sábado, 12 de outubro de 2013

DC - Coluna de Notícias 612. (Anexo slide: Quem me tocou?).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 612 (geral) e 42ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 12 de outubro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 42ª/52, Dias: 285/365 e faltam 80 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“O bispo passou o dia todo viajando, em estrada de barro, quando chegou a Paróquia já era tarde, estava deveras cansado. O sacristão era a única pessoa que se encontrava na Casa Paroquial e recebe a autoridade eclesiástica: - Bom vindo Vossa Excelência! Acredito que Vsa. Excia. Está cansada (empregou a concordância com o tratamento – cansada). O bispo respondeu prontamente: - Cansada? Eu estou é morta meu filho! Falou abanando-se com o solidéu (aquele chapeuzinho de cuia)”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Diante da aproximação do final do ano e o indicativo, pelo governo do estado, de não poder atender as reivindicações dos servidores da administração direta e indireta, o SINAI – sindicato que representa esses servidores realizará cinco assembleias já a partir de segunda-feira com as seguintes categorias: DETRAN (dia 14), IPERN (15), FJA (16), FUNDAC (17) e EMATER (18). A pauta com pontos comuns como 1º) Negociação com o governo, 2º) Informes de Processos, 3º) Definição do Dia Estadual de Lutas e 4º) Encaminhamentos. É o que penso e vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado, temos homenagens in-memorian ao poeta-repentista Luiz Campos e ao cantor britânico John Lennon, como também aos seis anos de criação desse DC – Coluna de Notícias,! Boa leitura nobre leitor/a!!!
BANCÁRIOS CHEGAM A ACORDO COM FENABAN e proposta será levada às assembleias - Uma nova proposta, que eleva para 8% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste salarial, foi apresentada pela FENABAN (Federação Nacional dos Bancos) ao comando nacional dos bancários, coordenado pela CONTRAF-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT), na madrugada de hoje (11). A proposta, apresentada após o 22º dia de greve, será levada agora às assembleias para ser votada.
O comando de greve está orientando os sindicatos a promover assembleias até segunda-feira (14) e a aceitar a nova proposta, que inclui ainda reajuste de 8,5% do piso salarial (ganho real de 2,29%) e de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.
As negociações feitas ontem com a FENABAN durararam 16 horas. A compensação dos dias parados será feita de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro, com uma hora extra diária.
"A forte mobilização e a unidade da categoria foram fundamentais para romper a intransigência dos bancos e garantir avanços importantes, especialmente aumento real de salário e avanços nas condições de trabalho", diz Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. FONTE: Folha Online na base de dados do site: www.endividados.com.br, em 11/10/13.

PERÍCIA MÉDICA DA UNIDADE DO IPERN LOCAL CORRE RISCO DE FECHAR por falta de funcionáriosDescaso A perícia médica do Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (IPERN) corre o risco de ser fechada por falta de funcionários na unidade. A denúncia é do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai/RN). Segundo o coordenador regional da entidade, Hermes Oliveira, o órgão já teve cinco médicos e hoje tem somente dois.
"O resultado é que a perícia médica funciona somente nas quartas e quintas pela manhã. Quem precisa do atendimento tem que chegar por volta das 5h para poder pegar uma ficha. Logo após o atendimento os médicos vão embora. A demanda é muito grande e os servidores precisam se sujeitar a esse tipo de situação", afirma Hermes Oliveira. Outro problema citado pelo coordenador regional do SINAI é que o atendimento no IPERN local não é somente para o município. "São servidores de toda a região que precisam utilizar os serviços da unidade em Mossoró, o que aumenta mais ainda a demanda. O Governo do Estado já está sabendo do problema e precisa oferecer uma solução. No entanto, nenhuma providência foi tomada", ressalta o dirigente sindical.
Essa não é a primeira vez que um órgão do Estado fecha por falta de funcionários. No mês passado, a unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE), em Mossoró, foi fechada por alguns dias porque os funcionários que haviam sido cedidos foram devolvidos aos órgãos de origem. Depois de deixar vários usuários sem atendimento, o problema foi resolvido. FONTE: www.omossoroense.com.br, em 10/10/2013.

TOGO FERRÁRIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O amigo Togo estreia na série em dose dupla: repórter e mestre dando uma aula em alusão ao Dia do Professor no próximo dia 15.
É hoje, no Sêbado, próximo da praça do Rotary, exposição comemorando os 73 anos de nasicmento, completados no dia 09/10, de John Lennon e, também, muita poesia em homenagem a Luiz Campos. Tudo isso a partir de 11hs da manhã. Quem não for alma, apareça por lá!

Um explicação porque o latim desapareceu, como língua falada, inclusive na igreja católica. Foi aplicada por aqui de modo diferente. Leiam. LATIM, língua maravilhosa! O vocábulo "mestre" vem do latim "magister" e este, por sua vez, do advérbio "magis" que significa "mais" ou "mais que". Na antiga Roma o "magister" era o que estava acima dos restantes, pelos seus conhecimentos e habilitações! Por exemplo, um "Magister equitum" era um Chefe de Cavalaria, e um "Magister Militum" era um Chefe Militr. Já o vocábulo "ministro" vem do latim "minister" e este, por sua vez, do adverbio "minus" que significa "menos que". Na antiga Roma o "minister" era o servente ou o subordinado que apenas tinha habilidades ou era jeitoso. *COMO SE VÊ, O LATIM EXPLICA A RAZÃO POR QUE QUALQUER IMBECIL PODE SER MINISTRO... . MAS NÃO MESTRE! *TOGO FERRARIO, via facebook, em 19/08/2013.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (403)Essas operadoras são mesmo uma filhas da mãe, há dias que tento falar com o call center da CLARO pra reclamar de um serviço que não assinei e estou sendo roubado em meus créditos. Aí você liga e o atendimento eletrônico lhe dá vários números de opções, correspondente ao meu problema: em caso de reclamação digite 6, para falar com uma de nossas atendentes digito 9. Porra eu já digitei o 6 e o 9 e não acontece nada, a ligação termina e eu não falo com ninguém. Isso é o que da você ser um cliente fiel! Airton Cilon.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 11”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Com estes dois últimos trechos, está completa a introdução da tese/estratégia.
Passemos então a uma análise mais minuciosa, transcrevendo e comentando, tema a tema, sequencialmente, os trechos da fala da presidente. Grafaremos os referidos trechos entre aspas, enquanto nossas análises virão na sequência linear destes, entre colchetes.
1 – A Abertura (apresentação da tese/estratégia do governo):
“Minhas amigas e meus amigos...”[aqui vemos o uso de um recurso retórico demagógico – apelo às emoções – para estabelecer empatia com o público: claro que nem todos são “amigos” da presidente!] “As manifestações que ocorrem no país...mostram a força de nossa democracia” [aqui há um recurso à omissão, pois a presidente faz questão de “esquecer” que as manifestações vinham sendo, de forma anti(ou mesmo)democrática(?), brutalmente reprimidas até então.],“e o desejo da juventude de fazer o Brasil avançar”[aqui há um recurso à ideia enganosa de uma juventude brasileira unívoca, com o fito de facilitar a aceitação de sua interpretação dos fatos, dispensando-a de análises complexas. De qual juventude ela fala? Dos “bem vestidos” ou dos pauperizados? Dos progressistas ou dos reacionários? Uma coisa é consensual: não é dos “radicais”.]. “Se aproveitarmos bem o impulso dessa nova energia política, poderemos fazer melhor, e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas”[aqui, verifica-se dois expedientes de manipulação discursiva: primeiro, como foi sugerido anteriormente, a presidente fala de um suposto Brasil unívoco que, confrontado com a realidade, é puramente a ficção/mito da Grande Nação homogênea em seus interesses e anseios (os quais, obviamente, devem coincidir com os da presidente, pois ela parece entusiasmada). Segundo expediente: a presidente fala na necessidade de se aproveitar bem a nova energia política, o que, para ela - conforme já se entrevê – significa canalizar as mesmas para o campo institucional. Aqui, é introduzido um dos objetivos principais do discurso: a promoção da estratégia de reconciliação das energias sociais com as instituições!], “mas se deixarmos, que a violência nos faça perder o rumo, estaremos, não apenas desperdiçando uma grande oportunidade histórica, como também, correndo o risco de colocar muita coisa a perder”[aqui, é introduzido o outro objetivo principal do discurso: o reforço à tática de estigmatização e isolamento dos “radicais”.]. Com estes dois últimos trechos, está completa a introdução da tese/estratégia.

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 340 (trezentas e quarenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 19/10/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 4.590,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
MA: A Prefeitura de Matões realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 200 (duzentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 21/10/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 3.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Ricardo Lopes – Fotógrafo (dia 10), Luiz Juetê – Jornalista (16), Renato Severiano – Jornalista (17), Fátima Ferreira – Comerciária (18) e de Genivan Vale – Vereador (19).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Obrigado, meu amigo. Só respondi hoje (02/10), porque tive um final de mês muito cheio. Atrasei-me nos e-mails. Um abraço Milton Marques". - Valeu amigo, muita paz e aproveita o momento para merecidas férias.
"Notícias importantes - Obrigado pelas mensagens enviadas em todo esse tempo... . Genivaldo Galdino". - Professor Genivaldo, agradeço a atenção e acompanhamento. Saúde amigo.
 = HÁ 67 ANOS! Fundação do Centro Estudantil Mossoroense - CEM, por Juvêncio da Cunha Filho, em 10/10/1946.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 554/2012 (de 11/10), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre o falecimento de Seu Mané da Rádio Rural; Mais de 1/3 dos Brasileiros Gasta Sem Pensar; Pagamento de Férias Atrasadas Gera Indenização; Jornalistas: Campanha Sai do Chão; Marcelo Furtado, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (351) – por Brígida Lima; Fique Sabendo: “Considerações sobre a importância da minibiblioteca Prof. Vingt-un Rosado”, por Prof. Romero Cardoso. E na Edição 473/2011 (de 23/11) estes foram os temas: Itamaraty Concede Passaporte Para Pastor; Audiência Pública Sobre dos Servidores Públicos do RN; Sites de Compras são Autuados; Bronca do Leitor (271) – José Santos Diniz; FIQUE SABENDO: Bares e Restaurantes não Respeitam Lei do Silêncio e Paz Pública, Por Prof. William Pereira.
 - BOATO VIRA REALIDADE APÓS 60 DIAS:Atraso de salários - Não quero crer no boato de que pode haver atraso de salários na folha de pagamento do Estado. O que todo mundo sabe é que há sempre superávit, excesso de arrecadação. Se o próprio governo alimentou o boato é porque quer desviar a atenção para a obrigatoriedade de implementar os planos de cargos e outros direitos de várias categorias. O medo de salário atrasado pode deixar o pessoal na defensiva. Isso pode ser uma tática terrorista do próprio governo.” FONTE: Coluna Prosa & Verso – Por Crispiniano Neto, www.defato.com, em 30/07/2013.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: – Em 11/10/2013, nasce em Mossoró, o poeta Luiz Campos foi considerado Patrimônio Vivo da Cultura Popular Potiguar, pela Lei nº 9.032, de 27.11.2007, de autoria do deputado estadual Fernando Mineiro. Faleceu em 13/08/2013: "O RN amanhece mais pobre culturalmente: o poeta e repentista Luiz Campos foi tocar sua viola em outro lugar", disse o Deputado Mineiro. “Falar de Luiz Campos é tratar de um dos mais autênticos repentistas-poetas do Nordeste brasileiro. Luiz Campos tinha tudo para dar errado na vida de cantador, pois além de não ter porte artístico, não tocava bem à viola e tinha uma voz que não animava ninguém a ir à sua cantoria para ouvir-lhe a “sonora”, como se diz no idioma particular dos cantadores”, completa Crispiniano Neto. FONTE: www.mineiropt.com.br, em 14/10/2013.
 - HOJE É DIA: Dia da Cirurgia Infantil, Dia da Criança, Dia da Hispanidade (compartilhamento da língua e cultura espanhola), Dia Raça, Dia de Nsa. Sra. Aparecida/Padroeira do Brasil, do Basquete, Dia do Descobrimento da América, Dia do Mar e Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo. Amanhã (13) será Dia da Terapia Ocupacional, Dia da Vida, Dia do Fisioterapeuta e Dia Nacional do Dinheiro.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, aos atletas de basquete, aos engenheiros agrônomos, aos terapeutas ocupacionais, a vida, aos fisioterapeutas e capitalistas.
QUEM CANTA...
Dinheiro pra que dinheiro / Se ela não me dá bola / Em casa de batuqueiro / Só quem fala alto é viola...”. (“Pra Que Dinheiro” – Composição: Indisponível – Canta: Martinho da Vila).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário