sábado, 5 de outubro de 2013

DC - Coluna de Notícias 611. (Anexo slide: Uma dessas pessoas é você...).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 611 (geral) e 41ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 05 de outubro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 41ª/52, Dias: 278/365 e faltam 87 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“ORAÇÃO DA MOÇA. – Senhor, fazei que aconteça comigo o contrário do que ocorreu com a Virgem Maria. Ela concebeu sem pecar, eu quero pecar sem conceber”. Fonte: “Retratos de Amigos” – livro organizado por Misherlany Gouthier, que trata da produção de Rafael Negreiros. Coleção Mossoroense, novembro/2001, pag. 67. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

TRABALHO E MEIO CAMINHO PERCORRIDO – Longe de me ver sendo um comentarista político, mas, hoje opinarei sobre o que o amigo Emery Costa escreveu em sua coluna (02/10) que leva seu nome no jornal O Mossoroense. O Emery se reporta a reunião entre o Reitor da UERN - Pedro Fernandes, Vice Aldo Gondim e a Governadora Rosalba Ciarlini, ocorrida no dia 30/09, e cita que a governadora viu com simpatia o “Plano para a Autonomia Financeira da UERN”. Claro que a governadora demonstraria simpatia, ela sempre (a)parece simpática para “vamos ver com carinho” e lá na frente baterá com a porta na cara tipo ocorrido nos dias 02 e 03 com os servidores da administração direta e indireta. O Emery conclui dizendo que é “meio caminho percorrido” e eu discordo porque a palavra da governadora não some que nem espumas ao vento. Quem não lembra que a Greve Geral na UERN/2012 (técnicos, professores e alunos) chegou a mais de 100 dias e Rosalba cozinhava o movimento paredista enquanto recorria, na justiça, pedido de ilegalidade? Senhor Reitor e vice, alunos, professores e técnicos em geral, 2014 vem aí com muito trabalho e para não ficarmos no meio do caminho chamaremos o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos para uma análise da arrecadação do Estado do RN desde 1998 até dezembro de 2013. Salvo engano, período em que a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal está em vigorando. É o que penso e vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado, alô Togo Ferrário – vamos realizar a exposição sobre John Lennon no próximo sábado sim! Boa leitura nobre leitor/a!!!

INTERFERÊNCIA PODE AFETAR TV E CELULAR A PARTIR DE 2015 - Estudos feitos por radiodifusores e teles mostram que a entrada em operação da TV digital e do 4G (internet de alta velocidade), no novo modelo que será implementado a partir de 2015, vai gerar interferência nesses serviços em algumas cidades do país. Sem a adoção de medidas tecnológicas adequadas, o celular poderá deixar a TV sem som e imagem por alguns segundos e a TV ligada poderá interromper a navegação no smartphone.
A própria emissão de sinal pelas antenas de TV ou telefonia pode afetar os serviços. Com a digitalização, TV e internet 4G usarão faixas de frequência vizinhas, um dos motivos apontados para a interferência entre os serviços. Estudos mais aprofundados para estimar em quais municípios isso ocorreria, formas de evitar o problema e os gastos envolvidos ainda estão sendo feitos, mas já se sabe que a maior parte dos casos de interferência deve ocorrer em grandes centros.
Para evitar que os usuários tenham de lidar com a situação é necessário investir em equipamentos durante a instalação da nova infraestrutura das TVs e teles. Outros países que decidiram usar a frequência de 700 MHz para trafegar dados, como Japão e Inglaterra, enfrentaram problemas parecidos. No Japão, foram investidos US$ 3 bilhões para solucionar o problema (o equivalente a cerca de R$ 6,7 bilhões). FONTE. Por Júlia Borba, na base de dados do site: www.endividados.com.br/.

DISSÍDIOS DA EMPARN SERÃO PAGOS NA FOLHA DE OUTUBRODurante a reunião com o Governo nesta terça-feira (1º), o Secretário de Administração, Álber Nobrega, se comprometeu em pagar os Dissídios Coletivos 2010/2011, no percentual de 6,30% e 2011/2012, no percentual de 4,88% aos trabalhadores da EMPARN – Empresa de Pesquisa e Agropecuário do RN. Inicialmente o repasse será retroativo a agosto/2013.
O pagamento está previsto para ser incorporado na folha de pagamento de outubro. Logo após o cumprimento o Sindicato apresentará os cálculos dos referidos Dissídios retroativos a maio/2011 e maio/2012, com juros e correção. FONTE: www.sinairn.com.br/.

JOSÉ MARIA ALVES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso nobre leior e grande incentivador, desse interprete de blogueiro, vem mais uma vez colaborar com o DC.

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró convida a comunidade cristã para Missa de 4 anos de falecimento do Monsenhor Américo Simonetti. A missa será celebrada logo mais, às 16h, por Padre Walter Collini no Santuário do Coração de Jesus, centro de Mossoró. Monsenhor Américo faleceu às 4h30, do dia 05 de outubro de 2009, no hospital Wilson Rosado. Todos os fiéis estão sendo convidados. Transmissão da Rádio Rual de Mossoró, José Maria Alves - Presidente do Sistema JMA.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (402)AOS QUE ENTENDEM DE LEI E/OU ÉTICA/CORPORATIVISMO/MEDO OU SEJA LÁ O QUE FOR. A muito percebo o seguinte, procedimento em exibições de telejornais e também nos impressos, determinadas matérias sobre assaltos, escândalos financeiros, assassinatos etc., e principalmente quando envolve servidores públicos das polícias, sejam civil ou militar, a matéria não divulga nomes e nem detalhes. O que ao meu ver, aumenta a revolta tanto contra a imprensa (por que ela usa 2 pesos) como para a instituição. E quanto aos que não são divulgados os nomes, pelo fato de serem da "sociedade" enfim se alguém entende isso que se manifeste nos comentários. Fernando Alci. FONTE: facebook do assinante em 02/10/2013.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 10”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
O discurso da Presidente tem a duração de pouco menos de dez minutos e pode ser dividido em três partes, contendo alguns temas e subtemas, basicamente.
Conforme podemos ver, a crítica aos partidos, uma das visões temáticas da pauta das radicalidades libertárias, se impôs firmemente ao debate público. (15) Então, quando já se aproximava o final da noite – por volta das vinte e uma horas, finalmente, o grande suspense latente teve seu desfecho: anunciou-se o pronunciamento da Presidente da República, Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e televisão. (16) A seguir, faremos uma análise deste pronunciamento.
A nosso ver, o discurso da Presidente Dilma Rousseff se configura como uma evidência bastante significativa em favor da tese que estamos propondo neste trabalho. Tal discurso se configura, ainda, como um ótimo exemplo do aspecto mítico autoritário que reside nas democracias de Estados nacionais (com sua ideia mítica de nação unívoca, que tende a reprimir e negar os grupos politica e culturalmente refratários aos seus ideais, bem como com seu instituto da lei & ordem, que tende usualmente a favorecer o Status Quo), assim como exemplifica bem os expedientes adotados pelo Status Quo - em democracias de massas, como o Brasil - para mistificar a opinião pública, através de estratégias midiáticas e de manipulação de discursos/sofismas (tais como o recurso ao apelo emocional para embotar a percepção do público, à omissão de informações, à “inverdade” etc.) Senão, vejamos:
O discurso da Presidente tem a duração de pouco menos de dez minutos e pode ser dividido em três partes, contendo alguns temas e subtemas, basicamente:
1 - A Abertura, com a apresentação da tese/estratégia do governo; 2 - O Desenvolvimento, contendo os seguintes temas e subtemas: 2.1 – “Violência” (17), 2.2 – Reforma Política, com os subtemas: 2.2.1 - introdução e “conceitualização” da ideia de que “o povo brasileiro quer mais”, 2.2.2 - anúncio de medidas imediatas (pacto entre diversos setores do Status Quo, emergencialmente, o poder executivo) para a melhoria dos serviços públicos, 2.2.3 – anúncio de medidas que, bem entendido, visam reconduzir as energias das mobilizações sociais para o campo da institucionalidade, 2.2.4 – proposição genérica de uma reforma política que aponte para um aumento do controle e da participação dos cidadãos nas instituições, 2.2.5 – negação da possibilidade de uma democracia sem partidos, 2.2.6 – discussão sobre mecanismos de combate à corrupção, 2.3 – Copa de Futebol, com os subtemas 2.3.1 - abordagem do tema do endividamento da união com vistas aos investimentos na copa de futebol, 2.3.2 - insistência na proposta de aplicação de todos os royalties do petróleo na área da educação (um aparente deslocamento de tema), 2.3.3 – apelação pela garantia de um clima pacífico e hospitaleiro durante a copa de futebol e, 3 – A Conclusão, com a reafirmação da tese/estratégia do governo.
Em termos do tempo dedicado à abordagem dos temas e subtemas assim definidos a configuração é tal que, em termos proporcionais, os temas da “violência” e da reforma política configuram juntos a maior parte do discurso – cerca de um terço do tempo total de fala (por volta de três minutos) cada um, perfazendo o conjunto dois terços (pouco mais de seis minutos) da extensão da emissão -, sendo que o tempo dedicado ao tema da copa de futebol equivale a um sexto do total (um minuto e meio)!
Pode-se deduzir, desta visão panorâmica e da determinação do peso atribuído a cada tema, os objetivos principais do pronunciamento: por um lado, reforçar - através do uso dos poderes carismático e burocrático da “grande líder” - a tática de estigmatização e isolamento dos “radicais” e, por outro, promover a estratégia de reconciliação das energias sociais com as instituições, pela via da proposição de uma ampla reforma política.

CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A Prefeitura de Fortaleza/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 1.028 (hum mil e vinte e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 14/10/2013. Escolaridade exigida: Ensino Médio. Salários: até R$ 1.926,07. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 12 (doze) VAGAS PARA PESQUISADOR, inscrições abertas no período de 08 a 31 de outubro/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 8.907,45. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Selma Fernandes – Professora (dia 06), Lenilda Sousa – Atriz (07), Goretti Ferrante – SP / capital (09), Cláudio Mesquita – ME e Neide Zuza – Representante (11).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Oi, Sr. Hermes, hoje (16/09) postei o livro, ao recebe-lo confirme a chegada. Abraços, Pedro Ernani Kosiba”. Prezado amigo Ernani Kosiba, confirmado o recebimento e comecei leitura. Reservo uma parte das manhãs de domingo para a leitura do seu livro, durante a semana é impossível e não errei ao afirmar que são informações importantíssimas e em breve destacarei algo para os nossos leitores. Estamos falando de “Políticas Públicas de Educação em Segurança do Trabalho no Brasil” escrito por Kosiba. Retorno e muitíssimo obrigado.
“Caro amigo Hermes. Sem ter o que fazer, estou mandando estas, via anexo a linguagem do matuto que deve ser um mineirinho daqueles que sempre apartecem no anedotário. Forte abraço - Diniz”. – Muito grato nobre amigo, noto que andas um pouco sumido, porém, quando não tens o que fazer lembro desse pobre que se queixa de blogueiro. Saúde e paz bravo Diniz!!
 = HÁ 15 ANOS!!! Realizada a primeira eleição com urnas eletrônicas em Mossoró, em 04/10/1998. Fonte: Mossoró Nossa Terra – Vol. 1, 2009, pág. 366, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 552/2012 (de 03/10), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre a visita do CMAS ao Sítio Florânia; Client é Indenizada por Conduta de Gerente de Banco; Servidores da JUCERN Recebem Restante do PCCR; Outubro Rosa: abertura oficial; Pedro Kosiba, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (349) – Por José Santos Dinz; FIQUE SABENDO: “Votos Nulos e Brancos, Entenda a Diferença” – Por Erasmo Firmino. E na Edição 472/2011 (de 19/11) estes foram os temas: Profissão: Catador e Reciclador de Papel; SINTEST/RN Explica Desconto Pró-greve; Dia da Consciência Negra em Mossoró; Symara Tâmara, Repórter por uma Edição; Cine Clube Exigirá “Flores dom Amanhã”; Bronca do Leitor (270) – Luiz Carlos Martins; FIQUE SABENDO: Houve uma Vez um Roberto (Verão de 71).
 - VAIA HISTÓRICA:A vaia que a governadora Rosalba Ciarlini levou em Ceará-Mirim, ganhou a mídia nacional, os maiores jornais do país registraram o episódio com destaque em suas páginas. São ossos de um governo fracassado. A borboletização da Rosa está sendo mais melancólica do acontecido com a borboleta original. O Rio Grande do Norte não merece isso. Vixe... .” FONTE: Coluna Penso, Logo... – Por Rubens Coelho, www.gazetadooeste.com.br, em 04/10/2013.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: – Em 04/10/2009 morre a argentina Mercedes Sosa, aos 74 anos, uma das intérpretes mais importantes da música regional latino-americana. Uma das mais famosas na América Latina, sua música com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva Cancion, nasceu no dia 09/07/1935 em San Miguel do Tucumám. FONTE: http://pt.wikipedia.org.
- HOJE É DIA: da Ave, Dia do Boia-fria, Dia Internacional dos Professores, Dia Mundial da Habitação e Dia Universal da Criança. Amanhã (06) será Dia do Tecnólogo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes protetores de aves, aos professores do mundo inteiro, aos habitantes e crianças do universo e tecnólogos.
QUEM CANTA...
Lá vem a temporada de pássaros / Trazendo águias rasteiras / Graúnas malvadas / Pombas guerreiras / Canários pelados / Andorinhas de rapina / Sanhaços morgados / E pardais viciados / Curiós desafinados...”. (“Panorama Ecológico” – Composição: Erasmo Carlos – Canta: E. Carlos).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário