domingo, 10 de novembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 615. (Anexo slide: Anjos protetores).

 

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 615 (geral) e 45ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 02 de novembro de 2013. Atualizações aos sábados. 
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 45ª/52, Dias: 306/365 e faltam 59 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Serei um morto diferente. Sem paletó, por favor! Em minhas mãos ponham uma rapadura, pois a vida me foi dura, mas doce! Sob minha cabeça, depositem meu primeiro livro. Quero me tornar cinza em meios às palavras. Deixem meu pó descansar em algum lugar onde haja livros". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Terminamos o mês de outubro com mais um atraso da folha de proventos dos servidores público em nosso "pobre" Rio Grande do Norte e sem sorte. Em setembro a própria governadora e secretários davam esperanças que em outubro tudo se normalizava. Próximo ao final de outubro já anunciava possível atraso, mais próximo, afirmou atraso mas, pagaria 95% da folha (beneficiando até 5mil líquidos) e os demais 5% (que recebe mais de 5mil). Véspera de pagamento tudo que foi dito ou especulado em nada aconteceu. Tenho dito, o (des)governo Rosalba consegue piorar sua imagem a cada dia. Boa leitura nobre leitor/a!

CRÉDITO DE CELULAR PRÉ-PAGO VOLTA A TER PREZO DE VALIDADEOs créditos de celular pré-pago podem ter validade, determinou nesta quarta-feira (30) o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A expiração havia sido impedida há pouco mais de dois meses depois por uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília. A reviravolta atinge quase oito em cada dez linhas de telefonia móvel do País. Dos 268,4 milhões de celulares ativos, 212,2 milhões são pré-pagos.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), responsável pelo pedido ao STJ, os preços da telefonia móvel poderiam subir se o prazo de validade continuasse a ser proibido. "Os créditos devem ter, necessariamente, prazos de validade para evitar aumento de preços ao consumidor e para preservar o modelo de negócio pré-pago, cujo sucesso permitiu a massificação desse serviço de telecomunicações em benefício de milhões de brasileiros", informou a Anatel, em nota.
O aumento de preços, argumentou a agência reguladora, ocorreria para todos os clientes – e não só os que utilizam o modelo pré-pago – já que as operadoras teriam de manter ativas linhas "deficitárias", numa referência a clientes que não carregam o celular regularmente. A Anatel também alega que se não houvesse prazo de validade, a quantidade de números de telefone disponível seria reduzida", o que exigiria a constante inclusão de mais dígitos aos números já existentes". Mais na fonte: IG, na base de dados do site www.endividados.com.br, em 01/11/2013.

FABIANA ALVES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Mais uma estreia na série, eu sempre apoio e faço eco repassando os e-mails da Greenpeace nesse esapaço e na Coluna Arrumadinho, que assino no impresso mensal d'O Jabá.

Após afirmar que as acusações de pirataria seriam trocadas por vandalismo, a Justiça russa não cumpriu a palavra e manteve as duas acusações sobre os ativistas do Greenpeace. A brasileira Ana Paula Maciel e seus 29 colegas estão há mais de um mês numa cela gelada na Rússia, após um protesto absolutamente pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico. E, agora, sob acusações duplamente absurdas.
O mundo inteiro está dizendo que a ação dos ativistas não teve nada a ver com pirataria – e até o presidente russo, Vladimir Putin, já afirmou isso publicamente. Mas a Justiça do país parece insistir nessa hipótese. Por isso, precisamos manter nossa pressão. Junte sua voz às de milhões de pessoas ao redor do mundo e ligue para a embaixada russa no Brasil (embaixada: (61) 3223.3094/4094, Consulado Geral da Rússia em SP: (11) 3814.4100 e Consulado Geral da Rússia no RJ: (21) 2274.0097), pedindo a libertação dos ativistas. E continue compartilhando com seus amigos (www.greenpeace.org/brasil) para que eles também enviem mensagens à embaixada.
Nossos ativistas não são piratas, tampouco vândalos. As únicas armas que eles carregavam durante o protesto eram uma faixa com uma mensagem pelo Ártico e o desejo de defender o meio ambiente por todos nós. Agora é nossa vez de continuarmos com eles. Agradecemos muito o seu apoio. Fabiana Alves Coordenadora da Campanha Clima e Energia Greenpeace Brasil.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (406)Caro Amigo Hermes. É bom que se esclareça ao internauta Airton Cilon (Bronca da edição 612) que não adianta remar contra a maré. Essas burundangas são feitas para isso mesmo: enganar a todos aqueles que se submetem a tais serviços de telefonia. A telefonia fixa está do mesmo jeito ou pior. Nega constantemente o retorno. Isto é, você ouve quem ligou mas não consegue transmitir sua voz. O 6 e o 9 que ele reclama, deduzo o 9 seja aquele acréscimo para o Estado de São Paulo. O 6 é somente para contrariar o usuário, e nada mais. E os créditos perdidos, continuarão sendo. Porque, nem a Justiça conseguiu fazer cumprir uma decisão sobre as atividades das ditas cujas prestadoras de serviço de telefonia. Inclusive aqui no Rio Grande do Norte há exemplo de descumprimento de decisão da Justiça Federal. Quem não se lembra da proibição contra uma operadora, e deu em nada? Elas, as operadoras de telefonia, vieram para enganar gente grande, como se dizia no século passado. Forte Abraço - Diniz.

FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 14". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
"Anuncia-se claramente a disposição para arregimentar as energias das mobilizações sociais".
2.2.3 – Anúncio de Medidas que, Bem Entendido, Visam Reconduzir as Energias das Mobilizações Sociais para o Campo da Institucionalidade:
"Anuncio, que vou receber os líderes das manifestações pacíficas. (19) Os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências, de sua energia e criatividade,..."[aqui, anuncia-se claramente a disposição para arregimentar as energias das mobilizações sociais - até à mobilização do nível mais pulverizado do Status Quo, aquele integrado pelas "novas elites" a que já fizemos alusão -, com o fito de conduzi-las ao estr(e)ito campo da institucionalidade. Ainda: note-se, que o início do trecho, constitui-se em um aceno para a entrada dos "líderes das manifestações pacíficas" - bem como dos "representantes das organizações de jovens", na condição formal de integrantes das novas elites, com todos os privilégios e possibilidades de corrupção que isto implica.(20) Tal expediente, além de visar promover uma acomodação das novas "lideranças" contestatárias aos marcos das instituições, vem reforçar, ainda, a tática de isolamento dos belicosos "radicais".]
2.2.4 – Proposição Genérica de uma Reforma Política que Aponte para um Aumento do Controle e da Participação dos Cidadãos nas Instituições:
"(...): precisamos oxigenar o nosso sistema político, encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos maus feitos e acima de tudo, mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania e não o poder econômico quem deve, ser ouvido em primeiro lugar."[aqui, faz-se um reconhecimento do lócus onde radicam as causas de muitos dos problemas colocados em pauta pelos manifestantes: as ingerências do "poder econômico" – diga-se claramente: o grande Capital - sobre a vida coletiva. Porém, esse reconhecimento é falacioso, pois no contexto deste discurso, exerce apenas a função de contribuir para a formação de uma imagem de independência crítica da oradora, sem maiores aprofundamentos desta suposta crítica, conforme pensamos estar demonstrando aqui.] "Quero contribuir, para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie (sic) a participação popular."[aqui, passa-se a anunciar claramente a proposição do expediente que deverá servir como o instrumento e objeto da reconciliação das massas com o Estado nacional: a grande reforma política que promete uma redução da distância entre os cidadãos e as instituições, a instauração de um Estád(i)o no qual o jogo político, além dos jogadores privilegiados integrantes das agremiações partidárias e dos árbitros por excelência do poder judiciário, admita também a colaboração dos cidadãos auxiliares técnicos, numa aproximação daquilo que se convencionou chamar de democracia participativa. Ante esta metáfora do futebol, o leitor atento poderá questionar: e os "técnicos titulares", onde estão? Diante de todo o contexto do discurso em questão, que – conforme viemos apontando, exerce uma função de estigmatizar, isolar, obscurecer e contornar as visões e práticas dos críticos "radicais" da propriedade capitalista/estatal, podemos afirmar que a resposta está aí, implícita: Os técnicos por excelência deste jogo permanecerão sendo os grandes grupos econômicos!]
2.2.5 – Negação da Possibilidade de Uma Democracia sem Partidos:
"É um equívoco, achar, que qualquer país possa prescindir de partidos e sobretudo do voto popular, base de qualquer processo democrático. Temos de fazer um esforço, para que o cidadão, tenha mecanismos de controle, mais abrangentes sobre os seus representantes."[aqui, a presidente vem reforçar o coro - entoado naquele dia por vários segmentos do Status Quo, este sim, uníssono, segundo o qual não existe democracia sem partidos. Ora, já tratamos disto, deixando claro que, ao desconsiderarem, perante a sociedade, as propostas teóricas e experiências práticas históricas de democracia direta/autogestão, estes segmentos do Status Quo cometem um ato que incorre, ou em uma demonstração pública de ignorância política ou – o que é mais provável -, em uma demonstração de má fé para com a sociedade! É óbvio que este trecho vem somar-se ao esforço – que constitui um dos principais objetivos deste discurso – para direcionar as energias dos manifestantes no sentido da luta nas – e pelas – instituições vigentes, demovendo-os de possíveis tendências à crítica radical do sistema político vigente, pela proposição de uma - já tão conhecida quanto falaciosa – inescapável opção entre democracia representativa ou ditadura (21) (no trecho em pauta a presidente, inclusive, estabelece uma também falaciosa associação exclusiva entre voto "popular" – as elites não votam nas democracias representativas?! - e partidos: ora, nas democracias diretas também há o instituto do voto!)(22). Esta opção pela democracia representativa, com sua dicotomia (abolida nas democracias diretas/autogeridas) entre poderes do Estado e poder dos cidadãos - com uma tendência generalizada ao predomínio daqueles sobre este, conforme já apontamos –- implica, necessariamente, na necessidade inescapável de se "fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle (...) sobre seus representantes", esforço este que, diante dos crescentes níveis de corrupção verificados em boa parte dos países "democráticos", parece, assim como o trabalho de Sísifo, estar fadado ao fracasso! (23)].

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 63 (sessenta e três) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas até o dia 18/11/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 3.138,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 105 (cento e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20/11/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 3.980,62. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Paulo Vidal – UERN (dia 30/10); Brígida Lima – Profª., Carlos Santos – Jornalista, Elizandra Cordeiro – São Paulo, Marcus Tullius – Prof. e Roberto Guedes – Jornalista (dia 1º/11); Fernando Alci – Leitor (02); Andreza Souza – Leitora e Gilton Sampaio – Prof. (04); Francisco Valadares Filho – Prof. (05).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Meu caro Hermes Oliveira, vá se preparando aí, que o 5º aniversário do canal Santa Luzia TV está se aproximando e será no dia 3 de dezembro. Antecipadamente, já informo que colocaremos à disposição do amigo, um programa de 40 minutos de duração, com quatro blocos de 10 minutos cada, para que possa dizer, entrevistar, publicar, afirmar, ir às ruas, fazer o que desejar, para registrar esse acontecimento. Um abraço e depois passarei outros detalhes. José Maria Alves - Sistema JMA - Rio Grande do Norte". Grande JMA, idealizador do Blog Sistema JMA (www.sistemajma.blogspot.com.br), que nesse último setembro completou seis anos e agora o canal Sana Luzia TV fará cinco anos. Como o tempo, como o tempo voa. Lembra que na edição de n. 000 desse DC (outubro/2007) eu disse que não pretendia chegar a uma rede globo, mas, quem sabe numa tv comunitária? Será uma honra contribuir com vocês, a Santa Luzia Tv e ao Sistema JMA como um todo. Como já existe "banco 30 horas" adicionaremos mais seis horas para atendê-lo prazerosamente. Te ligo na semana que se aproxima, saúde e muita luz a você e demais familiares.
"Valeu Hermes, abraços, Cezôca". Cezôca! Tenho sentido sua falta e até registrei um "reclamo" do seu sumiço. Saúde grande heavy!
 = HÁ 83 ANOS! Inauguração da Capela de São Sebastião no cemitério da cidade, de mesmo nome, em 02/11/1930.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 558/2012 (de 03/11), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre ausência regular das edições do DC – Coluna de noticias; Aposentados: R$ 37.320 na mão; Bens da DATANORTE para pagamento de dívidas; Um partido em declínio; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (354) por Fernando Alci; FIQUE SABENDO: "Os Sentidos da Felicidade" por Angelita Viana Corrêa Scardua E na Edição 503/2012 (de 05/12) estes foram os temas: Miséria, Gênero: qual vêm antes? Eriberto Monteiro, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (301) – Gilmar Henrique; FIQUE SABENDO: "Contribuição Sindical ou Imposto Sindical".
 - SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS: O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), protocolou na tarde desta quarta-feira (30) um requerimento para a realização de uma Comissão Geral no Plenário Ulysses Guimarães para debater a crise financeira vivenciada pelos municípios brasileiros. A proposta recebeu assinatura de apoio de todos os líderes partidários. "Essa será uma oportunidade de trazermos para o Plenário da Câmara uma discussão mais ampla e aprofundada da grave situação enfrentada pelos municípios, tão bem relatada recentemente no movimento 'SOS Municípios', realizado em Natal há cerca de dez dias. Apesar de ser um tema frequente na Casa, entendemos que é necessário amplificarmos o debate neste momento", justificou Fábio Faria em discurso. Por Estella Dantas – Assessora do Deputado Fábio Faria;
NOTA DO EDITOR. Muito boa à iniciativa do Deputado FB, porém, que tal debater a crise financeira dos estados brasiliros? Hermes Oliveira.
 - HOJE É DIA: hoje é Dia de Finados. Amanhã (03) será Dia da Instituição do Direito de Voto para a Mulher (1930).
DEDICO ESTA EDIÇÃO: as almas dos desencarnados e as eleitoras de todo o Brasil.
QUEM DECLAMA...
"Olhei e li um escrito / No túmulo de um parente / Rosas murchas que restaram / De um passado recente / Meditava com meus ais / Quantos filhos, quantos pais / Um do outro estava ausente...". ("Versos em Sete Linhas em homenagem ao Dia de Finados" – Composição: Davi Calisto Neto – Martins/RN, em 02/11/2011).
...DA VIDA NÃO RELCAMA.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário