domingo, 10 de novembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 616. (Anexo slide: A Viagem de Trem). Retificado.


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 616 (geral) e 46ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 10 de novembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 46ª/52, Dias: 314/365 e faltam 51 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Finalmente uma luta entre servidores da FUNDAC X GOVERNO, travada em ringue da justiça trabalhista há 17 anos chega ao final, parcialmente, pois, só vão receber os RPV – Requisitório de Pequeno Valor (até 20 salários mínimo) e de maior valor irão aguardar emissão de precatório. Não pelo entendimento e conciliação, muito pelo contrário! Foi necessário o confisco/sequestro do dinheiro na conta única do estado do RN determinado pela Juíza Simone Jalil - 1ª Vara da TRT/Natal e o SINAI – Sindicato dos Servidores da Administração Direta e Indireta do RN está aguardando o repasse para creditar na conta-corrente de cada beneficiário/a do processo de n. 866/96 (Política Salarial) na ordem de R$ 6 milhões. Boa leitura nobre leitor/a!

UM CORRUPTOUR PELA CIDADE - O guia turístico Justin Svoboda, que mora e trabalha em Praga, capital da República Tcheca, teve uma ideia curiosa e moralizadora: criou o CorrupTour (foto no blog: http://www.tiocolorau.com.br). Cansado de mostrar aos turistas apenas os mesmos prédios e locais históricos, o guia turística decidiu elaborar um roteiro mostrando a face visível dos mais rumorosos casos de corrupção na cidade.
No passeio, que custa aproximadamente R$ 80 e é feito numa van, o guia visita obras que foram superfaturadas, obras inacabadas por causa de desvio de dinheiro, mostra as casas de políticos acusados de corrupção, de laranjas, de funcionários fantasmas, mostra as sedes das empresas que sempre ganham as licitações, de órgãos da imprensa que apoiam políticos desonestos.
Numa das paradas, nas obras do túnel Blanka, Svoboda diz que a obra foi projetada para custar 22 bilhões de coroas, mas os gastos já passam dos 37 bilhões. Ele pede que atentem para a péssima qualidade do cimento. "Pelo dinheiro que está se pagando, deveria ser usado o melhor cimento, mas estão usando o pior", diz Svoboda. "Impossível ler sobre a iniciativa de Justin Svoboda e não fazer um paralelo com nossa realidade. E se alguém tivesse a ideia de fazer o mesmo no Brasil? Imaginem um Svoboda em Brasília. Fiquei a pensar ainda num CorrupTour por nossa valente Mossoró. Assim como Svoboda mostrou a qualidade do cimento, o guia daqui poderia parar na praça da Catedral e mostrar as cerâmicas que insistem em se soltar da argamassa em que foram acomodadas. O passeio também incluiria o Nogueirão (e a foto de seu projeto), a UPA do Belo Horizonte, o viaduto do Alto São Manoel etc. Nem todas as cidades possuem pontos turísticos, mas todas possuem políticos desonestos. O CorrupTour é uma ideia genial". Destacou Tio Colorau e/ou Erasmo Firmino – Criador do blog. FONTE: Blog do Tio Colorau: http://www.tiocolorau.com.br,em 08/11/13.
Nota do editor. Acrescento meu caro Tio Colorau, as obras do CEASA (Centro de Agricultura de Mossoró e o Parque das Cidades idealizado ainda por Vilma de Faria – ex-governadora).

DINIZ SANTOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso especialista em Bronca do Leitor nos envia e-mail com o título "COPA DO MUNDO, não deixe de ler", com recorte de uma reportagem noticiada há 3 décadas e bem que poderia ser seguida pela presidenta Dilma Rousseff. A matéria é requentada, porém sem o devido conhecimento dos "amantes da futebol/patriotas da bola" que nem nascidos eram.

HÁ 30 ANOS EM ZH - JORNAL ZERO HORA, EM 11/03/1983: GOVERNO BRASILEIRO VETA COPA DO MUNDO NO BRASIL! O Presidente João Figueiredo negou, ontem (10/03/1983), aval do governo para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pleitear junto a FIFA que o Brasil seja sede da Copa do Mundo de 1986. A decisão foi tomada depois da reunião com ministros e anunciada pelo porta-voz Carlos Átila. A crise econômica, que recomenda "irrestrita austeridade", segundo o despacho, foi um dos fatores para a decisão. Havelange ofereceu a Copa do Mundo no Brasil e o Presidente Figueiredo respondeu: "você conhece uma favela no Rio de Janeiro? Você já viu a seca do nordeste? E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?".

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (407)Meu caro Hermes, Esta falácia da governadora de quebradeira do Estado, é uma demonstração nítida de incompetência administrativa. É tanto, que naturalmente a arrecadação cresceu nestes últimos três anos e ela não foi capaz junto ao seu secretariado de fazer um planejamento eficaz que pudesse minimizar a crise sem precisar de endividar o Estado para as próximas décadas. A Governadora iniciou várias obras e não as concluiu e elabora um gasto absurdo em publicidade do que não fez, utilizando-se de obras do Governo Federal. A prioridade é saúde, educação e salários dos Servidores. A estrada de Tibau (não concluída), só veio porque ela e seus familiares e amigos têm casas lá. Fazia 27 anos que eu não via o Estado atrasar pagamento de salários. Esta talvez seja uma manobra para 2014, quando ela voltará a atualizar os salários e dizer que foi um esforço da sua gestão e ganhar uns pontinhos para a próxima eleição. Francisco Barbosa de Assis.

FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 15". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
"Os bancos não fazem empréstimos sem garantias de retorno com juros!".
2.2.6 – Discussão sobre Mecanismos de Combate à Corrupção:
"Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes, de combate à corrupção. A lei de acesso à informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e as instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão, para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção, é com transparência e rigor."[aqui, a presidente procede à redução final – que será repercutida pelas grandes empresas midiáticas do larguíssimo leque de demandas dos protestos em questão, a uma pretensa demanda maior: acabar com a corrupção. Diante do que foi dito anteriormente, bem como do contexto deste discurso, resumidamente, a ideia que se oferece aqui é: ao invés de se buscar uma libertação do sistema como um todo, o que se deve buscar é moralizar o sistema...! E, para dar exemplos, Dilma Rousseff inicia utilizando o espaço da cadeia de rádio e televisão disponibilizada ao poder público da presidência da República para fazer autopropaganda do seu governo, enfatizando o seu ato de sancionar a lei de acesso à informação! Ora, já vimos, no comentário e notas acima, como este cidadão auxiliar técnico (e agora gandula que aponta "bola fora") do jogo político no Estád(i)o "democrático participativo" que se propõe aí - poderá se configurar, na prática, em um mero espectador privilegiado posto enxergar tudo pela vitrine dos bancos de dados públicos das jogatinas entre os poderes do Estado e o grande capital, visto que, em não havendo condição de acesso generalizado aos trâmites, linguagens, códigos jurídico-contábeis e know how específicos de cada procedimento, o tão propalado "controle cidadão" sobre os gastos públicos não passará de um mito ou, na melhor das hipóteses, de uma atividade factível apenas para uma pequena elite que, como toda elite, pode ser mais facilmente corrompível (Rousseau) de profissionais com uma formação técnica e um tempo disponível que lhes permita o exercício de tal controle.]
2.3 – Copa de Futebol:
2.3.1 - Abordagem do Tema do Endividamento da União com Vistas aos Investimentos na Copa de Futebol:
"Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com as arenas, é fruto de financiamento, que será devidamente pago pelas empresas e os governos, que estão explorando esses estádios. Jamais permitiria, que esses recursos, saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários, como a saúde e a educação. Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos, com a saúde e educação, e vamos, ampliar cada vez mais."(24)
2.3.2 - Insistência na Proposta de Aplicação de Todos os Royalties do Petróleo na Área da Educação (um aparente deslocamento de tema):
"Confio, que o Congresso Nacional, aprovará o projeto que apresentei, para que todos os royalties do petróleo, sejam gastos, exclusivamente com a educação." [neste(s) últimos(s) trecho(s), a presidente a pretexto de "desmentir" a ideia de que recursos públicos federais estariam sendo utilizados para financiar os gastos com a infraestrutura da Copa de Futebol, sem um devido retorno para os cofres públicos termina por "sugerir", nas entrelinhas da sua fala, que o governo teria contraído empréstimos com bancos, atuando como uma espécie de fiador dos consórcios formados pelas empreiteiras/governos estaduais "(...), quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com as arenas, é fruto de financiamento, que será devidamente pago pelas empresas e os governos, (...)" e aquele, por sua vez, teria repassado o dinheiro para estes, a título de investimentos a fundo perdido (investimentos realizados sem expectativas definidas de retorno do montante investido), visto as condições e prazos do pagamento das dívidas destes para com aquele não terem sido deixados claro neste discurso! Ora, visto que os bancos não fazem empréstimos sem garantias de retorno com juros!, no fim das contas, a situação que aí se configura é exatamente aquela afirmada pela ideia que a presidente pretende "desmentir": entre todos os envolvidos nestas operações financeiras, o único agente que teria ficado decididamente "amarrado" pelas condições e prazos de pagamento que, com certeza, teriam sido "prudentemente" fixados pelos bancos, seria o governo federal! Talvez seja por isto que a presidente, na continuidade desta fala de forma aparentemente deslocada do tema em pauta, mas que ganha sentido com o raciocínio a seguir aproveita o momento de comoção social para fazer uma "sutil pressão" sobre o Congresso Nacional "confio, que o Congresso Nacional, aprovará o projeto que apresentei, para que todos os royalties do petróleo, sejam gastos, exclusivamente com a educação", antecipando assim (nas entrelinhas), a eventual responsabilidade por um possível desequilíbrio futuro do orçamento público federal para a educação, caso os recursos extras do petróleo não sejam disponibilizados para este setor e os consórcios formados pelas empreiteiras/governos estaduais não configurem a solvência necessária para ressarcir a união o que, em caso de investimentos a fundos perdidos, não seria nenhuma surpresa, levando, em última instância, à necessidade de se lançar mão de recursos públicos federais regulares para quitar as dívidas com os bancos. (25)].

CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A Prefeitura de Ipaumirim/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 137 (cento e trinta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20/11/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 8.908,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP – MS) realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 260 (duzentas e sessenta) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA JUDICIÁRIO, inscrições abertas até o dia 29/11/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 7.566,42. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Haida Oliveira – UERN (dia 04), Francisca Glaudionora – Prfª. e Lúcia Silva – Assistente Social (09), Simara Rêgo – Datanorte (10), Carlos Antônio – Sindicalista (12), Antônio Capistrano - Bino Oliveira – Professores e Ivanilda Xavier – Ass. Social (13), Tony Silva – Fundac (14), Nívea Barbalho – Ass. Social (15).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Caro amigo Hermes. Sem ter o que fazer, estou mandando estas, via anexo a linguagem do matuto que deve ser um mineirinho daqueles que sempre apartecem no anedotário. Forte abraço - Diniz". Obrigado grande amigo Diniz Santos, suas colaborações são bem vindas e reproduzidas na Coluna Arrumadinho, de nossa responsabilidade e sua valiosa colaboração. Oportunamente peço-lhe que nos envie seu endereço para que possa mandar-lhe o impresso O JABÁ. Abraço fraterno e muita saúde meu amigo.
"Valeu Hermes, abraços, Cezôca". Cezôca! Tenho sentido sua falta e até registrei um "reclamo" do seu sumiço. Saúde grande heavy!
 = HÁ 143 ANOS! Mossoró é elevada a categoria de cidade pela Lei Provincial nº 260, projeto do Deputado Antônio Joaquim Rodrigues, em 09/11/1870.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 559/2012 (de 08/11), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre o 14º Encontro de Integração da Base do SINAI (ENBASINAI); Carteira de Trabalho Informatizada já está disponível em todo o país; FJA envia folha extra ao Banco mais não autoriza crédito; Ver com os olhos da esperança; Leila Barbalho, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (355) por Luiz Dambroski; FIQUE SABENDO: "Cagando e Cuspindo com Cascudo" por Flávio Rezende – Escritor e jornalista. E na Edição 504/2012 (de 07/04) estes foram os temas: INSS: Justiça Garante Revisão a 600 Mil Benefícios; Trecho de Entrevista com o Dep. Romário a Cosme Rimoli/Tv Record; SINAI Poderá Promover Ato Público; Potiguar 2 x 1 América; Poeta Davi Calisto Neto; Mané Beradeiro, Repórter por uma Edição; Uma Bronca Bem Particular e Agora Pública; Bronca do Leitor (302 – Paulo Henrique A. Lima; FIQUE SABENDO: Maconha: enrolando a cura".
 - LIXEIRAS DO PLANETA TERRA Todos nós temos acompanhado o sofrimento do povo do Haiti, às voltas com uma das maiores tragédias da atualidade. Talvez, porém, tragédias outras, e ainda piores, estejam a acometer aquela sofrida população e outras tantas pelo planeta afora – inclusive aqui no nosso amado país. Começo por um episódio acontecido há uns 20 anos. Dizem que um navio chamado "Khian Sea" vagava por aí, com 14 mil toneladas de lixo tóxico oriundo dos Estados Unidos da da América. Ele foi às Bahamas, República Dominicana, Honduras, Bermudas, e até na Guiné Bissau, sem conseguir quem aceitasse ficar com sua incômoda carga. Segundo consta, a dita cuja acabou sendo lançada na praia da cidade de Gonaives, no Haiti. FONTE: Por Pedro Valls Feu Rosa, na base de dados do blog: iramdeoliveira.blogspot.com.br, em 09/11/2013.
 - HOJE É DIA: hoje é Dia da Amazônia, Dia da Indústria Automobilística, Dia do Trigo, Dia dos Veteranos de Guerra e Dia Nacional de Combate e Prevenção a Surdes. Amanhã será Dia da Independência de Angola, Dia do Armistício (trégua) e Dia do Diretor de Escola.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos amazonenses, profissionais na indústria automobilística, aos veteranos de guerra, aos angolenses e aos diretores de escola.
QUEM canta...
"Debulhar o trigo / Recolher cada bago do trigo / Forjar no trigo o milagre do pão / E se fartar de pão...". ("Cio da Terra" – Composição: Milton Nascimento e Chico Buarque. Vanta: M. Nascimento).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário