quarta-feira, 16 de abril de 2014

DC - Coluna de Notícias 638. (Anexo slide: Pão Velho - mensagem muito forte).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 638 (geral) e 15ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta´feira, 16 de abril de 2014. Atualizações aos sábados (hoje em caráter especial).
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 16ª/52, dias: 106/369 e faltam 259 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:

Existem certas situações que agente tenta entender e não consegue, fica naquela de "entendi mas não compreendi". A Caixa Econômica Federal distribui aquelas lentas máquinas em supermercados e farmácias com duas unidades lado a lado e em certos estabelecimentos só uma resolveria pela pequena movimentação. Hoje fui até o Hipermercado Queiroz situado na Av. Dix-neuf Rosado (Leste Oeste) "só bestar" no bom nordestinez! Arracaram as bichinhas de lá! Me aproximei de umas das funcionárias pra saber o que houve e fui informado que a CEF tirou. Boa leitura nobre leitor/a!

ACABAR COM O DESMATAMENTO NA INDONÉSIA – A Procter & Gamble, que produz o shampoo Head and Shoulders, declarou oficialmente uma nova política de não desmatamento em sua cadeia de fornecimento de óleo de palma. A pressão popular sobre a P&G foi determinante para esse importante passo rumo a proteção das florestas da Indonésia. Aproximadamente 400 mil pessoas enviaram suas mensagens ao presidente da companhia pressionando pela mudança.
Foi uma vitória importante, mas é apenas o começo. A nova política da P&G prevê um sistema de rastreamento da origem do óleo de palma até 2020. Com isso, será possível garantir que o produto não seja proveniente de áreas de desmatamento. O Greenpeace vai acompanhar a implementação da política para que essa não seja apenas uma promessa vazia.
O anúncio da P&G é prova de que nossas vozes foram ouvidas nas mesas de reunião de grandes empresas, o que levou a Colgate, Nestlé e L'Oreal a anunciarem políticas de não desmatamento. Isso mostra que estamos contribuindo com mudanças significativas na indústria do óleo de palma. Por Cristiane Mazzetti – Campanha de Florestas, Greenpeace Brasil.

PROGRAMAÇÃO PARA O 1º DE MAIO – Acontece logo mais, a plenária envolvendo os movimentos sociais (sindicatos, grito dos excluídos, marcha das mulheres, pastoral operária e plebiscito) para elaborar a programação do Dia do Trabalho ou 1º de Maio. "Se com o meu enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário (...) enforca-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em toda as partes, as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não podem apagá-lo" (Augusto Spies - líder operário enforcado em Chicago após a greve que deu origem ao dia 1º de Maio).
LOCAL E HORA: Sede do Sindicato dos Comerciários – SECOM, ás 17h30min, Rua Jerônimo Rosado, 1331 - Centro. Não podemos deixar essa data passar sem lembranças, ela é muito importante para a classe trabalhadora. FONTE: Carlinhos – Pastoral Operária, via e-mail.

JÁRIO MEDEIROS, PRESENTE! – Convocado pelo Pai Universal, foi chamado aos céus o companheiro Jário (Detran/RN – Mosssoró). Um jovem sonhador de 30 anos deu sua precoce contribuição por dias melhores lutando com os companheiros novos e veteranos do DETRAN, sempre apoiou e participou das atividades sindical. Descanse em paz amigo JÁRIO MEDEIROS.

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Convocamos, mais uma vez, o Francisco Martins para falar sobre religião e política nos idos Século XVIII.
Em 1802, precisamente em 15/04 daquele ano começava a vigorar a convenção assinada e julho de 1801, entre Napoleão Bonaparte e o Papa Pio VII. Nela, Napoleão tinha o poder de nomear bispos e arcebispos e o Papa fazia a instituição canônica. Naquela época Napoleão foi citado nos catecismos da Igreja Católica como "Ministro do Poder de Deus sobre a Terra". Francisco Martins.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (426) – O ser humano é uma espécie da pior marca. Quer fazer revolução quando a violência alcança os seus, mas torce a vista quando ela mutila um desconhecido; faz caminhada em favor da paz, mas nega o semelhante que lhe implora a ajuda; não come carne na semana santa, mas come peixe, como se a vida do boi fosse mais importante que a vida da traíra e reclama quando é roubado, mas compactua com o roubo quando este lhe favorece. Quando eu voltar, se voltar, eu quero tudo, menos gente. Zenóbio Oliveira, via facegook, em 14/04/2014.

FIQUE SABENDO... "Os sem votos".  Por José Santos Diniz – Professor Emérito da UERN, via e-mail, em 05/03/2014.
Basta dizer que, esse tipo de representação, não combina com regime democrático de direito.
O suplente é uma figura esdrúxula no sistema político brasileiro. E no Senado, fica a desejar, porque se trata dos sem votos. Vice-Presidente e Vice-Governador não ficam à esquerda deste comentário.
Cada senador tem direito a escolher dois suplentes. Bem entendido: o senador escolhe. O povo votante fica sujeito a degluti-los goela a dentro, por conta de um sistema eleitoral defasado.
Não coisa recente. A Constituição de 1946 definiu que cada senador titular seria eleito levando um suplente debaixo do braço para, no caso de licença ou vacância do cargo, substituí-lo automática, como se diz. A carta Política de 1967 manteve a mesma prática.
Em abril de 1977, o governo militar, em meio a um pacote de medidas, aumentou o número de suplentes de um para dois, definindo que seriam o segundo e o terceiro candidatos mais votados no mesmo partido. Havia tentativa de escolha direta do substituto.
Mas a Constituição "Cidadã", de 1988, houve por bem regredir à forma de 1946". Manteve o vínculo do titular ao suplente, por meio de uma única escolha, mas seguiu o regime autoritário, reservando o número de dois suplentes, desta feita sem observa o processo de escolha através do voto.
O tema exige muito papel e tinta. Mas para não tomar espaço vou ficando por aqui. Basta dizer que, esse tipo de representação, não combina com regime democrático de direito. O cidadão vai à urna, escolhe seu candidato, ao Senado, à Presidência da República, Governo do Estado ou a Prefeito de sua cidade e, de certo modo, sem querer, elege um candidato por via oblíqua que sequer ouviu falar dos seus predicados.
José Santos Diniz – JP/0242-RN.

CONQUISTE SEU EMPREGO: A PRF – Polícia Rodoviária Federal realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 216 (duzentas e dezesseis) VAGAS PARA AGENTE ADMINISTRATIVO, inscrições até o dia 30/04/2014. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 3.945,17. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Reriutaba/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 183 (cento e oitenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/04/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Josiene Nolasco - Fundac (dia 08), Eriberto Monteiro – Biblioteca Municipal. (10), Barbosa Assis – PT, Genilson Henrique – Fundac e Raimunda Oliveira - Fundac (12), Grayce Karen – TCM (13), Gilberto Diógenes – PT e Valéssia Regina – Natal (14), Manoel Marques – Fundac e Nilson Gurgel – Datanorte (15), Valdenice Cabral – Fundac (16), Ana Dantas – UERN, Martins Júnior – Fundac e Rejane Cunha – Atriz (17), Ilsa Fernandes – Professora (18).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: "Caro Amigo Hermes. Estou recebendo o JABÁ e confesso que estou gostando da maneira divertida e responsável de se comunicar. Agradeço por estar incluso como colaborador. Por falar nisso, aqui mais uma colaboração. José Santos Diniz". – Bravo Professor Diniz, muito feliz por essa parceria que nos faz muito bem. Em nome do Ítalo Praxedes (idealizador d'O Jabá) agradeço a aprovação do humorístico jornal. Saúde e paz ao senhor e familiares;
 = HÁ 117 ANOS! Nascimento, em Mossoró, Padre Luiz Mota – Vigário e Prefeito/1922, em 15/04/1897;
 = E HÁ 179 ANOS! - Fundada a cidade de Acari/RN, em 11/04/1835, distante a 201Km da capital do estado. É considerada a cidade mais limpa do Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 585/2013 (de 20/03), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre possível Parada de Advertência promovida pelo Fórum de Servidores do Estado; Tema de Eleição de 2014: novo estado de Carajás; Edital Convoca Eleições Gerais no SINAI; João Maria, repórter por uma edição; Bronca do leitor (377), por Yara Cordeiro; FIQUE SABENDO: "Antes que o último elefante morra", por Vinícius G.. A. Guerra. E na Edição 548/2012 (de 19/09) estes foram os temas: Comentário sobre eleições municipais e desmonte dos serviços públicos; Como Contornar a Greve nos Bancos; Dia Mundial Sem Carro: pegue carona nessa ideia; DAE/UERN Oferece Bolsas para o NEEL; Dionízio do Apodi, Repórter por uma edição; Bronca do Leitor (346) por Rubens Coelho; FIQUE SABENDO: "O ProUni Fortaleceu as Faculdades de Fachada" por Ricardo Antunes – Prof.
 - PROFISSIONAIS DO TURISMO: De olho na Copa do Mundo, o Governo do Estado do Ceará tem se empenhado para evitar problemas nas relações de consumo com turistas que visitarão a cidade de Fortaleza e seus entornos. Entre as ações estão a realização de um curso de boas práticas comerciais e respeito aos consumidores destinado a trabalhadores de bares, restaurantes, casas noturnas, boates e teatros, em contato direto com os turistas. O objetivo é que eles atuem como agentes multiplicadores. FONTE: Coluna Turismo, por Liszt Madruga, www.gazetadooeste.com.br/.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: João Mossoró com site (http://joaomossoro.com) 24 horas no ar (JOÃO BATISTA ALMEIDA LOPES) - Data de nascimento: 15 de janeiro de 1947. Filiação: Messias Lopes de Macêdo e Joana Almeida Lopes. Juntamente com Oséas Lopes (sanfona) e Hermelinda (triângulo), formaram o TRIO MOSSORÓ, no início da década de 1960; o zabumbeiro era conhecido por CIBITO. Em 1963, juntamente com a irmã, fez participação em vários shows, como zabumbeiro do rei do Baião. Quando começou sua carreira solo juntou ao seu nome o nome da cidade de origem, como homenagem à terra que o viu nascer e crescer. Fonte: Por Kydelmir Dantas, via e-mail;
 - HOJE É DIA: Hoje é Dia Mundial da Voz, Dia do Picapeiro, Dia do Sacerdócio, Dia do Leonismo e Dia do Lions Club Amanhã (17) será Dia do Terceiro Mundo, Dia Nacional da Botânica e Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais que usam a voz como ferramenta de trabalho, aos picapeiros, ao leonismo, aos botânicos e eternos lutadores pela reforma agrária.

QUEM canta...
"Quando eu soltar a minha voz / Por favor, entenda / Que palavra por palavra / Eis aqui uma pessoa se entregando / Coração na boca, peito aberto / Vou sangrando...". ("Sangrando" – Composição: Gonzaguinha. Canta: Gonzaguinha).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário