sábado, 4 de janeiro de 2014

DC - Coluna de Notícias 624. (Anexo slide: Anos 60 - que delícia).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 624 (geral) e 1ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 04 de janeiro de 2014. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 1ª/52, Dias: 04/365 e faltam 361 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Em busca de notícias para revelar nesse espaço e fiquei muito feliz ao ver, via face, os sorrisos do João Henrique e sua mamãe Ana Cadengue. Isso memso Túlio Ratto..., "Deus é Pai" e digo que ele está no controle e nada de se descontrolar. Oremos! Boa leitura nobre leitor/a!
TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONDENA VEREADORES POR NEPOTISMO – RJ. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou oito vereadores de Duas Barras (RJ) pela prática de nepotismo. As contratações envolviam esposas, filhos, um irmão e até uma sogra. O acórdão, julgado no dia 11 de dezembro/13 pela 20ª Câmara Cível, deu provimento à Apelação Cível interposta pelo Ministério Público, autor da Ação Civil Pública, e majorou a multa civil a ser paga pelos vereadores, passando-a para 10 vezes o valor de seus vencimentos no período das nomeações. O juízo de primeiro grau havia determinado multa equivalente a um mês.
A pena inclui, também, a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos. Além disso, os vereadores estão proibidos de, no período de cinco anos, contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente. A condenação inclui, ainda, o pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios, fixados em dois salários mínimos, em favor do Fundo Especial do MP-RJ — nesse ponto, a pena abrange o poder municipal. FONTE: www.conjur.com.br, 03/04/2014.

ERASMO FIRMINO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Mais uma "convocação" fantástica do Tio Colorau, digo, Erasmo Firmino sobre uma preocupação nacional e uma atração internacional. Nada comum nos tempos de "músicas" descartáveis.
SOBRE TRÂNSITO. Um dos maiores problemas do Brasil daqui a 25 anos será o trânsito. O caos nas ruas e avenidas tende a piorar, ante a duplicação da frota, prevista para este período. Por dia, são registrados 12 mil veículos novos no Brasil. Estamos gerando mais carros e motos do que gente. No Nordeste, cresce exponencialmente o número de motocicletas e, por consequência, o número de acidentes fatais. De 2003 a 2013 os óbitos aumentaram 65% na região. Um grande problema, com poucas soluções previstas.
SOBRE ELTON JOHN. O cantor britânico Elton John se apresentará em Fortaleza no próximo dia 26 de fevereiro, na Arena Castelão. Com 30 álbuns na carreira, Elton John fez muito sucesso nos anos 70, com clássicos como "Sacrifice", "Daniel", "Nikita", "Candle in the Wind", entre muitos outros. Seu trabalho mais recente é The Diving Board, gravado este ano. As senhas serão vendidas pelo site www.bilheteriavirtual.com.br, a partir do dia 06 de janeiro. FONTE: Blog Tio Colorau, www.tiocolorau.com.br, por Erasmo Firmino.

FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 24 - Notas". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
No final do meu texto: estou em coerência com a natureza desta análise que se propõe a adotar a perspectiva revolucionária (e esta palavra significa uma inversão completa do estado das coisas) proposta pela(s) radicalidade(s) libertária(s).
11 – Aqui, emerge mais uma especificidade da visão política e objetivos de luta dos radicalismos libertários: seu combate visa diferentemente do foco da maior parte das reivindicações estr(e)itamente nacionais da grande massa de manifestantes confrontar um sistema que se sabe ser global, mas que, obviamente, apresenta configurações locais específicas.
12 – Após o alto desgaste das imagens das Polícias Militares, que resultou do processo em pauta, passou-se a falar mais posto não ser algo novo, nas propostas de desmilitarização e de formação cidadã destas instituições. Ora, sabemos que, mesmo em países com polícias consideradas modelos de cidadania, estas se configuram, em muitos casos, como instituições corporativistas, autoritárias e violentas, como podemos exemplificar, entre outros, com o caso relativamente recente do assassinato arbitrário do jovem brasileiro Jean Charles de Menezes, perpetrado pela polícia londrina em um metrô, no ano de 2005, e cujas investigações sofreram tentativas de obliteração por parte de alguns agentes daquela corporação (isto, sem falarmos nas duríssimas repressões que perpetram contra protestos públicos). Atribuímos as causas deste fenômeno à própria natureza destas instituições: corporações oficiais armadas que detêm o privilégio do uso da força tendem a deter um poder de pressão tamanho sobre a sociedade que, em um ou outro momento, se sentirão tendentes a exercer este poder em seu próprio favor.
13 – Mais adiante, veremos como partidos de esquerda viriam a ser convocados para que, na condição de integrantes do Status Quo, compusessem a estratégia de salvaguarda das atuais instituições brasileiras.
14 – Um detalhe importante a ser ressaltado aqui é que as referidas bandeiras que foram hostilizadas nos protestos eram, praticamente todas, de partidos de esquerda.
15 – Neste momento será repercutida, de forma praticamente uníssona, a ideia de que aqueles que rejeitaram as bandeiras de partidos durante as manifestações eram majoritariamente grupos de extrema direita, adeptos do totalitarismo. A nossa leitura daquele momento aponta para uma ação oportunista de grupos desta natureza o que realmente aconteceu -, porém, é necessário lembrar que o tema da crítica às tentativas de ingerência dos partidos sobre os movimentos populares já vinha sendo colocado pelo movimento que se tornou uma grande referência nas mobilizações em questão, o M.P.L., desde a sua origem devido à presença de libertários em sua formação - de tal modo que este, originalmente, se definiu como apartidário, passando, posteriormente, para uma posição de suprapartidarismo.
16 – Aqui, é necessário deixar claro que a onda de manifestações não havia cessado no dia vinte e um. Ao contrário, apesar de, dali em diante, não apresentarem mais o fabuloso número de manifestantes do histórico dia vinte, se verificaria, por outro lado, na semana seguinte, um fenômeno surpreendente de eclosão generalizada de protestos nos interiores de vários estados!
17 – Grafamos "violência" entre parênteses para chamar a atenção para o fato de que, trata-se aqui, na esmagadora maioria dos casos, de investidas contra a propriedade capitalista/estatal, e não contra pessoas.
18 – Adotamos aqui uma ideia proposta pelo grupo do Nu-Sol – Núcleo de Sociabilidade Libertária, da PUC de São Paulo, cujo coordenador é o Prof. Edson Passetti.
19 – O grifo indica uma ênfase dada à palavra, pela presidente, na tonicidade de sua voz.
20 – Identificamos, já na terceira semana de protestos – quando alguns governantes, como Fernando Haddad, passaram a fazer audiências com "líderes" do M.P.L. e a Rede Globo passou a fornecer alguns minutos de fama para estes "líderes" as primeiras investidas no sentido de cooptar este(s) novo(s) movimento(s) para o campo da institucionalidade.
21 – Lembremos que é possível e, ao que parece, cada vez mais verificável a adoção de práticas ditatoriais no seio (sob a capa) das democracias representativas.
22 – Percebe-se, pelo destaque que a presidente deu a este debate implícito na sua negação da possibilidade de uma democracia sem partidos entre Democracia Representativa X Democracia Direta, a força com que as "minorias radicais" impuseram suas pautas ao debate público, forçando assim uma defensiva do Status Quo.
23 – Atribuímos a causa disto ao fato de que, nas democracias capitalistas/representativas, as associações entre os poderes dos grandes grupos econômicos e os do Estado são, como se sabe, muito estreitas afinal, para além dos financiamentos de campanhas, os atores políticos oficiais necessitam de vultosos recursos financeiros, também, para a realização de grandes empreendimentos "públicos" que, em contrapartida, contribuam para o "azeitamento" das dinâmicas econômicas de reprodução dos capitais ali empregados. Até aí, tudo bem, responderiam alguns "democratas". Porém, o grande detalhe é que, mesmo os cidadãos tendo acesso privilegiado às informações sobre todos os contratos e usos de recursos por parte do "poder público"/Estado – o que, sejamos realistas, é algo para o que nunca se poderá dar garantias absolutas -, nada garante que tais informações oferecidas nos bancos de dados não tenham sido - mediante práticas nomeadas entre os brasileiros pela expressão "aproveitar brechas das legislações" - manipuladas desde a sua origem, para fazê-las passar pelo crivo do "controle público", mais ainda quando este consiste em uma maioria de cidadãos que não têm o domínio técnico sobre os processos e linguagens jurídico-contábeis necessários para a plena compreensão dos dados.
24 – Esta afirmação da presidente exemplifica bem a ingenuidade, ou, o caráter ilusionista, da lógica por nós apontada acima que estabelece uma relação direta entre o montante de investimentos e a melhoria dos serviços prestados: se confirmada esta volumosa ampliação dos gastos do governo federal com os setores da saúde e da educação, amplia-se na mesma proporção a perplexidade que se sente ante a continuidade e até ao agravamento – da situação generalizada de sucateamento das estruturas físicas, bem como da precarização das condições de exercício das profissões, nos sistemas de prestação dos serviços em questão.
25 – Para além desta questão, sabe-se que a Lei Geral da Copa estabelece que o governo federal deve arcar com todas as despesas consequentes de gastos não previstos que venham a ocorrer durante o evento.
26 – Eu mesmo sou um dos muitos residentes neste território nacional, nascidos e criados em famílias típicas do Brasil mestiças, que não gostam de futebol! É óbvio que esta é, como qualquer outra, uma identidade histórica e socialmente construída a do brasileiro amante do futebol, nada natural, assim como a ideia de que meninos devem vestir roupas de cor azul e meninas devem vestir roupas de cor rosa (apesar de aqui estarmos falando de mestiços vestirem a cor verde, símbolo das matas onde habitavam as nações indígenas originárias destas terras ambas, matas e nações indígenas, devastadas e exterminadas, respectivamente -, e a cor amarela, símbolo do ouro deste território cuja extração foi feita por imensos contingentes de negros escravizados)!
27 – Note-se que viemos, durante o texto e, mais especificamente, a partir do momento em que abordamos os eventos da terceira semana de Junho, adotando duas designações diferentes para os eventos em pauta: "protestos" e "manifestações". O uso concomitante dos dois termos não deve ser confundido com uma visão, de nossa parte, que estabelece uma equivalência entre ambos. Para nós, protestos são ações que têm um caráter revoltoso e adotam práticas mais incisivas, mais agudas e contundentes de intervenção pública, enquanto manifestações são ações que se restringem mais aos marcos/limites das instituições.
Consideramos que, durante os processos em questão, ocorreram, concomitantemente, ações dos dois tipos, sendo que, a partir do momento em que as mobilizações passaram a contar com contingentes bem maiores do que os iniciais – sendo estes compostos principalmente pelos jovens protagonistas dos primeiros eventos da "série", a forma dominante passou a ser a das manifestações.
28 – Note-se que, dentre as várias reivindicações dos manifestantes que foram providencialmente "esquecidas" pela presidente, está o questionamento da construção da hidrelétrica de Belo Monte. Arriscamos a hipótese de que isto se deu por ser este um dos projetos com maior volume de capitais já empenhados - e "nunca antes visto na história", deste(s) governo(s).
29 – A pretexto desta alusão ao processo de derrocada do Império Romano, é interessante notar, em nossa época, outra aparente repetição da história esta, realmente, tragifarsística: a divisão (da herdeira) de Roma (a Igreja Católica) em duas, com o advento - pela primeira vez na sua longuíssima história - da coexistência de dois chefes/papas: um, mais velho, vindo da Europa ("o Oriente") e outro, mais novo, vindo do Novo Continente, as Américas ("o Ocidente"). Este, ainda, apesar de adotar o nome de Francisco (em alusão àquele de Assis), para promover uma imagem de identificação com os pobres, nem de longe esboçou ideias semelhantes às do papa João Paulo I que, querendo realmente investir os recursos da Igreja na construção massiva de abrigos para os pobres, amanheceu morto - num evento que gera polêmicas até hoje, decorrido apenas um mês de seu pontificado.
30 – Participaram, ainda, organizações como a União Nacional dos Estudantes, a U.N.E., e o Movimento dos Trabalhadores sem Terra, o M.S.T.
31 – Não terá sido à toa que as grandes empresas de comunicação elogiaram, em uníssono, o caráter quase que absolutamente pacífico destas mobilizações (um incidente curioso e significativo ocorreu quando alguns "radicais" derrubaram uma cerca da empresa Gerdau, em São Paulo, e, imediatamente, militantes de sindicatos correram para recolocar a cerca no lugar, além de, posteriormente, a organização do evento ter se comprometido a pagar os custos de reposição da cerca daquela que é a décima quarta maior empresa produtora de aço do mundo! Não se faz mais sindicalistas como antigamente!).
32 – Aqui vale a pena lembrar que o dia Primeiro de Maio foi proposto originalmente pelos sindicatos revolucionários de fins do Século XIX/início do Século XX, para marcar a data em que se iniciaram as manifestações internacionais pela redução da jornada de trabalho para oito horas diárias e que culminaram na prisão, julgamento e sentenciamento à morte de cinco anarquistas sindicalistas nos E.U.A., acusados de terem detonado uma bomba entre os manifestantes, ato este cuja autoria, anos depois, ficou demonstrado ter sido da própria polícia. Por isto, o Primeiro de Maio, ao invés de ser um dia de comemoração da condição de trabalhador assalariado – conforme foi transformado pelos interesses patronais e dos sindicatos institucionalizados -, constitui-se, originalmente, como um dia de luto e de luta!
33 – A mim, ocorreu inserir esta epígrafe - fragmento introdutório - no final do meu texto: estou em coerência com a natureza desta análise que se propõe a adotar a perspectiva revolucionária (e esta palavra significa uma inversão completa do estado das coisas) proposta pela(s) radicalidade(s) libertária(s).

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA: O MP – Ministério Público da Bahia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 80 (oitenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 13/01 a 10/02/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.000,29. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Jucás/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 600 (seiscentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 24/01/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.300,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Ana Morais – Professora (dia 1º/01), Cid Augusto da Escóssia – Prof. (05), Neófita Oliveira e Marcos Romero (07), Ady Canário – Profª. e Tuca Viegas – Jornalista (09).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Seja bem-vindo, talentoso Hermes. Boas Festas para você e os seus, Walgom". – Obrigado estimado leitor Walter Gomes, saúde e paz para todos em toda vida!
 = HÁ 73 ANOS! Fundação do Aero Clube de Mossoró, em 04/01/1940, grupo liderado por Dix-sept Rosado Maia.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 570/2012 (de 29/12), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre a Confraria da Praça Vigário Antônio Joaquim e eleições na UERN; Doença comum: justiça dá auxílio a segurado; Outro mundo – essa governadora...; Não houve este voo do Zepellin em 1927, em Mossoró; Benilson Silva, repórter por uma edição; Bronca do leitor (365) por William Pereira; FIQUE SABENDO: "A Morte de cada dia" por Irmão Peixoto. E na Edição 517/2012 (de 23/05) estes foram os temas: Comentário sobre Cesta e Salário Mínimo; Jornalista sem Registro Receberá Salário da Categoria; Ato Conjunto do Fórum Estadual de Servidores Reúne Categorias no Dia 29 de Maio; Chega-me mais Alerta Sobre Bandidagem; Josué Damasceno, Repórter por uma Edição; Bronca de "Supostos" Leitores (315); FIQUE SABENDO: "Melhores e Piores Países para ser Mãe" – Por Natasha Pitts".
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Em 04/01/1954 Elvis Presley encosta eu caminhão em frente ao Sun Studios, e grava compacto com o objetivo de servir de presente, atrasado, par o aniversário de sua mãe as canções "Casual Love Affair" e "I'll Never Stand in Your Way". Fonte: http://pt.whisplash.net.
 - HOJE É DIA: hoje é Dia do Hemofílico e Dia Nacional da Abreugrafia (aparelho que revolucionou o diagnóstico da tuberculose, inventado por Manoel Dias de Abreu (*04/01/1892, + 30/04/1962).
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais da Marinha Mercante e salva-vidas.

QUEM canta...
"Pegue a esteira e o chapéu / Vamos para a praia que o sol já vem...". ("Maria Izabel" – Composição: Indisponível. Canta: Os Carbonos).
  ...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário