sábado, 19 de abril de 2014

DC - Coluna de Notícias 639. (Anexo slide: O Quarto Rei Mago)..


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 639 (geral) e 16ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 19 de abril de 2014. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 16ª/52, dias: 109/369 e faltam 256 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

O SINAI esteve com o Secretário de Administração Albert Nóbrega (matéria abaixo), mais uma vez brinca e humilha os servidores quando marca audiência com a única intenção de se ver livre da aglomeração de servidores estaduais em sua secretaria nos dias de atos objetivando pressionar esse governo em atender suas reivindicações constitucionais por melhores condições de trabalho e salários. Esse secretário, a governadora e demais assessores diretos sabem muito bem do quadro de empobrecimento econômico, pois, estas pautas estão lá desde 2011, 2012, 2013 e 2014. Esta última foi entregue em março deste ano. Boa leitura nobre leitor/a!

BILHÕES DE ABELHAS ESTÃO MORRENDO – Neste momento, bilhões de abelhas estão morrendo. Já não existem mais abelhas na Europa em número suficiente para polinizar nossas plantações. E, na Califórnia, o maior estado produtor de alimentos dos EUA, apicultores estão perdendo 40% da população de abelhas a cada ano.
Estamos em meio a um desastre ambiental que ameaça a todos. Isto porque, sem a polinização pelas abelhas, a maioria das plantas e ⅓ da produção de alimentos deixarão de existir. Especialistas em todos os cantos do mundo estão denunciando os pesticidas tóxicos para as abelhas, e afirmam que estamos usando muito mais pesticidas do que precisamos em nossas plantações.
No entanto, da mesma forma como agem as empresas de petróleo quanto às mudanças climáticas, a indústria de agrotóxicos, que produz e vende os pesticidas, está se valendo de estudos fraudulentos para questionar as evidências, dando aos políticos a desculpa que precisam para adiar ações necessárias. Por Ricken Patel – Alvaaz.org (alvaaz@alvaaz.org).

GOVERNO ROSALBA ENROLA SERVIDORES, ATÉ QUANDO?Reunião nesta terça-feira (15) com o Governo que se apresentou, de novo, sem uma resposta as Pautas da base do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN. Com a reação da Direção do Sindicato, retomou-se a discussão e, botou-se as Pautas à mesa. O Governo apresentou, tão somente, uma planilha com os valores dos Planos de 2010, e ainda assim, sem uma proposição para seu pagamento.
Ai, foi dito que embora seria importante uma proposta para o pagamento dos 70% dos Planos de 2010, alguns órgãos, como FUNDAC e IPERN não tinham aquelas pendencias e, no entanto tinham situações mais graves ainda, de perdas anteriores, do ano de 2009, precisando, também que o Governo apresentasse uma proposta para a correção dos salários dos dois órgãos, IPERN e FUNDAC, além da proposta de pagamento para os Planos.
Ao final, acertou-se com o Secretario Antônio Albert, da Administração, que negociava em nome do Governo, que ele fará gestões para apresentar uma proposta de pagamento dos Planos de 2010, provavelmente com parcelamento, segundo ele, além de levantar o impacto das pautas do IPERN e FUNDAC e as apresentará ao Sindicato no dia 25 (sexta-feira) próximo. "Vamos nos preparar para essa próxima rodada de negociação, sem esquecer que, propostas só virão se tiver luta", afirmou Santino Arruda - Secretário Geral do SINAI.

EMERY COSTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O amigo Emery já registra várias contribuições para o nosso informativo virtual, porém, até que enfim o "convocamos" para estrear na séria para lembrar o lançamento do livro de outro amigo seu e nosso colega de confraria SÊBadO.
OSÉAS – Neste dia 24 de abril, à noite, nosso conterrâneo Oséas de Almeida Lopes (Carlos André) lançará o seu livro relatando aspectos da história de sua vida. Na noite de autógrafos vamos render uma grande homenagem a esse nosso amigo. Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 06/04/2014.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (427) – RIO MOSSORÓ - Depois de 40 anos volto a morar em minha ruazinha Marechal Floriano. Aqui, revejo alguns amigos de infância, uns já não estão mais aqui, outros saíram para nunca mais voltar. Os que ficaram envelheceram como eu, adquiriram as rugas do tempo. As alegrias? Ainda ficaram nas lembranças de momentos. Sabe, à tardinha sento na calçada, faço como os mais velhos faziam naquela época e aí, as vezes, vejo-me revivendo momentos, revirando o passado. Aonde está o meu pião? Minha roladeira de lata de leite ninho? E as sombras da lamparina da minha mãe? Aonde estão? E minhas peladas de bola de pano, bola de méia? Minhas castanhas, minhas pedras de fogo? Sabe, vou confessar, de tudo isso, a maior saudade ainda é de meu amigo que mataram..., mataram meu rio, meu amigo RIO MOSSORÓ!!! Itamar Costa (via facebook, em 18/04/2014.

FIQUE SABENDO... "A Revolução Militar de 1964".  Por Armando Lúcio Ribeiro – Promotor de Justiça e Professor da UERN, em 03/04/2014.

A revolução militar de 1964 foi absolutamente necessária, caso contrário já teríamos nos tornado a Cuba continental.

Temos ouvido e visto bastante pirotecnia em torno do evento ocorrido no Brasil em 31 de março de 1964. Muito mais defesa de interesses pessoais ou de grupos, do que análise séria e compromisso exclusivo com a verdade histórica.
Não. Não confunda verdade histórica com a excrecência de um tal de "comissão da verdade", que a princípio nos parecia ser única, mas agora sabemos de congêneres estaduais, quiçá municipais, e o perigo de criação dessas "donas da verdade" em âmbito de bairros, ruas ou vilas vai se espraiando. A doutrinação dos idealizadores desses macabros institutos é especializada nessas coisas. O pior de tudo é que algumas pessoas abdicam de pensar e refletir e apoiam essas ideias que fazem de nós o país as comissões, em todos os sentidos: as comissões integradas por quem vai fazer um "trabalho" como forma de legalizar um dinheiro público que lhes é destinado, e as comissões ou percentuais financeiros - mensalões ou não - que alguém ganha para dar robustez ao torpe sentimento de vingança.
A revolução militar de 1964 foi absolutamente necessária, caso contrário já teríamos nos tornado a Cuba continental, embora ainda não esteja descartada esta hipótese. Basta trocarmos os mais médicos por mais cubanos. Aliás, de médicos eles não têm nada, nem reconhecimento pelo órgão de classe que é  Associação Médica Brasileira.
Não se pode negar a existência de alguns abusos pelos militares, no entanto abusos são punidos pela história, como os que atacam hoje a revolução serão historicamente punidos. Todo movimento contrário a um vencido comete-os e ninguém pode negá-los. Houve, no entanto, uma trégua absolutamente democrática que recebe pela denominação de "anistia" que, por seu turno, alcança ambos os lados, pois ambos cometeram abusos, crimes. Sendo essa anistia unicamente para uma das partes, estabelece-se uma verdadeira ditadura e um verdadeiro democrata deve lutar contra qualquer ditadura, venha de onde vier. O contrário é casuísmo ignóbil. O verdadeiro democrata não toma partido senão de interesses gerais.

Estamos muito parecidos com a Roma antiga, com uma perseguição aos cristãos. Naquela época ser cristão era suficiente para uma condenação e para que não se acreditasse nas ideias e quem assim se conduzia. Hoje dizem que o regime militar foi autoritário - e pode ter sido. O que não se justifica é o cometimento de erros idênticos, e o que é pior: a tentativa de falir o ordenamento jurídico e as instituições que não aceitam que se cometam crimes em nome de um sistema que se diz democrático que, na verdade, é metido na roubalheira, apoiando criminosos nacionais e internacionais - até por serem idênticos, camaradas, companheiros.

Até quando abusarão de nossa paciência?

CONQUISTE SEU EMPREGO: O SFB – Serviço Florestal Brasileiro realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 24 (vinte e quatro) VAGAS PARA ANALISTA AMBIENTAL, inscrições até o dia 16/05/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 6.478,30. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN: O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 80 (oitenta) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas no período de 22/04 a 05/05/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.392,42. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Beethoven Cavalcante – Ator, Goretti Alves – HRTM, Salvelina Costa – UERN e Valmiro Manoel – Emater/RN (Dia 19), Adriana Morais – Jornalista (20), Carol Ribeiro – Ac. Direito e Jadson Arnaud – Professor (22), Rony Dias – Téc. Informática (23), Raimunda Soares – Sindicalista (24), Leomar Freire – Fundac (25).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: Companheiro Hermes, bom dia! Até que enfim, posso ousar "furtar uns poucos minutos do relógio das eras" para não apenas me dedicar à leitura; que, para mim, há tempos já é sagrada e obrigatória; de "'nossa" sempre de dedicada, crítica, atualizada, interessante e tempestiva "Coluna de Notícias"; assim como para lhe escrever um pouco - sem nenhuma pretensão política, econômica ou literária: tão-somente para lhe dar um feedback positivo, ciente de que todo aquele que escreve algo, espera ser lido. Saiba, meu amigo, exemplo e "professor" sindicalista, que eu não somente o leio com avidez logo quando recebo o blog "Democratizando a Comunicação" em meu "correio eletrônico" e espero ansiosamente a próxima edição, mas também, embora sem objetividade e influência sequer equiparáveis, tomo a liberdade de, aqui e acolá, divulgar algumas de suas oportunas notícias no fórum de discussões do site Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (Filiado à CUT e à FENAJUD), do qual sou representante desde o ano passado, na condição de Conselheiro para a Região Oeste. Obviamente, sempre que o faço, tenho a especial prudência e cautela de citar as respectivas fontes, inclusive havendo dedicado, igualmente, ao excelente "sítio eletrônico" do SINAI/RN algumas dessas citações.
A vôo de pássaro, atrevo-me a comentar um pouco da edição 636: admiro muito sua confiança na vitória da presidenta Dilma e, especialmente, a acidez com que encara o quadro político deste caloroso Estado Potiguar, sempre sofrendo nas mãos dos mesmos "picaretas com aneis de Doutor", parafraseando o nosso querido Lula. A cultura e a arte são nortes fundamentais para a democracia e a mudança desse insólito cenário político, econômico e social. Logo, para "Democratizar a Comunicação" é imprescindível divulgarmos e participarmos de nossas atividades culturais e artísticas, como você tem feito ao longo das décadas. As telas obras de um Montalvão. A programada confraria do Sêbado, de que tenho me ausentado por contingências da agenda ou do acaso, apesar dos convites. Certamente, muito em breve, irei. A belíssima síntese biográfica da insigne cantora Zizi Possi, cuja história eu pouco ou nada conhecia, mas que vale muito à pena saber, até por ser uma das melhores vozes da música popular brasileira. Sem esquecermos das já tradicionais colunas "Repórter por uma Edição", desta feita com relevantes contribuições sindicais do companheiro João Alves de MOURA (Diretor de Comunicação e Imprensa do SINAI/RN); "Bronca do Leitor(a)/Internauta", destarte com a relevante crítica do jornalista Emery Costa; além de "Fique Sabendo...", "Conquiste seu Emprego", "Registro", "Pano Rápido", "Hoje é Dia" e, sinceramente, uma de minhas sessões favoritas: "Quem canta... os males espanta", nesta oportunidade com a nossa "Linda Juventude".
Noutro quadrante, participo-lhe que o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Mossoró e Região Oeste (CEJUSC/OESTE) está organizando mais um mutirão de conciliação dos processos judiciais relativos às ações de cobrança do seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículo automotores de vias terrestres ("Mutirão DPVAT 2014"), que se realizará no próximo dia 08 de maio, a partir das 08h, na Escola de Artes de Mossoró (Antigo Colégio Municipal Joaquim da Silveira Borges), na Avenida Alberto Maranhão, Centro, Mossoró/RN, ao lado do Ginásio Municipal Poliesportivo Dr. Pedro Ciarlini.
Concluo, solicitando que, se possível, acrescente à nota de fim "Visite os Sites" o do nosso SISJERN: www.sisjern.org.br.
Muito grato.
Abraços e saudações sindicais, Paulo Giovanni de Siqueira Brandão - Conselheiro para a Região Oeste do SISJERN e Bacharel em Direito pela UERN. Diretor do CEJUSC/OESTE e Auxiliar Técnico do TJ-RN.
- Admirável Paulo Giovanni, o conheci muito jovem ao ingressar no Curso de Direito/UERN, como o tempo passa rápido. Obrigado, obrigado e obrigado! Organize sua agenda e reserve-o um encontro no Sêbado, você vai gostar muito amigo, saúde e paz.
 = HÁ 61 ANOS! Inaugurada a Rede Urbana de Telefones Locais, em 19/04/1953. Fonte: Mossoró Nossa Terra, pág. 361, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;
 = E HÁ 69 ANOS! - Presos políticos eram anistiados. Prestes saía da prisão depois de nove anos. Nesta data, em 18/04/1945.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 589/2013 (de 20/04), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre as atividades do SÊBadO e a exposição do poeta e artista plástico Airton Cilon; Governo dá 100% de gratificação a sua "panelinha"; Grupo de conversação em inglês retoma atividades; Bronca do leitor (381) por Genildo Leôncio; FIQUE SABENDO: "O melhor Aproveitamento da Estação das Artes Elizeu Ventania" – por Caio César Muniz, poeta. E na Edição 551/2012 (de 29/09) estes foram os temas: Comentário sobre a poluição sonora no centro; Vítimas do Césio 137 Voltam a Receber Remédios; II Encontro de Agentes de Saúde e Endemias; Irenice de Fátima, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (348) – Por Rogério Dia; FIQUE SABENDO: "Dia da Secretária – 30 de Setembro".
 - CONFEDERAÇÃO DE TRIBOS: Os Hunos eram uma confederação de tribos que viviam na Ásia Central. No Século V, eles conquistaram vários territórios romanos. Seus ataques eram "ferozes e impiedosos, uma verdadeira carnificina". Os hunos recuaram em 453, após a morte de seu líder maior, Átila, que morreu de hemorragia interna no esôfago, após beber em excesso. FONTE: Blog do Tio Colorau, www.tiocolorau.com.br, em 08/03/2014.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Embora tivesse iniciado a carreira sob influência da Bossa Nova, no início da década de 1960, mudou seu repertório para o rock. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, e versões de sucessos do então recente gênero musical, fundando as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa um programa na TV Record chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro. Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Risa" e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora". Na virada para década de 1970, reformulou seu repertório rock'n roll e se tornou um cantor e compositor basicamente romântico, que não modificou desde então. Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o adulto. Atualmente continua se apresentando com frequência e produz anualmente um especial que vai ao ar na semana do Natal pela Rede Globo, mesma época em que costumavam ser lançados seus discos anuais. Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais: Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. Segundo a ABPD, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história do Brasil. Seus discos já venderam mais de 120 milhões de cópias e bateram recordes de vendagem - em 1994 chegou a marca de 70 milhões de discos vendidos - incluindo gravações em espanhol, inglês e italiano, em diversos países. Tendo realizado milhares de shows em centenas de cidades no Brasil e no exterior, sua popularidade o tornou conhecido no Brasil e na América Latina como O Rei, contando com um dos maiores fã-clubes do mundo. Estamos tratando de Roberto Caros Braga, nascido em Cachoeiro de Itapemirim/ES, aos 19 dias de abril de 1941, Roberto Carlos também é conhecido por Rei da Juventude, Rei do Pop e Rei da Música Latina;

 - HOJE É DIA: Hoje é Dia do Exército Brasileiro e Dia do Índio. Amanhã (20) será Dia do Diplomata e Dia do Disco.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos homens e mulheres do exército brasileiro, aos bravos e resistentes índios e índias, aos diplomatas e colecionadores de discos.
QUEM canta...
"Antes que os homens aqui pisassem nas ricas e férteis terras brasilis / Que eram povoadas e amadas por 3 milhões de índios / Reais donos felizes da terra do pau Brasil / Pois todo dia e toda hora era dia de indio / Mas agora eles tem so um dia dezenove de abril...". ("Todo Dia Era Dia de Índio" – Composição: Jorge Ben Jor. Canta: Baby do Brasil).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário