sábado, 23 de novembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 618. (Anexo slide: How Can I Go On).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 618 (geral) e 48ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 23 de novembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 48ª/52, Dias: 327/365 e faltam 38 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Mais uma semana de muito stress por conta da confusa liberação dos créditos em conta corrente aos beneficiados pelo RPV – Requisitório de Pequeno Valor em favor dos servidores da FUNDAC. Sabemos que, a nação inteira (brasileira e mundial) estão em dificuldades muito grande: financeira e saúde que é a pior de todas, porém, problema maior ainda é a ANSIEDADE e esta supera até com desrespeito aos colegas. O SINAI está com batalhão de pessoas envolvidas para a aceleração e empenho para que as quitações se conclua o mais rápido possível, em seis dias úteis foram pagos a quase setecentas pessoas e que, até em dois feriados (15 e 21) se trabalhou internamente no sindicato visando menos problemas para os próximos dias. Todos nós do sindicato estamos preparados para sanar esses problemas por serem meramente de sistema operacional como um todo (determinação jurídica, prazos, cadastro, liberação, confirmação parcial, conta inexistente, estorno, confirma e pagamento final). Agora, as pessoas que não receberão por problemas alheios a nossa vontade se acham no direito de nos gritar, chamar de desonestos, insinuar apropriação do dinheiro alheio é uma grande insensibilidade e irresponsabilidade, agem como fôssemos seus empregados, estão nos pagando e com direito às ordens. Calma gente, somos parceiros e fazemos o movimento sindical por amor à causa. Nesse processo são mais de 1.700 pessoas diretas e indiretas (familiares dos falecidos e falecidas) com desejo de receber seus créditos. Estamos prontos para atendê-los dentro e fora de expediente, mas com todo o respeito e conversa em tom de gente civilizada. Boa leitura nobre leitor/a!

VIOLÊNCIA CONTRA NEGROS NO BRASILO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta terça-feira, 19, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, os resultados da pesquisa Vidas Perdidas e Racismo no Brasil. A Nota Técnica (leia AQUI) revela dados de mortes violentas de negros e não-negros por gênero, região do país e Unidade da Federação. O estudo tem dois objetivos: analisar as mortes violentas de negros e não-negros e os impactos na expectativa de vida dessas populações; e avaliar em que medida as diferenças nos índices de mortes violentas podem estar relacionadas a disparidades econômicas, demográficas e ao racismo.
A Nota Técnica explica em quais estados os homens e mulheres negros e não-negros têm maior perda de expectativa de vida devido a violências letais: homicídios, suicídios e acidentes de transporte. O estudo mostra, ainda, que, para além de características socioeconômicas, a cor da pele aumenta a probabilidade de um indivíduo ter sofrido homicídio.
Taxa de homicídio - Alagoas é o local onde a diferença entre negros e não negros é mais acentuada – a taxa de homicídio para população negra atingiu, em 2010, 80 a cada 100 mil indivíduos. No estado, morrem assassinados 17,4 negros para cada vítima de outra cor. Espírito Santo e Paraíba também são destaques negativos no ranking elaborado pelo Ipea, com, respectivamente, 65 e 60 homicídios de negros a cada 100 mil habitantes (no Espírito Santo os assassinatos diminuem a expectativa de vida dos homens negros em 2,97 anos; na Paraíba, em 2,81 anos). "O negro é duplamente discriminado no Brasil, por sua situação socioeconômica e por sua cor de pele. Tais discriminações combinadas podem explicar a maior prevalência de homicídios de negros vis-à-vis o resto da população", afirma o documento. FONTE: Ipea, na base de dados do Boletim Eletrônico do Dep. Fernando Mineiro (PT/RN), em 19/11/13.

SINAI SE PREPARA PARA A SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO – Entre os dias 2 e 6 de dezembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove em todo o Brasil a Semana Nacional da Conciliação que terá como tema "Quem Concilia Sai Sempre Ganhando". O objetivo da semana é solucionar conflitos e diminuir o estoque de processos na Justiça Brasileira. O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte já saiu na frente e disponibilizou, em seu site oficial, um link para os interessados em conciliar seus processos. Ao acessar a página www.trt21.jus.br/asp/Concilia/Concilia.asp, trabalhadores e empresários, pessoalmente ou por meio de seus advogados, podem manifestar seu interesse em conciliar seus processos.
O SINAI já cadastrou mais de 200 processos para conciliação. Para tanto, é preciso informar o número do processo para o qual solicita a realização de uma audiência durante a Semana Nacional de Conciliação, além de dados pessoais do interessado para que o tribunal possa entrar em contato. Após essa etapa, a outra parte interessada será notificada pela Vara do Trabalho em que o processo tramita, com a confirmação da audiência, a data e o horário agendado. Fonte: Ascom - TRT/21ª Região, na base de dados do site: www.sinairn.com.br/.

REJANE CUNHA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nossa amiga atriz e a vovó mais caduca do planeta estreiam na série para anunciar mais uma visita a terra de Santa Luzia.
"Olá pessoal de Mossoró! No domingo 1º de dezembro estaremos nos apresentando no Teatro Dix-huit Rosado, às 17h, com o musical "O NATAL ENCANTADO DE CHAPEUZINHO VERMELHO". Baseado na obra clássica de Charles Perraut com adaptação dramatúrgico e direção geral de Gabriel Brandão. O elenco da Companhia Encantada de Teatro é composto por: Juliana Leite (Chapeuzinho Vermelho), Saimon Leão (Lobo Mau), Rejane Cunha (Vovó Genoveva), Dayvid Santana (Caçador Leão), Raphael Serquiz (Pedrinho) e Ítala Vianna (alternante de Vovó Genoveva).
SINOPSE: Chapeuzinho Vermelho constitui-se um dos maiores clássicos da literatrua infantil. Tendo como ponto de partida o enredo original criado por Perraut, a Companhia Encantada de Teatro transformou este espetáculo num belo e luxuoso musical natalino, com canções e coreografias que irão exaltar esta época tão significativa para a civilização ocidental. Tendo sido escrito na França a mais de 300 anos, Chapeuzinho Vermelho é ainda hoje um dos contos de fada mais amado e fascinante da literatura infantil. A menina de capuz vermelho é idolatrada por crianças do mundo inteiro e ainda nos dias de hoje é um belo exemplo de obediência aos ensinamentos dos mais velhos, de amor aos valores familiares e de preservação ecológica (...). Grande abraço, Rejane Cunha - Atriz.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (409)Não concordo com esse raciocínio. A relação da cor preta não está relacionado a cor da pela das pessoas, mas sim a escuridão da noite que provavelmente é mais perigosa que o dia iluminado. Essa relação com o racismo beira a coitadismo. Temos várias outras situações referente a cores que não são levadas pra esse lado, por exemplo, a cor amarela é associada à riqueza não por causa dos japoneses, mas por associação ao ouro e seu valor na sociedade, o branco, a paz pelo motivo inverso ao preto (escuridão) no entanto ninguém afirma que um albino seja sinônimo de uma pessoa benevolente. Temos que viver o real, não é necessário se fazer de vítima lute e busque seu espaço, se você é preto, não se orgulhe, lembre que o branco não tem esse comportamento, você já ouviu falar do dia do orgulho branco? Isso não soa pedante? Se orgulhe de ser uma pessoa do bem, um ser humano digno, não tente usar a cor da sua pele como desculpa ou chantagem emocional, todos somos iguais, se comporte com esse conceito e verá que os outros lhe respeitam pelo que você é e não pela cor de sua pele, que afinal, não define nada. Josehp Charles (via facebook, em 23/11/2013).

FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 17". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
A presidente se coloca como a grande líder ou, a Grande Mãe? - que ouve aqueles que "pedem mudança".
3 – A Conclusão (reafirmação da tese/estratégia do governo):
"Minhas amigas e meus amigos:"[a esta altura, já podemos cogitar de que amigos a presidente está falando, visto que, como pontuamos no início, não pode, logicamente, se tratar de toda a sua audiência.] "eu quero repetir, que o meu governo, está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança."[aqui, a presidente qualifica "as vozes que pedem mudanças" como "democráticas", certamente, em uma alusão à democracia representativa, o que, para uma mobilização que teve como uma de suas maiores marcas a rejeição à presença de bandeiras de partidos políticos, é, no mínimo, uma referência "forçada". Ainda: a presidente se coloca como a grande líder ou, a Grande Mãe? - que ouve aqueles que "pedem mudança", criando assim uma imagem segundo a qual os manifestantes ao invés de serem vistos como protagonistas que pelo exercício das suas próprias forças influem no curso dos acontecimentos, são, a partir daqui, declarados como "pedintes" que dependem da "Grande Mulher" para verem suas demandas serem atendidas.] "Eu quero dizer a vocês, que foram(pausa)pacificamente às ruas: eu, estou ouvindo vocês."[aqui, a presidente reforça a tática de isolamento dos "radicais": contrariamente ao que havia dito mais acima, ela não se dispõe a presidir "todos os brasileiros", mas apenas àqueles que se manifestam pacificamente.] "E não vou transigir com a violência e arruaça."[aqui, reforça-se a tática de estigmatização das ações radicais de sabotagem da propriedade capitalista/estatal, como sendo simples violência comum "arruaceiros", sem nenhum conteúdo político.]"Será sempre em paz, com liberdade e democracia, que vamos continuar, construindo juntos, esse nosso grande país." [nesta frase final, a presidente recapitula sinteticamente – e, desse modo, reforça – os dois grandes objetivos deste discurso: por um lado, reforçar a tática de (estigmatização e) isolamento dos "radicais" – afinal, será sempre em paz que... e, por outro lado, promover a estratégia da reconciliação das energias das mobilizações sociais com a institucionalidade...vamos continuar, construindo juntos, esse nosso grande país.] "Boa noite." Na semana seguinte, a quarta e última semana de Junho, os poderes legislativos empreenderam um verdadeiro mutirão para acelerar certas discussões - e suas respectivas decisões – que constavam no rol das reivindicações dos manifestantes.(27) Naquela semana se viu algo inusitado: congressistas trabalhando durante o período de festejos juninos e até à Sexta Feira!
Na Terça Feira, dia vinte e cinco, um Senador da República - durante uma sessão daquela legislatura, que foi transmitida ao vivo pela Rádio Senado - fez um pronunciamento durante o qual citou a seguinte ideia de um estadista português: "Quem não tem a coragem das reformas, deverá enfrentar a ousadia da revolução"! Citação bastante elucidativa dos receios que mobilizavam o Status Quo naquele momento!
Na Câmara, a PEC 37 foi derrubada; a proposta da presidente de aplicação dos royalties do petróleo na educação passou, inicialmente, com um "ajuste": a redução de cem para setenta e cinco por cento do montante dos recursos, a ser aplicado à educação, ficando o restante a ser aplicado na área da saúde; as alíquotas do PIS/PASEP e da Cofins incidentes sobre os serviços de transporte público foram reduzidas a zero; foi aprovada a admissibilidade da PEC 196/12, que institui o voto aberto para processos de cassação de mandatos de parlamentares e o Senado aprovou um projeto que torna a corrupção crime hediondo. Na primeira semana de Julho, o projeto da "cura gay" foi arquivado.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Mossoró/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 326 (trezentas e vinte e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas para PNE até o dia 02/12/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 2.077,89. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Senador Pompeu/CE, realizará CONCURSO PÚBLICO     , oferecendo 208 (duzentas e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 25/11  a 01/12/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 8.700,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Almir Nogueira – Professor e escritor e Francinildo Costa – Prof. (dia 23).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Meu caro Hermes, para que eu continue tendo a satisfação de receber seu informativo, solicito que a partir da próxima edição envie para o e-mail: jbarbosa.assis@hotmail.com. Grato pela atenção, Barbosa Assis". – Bravo companheiro Barbosa, tudo bem, já tomamos as devidas providências. Saúde e paz grande amigo!
 = HÁ 122 ANOS! Renúncia do marechal Deodoro da Fonseca a presidência da república, passando o cargo ao vice-presidente marechal Floriano Peixoto (23/11/1891).

.**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 561/2012 (de 24/11), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre a demora de atualização das edições do DC – Notícias; Buffet deve pagar R$ 28,2 mil por veículo furtado em estacionamento; DATANORTE: justiça autoriza venda de imóvel para custeio de demandas trabalhistas; Marcos Antônio, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (357) por Rogério Dias; FIQUE SABENDO: "IPERN anuncia encerramento do Censo Previdenciário para dezembro, e faz última chamada para recadastramento". E na Edição 509/2012 (de 25/04) estes foram os temas: Aposentados: Reajuste Real em 2013 só com apoio de minirreforma; FUNDAC Não Apresenta Soluções pra Problemas do CEDUC; Reajuste não é Conformado e ADUERN Convoca Assembleia; De Português, Brasil e Estrangeiros; Vinícius Guerra, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (307) – Marcondes Paula; FIQUE SABENDO: Zé Mendes tem Razão.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO. Freddie Mercury, nome artístico de Farokh Bommi Bulsara, (*Zanzibar, 05/11/1946, +Londres, 24/11/1991) foi o vocalista da banda e rock Queen. É considerado pelos críticos e por diversas votações populares como um dos melhores cantores de sempre e com uma das vozes mais conhecidas do mundo.
 - HOJE É DIA: hoje é Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e Dia Nacional do Engenheiro Eletricista. Amanhã (24) será Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de combate ao câncer em geral e aos engenheiros eletricista.

QUEM canta...
"Como posso continuar? / Dia após dia / Quem pode me fortalecer em todos os sentidos /  Onde posso estar seguro /  A onde pertenço?...". ("How Can I Gon On" – Composição: Indisponível. Canta: Freddie Mercury).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário