - Terceirização: Direito ou Precarização? Quando: Quinta-feira (14/05), às 19h - Entrada Gratuita, onde: Auditório da Livraria Saraiva (Midway Mall). Para mais informações, ligue 4006-3280/3222-4722/3222-4733.

CARLOS ANTÔNIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Nosso convocado da série já passou pela série várias vezes, sempre antenado e num release rápido informa que:

NENHUM DIREITO A MENOS. Os movimentos sociais compostos de sindicato, entidades e organizações, já se mobilizam para programação alusiva ao 1º de Maio, data histórica que marca o Dia do Trabalhador/Trabalho. Na quinta-feira (23) reunidos, ficou definida uma programação até 1º de Maio, já no domingo um debate no programa radiofônico do CEBI via Rádio Rural. Amanhã (27), às 18h no SECOM análise de conjuntura com o tema "O Brasil que temos e o Brasil que Queremos"; terça-feira (28) "Redução da Maioridade Penal e os Desafios da Classe Trabalhadora", às 18h no SECOM; quarta-feira (29) às 19h, no Auditório da FAFIC – Campus Central/UERN; quinta-feira 30), panfletagem nas praças públicas (manhã e tarde). Na sexta-feira - 1º de Maio, Passeio Ciclístico pelas adjacências do Abolição II e finalizando com uma Celebração da Classe Trabalhadora com um café da manhã com os participantes. "Somos a maioria. quem tem que decidir os rumos do nosso país é a classe trabalhadora e o povo brasileiro. A luta de classe nunca esteve tão viva. Quem esqueceu essa palavra olhe o que a história esta ensinando". Abraços e vamos às ruas. Carlinhos. Secom/Pastoral Operária.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (471) – Um senhor que eu não conheço pessoalmente se chateou comigo hoje (24) porque eu coloquei uma saudação a Ogum na minha do tempo. Me perguntou em que parte da Bíblia existia isso Apesar dele ter o costume de publicar comentários religiosos e várias postagens minhas e sempre em CAIXA ALTA, fui educada, respondi que cada um acreditava no que queria. "Simples assim". Ele voltou à carga dizendo que não tinha nada simples assim na Bíblia. Falei num ser de luz e amor, em respeito ao próximo e à diversidade. Joguei pérolas aos porcos. Nos bloqueamos mutuamente. Sem respeito, não há convivência possível. Simples Assim. Ana Cadengue. (Publicado no facebook de AC, em 24/04/2015).

FIQUE SABENDO... "Um macaco teria criado um império nas condições dadas a Roberto Marinho pela ditadura em troca de apoio político.". Por Paulo Nogueira, postada em 02/04/2015. FONTE: www.diariodocentrodomundo.com.br/.

O que não é dito à população é que o Projac foi construído em uma área reservada pelo governo do Rio de Janeiro para a construção de casas populares.

De tanto tratar os brasileiros como idiotas, a Globo parece que passou realmente a acreditar que somos todos imbecis.

É o que sugere um editorial a propósito da liberdade de expressão. Nele, os Marinhos atacam, furiosamente, a regulação da mídia. E se colocam na posição de campeões do "jornalismo independente, que não vive de verbas oficiais".

Pausa para gargalhar, e um segundo a mais para lembrar Wellington: quem acredita naquilo acredita em tudo.

Cada tijolo da Globo é, de alguma forma, produto de verbas oficiais – e mais incontáveis mamatas e privilégios que a empresa ganhou na ditadura militar e preservou intactos, numa aberração, nestes anos todos de democracia restabelecida.

Um macaco teria erguido um império nas condições dadas a Roberto Marinho pela ditadura em troca de apoio político. Financiamentos diversos, publicidade copiosa dia após dia, complacência na cobrança de impostos – em suma, foi um empreendimento que é o oposto do que prega o capitalismo real. Não havia risco. Estava tudo garantido.

Roberto Marinho recebeu muito da ditadura e deu muito a ela. É expressivo o depoimento do general presidente Médici, em 1972: "Sinto-me feliz todas as noites quando assisto TV porque no noticiário da Globo o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz… É como tomar um calmante após um dia de trabalho …" (Este Brasil paradisíaco subitamente renasceria, agora, caso Aécio tivesse vencido.)

As facilidades acabariam vindo de todos os lados.

No Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim lembra, hoje, como foi construído o Projac, o monumental estúdio da Globo. Como em tudo, dinheiro público – e não às reservas formidáveis da família Marinho.

Num perfil sobre Roberto Marinho, o acadêmico Gabriel Collares Barbosa, da UFRJ, fala com minúcias do Projac.

"Outro fato que merece registro se refere a construção do Projac. Com 1.300.00 m², o Projac, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, é o maior centro de produção da América Latina e foi projetado para abrigar superestúdios, módulos de produção e galpões de acervo.

Ao todo são quatro estúdios, de 1000m² cada, fábrica de cenários, figurinos, cidades cenográficas, centro de pós-produção e administração.

O que não é dito à população é que o Projac foi construído em uma área reservada pelo governo do Rio de Janeiro para a construção de casas populares.

Roberto Marinho humildemente solicitou à prefeitura uma autorização para construir sua "casinha" popular. Com a autorização em mãos, Roberto Marinho indevidamente começou a construção do Projac utilizando recursos levantados em empréstimos com a Caixa Econômica Federal para pagamento em dez anos.

"Podemos especular que a quitação do débito foi pago com propaganda da CEF na Rede Globo".

Uma ação popular exigindo a devolução desse dinheiro foi impetrada na justiça pois a Caixa Econômica é acusada de ter feito uma operação fora da rotina, com juros abaixo do mercado. "O valor desse empréstimo atualizado com juros e correção monetária chega hoje a 37 milhões de dólares."

A maneira como a Globo se serviu de bancos públicos foi imortalizada, em 1983, pelo Pasquim. O Pasquim noticiou dois empréstimos a juros maternos que a Globo conseguiu com o Banerj, o Banco do Estado do Rio.

O Pasquim mostrou que a Globo ganharia um dinheiro considerável caso simplesmente pegasse o dinheiro dos empréstimos e o aplicasse no próprio Banerj. Roberto Marinho foi chamado, pelo Pasquim, de "o maior assaltante de bancos do Brasil".

"Nenhuma outra quadrilha, inclusive movimentos terroristas, lucrou tanto no negócio de assaltos a bancos como a quadrilha da Rede Globo", escreveu o Pasquim.

O diretor superintendente do Banerj, Miguel Pires Gonçalves, acabaria depois virando superintendente da Globo. (Filho de um general da ditadura, Gonçalves acabaria por ser peça chave na manipulação do debate entre Collor e Lula na Globo, em 1989).

Pois é esta Globo que, num editorial, desce à infâmia e se proclama símbolo do "jornalismo sem verbas oficiais". Talvez a Globo considere que os 500 milhões de reais anuais que vem recebendo há tempos das estatais federais – mesmo com uma brutal queda da audiência — sejam pouca coisa.

Ou, então, o que é mais provável, ache que somos todos estúpidos para cair na lorota cínica de que é uma empresa que ficaria de pé sem as mil-e-uma incursões ao dinheiro público. Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui (https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo).

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL. O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 48 (quarenta e oito) VAGAS PARA ARQUEÓLOGO, inscrições abertas até o dia 12/05/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 8.300,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

AL: A Prefeitura de Pesqueira/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 87 (oitenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 27/04 a 30/05/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.595,82. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Kennedy Tavares – HTRM (dia 22), Leomar Freire – FUDAC e Lobato Assunção – UERN (25), Dayany Ribeiro – Natal e Eliane Garcia – SINAI (26), Zilta Nunes – FUNDAC (27), Deuzimar Dantas – UERN (29), Moisés de Melo – Estudante e Rejane Costa – UERN (30), Edna Souza – Natal e Ivonete Severina – FUNDAC (1º/05).

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Obrigado amigo Hermes, pela Lembrança. Rejane Cunha". – Não seja por isso, estimável amiga. Quantas saudades, muito importante nossa convivência quando moramos junto de vocês. Nunca esqueci tantas visitas e a memorável na manhã de 17/03/2007. Saúde e longa vida.

"Amigo bom, da gente, é pra ser lembrado. Valeu! Manoel Dantas". – Amigo Manoel, professor e amigo desde o então ILA – Instituto de Letras e Artes. Fraterno abraço e bênçãos de fé a você e familiares.

= HÁ 69 ANOS! A Matriz de Santa Luzia passou a Catedral, em 26/04/1946. Fonte: Mossoró Nossa Terra, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 639/2014 (de 19/04), tratamos dos seguintes temas: Bilhões de abelhas estão morrendo; Governo Rosalba enrola servidores, até quando?; Emery Costa, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (427) por Itamar Costa; Fique sabendo... "A Revolução Militar de 1964" - por Armando Lúcio Ribeiro – Promotor de Justiça e Professor da UERN.

- AÇÕES DE COBRANÇA DO DPVAT PRESCREVEM EM TRÊS ANOSA pretensão de cobrança de valores e diferenças de seguro obrigatório (DPVAT) prescreve em três anos. O entendimento é do 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recurso repetitivo (tema 883). A decisão vai orientar as demais instâncias da Justiça sobre como proceder em casos idênticos. Segundo o relator do recurso, ministro Villas Bôas Cueva, a questão já se encontra pacificada no STJ no sentido de que a partir da entrada em vigor do novo Código Civil, em 11 de janeiro de 2003, o prazo prescricional para as ações que buscam o pagamento integral do DPVAT passou a ser trienal. O DPVAT é o seguro recolhido junto o IPVA e foi instituído pela Lei 6.194/74 para garantir indenização por morte, invalidez permanente e despesas médicas a todos os envolvidos em acidente de trânsito. FONTE: www.conjur.com.br, em 24/04/2015.

- DO MUNDO ARTÍSTICO: Nosso homenageado era filho do músico Alfredo da Rocha Vianna, funcionário dos correios, flautista e que possuía uma grande coleção de partituras de choros antigos. Aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Vianna). Foi ele quem obteve o primeiro emprego para o garoto, que começou a atuar em 1912 em Cabarés da Lapa e depois substituiu o flautista titular na orquestra da sala de projeção do Cine Rio Branco. Nos anos seguintes continuou atuando em salas de cinema, ranchos carnavalescos, casas noturnas e no Teatro de Revista. Nosso enfocado integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito Batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves ou Mário Reis. No fim da década foi substituído na função por Radamés Gnattali. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda, passando a tocar o saxofone tenor. Algumas de suas principais obras foram registradas em parceria com o líder do conjunto, mas hoje se sabe que Benedito Lacerda não era o compositor, mas pagava pelas parcerias. Quando compôs "Carinhoso", entre 1916 e 1917 e "Lamentos" em 1928, que são considerados alguns dos choros mais famosos, ele foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do Jazz, enquanto hoje em dia podem ser vistas como avançadas demais para a época. Além disso, "Carinhoso" na época não foi considerado choro, e sim uma "polca". Outras composições, entre centenas, são "Rosa", "Vou vivendo", "Lamentos", "1 x 0", "Naquele tempo" e "Sofres Porque Queres". O grande homenageado da séria nasceu no Rio de Janeiro, em 23/04/1897 e faleceu aos 75 anos (17/02/1973) na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, quando seria padrinho em uma cerimônia de batismo. Foi enterrado no Cemitério de Inhaúma. Reportamo-nos sobre ALFREDO VIANA DA ROCHA FILHO, mais conhecido como Pixinguinha e teve atividade musical de 61 anos (1911 a 1972), começou ainda garoto com 14 anos de idade. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixinguinha.

- DIA: hoje, é do Engraxate, Dia do Goleiro, Dia do Juiz da Justiça do Trabalho, Dia Internacional de Chernobyl / ONU, Dia Mundial das Nações e Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Amanhã (27) será Dia da Liberdade da África do Sul, Dia do Educador Sanitarista, Dia do Emigrante, Dia do Kung-Fu, Dia do Sacerdote e Dia Nacional da Empregada Doméstica.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos engraxates, aos goleiros, aos juízes do trabalho e aos agente se combate à hipertensão arterial, aos sul-africanos, aos educadores sanitaristas, aos emigrantes, aos praticantes de kung-fu, aos sacerdotes e empregadas domésticas.

QUEM canta...

"Eu já sei porque você não me convida pra entrar / E se falo nessas coisas, você procura disfarçar / Fingindo não entender / Eu já sei porque você não me apresenta seus pais / Eu entendo a razão de tudo isso que você faz / É medo de me perder... .  ("Deixe Essa Vergonha de Lado". Composição: Odair José – Canta: O.J.).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário