domingo, 26 de abril de 2015

DC - Coluna de Notícias 685. (Anexo slide: Persistência - Ligue o Som).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VII – Edição nº 684 (geral) e 13ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, domingo, 26 de abril de 2015. Edição Especial - Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 17ª/52, dias: 116/365 e faltam 249 para o término do ano.

"Causo democrático!"

"Ronaldo e Chagas não me conheciam e se apresentam todos os sábados no Bar do Francisco – Feira Popular de Santa Cruz/RN. Não sabem o que faço e quem sou. Sábado (18) entrei, sentei numa cadeira perto deles, fiz a foto, gravei um pequeno vídeo e fiz algumas anotações. Depois de um certo tempo, o poeta Ronaldo de Santa Cruz resolveu fazer uma saudação à minha pessoa e começou assim: (Ronaldo de Santa Cruz): Cidadão de camisa de listra que sentou à nossa frente / Ajeitou sua filmagem, bateu à foto da gente / Eu quero lhe elogiar na cantiga de repente. - (Chagas Rodrigues): Fotógrafo inteligente, cinegrafista amador, da poesia sagrada um grande admirador / aprecie a poesia do poeta cantador. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Lembrando à velha e boa música do saudoso Raul Seixas, "Eu também vou reclamar"! Mais um protesto foi realizado por comunitários e populações das adjacências dos abolições, na terça-feira (21), apoio esse movimento e fico indignado com a escuridão naquele setor, como também em todos os viadutos (construídos, interditado e em eternas obras). Pelo jeito um dia quando aquele complexo de 17km "estiver 100% concluído" se tornará 100% às escuras para sempre! E boa leitura nobre leitor/a!

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONTABILISTA (25/04) E CONTADOR (22/09)Muitos não sabem diferenciar esses gêneros da profissão contábil, mas na verdade, contabilista é sinônimo de contabilidade, abrangendo o campo de atuação dos contadores e dos técnicos em contabilidade. O contador é um profissional universitário que exerce funções técnicas e acadêmicas da contabilidade, que cursou Ciências Contábeis. Já o Técnico em Contabilidade é o sucessor do antigo guarda-livros, profissional formado pelos cursos profissionalizantes das Escolas Técnicas do Comércio, curso de nível médio, executando a função técnica da contabilidade.

Só que ontem, 25 de abril não foi dia do Contador. O dia do Contador é 22 de Setembro. Hoje é o dia do CONTABILISTA. PARABÉNS, CONTABILISTA! - Pois você contribui de várias maneiras à vida econômica e social do país: - pelo seu admirável empenho em várias frentes de trabalho; - pela sua participação imprescindível na obtenção de recursos para os Conselhos Tutelares da Criança e ao Adolescente, mediante dedução do IR; - pela sua força moral, ao apoiar movimentos contra o aumento de tributos. - pela sua capacidade e inteligência, facilitando o caminho das organizações; - pelo seu trabalho na composição de dados para fundamentar as grandes, decisões dos dirigentes; - pelo seu papel insubstituível na nova fase de transparência da administração pública como pede a Lei de Responsabilidade Fiscal. Parabéns pela sua participação na construção de um mundo melhor! Por Luca Paccioli – FONTE: calupafac.blogspot.com.br/.

TRT/RN: CLT 70 DISCUTE MUDANÇAS NA TERCEIRIZAÇÃO – Natal. "Terceirização: Direito ou Precarização"? O impacto das mudanças aprovadas pela Câmara dos Deputados nas regras da Terceirização no Brasil será o tema da discussão do próximo CLT 70 Minutos que acontece no dia 14 de maio, a partir das 19h, no auditório da livraria Saraiva do Midway Mall. Para falar sobre o tema Terceirização: Direito ou Precarização? foram convidados o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Natal, Décio Teixeira de Carvalho Júnior, e o advogado e contador Milley God Serrano Maia. Durante 70 minutos, os convidados irão debater os aspectos trazidos pelo Projeto de Lei 4.330/04 e, em seguida, vão esclarecer as dúvidas do público sobre o tema.

PALESTRANTES: O Professor da pós-graduação da UnP, FAL e ESMAT/RN, Décio Teixeira de Carvalho Júnior é graduado em Direito e Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, juiz do trabalho titular da 3ª Vara do Trabalho de Natal e já atuou como juiz do trabalho da 6ª Região (TRT-PE). E Milley God Serrano Maia, é advogado e contador pela Universidade Potiguar, com pós-graduação em Auditoria Fiscal e Tributária e em Direito Tributário e Constitucional.

O projeto CLT 70 reúne, mensalmente, especialistas, estudantes, advogados, sindicalistas e interessados para debater temas relacionados à Consolidação das Leis do Trabalho. As palestras são abertas ao público e não há necessidade de fazer inscrição prévia. No entanto, os interessados devem chegar cedo, pois o espaço tem vagas limitadas.

SERVIÇO: Projeto CLT 70 Minutos - Terceirização: Direito ou Precarização? Quando: Quinta-feira (14/05), às 19h - Entrada Gratuita, onde: Auditório da Livraria Saraiva (Midway Mall). Para mais informações, ligue 4006-3280/3222-4722/3222-4733.

CARLOS ANTÔNIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Nosso convocado da série já passou pela série várias vezes, sempre antenado e num release rápido informa que:

NENHUM DIREITO A MENOS. Os movimentos sociais compostos de sindicato, entidades e organizações, já se mobilizam para programação alusiva ao 1º de Maio, data histórica que marca o Dia do Trabalhador/Trabalho. Na quinta-feira (23) reunidos, ficou definida uma programação até 1º de Maio, já no domingo um debate no programa radiofônico do CEBI via Rádio Rural. Amanhã (27), às 18h no SECOM análise de conjuntura com o tema "O Brasil que temos e o Brasil que Queremos"; terça-feira (28) "Redução da Maioridade Penal e os Desafios da Classe Trabalhadora", às 18h no SECOM; quarta-feira (29) às 19h, no Auditório da FAFIC – Campus Central/UERN; quinta-feira 30), panfletagem nas praças públicas (manhã e tarde). Na sexta-feira - 1º de Maio, Passeio Ciclístico pelas adjacências do Abolição II e finalizando com uma Celebração da Classe Trabalhadora com um café da manhã com os participantes. "Somos a maioria. quem tem que decidir os rumos do nosso país é a classe trabalhadora e o povo brasileiro. A luta de classe nunca esteve tão viva. Quem esqueceu essa palavra olhe o que a história esta ensinando". Abraços e vamos às ruas. Carlinhos. Secom/Pastoral Operária.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (471) – Um senhor que eu não conheço pessoalmente se chateou comigo hoje (24) porque eu coloquei uma saudação a Ogum na minha do tempo. Me perguntou em que parte da Bíblia existia isso Apesar dele ter o costume de publicar comentários religiosos e várias postagens minhas e sempre em CAIXA ALTA, fui educada, respondi que cada um acreditava no que queria. "Simples assim". Ele voltou à carga dizendo que não tinha nada simples assim na Bíblia. Falei num ser de luz e amor, em respeito ao próximo e à diversidade. Joguei pérolas aos porcos. Nos bloqueamos mutuamente. Sem respeito, não há convivência possível. Simples Assim. Ana Cadengue. (Publicado no facebook de AC, em 24/04/2015).

FIQUE SABENDO... "Um macaco teria criado um império nas condições dadas a Roberto Marinho pela ditadura em troca de apoio político.". Por Paulo Nogueira, postada em 02/04/2015. FONTE: www.diariodocentrodomundo.com.br/.

O que não é dito à população é que o Projac foi construído em uma área reservada pelo governo do Rio de Janeiro para a construção de casas populares.

De tanto tratar os brasileiros como idiotas, a Globo parece que passou realmente a acreditar que somos todos imbecis.

É o que sugere um editorial a propósito da liberdade de expressão. Nele, os Marinhos atacam, furiosamente, a regulação da mídia. E se colocam na posição de campeões do "jornalismo independente, que não vive de verbas oficiais".

Pausa para gargalhar, e um segundo a mais para lembrar Wellington: quem acredita naquilo acredita em tudo.

Cada tijolo da Globo é, de alguma forma, produto de verbas oficiais – e mais incontáveis mamatas e privilégios que a empresa ganhou na ditadura militar e preservou intactos, numa aberração, nestes anos todos de democracia restabelecida.

Um macaco teria erguido um império nas condições dadas a Roberto Marinho pela ditadura em troca de apoio político. Financiamentos diversos, publicidade copiosa dia após dia, complacência na cobrança de impostos – em suma, foi um empreendimento que é o oposto do que prega o capitalismo real. Não havia risco. Estava tudo garantido.

Roberto Marinho recebeu muito da ditadura e deu muito a ela. É expressivo o depoimento do general presidente Médici, em 1972: "Sinto-me feliz todas as noites quando assisto TV porque no noticiário da Globo o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz… É como tomar um calmante após um dia de trabalho …" (Este Brasil paradisíaco subitamente renasceria, agora, caso Aécio tivesse vencido.)

As facilidades acabariam vindo de todos os lados.

No Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim lembra, hoje, como foi construído o Projac, o monumental estúdio da Globo. Como em tudo, dinheiro público – e não às reservas formidáveis da família Marinho.

Num perfil sobre Roberto Marinho, o acadêmico Gabriel Collares Barbosa, da UFRJ, fala com minúcias do Projac.

"Outro fato que merece registro se refere a construção do Projac. Com 1.300.00 m², o Projac, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, é o maior centro de produção da América Latina e foi projetado para abrigar superestúdios, módulos de produção e galpões de acervo.

Ao todo são quatro estúdios, de 1000m² cada, fábrica de cenários, figurinos, cidades cenográficas, centro de pós-produção e administração.

O que não é dito à população é que o Projac foi construído em uma área reservada pelo governo do Rio de Janeiro para a construção de casas populares.

Roberto Marinho humildemente solicitou à prefeitura uma autorização para construir sua "casinha" popular. Com a autorização em mãos, Roberto Marinho indevidamente começou a construção do Projac utilizando recursos levantados em empréstimos com a Caixa Econômica Federal para pagamento em dez anos.

"Podemos especular que a quitação do débito foi pago com propaganda da CEF na Rede Globo".

Uma ação popular exigindo a devolução desse dinheiro foi impetrada na justiça pois a Caixa Econômica é acusada de ter feito uma operação fora da rotina, com juros abaixo do mercado. "O valor desse empréstimo atualizado com juros e correção monetária chega hoje a 37 milhões de dólares."

A maneira como a Globo se serviu de bancos públicos foi imortalizada, em 1983, pelo Pasquim. O Pasquim noticiou dois empréstimos a juros maternos que a Globo conseguiu com o Banerj, o Banco do Estado do Rio.

O Pasquim mostrou que a Globo ganharia um dinheiro considerável caso simplesmente pegasse o dinheiro dos empréstimos e o aplicasse no próprio Banerj. Roberto Marinho foi chamado, pelo Pasquim, de "o maior assaltante de bancos do Brasil".

"Nenhuma outra quadrilha, inclusive movimentos terroristas, lucrou tanto no negócio de assaltos a bancos como a quadrilha da Rede Globo", escreveu o Pasquim.

O diretor superintendente do Banerj, Miguel Pires Gonçalves, acabaria depois virando superintendente da Globo. (Filho de um general da ditadura, Gonçalves acabaria por ser peça chave na manipulação do debate entre Collor e Lula na Globo, em 1989).

Pois é esta Globo que, num editorial, desce à infâmia e se proclama símbolo do "jornalismo sem verbas oficiais". Talvez a Globo considere que os 500 milhões de reais anuais que vem recebendo há tempos das estatais federais – mesmo com uma brutal queda da audiência — sejam pouca coisa.

Ou, então, o que é mais provável, ache que somos todos estúpidos para cair na lorota cínica de que é uma empresa que ficaria de pé sem as mil-e-uma incursões ao dinheiro público. Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui (https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo).

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL. O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 48 (quarenta e oito) VAGAS PARA ARQUEÓLOGO, inscrições abertas até o dia 12/05/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 8.300,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

AL: A Prefeitura de Pesqueira/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 87 (oitenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 27/04 a 30/05/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.595,82. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Kennedy Tavares – HTRM (dia 22), Leomar Freire – FUDAC e Lobato Assunção – UERN (25), Dayany Ribeiro – Natal e Eliane Garcia – SINAI (26), Zilta Nunes – FUNDAC (27), Deuzimar Dantas – UERN (29), Moisés de Melo – Estudante e Rejane Costa – UERN (30), Edna Souza – Natal e Ivonete Severina – FUNDAC (1º/05).

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Obrigado amigo Hermes, pela Lembrança. Rejane Cunha". – Não seja por isso, estimável amiga. Quantas saudades, muito importante nossa convivência quando moramos junto de vocês. Nunca esqueci tantas visitas e a memorável na manhã de 17/03/2007. Saúde e longa vida.

"Amigo bom, da gente, é pra ser lembrado. Valeu! Manoel Dantas". – Amigo Manoel, professor e amigo desde o então ILA – Instituto de Letras e Artes. Fraterno abraço e bênçãos de fé a você e familiares.

= HÁ 69 ANOS! A Matriz de Santa Luzia passou a Catedral, em 26/04/1946. Fonte: Mossoró Nossa Terra, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 639/2014 (de 19/04), tratamos dos seguintes temas: Bilhões de abelhas estão morrendo; Governo Rosalba enrola servidores, até quando?; Emery Costa, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (427) por Itamar Costa; Fique sabendo... "A Revolução Militar de 1964" - por Armando Lúcio Ribeiro – Promotor de Justiça e Professor da UERN.

- AÇÕES DE COBRANÇA DO DPVAT PRESCREVEM EM TRÊS ANOSA pretensão de cobrança de valores e diferenças de seguro obrigatório (DPVAT) prescreve em três anos. O entendimento é do 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recurso repetitivo (tema 883). A decisão vai orientar as demais instâncias da Justiça sobre como proceder em casos idênticos. Segundo o relator do recurso, ministro Villas Bôas Cueva, a questão já se encontra pacificada no STJ no sentido de que a partir da entrada em vigor do novo Código Civil, em 11 de janeiro de 2003, o prazo prescricional para as ações que buscam o pagamento integral do DPVAT passou a ser trienal. O DPVAT é o seguro recolhido junto o IPVA e foi instituído pela Lei 6.194/74 para garantir indenização por morte, invalidez permanente e despesas médicas a todos os envolvidos em acidente de trânsito. FONTE: www.conjur.com.br, em 24/04/2015.

- DO MUNDO ARTÍSTICO: Nosso homenageado era filho do músico Alfredo da Rocha Vianna, funcionário dos correios, flautista e que possuía uma grande coleção de partituras de choros antigos. Aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Vianna). Foi ele quem obteve o primeiro emprego para o garoto, que começou a atuar em 1912 em Cabarés da Lapa e depois substituiu o flautista titular na orquestra da sala de projeção do Cine Rio Branco. Nos anos seguintes continuou atuando em salas de cinema, ranchos carnavalescos, casas noturnas e no Teatro de Revista. Nosso enfocado integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito Batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves ou Mário Reis. No fim da década foi substituído na função por Radamés Gnattali. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda, passando a tocar o saxofone tenor. Algumas de suas principais obras foram registradas em parceria com o líder do conjunto, mas hoje se sabe que Benedito Lacerda não era o compositor, mas pagava pelas parcerias. Quando compôs "Carinhoso", entre 1916 e 1917 e "Lamentos" em 1928, que são considerados alguns dos choros mais famosos, ele foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do Jazz, enquanto hoje em dia podem ser vistas como avançadas demais para a época. Além disso, "Carinhoso" na época não foi considerado choro, e sim uma "polca". Outras composições, entre centenas, são "Rosa", "Vou vivendo", "Lamentos", "1 x 0", "Naquele tempo" e "Sofres Porque Queres". O grande homenageado da séria nasceu no Rio de Janeiro, em 23/04/1897 e faleceu aos 75 anos (17/02/1973) na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, quando seria padrinho em uma cerimônia de batismo. Foi enterrado no Cemitério de Inhaúma. Reportamo-nos sobre ALFREDO VIANA DA ROCHA FILHO, mais conhecido como Pixinguinha e teve atividade musical de 61 anos (1911 a 1972), começou ainda garoto com 14 anos de idade. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixinguinha.

- DIA: hoje, é do Engraxate, Dia do Goleiro, Dia do Juiz da Justiça do Trabalho, Dia Internacional de Chernobyl / ONU, Dia Mundial das Nações e Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Amanhã (27) será Dia da Liberdade da África do Sul, Dia do Educador Sanitarista, Dia do Emigrante, Dia do Kung-Fu, Dia do Sacerdote e Dia Nacional da Empregada Doméstica.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos engraxates, aos goleiros, aos juízes do trabalho e aos agente se combate à hipertensão arterial, aos sul-africanos, aos educadores sanitaristas, aos emigrantes, aos praticantes de kung-fu, aos sacerdotes e empregadas domésticas.

QUEM canta...

"Eu já sei porque você não me convida pra entrar / E se falo nessas coisas, você procura disfarçar / Fingindo não entender / Eu já sei porque você não me apresenta seus pais / Eu entendo a razão de tudo isso que você faz / É medo de me perder... .  ("Deixe Essa Vergonha de Lado". Composição: Odair José – Canta: O.J.).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

sábado, 18 de abril de 2015

DC - Coluna de Notícias 684. (Anexo slide: Persistência).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 684 (geral) e12ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 18 de abril de 2015. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 16ª/52, dias: 108/365 e faltam 257 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Vou receitar pra você / Palavras que vida dão / Dividem alma e medula / Penetra no coração / Se seguir a prescrição / Ficará aliviado / De todas as mazelas que o deixa atormentado". Do folheto "O Lamento", dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Essa semana registra-se 40 dias que o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN protocolou na Chefia de Gabinete do governo, a pauta de reinvindicações acompanhado de ofício solicitando abertura de negociação e prazo de vinte dias para a primeira audiência. A expectativa era de que até o dia dez (próximo passado) o governador abrisse o diálogo e nada aconteceu. Caso não seja marcada para essa semana, o sindicato irá convocar Assembleia Geral com todas as categorias que formam a base do sindicato, para dá rumo à nova fase da Campanha Salarial 2015. Vale salientar que, o então governador eleito Robinson de Faria esteve reunido com o FES - Fórum Estadual de Servidores em dezembro/2014 e comprometeu-se dele mesmo está à frente do debate e negociando diretamente o fórum. Pelo visto, o governador continua em campanha eleitoral, só promete e continua prometendo. E vamos ao SÊBadO que dá tempo e boa leitura nobre leitor/a!

DESSERVIÇO AO ESTUDANTE ESTAGIÁRIO – A burocracia de uma universidade não pode prestar desserviço à aluna só porque lhe faltaram "créditos" para atingir certo limite que a habilitaria a estagiar. Assim decidiu o desembargador Johonsom Di Salvo, da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ao garantir o direito de uma estudante da Universidade Federal do ABC a participar de estágio supervisionado não obrigatório junto a uma empresa de logística.
O desembargador considerou ilegal uma resolução da instituição de ensino que exige coeficiente de aproveitamento mínimo para participação de alunos em estágios, além daqueles estabelecidos na Lei 11.788/2008. O desembargador manteve a decisão de primeira instância. "Trata-se de estágio voluntário e é um absurdo que a Universidade se oponha a isso, para prejudicar seu aluno, fincada em números frios, olvidando, em favor da tecnocracia docente, realidades maiores da vida", escreveu.
O relator ressaltou ainda que o estágio é meio de aprendizado. "Se a empresa contratante se satisfez com o currículo do acadêmico e com o processo seletivo a que o mesmo se submeteu, não tem o menor sentido que justamente a universidade que lhe presta o ensino formal oponha óbice a que o aluno possa frequentar o estágio como complemento da formação acadêmica", concluiu. Com informações da assessoria de imprensa do TRF-3. Agravo de instrumento 0005960-87.2015.4.03.0000/SP. FONTE: www.conjur.com.br/.

GOVERNO DO ESTADO IGNORA REIVINDICAÇÕES DE SERVIDORES - Nesta sexta-feira (17) completou 38 dias da entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015 pelos membros da direção do SINAI-RN, ao governo do estado. Entretanto, o governo ainda não deu qualquer resposta aos pedidos dos trabalhadores que compõem a base do Sindicato.
De acordo com o Secretário Geral do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta, Santino Arruda, o governo sinalizou que analisaria as demandas e em seguida daria um retorno sobre as reivindicações. "O governo se prontificou de responder a pauta que entregamos no dia 10 de março. No entanto, até agora não houve resposta", afirma o Secretário Geral do sindicato.

BIBLIOTECA MANÉ BERADEIRO ENTREGA DIPLOMA DE SÓCIO HONORÁRIO – A BMB fará ao longo de ano a entrega de diploma de sócio honorário àquelas pessoas que de uma forma significante contribuíram para a sua criação e formação de acervo, ou prestam serviços relevantes à causa da biblioteca.
Abrindo o livro de registro desses diplomas, o primeiro a ser entregue é à professora SANDRA DE OLIVEIRA PIMENTEL MARTINS, minha esposa, que sempre me lembra: "Seus sonhos são os meus sonhos". E uma prova disso foi a sua dedicação em reformar o lugar onde hoje abriga a primeira célula da Biblioteca Mané Beradeiro, um beco da nossa casa. Por tal razão, não podia deixa-la de lançar seu nome no rol de membros sócios honorários, como a primeira a ser agraciada com esse título. "Sou infinitamente grato a Deus por tê-la comigo e feliz em saber que a nossa casa serve de ninho para um projeto que com certeza tornar-se-á gigante e muito bem fará às crianças e adultos", afirmou Francisco Martins Alves Neto – Idealizador do projeto.

ANTÔNIO NILSON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Nosso convocado da série é correspondente do Sistema JMA/TV, do amigo José Maria Alves, cuja informação foi extraída via Whatts App nessa manhã de sábado.
Comunicado importante, na terça-feira (21) haverá uma manifestação no Viaduto IV, entre os conjuntos habitacionais Abolição II e III, a partir das 07h. A BR vai ser interditada nos dois sentidos e presenças da PRF – Polícia Rodoviária Federal, do chefe da empresa responsável pela construção dos viadutos, vereadores, jornalistas e outras autoridades. O responsável pelo movimento é Marcos Locutor – comunitário do Conjunto Santa Delmira.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (470) – O Brasil é um país maravilhoso com algumas aberrações terríveis. A página do facebook do tal de MC Gui tem 8.376.196 curtições..., já Djavan, tem 3.671.968. Culpam somente a corrupção pelo Poder Executivo, em meio a um Poder Legislativo venal e mais corrupto vigiado por outro poder, o Judiciário, arrogante, prepotente e boa vida, em fim, cheio de corruptos! Ai vem um apresentador de programa pastelão da TV (Pânico), discutindo numa rádio com uma jornalista dondoca que mal conhece sua própria região, discutindo "Maior idade penal". Show de imbecilidades surreais de ambas as partes. Oh! País onde pobre adora ver novela, BBB, Gugu e outras porcarias mais da TV, alunos batem em professores, e a culpa é da escola, só pode dá nisso mesmo. Fui... JWS. (FONTE: facebook do Walter Silva, em 18/04/2015).
NOTA DO EDITOR. Grande José Walter Silva, coisa pior ou semelhante tá por vir, a tv platinada (leia-se glogo) poderá lançar novo programa com aquela bandida, que matou os pais, Suzane Von Richthofen apresentando programa infantil. A partir de junho próximo. Arre!

FIQUE SABENDO... "Shell, não queremos ver você no Ártico". Por Thiago Almeida – Greenpeace Brasil. FONTE: Recebido via e-mail, por Thiago Almeida, em 17/04/2015.
A empresa conseguiu na justiça dos EUA proibir o Greenpeace e qualquer pessoa ligada a ele de se aproximar das embarcações da Shell. A Shell não quer somente nos calar, quer calar a todos que a querem fora do Ártico.
Como você pôde acompanhar, os ativistas escalaram a plataforma de 97 metros de altura em alto-mar e lá ficaram por seis dias, denunciando e mostrando ao mundo inteiro a ameaça que a Shell representa para o Ártico. Os ativistas levavam consigo a mensagem de mais de 6,8 milhões de pessoas ao redor do mundo: Shell, não queremos você no Ártico!
A Shell agora conseguiu na justiça dos EUA proibir o Greenpeace e qualquer pessoa ligada a ele – ou seja, você – de se aproximar das suas embarcações. Ela não quer somente nos calar, quer calar a todos que desejam vê-la fora do Ártico.
Neste momento, a plataforma está se aproximando de Seattle, cidade que servirá de base para a exploração no Ártico. Milhares de pessoas como nós já estão lá, aguardando a plataforma da Shell para mostrar que a exploração no Ártico é perigosa e inaceitável.
Gostaríamos de agradecer a todos vocês pelo apoio dado aos ativistas e, principalmente, à causa. Seguimos juntos pela proteção e criação de um santuário no Ártico. Faça parte do Greenpeace. Precisamos de pessoas como você ao nosso lado para manter nossa independência. Junte-se a nós (www.greenpeace.org.br).
Há um mês, seis ativistas a bordo do navio Esperanza, do Greenpeace, iniciaram uma travessia no Oceano Pacífico, na cola do navio Blue Marlin, que transporta a plataforma Polar Pioneer, da Shell, para explorar petróleo no Ártico. Já são mais de 8.000 milhas náuticas navegadas.
Os ativistas interceptaram a plataforma da Shell no meio do Oceano Pacífico, 750 milhas a noroeste do Havaí. Eles escalaram a estrutura de 97 metros de altura e 38.000 toneladas em alto-mar, a fim de denunciar e mostrar ao mundo inteiro a ameaça que a plataforma representa. Os ativistas levavam consigo a mensagem de mais de 6,8 milhões de pessoas ao redor do mundo: Shell, não queremos você no Ártico.
O grupo montou um acampamento na parte inferior do convés principal da plataforma Polar Pioneer e lá ficou por seis dias, durante os quais receberam suprimentos suficientes para permanecer acampados e se comunicar em tempo real com todo o mundo, apesar das centenas de quilômetros de distância da terra-firme.
A ameaça que a Shell representa para o Ártico é um assunto de suma importância e urgência: em março, o governo dos Estados Unidos aprovou a concessão de perfuração para a Shell no Mar de Chukchi, no Alasca Ártico. Isso significa que em menos de 100 dias, a Shell pode começar a explorar petróleo na região.
Como disse Johno Smith, ativista neozelandês: "Estamos aqui para ressaltar que em menos de 100 dias a Shell estará perto do Ártico para explorar petróleo. Esse ambiente antigo e prístino precisa de proteção para as gerações futuras e toda a vida que o chama de casa. Ao invés disso, as ações da Shell estão explorando o derretimento do gelo para aumentar um desastre causado pelo homem. As mudanças climáticas são uma realidade".
A Polar Pioneer, que está sendo transportada pelo Blue Marlin, um navio de 217 metros de comprimento, é uma das duas embarcações da Shell que rumam ao Ártico para explorar petróleo esse ano. A segunda embarcação, Noble Discoverer, é um dos mais antigos navios de perfuração do mundo. Em dezembro de 2014, a Noble Drilling, uma das maiores empresas contratadas pela Shell no Ártico e proprietária do navio, declarou-se culpada de cometer oito crimes relacionados com as tentativas fracassadas da Shell para perfurar no Oceano Ártico em 2012.
A reação da Shell
A Shell sentiu a pressão. Sabendo que milhões de pessoas em todo o mundo são contra suas ambições destrutivas, a empresa conseguiu na justiça dos EUA proibir o Greenpeace e qualquer pessoa ligada a ele de se aproximar das embarcações da Shell. A Shell não quer somente nos calar, quer calar a todos que a querem fora do Ártico.
Agora, mais do que nunca, o movimento contra os planos da Shell cresce e se espalha. Neste momento, a plataforma está se aproximando de Seattle, que servirá de base para a exploração do Ártico. Milhares de pessoas como nós já estão lá, aguardando a chegada da plataforma para mostrar que a exploração no Ártico é perigosa e inaceitável. Não podemos permitir que a Shell ameace todo um ecossistema tão rico e frágil. E não vamos desistir. SALVE O ÁRTICO!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. O DEPEN – Departamento Penitenciário Nacional realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 258 (duzentas e cinquenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 27/04 a 17/05/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.403,95. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
AL: A Prefeitura de Cacimbinhas/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 153 (cento e cinquenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 23/04/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Jobson Barros – Parnamirim (dia 16), Armando Lúcio Ribeiro – Prof., Martins Júnior - FUNDAC e Rejane Cunha – Atriz (17), Ilza Fernandes, Inessa Linhares e Sérgio Alexandre – Professores (18), Beethoven Cavalcante – Ator, Goretti Alves – HRTM, Salvelina Costa – UERN e Valmiro Manoel – EMATER (19), Adriana Morais – Jornalista, Antônia Silva – DATANORTE e Deusimar Dantas – UERN (20), Ricardo Alves – UERN (21), Carol Ribeiro – UnP e Jardson Arnaud – Prof. (22), Rony Dias – Técnico (23), Raimunda Soares – Sindicalista (24).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Li, gostei. Um abraço Milton Marques". – Valeu Professor e Dr. MM. Longa vida e com saúde!
= HÁ 175 ANOS! Nasceu em Martins/RN Almino Álvares Afonso, Bel. em Direito pela UFPE, ele tribuno, poeta, Deputado Federal (Constituinte), Senador e Abolicionista.
= E HÁ 70 ANOS! Presos políticos eram anistiados. Prestes saía da prisão depois de nove anos, 18/04/1945.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 638/2014 (de 16/04), tratamos dos seguintes temas: Acabar com o desmatamento na Indonésia; Programação para o 1º de maio; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (426); Fique sabendo... "Os Sem Votos".  por José Santos Diniz – Professor emérito da UERN.
- ÚNICO MOSSOROENSE NA MARATONA DE SANTIAGO/CHILE – O atleta Alex Polary Brito foi o único mossoroense a participar da Maratona de Santiago, Chele, no último fim de semana. Conseguiu correr os 42km em 3h37m39s, o que acarretou sua inclusão no ranking nacional de maratonistas, categoria entre 35 e 40 anos. O blog e a turma do Copão, da qual ele faz parte, parabeniza-o pelo feito. FONTE: www.tiocolorau.com.br, em 15/04/2015.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Nosso homenageado iniciou a carreira musical onde nasceu, em Fortaleza, Estado do Ceará. No início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais. Teve importantíssimo papel no cenário musical cearense, com grande contribuição para a promoção da cultura, música e artistas do Ceará. Em 1979, em plena Ditadura Militar, foi protagonista do movimento Massafeira, que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assaré, no Teatro José de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo. Dentre seus maiores sucessos constam: Terral, Ingazeiras, Lagoa de Aluá, Longarinas, Artigo 26, Pavão Mysteriozo, Enquanto Engoma a Calça, Flora, A Manga Rosa, Beiramar, Carneiro, etc. Suas músicas têm sido interpretadas por vários cantores da MPB, como Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luz, dentre outros. Reportamo-nos sobre JOSÉ EDNARDO SOARES COSTA SOUSA, mais conhecido como Ednardo que nasceu em 18/04/1945, é cantor e compositor, lançou dez albuns solo entre 1974 a 2000, 12 albuns em colaboração (1973 a 2009) e 08 Trilhas Sonoras (entre 1976 a 1994. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Ednard.
- DIA: hoje, é Dia da Assembleia Nacional dos Índios, Dia de Allan Kardeck, Dia de Monteiro Lobato (escritor brasileiro nascido em 18/04/1882), Dia do Livro Espírita, Dia Mundial do Radioamador e Dia Nacional do Livro Infantil. Amanhã (19) será Dia do Exército Brasileiro e Dia do Índio.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos Allankardecistas, aos espíritas, aos ragioamadores, ao exército brasileiro e aos índios.

QUEM CANTA...
"A minha ama tá armada / E apontada para a cara / Do sossego / Pois paz sem voz / Paz sem vós / Não é paz é medo... .  ("Minha Alma". Composição: Indisponível – Canta: O Rappa).
...OS MALES ESPANTA1!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.
-->

domingo, 12 de abril de 2015

DC - Coluna de Notícias 683. (Anexo slide: Bom dia com beijos).

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VII – Edição nº 683 (geral) e11ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 12 de abril de 2015. Edição Especial - Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 15ª/52, dias: 102/365 e faltam 263 para o término do ano.
“Causo democrático!”
Remédio não vai curar / Nenhuma das aflições / Enquanto houver no corpo / Raízes de Inchações / Brotos que rompem a pele / Extrapolam espíritos / Arranca d’alma paz / Fazendo você dá grito!”. Do folheto “O Lamento”, dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Preciso de um rádio com controle remoto, pois, nossa grade radiofônica de domingo está espetacular. Desde às 06h da manhã até após meio dia, não vou citar nomes dos programas e apresentadores pra não cometer injustiça ausentando nomes. Parabéns às emissoras AMs e FMs. Na TV local, lamentamos o fechamento da TV Mossoró que repudiamos veementemente aos mentores que causaram esse dano não só a emissora televisa e sim a todos os mossoroenses. Boa leitura nobre leitor/a!

FACULDADE TERÁ QUE INDENIZAR ALUNA POR NÃO ENTREGAR DIPLOMA. - GO. Uma aluna da Associação Objetivo de Ensino Superior, em Goiás, será indenizada em R$ 5 mil em razão da demora para receber o diploma de graduação. A instituição de ensino demorou quatro anos para entregar o documento. A decisão monocrática é da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, que manteve a sentença da juíza substituta de Goiânia, Juliana Barreto Martins da Cunha.
A jovem colou grau no curso superior de Tecnologia em Marketing no dia 16 de abril de 2010, mas, até a data da prolatação da sentença, em 09/07/2014, não havia recebido o diploma. O caso foi parar na segunda instância por meio de recurso da instituição de ensino. A universidade alegou que a confecção do diploma é um procedimento complexo e que a instituição oferece aos formandos declaração de conclusão de curso — “documento suficiente para atestar a conclusão de graduação específica”.
A relatora do recurso não aceitou o argumento. A desembargadora considerou “injustificável” a demora de quase quatro anos para a entrega do documento. Quanto à declaração de conclusão do curso, a magistrada concordou que pode substituir provisoriamente o diploma em algumas situações, “contudo, no caso, perdura há quase quatro anos, extrapolando todos os limites razoáveis de espera da consumidora”. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-GO. FONTE: www.conjur.com.br/.

JUARY CHAGAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – O “convocado” da série é da capital do nosso Estado. Nosso correspondente disse que na sexta-feira (10) vários sindicatos estiveram reunidos, às 17h, na sede do SINDSAÚDE (próximo ao Viaduto do Baldo) para tratar e organizar o DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO CONTRA O PL 4330/04 e as MPs 664 e 665. E acrescenta:
No dia 8/04, a Câmara de Deputados aprovou o texto base do PL 4330 que regulamenta a terceirização no país. Trata-se de um dos mais graves ataques aos trabalhadores dos últimos tempos. A aprovação aconteceu por ampla margem de votos (324 a favor e 137 contra), o que comprova o perfil deste Congresso de picaretas, cujos chefes Renan Calheiros e Eduardo Cunha, presidentes do Senado e Câmera respectivamente, estão sendo investigados pela Operação Lava Jato. O Congresso não escondeu que é um antro de representantes dos empresários e representantes do sistema financeiro. Grande parte da patronal do país ocupava as galerias durante a votação.
O que é o projeto?
A PL das terceirizações representa um ataque brutal contra a classe trabalhadora brasileira. O projeto, se implementado, vai reduzir direitos e salários, dividir os trabalhadores e promover acordos coletivos diferenciados e ampliar as privatizações em todos os serviços públicos, uma vez que o governo vai preferir terceirizar a mão de obra (como ocorre descaradamente na Petrobras) ao invés de promover concursos.
Mas a terceirização tem outro objetivo que é dividir o trabalhador no seu local de trabalho, com diversos sindicatos representando uma mesma categoria. Muitos desses sindicatos, que representam exclusivamente os terceirizados, são criados pelos próprios patrões, o que é um ataque explícito à liberdade sindical do trabalhador.
É hora de sair às ruas!
No final da tarde de quinta-feira (9), a CSP-Conlutas, CUT, CTB, NCST e Intersindical/CCT realizaram uma reunião e decidiram convocar uma Paralisação Nacional dos trabalhadores no dia 15 de abril, próxima quarta-feira. A paralisação é contra o PL das terceirizações (PL 4330) e contra as MPs 664 e 665, que restringem o pagamento das pensões por mortes, o PIS e o seguro desemprego. Vamos botar o bloco dos trabalhadores na rua! Juary Chagas – FES – Fórum Estadual de Servidores do RN.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (469) – Durante algum tempo, o local onde morreu Auta de Souza, em Nata, ficou identificado com uma placa de bronze, mas os vândalos arrancaram-na. Desde então, nem a Prefeitura, nem o Governo do Estado e nenhuma instituição cultura se preocupou em refazer a placa para que as gerações e turistas saibam onde faleceu uma das maiores poetas do RN. Resolvi dar minha parcela. Esta semana estarei colocando no dito lugar a placa, simples, mas que irá fazer o mesmo efeito. O dono do imóvel permitiu. Aguardem! Francisco Martins – Escritor. (Publicado em face próprio, em 08/04/2015).

FIQUE SABENDO... “A História do fechamento da TV Mossoró detalhada”. Por Bruno Barreto, jornalista. FONTE: Facebook do Bruno Barreto em 10/04/2015.
Hoje é um dos dias mais tristes de minha vida. Da vida profissional com certeza o pior. É como se morresse uma pessoa querida.
No caso esse ente se materializa numa das últimas trincheiras democráticas de nossa mídia: a TV Mossoró. Acompanho de perto a emissora desde a sua fundação. Lá fui repórter, produtor, apresentador e algumas vezes motorista. Vivi momentos de alegria e tensão. Vou tentar me esforçar para não me levar pela emoção neste texto que compartilho com vocês, mas peço compreensão afinal de contas o jornalista também é um ser humano e como tal também se revolta com situações absurdas como fechamento de um veículo de comunicação por perseguição política. Permita-me historiar um pouco os fatos e revelar coisas dos bastidores para que entendam o que está acontecendo.
A TV Mossoró foi criada há dez anos e desde 2007 retransmite o Observador Político. Quem acompanha o programa sabe o quanto ele é plural. Sempre abrimos espaços para todas as tendências, mas nos tempos em que Fafá Rosado era prefeita foi feito um trabalho para desestabilizar a TV de concessão educativa. Há emissoras de rádio educativas que veiculam comerciais normalmente, a TV Cultura faz em nível nacional. Mas só a TV Mossoró não pode por conta da perseguição da prefeita. Há mais de dois anos se tenta transformar a Fundação Vingt Rosado em OSCIP para que os comerciais retornem e tudo esbarra na absurda burocracia. Com isso pais de família perderam empregos. Jovens jornalistas viram seus sonhos ruírem.
A emissora definhou e só pode contratar com o poder público. A Prefeitura de Mossoró anuncia em tudo que é canto, menos na TV Mossoró porque essa é a única que aponta as falhas da gestão e abre espaço para os lamentos do povo sofrido.
É pela TV Mossoró que a maioria da nossa população toma conhecimento de atrasos em pagamentos de diárias operacionais dos policiais militares, dos atrasos das terceirizadas, do excesso de radares eletrônicos, é lá que se discute a falência do transporte público, que se explica que os problemas cidade são de responsabilidade do prefeito e não somente dos vereadores... é na TV Mossoró que você fica sabendo que faltam médicos, remédios, que a Prefeitura contrata 19 milhões em aluguel de carros e tem imóvel fechado com aluguel sendo pago pelo pago.
É na TV Mossoró que o Ministério Público é cobrado a sair da letargia e investigar tudo isso. E sabem quem são as fontes? Se pensou em autoridades se enganou. As fontes são vocês que assistem o programa e nos ajudam a fazer o programa Político mais plural do Rio Grade do Norte.
Qual programa o jornalista fica em pé de igualdade com o patrão? Qual o programa o jornalista discorda de forme contundente do patrão e ao final sai com ele para almoçar? Pois no Observador sempre foi assim.
A única fonte de renda da TV Mossoró, que só pode contratar com o poder público, era a Câmara Municipal que tinha as sessões transmitidas.
Pois bem. Com a desculpa esfarrapada de que teria um canal legislativo na TV fechada, o presidente da mesa diretora Jório Nogueira anunciou que vai encerrar o contrato e tirar do grosso da população mossoroense a oportunidade de acompanhar o trabalho dos vereadores.
Jório Nogueira vai entrar para a história de Mossoró como o coveiro que jogou a últma pá de cal na TV que tinha sua cara, que defendia os seus direitos e lhe dava voz quando precisava. Confesso que sempre esperei essa atitude de Francisco Carlos quando este dirigiu o legislativo. De Jório, jamais.
Mas a voz do povo não será totalmente calada. O Observador Político voltará às origens e continua no rádio para a tristeza de uma minoria e alegria do nosso público. Na minha opinião perdem todos. Perde a mente sem instrução de setores de nossa classe política que vê nessa medida uma tacada de mestre do tipo de quem precisa de uma quenga para fazer um O.
O povo de Mossoró precisa reagir não apenas para salvar os empregos dos pais de família (eu não serei prejudicado, portanto não falo por mim), mas para continuar tendo o direito de ter vez, voz e fiscalizar o legislativo numa emissora que cobre toda a cidade e não nos limites de uma TV fechada.
Nada contra se criar a TV Câmara de Mossoró. Sempre defendi a ideia. Mas isso não significa que as transmissões na TV aberta sejam encerradas. Uma coisa não prejudica a outra.
Se tivesse interesse político a parceria com a TV Mossoró seria ampliada com a grade da emissora funcionando como TV Câmara. Mas a intensão está clara de fechar a TV.
De minha parte prefiro encarar esse momento triste de cabeça erguida, salário atrasado e limitando meu padrão de vida que dobrar meus joelhos a quem não tem espírito democrático.
Ao Rei tudo, menos a honra. É isso.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. TRF – Tribunal Regional Federal - 1ª Região realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 228 (duzentas e vinte e oito) VAGAS PARA JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO, inscrições abertas até o dia 28/04/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 23.997,19. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PB: A Prefeitura de Santa Luzia/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 203 (duzentas e três) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições até o dia 19/04/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 1.698,09. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: “Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: Herbert Mota – Adv. (dia 11), Barbosa Assis – PT, Genilson Henrique – FUNDAC e Raimunda OliveiraGrayce Karen – TCM, José Mota – DATANORTE e Souza Júnior – Adv. (13), Gilberto Diógenes – Prof. (14), Geraldo Pereira – Tio e Lauro Gurgel – Prof. (15), Valdenice Cabral – FUNDAC (16) e Carlindo Emanoel – Ator (17).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Boa tarde amigo Hermes. Feliz Páscoa. Grato pelo envio da sua excelente coluna. Liszt Madruga”. – Mais uma vez reforço nossos agradecimentos pelo acompanhamento e aprovação de nosso trabalho. Tivemos uma páscoa tranquila e em paz. Retribuímos com votos de saúde e paz ao senhor e demais familiares.
= HÁ 98 ANOS! Criada a OIT – Organização Internacional do Trabalho, uma agência multilateral ligada à ONU, é especializada nas questões do trabalho, em 11/04/1919.
= E HÁ 96 ANOS! Mossoró possuía 03 automóveis de passeio, 02 carros de luxo, 01 de passageiros, 02 diligência, 01 de cargas, além de um avariado e duas diligências. Os carros de luxo pertenciam a Almeida Castro, Miguel Faustino do Monte e Camilo Figueiredo, em 11/04/1917.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 637/2014 (de 06/04), tratamos dos seguintes temas: O Brasil é o pior em retorno de posto, aponta estudo; Bronca do leitor(a)/internauta (425) por Diniz Santos; Fique sabendo... “De volta para o futuro?!”. Por Vantier Clínio – Dr. Ciências Sociais pela UFRN.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: O apelido vem do fato de gostar muito de doces. Tanto que, quando cursava faculdade costumava ter sempre balas para consumir entre as aulas. É o que pode ser percebido nas próprias palavras do nosso homenageado: "Sempre fui um grande consumidor de doces, balas e toda sorte de guloseimas. Quando ingressei na universidade, entre uma aula e outra, saboreava minhas balas. Quando alguém desejava comer uma, vinha até mim. Daí para começarem a me chamar de baleiro foi um passo. Confesso que a princípio aquilo não soava bem aos meus ouvidos." Antes de dedicar-se exclusivamente à música, chegou, inclusive, a abrir uma loja de balas, tortas e doces caseiros. Começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Mudou-se para Belo Horizonte, onde cantava pelos bares da cidade. Foi morar em São Paulo, onde dividia um apartamento com seu parceiro musical Chico César. Apesar de sua carreira musical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco em 1997, seu salto para a fama foi em sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção "A Flor da Pele", que lhe valeu projeção nacional. Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiros em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, O Teatro Mágico, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho, Genival Lacerda e Zé Ramalho. Sua música deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e música eletrônica com um modo muito particular de tocar violão. Em 2012, o Charlie Brow Jr. Convidou-o e ambos gravaram juntos a versão ao vivo da canção Proibida Pra Mim (Grazon) no CD/DVD Música Popular Caiçara (Ao Vivo), lançado em Maio. Ainda em 2012, produziu o álbum Praça Tiradentes, de Odair José, que saiu com o selo Saravá Discos (que é a gravadora do artista homenageado). Em 2014, lançou seu segundo livro de crônicas, “A Rede Idiota e outros textos”, com artigos publicados na revista IstoÉ e no blog Questões Musicais, da revista piauí, além de textos publicados em diversos jornais e revistas e outros escritos especialmente para o livro. Reportamo-nos sobre JOSÉ RIBAMAR COELHO SANTOS, mais conhecido como Zeca Baleiro, nasceu em Arari/MA no dia 11/04/1966, é um cantor, compositor, cronista, e músico brasileiro de MPB. Transferiu-se para São Paulo onde lançou sua carreira. Zeca canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luiza Rossi, Rita Ribeiro, Renato Braz e Cláudia Leitte. Em 2011, lançou um livro de crônicas intitulado Bala na agulha. Atualmente, além da carreira de músico, é colunista mensal da Revista Isto É. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeca_Baleiro.
- DIA: hoje, é Dia Intendência – Exército Brasileiro, Dia da Parteira, Dia do Cosmo e Dia do obstetra. Amanhã (13) será Dia do Hino Nacional, Dia do Office-Boy, Dia dos Jovens, Dia Internacional do Beijo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos intendentes, parteiras, aos obstetras, aos office-boys, aos jovens e beijoqueiros.

QUEM canta...
Ando tão à flor da pele / Que qualquer beijo de novela me faz chorar / Ando tão à flor da pele / Que teu olhar flor na janela me faz morrer / Ando tão à flor da pele... .” (“Flor da Pele”. Composição: Zeca Baleiro – Canta: Z.B.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.