segunda-feira, 12 de agosto de 2013

DC - Coluna de Notícias 603. (Anexo slide: Pai Nosso).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 603 (geral) e 33ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 10 de agosto de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 33ª/52, Dias: 222/365 e faltam 143 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“- João, quantos filhos teve você? – Dr, eu tive os dez mandamentos... . – Como assim? – Três homens para a glória de Deus e sete fêmeas pra proveito dos próximos”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Na manha desse sábado conversei com o amigo e companheiro de lutas Carlos Alberto de Lima Filgueira (professor aposentado pela FE/UERN) que, na última terça-feira (06), foi submetido à intervenção cirúrgica para retirada de um rim seu no Hospital das Clínicas em Natal. Carlinhos passa bem, falou que aguardará por mais uns dias em Natal o resultado da biópsia e da avaliação médica para o tratamento. Pede que eu transmita seus agradecimentos aos que oraram e continuam a rezar pelo seu reestabelecimento e retorno ao nosso convívio. Isso companheiro, forças somadas o trará de volta com a graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a!

ALEX: “QUEM CUIDA NO FUTEBOL É A GLOBO, e a CBF é só uma sala de reuniões – Um dos destaques do Campeonato Brasileiro deste ano, Alex, aos 35 anos de idade, mostra que é um grande pensador acima da média tanto dentro das quatro linhas quanto fora dele. Direto, o camisa 10 do Coritiba atacou a TV Globo e a Confederação Brasileira de Futebol em entrevista ao diário "Lance!" nesta sexta-feira(09).
"Acho que a CBF não tem uma interferência dentro do futebol tão grande. A CBF cuida apenas da seleção. Quem cuida do futebol brasileiro é a Globo. A gente sabe que a Globo trabalha na dependência da novela. A gente brinca aqui que os jogos de quarta à noite só rolam depois do último beijo da novela", disse o meia. "Pô, a gente joga bola dez horas da noite. Isso é ruim. Mas eu estou dentro de um hotel, confortável, tranquilão. Vou jogar 90 minutos, tomar banho e ir para casa. E o torcedor? O cara sai de casa ou do trabalho, precisa ir ao estádio dez horas da noite, assistir ao jogo, voltar para casa e ainda acordar sete horas da manhã no outro dia. Poxa, isso é desumano. Por isso que os estádios estão vazios. A CBF é apenas uma sala de reuniões", completou Alex.
Quando questionado pelo jornal sobre o que seria possível fazer para melhorar essa situação do futebol brasileiro, Alex disse que a medida tem que partir dos clubes. "Não sei. Mas as pessoas que comandam os clubes, que têm conhecimento, eles talvez tenham as soluções. Mas, ao mesmo tempo, você vê clubes discutindo cotas de televisão. Os clubes discutem, percebem que o acordo não é legal, mas mesmo assim assinam. O futebol brasileiro necessita de um movimento dos clubes. O torcedor precisa voltar a acreditar na seriedade do futebol, ele precisa perder o sentimento de que tem algo escondido debaixo do tapete", comentou. FONTE: https://esportes.br.msn/futebol, em 08/08/2013.

SEMANA NACIONAL DE EXECUÇÃO TRABALHISTAO Conselho Superior da Justiça do Trabalho definiu para 2013 o período de 26 a 30 de agosto como a Semana Nacional de Execução Trabalhista 2013. A proposta da Semana Nacional de Execução é fomentar medidas conjuntas e coordenadas destinadas a imprimir maior efetividade à execução trabalhista - momento do processo em que o devedor é cobrado a quitar os débitos reconhecidos judicialmente. Todos os TRTs do país se unirão para resolver os processos com pendência nesta fase.
Neste período, ações serão promovidas nas diversas unidades da justiça trabalhista, para divulgar a importância da efetividade da execução trabalhista. A execução trabalhista é a fase do processo em que é determinado o cumprimento do que foi decidido pela justiça (execução de valores e bens para pagamento de dívidas). FONTE: TRT, 1ª Região, na base de dados do site: www.sinairn.com.br/.

GOVERNO X SINDICATOs X DIEESE – Essa estória (assim mesmo) de que o estado está quebrado, trincado etc, é conversa pra boi dormir! Crispiniano está certo ao afirmar que “é pretexto”, o Emery Costa “choro tarde e atrasado” e o SINTE/RN “maquiagem de dados” e o SINAI “Governo induz ministro a erro”. Muito  boa a sessão da Assembleia Legislativa com o Secretário Obery Júnior nessa semana. Seria ótima em conjunto com o DIEESE – Departamento Intersindical que faz acompanhamento econômico dos governos nas esferas federal, estadual e municipal. Já que não foi assim, que se chame o DIEESE e os sindicatos para ouvir e ver o que dizem esses segmentos.

WILLIAM ROBSON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Para colaborar com a série, “convidei” o colega de SÊBadO para anúncio da sua obra:
PRÉ-LANÇAMENTO: Enfim, nasceu!!! Livro Infografia Interativa na Redação, 184 páginas, editora Sarau das Letras, para pronta entrega por R$ 28 (+ frete). A obra será lançada em setembro no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), em Manaus. Quem tiver interessado, pode entrar em contato pelo email williamrobson@folha.com.br/.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (395) – A polulação pau-ferrense já reclama da qualidade da água, que é consumida no dia a dia, oriunda da barragem que fornece o liquido. Já se aproxima o final do ano, a tendência é piorar e todos estão a gritar por socorro. A água está podre, péssima! Quem há de nos socorrer? Lisboa Batista.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 2”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Este movimento, que existe a uma década, é composto majoritariamente por jovens estudantes – em sua maioria, de classe média -, e já deixa entrever suas influências libertárias no seu próprio nome.
A pretexto do resgate desta experiência histórica, anteciparemos aqui uma questão – o que, mais adiante, nos será muito útil para o desenvolvimento de nossas conclusões, bem como para a retomada da análise da própria experiência em pauta: O combate aos (e/ou a ausência de) partidos políticos, implica necessariamente em uma opção por ditaduras, seja de direita ou de esquerda?! A experiência da Revolução Espanhola demonstra a falácia desta afirmação que é fruto, no mínimo, de uma ignorância - quando não da promoção maliciosa da desinformação - com relação ao ideário libertário!! Porém, se por democracia se admite apenas a ideia de um “jogo” político que necessita da arena restritiva do Estad(i)o e em que vigoram “regras do jogo” (Norberto Bobbio) onde se faz necessário (para que seja jogado) a existência de jogadores privilegiados, qual seja, agremiações/clubes/partidos, times cujas bandeiras/camisas servem para a identificação/representação de parcelas da sociedade - ao invés de um campo aberto à participação de todos e de qualquer um, onde as regras são (re)inventadas a qualquer momento, de acordo com as demandas reivindicadas e negociadas por todos e por qualquer um (como se diz ter sido a apropriação da prática do futebol entre alguns grupos indígenas) -, então, da(s) perspectiva(s) da(s) radicalidade(s) libertária(s), realmente, uma tal democracia de agremiações partidárias deve ser posta em xeque, radicalmente - visto ser, ao fim e ao cabo, uma aristocracia -, mas não para instaurar nenhum Estad(i)o (nem ditatorial, nem muito menos um novo Estad(i)o participativo onde se encena um jogo no qual os partidos/times, ainda jogadores privilegiados, supostamente jogam contemplando regras e táticas elaboradas de forma interativa com - ou pelos – cidadãos auxiliares técnicos)!
Posto isto, estão lançadas as bases fundamentais para a construção da nossa análise.
A recente onda de protestos no Brasil teve seu estopim em algumas manifestações públicas organizadas por um movimento cuja reivindicação imediata era a revogação de aumentos recém-decretados para o valor das tarifas de transportes urbanos de massas, sendo sua principal bandeira a implantação da tarifa zero: o assim chamado “Movimento Passe Livre” (M.P.L.). Este movimento, que existe a uma década, é composto majoritariamente por jovens estudantes – em sua maioria, de classe média -, e já deixa entrever suas influências libertárias no seu próprio nome, o que é corroborado pelos métodos de organização e atuação que adota: as assembleias (convocações abertas) não hierarquizadas como lugar da tomada de decisões e a ação direta como forma de luta em que os próprios interessados na questão agem em favor de suas demandas, sem inter/mediação de representantes institucionalizados. Acrescente-se aí a sua atitude refratária com relação às tentativas – de praxe – de ingerências dos partidos políticos e nos será permitido dizer que qualquer semelhança com a nossa imagem – anteriormente exposta – do jogo que se joga em campo aberto, jogado por todos e por qualquer um, sem o privilégio de times ou agremiações fracionárias/representativas, não será mera coincidência... (...).

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 15 (quinze) VAGAS, EM DOIS EDITAIS, PARA PROFESSORES E OUTROS CARGOS, inscrições abertas no período de 09/08 a 27/09/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 8.422,77. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O TRF – Tribunal Regional Federal – 1ª Região realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 81 (oitenta e uma) VAGAS PARA JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO, inscrições abertas até o dia 15/08/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 22.854,46. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Assis Neto – CEF (Dia 06), Francisco Carlos – Prof. (10), Fátima Gê – Datanorte (13)     , Pe. Ivonzélito Nunes(16);
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: – "Prezado Hermes, foi com imensa alegria que tomamos conhecimento de matéria publicada, na última quarta-feira (31/07), a respeito do BOM BAR e sua conceituada coluna DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. Ficamos muitos gratos e felizes com suas palavras elogiosas, mesmo sem nos conhecer. É para nós que fazemos o BOM BAR Restaurante uma honra receber tão ilustres elogios deste espaço que é uma importante fonte de informação e sinônimo de ética e respeito. Queremos, pois, registrar nossos sinceros agradecimentos pelos elogios a nossa programação cultural e pelo espaço cedido em sua Coluna de Notícias. Ratificamos que, mesmo sem receber qualquer apoio público ou privado, é uma preocupação constante do BOM BAR oferecer uma programação cultural rica e variada que valorize nossos artistas em suas mais diversas atividades e vertentes. Exemplo disso, são os projetos SEXTA DO BOM BAR, PALCO ABERTO, ELAS CANTAM, ELES CANTAM e, já estamos nos organizando para a realização, em breve, de novos projetos como o Poesia à Mesa e Sarau Bom Bar. Para conhecer melhor nossos projetos e serviços, acesse nosso blog (www.bombarmossoro.blogspot.com) e nossa Página no Face Book (www.facebook.com/pages/BOM-BAR/292191160869346). Aproveitamos ainda a oportunidade para convidá-lo a vir conhecer nossas instalações, espaço simples, mas que procura sempre oferecer aos seus clientes o melhor em culinária, diversão e cultura. Caso queira fazer a reserva de sua mesa, ligue-nos: 99832779 (Tim) ou 88139780 (Oi). Será uma imensa satisfação receber, sua família e amigos em nosso Bom Bar. Atenciosamente, Elizabete Araújo - Bom Bar Restaurante". – Parabéns D. Elizabete, afirmo tudo que citei na edição 601 e sempre atento aos bons músicos que você convida para atrair clientes. Gosto da boa música e sou um soldado (e o Walter Silva) para juntarmos ao um batalhão combatendo o lixo musical e cultural imposto pela mídia. Qualquer dia chego por aí, não sou como o saudoso Tim Maia e o grande Alceu Valença - mas “eu chego já!!!!”.
 = HÁ 153 ANOS !!! Nascimento, em Mossoró, de Francisco Romão Filgueira – Abolicionista, no dia 09/08/1860.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 535/2012 (de 06/08), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre quebra de sequencia das edições do DC – Coluna de Notícias; Vazamento – MPF vai Recorrer Sobre Questões do ENEN; DATANORTE: Portadores de Doenças Graves e Idosos; Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde; Carlos Antônio, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (333) – Por José Diniz; FIQUE SABENDO: “Camarão e Vitamina C consumidos pode matar”. E na Edição 464/2011 (de 22/10) estes foram os temas: Brasil, Banda Larga Mais Cara do Mundo; Informtivo do SINTAUERN Não é Democrático; Cine Clube Exibirá “Os Macacos”; Leoniza Oliveira, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (262) – Karenine Fernandes; FIQUE SABENDO: A China Vai Quebrar a Economia Mundial.
 - ESTRADA DO CAJUEIRO – RN/CE. O governo do Estado do Rio Grande do Norte, a mais de 50 anos não consegue operar o desenvolvimento da construção da Estrada do Cajueiro, BR 117, que liga o estado do RN ao Ceará. Falta vontade política por parte do governo do Estado e dos parlamentares norte rio-grandense em levantar a bandeira para construção dessa estrada. As famílias ao entorno da estrada sofrem as consequências da falta de competência politica para construção da obra, por conseguinte são obrigadas a trafegarem em estradas vicinais, de péssima qualidade, ocasionando o agravamento de doenças em consequência das condições de trafego precárias, diminuição do nível de qualidade no ensino das crianças, jovens e adolescentes, difíceis condições de circulação e escoamento da produção das famílias da agricultura familiar, e ainda problemático acesso à saúde pública. FONTE: Planfeto do Pré-grito do Jucurí, em 08/08/2013.
 - DIA DA TELEVISÃO NO BRASIL. O Dia da Televisão é comemorado em 11 de agosto. A primeira transmissão televisiva do mundo aconteceu em 26 de fevereiro de 1926, graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra. Uma data também muito importante é o Dia Mundial da Televisão, comemorado no dia 21 de novembro em vários países. FONTE: www.calendarr.com.br.
 - HOJE É DIA: Mundial da Solidariedade Cristã. Amanhã (11) será Dia dos Pais, da Consciência Nacional, Dia da Padroeira da Televisão “Santa Clara de Assis”, Dia da Pintura, Dia do Advogado, Dia do Direito, Dia do Estudante, Dia do Garçom, Dia do Magistrado, Dia do Pendura e Dia Internacional da Logosofia.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos solidários, aos conscientes – nacionalmente, aos profissionais da televisão, aos advogados, estudantes de direito e em geral, aos garçons, magistrados, aos penduristas (caloteiros), logosofistas e aos pais.
QUEM canta...
Meu pobre pai seus passos longos silenciaram / Seus cabelos branquearam, seu olhar escureceu / A sua voz quase que nem se ouve mais / Não tenha medo meu pai, quem cuida de você sou eu... ”. (“Meu Velho Pai”. Composição: não disponível. Cantada/o por: Carmen Silva).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário