sábado, 26 de abril de 2014

DC - Coluna de Notícias 640. (Anexo slide: O Homem - A hora certa).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 640 (geral) e 17ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 26 de abril de 2014. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 17ª/52, dias: 116/369 e faltam 249 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Estupro não abusivo! Estuprada pelo marginal S.A., a estudantes (virgem) Marlene ... enquanto era atendida pelo médico do Hospital Tancredo, Dr. Hélito Jales, se aproximava das imediações a mãe da vítima, que era consolada ao vivo pelo repórter Elias Pereira: - Minha senhora fique tranquila que o estupro FOI NORMAL, NORMALÍSSIMO. Não houve aqueles tradicionais abusos, dignos de um grande tarado. Não se desespere, o estupro foi NORMAL, eu repito - NORMALÍSSIMO". Referência: Lima, Caby da Costa, Mr. Mancha 13, pág. 53. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Finalmente a operadora TIM resolve romper a fronteira do desaparecimento, votou a funcionar no final desta manhã sem sabermos o que houve. Tomara que volte sem os eternos problemas e o sumiço das enfadonhas mensagens. Vamos ao SÊBadO que hoje é sábado e boa leitura nobre leitor/a!

SINAI REALIZARÁ ATO PÚBLICO, MAIS UM – Natal. O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do RN mobiliza as categorias da base para apresentar o andamento das "negociações" das pautas do ano e do pagamento dos Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCRs com o Governo do Estado. O ato será realizado em frente a SAPE, no Centro Administrativo, a partir das 09h. Será uma PARADA ESTADUAL e toda a base está convidada a participar. Caravanas sairão das principais regiões do estado.

CINECLUBE MOSORÓ EXIBIRÁ "A Outra História Americana" nesse sábado (26), a partir das 19h30, na Biblioteca Municipal Ney Pontes, após ocorrerá o costumeiro debate. O Cineclube Mossoró passou dois anos sem atividades, agora volta às seções quinzenalmente sob a coordenação do Prof. Giovanni Rodrigues. Sucessos amigo, prometo visita-los oportunamente. Desculpe-me não detalhar sobre o filme, vez que não consegui abrir o anexo.

WALTER SILVA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O amigo e parceiro (em dívidas) WS têm colabora e muito com esse informativo, porém, um papo rápido via celular o "convoquei" para estrear na série "repórter por uma edição" – diga home!:
Aconteceu, entre os dias 23 a 24/04/14, simultaneamente, o I SERPERC (Seminário Regional Sobre Potencialidades do Bioma Caatinga) e o III EXPOCAATINGA (área cultural) na cidade Sumaré/PB. Uma oportunidade de discutir as pontencialidades do semiárido, junto com a academia MMA, uma alegria de encontrar educadores ambientais, pesquisadores e colegas de equipe como: Prof. Francisco Pegado Abílio, UERN/CEMAD, Álamo Fabiana, Isma Mello, Prof. Ramiro Camacho e o Escritor e Prof. Giovanni Seabra. Saiba mais sobre a cidade de Sumé/PB no site: http:/www.serperc-expocaatinga.com/.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (428) - Já vi um monte de amigos tendo de explicar o óbvio. Minha vez agora: esse perfil no face, desta pessoa aqui é uma miscelânea de temas que gosto, desde a causa ciberativista indígena, passando por redes sociais, jornalismo, literatura (sem preconceitos), tenho posicionamento político definido (está lá o meu perfil) sou de esquerda, apesar de que não sou filiada a nenhum partido, além de postagens sobre minhas próprias divagações, músicas, bobagens e etc. Vão achar opiniões, questionamentos que faço, opiniões contrárias que sempre são bem vindas, mas nunca ofensas pessoais e nem outro tipo de violência. Acha besteira, repetitivo, não gostou? Sem "pró"! Vá na setinha posicionada no canto superior direito e coloque "deixar de seguir" ou "desfazer amizade". Já fiz isso com muitas pessoas, não arranca pedaço. "Bejin". Izaira Thalita Lima, via facebook, em 24/04/2014.

FIQUE SABENDO... "Fadiga dos Metais". Por Rinaldo Barros – Promotor de Justiça e Professor da UERN, em 24/04/2014.
O Ibope anunciou em sua última pesquisa sobre a sucessão presidencial, dados deduzindo que Dilma – embora em tendência de queda, se reelegerá no primeiro turno, caso seus adversários sejam Aécio Neves e Eduardo Campos.
Claro que o cenário será diferente se a economia desandar, se o dragão da inflação acordar e parir filhotes, se a rebelião nas ruas se multiplicar, se os mal feitos da Petrobras não forem explicados, se a seleção perder a Copa em casa, e se os projetos assistencialistas do PT governo fracassarem. A lista é grande.
Tanto em política quanto em mecânica, registra-se um fenômeno implacável: a "fadiga dos metais" ou, no caso do mundo político, a fadiga dos partidos ou de suas lideranças.
Ainda mais quando, em se tratando dos "cumpanhêros", constata-se que não tem havido renovação. Houve, isso sim, uma debandada, quando – em número significativo, a intelectualidade petista - alguns fundadores do PT - pulou fora, desiludida precisamente com a "performance", fundada no pragmatismo exacerbado, no patrimonialismo, na leniência com a corrupção e nas alianças fisiológicas, da maioria dos líderes nacionais e regionais.
Com raras exceções, os ministros, os governadores, os prefeitos e as bancadas parlamentares do PT (e aliados) são os mesmos, há mais de 30 anos. Não há maiores sinais de novas lideranças emergirem das eleições de 2014, quando muito antevê-se o surgimento dos descendentes, como famílias imperiais.
Bem ou mal, os mesmos metais estão em plena movimentação mais uma vez, na busca do poder pelo poder; e nem o conteúdo do discurso muda. É o ódio do "eles contra nós", a culpa é das "zelites" golpistas, do PIG - Partido da Imprensa Golpista, e outros bordões bolorentos repetidos desde sempre.
O copo encheu, ninguém aguenta mais. Até a militância de base envelheceu.
Trincou. O metal está trincado, e a maioria da população brasileira pode até não saber ainda o que deseja, mas tem cada vez mais claro em seus corações e mentes o que definitivamente não quer para o Brasil.
O eleitorado se renovou e os partidos não, o sistema político envelheceu, no pior sentido do termo.
No momento, a tendência que ganha corpo no eleitorado ainda é a fuga do processo, a omissão, que afasta o eleitor das relações políticas, confundidas com "politicagem".
O jovem do primeiro voto não quer nem se dirigir à Justiça Eleitoral para emitir o seu título, e os que já o possuem declaram que não pretendem votar, que não confiam em nenhum candidato, e que irá anular o voto ou simplesmente não irá comparecer no dia da eleição; prenunciando-se que teremos em 2014 um recorde de abstenção e votos nulos.
Ao longo do tempo, os sinais de fratura da ordem repetem os padrões de alarme, embora para circunstâncias sempre diferentes.
Na história política, quando se evidencia a imposição de um modelo à realidade das sociedades usa-se a expressão "fadiga dos metais" para, de forma figurada, revelar que um determinado sistema, regime ou forma de governar está no limite de sua existência.
Faltou coragem e grandeza ao PT para empreender, com Lula ou com Dilma, as reformas indispensáveis à nação (reforma fiscal, política, administrativa, agrária, urbana, universitária, entre outras), em torno das quais o partido foi fundado. E, pior, zomba da opinião pública, solapando a República pela compra do Legislativo e tentativa de infiltração no Judiciário (ver "Camisetas pelo avesso", de Miranda Sá - http://mirandasa.com.br/?p=58258)
Por outro lado, foi com avidez que a direção nacional do PT dedicou-se a gozar o poder e suas benesses, apostando no populismo assistencialista e no monetarismo especulativo, sem investir na modernização da infraestrutura desse país continental, notadamente nos modais de transportes e da mobilidade urbana; lambança que atravancou o processo de crescimento econômico e estancou o desenvolvimento.
Ou seja, o Brasil tem hoje competência para produzir mas não consegue transportar, armazenar e distribuir, nem cumprir boa parte dos contratos de exportação. Este fenômeno encheu também o copo do mercado, o qual igualmente deseja uma forma de governar, objetivamente, mais sintonizada com os interesses e metas do setor produtivo.
O resultado aí está: mesmo sem ter ainda desaparecido, o PT é uma sombra do que foi no passado. Trata-se de um enigma saber que estrutura política poderá substituí-lo. A conclusão é privilégio do caro leitor.

CONQUISTE SEU EMPREGO: A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 177 (cento e setenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 18/05/2014. Escolaridade exigida: TÉCNICO / MÉDIO. Salários: até R$ 2.172,03. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PI: A Prefeitura de Pedro II/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 257 (duzentas e cinquenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 23/05/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.102,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Dayany Ribeiro – Enteada, Eliane Garcia – SINAI (Dia 26), Deusimar Dantas – UERN (29), Rejane Costa – UERN (30), Diógenes Neto – Adv. e Fabrícia Grayce – FUNDAC (02).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: "Dom Hermes, excelente mensagem (Pai Nosso, edição 637). Liszt Madruga, agradece".  Admirável Liszt, muitíssimo obrigado pela aprovação e acompanhamento do nosso trabalho. Retribuo com o desejo que tenhas muita saúde de paz.
 = HÁ 78 ANOS! Dom Jaime de Barros Câmara assumiu os destinos espirituais mossoenses, sendo o primeiro Bispo de Mossoró, em 26/04/1936. Fonte: Mossoró Nossa Terra, pág. 358, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;
 = E HÁ 31 ANOS! Inaugurado o Conjunto Habitacional Abolição IV, em 26/04/1983. (Fonte: Mossoró Nossa Terra, Prof. Almir Nogueira da Costa, 2009).

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 590/2013 (de 27/04), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre apoio às chapas concorrentes nas Eleições Gerais do SINAI; Gasto Mensal Médio com Animal de Estimação pode variar quase 2.000%; Movimentos Sociais Divulgam Agenda em Alusão ao 1º de Maio; Bronca do Leitor(a)/Internauta (382), por Carlos Santos – UERN; Fique Sabendo... "Sem cultura, sem esporte, sem lazer, sem nada". Por Getúlio Leandro. E na Edição 553/2012 (de 06/10) estes foram os temas: Comentário sobre a atuação do Dr. Herval Júnior nas eleições municipais 2012; Advogado não pode cobrar honorários acumulados; Sede Social do SINTEST/RN é inaugurada; UERN contribui com o hemocentro regional; Poranduba; Genildo Costa, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (350) – por Itamar Costa; FIQUE SABENDO: "Rompendo a Cerca do curral eleitoral".
 - O BRASIL ESTÁ CERTO E O RESTO DO MUNDO ESTÁ ERRADO? - MAIORIDADE PENAL: - A juíza Ana Ximenes contribui para o debate relacionando os países e a idade penal vigente em cada um deles. Os Estados Unidos: 8 aos 16 anos; Alemanha: 14 anos; Argélia: 13; França: 7; Índia: 7; Itália: 14; Etiópia: 9; Inglaterra: 10. MAIORIDADE PENAL II: - Segue Ana Ximenes, Quênia: 8; Suécia: 15; Uganda: 12; Rússia: 14; Sudão: 7; Japão: 14; Vietnã: 14; China: 14 e Tailândia: 7. E é a própria Ana Ximenes que pergunta: será que só o Brasil está correto e o resto do mundo está errado? FONTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroene.uol.com.br, em 26/04/2014.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Filho de político e foi casado cinco vezes, suas esposas foram mulheres famosas como: Consuelo Leandro, Marília Pera, mas passou 35 anos casado com Didi Barata Ribeiro, também atriz e bailarina (falecida em 2009). Foi o primeiro ator a interpretar João Grilo, personagem principal da peça o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Humorista de enor sucesso nos anos 70 tanto no Brasil como em Portugal, co-estrelou diversos programas de humor da TV Globo, ao lado de Jô Soares, Paulo Silvino e Chacrinha. Nessa fase, seu programa mais famoso foi "Planeta dos Homens". Em 2013, aos 81 anos, que apesar de ter se casa 5 vezes nunca teve filhos, descobriu que era pai, de um homem de 47 anos. Reportamos sobre AGILDO DA GAMA BARATA RIBEIRO FILHO – Agildo Ribeiro, nascido no Rio de Janeiros aos 26 dias de abril de 1932. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agildo_Ribeiro.
 - HOJE É DIA: Hoje é Dia do Engraxate, Dia do Goleiro, Dia do Juiz da Justiça do Trabalho, Dia Internacional de Chernobyl – ONU, Dia Mundial das Nações e Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. Amanhã (27) será Dia da Liberdade da África do Sul, Dia do Educador Sanitarista, Dia do Emigrante, Dia do Kung Fu, Dia do Sacerdote e Dia Nacional da Empregada Doméstica.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos engraxates, aos goleiros, juízes trabalhistas, as nações em geral, aos hipertensos, aos africanos, educadores sanitaristas, emigrantes, praticantes de Kung Fu, sacerdotes e empregadas domésticas.

QUEM canta...
"Deixe essa vergonha de lado! / Pois nada disso tem valor / Por você ser uma simples empregada / Não vai modificar o meu amor...". ("Deixe Essa Vergonha de Lado" – Composição: Odair José. Canta: O. José).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário