quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DC - Coluna de Notícias 605. (Anexo slide: Céu e Inferno Íntimos).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 605 (geral) e 35ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 28 de agosto de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 36ª/52, Dias: 240/365 e faltam 125 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Casar é a mesma coisa de comprar fumo. A gente escolhe e acaba comprando um rolo. No começo é bom, mas depois a gente fuma só pra aproveitar, já que é da gente”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Essa edição, excepcionalmente numa quarta-feira, vem suprir nossa ausência no último sábado. Não pela questão da saúde e sim por um problema em meu computador e por falar em saúde estou muito bem e o que comentei sobre o resultado dos meus exames, estive com o médico que me acompanha ao longo de seis anos, ele disse-me que não há em que nos preocupar sobre o nódulo apresentado, pois, está calcificado, agora os cuidados estão nas altíssimas taxas da máquina humana. Eu falei pra ele que as taxas financeiras também não estão tão baixas e o pior que também atrasadas em quitações!!! Boa leitura nobre leitor/a!

FACEBOOK: GOVERNO BRASILEIRO SOLICITOU DADOS DE 857 USUÁRIOSO Facebook liberou nesta terça-feira (27) seu primeiro relatório de requerimentos governamentais por dados de usuários, referente ao período entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, durante o qual o governo brasileiro fez 715 solicitações, abrangendo 857 usuários da rede social. Um terço (33%) dessas solicitações foi atendido pelo Facebook por conta de determinação judicial. A companhia não divulga quais foram os usuários que tiveram sua conta aberta a órgãos governamentais.
Os dados liberados podem incluir endereço de IP (identificação do computador), nome e registro de atividades e costumam ser pedidos a fim de auxiliar investigações criminais, como em casos de fraudes eletrônicas ou de sequestros, segundo a empresa. Da lista, que pode ser vista nesta página (www.endividados.com.br), o Brasil fica em sétimo lugar em solicitações, atrás de: EUA (entre 11 mil e 12 mil pedidos): 20 mil e 21 mil usuários envolvidos, Índia (3.345): 4.144 usuários, Reino Unido (1.975): 2.337 usuários, Alemanha (1.886): 2.068 usuários, Itália (1.705): 2.306 usuários e França (1.547): 1.598 usuários. Um total de 74 países realizou 38 mil pedidos.
O governo americano também tem uma das maiores proporções de pedidos atendidos: 79%, ante 37% da Alemanha e de 39% da França, por exemplo. Brasileiros compõem a segunda maior nacionalidade do Facebook, atrás apenas dos EUA (...). FONTE: www.endividados.com.br/.

SERVIDORES DA FJA TAMBÉM FAZ GREVE DE CINCO DIAS – O SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta vem, desde a semana passada, realizando várias assembleias com os servidores da sua base para tratar da Campanha Salarial 2013 e adesão da Parada Nacional (30/08) puxada pelas centrais sindicais. Na manhã de ontem os servidores da FJA – Fundação José Augusto deliberou Greve por Tempo Determinado e cinco dias, a começar na próxima segunda-feira dia 02 a exemplo da EMATER.

ELEIÇÕES NO CORECON/RN – O Conselho Regional de Economia do RN publicou o Edital de Convocação de Eleições do CORECON-RN. O Edital prevê a renovação de um terço dos Conselheiros Efetivos e Suplentes de seu Plenário e, também, do Delegado-Eleitor Efetivo e Suplente. O Edital encontra-se fixado na sede do CORECON-RN, situada à Rua Princesa Isabel, 815, Cidade Alta, Natal/RN, bem como no site: www.corecon-rn.org.br.
O prazo para registro de chapas no CORECON/RN será de 30 (trinta) dias corridos, a partir da data de publicação do Edital, encerrando-se às 17:00 horas do dia 04 de setembro de 2013. O registro das chapas será feito de acordo com a Resolução 1.865, de 09 de dezembro de 2011 do COFECON, juntamente com a Resolução do CORECON/RN nº 349, de 01 de julho de 2013, a ser efetuado na sede do Conselho, no horário das 9h às 17h. A eleição ocorrerá no dia 30 de outubro de 2013, das 9 às 17h, na sede do CORECON-RN. Mais informações com MARIA MAÍZA DE PAIVA COSTA - Gerente Executiva, Fone: (84) 3201-1005.

UNIVERSIDADE É PENALISADA ENQUANTO GOVERNO FAZ CAIXA – Segundo o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, se já era preocupação da entidade a perversa situação financeira e orçamentária da UERN em virtude das dificuldades relatadas pelas unidades acadêmicas, com o corte de recursos a situação pode se complicar mais ainda. “O decreto impõe ainda mais sacrifícios para a Universidade. Não há mais o que cortar porque já vivemos no limite e caso se coloque mais sacrifício, corre o risco de a UERN parar de funcionar”, esclarece. Outra situação que preocupa a ADUERN é a questão da contratação de professores. “Atualmente temos 240 contratos temporários. Isso mostra a necessidade de concurso público para regularizar essa situação que precariza o trabalho docente”, acrescenta Flaubert Torquato. Também foi apontada a questão de cortes no investimento e custeio. “Não há mais o que cortar em investimento e custeio. Falta o básico para a Universidade funcionar e obras importantes estão sem recursos para conclusão. É importante que a administração da UERN se imponha e exija o fim de sacrifícios para a instituição. Não vamos aceitar que a Universidade seja penalizada enquanto o Governo do Estado faz caixa", concluiu Torquato. Por Talita Lucena – Jornalista (8705-8769).

AIRTON CILON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O amigo Cilon nos enviou para publicar, um convite aos nossos leitores a participarem de um tributo homenageando o saudoso roqueiro Raul Seixas pela passagem de 24 anos de sua morte (20/08). Como esta edição não foi publicada no sábado (27/08) dia do evento, resolvemos adaptar o texto e parabeniza-lo pelo sucesso da festa lá no Sêbado – o sebo do sábado:
A confraria do Sêbado dedicou, no último sábado, à memória artística do maluco beleza, Raul Santos Seixas - pai do rock brasileiro. Com o apoio do Marcos Pereira – Proprietário do SEBadO, da colaboração do Antônio Pinheiro – criador do Fã Clube DDARS – Discagem Direta ao Raul Seixas, eu e outros amigos fizemos um tributo musical com exposição de discos e produções artísticas de Raul. Também apresentamos várias composições da Raulzito gravados por grandes artistas bem antes do RS se projetar como cantor. Agradecemos aos amigos e amigas que lá estiveram e prestigiariam. A seguir uma “maluquice” do Antônio Pinheiro:
MAMÃE EU NÃO QUERIA ser essa METAMORFOSE AMBULANTE, que acredita em PROFECIAS e ouve COISAS DO CORAÇÃO. Eu já perdi O MEDO DA CHUVA, que mais parece ÁGUA VIVA. EU SOU EGOISTA, e SE O RÁDIO NÃO TOCA a CANÇÃO DO VENTO ou ROCK DAS ARANHAS, então EU TAMBÉM VOU RECLAMAR, AOS TRANCOS E BARRANCOS eu ainda fico À BEIRA DO PANTANAL, com a MINHA VIOLA esperando que venham SUPER HERÓIS... . SÓ PRA VARIAR, eu ainda espero o TREM DAS 7 no METRO LINHA 743 com a ANGELA e MEU AMIGO PEDRO para juntos procurar AS MINAS DO REI SALOMÃO. Talvez eu seja UM MESSIAS INDECISO, ou um COWBÓI FORA DA LEI, não importa sei que QUANDO ACABAR O MALUCO SOU. Deve ser AQUELA COISA, CONVERSA PRA BOI DORMIR ou talvez PARANÓIA que nem mesmo O SÁBIO CHINÊS saberia explicar. Se me contrariar eu viro A MOSCA NA SOPA, te ponho na PANELA DO DIABO. Mas se você viaja nas músicas do MALUCO BELEZA, DÊ-ME A TUA MÃO, NÃO PARE NA PISTA, FAÇA, FUCE E FORCE, e TENTE OUTRA VEZ ÊTA VIDA. É BABY, É FIM DE MÊS e eu PAGANDO BRABO. Antônio Pinheiro - Presidente do Fã Clube DDARS.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (397)Que idiotice! A que ponto uma pessoa chega..., não vi graca nenhuma, mas como nós brasileiros crescemos com a visâo de que o ridículo é engraçado, que o imoral é valorizado e que nosso tempo é vadio mesmo pra assistir o que nao presta. Voces estão de parabéns! Salvo aqui, não sou homofóbica (convivo com o gay tranquila). Sou contra a falta de respeito. Como vcs demonstraram no vídeo - FELICIANO EM AVIÃO. Lorena da Silva Rêgo, via facebook, em 10/08/2013.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 4”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Dois partidos/grupos de interesses declaradamente divergentes proferiram, em uníssono, o discurso de que “estes movimentos são pequenos, mas são movimentos políticos e violentos e por isto devem ser reprimidos”.
Naquela semana, a Rede Globo de Televisão exibiu, no dia onze, um programa jornalístico - o Profissão Repórter - especial sobre a má qualidade dos serviços de transportes urbanos de massas em algumas metrópoles das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil – enfocando o cotidiano altamente desgastante dos usuários e as condições de trabalho altamente estressantes dos profissionais da área. O programa abordou ainda as manifestações contra os aumentos e as respectivas repressões que se abateram contra elas e, ao final, exibiu cenas de usuários viajando em pé e de situações de estresse em pontos de ônibus, devido aos constantes atrasos. Parece-nos leitura cabível sobre a veiculação deste programa a ideia de que a Globo, neste momento, já se configurava como uma ponta de lança – enquanto representante de grupos dominantes brasileiros – da compreensão de que a melhor resposta que “os de cima” poderiam dar a este momento, seria a incorporação das demandas colocadas pelos movimentos de protesto, pois isto, ao fim e ao cabo, implicaria em uma reforma necessária até para aperfeiçoar o funcionamento do sistema produtivo do capitalismo no Brasil, com o ganho adicional de uma provável acomodação destes movimentos nascentes dentro dos marcos do próprio sistema. Como ensina a máxima machadiana – e como já havia demonstrado a experiência do Estado de bem estar social resultante dos conflitos do capital europeu com os movimentos sindicais revolucionários da primeira metade do Século XX: há momentos em que é melhor que “vão-se os anéis e fiquem os dedos” (o que pode ser entendido como abrir mão de alguns lucros imediatos para garantir nada mais do que a própria manutenção do sistema)...
Por outro lado, a ocorrência – que não foi novidade nestes eventos – de alguns atos de ataques contra a propriedade estatal e capitalista, ensejou uma novidade: o pronunciamento público de governantes das três esferas do poder executivo – O prefeito e o governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), respectivamente, e o ministro da justiça da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) -, os quais, mesmo representando dois partidos/grupos de interesses declaradamente divergentes proferiram, em uníssono, o discurso de que “estes movimentos são pequenos, mas são movimentos políticos e violentos e por isto devem ser reprimidos” (o ministro de Dilma chegou a oferecer ajuda de forças federais para o governo de São Paulo, o qual respondeu com uma negativa)...!
Identificamos aí, o momento em que uma grande visão estratégica – entendemos estratégia como sendo um objetivo final a ser alcançado, que ganharia cada vez mais corpo no decorrer do processo, começa se configurar: a visão de um pacto entre vários setores do Status Quo(3), em torno de um objetivo comum e maior que todas as suas possíveis diferenças: a preservação da crença nas instituições vigentes.
Ora, por que essa preocupação (comum a dois partidos opositores) em destacar um caráter político naqueles(!) movimentos(!) - o que parece óbvio para quem compreende política como tudo o que diz respeito à vida em coletividade, e não apenas às questões de Estado, contiguamente ao seu caráter violento (qualificando esta, desse modo e no fim das contas, como uma violência política), antes de concluir pela necessidade de reprimi-los? A nossa leitura é que estes grupos representantes de frações do Status Quo brasileiro “acordaram” (4), neste momento, para o risco (configurado pela presença, nos protestos, de militantes anti Estado e anti Capital, somado a um descrédito considerável por parte da população em geral com relação às instituições, bem como aos usos da internet com fins mobilizadores) de uma adesão crescente a discursos e práticas críticos radicais da propriedade capitalista e do Estado. E a tática – entendida aqui como meio para alcançar um objetivo estratégico – adotada neste momento teria sido a tentativa de reverter contra estes aquilo que configuraria o seu potencial revolucionário: sua crítica radical à política de Estado!
Como? Atribuindo a eles um caráter político, sem qualificar o tipo de política de que se trataria aí, de modo a reverter contra estes o descrédito da população pela suspeita de que não representariam nada mais do que o mesmo: interesses políticos eleitorais...!
Este foi o início de um deslocamento do campo das (re)ações caracterizadas pelas tentativas de desmobilização, pela via da repressão - visto a sua aparente ineficácia -, para o campo da ação(5) caracterizada pela estigmatização e isolamento das práticas de ataques radicais à propriedade capitalista e estatal.
Este foi o ato configurado na semana cujos dias onze e treze representam seus marcos.

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A Prefeitura de Limoeiro de Anadia/AL realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 98 (noventa e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 28/08/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 300 (trezentas) VAGAS PARA ANALISTA DO SEGURO SOCIAL, inscrições abertas até o dia 13/09/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 7.147,12. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Nonato Santos – Ator (Dia 22), Amâncio Honorato - UERN (24), Jadismar Costa (25), Daniel Oliveira (29), Marcos Araújo – Adv. (30) e Ecilvia Sampaio (31);
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Li tudo. Ok. Obrigado pelo vídeo (edição 602) "Acreditar é preciso bem assim ter fé", excelente testemunho de fé. Milton Marques. – Valeu grande amigo e apreciador do nosso trabalho. Com nosso desejo de muita saúde e paz você e demais familiares.
 = HÁ 102 ANOS !!! Fundação da União Caixeiral (hoje funciona a Biblioteca Municipal Ney Pontes), em 27/08/1911. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 540/2012 (de 22/08), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre as eternas promessas de candidatos; Mapa da Violência Revela que Número de Homicídios de Mulheres Continua a Crescer; XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN; Comissão do PCCR da Fundac Alega Lentidão do Governo; Vânia Diógenes, repórter por uma edição; Bronca do Leior (338) – Por Marcelo Noberto; FIQUE SABENDO: “Eleições 2012: até que ponto é permitido a juiz eleitoral participar de comícios?” – Por Herbert Mota, advogado e blogueiro. E na Edição 466/2011 (de 29/10) estes foram os temas: Denuncias Via Internet; Indignados e Desencantados; SINAI – Convoca Servidores da Datanorte; William Pereira, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (264) – Gilmar Henrique; FIQUE SABENDO: Nota de Repúdio ao Gestor da Regional da EMATER.
 - MOVIMENTOS SOCIAIS DEBATE XVIII GRITO DOS EXCLUÍDOS: – Sediado no SECOM – Sindicatos dos Empregados no Comércio de Mossoró, os movimentos sociais integrados por sindicatos e outras entidades de vários segmentos, tem uma vasta programação iniciadas no mês passado encerrando no dia 7 de setembro com a 8ª edição do Grito dos Excluídos. No próximo dia 30/08 haverá ato chamado de pré-grito do bairro Belo Horizonte dentro da PARADA NACIONAL puxada pelas centrais sindicais. No dia anterior tem um debate/seminário dos eventos realizados como: Grito de Apodi, Grito de Jucuri, Grito da Educação, Grito da Saúde, Grito por Moradia, Grito da Juventude e Grito pela Paz. Abraços Carlinhos Pastoral Operária / SECOM.
 - ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA: Recorde de público e de renda. Após 145 partidas distribuídas em 15 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2013, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha lidera o ranking da competição, considerando a venda de ingressos e o número de espectadores. Nas sete partidas realizadas na nova arena multiuso brasiliense, a arrecadação chegou a R$ 20.561.695,00, a maior de todos os estádios, e o público presente foi de 291.923. Também um recorde entre as arenas brasileiras. FONTE: Revista Brasília em Dia – Edição 857, 24 a 30/08/2013, www.brasiliaemdia.com.br/.
 - HOJE É DIA: da Avicultura, Dia das Obras Pontifícias, Dia do Voluntariado e Dia Nacional dos Bancários. Amanhã (29) será Dia Nacional de Combate ao Fumo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos avicultores, voluntários, bancários e agentes de combate ao fumo.
QUEM CANTA...
Ele ia andando pela rua meio apressado / Ele sabia que tava sendo vigiado / Cheguei para ele e disse: Ei amigo, você pode me ceder um cigarro? / Ele disse: Eu dou, mas vá fumar lá do outro lado / Dois homens fumando juntos pode ser muito arriscado!... ”. (Metrô Linha 743 – Composição não disponível – Canta Raul Seixas).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário