sábado, 25 de janeiro de 2014

DC - Coluna de Notícias 627. (Anexo slide: Espiritismo).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 627 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 25 de janeiro de 2014. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 4ª/52, dias: 25/365 e faltam 340 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Afora as cassadas cassações ou cansadas cassações?.., em nosso estado, que movimentaram esse final de semana, no meio dela (quarta-feira) foi registrado o Ato Fora Rosalba. Segundo a Polícia Militar o evento reuniu umas trezentas pessoas, valeu o barulho que poderia zuá mais alto caso a mobilização melhor pensada e organizada envolvendo o interior do estado. Vem aí o primeiro CarnaSÊBadO e boa leitura nobre leitor/a!


ATA DO COPOM INDICA QUE JUROS VÃO CONTINUAR SUBINDO – BRASÍLIA - Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) - que elevou os juros básicos (Selic) em 0,5 ponto percentual, para 10,5% ao ano -, divulgada nesta quinta-feira, o Banco Central admitiu que foi surpreendido pela inflação de dezembro, ao justificar a necessidade de manter o ritmo de alta de juros para conter os preços. E ainda indicou que, por causa dessa pressão, continuará a subir a taxa básica além do patamar atual. Os diretores disseram que vão manter a vigilância. No entanto, deixaram no ar qual a dosagem dos próximos aumentos e não conseguiram ancorar as expectativas dos agentes econômicos.
Para o economista-chefe da Sulamérica Investimentos, Newton Rosa, o Copom deve fazer mais duas altas: uma de 0,5 ponto percentual em fevereiro e outra de 0,25 ponto em abril. Ele manteve a projeção - a mais pessimista entre os colegas - pelo fato de o BC admitir que, mesmo com as altas feitas até agora, as projeções de inflação não param de subir. O que ficou claro é que o esforço feito até agora teve um ganho muito pequeno para a inflação - frisou o analista. - E quem está jogando contra? A política fiscal (de gastos públicos), que infla os preços (...). FONTE: www.endividado.com.br/.

GOVERNADORA ANUNCIA REAJUSTE, PROGRESSÃO E PAGAMENTO DE FÉRIAS A PROFESSORESA Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, anunciou o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos da educação na tarde desta sexta-feira (24), durante despacho administrativo com a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho. Na ocasião, a chefe do Executivo Estadual também anunciou a adição de uma letra (progressão horizontal) a partir de março a todos os professores e especialistas, bem como autorizou o pagamento do terço de férias a todos os servidores do quadro da Secretaria da Educação e adiantou que encaminhará para a Consultoria o projeto de lei que altera o porte das escolas da rede estadual. Os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa tão logo o ano legislativo seja iniciado.
A rigor, o aumento de 8,32% será pago em fevereiro retroativo a janeiro e obedece ao Piso Nacional com percentual definido pelo Ministério da Educação. Ao todo, desde 2011, já foi concedido aumento acumulado de 91,53%. Na prática, um professor em início de carreira receberá R$ 1.780 contra R$ 930 antes da gestão da Governadora. FONTE: www.rn.gov.br/.

UERN RECEBE ALUNOS DE MOÇAMBIQUEAtendendo à convocação feita pelo Governo Federal para se engajar no Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes de Angola e Moçambique, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu os cinco estudantes moçambicanos: Constância Samuel (Biologia), Vivian da Silva (Ciências Sociais), Lucas da Costa (Química), Dário Mungoi (Ciência da Computação), Rosita Tingo (aluna de Biblioteconomia, mas que se engajará em Ciências Sociais). Eles fizeram uma viagem de 24 horas até Natal e mais 3 horas para Mossoró.
Segundo Dário Mungoi, a seleção foi realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do seu país que atendeu ao convite do Governo Brasileiro para enviar estudantes dentro do Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes e a seleção coube a cada uma das instituições que disponibilizou as vagas para os seus alunos, que foram avaliados através dos seus dados acadêmicos.
Na UERN, o programa ficou a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), tendo o programa a coordenação do Prof. Dr. Josildo José Barbosa da Silva, Diretor de Pós-Graduação. Na solenidade, Josildo fez a apresentação e elogiou muito os alunos selecionados para vir passar os três meses na UERN. FONTE: http://intranet.uern.br/.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – É sempre bom divulgar, neste espaço, a luta do amigo Aldaci em prol dessa cultura tão identificada com o nosso grande nordeste. Valeu amigão!
No dia primeiro de fevereiro (sábado), canto com Zé Monteiro no "Espetinho 30 de Setembro" de Carlos Nascimento. Vizinho ao Posto de Zé Mendes no bairro dos Pintos, convido os nossos amigos que gostam da poesia popular nordestina para essa Cantoria, às 20h, sob a coordenação do Carlos Nascimento do Zé Mendes e amigos. Grande abraço, Aldaci de França.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (416)Amigo Hermes. Muito bom o comentário do artista mossoroense Álamo Kário (edição 625). Só quero lembrar que antes de imperar a tecnologia a solidariedade era bem mais eficaz. A televisão, que poderia ser um instrumento de cultura, está virando pocilga; o telefone celular, que poderia encurtar as distâncias, está se tornando mero objeto individualista, nas horas vagas. Nas ruas, nos consultórios, nos transportes, na própria escola, a atenção maior é dispensada ao "birinaite". Portanto, entendo que a tecnologia nos ajuda; mas sabendo aproveitar o que ela mostra de bom. Filigranas - que ela muito oferece - fica pra quem não dispõe do que fazer. Uma pergunta: sexo virtual também va  le? É isso que endoida qualquer um desavisado. Tem dado até divórcio. "Podes crê, amizade". Como dizia Tonny Tornado. A propósito, recomendo a leitura de um artigo da lavra de François Silvestre, publicado na edição de domingo, 12/01/14, no Novo Jornal. Abs. DINIZ.

FIQUE SABENDO... "Profissão Versus Terminologia". Por *José Santos Diniz – Professor Emérito da UERN. FONTE: Email pessoal, em 22/01/2014.
"Testemunha arrolada", o que não é recomendável em determinados processos envolvendo a honra (virgindade).
Nem sempre os profissionais de qualquer área de formação devem seguir os pretextos da terminologia que a cada função exige.
É comum, na área médica, o cliente que virou paciente, sair do consultório de um profissional vaidoso, com o cérebro saturado de tanto ouvir disparates terminológicos. Não há respeito à diferença de conhecimentos de ambos, por despreparo de um ou diferença de setor de outro, cada um no seu lugar.
Até por questão de ética, o profissional não deveria esboçar conhecimento adquirido ao longo dos anos, nos bancos de faculdade ou no exercício das suas atividades, perante um leigo no assunto.
Algumas profissões, lembrando a de jornalista, no termômetro do noticiário, admite determinadas gírias, mas não repassa à opinião pública. Ficam só nos limites das oficinas. É na base do "nariz de cera", o texto introdutório a artigo ou reportagem para salvar o arremate da notícia. E a "barriga", quando o repórter, à cata da notícia, não concluiu o registro dos fatos, mas inventa um complemento, fruto de sua criatividade impulsionada pelo sensacionalismo. É da família do "bigode", espécie de anteparo do texto.
No Direito, a demanda se acentua. Vai além dos parâmetros: se o profissional não usar a ética, as atitudes descambam para o inusitado.
Eu poderia dizer que "as provas estão às escâncaras", isto é, abertamente, sem qualquer sombra de dúvida; "o preso escafedeu-se", simplesmente fugiu; "o juiz prolatou um despacho interlocutório", ou seja, resolveu uma questão pendente dentro do processo, sem julgar o mérito, dando prosseguimento ao feito; "as provas estão exauridas", isto é, encerrara-se a fase probatória; "testemunha arrolada", o que não é recomendável em determinados processos envolvendo a honra (virgindade). Portanto, nunca agredir o cliente com termos mirabolantes.
Muito comum encontrar profissional do Direito que se esbaldam em conhecimentos, principalmente ao formalizar um pedido inicial. Uma petição, para formalizar um processo. Escreve, escreve, escreve, põe citações aqui, parafraseia ali, introduz jurisprudência acolá. Fala de petição inicial, de inaugural de folhas, primordial e tantos outros sinônimos que vai encontrando pela frente.
Depois vêm as expressões latinas, embora em desuso, cita um artigo de lei e faz questão de transcrevê-lo, como se ninguém soubesse aonde ele se encontra consignado.
Tem aqueles que introduzem "citações aleatórias, sem a menor ideia de onde procedem, em afronta aos conhecimentos dos demais profissionais que atuam no processo. Na base do "se colar, colou". O bom mesmo é que alguns juízes sequer lêem aquele aparato. Dedicam-se, tão-somente aos fatos narrados, as provas consistentes e o pedido formalizado, para delimitarem o seu legítimo convencimento.
Quando professor em atividade, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, sempre tive o cuidado de recomendar aos alunos, nas Disciplinas Processo do Trabalho e Prática Forense, que evitassem determinadas aberrações jurídicas. Não dar início a uma petição com a postagem de uma citação filosófica, cujo autor nunca teve a oportunidade de conhecer sua obra, sem nexo ao objetivo do pedido.
A profissão do Direito requer clareza, objetividade e bom senso, sem os quais ninguém alcançará o objetivo desejado, que a Justiça. Para alcança-la, os operadores do Direito – Juízes, Promotores e Advogados – formam um tripé: os aplicadores da lei, os fiscais dessa aplicação e os que mostram os melhores caminhos para a execução dessas tarefas, na busca de justiça.
Assim é que, o bom advogado não faz uso de subserviência diante de juiz ou de promotor de justiça. Sem exuberância maquiada, seus propósitos éticos prevalecem perante qualquer Juízo ou Tribunal. O respeito é mútuo: cada um no seu lugar de autoridade competente, no âmbito das funções que exercem, em favor do bom andamento do processo, nos cabides do Judiciário.
O ordenamento jurídico define, através da legislação, as metas para alcançar o Direito que, bem aplicado, produzirá Justiça. E justiça seja feita àqueles que não se esmeram na terminologia para demonstrar conhecimento, além do necessário.
Que a terminologia seja sempre aplicada, onde ela se ajuste a conhecimentos equiparados, para que seja compreensível. Não em forma de agressão ao leigo de formação; ou a qualquer um despreparado. Entende-se que o uso propositado de sapiência exagerada, é uma forma de expelir desaforo. Na certeza de que muitos assim também pensam. Nossos clientes merecem respeito.
*JOSÉ SANTOS DINIZ. JP/0242-RN.

CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL: O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 271 (duzentas e setenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11/02/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.478,30. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PE: A Prefeitura de Cachoeirinha/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 27/01 a 27/02/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Ana Mônica – Profª. e Bernardino Neto – UERN (dia 22), Vilsemar Alves – Jornalista (25), Denys Tavares – Prof. (27), Zuíla Alves – Emater/RN (28), Márcio Alexandre e Marcos Antônio Ferreira – Jornalistas (29), William Pereira – Prof. (30) e Hélderi Negreiros – Profª. (31).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Excelente, amigo. Tanto a mensagem visual "La Belleza a Nocturna" como a escrita (edição 625). Milton Marques". – E viva a vida, enquanto vivemos! Saúde paz a todos nós viventes! Nobre amigo.
"Boa tarde Hermes! Obrigada por enviar sua coluna de notícias (626), somente agora abri meu e-mail e pude vê-la, inclusive adorei também as belas imagens e a mensagem do sorriso. Grande beijo, Elza Britto". – Seja bem vinda a nossa lista de leitores e leitoras. Compareça ao SÊBadO para construirmos o I CARNASÊBadO, Tá  ?
 = HÁ 161 ANOS! Instalação da Primeira Câmara Municipal de Mossoró, sob a presidência de Pe. Antônio Pedro de Carvalho, em 24/01/1853. Período: 24/01/1853 a 7/1/1857 - Instalada em 24 de janeiro de 1853, em cumprimento a Lei Provincial nº 246, de 15 de março de 1852, assim constituída: Padre Antônio de Carvalho – PRESIDENTE, João Batista de Souza de Souza – VICE PRESIDENTE, Miguel Arcanjo Guilherme de Melo, Vicente Gomes da Silveira, Florêncio Medeiros Cortez, Francisco Bertoldo das Virgens e Luiz Carlos da Costa Júnior.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 573/2013 (de 19/01), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre arrecadação e Campanha Salarial 2013 dos servidores públicos do RN; OIT: quase 30% dos trabalhadores domésticos no mundo não têm proteção jurídica; Gabinete Civil pagará R$ 222 mil, este ano, por arranjos e buquês; Mais um livro será lançado, "63 Verões Depois"; Graf Zepellin sobrevoou Mossoró por duas vezes; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor (368) por José Mário Ilo; FIQUE SABENDO: "Campanha Salarial dos Servidores do Estado: o calcanhar de aqueles do governo". E na Edição 522/2012 (de 09/06) estes foram os temas: Comentário sobre um novo local para a Central do Cidadão; Saiba Como Bancos Decidem se Clientes Merecem Créditos; Greve – Um Instrumento Legítimo; Idoso; Não Confundir "Caixa Preferencial" com "Atendimento Preferencial"; ADUERN Buscará Responsável por Atraso em Pagamento; Eriberto Monteiro, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (320) – Por Maria dos Aflitos. FIQUE SABENDO: "09 de Junho – Dia do Porteiro".
 - JB PROVA QUE NÃO MERECE RESPEITO: O presidente do STF, Joaquim Barbosa, saiu de férias. Inventou uma palestra que na França ninguém sabe da importância e com isso levantou uma graninha de mais de R$ 14 mil de diárias para financiar seu passeio que é merecido, mas que deveria ser feito às próprias expensas. Questionado, diz que se trata de uma questão menor. O que se vê é que no conceito de Joaquim Barbosa, o dirigente máximo da Justiça brasileira, corrupção se mede em cifras. R$ 14 mil não é nada. Assim como os R$ 90 mil para reformar os banheiros do apartamento onde mora, de graça, não têm nada de errado, os R$ 540 mil de vantagens por aulas que não deu na Universidade do Rio de Janeiro não valem nada. Sem contar com o fato de ter dado como endereço de uma empresa fantasma o próprio apartamento funcional, coisa que é proibida por lei, como se não bastasse a proibição de magistrados abrirem empresas. E ainda o fato de ter comprado um apartamento em nome dessa empresa que não funciona, somente para burlar o fisco norte-americano, envergonhando o Brasil por isso e mais ainda por ter declarado que o AP foi comprado por apenas dez dólares, quando se sabe que ele vale mais de R$ 1 milhão. A única certeza que nos fica é que Joaquim Barbosa não é referência de nada. Ética, moralidade, competência nem Direito. Portanto, nada a ver com a Justiça. FONTE: http://myopera.com/crispinianoneto.
 - DO MUNDO MAGISTÉRIO: Nasceu em 25/02/1925 no município de Pau dos Ferros/RN, no Sítio Riacho do Meio, do seu pai Pedro Alves Cabral – um sertanejo analfabeto que sonhava em formar as filhas moças. Sua mãe era Antônia Néri Cabral, alfabetizada. Pelo lado materno é neta de escravo e veio para Mossoró às vésperas de completar dez anos de idade, em dezembro/1934. Meteu a cara no trabalho e aos poucos foi galgando alguns postos de trabalho: professora, diretora de escola, secretária de educação municipal, chefe do DIRED, coordenadora do extinto MOBRAL, dente outros. Depois de aposentada foi aprovada em vestibular para Pedagogia com especialização em administração escolar. Estamos falando sobre INALDA CABRAL ROCHA, completa 89 anos neste dia e mora em Mossoró. Fonte: Mossoró Nossa Terra, vol. 2, pag. 341/2, do Prof. Almir Nogueira da Costa.
 - HOJE É DIA: hoje é Dia do Carteiro – Criação dos Correios do Brasil em 1663.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos carteiros de todo o Brasil.
QUEM canta...
"Quando o Carteiro chegou, e o meu nome gritou, com uma carta na mão... ."  ("Mensagem" – Composição: Cícero Nunes e Aldo Cabral. Canta: Vanusa).
  ...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário